13 de fevereiro de 2012

2011/12 - 18J - Académica 0 - Gil Vicente 2: Académica continua a afundar-se no campeonato!


nº espectadores: 5312
nota para João Capela: 3
melhor do Gil Vicente: Adriano
melhor da Briosa: Marinho

Crónica 

AAC-OAF: A Académica perdeu na noite desta segunda-feira com o Gil Vicente por 2-0 em partida que contou para a 18ª jornada da Liga ZON Sagres. Os comandados de Pedro Emanuel tiveram bastantes dificuldades para superar a defensiva gilista mas não deixa de ser verdade que o encontro esteve muitas vezes parado, com os jogadores forasteiros a necessitarem, inúmeras vezes, de assistência médica.

Após o apuramento para a final da Taça de Portugal, foram 5312 os espectadores que marcaram presença no recinto da Briosa isto num dia em que a Académica voltou a provar a sua matriz solidária com a recolha de cerca de três mil toneladas de alimentos para instituições de solidariedade.

Sem mexer no onze que entrou em Santa Maria da Feira, Pedro Emanuel viu a sua equipa ir para intervalo a perder 1-0 e já com as três alterações feitas. O timoneiro da Briosa certamente não estaria a gostar do que estava a ver mas a verdade é que a partir desse momento os "estudantes" empolgaram-se e estiveram perto do empate.

Edinho, na etapa complementar, poderia ter conferido justiça ao marcador mas o guardião do Gil Vicente, Adriano, respondeu à altura com uma excelente defesa. A perder, a Briosa tudo fazia para tentar marcar mas num contra ataque seria Hugo Vieira a sentenciar o encontro com o 2-0.

Com esta derrota, a Académica é ultrapassada pelo Gil Vicente na tabela classificativa e na próxima ronda desloca-se à Madeira para defrontar o Nacional.

O JOGO: FC Porto, Sporting e, agora, a Académica. Na bolsa das apostas, o Gil figurava, seguramente, como o elo mais fraco mas revelou o contrário, ao surpreender dentro de campo. Performances que conduzem o emblema minhoto ao sensacional sétimo lugar da Liga à custa de uma Académica que até tinha tudo para vencer: motivação, porque acabara de se apurar para a final do Jamor, 43 anos volvidos desde a derradeira participação; e estatística, que revelava uma equipa cem por cento vitoriosa frente aos gilistas, e que nunca perdera um jogo à... segunda-feira, esta temporada.

As voltas seriam trocadas pelos suspeitos do costume: na defesa, Cláudio continua a facturar - já leva sete, tantos como as "estrelas" Hulk e Wolfswinkel - e, no ataque, Hugo Vieira continua a exibir-se a um nível acima da média. Mas estas duas unidades apenas se evidenciaram num todo harmónico e afinadinho. Paulo Alves foi inteligente ao colocar dois alas - Rodrigo Galo, na direita, e Richard, na esquerda - que souberam não só impedir as descidas aos laterais da Académica como ajudaram a erguer um muro de cinco elementos no miolo, que manietou, por completo, o futebol pensante academista. Sem ideias, nem espaços, Pedro Emanuel, exasperado, arriscou ao tirar três de uma assentada logo aos 36', com a sua equipa perdida e a perder. Os resultados viriam após o reatamento, com uma equipa mais viva e, finalmente, a carrilar futebol pelos seus alas. Apesar de uma atitude mais condigna, o Gil vacilou, mas não caiu, denotando uma matreirice só ao alcance dos versados na matéria. O segundo golo é espelho disso mesmo.

MF: Segunda vitória consecutiva para Paulo Alves na Liga, com um triunfo pelo meio em Alvalade para a Taça da Liga, depois do sensacional 3-1 sobre o F.C. Porto, em Barcelos. O Gil Vicente está bem e recomenda-se, continua a trepar na classificação e já chegou ao sétimo lugar, ultrapassando justamente a Briosa e também o Olhanense. 

Os estudantes chumbaram, assim, no regresso ao campeonato depois de garantida a presença no Jamor, numa campanha que tem atenuado um percurso na Liga que começou a todo o gás mas regista acentuado declínio nas últimas semanas.

Prova disso é o facto de a equipa já ter estado no sexto lugar, ainda há pouco tempo (da 12ª à 14ª jornada), tendo-se deixado transpor pelos de Olhão mas também pelo V. Guimarães e agora pelos «galos» de Barcelos. O ocaso não pode ser dissociado de uma menor eficácia em casa, onde os estudantes não ganham para o campeonato desde 26 de Setembro.

Por ironia, na altura em que os gilistas venceram fora pela última vez, na sexta jornada, também a Académica obteve a derradeira vitória em casa. Há quase cinco meses. Mais curioso ainda: o Gil nunca tinha conseguido sair, sequer, com um ponto de Coimbra!

Gil personalizado, Briosa perdida em campo

O Gil mostrou desenvoltura desde o primeiro minuto, com um futebol prático e objectivo, a respirar confiança por todos os poros. Processos simples, eficazes e sempre com a baliza em mira. E se não foi possível criar perigo de bola corrida, então foi de um lance de bola parada que os homens de Paulo Alves abriram o marcador.

Mais uma vez, Cláudio fez uso da sua especialidade e voltou a marcar perante a passividade da equipa da casa. A Académica, que parecia ter iniciado o encontro já sobre brasas, ainda ficou mais aflita, lançando-se numa procura balbuciante pelo empate. Pedro Emanuel não gostou do que viu e perdeu a paciência.

De uma assentada, mudou três unidades, se calhar porque não podia mudar a equipa toda, e apostou no risco máximo, imitando José Mourinho, mas também Jorge Costa, ao comando da Briosa, há duas épocas, em Aveiro. A equipa ficou manifestamente mais ofensiva, com Danilo, David Simão e Edinho. Faltava o resto.

Marinho caiu na área, depois de um ligeiro toque de Paulão, logo a reabertura do jogo e a baliza de Adriano ficou, por fim, debaixo de fogo. Edinho viu Adriano negar-lhe o golo com uma grande defesa e, em pouco minutos, os estudantes faziam mais do que haviam feito em toda a primeira parte.

Hugo Vieira falhou o segundo por uma unha negra e, na resposta, Edinho voltou a estar perto do golo. Animava-se a partida e crescia a incerteza no resultado. Até que Hugo Vieira, depois das ameaças, resolveu passar aos actos. Acabava o jogo, com o segundo do Gil, que aproveitou ainda para estrear César Peixoto.

Opiniões

Pedro Emanuel, treinador da Académica, depois da derrota, esta segunda-feira, em Coimbra, frente ao Gil Vicente:

«A pior exibição da época? Se quisermos ir por ai, é capaz de ter sido. Nem houve exibição. O importante é realçar que, apesar de resultado, o público esteve extraordinário no apoio e confiança transmitida à equipa. Não foi por ai que perdemos. Foi sim devido à atitude e abordagem feita ao jogo. Falhou muita coisa. O balneário tem essa noção. Foi uma lição para todos nós e eu, como responsável pela equipa, tenho de dar a cara. As três substituições seguidas? Não interessa essa análise, não foram os três jogadores que saíram os responsáveis. É uma dinâmica colectiva. Estávamos demasiado passivos, queríamos mexer com o jogo. Se tivermos esta abordagem, todos os jogos vão ser difíceis. Estes jogadores sabem a sua forma de estar, de trabalhar, e a sua humildade, mas hoje não se proporcionou. Já fizeram grandes exibições e colocaram a Académica onde está hoje. Vamos acreditar que foi um mau dia, temos uma folga, e, na quarta, estaremos prontos para trabalhar para enfrentar o Nacional. Deslumbramento? É natural, foi um feito histórico para o clube e cidade [o regresso ao Jamor]. Todos vivemos essas emoções fortes. Esse é um factor, entre outros. Se os fossemos enumerar a todos, não chegavam os dedos das mãos.»

Paulo Alves, treinador do Gil Vicente, depois da vitória, esta segunda-feira, em Coimbra, sobre a Académica:

«Vínhamos com o propósito de tentar ganhar onde o Gil, pelos vistos, nunca tinha ganho. Sabíamos do valor do adversário, naturalmente muto motivado pela chegada ao Jamor, e tínhamos de ser extremamente competentes em todos os aspectos. Assim fomos. É uma vitória saborosíssima e justa. Fomos a melhor equipa em campo, marcámos quando tínhamos de marcar, defender quando foi preciso, e soubemos gerir os tempos de jogo. A Académica lutou mas teve uma oportunidade apenas, num cabeceamento do Edinho, para defesa do Adriano.

[Para onde vai este Gil?] Para Barcelos [risos], para recuperar, e jogar no sábado com o Braga. Não temos plano traçado nem objectivos que não sejam manter este grupo na Liga. Depois logo se verá. Vamos caminhando nesse sentido e o que nos move é, em cada jogo, somar pontos. Vamos tentar voltar a fazê-lo no sábado, para assegurar um patamar que queremos. Este é um grupo que trabalha muito, apesar da juventude e inexperiência na Liga.

[Está surpreendido?] Não, porque conheço estes jogadores e o potencial da equipa. Se me dissessem, há umas semanas, que iríamos vencer o Porto, o Sporting, chegar às meias-finais da Taça da Liga e ter 22 pontos neste momento, se calhar, isso não estaria nas minhas perspectivas, pela imaturidade da equipa. Mas sou um homem de convicções e ambições, acreditando que é possível fazer sempre melhor. É isso que digo aos meus jogadores. Há aqui gente de quem vão ouvir falar de certeza no futuro.»

Diogo Valente, extremo da Académica de Coimbra, em declarações à SporTv após a derrota em casa diante do Gil Vicente:

«A primeira parte foi muito má. Foi talvez a pior amostra da época. O Gil marcou na primeira vez que foi à nossa baliza. Na segunda parte corrigimos, mas eles voltaram a ser perigosos no contra-ataque. O campeonato está muito equilibrado. O mister alertou-nos e disse que depois da euforia podia vir um dia mau. Não há muito a dizer. Temos de ser mais fortes no próximo jogo.» 

Destaques

A figura: Hugo Vieira

Esteve próximo do segundo golo para o Gil, primeiro num remate a rasar o poste esquerdo da baliza de Peiser e, já na segunda parte, num lance que acabou com a bola ao ferro depois de ter passado pelo guardião francês. À terceira foi de vez. Novamente pela direita, novamente depois de passar por Peiser. Matou o jogo, com um golo bem porfiado.

O momento: o segundo do Gil

Estava a partida a ficar animada, com os estudantes a conseguirem, finalmente, acercar-se da baliza de Adriano como lhes era exigido, quando, num contra-ataque, Hugo Vieira resolveu a partida com o segundo da noite para os barcelenses.

Outros destaques:

Cláudio

Impressionante marca de golos para um central: sete na Liga e mais dois na Taça da Liga. Foi nesta última competição, de resto, que veterano brasileiro deu nas vistas ao apontar o golo que eliminou o Sporting e qualificou, em simultâneo, os barcelenses para as meias-finais. Em Coimbra, voltou a aproveitar uma situação de bola parada para agitar as redes, com um cabeceamento fulminante.

Edinho

Agitou as águas paradas do ataque estudantil e fez mais em meia dúzia de minutos em campo do que Fábio Luís durante quase toda a primeira parte. Só não marcou na primeira oportunidade porque Adriano mostrou reflexos, mas continuou com a mira apontada à baliza do Gil, sempre muito acutilante.

Adriano

Os jogos ganham-se com golos mas os pontos também se garantem com grandes defesas. Nesse particular, Adriano foi como um «carrasco» para a Académica, tal a frequência com que evitou males maiores para as suas redes. Que o diga Edinho, que viu o brasileiro voar para lhe negar dois golos certos. 

Académica

Abdoulaye 5 - Não tão bem como noutras noites, mas não deixou de ser eficaz em quase todas as acções que protagonizou.

Marinho 5 - Mais dinâmico após o descanso. Deu que fazer a João Pedro e bem tentou remar contra a maré. Só faltou mais qualidade no cruzamento.

Diogo Valente 6 - Esteve melhor após o intervalo. Fez um cruzamento certeiro que Edinho desaproveitou e ele próprio viu Rodrigo Galo negar-lhe o empate.

David Simão 5 - Saltou do banco quando a situação já era complicada. Não teve medo de ter a bola.

Edinho 6 - Não fez qualquer golo, é certo, mas foi quem andou mais próximo de o fazer. Num dos lances Adriano fez uma defesa estupenda.

Minuto a minuto

90' FINAL DO JOGO! Académica - 0 Gil Vicente - 2. Os minhotos sobem ao sétimo lugar da Liga, a Académica não vence há seis jogos. Golos de Cláudio e Hugo Vieira na noite fria de Coimbra
90' BELA DEFESA DE ADRIANO!! Agora a pontapé de Danilo!
90' Quatro minutos de descontos.
90' Dois bons pormenores de César Peixoto. Belo pé esquerdo
88' Tudo decidido em Coimbra. A Académica parece conformada
88' CARTÃO AMARELO para David Simão (Académica )
85' Bom corte de Paulão, perante a ameaça de Edinho
84' SUBSTITUIÇÃO Gil Vicente . Sai Hugo Vieira entra César Peixoto
83' César Peixoto vai estrear-se com a camisola do Gil Vicente.
77' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! GIL VICENTE ! 0-2 por Hugo Vieira. Brilhante lance de contra-ataque! Passe de André Cunha, o avançado isola-se e agora finaliza com muita classe!
76' CARTÃO AMARELO para Rodrigo Galo (Gil Vicente ) por falta sobre David Simão
75' 5312 espectadores em Coimbra. Números oficiais!
73' Rodrigo Galo salva o Gil Vicente!! Diogo Valente perto do golo!
72' Paulão cabeceia perto da baliza da Académica! Lance perigoso
71' SUBSTITUIÇÃO Gil Vicente . Sai Daniel entra Zé Luís
68' Marinho cruza na direita, Paulão afasta de cabeça!
67' Diogo Valente bate mal!
67' Canto para a Briosa... sobem os centrais.
66' O intervalo fez bem à Académica, mas o Gil Vicente continua muito bem no jogo
62' Bom pontapé de Edinho! O avançado da Académica roda sobre si e remata rente ao poste!
61' HUGO VIEIRA AO POSTE!!! O avançado do Gil isola-se, dribla para a direita e atira ao ferro!! Peiser estava batido!
57' GRANDE DEFESA DE ADRIANO FACCHINI!! Centro de Diogo Valente, Edinho cabeceia para golo, mas o guarda-redes do Gil faz uma defesa do outro mundo!!
55' CARTÃO AMARELO para Abdoulaye Ba (Académica )
52' Canto de Richard na direita, afastado por Peiser a soco!
47' CARTÃO AMARELO para Marinho (Académica ) por suposta simulação na área gilista
46' RECOMEÇA A PARTIDA
45' SUBSTITUIÇÃO Gil Vicente . Sai Halisson entra Paulão
45' INTERVALO NA PARTIDA ENTRE Académica e Gil Vicente. O Gil continua a capitalizar o moral e vence e convence em Coimbra. A Académica tem revelado grande dificuldades para inverter os acontecimentos e Pedro Emanuel até já fez três substituições de uma vez!
45' CARTÃO AMARELO para Daniel (Gil Vicente )
44' Dois minutos de compensação...
40' HUGO VIEIRA FALHA O SEGUNDO POR UM TRIZ!!! O avançado gilistas, depois de jogada individual, ganha um ressalto, na meia-lua, e dispara sem hesitar, levando a bola a centímetros do poste esquerdo da baliza de Peiser!!!
36' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Fábio Luís entra Edinho
36' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Hugo Morais entra David Simão
36' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Diogo Melo entra Danilo
34' Pedro Emanuel prepara-se para fazer três substituições de uma assentada!
33' Agora é André Cunha que fica no chão...
30' Fábio Luís, de cabeça, ao lado!
28' Livre para a área do Gil, despeja Adriano com os punhos!
28' A Académica parece perturbada e incapaz de criar perigo!
26' Livre de Diogo Valente para a área, há um leve desvio de cabeça, mas a bola sai ao lado!
22' A Académica tenta reagir ao golo mas não tem soluções.
16' Hugo Vieira está caído no relvado há minutos mas nem o árbitro interrompe o jogo, nem a Académica ou o Gil atiram a bola para fora!
13' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! GIL VICENTE ! 0-1 por Cláudio. Mais um golo do central voador, o sétimo já nesta Liga, a cabecear à vontade na sequência de um livre de Galo, do lado esquerdo!!!
10' Finalmente, uma tentativa de remate, de André Cunha... muito torto!
7' Ainda não há remates, joga-se, sobretudo, a meio-campo...
4' Muito equilíbrio, para já.
1' COMEÇA A PARTIDA ENTRE Académica e Gil Vicente
0' Reentram as equipas, o jogo está prestes a começar!
0' Mas os comandados de Pedro Emanuel têm contas mais recentes a acertar, por força da derrota na primeira volta, em Barcelos, por 2-0.
0' No último embate, na Lusa Atenas, a Briosa venceu por 3-2, em 2005, em partida a contar para a quarta eliminatória da Taça de Portugal.
0' O histórico de jogos entre estudantes e gilistas é curto ¿ apenas quatro encontros em Coimbra e outro nos arredores, em Taveiro ¿, mas os da casa detêm o pleno: cinco vitórias.
0' Os gilistas estão, assim, a apenas um ponto dos estudantes, o que faz deles um adversário directo no encontro desta segunda-feira.
0' Quanto aos «galos», têm andado pelo meio da tabela, mas conseguiram ganhar algum terreno graças à vitória (3-1) sobre o F.C. Porto, juntando-lhe, ainda, na semana passada, o triunfo em pleno Estádio José Alvalade que atirou o Sporting para fora da Taça da Liga.
0' Já em termos absolutos, o último triunfo dos comandados de Pedro Emanuel na Liga remonta a 12 de Dezembro, no Algarve, frente ao Olhanense.
0' O ocaso não pode ser dissociado de uma menor eficácia em casa, onde os estudantes não ganham para o campeonato desde 26 de Setembro.
0' Prova disso é o facto de a equipa de a equipa já ter estado no sexto lugar, ainda há pouco tempo (da 12ª à 14ª jornada), tendo-se deixado ultrapassar pelos de Olhão mas também pelo V. Guimarães.
0' Este jogo marca também o regresso da Briosa ao Campeonato depois de garantida a presença no Jamor, numa campanha que tem atenuado um percurso na Liga que começou a todo o gás mas regista um declínio nas últimas semanas.
0' Sandro, operado esta segunda-feira, Luís Carlos e João Vilela, igualmente lesionados, também falham a partida.
0' Assim, Jorge Batista dá lugar a Murta como guarda-redes suplente, enquanto Júnior Caiçara falha a partida por castigo. No ataque, há também uma troca, com Yero a render o lesionado Roberto.
0' De resto, após um último treino na manhã desta segunda-feira, Paulo Alves divulgou uma convocatória com três alterações em relação ao jogo com o Sporting, da Taça da Liga.
0' Do lado do Gil Vicente, o maior destaque vai para a estreia de César Peixoto, que trocou o Benfica pelos barcelenses no final de Janeiro. O esquerdino vai começar o jogo no banco.
0' Finalmente, Éder, mantém-se suspenso pela direcção e agora até está a recuperar de uma lesão.
0' Diogo Gomes, Orlando, João Real e Saulo são as ausências por lesão, ao passo que Fábio Santos, João Dias, Mvom, Nivaldo e Willian Araújo ficam de fora por opção.
0' Os regressos do médio Flávio Ferreira, após castigo, e do avançado Rui Miguel constituem a nota de maior relevo na lista de convocados da Académica para esta partida. Em contrapartida, os defesas João Dias e Reiner Ferreira foram preteridos, isto em relação ao último jogo dos estudantes, em Santa Maria da Feira, para a Taça de Portugal.
0' O árbitro da partida é João Capela, de Lisboa, e será auxiliado por Nuno Pereira e Tiago Rocha. O quarto árbitro será Hugo Silva.
0' GIL VICENTE: Adriano; Daniel Faria, Cláudio, Halisson e João Pedro; Luís Manuel; Pedro Moreira e André Cunha; Rodrigo Galo, Hugo Vieira e Richard. SUPLENTES: Murta, Paulão, Guilherme, Mauro, César Peixoto, Zé Luís e Tó Barbosa.
0' ACADÉMICA: Peiser; Cédric, Abdoulaye, Habib e Hélder Cabral; Diogo Melo, Adrien e Hugo Morais; Marinho, Fábio Luís e Diogo Valente. SUPLENTES: Ricardo, Flávio Ferreira, David Simão, Danilo, Magique, Rui Miguel e Edinho.
0' Como vem sendo hábito em Coimbra, as equipas oficiais chegam cedo!
0' Os estudantes, actualmente em oitavo lugar, com 20 pontos, espreitam a oportunidade de subir uma posição na tabela (o Olhanense tem apenas mais um ponto), enquanto os gilistas, imediatamente abaixo, com 19, podem subir dois degraus, em caso de vitória.
0' Boa noite. Bem-vindos ao encontro de encerramento da 18ª jornada da Liga, entre a Académica e o Gil Vicente, em Coimbra, para acompanhar, ao minuto, no Maisfutebol. Fique ligado!

Árbitro

João Capela - nota 3 - 

Sem comentários:

Enviar um comentário