Sporting a sonhar com a Liga dos Campeões
Em Alvalade o tempo exige que se curem as feridas abertas em Bilbau, onde o sonho de mais uma final europeia caiu por terra nos últimos minutos. A Europa acabou e agora a hora é de apontar baterias a um objetivo que chegou a ser utópico: a Liga dos Campeões.
A verdade, é que em caso de vitória o Sporting fica a três pontos do SC Braga e com a possibilidade de chegar, por si só, ao 3º posto, uma vez que a última ronda reserva um escaldante Sporting x SC Braga na capital.
Académica com a «corda na garganta»
Quanto à Académica de Coimbra vai entrar em campo com a descida de divisão como cenário bem real. A vitória do Feirense na Marinha Grande, por 0x4, atirou a equipa de Pedro Emanuel para o penúltimo lugar, a um ponto dos fogaceiros, pelo que a Briosa luta desesperadamente por fugir à despromoção, coisa que não sucede há 12 anos.
Sem vencer há 15 jogos, a derrota na última jornada, em casa, frente ao SC Olhanense (0x1) deixou os ânimos exaltados em Coimbra, pelo que a partida desta noite, em Alvalade, se afigura tão difícil quanto vital para o futuro de uma equipa que a 20 de maio vai defrontar este mesmo Sporting, no Jamor, na final da Taça de Portugal.
Saldo positivo para os leões
O saldo nos embates entre as duas formações é amplamente favorável aos leões, que em 119 jogos frente aos «estudantes» venceu 81 jogos contra 15 vitórias da Académica. Quanto aos encontros em Alvalade, o Sporting venceu 45 dos 59, sendo que a Académica somou seis triunfos em casa dos leões.
Saldo positivo para os leões
O saldo nos embates entre as duas formações é amplamente favorável aos leões, que em 119 jogos frente aos «estudantes» venceu 81 jogos contra 15 vitórias da Académica. Quanto aos encontros em Alvalade, o Sporting venceu 45 dos 59, sendo que a Académica somou seis triunfos em casa dos leões.
_________________________________________________________________________________
Sporting: dar seguimento às vitórias no campeonato, somando a quinta consecutiva, é o objetivo do leão, concentrado agora em exclusivo na prova, depois da eliminação nas meias-finais da Liga Europa. O terceiro lugar, afinal, já não está tão longe e, em caso de vitória sobre a Académica, basta superar FC Porto (Dragão) e Sp. Braga (Alvalade). Também o quarto posto ficará praticamente garantido.
Académica: cinco derrotas seguidas, associadas à vitória do Feirense nesta ronda, empurraram os estudantes para a zona de despromoção. A contestação tem subido de tom e o espetro da descida é cada vez mais incómodo. Pedro Emanuel diz que tem faltado a sorte do jogo, mas a Académica continua a depender só de si para ficar na Liga.
Ausências
Sporting: Rodríguez e Rinaudo são as baixas conhecidas, por lesão.
Académica: Orlando, Éder, Pape Sow, Reiner e Diogo Gomes estão lesionados, enquanto Flávio e Hélder Cabral vão cumprir castigo.
Discurso direto
Nem Ricardo Sá Pinto nem Pedro Emanuel fizeram a antevisão do encontro, uma vez que as duas equipas estão em «blackout» por tempo indeterminado. Isto significa, ainda, que não há informação sobre convocados ou atualização do boletim médico.
Histórico de confrontos
Em 59 jogos realizados em Alvalade para o campeonato, o Sporting ganhou 45, empatou oito e perdeu apenas seis. No último encontro, os leões ganharam 2-0 com um bis de Yannick Djaló, mas há duas épocas os estudantes saíram de Alvalade com os três pontos, depois de vencerem por 2-1.
Equipas prováveis
SPORTING: Rui Patrício; João Pereira, Polga, Xandão e Insúa; Matías, Elias e Schaars; Izmailov, Wolfswinkel e Capel
ACADÉMICA: Peiser; Cédric, Abdoulaye, João Real e Nivaldo; Diogo Melo e Adrien; Marinho, David Simão e Diogo Valente; Edinho
Sem comentários:
Enviar um comentário