17 de julho de 2010

Jorge Costa: "Queremos criar uma cultura de vitória"



O treinador da Académica, Jorge Costa, falou hoje pela primeira vez aos jornalistas depois de ter sido apresentado oficialmente. O técnico dos "estudantes" fez o balanço do estágio que a equipa se encontra a realizar na Covilhã e comentou aqueles que têm sido os seus primeiros dias no comando da Briosa.

Para Jorge Costa, a concentração da equipa na cidade-neve está a ser muito positiva mas lembrou que ainda há muito trabalho pela frente, não estivéssemos nós numa fase inicial da temporada. Contudo, o treinador da Académica quer já começar a criar uma "cultura de vitória", começando já hoje diante o Vit. Setúbal.

"O estágio tem sido muito positivo, em todos os aspectos. Os primeiros dias em Coimbra também foram óptimos, produtivos apesar de estarmos numa fase inicial. Temos trabalho pela frente mas estamos a crescer a todos os níveis. A prioridade é que a equipa continue a crescer e criar uma cultura de vitória. Queremos crescer e começar já a vencer.", disse.

O timoneiro da Briosa afirmou ainda que a Académica não vai fugir à sua identidade pelo que o objectivo para a nova temporada passa por jogar bom futebol e lutar pela vitória em todos os campos.

"Não vamos fugir à identidade do próprio clube. A Académica é conhecida por ser um clube que pratica bom futebol e esse é o objectivo. Queremos jogar olhos nos olhos e lutar em todas e quaisquer condições pelos três pontos.", continuou.

Jorge Costa frisou ainda que fazer um bom campeonato passa por conseguir uma classificação "o mais acima possível" e reforçou a ideia que tem passado pela mente de todos os jogadores que até agora têm estado em conferências de imprensa. "Pensar na manutenção é curto para os nossos objectivos", salientou.

"Uma boa classificação é ficar o mais acima possível. O que me parece fundamental é que a Académica tem potencial em todos os aspectos para não ser uma equipa que lute pela manutenção. Nao queremos andar nessa luta para podermos fazer um campeonato tranquilo. Queremos jogar bom futebol e trazer Sócios e adeptos ao Estádio. Quero que eles saiam satisfeitos dos nossos jogos. Lutar pela manutenção é curto para a minha ambição e é curto para o que estes jogadores e esta estrutura merece.", analisou.

A Briosa tem estado esta semana a trabalhar na Covilhã numa altura em que o plantel está perto de estar fechado. Jorge Costa elogia o esforço da Direcção neste mercado de transferências mas recorda que falta ainda chegar um defesa-esquerdo, de modo a que o plantel fique equilibrado.

"É muito importante o plantel estar quase fechado e isso é esforço da Direcção. Estes dias servem para criar rotinas, para criar laços de amizade entre os jogadores e desde o primeiro dia trabalhar com o plantel quase fechado é sem dúvida uma mais valia e um privilégio. Temos um lateral esquerdo que me dá todas as garantias mas para equilíbrio do plantel falta um jogador para essa posição. Espero não perder nenhum jogador porque é um plantel que me dá totais garantias mas quando temos jogadores com esta qualidade essa é uma hipótese que estará sempre em aberto.", afirmou.

O novo treinador da Académica disse que para a nova temporada a equipa irá actuar preferencialmente em 4-3-3 e analisou ainda a primeira jornada do campeonato, diante o Benfica.

"Mais do que o 4-3-3 ou o 4-4-2, preocupo-me mais com princípios de jogo e com dinâmica. Mas pelas características dos jogadores posso garantir que na maioria dos jogos iniciaremos no sistema de 4-3-3. Benfica? Vamos ter os cuidados normais. É importante começar bem o campeonato e vai ser um bom teste para as nossas capacidades. Ainda falta um mês para esse jogo e ainda temos muito que trabalhar mas quando lá chegarmos, vamos estar preparados.", terminou.

A Académica entra hoje em acção no Torneio Cidade da Covilhã, numa partida onde a Briosa defrontará o Vit. Setúbal pelas 19:00, no Estádio Santos Pinto.

Sem comentários:

Enviar um comentário