Aveiro está de regresso ao mapa da Liga e volta a receber, neste domingo, mais um encontro do campeonato do centro. Depois do nulo diante da U. Leiria, na abertura da competição, o Beira Mar mede agora forças com outros vizinho, desta feita a Académica. Os estudantes, que estão a protagonizar o melhor arranque desde 2002 quando retomaram o convívio com os grandes, têm boas recordações do Estádio Municipal de Aveiro, onde nunca perderam. A última derrota para os rivais do litoral aconteceu em 2003, ainda no velhinho Mário Duarte.
As últimas duas deslocações até se saldaram em resultados marcantes: em 2005 um nulo permitiu estabelecer uma sequência de 12 jogos sem derrotas e, ao mesmo tempo, selar a manutenção; dois anos mais tarde, uma vitória por 1-0 também ajudou nas contas da permanência, colocando o adversário no caminho inverso.
Mais recentemente, no ano passado, as duas equipas voltaram a encontra-se, para a Taça da Liga e a para Taça de Portugal e, em ambos os jogos, não houve golos. A diferença é que nesta última prova, no desempate por pontapés da marca de grande penalidade, os auri-negros foram mais felizes.
Antes da partida, haverá oportunidade para uma festa particular entre os comandados de Leonardo Jardim e o público afecto aos beira-marenses: a Federação Portuguesa de Futebol fazer a entrega do título de campeão da Liga de Honra - época 2009/2010. Uma taça conquistada pela última vez pelo clube na época 2005/2006.
Aveirenses «reforçados», Briosa aposta na continuidade
Leonardo Jardim terá, finalmente para este encontro, a quase totalidade de opções do plantel. Com a regularização das inscrições de Sérgio Oliveira e Ronny, o técnico ganhou mais duas opções, praticamente garantidas no onze inicial. As lesões do guarda-redes Paes e do lateral André Marques são conhecidas e há alternativas, sendo ainda de registar o regresso de outro jogador importante, o central Kanu, que jogará com uma máscara para proteger o nariz.
Do lado da Briosa há muito pouco a dizer. Addy está de retorno, depois de cumprir castigo, e Hélder Cabral é a única ausência em relação à partida com o Olhanense. Jorge Costa já revelou estar satisfeito com a equipa e, além do ingresso do jovem ganês, não se esperam mais mexidas no onze habitual da turma estudantil.
Equipas prováveis:
BEIRA MAR: Rego; Pedro Moreira, Hugo, Kanu e Renan; Djamal; João Luiz, Artur e Sérgio Oliveira; Ronny e Rui Varela.
Outros convocados: Bruno Conceição, Danilo, Yohan, Luís Tinoco, Rui Sampaio, Tiago Barros Wilson Eduardo e Tatu.
ACADÉMICA: Peiser; Pedrinho, Berger, Orlando e Addy; Nuno Coelho, Diogo Melo e Diogo Gomes; Sougou, Miguel Fidalgo e Diogo Valente.
Outros convocados: Ricardo, Pedro Costa, Sow, Bischoff, Hugo Morais, Paraíba, Laionel e Éder.
Sem comentários:
Enviar um comentário