A Académica desloca-se ao Dragão no próximo domingo, na estreia de André Villas Boas em jogos para o Campeonato, e o respeito pelo adversário transpira em cada palavra dos jogadores da Briosa. É o caso de Pedrinho, que analisa a partida com total pragmatismo, ciente de que este será, até ao momento, o encontro mais complicado para os de Coimbra, que ocupam actualmente o último lugar da Liga.
«É mais um jogo, sabemos que o F.C. Porto é favorito, pois tem uma excelente equipa, e a Académica vai tentar fazer o seu jogo. É um adversário forte, que luta para ser campeão, objectivo diferente do nosso», começa por analisar o lateral-direito da Briosa, que se recusa a falar em percentagens de possível sucesso para a sua equipa: «No futebol isso não existe. Temos de fazer o nosso jogo e contrariar pontos fortes do adversário. No Dragão, temos de nos superiorizar, cada tem de dar o melhor de si para sairmos com um bom resultado. Não há equipas ideais [para vencer a crise], é o próximo jogo e vamos tentar contrariar o favoritismo do F.C. Porto.»
Depois de mais uma grande exibição de Hulk, decisivo para a vitória dos campeões nacionais sobre o Apoel, para a Liga do Campeões, é natural que se fale do peso do brasileiro na equipa de Jesualdo Ferreira. Pedrinho reconhece que se trata de um jogador importante mas não é o único com que os estudantes vão ter de se preocupar: «O F.C. Porto vale pelo seu conjunto. Trata-se de um excelente jogador, mas a equipa já mostrou, em diversas ocasiões, que tem vários elementos que podem decidir. Não sei se é o melhor jogador da Liga, mas é seguramente um dos melhores.»
As diferenças entre as duas equipas estão bem patentes nos testemunhos da História, que dita um longo jejum (37 anos) sem vitórias da Académica em casa dos dragões. Algo que não tem sido tema de conversa nos balneários, de acordo com o defesa, que prefere ver a situação sob um prisma diferente: «Temos conseguido bons resultados com os grandes nos últimos anos, só falta mesmo o F.C. Porto. Logo, temos um bom tónico para a partida.»
André Villas Boas leva pouco mais de uma semana a trabalhar em Coimbra mas já conseguiu o primeiro triunfo da época e está a impressionar os jogadores com uma nova metodologia de treino. Os resultados estão à vista: «Em termos anímicos e motivação temos vindo a melhorar e, no último jogo, já conseguimos uma vitória, que é sempre moralizador. O ambiente é bom, ainda nos estamos a adaptar aos novos métodos e estamos a gostar. Os processos são diferentes, mais vocacionados para o jogo.»
Sem comentários:
Enviar um comentário