31 de maio de 2014

Oficial: Paulo Sérgio é o novo treinador da Académica

A Gerência da Associação Académica de Coimbra / Organismo Autónomo de Futebol, SDUQ, Lda vem por este meio informar os sócios e adeptos que Paulo Sérgio é o novo treinador da Académica. 



Aos 46 anos, Paulo Sérgio Bento de Brito regressa a Portugal para exercer funções de treinador principal depois de, nos últimos anos, ter trabalhado na Escócia (Hearts), Roménia (CFR Cluj) e Chipre (APOEL). No nosso país, recorde-se, Paulo Sérgio já trabalhou no Olhanense, Santa Clara, Beira Mar, Paços de Ferreira, Vit. Guimarães e Sporting.

Paulo Sérgio será apresentado oficialmente esta segunda-feira, pelas 18:30, na Sala de Imprensa do Estádio EFAPEL Cidade de Coimbra, numa cerimónia onde os associados e adeptos da Briosa estão, desde já, convidados a assistir.

Contamos com todos!

in AAC-OAF

José Eduardo Simões reeleito presidente da Académica

José Eduardo Simões reeleito por 15 votos

Assembleia-Geral fica com a Lista B, no entanto

Votaram 1827 associados.

Votos para a direção:

Lista A: 906 votos
Lista B: 891 votos
Brancos: 15
Nulos: 15

Votos para a Assembleia-geral:

Lista A: 895 votos
Lista B: 901
Brancos:18
Nulos: 13

Votos para o Conselho Fiscal:
Lista A: 910
Lista B: 885
Brancos: 18
Nulos: 14

Votos para o Conselho Académico:
Lista A: 915
Lista B: 882
Branco: 19
Nulos: 11

Com estes resultados os órgãos sociais para o próximo triénio da Académica serão os seguintes: José Eduardo Simões (Direção), Alfredo Castanheira Neves (Assembleia Geral, António preto (Conselho Fiscal).

30 de maio de 2014

Hoje é dia de eleições!

Os sócios da Académica já podem exercer o seu direito de voto nas eleições desta sexta-feira que, recorde-se, irão indigitar o presidente da Académica para o triénio 2014/2017.
José Eduardo Simões (Lista A) e Nuno Oliveira (Lista B) são os candidatos à liderança do clube.

O ato eleitoral, que teve o seu início às 10 horas, irá decorrer até às 22 horas, no Pavilhão Jorge Anjinho.
No local, há quatro mesas de voto, cada uma delas contendo quatro urnas onde os votos para o respeito Órgão (Direção, Assembleia Geral, Conselho Fiscal e Conselho Académico) serão depositados pelos associados.

Fernando José Oliveira, Maria José Vicente e Ricardo Guedes Costa, os membros da Comissão Eleitoral, já estão no Pavilhão Jorge Anjinho para acompanhar o sufrágio.

in a bola



Os sócios da Académica começam esta sexta-feira de manhã a dirigir-se ao Pavilhão Eng. Jorge Anjinho, em Coimbra, para exercer o seu sentido de voto.

Hoje, os 3.060 eleitores da Briosa escolhem o novo presidente da Briosa: José Eduardo Simões (que se recandidata ao seu quarto mandato) ou Nuno Oliveira (o rosto da mudança, pela Lista B).

Como habitualmente no clube, serão quatro os boletins de voto que os sócios terão de preencher (direção, Conselho Fiscal, Mesa da assembleia-geral e Conselho Académico).

André Villas-Boas (sócio n.º 11.237), um dos ilustres eleitores do clube, esteve esta manhã em Coimbra e já exerceu o seu direito de voto, tal como o guarda-redes Ricardo que se transferiu para o FC Porto.

No que diz respeito aos dois candidatos à direção, está previsto que ambos votem da parte da manhã. Nuno Oliveira pelas 12 horas e José Eduardo Simões um pouco depois, pelas 12h30.

in record

29 de maio de 2014

Sp. Braga em negociações por Djavan

Clube que detém o passe confirma interesse bracarense

O lateral esquerdo Djavan deverá mudar-se da Académica para o Sp. Braga. Há muito que os arsenalistas estão de olho no brasileiro, e a chegada de Sérgio Conceição ao Axa faz com que o interesse no canhoto suba ainda mais de tom. 

Djavan atuou na Académica na última época por empréstimo do Corinthians Alagoano, clube que confirma as negociações com o Sp. Braga através da sua página na internet. 

«O lateral Djavan está cada vez mais próximo de acertar com o SC Braga de Portugal. A direção do Corinthians Alagoano continua em negociações com representantes do clube português com intuito de concretizar o negócio», pode ler-se no site do clube brasileiro, que refere ainda que o Sp. Braga ainda não fez qualquer proposta oficial pelo jogador. 

Djavan da Silva Ferreira cumpriu a sua primeira época fora do Brasil ao serviço da Académica e completou 33 jogos com as cores do clube de Coimbra. Aos 26 anos está perto de transferir-se para o Sp. Braga. 

in maisfutebol 

Sérgio Conceição: em números

41 jogos em Coimbra

35 para o campeonato - 11V - 11 E - 13D; GM: 29 - GF: 39

4 para a Taça de Portugal  - 3V - 1 D; GM: 4 - GF: 4 

2 para a Taça da Liga - 1E - 1 D; GM: 1 - GF: 2 

Classificação final no campeonato: 8º lugar com 37 pontos 

- 2ª melhor classificação nos últimos 11 anos,
- 2º maior nº de pontos conquistados nos últimos 11 anos.






Ainda no site da Académica ....


Saná: O pesadelo de um vice-campeão do mundo por Portugal

Saná formou-se no Benfica e depois do Mundial de sub-20 assinou pelo Valladolid: um contrato que quase lhe arruinou a carreira, até que surgiu a Académica


Saná. O nome diz-lhe qualquer coisa? Talvez comece a ter algumas luzes, se recuar até ao Verão de 2011, quando Portugal caiu apenas aos pés do Brasil na final no Mundial de sub-20. Lassana Camará jogou precisamente esse encontro decisivo, despertou, à semelhança de muitos outros dessa geração, a cobiça de vários clubes. 

Decidiu-se pelo Valladolid, na altura na II Liga espanhola, depois de terminar contrato com o Benfica onde se formara, já depois de ter atuado por empréstimo no Servette na última época. Era um mundo novo que se abria para o jovem, num clube que apostava no regresso ao escalão principal, e onde esperava ser feliz. Mas correu tudo mal. 

«Foi muito duro aquilo por que passei. Resolvi falar porque ficar calado seria pior para mim. Tinha de falar para encontrar apoio e foi ai que apareceu o Sindicato de Jogadores e o meu atual empresário [Nélson Almeida], que mesmo sabendo dos problemas todos quis ajudar-me ao contrário dos que me levaram para Espanha, que ficaram de braços cruzados», conta aoMaisfutebol. 

Primeiro foram os ordenados em atraso, seguindo-se muita chantagem psicológica. «Alegavam que eu não jogava porque ia à seleção. Depois, pedi para ser emprestado a outro clube e responderam-me que se me queria afirmar, tinha de ser no Valladolid. Deram-me um documento, para assinar por uns agentes, senão não poderia sair a bem», prossegue. 

«Eu não assinei nada, não sei o que aconteceu, mas o clube deve ter feito alguma coisa. Rescindi e vim para a Académica. Fomos a Espanha para resolver as coisas, mas, no dia do fecho do mercado, em vez de mandarem o certificado internacional, o presidente manda-me uma declaração a admitir que fiquei com dois milhões de euros e tinha de pagá-los à razão de 2500 euros/mês para me libertarem», acusa. 



Foi então que a indignação, mais do que nunca, tomou conta do jovem médio: «Como é possível fazer uma coisa destas? Como é que eu me apoderei de dois milhões. Nunca recebi esse dinheiro e ainda por cima tenho salários em atraso até hoje, porque o contrato foi de três anos e nunca mais me pagaram desde que saí de lá.» 

Saná confessa que chegou a ponderar aceitar a proposta dos espanhóis, de modo a poder voltar a jogar, mas o empresário desaconselhou-o de todo. A solução foi jogar no Brasil, no Botafogo da Bahia, para se manter em competição até terminar, por fim, o contrato com o Valladolid. 

«Graças a Deus que acabou. Não vejo a hora de começar a jogar e cuidar de mim e da minha família. Estou muito feliz e aliviado por poder voltar a fazer aquilo de que mais gosto. Foram quase duas épocas sem jogar. Ainda hoje não sei o que aconteceu, o que foi que eu fiz», desabafa, procurando colocar um ponto final em toda esta história: 

«Só quero esquecer tudo o que se passou, seguir em frente, não quero pensar mais nisso. Temos o julgamento a decorrer em Valladolid, que já foi adiado duas vezes, mas acredito que o meu agente tenha tudo controlado.» 

Podia estar agora na Guiné e ter deixado o futebol 

No meio do sofrimento, houve quem lhe tenha dado a mão. «O Sindicato, claro, e a Académica, que me recebeu, mas especialmente o Nélson. Nem sei como lhe agradecer. Não fosse ele e, neste momento, poderia estar na Guiné e ter deixado o futebol», assegurou. 

O futuro do internacional jovem de 22 anos passa agora pela Briosa, com quem já tinha assinado por três épocas. O embróglio jurídico é que não lhe permitiu cumprí-lo, pelo que agora terá de ser assinado um novo vínculo. «Penso que irei fazer um novo contrato quando voltar, dia 6 de Julho, para começar a trabalhar no dia seguinte», revela. 

«Estive com o plantel durante os últimos três dias de treino, porque o treinador não me conhecia bem. No primeiro, acusei um pouco a falta de ritmo, como é normal, mas no segundo, no jogo-treino com o Anadia, penso que estive bem. No final, o Sérgio deu-me os parabéns. Acredito no meu valor e vou trabalhar para prosseguir a minha carreira e poder compensar aqueles que sempre estiveram do meu lado», finalizou.

in maisfutebol 

Eleições na Académica: José Eduardo Simões / Nuno Oliveira

Eleições amanhã sexta feira

Lista A: José Eduardo Simões 



Lista A: treinador: Paulo Sérgio 





________________________________________________________________________________

Lista B: Nuno Oliveira 



Lista B: treinador: Mitchell Van der Gaag 




«O nosso grande objetivo é ficar na primeira metade da tabela» - Van der Gaag

Mitchell Van der Gaag será o treinador da Académica caso Nuno Oliveira seja eleito presidente do clube nas eleições da próxima sexta-feira.


O técnico holandês foi apresentado na noite desta quarta-feira, na sede da Mancha Negra, e sublinhou quais os motivos que o levaram a aceitar a proposta de Nuno Oliveira, não se coibindo de traçar os seus objetivos futuros:

- Já estou em Portugal há algum tempo, conheço bem a Académica, um clube com história e do qual eu gosto muito. Todos falam da Académica, é um clube especial. Gostei do projeto, da ambição do presidente e por isso aceitei logo este desafio. Percebi onde o presidente quer chegar e por isso estou aqui. Mais importante do que qualquer treinador ou jogador é sempre o clube. O objetivo é ficar na primeira metade da tabela. Depois vamos ver... Estou aqui porque não vou arriscar a minha vida. Se estou aqui é porque o meu médico me disse que não ia arriscar nada, não tenho limitações e estou a 100 por cento.

Nuno Oliveira explicou a escolha em Van der Gaag. «Tem um perfil que corresponde exatamente ao que pretendíamos: é jovem, competente, profissional e ambicioso. Por onde passou deixou um rasto de sucesso e um excelente relacionamento humano. Hoje fiquei ainda mais impressionado com ele quando me pediu um treinador da casa. Essa é a razão pela está também aqui Tó Sá, para treinador adjunto. Tenho uma confiança e um orgulho enorme nesta equipa técnica. O contrato é de duas épocas e o sucesso dele será o sucesso da Académica. É para isso que aqui estamos», concluiu.

in abola 

28 de maio de 2014

Van der Gaag é o treinador da lista de Nuno Oliveira

 Lista B, encabeçada por Nuno Oliveira, escolheu o holandês Mitchell van der Gaag para futuro treinador da Académica, caso o jovem advogada vença as eleições marcadas para a próxima sexta-feira.

A apresentação do nome do técnico holandês será feita apenas às 22 horas, no decorrer de uma sessão de esclarecimento que Nuno Oliveira levará a cabo na sede da claque Mancha Negra, mas A BOLA está em condições de adiantar que Van der Gaag é o eleito, com contrato válido para as próximas duas temporadas.

Mitchell van der Gaag é um nome que recolheu consenso junto da lista B devido à qualidade já demonstrada na carreira de treinador, que, recorde-se, conta com passagens por Marítimo e Belenenses.

in abola

27 de maio de 2014

Mensagem de agradecimento de Sérgio Conceição

Caros amigos,

No dia em que decido sair da Académica para abraçar um novo desafio, quero aproveitar esta oportunidade para deixar uma forte mensagem de agradecimento a todos aqueles que, ao longo destes últimos 13 meses, foram parte integrante de um projecto vencedor e que catapultou o clube para uma das melhores classificações dos últimos anos. 


À Direcção, aos jogadores, aos funcionários do clube, aos adeptos, à Mancha Negra… A todos! O meu muito obrigado pela forma como me apoiaram, a mim e à minha equipa técnica, neste desafio apaixonante que foi treinar a Académica.

Gostaria, obviamente, de agradecer particularmente ao Presidente da Direcção, José Eduardo Simões, pelo convite que me endereçou em Abril de 2013. Possibilitou-me fazer aquilo que mais gosto no clube que mais gosto. Foi uma oportunidade inesquecível e uma experiência única.

Poderia agora recordar um ou outro episódio que mais me marcou nestes últimos meses, mas gostaria que soubessem que todos eles foram especiais.

Quero, sinceramente, que entendam este texto não como uma despedida, mas sim como um agradecimento por todos os momentos que passámos juntos. Coimbra será sempre a minha casa.

Muito obrigado a todos por tudo.

in AAC-OAF

Força Académica!

Djavan a caminho do Montpellier (França)

Segundo A BOLA, o lateral esquerdo Djavan vai ser jogador do Montpellier, 15.º classificado do último campeonato francês, a partir da próxima temporada. 

Djavan (foto ASF)

O clube gaulês chegou a acordo com o Corinthians Alagoano, que detém grande parte dos direitos desportivos do jogador, e o brasileiro vinculou-se para as próximas quatro épocas.

A Briosa irá receber 20 % do valor da transferência.

in abola 

José Eduardo Simões: «Temo que alvos rumem a Braga»

José Eduardo Simões, presidente da Académica, admitiu esta segunda-feira ter ficado surpreendido pela saída de Sérgio Conceição para o Sp. Braga.

"Reagi com surpresa porque ainda ontem [domingo] estivemos reunidos a definir alvos para a próxima temporada. Agora, o que temo é que esses jogadores sejam transferidos para o Sp. Braga", referiu o presidente com alguma ironia, deixando uma palavra de apreço pelo trabalho desenvolvido em Coimbra: "Agradeço o desempenho que teve na Académica, que o ajudou a crescer, e de facto ele será um grande treinador. Os valores do contrato que o Sp. Braga lhe ofereceu devem ter sido espetaculares", acrescentou, à margem de um jantar de aproximação a empresas e patrocinadores de todo o país. O presidente da Briosa anunciou ainda que o próximo treinador da Briosa será apresentado no sábado, dia 31, no dia seguinte às eleições.

in record 

Além de Paulo Sérgio: Lito Vidigal e Jorge Costa perfilam-se

Duo na linha de sucessão a Sérgio Conceição....

in record

«O novo treinador já está escolhido e será apresentado no sábado» - José Eduardo Simões

A poucos dias das eleições – que estão agendadas para a próxima sexta-feira –, a Académica ficou sem treinador, uma vez que Sérgio Conceição aceitou a proposta do SC Braga e rumou ao Minho. Assim sendo, os dirigentes da Briosa colocaram-se no terreno em busca de um novo técnico e, segundo afirmou, esta noite, José Eduardo Simões, à margem de um jantar com patrocinadores do clube, o acordo com o novo treinador já está fechado:

- Foi traçado o seu perfil, já está escolhido e será apresentado no sábado. Acho que seria incorreto apresentar um treinador nesta altura de campanha eleitoral e, como tal, só será anunciado no próximo sábado. Foi a escolha certa, claramente favorável ao perfil que a Académica deseja e sei que vai dar muitas alegrias aos associados. O que queremos é uma Académica que dê confiança aos seus sócios, que nunca se renda, que nunca desista. Essa conjugação, para nós, não existe. 

José Eduardo Simões (foto ASF)

Além da questão do novo treinador, Simões falou ainda sobre a saída de Sérgio Conceição. A quem deixa bastantes elogios, sublinhe-se. «Foi com alguma surpresa que vi a saída do Sérgio, já tínhamos reunido para planear a próxima época. É a prova de que os valores financeiros têm um enorme pese nestas coisas. Quero retribuir-lhe o desempenho que teve ao serviço da Académica e também a nossa amizade. É um treinador jovem, com um potencial enorme, e tenho a certeza que vai continuar a crescer», concluiu o atual presidente dos estudantes.

Paulo Sérgio é, recorde-se, o nome mais falado suceder a Sérgio Conceição no comando técnico dos capas negras, caso José Eduardo Simões vença as eleições da próxima sexta-feira. 

in abola

26 de maio de 2014

Paulo Sérgio é o preferido para suceder a Sérgio Conceição

Já há contactos informais...

in record

Sérgio Conceição vai ser o treinador ... do Sp Braga

Sérgio Conceição vai ser o treinador do Sp. Braga na próxima época. 

O técnico está neste momento (literalmente) a caminho de Braga, numa viagem breve, para finalizar os últimos detalhes do acordo com o clube minhoto, assinar contrato e ser apresentado ainda esta segunda-feira.

Recorde-se que o Sp. Braga já anunciou oficialmente uma conferência de imprensa para apresentação do novo treinador para as 18.30 horas.

Sérgio Conceição estava em final de contrato com a Académica e deve ao que tudo indica assinar por duas épocas com o Sp. Braga.

Depois de um ano na Académica, durante o qual fez um trabalho muito meritório, o técnico sai para um clube com ambições europeias.

in maisfutebol

Sérgio Conceição já chegou a acordo

Sérgio Conceição chegou esta tarde a acordo com o Sp. Braga e será apresentado como novo treinador da equipa às 18H30.

Record sabe que o agora ex-técnico da Académica assinou contrato por dois anos.

A Briosa havia agendado uma reunião para a passada sexta-feira com Sérgio Conceição para o tentar convencer a ficar, mas do encontro com a direção não saiu fumo branco, o que acabou por abrir a possibilidade de contacto dos bracarenses levado a cabo no domingo.

in record 

22 de maio de 2014

Sérgio Conceição começa esta quinta-feira a discutir a renovação

Treinador de regresso a Coimbra após curto período de férias

Sérgio Conceição estará esta quinta-feira em Coimbra depois de um curto período de férias e a ocasião será aproveitada pelos responsáveis da Académica para dar início às negociações com o técnico com vista à renovação do contrato que liga as partes. 

As perspetivas para um acordo, ainda esta semana, ou num futuro próximo, são boas, mas, sabe o Maisfutebol, o técnico irá colocar algumas condições, que não estão relacionadas com o aspeto financeiro, mas antes com algumas condições que permitam à equipa disputar objetivos mais altos.

O jovem treinador entende que o clube tem potencial para lutar com propriedade pela Liga Europa, ou, no mínimo, de se imiscuir no lote de equipas que, tradicionalmente, têm esse desiderato em cada época. 

Só depois de conseguida a continuidade de Conceição o clube irá avançar para mais alguma renovação ou contratação. Além disso, há que contar também com as eleições que terão lugar no dia 30. 

in maisfutebol 

21/5: Comunicado da Comissão Eleitoral (Resposta à Lista B)

A Comissão Eleitoral (CE) da AAC/OAF ao tomar conhecimento de um comunicado hoje divulgado por uma das listas candidata aos Órgãos Sociais, intitulada “Briosa 100%” (Lista B), entende dever esclarecer os associados do seguinte:

1- Na reunião da CE realizada no dia 3 de Maio (Acta nº 2) foi decidido entregar às listas concorrentes cópia dos cadernos eleitorais com os respetivos endereços.

2- No dia 9 de Maio o mandatário da Lista B requereu ao Presidente da CE “… de forma a ser garantida igualdade de acesso aos cadernos eleitorais que lhe seja fornecida e entregue cópia em suporte digital dos referidos cadernos eleitorais” garantindo “… sob compromisso de honra formalizar a dita candidatura até ao dia estatutariamente já designado”.

3- Apesar da Lista B só ter apresentado a sua candidatura no dia 14 de Maio a C.E. enviou à Lista B, nesse mesmo dia 9 de Maio, os cadernos eleitorais com os endereços dos associados.

4- No dia 14 de Maio foi enviado à CE um requerimento da Lista B em que se solicitava que lhe fossem entregues os endereços eletrónicos e os números dos telefones fixos ou móveis dos associados que se encontram nos cadernos eleitorais.

5- Na reunião da CE realizada a 16 de Maio foi decidido, em virtude de existirem dúvidas sobre a legalidade no fornecimento destes dados pessoais, enviar um pedido de esclarecimento á Comissão de Proteção de Dados cujo teor está plasmado na Acta nº4.

6- No referido comunicado da Lista B, afirma-se que a “…C.E. rejeitou até ao momento o fornecimento dos contactos de telemóvel e de e-mail dos sócios…”. Como se depreende dos factos anteriormente referidos, que são do conhecimento da Lista B, não é verdade que a CE tenha rejeitado o pedido formulado. Na verdade, há uma clara diferença entre a CE rejeitar (o que, até agora não aconteceu) e aguardar, de um organismo oficial, suporte legal para se poder pronunciar.

7- No mesmo comunicado da Lista B escreve-se, também, “Pretendemos manifestar a nossa profunda discordância com este tratamento diferenciado de que as candidaturas têm sido alvo…”

A Comissão Eleitoral repudia vivamente esta afirmação porque:

- a CE enviou simultaneamente, no dia 9 de Maio ,às duas listas os cadernos com os nomes dos associados e respectivos endereços, apesar da Lista B só ter sido entregue no dia 14 de Maio e, portanto, só a partir desta data é que a CE teria obrigação de proceder ao respectivo envio;

- a C.E. não entregou a nenhuma candidatura , até porque não possui estes elementos, os endereços eletrónicos e os números de telefone dos associados. A sua eventual utilização, tal como se afirma no comunicado, não é da responsabilidade da CE.

Coimbra, 21 de Maio de 2014
A Comissão Eleitoral da AAC/OAF

in AAC-OAF

Lista B mostra a sua indignação em comunicado

A lista B, encabeçada pelo advogado Nuno Oliveira, emitiu esta quarta-feira um comunicado dando conta de vários tipos de indignação relativamente à campanha eleitoral.

A candidatura «Briosa 100%» acusa, entre outras coisas, a lista de José Eduardo Simões – atual presidente que se recandidata a novo mandato nas eleições do próximo dia 30 - de estar a promover «uma campanha muito pouco esclarecedora para os sócios».

Além disso, a lista B insurge-se também contra o facto de «a Comissão Eleitoral não lhe ter fornecido os contatos de telemóvel e email dos sócios».

Leia aqui o comunicado na íntegra:

«A candidatura Briosa 100% assumiu o compromisso perante os sócios de fazer uma campanha construtiva, privilegiando o debate de ideias. A verdade é que, apesar dos vários convites para debates dirigidos a ambas as candidaturas, estes têm sido sistematicamente aceites por nós mas não pela Lista A, contribuindo para uma campanha pouco esclarecedora.

Manifestámos também o propósito de que esta campanha decorresse com alma académica, garantindo-se a igualdade de acesso aos cadernos eleitorais e à identificação dos respetivos sócios. A verdade é que a Comissão Eleitoral rejeitou até ao momento o fornecimento dos contatos de telemóvel e email dos sócios, mesmo tendo conhecimento de a candidatura afeta aos atuais órgãos sociais tem utilizado estes meios para propaganda eleitoral. Lamentavelmente, este procedimento desigualitário já se tinha verificado aquando do debate SAD/SDUQ, em que apenas os órgãos sociais em funções tiveram acesso a estes contatos.

Pretendemos manifestar a nossa profunda discordância com este tratamento diferenciado de que as candidaturas têm sido alvo, pouco condizente com uma Instituição de Utilidade Pública como é a AAC/OAF.

O nosso compromisso, depois do dia 30 de maio, passa também por alterar os Estatutos da AAC/OAF no sentido de assegurarmos a mais ampla participação possível dos sócios no ato eleitoral: permitindo a regularização das quotas até ao dia das eleições; propondo uma Comissão Eleitoral independente e eleita em sede de Assembleia Geral; alterando o procedimento do voto por correspondência, mediante o estabelecimento de prazos mais alargados para o exercício do direito de voto.

O nosso compromisso é o de fazer da Académica uma Instituição mais democrática, mais participativa, mais transparente.»

Perante este cenário, A BOLA consultou a Ata N.º4 da Comissão Eleitoral, datada de 16 de maio e que está disponível no site do clube, e na qual, na sua alínea E), pode ler-se o seguinte:

«Informa-se que a Comissão Eleitoral forneceu às duas listas candidatas os Cadernos Eleitorais com número de sócio, nome e morada dos associados para efeitos de campanha eleitoral.
No entanto, a Lista B denominada «Briosa 100%» solicitou a esta Comissão Eleitoral que fornecesse os endereços eletrónicos e telefones (fixos e móveis) dos associados para fins de campanha eleitoral. Tendo-nos suscitado dúvidas acerca da legalidade deste pedido, informamos que esta Comissão Eleitoral decidiu enviar um pedido de esclarecimento à Comissão Nacional de Proteção de Dados.»

A BOLA sabe também que, até ao momento, a Comissão Eleitoral ainda não recebeu qualquer resposta da Comissão Nacional de Proteção de Dados sobre esta matéria.

in abola

21 de maio de 2014

Marcos Paulo e Fábio Santos operados

Marcos Paulo e Fábio Santos foram operados a uma luxação no ombro esquerdo e a uma contusão na face, respetivamente.

Tanto o médio brasileiro como o guarda-redes português haviam falhado as derradeiras sessões de trabalho da temporada, antes da partida do plantel para férias, e aproveitaram o final de época para serem submetidos às respetivas cirurgias.

Ambos os jogadores terão agora tempo para recuperar e, se tudo correr como o previsto, deverão apresentar-se sem quaisquer limitações no arranque dos trabalhos da época 2014/2015.

in abola

Época 2013/2014 - Resumo: Plantel



Reforços
Buval - ex-Feirense (até 2015 )...(já rescindiu)...
Marcelo Goiano - ex-Feirense (até 2014)
Ivanildo - ex-Olhanense (até 2015)
Manoel - empréstimo Grémio Anápolis (até 2014)
Diogo Valente - empréstimo Cluj (até 2014)
Djavan - empréstimo do C Alagoano (até 2014)
Aníbal Capela - empréstimo Sp Braga (até 2014)
Abdi - ex-Olhanense (até 2015)...(transferido)...
Fernando Alexandre - ex-Olhanense (até 2015)
Rafael Oliveira - ex-Paysandu (até 2015)...(já rescindiu)...

Contracto até 2015:
Fábio Santos
John Ogu
Marcos Paulo
Sana
João Dias
Reiner Ferreira ...(já rescindiu)...

Contracto até 2014:
Peiser
Ricardo
Marinho
João Real
Paulo Grilo
Bruno China (já rescindiu)
Makelele
Cleyton
Afonso
N'Gal
Halliche

Sem informação contractual:
Issouf (emprestado ao Académica de Viseu - empretado depois à Naval)
Magique
Ouattara (emprestado ao Académica de Viseu)

Mercado de Inverno

Salvador Agra - empréstimo (Bétis / Sp Braga - até fim temporada)
Moussa Gueye - empréstimo (Metz - França - até fim temporada)
Elton Monteiro - empréstimo do Club Brugge
_________________________________
Contracto até 2013:
Hélder Cabral (não renovou)
João Dias (renovou por 2 anos)

«««««« SAÍDAS»»»»»»

______2013/2014______

Buval - rescindiu e assinou pelo P Ferreira
Reiner Ferreira - rescindiu e assinou pelo Samsung- C. Sul
Abdi - transferido para o Rizespor
Rafael Oliveira - rescindiu - assinou pelo C. Alagoano
Bruno China - rescindiu e assinou pelo Belenenses

______2012/2013______

Carlos Saleiro -
Edinho - assinou pelo Sp Braga
Wilson Eduardo - regressou ao Sporting
Rodrigo Galo - regressou ao Sp Braga
Amessan - AEL Limassol
Flávio - Málaga (tinha contracto até 2016) (assinou por 3 anos)
Henrique - (Blackburn Rovers) por 500mil euros
NGal - rescindiu
Júnior Lopes - rescindiu
Hélder Cabral - não renovou
Afonso - rescindiu - assinou pelo CRB de Maceió
Nivaldo - Treplice (assinou por 2 anos)(tinha contr até 2014)
Keita - rescindiu - assinou pelo Gil Vicente (até 2014)
Salim Cissé - assinou pelo Sporting CP

Época 2013/2014 - Resumo: Chicotadas psicológicas

Treinadores para 2013/2014 

Fc Porto - Paulo Fonseca
Benfica - Jorge Jesus
Sp Braga - Jesualdo Ferreira
Sporting - Leonardo Jardim
Marítimo - Pedro Martins
V. Guimarães - Rui Vitória
Nacional - Manuel Machado
Olhanense - Bruno Saraiva
Gil Vicente - João de Deus
V. Setúbal - José Mota
P Ferreira - Costinha
Estoril - Marco Silva
Rio Ave - Nuno Espírito Santo
Arouca: Pedro Emanuel
Belenenses - Jokanovic

Académica - SÉRGIO CONCEIÇÃO

Chicotadas "psicológicas"

.....Belenenses
02J - saiu Michel Van Der Gaag
(afastou-se por problemas de saúde)
entrou Marco Paulo
Van der Gaag demitiu-se antes da 16J
continua Marco Paulo

23J - saiu Marco Paulo,
24J - entrou Lito Vidigal

.....Setúbal
04J - saiu José Mota
entrou José Couceiro

.....Olhanense
08J - saiu Abel Xavier
entrou Paulo Alves

14J - saiu Paulo Alves
entrou à 15J - Giusepee Galderisi

.....Paços Ferreira
08J - saiu Costinha
  entrou Henrique Calisto

20J - saiu Henrique Calisto
entrou Jorge Costa

.....Sp Braga
20J - saiu Jesualdo Ferreira
entrou Jorge Paixão (ex-Farense)

.....Fc Porto
após 21J saiu Paulo Fonseca
entrou Luís Castro (ex FCP-B)

Época 2013/2014 - Resumo: Pré temporada

.
Académica 4 - Pampilhosa 0








.

Época 2013/2014 - Resumo: Melhores marcadores




Época 2013/2014 - Resumo: Classificação final


Época 2013/2014 - Resumo: Todo os jogos


Briosa quer manter Salvador Agra

  O futuro de Salvador Agra depende do SC Braga, clube ao qual está vinculado até 2015, mas A BOLA noticia esta quarta-feira que Académica pretende voltar a contar com o jogador na próxima época. 

in abola

Prossegue a campanha ....

Dois candidatos muito activos 

Esta terça-feira, de forma a assinalar o segundo aniversário da conquista da Taça de Portugal, a 20 de Maio de 2012, o presidente em funções, José Eduardo Simões, que se recandidata a mais um mandato, deslocou-se à Associação Académica de Coimbra (AAC) para oferecer uma medalha de vencedores ao presidente da Direcção-Geral, Bruno Matias.

A agenda de campanha da lista A terminou à noite, com um jantar subordinado ao 2.º aniversário da Taça de Portugal, no Hotel D. Luís, no qual marcaram presença Marinho - extremo da Briosa que renovou recentemente por três temporadas -, Diogo Valente e a equipa técnica liderada por Pedro Emanuel, que ergueu o troféu no Jamor em 2012.

Também o candidato da Lista Briosa 100%, Nuno Oliveira, e o seu mandatário, Mário Campos, reuniram com Bruno Matias e com o Conselho Desportivo da AAC. Nuno Oliveira quer estreitar relações com a casa-mãe, numa conversa na qual foram ainda abordadas as temáticas do Bingo, formação e Futsal.

A lista B aproveitou ainda esta terça-feira para reunir com a Universidade de Coimbra, que se fez representar pela vice-reitora Clara Almeida Santos, que ficou também a conhecer o projeto do candidato que pretende “destronar” Simões.

in record 

19 de maio de 2014

Marinho renova contrato com a Académica

A Direcção da Associação Académica de Coimbra/OAF vem por este meio informar os Sócios e adeptos da Briosa que chegou a acordo com o jogador Marinho para a renovação de contrato. O acordo alcançado com o atleta é válido para as próximas três temporadas.


Marinho representa a Académica desde a temporada 2011/2012, ano em que assumiu um papel determinante na conquista da Taça de Portugal. Essa foi, como o próprio admitiu, a época mais feliz da sua carreira após ter apontado o golo decisivo em pleno Estádio Nacional, na Final frente ao Sporting.

Depois de ter actuado a temporada passada na Liga Europa ao serviço dos “estudantes”, o extremo da Académica tornou-se este ano um dos capitães de equipa orientada pelo técnico Sérgio Conceição.

Ao Site Oficial da Briosa, Marinho mostrou-se feliz por continuar a representar a Académica e aproveitou a oportunidade para deixar uma mensagem aos adeptos do clube.


“Estou extremamente feliz por ter renovado o meu contrato com a Académica. Esse sempre foi o meu objectivo e agora vou continuar a esforçar-me e a dar o melhor de mim todos os dias para ajudar o clube a atingir as suas metas, tal como sempre fiz. Queria deixar algumas palavras de agradecimento: primeiro à Direcção, em especial ao Presidente, pela forma como conduziu o processo e que permitiu este final feliz; ao meu staff que sempre esteve a meu lado durante este processo; e depois aos sócios e adeptos da Académica, pela forma como sempre me apoiaram. Isso é algo que nunca irei esquecer... São muito importantes para nós, equipa, e acredito que todos juntos vamos conseguir levar a Briosa cada vez mais longe!”.


in AAC-OAF

Sérgio Conceição reuniu-se com a lista B

FICOU A CONHECER PROJETO DE NUNO OLIVEIRA

Sérgio Conceição ficou ontem a conhecer o projeto da lista B, encabeçada por Nuno Oliveira, tendo em vista as eleições de 30 de maio. Depois de abordado por José Eduardo Simões, que se recandidata a mais um mandato na Académica, o técnico já conhece as ideias das duas listas.

A continuidade do treinador não depende, contudo, do vencedor das eleições, até porque ambos os candidatos já assumiram publicamente a intenção de o manter em Coimbra. Tendo em conta este facto, é provável que seja oficializada até ao final desta semana a renovação contratual de Sérgio Conceição, satisfazendo os desejos dos sócios que, ora através das redes sociais, ora por via de tarjas nos jogos, se colocaram ao lado do técnico que conseguiu o oitavo lugar para a Briosa.

in record 

Cleyton não renova e já negoceia com o Marítimo

Médio tem mais propostas, sobretudo do estrangeiro


O médio Cleyton vai deixar a Académica, onde jogou durante as últimas duas temporadas por empréstimo do Corinthians Alagoano, e tem várias propostas em carteira. Um dos clubes que está a tentar assegurar os préstimos do jogador é o Marítimo, mas, segundo apurou oMaisfutebol, ainda não há acordo de verbas. 

O brasileiro, que esteve melhor com Sérgio Conceição do que com Pedro Emanuel, despertou o interesse de vários emblemas, entre os quais, o Estoril, mas também tem várias possibilidades no estrangeiro, pelo que o seu futuro ainda está por definir. 

Certo é que não irá renovar com a Briosa, tal como acontece com Ricardo, e uma série de outros jogadores. Entre eles, contam-se Halliche, cuja boa época e provável presença no Mundial do Brasil lhe fizeram subir a cotação em flecha. 

Mas há mais. Makelelé e Marcelo Goiano também vão abandonar Coimbra, até porque, como no caso do último, o valor pedido pelo direito de opção é considerado demasiado alto para aquilo que a Briosa estará na disposição de despender. 

Depois há os casos de Peiser, que já foi abordado, mas não teve mais desenvolvimentos ultimamente, tal como Fernando Alexandre, até porque a maior prioridade da direção é segurar Sérgio Conceição. Dirigentes esses que ainda não perderam a esperança de convencer Marinho a ficar, pelo que estão a envidar todos os esforços no sentido de satisfazer as pretensões do extremo. 

Paulo Grilo, jovem formado na Académica, cuja a utilização foi muito pouca também tem a sua situação indefinida, mas é difícil que continue, sobretudo se em perspetiva estiver outra época deste género. 

Finalmente, o clube pode também transferir algum jogador e, se no caso de Ogu, pela pouca utilização, poderá chegar-se a um acordo para uma saída amigável, já no caso de Djavan o caso muda de figura. 

O esquerdino é, provavelmente, o jogador do plantel com mais mercado neste momento, e se o interesse do Sp. Braga é antigo, há a juntar-lhe também o Benfica e o Sporting, que o referenciaram durante a época. Os estudantes detêm, contudo, apenas uma pequena percentagem (20 por cento) do passe do atleta. 

Muitas saídas e entradas 

Prevê-se uma grande remodelação no plantel para a próxima temporada, até porque há vários emprestados que irão regressar aos clubes de origem, casos de Salvador Agra, Manoel (Sp. Braga), Diogo Valente (Cluj) e Moussa (Metz). 

No campo dos reforços, e depois de Hugo Seco (Benfica e Castelo Branco) e Pedro Nuno (ex-júnior), o clube tem vários guarda-redes da II Liga referenciados para substituir Ricardo, e também já começou a negociar Pedro Moreira, do FC Porto B. 

O médio, de 25 anos, renovou com os dragões por três épocas no início do ano, e seria assim emprestado aos estudantes. Fonte próxima do processo revelou ao Maisfutebol que a Briosa é «uma das boas possibilidades» para o atleta, desejado para colmatar a possível saída de Fernando Alexandre. 

Outro jogador na calha para fazer parte do próximo plantel é Saná. Sérgio Conceição gostou daquilo que viu nos três dias em que o internacional jovem trabalhou com o grupo e, definitivamente livre do Valladolid, o jogador deverá agora comprometer-se com os capas negras. 

Recorde-se que o vice-campeão do mundo de sub-20 chegou a ter acordado um contrato de três épocas, mas, desta feita, o vínculo terá de ser revisto, tendo em conta todo o processo que permitiu ao jogador ver, finalmente, resolvido o conflito com os espanhóis, e que passou até por um período a jogar no Brasil.

in maisfutebol 

17 de maio de 2014

Pedro Moreira já não foge de Coimbra

TERMINA CONTRATO COM O PORTO E VAI ASSINAR


Pedro Moreira - ficha de jogador 

in record

Ricardo chora na hora da despedida da Mancha Negra


A Mancha Negra quis deixar a sua marca na hora em que Ricardo se despede da Académica. A homenagem decorreu esta tarde na sede da briosa claque, no Pavilhão Jorge Anjinho.

O guarda-redes, visivelmente emocionado, voltou a provar que os grandes homens também choram e foi com as lágrimas nos olhos que agradeceu todo o apoio da briosa claque, simbolicamente representado na oferta de uma tela com a imagem de Ricardo.

O atleta, que sai da AAC em final de contrato, vai representar o Futebol Clube do Porto. Na hora da despedida de Coimbra agradeceu do “fundo do coração” a quem teve a ideia de o homenagear. Recordou que foram 7 anos de Académica, 7 anos quem nem sempre foram uma “mar de de rosas”.

Como jogador e capitão lembrou que a “Mancha Negra é uma voz activa do clube”, recordando que a claque é muito importante para o grupo de trabalho, tendo agradecido a entrega e dedicação da claque.

Ricardo justificou a saída por motivos profissionais, antes de concluir que não veio para cá academista, mas vai sair academista, com a Académica no coração.

João Paulo Fernandes salientou que com a saída de Ricardo a Académica perde mais uma referência, lamentando que a instituição não consiga formar guarda-redes e que de um só vez deixe sair Ricardo e Peiser. O líder da Mancha Negra desejou as maiores felicidades a Ricardo, excepto contra a Académica, claro. Em tom de brincadeira, referiu que Ricardo é mais um dos distinguidos com o Troféu Mancha Negra que sai de Coimbra, pelo que pondera deixar de atribuir os prémios aos atleta da AAC.

Antes de sair da sede da Mancha Negra, Ricardo não e livrou de pagar a mítica “rodada”, o que fez antes de lhe ser estendida a tradicional capa negra.

O evento contou com a presença de dezenas de academistas. Fernando José Oliveira, presidente da Assembleia Geral da AAC/OAF e candidato a novo mandato e Nuno Oliveira,que pretende destronar José Eduardo Simões da direcção da Briosa, também fizeram questão de se despedir de Ricardo.

in noticiasdecoimbra

Mancha Negra - Homenagem a Ricardo Nunes

16 de maio de 2014

Académica vence Anadia em jogo amigável

A equipa profissional da Académica venceu esta quinta-feira o Anadia por 7-0 numa partida de carácter particular que foi disputada no Estádio EFAPEL Cidade de Coimbra.

O técnico Sérgio Conceição utilizou todos os jogadores que tem actualmente à sua disposição, excepção feita aos que se encontram lesionados (Marcos Paulo, Fernando Alexandre e Fábio Santos).

   
Para esta sexta-feira está previsto mais um treino para a Briosa, que se realiza na Academia Dolce Vita, pelas 10:00.

Ricardo: "Não é uma despedida. É um até já..."

O jogador da Académica, Ricardo, deixou esta quinta-feira, através do Site Oficial da Briosa, uma mensagem aos sócios e adeptos dos "estudantes". 

O número 12 da Académica revelou as razões que o levaram a decidir sobre o seu futuro. 


 
in AAC-OAF 


Ricardo cumpriu esta quinta-feira o último treino com as cores da Académica e a ocasião foi aproveitada para que o capitão, cujo destino na próxima época será o FC Porto, pudesse deixar uma mensagem de despedida aos adeptos da Briosa.

«Não sou muito de despedidas, porque acho que a gente só se despede quanto morre, mas gosto sempre de deixar um até já. Nunca se sabe o dia de amanhã. Gostava de agradecer a todos os adeptos e simpatizantes, todas as pessoas que sempre me apoiaram neste clube», referiu em declarações aos canais oficiais do clube.

«Quando cheguei não era academista, mas vou embora com o clube no coração. Assumo-o: vou ser academista para sempre. Vou ter saudades, Passei momentos inesquecíveis aqui, como a conquista da Taça de Portugal», prosseguiu, deixando ainda uma palavra para os dirigentes:

«Tenho de agradecer o esforço que as pessoas fizeram para eu ficar cá. Assumo publicamente que tínhamos chegado a um acordo para a minha renovação, mas no mundo do futebol estão constantemente a surgir propostas e surgiu uma bastante interessante que não podia recusar, nomeadamente por mim, pela minha carreira e a minha família.»

Do outro lado, apesar do significado que tinha para o clube, encontrou compreensão. «As pessoas entenderam e chegámos à conclusão que o melhor para mim neste momento seria partir. Quero deixar os melhores sucessos ao clube. A vida continua. Não podia deixar fugir esta oportunidade e penso que toda a gente vai entender, Dei sempre tudo e saio de consciência tranquila. Fica o sentimento, a saudade. Como disse, pode ser um até já», reforçou.

O guarda-redes concluiu dizendo que foi uma decisão difícil, pelo «amor incondicional» que sente pelo clube, mas «outros valores falaram mais alto e não podia recusar».

Esta sexta-feira, Ricardo vai ser alvo de uma homenagem da parte da Mancha Negra.

in  maisfutebol 

15 de maio de 2014

Sérgio Conceição observa jogadores

Muitas novidades no regresso aos treinos da Académica esta quarta-feira. Ao todo, Sérgio Conceição começou a observar oito jogadores, entre juniores, atletas do clube que estiveram emprestados, e outros que tentam dar o salto para a Liga.

Assim, a sessão contou com o guarda-redes Manuel Gama (Anadia), o extremo Jorge Santos (Padroense), o avançado Kevin (Nogueirense), o extremo Derick, da equipa sub-23 da Briosa, o médio Jimmy, de regresso após cedência ao U. Madeira, Ofori, lateral-esquerdo que foi emprestado ao Beira Mar, e o médio  Pedro Nuno  (júniores). Este último, de resto, vai assinar como profissional e cumprir pelo menos a pré-época,

De resto, assinale-se também o regresso de Saná, o médio vice-campeão do mundo de sub-20, que passou pela Briosa no tempo de Pedro Emanuel, e não pôde ser inscrito devido ao conflito com o Valladolid.
Trata-se de um jogador em quem o clube tinha muito interesse e só o esse problema evitou que fosse reforço. Pode ser que seja desta...

Todos estes jogadores serão ainda testados num jogo treino esta quinta-feira, no estádio Cidade de Coimbra, pelas 18 horas, à porta fechada.

Do plantel «efetivo», destaque para as ausências de Halliche e Ivanildo, ambos ao serviço das respetivas seleções, enquanto Fábio Santos, com um traumatismo no nariz foi a novidade no departamento clínico, depois de Marcos Paulo e Fernando Alexandre.

Makelelé, Djavan, Marcelo e Moussa fizeram corrida, pelo menos durante os 15 minutos abertos à comunicação social.

in maisfutebol 

Ivanildo convocado pela Guiné-Bissau

O jogador da Académica, Ivanildo, foi convocado para a Selecção da Guiné-Bissau, que no próximo dia 18 defronta a República Centro-Africana.

A selecção guineense estará concentrada até ao dia 19 de Maio, em Bissau.

Parabéns Ivanildo!

   

in AAC-OAF

14 de maio de 2014

Cleyton: suspenso por uma partida


       Cleyton por ter visto o 5º cartão amarelo no campeonato frente ao Paços de Ferreira foi suspenso por uma partida pelo Conselho de Disciplina da FPF.


«Tenho a certeza de que Sérgio Conceição se vai identificar com o projeto» - Nuno Oliveira

Tal como já tinha afirmado anteriormente, Nuno Oliveira está interessado em manter Sérgio Conceição no comando técnico da Briosa. 


O jovem advogado, concorrente de José Eduardo Simões às eleições do próximo dia 30, sublinhou, esta tarde, à margem da apresentação da sua lista aos órgãos sociais do clube, que vai conversar com Sérgio Conceição nos próximos dias e apresentar-lhe o projeto que pretende implementar caso seja eleito pelos sócios:

- Vou reunir com Sérgio Conceição esta semana. Quero perceber o que ele quer e vamos ver se há alguma coincidência em termos de projeto para a Académica. Tenho a certeza de que Sérgio Conceição se vai identificar com o projeto que temos, desde logo mais ambicioso, em termos de estrutura e de organigrama. Sem antes falar com ele não quero estar a entrar em pormenores quanto aos anos de contrato.

Desafio para debate com Simões

Além da questão do futebol profissional, Nuno Oliveira abordou ainda outros assuntos da vida da Académica, desafiando José Eduardo Simões, o atual presidente, a um debate antes do sufrágio. 

«Temos sentido uma adesão enorme ao nosso projeto, às nossas ideias. Muitos sócios manifestaram o desejo de fazer parte do nosso projeto, sentimos um apoio incondicional no sentido da viragem que se impõe. A nossa vontade é de servir a Académica, esse é o nosso grande compromisso. Este programa será o futuro da Académica. Tenho alguma dificuldade em perceber como é um programa difundido há um mês atrás consegue ser cópia de outro dado a conhecer há três dias... Queremos uma Académica dos sócios e para os sócios, com total rigor nas contas, e em nome da transparência faremos uma auditoria às contas do clube. Lanço o repto ao Engenheiro José Eduardo Simões para um debate televisivo ou radiofónico. Os interesses da Instituição deverão estar sempre acima dos interesses pessoais e penso, por isso, que há muito que o Engenheiro José Eduardo Simões devia ter-se demitido.»

in abola