Arouca 2 - Académica 2
Bwin Cup Taça da Liga - 1ª Mão da 2ª Fase
Estádio Municipal de Arouca
Estádio Municipal de Arouca
10-10-2010 - 16h
Arouca: Marco, Steven, Hernâni, William, Kiko (Fernando Costa 41'), Diogo, Néné (Hugo Monteiro 54'), André Soares, Hélder Silva, Jorge Leitão, N' Jock
Suplentes: Pedro Soares, Joel, Hugo Cruz, Fernando, Pardieiro, Hugo Monteiro, Paulinho
Treinador: Henrique Nunes
Académica: Ricardo, Pedrinho, Berger, Orlando, David Addy, Pape Sow, Diogo Melo, Diogo Gomes, Diogo Valente (Amessan 64'), Miguel Fidalgo (Carreño 80'), Júnior Paraíba (Grilo 74')
Suplentes: Peiser, Amoreirinha, Amessan, Hugo Morais, Carreño, Grilo, Hélder Cabral.
Treinador: Jorge Costa
Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Miguel Fidalgo 52', Diogo Valente 62', Diogo 68' (gp), N'Jock (88')
Árbitro: Olegário Benquerença.
Disciplina:
CA: Diogo Gomes 46', Orlando 67', Grilo 76', N'Jock 88'
CV:
Espectadores: 407
Crónica
A Académica só não tem, nesta altura, o passaporte praticamente carimbado para a 3.aªfase da Bwin Cup por culpa própria. É claro que também houve mérito do Arouca, mas quem está a ganhar 0-2 e tem o jogo aparentemente controlado não pode nunca empatar. É um facto que o resultado não elimina a Briosa que pode (e deve) resolver as coisas em casa, mas o pássaro voltou a fugir tal como há nove dias em Leiria e, ainda por cima, os golos fora... de nada valem nesta competição. A exibição estudantil não foi boa e esteve longe de encantar, mas, num terreno muito difícil, os “capas negras” não deixaram de ter a atitude que Jorge Costa pedira durante a semana, controlando bem uma motivadíssimo adversário que teve sempre em N’Jock uma importante referência no eixo do ataque. Aliás, por culpa dos muitos centímetros do avançado camaronês foram os anfitriões que mais perto andaram de concretizar na primeira metade. Jorge Costa, que apostou no “onze” previsto - marcado pelas estreias de Ricardo, Pape Sow e Júnior Paraíba -, só por uma vez, nesse período, viu a sua equipa estar perto de marcar, mas Berger falhou o alvo. A turma estudantil sentiu algumas dificuldades para gizar bons lances ofensivos, vivendo, sobretudo, da dinâmica de Diogo Melo ou das bolas paradas de Diogo Valente, embora, repita-se, tenha tido a capacidade de travar algumas investidas contrárias. Briosa deixou de ser Valente após o 2-0 O que se passou no início do segundo tempo veio de encontro ao que Jorge Costa dissera durante a semana – se a entrega fosse igual à do antagonista, as individualidades resolveriam -, pois, aos 61 minutos, os “capas negras” já venciam por duas bolas a zero, em outros tantos lances de pura classe. No primeiro, após um passe de Pedrinho, Miguel Fidalgo fintou William e bateu o desamparado Marco, enquanto no segundo, noutro lance começado na faixa lateral (mas no caso por Addy), Miguel Fidalgo pôs, de cabeça, a bola nos pés de Diogo Valente que atirou bem de longe, assinando o momento da tarde. A tarefa parecia estar resolvida, mas, fora de casa, já se percebeu que esta Académica ainda não é de confiar. Pois, o talento que sobrou na frente de ataque faltou em concentração a partir daí. É verdade que o 1-2, que nasceu de uma grande penalidade, levanta algumas dúvidas, mas o 2-2 há muito que se adivinhava, pois os estudantes passaram por dificuldades escusadas perante o jogo directo dos comandados de Henrique Nunes. A bola ramente saía do meio-campo academista – Diogo Valente e Miguel Fidalgo fizeram falta nessa altura, pois tinham a capacidade de segurar a bola e quem entrou não conseguiu fazer melhor – e os 196 centímetros de N’Jock, ao cair do pano, fizeram a diferença no balanço final. |
A Académica empatou hoje com o Arouca por 2-2 em jogo que contou para a primeira mão da segunda fase da Bwin Cup naquele que foi um encontro que marcou a estreia da Briosa na presente edição da Taça da Liga.
A equipa de Jorge Costa esteve a vencer por dois golos mas não segurou o triunfo, numa prova que conhecerá o seu vencedor precisamente em Coimbra, cidade que vai acolher a final da agora denominada Bwin Cup.
O técnico dos "estudantes" tinha prometido algumas alterações para o embate com o Arouca, equipa que milita na Liga Orangina, e a primeira dessas mudanças aconteceu logo na baliza, com Ricardo a estrear-se a titular esta temporada. Pedrinho, Berger, Orlando e Addy completavam a defesa com Habib, Diogo Melo e Diogo Gomes a servirem o tridente atacante da Briosa composto por Diogo Valente, Júnior Paraíba e Miguel Fidalgo. Paraíba e Habib tiveram por isso direito ao "canelão" no início do encontro num momento que prova a singularidade e a mística da Académica.
Depois de uma primeira parte muito morna e sem oportunidades de golo, foi na etapa complementar que os "estudantes" provaram a sua superioridade perante o Arouca e os golos da Académica surgiram até com alguma naturalidade.
Os primeiros 45 minutos não foram bem jogados e foi Miguel Fidalgo a dar o pontapé na monotonia, logo no início da segunda parte. Pedrinho lançou o avançado madeirense que tirou um defesa do caminho para bater pela primeira vez o desamparado guardião do Arouca.
Os adeptos da Briosa que se fizeram deslocar a Arouca tiveram assim a primeira razão para fazerem a festa na bancada e a verdade é que não durou muito até acontecer novo golo. Desta feita foi Addy quem colocou em Miguel Fidalgo que, de cabeça, desviou para Diogo Valente encher o pé esquerdo e marcar um grande golo, com a bola a entrar no canto superior esquerdo da baliza do Arouca.
A Académica via-se em vantagem por 2-0 e controlava as operações a meio campo, não permitindo veleidades à equipa da casa. Mas foi numa altura em que nada o fazia prever que o Arouca arranca uma grande penalidade na área da Briosa e Diogo, chamado à conversão, reduziu para 1-2.
A equipa da casa acreditava que podia chegar ao empate e a Briosa, já com Grilo e Amessan em campo, que entraram para os lugares de Júnior Paraíba e Diogo Valente, respectivamente, não foi capaz de parar o ímpeto da turma da casa.
O Arouca nunca desistiu e até final causou alguns sustos para o guarda-redes Ricardo e numa dessas jogadas a turma da casa chegaria mesmo ao empate. Depois de ter estado a vencer por dois golos, a Académica consentiu o empate mas sai de Arouca com um resultado que lhe permite ter boas perspectivas para o jogo da segunda mão, que se disputará em Coimbra.
Jorge Costa ainda fez entrar Carreño para o lugar de Miguel Fidalgo mas nada havia a fazer. O 2-2 perdurou até final e a Académica sai com um sabor amargo das quatro linhas, isto porque teve a vitória nas mãos e sai de Arouca com um empate que já ninguém previa após o golo de Diogo Valente.
Destaques
Arouca
Diogo
Forte a cortar linhas de passe, na marcação do penálti não vacilou.
Hélder Silva
Do seu pé direito saíram inúmeros cruzamentos precisos.
Jorge Leitão
A sua entrega ao jogo foi notada pelos adversários.
Académica
Pedrinho
Certo a defender e empreendedor a atacar.
Miguel Fidalgo
O golo que marcou e a entrega ao jogo mereciam melhor sorte.
Diogo Valente
Descaído para a esquerda, fez a bola sobrevoar o guarda-redes. Grande golo.
Opiniões
Henrique Nunes:
Henrique Nunes, treinador do o Arouca, admitiu que o jogo com a Académica foi “equilibrado”, mas que a sua equipa criou as “melhores situações de golo”.
O Arouca encetou um “volte-face” quando estava a perder por duas bolas e chegou ao empate e marcou mesmo um terceiro golo, que acabou por ser invalidado pelo árbitro da partida, Olegário Benquerença.
“O jogo foi equilibrado. O Arouca criou as melhores situações de golo e seria um vencedor justo. De qualquer forma, foi agradável ter havido quatro golos e poderia ter havido mais”, afirmou.
Jorge Costa:
O técnico da Académica, Jorge Costa, lamentou que a sua equipa a vencer por 2-0 tenha permitido o empate do Arouca (2-2), em jogo da primeira mão da segunda fase da Taça da Liga.
«Controlámos sem conseguirmos jogar bem, ganhamos vantagem e uma vez mais acabámos por sofrer golos de uma forma que em alta competição custa pontos e hoje deu um empate. A eliminatória ainda está em aberto, mas deveríamos ter saído com outro resultado», realçou Jorge Costa, em conferência de imprensa.
Lances-Chave
23'
Hélder Silva cruza, N'Jock, de cabeça, por pouco não acerta no alvo.
43'
Livre de Pape Sow, defesa apertada de Marco.
52'
[0-1] Pedrinho abre para Miguel Fidalgo, que depois de fintar William atira com sucesso.
62'
[0-2] Golaço de Diogo Valente, num remate de fora da área, a meter a bola na baliza por cima de um estupefacto Marco.
68'
[1-2] Diogo converte grande penalidade a castigar falta de Berger sobre N'Jock.
88'
[2-2] N'Jock empata.
[ver Momento do Jogo]
90'+3
Golo não validado a Hernâni após lançamento lateral directo à baliza.
Minuto a minuto
17.50 - FINAL DA PARTIDA
Muitos protestos no Estádio Municipal de Arouca. Olegário Benquerença volta a estar no centro das atenções, e desta feita parece ter anulado erradamente um golo à equipa do Arouca
95' - Final de jogo em Arouca. A Académica sofreu muito e a vantagem de dois golos revelou-se insuficiente para a resposta da equipa de Henrique Nunes, que sai mais insatisfeito.
92' -Olegário Benquerença invalida aquele que seria o golo da vitória do Arouca, por alegado fora-de-jogo de Hernâni. (Golo anulado ao Arouca. A bola entra na baliza na sequência de um lançamento lateral e Olegário Benquerença assinala uma irregularidade. Há dúvidas se a bola bate em alguém ou se entra directamente na baliza) - in a Bola.
Sujeitou-se a equipa de Jorge Costa
90' - Olegário Benquerença dá 4 minutos de compensação.
88' - GOOOOOLO! Do Arouca, por N'Jock. Grande cruzamento de Hugo Monteiro, para o cabeceamento do camaronês, que é admoestado com a cartolina amarela por tirar a camisola nos festejos.
85' - Grande oportunidade para o Arouca! N'Jock surgiu isolado perante o guarda-redes Ricardo, mas faltou-lhe discernimento para dominar melhor a bola e estabelecer o empate no encontro.
O Arouca está a dar o tudo por tudo para chegar ao empate, pressionando nesta altura a equipa da Académica
79' - Jorge Costa esgota as substituições, fazendo entrar Carreño para o lugar de Miguel Fidalgo, autor do primeiro golo dos estudantes.
77' - Olegário Benquerença mostra o cartão amarelo ao acabado de entrar Grilo.
74' - Esteve à beira o empate! Na grande área de Ricardo, Fernando cabeceou e por muito pouco o esférico não entrou na baliza dos estudantes.
73' - Reclamou-se penálti no Estádio Municipal de Arouca para os visitados por suposta mão de Orlando.
73' - Segunda alteração promovida por Jorge Costa. Sai Júnior Paraiba e entra Grilo.
Está relançada a partida. Quando tudo parecia perdido para a equipa do Arouca, este golo vem mudar o rumo dos acontecimentos e dar emoção ao encontro
68' -GOOOOOLO! Do Arouca, por Diogo
67' - Olegário Benquerença assinala uma grande-penalidade por falta de Orlando, que recebe cartão amarelo
62' - Jorge Costa faz a primeira alteração na sua equipa. Sai Diogo Valente, autor do segundo golo dos estudantes, e entra Amessan. Troca de avançado por avançado.
Não deve ter sido brando o treinador Jorge Costa ao intervalo, com os seus jogadores, que entraram com uma atitude completamente diferente neste segundo tempo
62' - Oportunidade para o Arouca! Esteve perto de reduzir a equipa nortenha, depois de um cabeceamento de Jorge Leitão, a cruzamento de Hélder Silva.
61' -GOOOOLO! Da Académica, por Diogo Valente. Grande golo do esquerdino, que amplia o marcador através de um remate em arco sem hipóteses remate, no lado esquerdo.
A Académica entrou neste segundo tempo com um ritmo totalmente diferente daquele que apresentou no primeiro tempo. Os jogadores do Arouca não conseguiram suster esta entrada de rompante dos estudantes e acabaram por sofrer um golo, estando nesta altura em desvantagem na eliminatória
56' - Primeira reação do Arouca ao golo sofrido. Diogo liberta-se dos adversários e remata por cima da baliza de Ricardo.
53'- Segunda alteração do Arouca. Entra Hugo Monteiro e sai Nené, visivelmente insatisfeito com a alteração efetuada por Henrique Nunes.
Primeira falha defensiva do Arouca. William fica estático perante a excelente movimentação de Miguel Fidalgo, que aproveita e inaugura o marcador no Estádio Municipal de Arouca
51' - GOOOOOLO! Da Académica, por Miguel Fidalgo
50' - Cruzamento de Pedrinho e Diogo Gomes surge na área e por muito pouco não coloca a bola dentro das redes da baliza de Marco
47' - Olegário Benquerença mostra o primeiro cartão da partida. Cartolina amarela para Diogo Gomes, por falta sobre Fernando.
17.00 - INÍCIO DA SEGUNDA PARTE
----------------------------------------------
Nulo que se aceita ao intervalo, nesta partida entre Arouca e Académica. Os estudantes passaram, no entanto, por alguns calafrios no primeiro tempo e parecem ter sido surpreendidos pela formação nortenha da Liga Orangina, comandada por Henrique Nunes.
16.46 - INTERVALO
----------------------------------------------
45' - Olegário Benquerença dá 1 minuto de compensação.
42' - Oportunidade para a Académica. Livre perigoso batido por Pape-Sow, mas Marco agarra o esférico.
40' - Substituição forçada na equipa do Arouca. Sai Kiko e entra Fernando.
A defesa da Académica está a ter grandes dificuldades em parar o ataque do Arouca, que, sempre em velocidade, tem criado lances de muito perigo.
30' - Excelente oportunidade para a Académica! A melhor dos estudantes até ao momento. Precipitação do guarda-redes do Arouca, que permitiu um rápido contra-ataque da Académica com Diogo Melo a cabecear ao lado.
Grandes dificuldades da equipa da Académica em demonstrar a sua superioridade. O Arouca está a dominar o encontro e por agora não se verificam as diferenças de potencial entre as duas formações
26' - Ocasião para o Arouca! Cabeceamento perigoso de William. O Arouca está a ameaçar seriamente a equipa de Coimbra.
23' - Oportunidade para a Académica! Cabeceamento perigosíssimo de Berger, a passar ao lado do poste esquerdo da baliza de Marco.
22' - Outra vez o Arouca! Espetacular jogada de contra-taque com os mesmos protagonistas de há minutos atrás. Cruzamento de Hélder Silva com novo cabeceamento, ao lado, de N'Jock.
O Arouca está a dar conta do recado, dividindo nesta altura o domínio do encontro com os estudantes.
11' - Mas que perigo! Novamente N'Jock a causar perigo, com um grande remate de pé-esquerdo à entrada da área.
10' - Oportunidade para o Arouca! Cabeceamento perigoso de N'Jock, depois de um bom cruzamento de Hélder Silva. O árbitro assinalou, no entanto, fora-de-jogo.
7' - Para já muito equilíbrio entre as duas equipas.
5' - Oportunidade para a Académica! Remate por cima de Diogo Melo.
Muito público no Estádio Municipal de Arouca, com muita comunicação social a acompanhar o encontro. Grande ambiente nas bancadas.
16.00 - INÍCIO DA PARTIDA!----------------------------------------------
Arouca e Académica encontram-se esta tarde na 1.ª mão da 2.ª fase da Taça da Liga. Os estudantes visitam a equipa da Liga Orangina como claros favoritos na eliminatória e com a pressão inerente a esse mesmo favoritismo, que pode ser aproveitado pela equipa de Henrique Nunes.
Para este encontro, o técnico Jorge Costa vai aproveitar para promover algumas estreias no 11 titular da sua equipa, tendo em conta também algumas baixas com que se tem de deparar nesta altura, nomeadamente a do senegalês Sougou.
No Arouca, a principal dor de cabeça para o treinador Henrique Nunes prende-se com a ausência do avançado Babanco, ao serviço da seleção de Cabo Verde.
Não fique de fora e acompanhe esta partida, em direto, com o Record.
Árbitro
Árbitro: Olegário Benquerença (AF Leiria)
Olegário Benquerença foi muito contestado, mas, pelo que se viu no campo, o Arouca não teve razões de queixa. Na primeira parte, não houve mão na bola de Orlando, o penálti foi bem assinalado e foi correcta a decisão de não validar o golo após lançamento directo de Hernâni à baliza.
Sem comentários:
Enviar um comentário