30 de agosto de 2013

Rafael Oliveira reintegrado

A Briosa continua a preparar a deslocação ao Estoril, em jogo agendado as 20 horas da próxima segunda, referente à 3.ª jornada do campeonato.

No treino desta manhã a principal novidade foi a reintegração de Rafael Oliveira, ponta de lança brasileiro que tinha estado a contas com uma contratura no gémeo, mas que agora já trabalha sem quaisquer limitações.

Rafael Oliveira está recuperado de uma contratura no gémeo (foto D.R.)

Assim, Halliche, Makelele, Fábio Santos e Fernando Alexandre são os únicos jogadores entregues ao departamento médico.

Este sábado, pelas 10 horas, o plantel realiza nova sessão de trabalho na Academia, sendo que 30 minutos antes um jogador falar à comunicação social, em conferência de imprensa.

in a bola

29 de agosto de 2013

2013/2014 - 03J - Estoril - Académica: Bilhetes

Os bilhetes para o jogo da terceira jornada da Liga ZON Sagres entre o Estoril e a Académica vão estar à venda a partir de quinta-feira na Loja do Sócio, no Estádio EFAPEL Cidade de Coimbra, e também na Sede Mancha Negra, no Pavilhão Eng. Jorge Anjinho.

Os ingressos para o desafio custam oito euros e são válidos para o local destinado aos adeptos da Briosa.

Para além destes habituais postos de venda, também a Casa da Académica em Lisboa vai vender bilhetes para o encontro frente aos canarinhos. Os ingressos poderão ser entregues nos seguintes locais / datas:
1. Sexta-feira, dia 30 de Agosto: das 19h30 às 20h00, junto à Pastelaria Luanda, sita no cruzamento da Av. Roma com Av. EUA;

2. Sábado, dia 31 de Agosto: 18h30 – 19h30, na sede da Casa (Av. Almirante Reis, nº256, 1ºESQ)

Dado o jogo se realizar em dia de trabalho, a Casa da Académica apenas pode disponibilizar viagem de regresso desde o Estoril, no final do jogo, até ao centro de Lisboa. Os interessados em adquirir bilhetes e/ou na “boleia” após o jogo, deverão enviar um email para casa.academica.lisboa@sapo.pt .

Assim, não faltam oportunidades para adquirir o seu ingresso para a partida de segunda-feira, que será disputada no Estádio António Coimbra da Mota, pelas 20:00.

Acompanhe os "estudantes" até ao reduto do Estoril! Unidos Venceremos!

in AAC-OAF


in FB Mancha Negra

28 de agosto de 2013

Halliche vai parar durante seis semanas

Operação ao malar correu bem e o central iniciou de imediato a recuperação

O central Rafik Halliche vai ter de parar durante seis semanas em consequência da operação ao malar a que foi submetido na noite do último sábado.
O argelino, recorde-se, chocou com o colega Reiner Ferreira, ainda durante a primeira parte do jogo com o Sporting, e seguiu de imediato para os Hospitais da Universidade de Coimbra, onde foi submetido à intervenção cirúrgica.
Desta forma, o jogador irá falhar o encontro com o Estoril, na próxima segunda-feira, mas também as partidas com o Belenenses, Nacional, Arouca e Rio Ave.

in maisfutebol

Marcelo Goiano castigado por um jogo

Três jogadores vão falhar a terceira jornada da Liga 2013/14, por castigo.
Nuno Coelho (Arouca), Marcelo Goiano (Académica) e Pelé (Olhanense) foram expulsos por acumulação de amarelos na segundo ronda e cumprem uma partida de suspensão.

in maisfutebol

25 de agosto de 2013

2013/2014 - 01J - Gil Vicente 2 - Académica 0: Resumo


2013/2014 - 03J - Estoril - Académica: Horário: Seg, 02 Set, 20h

Jornada nº 3

 JOGO DATA HORA TV 
 V.Guimarães | V.Setúbal 31/Ago 18h00 
 
 
 Sporting | Benfica 31/Ago 20h00 
 
 
 Arouca | Rio Ave 01/Set 16h00   
 Marítimo | Olhanense 01/Set 16h00   
 Belenenses | Nacional 01/Set 16h00   
 P. Ferreira | Porto 01/Set 17h45 
 
 
 G.Vicente | Braga 01/Set 20h00 
 
 
 Estoril | Académica 02/Set 20h00 
 
 

2013/2014 - 02J - Académica 0 - Sporting 4: Resumo


http://videos.sapo.pt/zTNW5b4lgjkLbeHss75a

2013/2014 - 02J - Académica 0 - Sporting 4


A Académica perdeu este sábado com o Sporting por 4-0 numa partida que contou para a segunda jornada da Liga ZON Sagres. Os "estudantes" sofreram dois golos em cada parte, sendo que na etapa complementar os leões chegaram aos golos através da marca de grande penalidade.

A partida até começou equilibrada, com a Briosa a dispor da primeira grande oportunidade para se adiantar no marcar (Buval atirou ao lado), mas a equipa de Leonardo Jardim acabaria por chegar ao golo por intermédio de André Carrillo, que aproveitou da melhor maneira uma desatenção da defesa estudantil. Ainda antes do intervalo, o Sporting fez o 2-0, desta feita por intermédio de Marcos Rojo, que beneficia de um fora de jogo para adiantar os leões.

Na segunda parte, a história do encontro manteve-se mas desta feita com dificuldades acrescidas para a Académica. Adrien Silva fez o 3-0 para os leões num lance que resultou na expulsão de Marcelo Goiano. O jogo estava feito mas Artur Soares Dias não terminou o encontro sem antes assinalar mais um penalti para o Sporting, por suposta mão de Manoel dentro da área de Ricardo. Chamado a converter, Montero fez o 4-0 final.

Na próxima jornada, a Briosa desloca-se ao reduto do Estoril.

Nº espectadores: 14 194
Árbitro: Artur Soares Dias (nota in a bola)


 Crónica

Que melhor forma de prolongar o bem-estar no reino do leão do que uma vitória - perdão, uma goleada! - em campo depois do triunfo da véspera, nos gabinetes, no caso Bruma? Coimbra voltou a ser talismã para os de Alvalade, que aqui não perdem há 36 anos.

Desta feita, o triunfo gordo serviu para manter o primeiro lugar, mais uma semana, e Leonardo Jardim até irá tornar-se no primeiro treinador leonino a conseguir liderar o campeonato por duas jornadas seguidas desde o campeonato ganho por Boloni.

Ao contrário da semana passada, em que foi preciso começar a perder para ver o melhor desta nova equipa, não houve lugar a veleidades e o Sporting tratou de construir uma boa vantagem ainda na etapa inicial, com todo o mérito.

Depois, assinou a goleada logo no arranque da segunda parte, novamente cheio de pressa, e num sério aviso para a receção ao Benfica, dentro de uma semana: duas vitórias, nove golos, apenas um sofrido, e um goleador (Montero) já em destaque. Promete.

A entrada foi, todavia, intermitente, com um futebol algo confuso e faltoso, mas os leões conseguiam criar perigo sempre que envolviam os laterais no ataque e, assim, ganhavam amplitude pelas alas. E foi por ai que nasceu o golo de Carrillo, espécie de prémio pelo que fizera até então.

A defesa da Briosa é que não sai isenta de culpas, sobretudo Reiner Ferreira, que não «mata» o cruzamento de Wilson Eduardo, deixa o colega Capela em desespero, e o peruano em situação confortável para abrir o marcador.

A Académica tinha acabado de «perder» Halliche, foi preciso «queimar» uma substituição a frio, e os momentos de reajustamento terão sido fatais para uma equipa que, segundo o próprio treinador, precisaria de defender com a máxima concentração.

Sem reação digna desse nome, tirando o jogo aéreo de Buval, os estudantes foram fraca oposição a um leão sedento de atirar para trás a última época. Rojo elevou para 0-2, num lance em que Montero estaria em fora-de-jogo, e tudo ficou mais simples para os lisboetas.

Regresso dos balneários e duas grandes penalidades elevaram o resultado à categoria de goleada, com Adrien e Fredy Montero a não deixarem passar a oportunidade de marcar. Pelo meio, Marcelo, lateral-direito da Briosa é expulso, e o jogo fica sentenciado.

Ainda foi possível dar uma olhada à estreia de Slimani, a única nota de destaque depois do golpe de misericórdia leonino. Nunca mais é sábado.


Destaques

A figura: Adrien Silva

Jogo em altas rotações do médio leonino, num regresso feliz à cidade onde viveu alguns dos melhores momentos da ainda curta carreira. Autoritário no meio-campo, raramente perdeu um duelo, e, das suas inúmeras recuperações, nasceram vários lances de perigo. Enganou o ex-colega Ricardo na marcação da grande penalidade. Irrepreensível.

O momento: duas grandes penalidades seguidas

Recomeço do jogo e, pouco depois, Adrien já estava na marca dos 11 metros. O Sporting já tinha amealhado uma importante vantagem na primeira parte, mas a reação da Académica seria sempre de esperar, provavelmente depois de um raspanete de Sérgio Conceição. Debalde. Os leões não desperdiçaram os dois castigos máximos consecutivos, Marcelo Goiano foi expulso, e a goleada começou a desenhar-se.

Outros destaques:

Carrillo

Abriu caminho à goleada num lance que premiou a grande primeira parte que realizou, cheio de velocidade e irrequietude pela esquerda do ataque leonino. Uma seta apontada à baliza da Briosa, que deixou o aviso cedo, obrigando Ricardo a defender para canto, e concretizou mesmo as ameaças, pouco depois, aproveitando um erro de Reiner Ferreira.

Wilson Eduardo

Atirou ao poste, num remate à meia-volta, que seria o golo da jornada caso a bola tivesse entrado. Um pouco à imagem de Carrillo, também foi uma das melhores unidades leoninas na etapa inicial com vários raides e, sobretudo, boas combinações com André Martins.

William Carvalho

Que segurança no meio-campo. Não admira que Adrien e André Martins se sintam com as costas quentes quando têm um colega assim, que lhes assegura total tranquilidade e bolas sempre jogáveis.

Fredy Montero

Novo jogo, mais um golo, e vão quatro em dois jogos, que lhe valem a liderança da lista de melhores marcadores à espera daquilo que os rivais possam fazer. Não foi de bola corrida desta vez, embora o tenha tentado amiúde, foi de grande penalidade. Também conta.

Buval

Sem grandes destaques ofensivos na equipa da Académica, acabou por ser o esguio avançado francês a concentrar as atenções com alguns cabeceamentos e boas movimentações nos lances de bola parada.

Diogo Valente

Entrou bem na partida, e, logo nos primeiros minutos em campos, teve um remate por cima da barra que culminou uma das melhores jogadas de ataque da equipa da casa.


Opiniões

Leonardo Jardim, treinador do Sporting, comentando a goleada conseguida diante da Académica, em declarações à SportTV:

«Não é por dois jogos realizados que vamos alterar os objetivos e o percurso já definido. Ainda bem que fizemos estes quatro golos, num jogo com uma primeira parte mais equilibrada. A Académica entrou a pressionar alto, com transição rápida, mas aos poucos a pressão foi diminuindo e conseguimos controlar o jogo. Na segunda parte entramos forte e os dois golos acabaram com o jogo, com boa posse e circulação de bola.»

«O dérbi com o Benfica? O Sporting nunca pode abordar um jogo a pensar no passado, temos de recuperar os jogadores a partir de amanhã e preparar mais um jogo, que por acaso é com o Benfica. Merece-nos o mesmo respeito que merecem todos os adversários»

«O fecho de mercado? Podem existir saídas e entradas, com o Sporting, ou com qualquer outro adversário. O futuro de Bruma? Neste momento só falo dos jogadores que estão no Sporting.»

«O jogo, a partir de certo resultado, o 3-0, acabou por ficar fácil, mas até ai não o tinha sido. A primeira parte foi de algum equilíbrio, com sinal mais da nossa parte, mas sempre boa resposta da Académica, a pressionar alto e com uma transição muito vertical. Conseguimos materializar as situações e, na segunda parte, entrámos novamente fortes, conseguimos o terceiro, e, a partir daí, tudo se tornou fácil. O adversário baixou as linhas, ficou com menos um jogador, e nós também diminuímos a intensidade.

[Como explica este início goleador?] É sempre positivo quando o índice de finalização é grande. Em certos momentos não somos tão eficazes. No Torneio do Guadiana, por exemplo, tivemos inúmeras oportunidades e não concretizámos.

[Vem ai o Benfica...] Era importante ganhar hoje porque o jogo valia três pontos, queríamos sair daqui com seis no campeonato, e não por vir ai o jogo com o Benfica. A partir de agora vamos prepará-lo, claro que é especial, sobretudo para os nossos adeptos, mas, para nós, vale 3 pontos.

[A titularidade de André Martins foi uma aposta ganha?] A entrada do André foi importante, esteve bem durante os 90 minutos. Foi uma alteração estratégica, não quer dizer que o Magrão tivesse estado mal, aliás, quando saiu no outro jogo, já ganhávamos. Achámos que a capacidade de pressão dele no meio iria ajudar-nos, por isso apostámos nele.

[A equipa tem cada vez mais jovens formados no clube...] Os jogadores estão bem, e devem-no a eles, porque têm trabalhado melhor, têm evoluído e apresentado todas as suas potencialidades. É gratificante ter jovens da academia, que estão bem, e isso reflete-se na equipa.»

Conceição lamenta «erros individuais»

«Quando se cometem erros individuais a este nível sofre-se muito. Até ao primeiro golo a equipa deu boa resposta, o Sporting não tinha feito muito para chegar ao golo. Depois, três golos de bola parada e uma expulsão desvirtuaram completamente o que estava a ser o jogo. Temos de levantar a cabeça e pensar que este é um jogo que vale só três pontos. Queríamos dar aos adeptos a alegria de ganhar em casa o primeiro jogo, mas não conseguimos.

«Se esperava mais da equipa? Sinceramente, sim, esperava mais, o primeiro golo vocês viram como foi, o segundo é de canto e a nossa abordagem não foi a melhor, não é possível que o jogador tenha tempo para se virar e rematar como o fez. Mas acredito que no próximo jogo, com o Estoril, vamos dar uma resposta muito positiva. Temos de ser humildes, com entreajuda em campo. Não sendo assim é mais difícil.»

«Penso que entrámos bem, estava a ser um jogo equilibrado até sofremos o primeiro golo, num erro individual. Depois veio o segundo, numa bola parada, precedida penso que de fora-de-jogo. No entanto, a atitude de alguns dos meus jogadores não foi muito correta, ao deixar o adversário na área virar-se. Era um resultado um pouco exagerado ao intervalo. Recomeçámos com vontade, sabia que com o 1-2 as coisas mudariam, mas veio o terceiro, a expulsão, e aí o jogo terminou. Não havia grande coisa a fazer. Claro que com três golos de bola parada as coisas ficaram difíceis, mas há que notar que a atitude competitiva de alguns dos meus jogadores não foi a melhor. É inconcebível, independentemente de ser fora-de-jogo ou não.

Não há contestação alguma à vitória do Sporting. Cometer estes erros contra uma equipa assim, dá nisto. Ainda assim, julgo que a diferença ente nós e eles não é de quatro golos. Temos de melhorar muita coisa se queremos fazer um trabalho tranquilo.

Tentámos ser fiéis aos nossos princípios, estávamos a impedir a construção ao Sporting, tudo ia bem, se não fossem estes erros. Depois vem ao de cima a questão da confiança das equipas, entre uma que ganhou 5-1 na primeira, e se apanha a ganhar, e outra que perdeu injustamente na primeira jornada.»

Marinho, jogador da Académica, em declarações à Sport TV, analisa a derrota caseira com o Sporting (0-2):

«Sabíamos da dificuldade do jogo, que o Sporting atravessa um bom momento. Estávamos avisados. É um chavão, mas temos que levantar a cabeça. Temos qualidade, e já demonstrámos. Agora temos de pensar no próximo desafio, sem esquecer o mau que fizemos.»

[sobre as duas derrotas] «Se a semana passada houve injustiça no marcador, esta semana é totalmente culpa nossa. Temos de meter a mão na consciência e trabalhar melhor para alcançar a vitória na próxima semana.»

[o que esperar desta Académica?] «Aquilo a que nos propusemos foi alcançar a manutenção. É com isso que estamos na cabeça, para alcançar o mais rapido possível.»

Bruno China, jogador da Académica, após a goleada sofrida frente ao Sporting, este sábado, em Coimbra:

«O resultado é complicado. Há que levantar a cabeça e olhar para a frente, ainda vamos na segunda jornada, nada está perdido. O campeonato é longo, não é como começa, mas como acaba. Claro que deixa marca, mas vamos tentar trabalhar para, já no próximo jogo, ter uma alegria, que já merecemos. Penso que entrámos bem, o jogo estava bastante equilibrado até ao primeiro golo. Acho que a substituição do Halliche nos desconcentrou um pouco. O primeiro golo deu confiança ao Sporting e nos retirou a nós. O resto toda a gente viu. Depois com a expulsão do Marcelo ainda ficou mais fácil para o Sporting. Quando são dois golos de penalty é um resultado pesado, mesmo se tivemos algumas oportunidades. Merecíamos um golo, mas foi um jogo muito atípico, tudo nos correu mal, e tudo correu bem ao Sporting.»

Carrillo, jogador do Sporting, em declarações à Sport TV, analisa a goleada à Académica (0-4):

«Estamos a trabalhar muito bem. Esperemos que seja uma boa época. Há muito tempo que não começávamos assim.»

[o que mudou da época passada para esta?] «O grupo sempre trabalhou de forma séria. Esta época as coisas estão a correr bem.»

[sobre o derby com o Benfica, da próxima ronda] «Temos que trabalhar, fazer o que o treinador nos pede, e jogar sempre da mesma forma, com atitude e garra para sacar um resultado positivo.»


Ao minuto

90' FINAL DO JOGO! Académica - 0 Sporting - 4. O resultado explica quase tudo: dois golos em cada parte, para um Sporting muito consistente, e em maré de sorrisos, diante de uma Académica frágil de mais.
90' Vão jogar-se três minutos de compensação.
88' Slimani cai na área e pede penalti. Sem razão: atirou-se para o chão.
84' SUBSTITUIÇÃO NO SPORTING. Sai Jefferson, entra Dier.
83' Rojo remata de longe e ganha canto. A bola ainda bate em Bruno China.
78' SUBSTITUIÇÃO NO SPORTING. Sai Montero, estreia-se Slimani.
76' AO POSTE! Livre a favor da Académica na esquerda. Bruno China salta e cabeceia ao poste esquerdo de Patrício!
73' Cruzamento na esquerda, Montero cabeceia, mas desenquadrado. Fácil, para as mãos de Ricardo.
71' Diogo Valente tenta o remate de longe, a surpreender Patrício, mas o guarda-redes tem o lance controlado.
70' Excelente contra-ataque do Sporting! William recupera, lança André Martins, que isola Capel. O espanhol perde tempo e acaba por não conseguir servir Montero.
68' Números oficiais: 14 194 espectadores em Coimbra.
65' Capel quase marca na primeira jogada. O remate de fora da área sai a rasar a trave de Patrício!
63' Substituição no Sporting. Sai Wilson Eduardo, entra Capel.
62' Ovação dos adeptos do Sporting: Capel levanta-se para aquecer.
58' GOOOOOOOLLOOOOO DO SPORTING (0-4, por Montero). O avançado do Sporting converte com um remate rasteiro para a direita de Ricardo.
58' SUBSTITUIÇÃO NA ACADÉMICA. Sai Ivanildo, entra Diogo Valente.
58' SUBSTITUIÇÃO NA ACADÉMICA. Sai Buval, entra João Dias.
57' PENALTY ASSINALADO CONTRA A ACADÉMICA! Cruzamento de Carrillo, na mão de Manoel. Soares Dias volta a apitar para a marca. Com razão.
56' CARTÃO AMARELO PARA Reiner Ferreira.
53' GOOOOOOLLOOOOO DO SPORTING (0-3 por Adrien). Na conversão do penalti, o médio bate rasteiro, para a esquerda de Ricardo, que se atira para o outro lado.
53' SEGUNDO AMARELO E EXPULSÃO DE MARCELO GOIANO.
52' PENALTY ASSINALADO CONTRA A ACADÉMICA! Jefferson é derrubado na área e fica muito queixoso.
50' O Sporting parece ter o jogo bem controlado nesta fase, com muito equilíbrio e segurança a meio-campo.
48' Contra-ataque rápido do Sporting, com Wilson Eduardo a tentar servir Montero, que não consegue eliminar Aníbal Capela do lance. A bola perde-se pela linha de fundo. Outra vez com muito espaço na saída, os leões.
46' RECOMEÇA A PARTIDA. Não há substituições.
45' INTERVALO NA PARTIDA ENTRE Académica e Sporting. Vantagem clara dos leões, em pleno ciclo de moralização e também a beneficiarem de algumas ofertas defensivas da Académica.
41' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! SPORTING ! 0-2 por Marcos Rojo. Jogada confusa na área dos estudantes, Montero ainda tentou o remate, mas foi Rojo quem encheu o pé e fez o segundo!!!
39' Montero obriga Ricardo a defender para o poste!!!
33' Bruno China lesionado, jogo interrompido.
31' AO POSTE!!!! Wilson Eduardo, à meia-volta, depois de cruzamento da esquerda!!!
31' CARTÃO AMARELO a Marcelo Goiano.
29' Outra vez Buval, mas agora foi só para «pentear» a bola!
26' Buval responde com um cabeceamento que passa perto do poste esquerdo de Patrício!!
22' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! SPORTING ! 0-1 por Carrillo. Desatenção da defesa da Académica, Wilson Eduardo centra, Ferreira falha o corte, e depois o peruano só teve de fuzilar!!!
21' Halliche vai mesmo ter de sair, depois de um choque de cabeça com Ferreira... Vai entrar Capela.
21' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Rafik Halliche entra Aníbal Capela
19' Grande jogada do Sporting, culminada com um cruzamento de Jefferson, mas Montero não chega!!! Tudo isto quando Halliche estava no relvado a precisar de assistência.
17' Outra vez Ricardo!!! Agora era uma tentativa de canto direto de Adrien!!!
15' A Académica revela-se perigosa nas bolas paradas...
14' Muito faltoso o Sporting!
14' GRRRRRRRANDE DEFESA DE RICARDO!!! Era Carrillo quem fugia pela esquerda, depois de uma grande recuperação e passe de Adrien, mas o guarda-redes da Briosa voou para desviar a bola para canto!!!
11' Canto de Marcelo, outra vez Patrício a não conseguir desfazer o cruzamento!
9' Halliche com um drible de risco sobre Montero... vá lá, passou!
6' QUE PERIGO!!! Livre de Marcelo, quase como um canto, e Buval, nas alturas, consegue desviar a bola das mãos de Rui Patrício, com esta a sair ligeiramente ao lado!!!
2' Livre de Ivanildo para a área, mas sai-lhe com tanta força que sai por cima!
1' COMEÇA A PARTIDA ENTRE Académica e Sporting
0' O saldo, como é evidente, é amplamente favorável aos sportinguistas, com um total de 42 vitórias contra 11 dos estudantes, e ainda 16 empates.
0' Os leões não perdem na cidade dos estudantes há 36 anos. Aconteceu pela última vez a 8 de Maio de 1977, numa derrota por 2-1.
0' Grande ambiente no estádio, com os adeptos leoninos em larga maioria... talvez uns sete mil espetadores, para já.
0' O árbitro da partida será Artur Soares Dias, do Porto, que será auxiliado por Rui Licínio e João Silva. O quarto árbitro é Jorge Tavares.
0' SPORTING: Rui Patrício; Cédric, Maurício, Marcos Rojo e Jefferson; William Carvalho; Adrien Silva e André Martins; Carrillo, Montero e Wilson Eduardo.

Suplentes: Marcelo Boeck, Eric Dier, Rinaudo, Gerson Magrão, Diego Capel, Cissé e Slimani.
0' ACADÉMICA: Ricardo; Marcelo, Halliche, Reiner Ferreira e Djavan; Bruno China e Marcos Paulo; Marinho, Ivanildo e Manoel; Buval.

Suplentes: Peiser, João Dias, Capela, Cleyton, Abdi, Ogu e Diogo Valente.
0' Onzes oficiais:
0' Agora sim, também pelo aquecimento, a Académica deverá jogar com Ricardo; Marcelo, Halliche, Reiner Ferreira e Djavan; Bruno China e Marcos Paulo; Marinho, Ivanildo e Manoel; Buval.
0' Já Sérgio Conceição coloca todos os convocados a aquecer.
0' Pelo aquecimento, o Sporting deverá alinhar com Rui Patrício, Cédric, Maurício, Marcos Rojo e Jefferson; William Carvalho; Adrien Silva e André Martins; Carrillo, Montero e Wilson Eduardo.
0' O Manchester United é um dos clubes que vai estar atento a este jogo, juntamente com o Everton, Albion, Rennes, Montpellier, Olhanense e Arouca.
0' Ambos bastante saudados pelos adeptos sportinguistas que, pelo menos para já, parecem em maior número.
0' Seguem-se Rui Patrício e Marcelo Boeck...
0' Entram Peiser e Ricardo, guarda-redes da Académica, para o aquecimento.
0' Paulo Bento e José Peseiro só foram líderes absolutos uma vez
0' É um feito que Leonardo Jardim persegue, batendo treinadores como, por exemplo, Fernando Santos. Este foi líder duas vezes, mas em jornadas intercaladas, nunca seguidas
0' Se o Sporting mantiver o primeiro lugar, será a primeira vez que é líder duas semanas seguidas desde que foi campeão com o Boloni, há mais de onze anos!
0' Já Leonardo Jardim, como treinador, defrontou por sete vezes a Briosa, somando duas vitórias, quatro empates, e apenas uma derrota.
0' O resto foram derrotas e alguns empates, pelo Inter e, mais recentemente, como treinador, ao serviço do Olhanense.
0' Pese a longa carreira, Sérgio Conceição só tem duas vitórias sobre o Sporting, ambas quando jogava no F.C. Porto, 1996/97 e em 1997/98.
0' CONVOCADOS DO SPORTING: guarda-redes - Rui Patrício e Marcelo Boeck; defesas - Cédric, Maurício, Marcos Rojo, Eric Dier e Jefferson; médios - William Carvalho, André Martins, Gerson Magrão, Rinaudo, Adrien Silva e Filipe Chaby; ; avançados - Diego Capel, Carrillo, Wilson Eduardo, Salim Cissé, Slimani e Montero.
0' Para a entrada de Slimani, Leonardo Jardim abdicou de Welder, ele que frente ao Arouca já tinha sido o 19º jogador, sendo preterido da ficha de jogo. O Sporting voltou a convocar dezanove jogadores, de resto.
0' A principal novidade dos convocados do Sporting passa pela estreia de Slimani, o avançado que foi o último reforço a chegar ao plantel: a inscrição na Liga de Clubes já foi concluída e o argelino foi por isso chamado.
0' CONVOCADOS DA ACADÉMICA: guarda-redes - Ricardo e Peiser; defesas - João Dias, Marcelo, Aníbal Capela, João Real, Reiner Ferreira, Halliche, Paulo Grilo e Djavan; médios - Bruno China, Marcos Paulo, John Ogu e Cleyton; avançados: Marinho, Abdi, Magique, Buval, Manoel, Ivanildo e Diogo Valente.
0' Manoel e Marcos Paulo, que havia falhado o treino de quinta-feira, já regressaram ao trabalho e foram integrados na convocatória.
0' Foi o próprio treinador a anunciá-lo, sexta-feira, na conferência de Imprensa destinada a lançar o jogo. Desta forma, foram chamados 21 jogadores, com destaque para as estreias dos jovens Paulo Grilo e Magique, convocados pela primeira vez esta época.
0' Sérgio Conceição não teve de pensar muito na convocatória para o jogo deste sábado, em Coimbra, diante do Sporting: convocou toda a gente, salvo os quatro lesionados, Fábio Santos, Fernando Alexandre, Makelelé e Rafael Oliveira.
0' Mas tentar acertar as contas com este leão de início de estação é um desafio de monta para os comandados de Sérgio Conceição, que prometem, todavia, uma equipa à imagem do arreganho do seu técnico.
0' A pré-temporada foi boa para a Académica, com uma única derrota, frente ao V. Setúbal, e, por isso, os estudantes acreditam que o percalço em Barcelos, num jogo classificado por muitos como atípico, não passou disso mesmo.
0' Chega o autocarro da Académica, de forma bem menos ruidosa do que o anterior...
0' Também Wilson Eduardo defronta a Académica pela primeira vez depois de a ter representado na última temporada. O mesmo acontece com Salim Cissé, que se transferiu durante a pré-temporada daqui para Alvalade.
0' É o regresso de Adrien Silva e Cédric Soares a Coimbra, onde foram felizes há duas épocas, e até conseguiram um título: a Taça de Portugal, precisamente contra o Sporting.
0' Os jogadores do Sporting pisam neste momento o relvado pela primeira vez, ainda «à civil».
0' Há muito dedo de Leonardo Jardim nesta nova cara da equipa, mas no futebol só os resultados conferem consistência a tudo o resto. E esta Académica, como bem sublinhou o técnico madeirense, é muito diferente do Arouca.
0' A jornada inaugural confirmou, e com estrondo, todas as boas indicações reveladas durante a pré-época. Qualquer semelhança entre este leão e o da época passada, só mesmo na cor dos equipamentos.
0' Numa altura em que é ligada a aparelhagem sonora do estádio Cidade de Coimbra chega também o autocarro da equipa do Sporting.
0' Boa noite. O Sporting abre a segunda jornada da Liga para os grandes com uma deslocação a Coimbra, com o fito de defender o primeiro lugar diante da Académica. Mais um jogo para acompanhar, minuto a minuto, aqui, no Maisfutebol.


Académica: Halliche sofreu fratura do malar

Defesa dos estudantes foi operado nesta noite
Noite de azar para a Académica, e não apenas pela goleada sofrida diante do Sporting. Logo aos 21 minutos, o central Halliche saiu lesionado, após choque com o colega Ferreira, tendo sido conduzido ao hospital com suspeita de uma fratura no malar.

De acordo com o que determinarem os testes, o argelino seguiu para a mesa de operações, estando sujeito a algum tempo de paragem, que será definido posteriormente.

Presidente da Académica atira-se à Liga pela publicidade

José Eduardo Simões diz que o jogo esteve em risco

José Eduardo Simões garantiu, no final do Académica-Sporting deste sábado, que o encontro esteve em sério risco de não se realizar devido à atitude da Liga que, segundo acusou o presidente dos estudantes, terá obrigado o clube a colocar publicidade não-regulamentar no estádio.

«É a prova de uma verdadeira prepotência e coação da comissão executiva da Liga. A Académica apenas disse que só entra no estádio a publicidade que é legal de acordo com os regulamentos. O presidente da Liga telefonou aos delegados mandando-os sair do jogo e pedindo-lhes para apenas entrarem se toda a publicidade entrasse», afirmou.

«Exigi que isso fosse colocado por escrito. O presidente da Liga impediria o jogo de se realizar se assim não fosse, o que é um atentado ao estado de direito. Mas ele recusou-se a colocá-lo por escrito, o que é grave», prosseguiu o dirigente, indo mais longe:

«É a Liga dos clubes, não das pessoas, ou de uma pessoa que pensa que manda no futebol. Mas assim está a trabalhar contra as pessoas. A Académica, sob coação, teve de ceder para que pudesse haver jogo, mas vamos proceder da forma que entendermos juridicamente mais adequada.»

A Académica promete solicitar uma assembleia geral do órgão que superintende o futebol de modo a discutir este tema.

in maisfutebol

«Espero um Sporting moralizado mas vamos dar o máximo pela vitória» - Sérgio Conceição

Sérgio Conceição está confiante para o encontro deste sábado frente ao Sporting. O técnico academista sabe que a sua equipa irá ter pela frente um teste de elevada dificuldade mas, ainda assim, demonstra total confiança nas capacidades dos seus jogadores para que o resultado final seja favorável à Briosa, ao contrário do que aconteceu no passado domingo, frente ao Gil Vicente, onde os estudantes desperdiçaram inúmeras oportunidades de golo:

- Treinámos exatamente da mesma maneira como tínhamos feito na semana antes do jogo com o Gil Vicente. Não foi um encontro totalmente conseguido porque pecámos na finalização mas fizemos coisas muito boas. Espero um Sporting moralizado, é uma Instituição que nos merece todo o respeito e um bom Sporting faz falta ao futebol português. É uma equipa com jogadores de grande qualidade individual e sabemos que vamos ter dificuldades. Antevejo um jogo equilibrado uma vez que o Sporting também vai ter pela frente uma Académica com um espírito competitivo muito forte. Temos as nossas armas, vamos ser fiéis aos nossos princípios e vamos dar o máximo pela vitória.

O treinador dos capas negras confirmou ainda a indisponibilidade de quatro jogadores para a receção aos leões. «O Makelele, o Rafael Oliveira, o Fábio Santos e o Fernando Alexandre não podem jogar», concluiu.

in abola

2013/2014 - 02J - Académica - Sporting: Convocados

Na véspera do encontro frente ao Sporting, referente à 2.ª jornada da Liga e que está agendado para as 20.15 horas deste sábado, no Estádio Cidade de Coimbra, Sérgio Conceição já deu a conhecer a lista de convocados.

O treinador academista chamou todos os 21 elementos com que pode contar neste momento, uma vez que Makelele, Fernando Alexandre, Rafael Oliveira e Fábio Santos, todos lesionados, não podem dar o seu contributo à equipa na partida frente aos leões.

Eis a lista dos 21 convocados:

Guarda-redes: Peiser e Ricardo

Defesas: João Dias, Aníbal Capela, Halliche, Djavan, João Real, Reiner e Marcelo Goiano

Médios: Bruno China, Cleyton, Marcos Paulo, Paulo Grilo e John Ogu

Avançados: Marinho, Buval, Ivanildo, Manoel, Abdi, Diogo Valente e Magique

in abola

18 de agosto de 2013

2013/2014 - 01J - Gil Vicente 2 - Académica 0


A Académica perdeu este domingo com o Gil Vicente por 2-0 numa partida que contou para a 1ª jornada da Liga ZON Sagres 2013/2014. Os comandados de Sérgio Conceição foram superiores em todo o desafio mas defrontaram uma equipa muito eficaz mas que nada fez para merecer os três pontos.

Com Ricardo, Marcelo, Halliche, Ferreira, Djavan, Bruno China, Makelele, Cleyton, Manoel, Ivanildo e Buval no onze titular, pertenceu à Briosa a primeira grande oportunidade do desafio mas seriam os gilistas a inaugurar a contagem, com Bruno Moraes e aproveitar um castigo máximo logo aos cinco minutos para colocar o Gil Vicente na frente.

A perder, a Académica nunca baixou os braços e dominou o encontro a seu bel-prazer. As oportunidade foram surgindo de forma natural mas nunca com a pontaria afinada. Na etapa complementar, Draman foi expulso e os "estudantes", com mais um, lançaram um autêntico massacre à baliza de Adriano.

Mas ora por mérito do guardião brasileiro, ora pelo poste ou simplesmente pela eficácia nula dos avançados da Briosa, o resultado teimava em sofrer alterações. Aliás, o marcador só funcionou nos descontos e para o Gil Vicente, isto numa altura em que a Académica estava completamente balanceada para o ataque.

O apito final trouxe o amargo sabor da derrota para os jogadores e adeptos da Briosa mas também a certeza que os "estudantes" estão no caminho certo para uma época tranquila.

in AAC-OAF

Crónica

João de Deus tem motivos para sorrir. Estreou-se a vencer no principal escalão do futebol português ainda com a equipa feita numa manta de retalhos e com uma enorme dose de sorte à mistura. O empate já era mau para uma Académica que fez por merecer o triunfo.

Alguns adeptos do Gil Vicente ainda se deverão estar a questionar como é que a sua equipa conquistou os três pontos. O Gil Vicente jogou praticamente todo o segundo tempo com uma unidade a menos, viu a Académica ser superior e ganhou com um golo apontado logo aos seis minutos e outro já nos descontos.

Na hierarquia universitária, a Académica de Coimbra viajava até Barcelos com maiores hipóteses de sucesso do que o seu adversário. Mas os caloiros de Barcelos, o Gil Vicente entrou em campo com sete caras novas, tiveram a sorte dos principiantes e ganharam de forma atípica, aguentando um autêntico massacre da Acdémica.

Início de jogo prometedor

O início do encontro prometeu. A Académica rematou com perigo à baliza de Facchini logo no primeiro minuto demonstrando que estava em Barcelos com convicção na conquista de resultado positivo. Buval fez estremecer as redes da casa num remate forte e cruzado.

Quase que caída do céu, a resposta Gilista chegou em forma de golo. Bruno Moraes, que aparente estar algo pesado, cedo mostrou que está em forma e fugiu na esquerda a Halliche. O central facilitou e depois carregou o avançado brasileiro em falta. Penalti convertido pelo próprio Bruno Moraes.

Terminou tal como havia começado o encontro. Com o golo do Gil Vicente, quando era a Académica quem mais fazia por isso. Numa tentativa de libertação da pressão da Acdémica, Lúis Martins foi à área adversária matar o jogo já nos descontos.

Académica merecia mais

A segunda parte teve sentido único no Estádio Cidade de Barcelos. A jogar com mais um elemento em campo e em desvantagem no marcador a equipa de Coimbra foi literalmente para cima do seu adversário estando por várias ocasiões perto do golo.

Os centrais Halisson e Danielson serviram mesmo de guarda-redes em duas ocasiões impedindo a bola de entrar na sua baliza quando Adriano Facchini já estava batido. Danielson fez mesmo uma defesa quase impossível quando o remate de Buval levava selo de golo.

Resultado penalizador para Académica e um autêntico milagre para o Gil Vicente. A equipa de Coimbra foi melhor durante grande parte do encontro, mas acusando alguma falta de matreirice. João de Deus tem motivos para festejar os três pontos, mas não a prestação da sua equipa.

Destaques 

A Figura

Diogo Viana: Velocíssimo o extremo contratado ao Penafiel pelo Gil Vicente. Foi sempre um quebra-cabeças para a defesa da equipa de Coimbra. É já um dos principais automatismos deste Gil Vicente. Bola colocada no lado esquerdo do ataque foi quase sempre sinónimo de aflição para a Académica, Saí completamente esgotado quando era o único elemento do ataque da Académica.

Desilusão

Draman: Deixou João de Deus num verdadeiro ataque de nervos. Foi expulso de uma forma muito infantil deixando a equipa de Barcelos a jogar a menos um praticamente toda a segunda parte. Por duas vezes pôs-se de forma deliberada à frente da bola não deixando os jogadores da Académica marcar a falta. Dois cartões amarelos tão justificados como escusados. A este nível é intolerável. 

O Momento

Golo de Bruno Moraes (minuto 7) Não facilitou na marca dos onze metros o avançado brasileiro. Com muita tranquilidade bateu Ricardo como mandam os livros; bola para um lado, guarda-redes para o outro. João de Deus agradece-lhe a entrada a ganhar.

Outros destaques:

Manoel: Foi um dos elementos mais interventivos e irrequieto da manobra ofensiva do ataque da Briosa. Tentou em vários rasgos individuais resolver aquilo que o conjunto da Académica não tinha capacidade de fazer.

Danielson: É um dos grandes responsáveis pelo resultado obtido pelo Gil Vicente. Imperial no jogo aéreo regular foi um autêntico bombeiro no sector mais recuado de João de Deus. Segurou milagrosamente a vantagem do Gil Vicente.

Opiniões

Declarações de João de Deus, treinador do Gil Vicente que se estreou a ganhar na Liga. O treinador não gostou da exibição e valoriza, sobretudo a capacidade de sofrimento da sua equipa:

«Sinceramente a nossa equipa não jogou bem hoje, consegue fazer mais e melhor e hoje não tivemos uma prestação dentro daquilo que queríamos. De qualquer das formas há aspetos que merecem ser referidos. Soubemos sofrer e fomos uma equipa com muito carácter e com muita alma. Mesmo em inferioridade numérica o adversário não nos conseguiu marcar.

Vale acima de tudo pela vitória e pelos três pontos. É o primeiro jogo da temporada, com um adversário forte, com grandes individualidades e sabíamos que íamos ter um jogo difícil.

Gostaria que fossemos um pouco melhores e dar sequência às exibições que fizemos no passado.»

Declarações do técnico da Académica depois da derrota injusta em Barcelos. Sérgio Conceição não se recorda de um jogo igual:

«Foi uma primeira parte onde aos quatro ou cinco minutos foi cometido um penalti. A partir daí o Gil Vicente não conseguiu fazer dois passes seguidos. Tivemos 15 oportunidades de golo e se o jogo terminasse 2-6 ninguém ficava espantado. Não foi a partir da expulsão, a

Académica foi sempre muito superior, mas fico satisfeito por estarmos no caminho certo. Em vinte anos de carreira foi a primeira vez que me aconteceu isto

Estamos a criar um espírito de grupo muito forte e obviamente que o balneário estava triste com o resultado. O Gil Vicente tem uma boa equipa, mas hoje simplesmente não existiu. Há mais 29 batalhas para ganhar e vamos trabalhar com a sensação de que estamos no caminho certo. Temos que ser mais eficazes e ser mais fortes no último terço do terreno».



O Guarda-redes do Gil Vicente, Adriano Facchini, foi um dos homens do jogo dos gilistas ao suster vários remates com selo de golo da Académica. O jogador valoriza o espírito de grupo:

«Todos os que tiveram em campo foram o homem do jogo, o espírito do grupo foi o mais importante. Sofremos, é claro, com um jogador a mesmo, mas é isso que faz as equipas.

Começamos bem não só porque porque vencemos, mas porque ganhamos um grupo como já demonstramos. Somos solidários uns com os outros e ganhamos essa vitória.

O mister tem feito um bom trabalho, eu estive concentrado e consegui ajudar a equipa nos momentos em que ela mais precisava».

Ao minuto

90' Resultado injusto em Barcelos. A Académica merecia muito mais do que os zero pontos que leva de Barcelos.
90' FINAL DO JOGO! Gil Vicente - 2 Académica - 0
90' Luís Martins num último fôlego do Gil Vicente bate Ricardo numa jogada em contra-ataque.
90' Bola ao poste de Ogu. Académica merecia mais em Barcelos
90' 4 minutos de compensação
87' Cartão amarelo para Marinho por simulação
84' Falhanço incrível de Simi completamente isolado. o avançado encostou para fora com a baliza completamente escancarada.
82' Grande defesa de Facchini a cabeçada de Buval.
80' Substituição na Académica: Sai Djavan, entra Ogu.
79' Substituição no Gil Vicente: Sai Leandro Pimenta, entra Luan
76' Sufoco na baliza do Gil Vicente. Agora foi Danielson a cortar sobre a linha de golo. Buval quase marcava
75' Halisson fez de guarda-redes e desviou um remate de Ivanildo que já escapava de Facchini.
73' Amarelo para Marcelo (Académica)
72' Cruzamento venenoso de Diogo Valente quase enganou Facchini.
70' 3016 espetadores no Estádio Cidade de Barcelos.
69' Substituição na Académica: Sai Bruno China, entra Diogo Valente.
67' Fora de jogo Marinho quando avançava em posição privilegiada para a baliza.
63' Cartão marelo para Simi. Pisou Halliche.
60' Substituição no Gil Vicente: sai Diogo Viana, entra Simy
59' Carrega a Académica. Está completamente instalada no meio campo do Gil Vicente. Vão-se sucedendo cantos na área do Gil Vicente que vai sacudindo a pressão como pode.
50' Substituição no Gil Vicente: Sai Bruno Moraes, entra Paulinho.
49' Segundo amarelo para Draman. O Ganês foi expulso pelas mesmas razões do primeiro amarelo. Expulsão intolerável.
49' Segundo amarelo para Draman. O Ganês foi expulso pelas mesmas razões do primeiro amarelo. Expulsão intolerável.
49' Substituição no Gil Vicente: Sai Bruno Moraes, entra Paulinho.
46' RECOMEÇA A PARTIDA
45' Gil Vicente matreiro vence na estreia de João de Deus. a equipa de Barcelos deu a iniciativa de jogo à Académica e respondeu com contra-ataques venenosos comandados por Diogo Viana.
45' INTERVALO NA PARTIDA ENTRE Gil Vicente e Académica
45' Livre perigosos para a Académica a fechar o primeiro tempo. Halliche emendou por cima da barra já dentro da pequena área
45' 1 minuto de compensação
37' Académica melhor nesta fase do encontro. Está mais próxima da baliza adversária.
30' Amarelo para Halisson por falta cometida sobre Marinho
28' Substituição na Académica: sai Makelele entra Marinho. Makelele sai lesionado
27' Marinho em aquecimento do lado da Académica juntamente com Ogu. Sergio Conceição não está a gostar da sua equipa.
21' Cartão amarelo para Draman. Colocou-se à frente da bola atrasando a reposição da mesma em jogo
13' Canto sem perigo para a Académica. A equipa de Coimbra tenta responder à desvantagem.
6' O próprio Bruno Moraes encarregou-se de bater e enganou Ricardo, fazendo o 1-0
5' Amarelo para Halliche que derrubou Bruno Moraes na área e originou penalti para o Gil Vicente
5' Penalti para o Gil Vicente.
2' Remate perigoso de Buval de primeira, servido por Ivanildo.
1' COMEÇA A PARTIDA ENTRE Gil Vicente e Académica
0' Bancadas pouco compostas. De Coimbra viajaram cerca de uma centena de adeptos que se concentram no Topo Norte.
0' Tarde quente em Barcelos, o relvado está a ser regado antes do encontro
0' Os jogadores abandonam o bem tratado relvado do Municipal de Barcelos.
0' Académica: Ricardo; Marcelo, Halliche, Djavan e Reiner; Makelele, Bruno China e Cleyton; Ivanildo, Buval e Manoel.
Suplentes: Peiser, João Dias, Aníbal Capela, Marinho, Marcos Paulo, Diogo Valente e Ogu.
0' Gil Vicente: Adriano Fachini; Gabriel, Hallisson, Danielson e Luís Martins; Leandro Pimenta, Keita e João Vilela; Diogo Viana, Bruno Moraes e Draman.
Suplentes: Caleb, Simy, Brito, Vítor Gonçalves, Pek¿s, Luan e Paulinho.
0' JÁ HÁ EQUIPAS!!!
0' Pouca gente no Estádio Cidade de Barcelos. A presença de uma fanfarra na Bancada Nascente vai quebrando o marasmo.
0' As equipas já aquecem no relvado. Do lado da Académica todos os jogadores estão a fazer exercícios de aquecimento
0' A equipa de Sérgio Conceição apenas perdeu um encontro, somando por triunfos os restantes seis jogos disputados. Bons indicadores deixados pela Briosa, que apontou 15 golos e sofreu apenas três
0' A equipa de Barcelos disputou 12 jogos de preparação para integrar as 15 caras novas que chegaram ao plantel
0' A Académica apresenta-se com Sérgio Conceição a esboçar um conjunto à sua imagem, depois de acabar a época passada ao serviço da formação de Coimbra
0' No banco do Gil Vicente João de Deus estreia-se no comando técnico e igualmente na I Liga
0' Este domingo os dois clubes voltam à luta e começam a trilhar a sua participação no campeonato português
0' Gil Vicente e Académica lutaram taco a taco, até ao último fôlego, para fugir aos últimos lugares da tabela classificativa na época passada. Dois adversários diretos que apenas nas últimas jornadas confirmaram a permanência no primeiro escalão
0' Boa tarde, o Maisfutebol vai acompanhar o Gil Vicente-Académica, encontro da 1ª jornada da I Liga. Acompanhe tudo aqui AO MINUTO!!

in maisfutebol