1 de maio de 2011

2010/11 - 28J - Marítimo 1 - Académica 0: Derrota e manutenção !!!

Marítimo 1 - Académica 0

Liga Zon Sagres - 28J
Estádio dos Barreiros 
01-05-2011 - 16H

Maritimo: Marcelo, Briguel, Roberge, Robson, Luciano Amaral, Rafael Miranda, Benachour, Alonso  (Tchô 86'), Danilo Dias (Ricardo Esteves 77'), Baba, Edinho (Heldon 61'))

Suplentes: Igor, João Guilherme, Luis Olim, Peçanha

Treinador: Pedro Martins

Académica: Peiser, Pedrinho, Berger, Luiz Nunes, Addy, Pape Sow, Diogo Melo (Éder 72'), Hugo Morais, Laionel, Miguel Fidalgo (Sissoko 63'), Diogo Valente (Hélder Cabral 53')

Suplentes: Ricardo, Bischoff, Grilo, Nuno Coelho

Treinador: Ulisses Morais

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Baba 4'm

Árbitro: Jorge Ferreira 
CA: Luiz Nunes (51), Alonso(56), Robson (76 e 89), Roberge (89), Benachour (90)
CV: Addy (48), Robson (89)

Espectadores: 2.150

Crónica


MF: O Marítimo venceu a Académcia (1-0) e de forma justa, mas sofrendo quando nada o fazia prever. Os locais podiam e deviam ter dilatado a vantagem que conseguiram logo aos três minutos, mas não o fizeram. A Académica, que ficou reduzida a dez elementos aos 49 minutos, pouco ou nada fez para chegar ao empate. Mas nos momentos finais ainda assustou a equipa da Madeira.

Marcar cedo, dá confiança e pontos. O Marítimo sabia que para ainda poder sonhar com um lugar europeu, necessitava de vencer a Académica. Assim, os pupilos de Pedro Martins entraram decididos a resolver a contenda a seu favor, perante uma Académica que surgiu algo apática. E tal adormecimento custou caro, pois logo aos três minutos, os madeirenses colocaram-se em vantagem, com um golo de Baba que aproveitou bem um excelente passe de Benachour.

Este golo deu ainda mais confiança aos verde-rubros que estiveram perto do 2-0, com Peiser a desviar para canto um excelente remate de Danilo Dias aos cinco minutos. Três minutos depois, Alonso num remate de primeira levou de novo o perigo à baliza dos estudantes. A formação de Coimbra só aos onze minutos deu um ar da sua graça, com Marcelo a falhar a intercepção num canto apontado por Laionel. Luíz Nunes colocou no meio da área, onde surgiu Miguel Fidalgo a rematar muito por alto. E ficou-se por aqui a equipa visitante.

À passagem do primeiro quarto-de-hora, Edinho chegou tarde a um bom cruzamento de Danilo Dias. Os homens da Madeira continuaram a dominar e viram até um lance ser anulado pelo árbitro Jorge Ferreira, após um cabeceamento de Benachour. Mas até ao intervalo, não mais produziram lances de grande perigo.

Expulsão de Addy complica ainda mais

O recomeço não trouxe alterações nas duas equipas. E foi de novo o Marítimo a entrar bem. Um bom passe de Benachour deu origem a um remate forte de Alonso, mas a bola saiu ligeiramente alta. Num lançamento de Benachour (quem poderia ser?), Danilo Dias leva a melhor em velocidade sobre Addy e cai à entrada da grande área. O auxiliar de Jorge Ferreira assinala a falta e Addy vê o cartão vermelho directo, ficando a equipa de Coimbra reduzida a dez jogadores.

Aos 60 minutos, uma vez mais Danilo Dias levou a melhor sobre Hélder Cabral e cruzou rasteiro para o segundo poste onde Alonso rematou para grande defesa de Peiser. Os estudantes tinham muitos problemas para sair em contra-ataque e a sua defesa via-se e desejava para travar. Ulisses Morais foi mexendo na sua formação, mas sem grande proveito. Só aos 69 minutos, em contra-ataque, a turma de Coimbra conseguiu sacudir a pressão dos maritimistas. Sissoko assistiu Diogo Melo mas este rematou rasteiro e fraco, permitindo a defesa de Marcelo Boeck. O Marítimo continuava à procura do 2-0, mas com mais cuidados defensivos. O técnico Pedro Martins retirou Danilo Dias e lançou Ricardo Esteves de forma a fechar mais o seu meio campo. Mesmo assim, aos 79 minutos, primeiro Luciano Amaral e depois Heldon, colocaram Peiser à prova com o guarda-redes da Académica a fazer mais duas boas defesas.

Robson tem uma palavra importante neste triunfo dos locais ao fazer uma falta cirúrgica que lhe valeu o segundo cartão amarelo e a expulsão aos 89 minutos, mas cortou o lance mais perigoso dos estudantes.

Vitória justa dos verde-rubros que apesar de tudo ainda acusaram algum nervosismo nos minutos finais, não arriscando muito, preferindo manter a vantagem. Benachour podia e devia descansar os adeptos já em tempo descontos, mas atrapalhou-se na hora do remate.

AAC-OAF10 anos seguidos na primeira divisão. Apesar de ter perdido este domingo, frente ao Marítimo, a Briosa aproveitou os resultados de terceiros para garantir matematicamente a manutenção no principal escalão do futebol português. Académica e Coimbra estão, por isso, em festa: são 10 anos seguidos no topo do futebol luso!

Golo madrugador de Baba derrota Académica

A Académica perdeu este domingo frente ao Marítimo por 1-0 em jogo disputado no Estádio dos Barreiros e que contou para a 28ª jornada da Liga ZON Sagres. Baba, logo aos três minutos, marcou o único golo do jogo numa partida onde os "estudantes" tiveram de jogar praticamente toda a segunda parte com 10, devido a expulsão de David Addy.

A história do jogo rapidamente se começou a escrever quando o avançado maritimista Baba inaugurou a contagem nos primeiros minutos. A Briosa ainda carregou em busca do empate e Miguel Fidalgo, aos 11 minutos, esteve bem perto de marcar mas o remate do 14 dos "estudantes" sairia muito por cima da baliza defendida por Marcelo Boeck.

Na segunda parte, a Académica ficou reduzida a dez, por expulsão de Addy, e as contas ficaram mais difíceis para Ulisses Morais que ainda colocou em campo Éder, Sissoko e Hélder Cabral, embora sem efeitos práticos. Até final, registo para um remate portentoso de Habib, na sequência de um livre directo, que tirou tinta ao poste da baliza do Marítimo.

Com o desenrolar da partida, os homens da casa aproveitaram o balanceamento do sector ofensivo da Académica para colocar em sentido Peiser, mas o guardião da Briosa mostrou-se, mais uma vez, muito seguro.

A Académica sai dos Barreiros com uma derrota por 1-0 sendo que na próxima jornada recebe o Sp. Braga.


Destaques


Benachour: a arte de bem jogar
É um dos reforços de Inverno e por ele passa todo o futebol ofensivo do Marítimo. Benachour joga e faz jogar. Sempre a pautar o jogo da formação verde-rubra. Foi seu o passe para o golo de Baba e esteve perto de marcar mas desperdiçou o 2-0 já em tempo de descontos.

Baba continua a facturar
O avançado senegalês continua a facturar. Esta tarde somou o seu 11º golo na I Liga e abriu caminho para a vitória. Sempre em acção deu que fazer à defesa de Coimbra, nunca desistindo dos lances. Combinou bem com Edinho e Danilo Dias.

Danilo Dias irrequieto
O extremo brasileiro pela sua velocidade e técnica. Addy sentiu muito problemas para parar Danilo Dias, mesmo que este não tenha contado com muito apoio do seu lateral direito Briguel. Alguns dos melhores cruzamentos foram seus. Foi sobre si que Addy cometeu falta que lhe valeu a ordem de expulsão.

Peiser foi evitando o pior
Sofreu um golo bem cedo. Mas Peiser foi evitando o pior para a sua equipa, quer na primeira parte, quer no segundo tempo quando a Académica ficou reduzida a dez elementos. Atento e mostrando o porquê de ser um dos melhores da Liga na baliza.Benachour: a arte de bem jogar
É um dos reforços de Inverno e por ele passa todo o futebol ofensivo do Marítimo. Benachour joga e faz jogar. Sempre a pautar o jogo da formação verde-rubra. Foi seu o passe para o golo de Baba e esteve perto de marcar mas desperdiçou o 2-0 já em tempo de descontos.

Baba continua a facturar
O avançado senegalês continua a facturar. Esta tarde somou o seu 11º golo na I Liga e abriu caminho para a vitória. Sempre em acção deu que fazer à defesa de Coimbra, nunca desistindo dos lances. Combinou bem com Edinho e Danilo Dias.

Danilo Dias irrequieto
O extremo brasileiro pela sua velocidade e técnica. Addy sentiu muito problemas para parar Danilo Dias, mesmo que este não tenha contado com muito apoio do seu lateral direito Briguel. Alguns dos melhores cruzamentos foram seus. Foi sobre si que Addy cometeu falta que lhe valeu a ordem de expulsão.

Peiser foi evitando o pior
Sofreu um golo bem cedo. Mas Peiser foi evitando o pior para a sua equipa, quer na primeira parte, quer no segundo tempo quando a Académica ficou reduzida a dez elementos. Atento e mostrando o porquê de ser um dos melhores da Liga na baliza.


Opiniões


Pedro Martins: «Fomos displicentes na finalização»

[Foi um festival de golos perdidos?]
«É verdade. Penso que fizemos um bom jogo mas fomos algo displicentes, principalmente, na segunda parte. Criámos muitas oportunidades e não as marcámos. Enfim, valeram os três pontos. Em meu ver, fizemos uma primeira parte de grande qualidade e a segunda quando estava tudo mais facilitado, complicamos em determinados momentos, pois poderíamos ter acabado com o jogo mais cedo».

[O Marítimo continua a ter dificuldade em marcar quando joga sem Kléber?]
«Não. Já jogámos com o Kléber e também falhámos oportunidades. Estaria mais preocupado se não conseguíssemos criar as oportunidades. Hoje houve alguma displicência e também mérito do guarda-redes da Académica que fez várias defesas de grande qualidade».

[Na próxima jornada terá de armar a defesa com novos centrais]
«Temos jogadores com qualidade. Há mais gente que tem potencial para jogar e não me aflige isso. Sobre quem poderá jogar, todos tem condições para jogar e já o demonstraram».

[Quais são os comportamentos que o afligem?]
«Não é falta de empenhamento, mas hoje não deveríamos sofrer tanto. Houve alguma displicência no momento da finalização e hoje deveríamos ter feito mais golos».

Ulisses Morais: «Deitámos tudo a perder num lance individual»

«Primeiro quero dar os parabéns ao Marítimo, por ter ganho. Sabíamos que iria ser um jogo de grande dificuldade e qual o plano para anular o espaço morto onde o Marítimo joga muito bem e, não tendo erros individuais, poderíamos criar alguma ansiedade no adversário e algum mal-estar, colocando o jogo a nosso favor. Mas entrámos mal e deitámos tudo a perder num lance individual. Ao intervalo fizemos ver que teríamos hipóteses de corrigir mas infelizmente não estivemos muito tempo com onze jogadores, a meu ver, de forma tremendamente injusta. Depois, conseguimos revoltar-nos. Colocando a nossa baliza em perigo, apostámos no empate, mesmo com menos um jogador. Infelizmente não foi possível. De qualquer forma quero dar os parabéns ao Marítimo, reconhecendo que não foi o jogo mais feliz que fizemos».

[A permanência ainda não está assegurada]
«Hoje estamos com 99,9 por cento com o objectivo alcançado e quero dar os parabéns aos meus jogadores pelo trabalho realizado nestes dois meses. Um dia menos bom acontece a todos, jogadores e treinadores. Não estou satisfeito com o que aconteceu aqui hoje no jogo, mas foram eles que me ajudaram a conseguir alcançar o objectivo que tracei aquando da minha chegada a Coimbra. Estamos muito próximos de o alcançar e não o fiz sozinho. Acredito e confio nos jogadores para o futuro que falta».



Lances Chave

6' | Benachour ganha espaço na direita e cruza para Danilo Dias, que obriga Peiser a defesa apertada.

12' | Marcelo falha a intercepção de um canto e a bola sobra para Luiz Nunes, que, de cabeça, deixa para Miguel Fidalgo falhar a emenda à boca da baliza.

49' | Lance entre Addy e Danilo Dias, com o brasileiro a cair à entrada da área e o árbitro a expulsar o ganês de forma precipitada.

60' | Danilo Dias faz um passe atrasado para Alonso, saindo o remate para nova grande defesa de Peiser, a evitar o 2-0.

69' | Diogo Melo, solto na área madeirense, dispara frouxo e desperdiça a melhor ocasião para empatar.

90'+1' | Heldon isola Benachour, que perde espaço e deixa escapar a bola pela linha de fundo.


Minuto a minuto


FINAL DO JOGO! Marítimo - 1 Académica - 0: vitória justa do Marítimo que podia e devia vencer de forma mais folgada. A Académica reduzida a dez elementos também pouco ou nada conseguiu fazer para empatar. Mas Robson foi muito inteligente ao fazer uma falta sobre Éder, que lhe valeu a expulsão, naquela que poderia ser uma jogada para a Académica chegar ao empate.

90' CARTÃO AMARELO para Selim Benachour (Marítimo ) por demorar a reiniciar o jogo.
90' Incrível perdida de Benachour: contra-ataque conduzido por Heldon, Benachour finta um defesa, mas atrapalha-se na hora do remate. Tinha tudo para fazer o 2-0.
90' Mais três minutos...
89' Dez para dez para os minutos finais...
89' SEGUNDO CARTÃO AMARELO para Robson (Marítimo ) por falta sobre Éder que estava isolado.
89' CARTÃO AMARELO para Roberge (Marítimo ): também falha o próximo jogo em Portimão.
86' SUBSTITUIÇÃO Marítimo . Sai Alonso entra Tchô
79' Lance individual de Luciano Amaral para defesa de Peiser.
79' Heldon após recuperar a bola volta a rematar forte, mas Peiser uma vez mais defende para canto.
77' Livre perigoso contra o Marítimo, na zona frontal.
77' Muitos assobios para esta mudança de Pedro Martins por parte dos adeptos locais.
77' SUBSTITUIÇÃO Marítimo . Sai Danilo Dias entra Ricardo Esteves
76' O central do Marítimo falha o jogo da próxima jornada com o Portimonense.
76' CARTÃO AMARELO para Robson (Marítimo ) por falta sobre Éder.
72' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Diogo Melo entra Éder
69' Contra-ataque da Académica, com Sissoko a assistir Diogo Melo, mas este remata fraco para defesa de Marcelo Boeck.
65' CARTÃO AMARELO para Danilo Dias (Marítimo ) por simulação.
63' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Miguel Fidalgo (muito assobiado) entra Sissoko
61' SUBSTITUIÇÃO Marítimo . Sai Edinho entra Heldon
60' Danilo Dias, uma vez mais, leva a melhor sobre Helder cabral, cruza rasteiro e Alonso remata de primeira mas Peiser salva e defende.
60' O 2-0 esteve mais uma vez à vista...
56' CARTÃO AMARELO para Alonso (Marítimo ) por protestos.
54' Danilo Dias, uma vez mais em velocidade, cruza mas Edinho chega tarde.
53' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Diogo Valente entra Hélder Cabral
51' CARTÃO AMARELO para Luiz Nunes (Académica ): falha o jogo da próxima jornada, com o Sp. Braga.
50' Edinho atirou contra a barreira, passou o perigo...
49' Livre perigoso para o Marítimo...
48' CARTÃO VEMELHO para Addy (Académica ) por falta sobre Danilo.
48' Passe de Benachour para Danilo Dias e este cai na área. O auxiliar dá sinal a Jorge Ferreira que há falta mas fora da área e Addy vê o cartão vermelho.
47' Mais um bom passe de Benachour, com Alonso a rematar de primeira da esquerda, mas por alto.
46' RECOMEÇA A PARTIDA, ainda sem alterações.
45' INTERVALO NA PARTIDA ENTRE Marítimo e Académica: vantagem que se aceita e o Marítimo até já poderia ter dilatado o marcador. A Académica tentou, mas não conseguiu reagir. Os estudantes só tiveram um lance de perigo para a baliza de Marcelo Boeck. Benachour tem comandado o futebol ofensivo dos madeirenses que tem faltado apenas na eficácia.
37' Cruzamento rasteiro de Danilo Dias e Pedrinho corta para canto, com Edinho por perto.
31' Gritou-se golo nos Barreiros, mas foi anulado. Livre de Alonso e Benachour marca mesmo de cabeça, mas estava em posição irregular.
27' Boa combinação de Benachour com Luciano Amaral e este a rematar forte, com muito efeito e a bola a passar muito perto da baliza de Peiser.
26' Remate de Edinho, com pouca força, para defesa fácil de Peiser.
24' Trabalho individual de Danilo Dias que à entrada da área remata rasteiro mas mal , ao lado.
21' Roberge falha um corte, Miguel Fidalgo vai para a área, mas Robson emenda bem o seu companheiro e cede canto.
19' Livre de Diogo Melo, mas a defesa madeirense corta para canto.
15' Grande jogada de Danilo Dias que cruza da esquerda, mas Edinho chega tarde e não consegue o cabeceamento para o golo.
11' Canto da esquerda marcado por Laionel, Marcelo Boeck falha a saída, Luíz Nunes mete no meio da pequena área pequena e Miguel Fidalgo remata muito por alto, quando tinha tudo para empatar.
8' Grande remate de Alonso de primeira, ainda longe da baliza, e a bola sai ligeiramente por cima da barra.
7' Os madeirenses entram a todo o vapor, perante uma Académica que parece adormecida.
5' Grande passe de Benachour e remate de primeira de Danilo Dias, mas Peiser defende par canto. Esteve à vista o 2-0.
3' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! MARÍTIMO ! 1-0 por Baba: assistência de Benachour a isolar Baba que, perante a saída de Peiser, bate rasteiro sem hipótese de defesa para o guarda-redes da Académica.
1' COMEÇA A PARTIDA ENTRE Marítimo e Académica, saiu a equipa da casa.


Árbitro


Jorge Ferreira - nota: 3

O juiz minhoto expulsou indevidamente Addy num lance que pode ter tido alguma influência no jogo, pois os estudantes foram obrigados a um esforço suplementar. Começou permissivo no capítulo disciplinar e acabou autoritário; no capítulo técnico, foi uma desgraça, marcando o que não devia e apitando quando o jogo devia prosseguir. Anulou um golo a Benachour por fora-de-jogo, naquela que terá sido a sua única decisão importante acertada. De segunda linha!

Sem comentários:

Enviar um comentário