31 de maio de 2012

Danilo Cintra acerta continuidade esta quinta-feira

Clube tem opção e irá exercê-la. Em 16 jogadores que terminam contrato é um dos pouquíssimos que fica no plantel da próxima época

Danilo Cintra tem agendada para esta quinta-feira uma reunião com os responsáveis da Académica que, apurou oMaisfutebol, deverá servir para selar a continuidade do jogador de losango ao peito na próxima época. O brasileiro esteve emprestado durante a última temporada, mas o contrato pressupunha uma opção que o clube irá exercer.

Este é um dos pouquíssimos jogadores, do grupo de 16 jogadores em final de contrato, que se manterá ao serviço dos estudantes. Neste momento, além do médio, talvez apenas mais um, no máximo dois atletas, terão possibilidades de renovar, uma vez que todos os outros estão de saída e vários até já encontraram destino.

Nesse último lote, encontram-se Éder (Sp. Braga) e Diogo Valente (Cluj), além de outros 13 atletas: Orlando, Mvom, Habib, Hugo Morais, Diogo Melo, Diogo Gomes, Rui Miguel, Saulo, Cédric, Adrien (regressam ao Sporting), David Simão (regressa ao Benfica), Abdoulaye (regressa ao F.C. Porto) e Edinho (regressa ao Málaga).

Aos emprestados, a Briosa manifestou vontade de renovar a cedência, caso os respetivos clubes dispensem os jogadores em causa, mas, com exceção de Edinho, que está a tentar desvincular-se dos malaguenhos e dá preferência aos estudantes, parece haver poucas probabilidades que isso venha a acontecer.

No plano das aquisições, e depois da contratação de Bruno China (ex-Rio Ave), há diversos alvos referenciados, até porque vai ser preciso reconstruir a fundo o plantel. Entre eles, figura David Silva, em final de contrato com o Kilmarnock, mas o extremo, natural de Coimbra, também consta das listas de Beira Mar e Estoril.

in maisfutebol.pt

Bruno China, informações do jogador




in zerozero.pt

Bruno China, primeiro reforço para 2012/2013

Bruno China rubricou esta quarta-feira contrato válido com a Académica para as próximas duas temporadas. O médio, que na temporada passada defendeu as cores do Rio Ave, é o primeiro reforço da turma orientada por Pedro Emanuel para a temporada 2012/2013.

Aos 29 anos, Bruno Manuel Rodrigues Silva ingressa em Coimbra depois de ter passado por clubes como o Leixões, Maiorca e Rio Ave. O jogador já cumpriu os necessários exames médicos, ficou a conhecer as instalações do clube e teceu as primeiras declarações como jogador da Briosa ao Site Oficial dos 
“estudantes”.

  

“Estou muito feliz por ter esta oportunidade. A Académica é um clube histórico, que acaba de ganhar uma Taça. Não podia estar mais contente. Esperamos fazer uma boa liga, mais tranquila do que foi a do ano passado. Em termos de outras competições, tentaremos fazer um brilharete.”, começou por dizer o novo reforço da Briosa.

Como é natural, Bruno China aconselhou-se antes de tomar a decisão final de assinar pela Académica e foi aí que deixou de ter dúvidas: “Todos me falaram bem da Académica.”.

“Já conhecia o Diogo Valente e o Hugo Morais, dos tempos do Leixões. Disseram-me que a Académica era uma excelente opção. Falaram-me também dos adeptos, que são apaixonados por este clube. Sempre que for chamado vou dar o meu melhor e espero ter muitas alegrias aqui.”, frisou.

Bruno China já fala como jogador da Académica e torna-se no primeiro reforço para a temporada 2012/2013. No dia 27 de Junho, data do regresso aos trabalhos, fará o primeiro treino com a camisola da Briosa.

1
2
3
4

in site da Académica
____________________________________________________________________________

Bruno China assinou por duas épocas

A Académica anunciou, ontem, o primeiro reforço para a nova época: Bruno China, ex-Rio Ave, assinou por duas épocas. O médio-defensivo, 29 anos, preenche a vaga do senegalês Pape Sow que está de saída, depois de rejeitar a última proposta de renovação. Ao sítio oficial do clube, China declarou-se "muito feliz" num "clube histórico, que acaba de ganhar a Taça de Portugal". "Esperamos fazer uma boa liga", acrescentou. Recorde-se que o médio, que já passou por Espanha (Maiorca), só conheceu dois clubes em Portugal: Leixões, onde se formou e despontou, e o Rio Ave. Chega agora a vez de descer no mapa. A nova época da Académica arranca a 27 de junho.

in O Jogo

30 de maio de 2012

Académica inicia época a 27 de Junho

A Académica vai arrancar com a nova temporada no dia 27 de Junho, uma quarta-feira. Os responsáveis da Briosa vão delineando os pormenores para o arranque da época 2012/2013 sendo já uma certeza que a equipa subirá ao relvado do Bolão no dia 27 para o primeiro treino do novo ano.

O Site Oficial dos "estudantes" vai acompanhar de perto os preparativos do novo ano e levará até si todas as novidades!

in site da Académica

José Eduardo Simões em risco de ser preso

José Eduardo Simões, presidente da Académica/OAF e ex-director de urbanismo de Coimbra, está em risco de ser preso, por alegada corrupção, na sequência de uma decisão, tomada hoje pelo Tribunal da Relação, que agravou a pena aplicada ao arguido em primeira instância, disseram fontes judiciais ao “Campeão”.

O antigo director municipal fora condenado, em Março de 2011, a 55 meses de prisão, tendo havido lugar à suspensão de execução da pena, mas o Ministério Público recorreu para a segunda instância.

Foi imediatamente impossível falar com o advogado Rodrigo Santiago, defensor do presidente da Académica/OAF.

Segundo as referidas fontes, o Tribunal da Relação de Coimbra puniu, hoje, o arguido com uma pena superior a cinco anos de cadeia (a partir de 60 meses é impraticável a suspensão da execução).

O acórdão não tem carácter definitivo, na medida em que a José Eduardo Simões cabe, agora, a prerrogativa de recorrer para o Tribunal Constitucional.

in Campeão das Províncias
____________________________________________________________________________


Seis anos e meio de prisão para presidente da Académica

O Tribunal da Relação de Coimbra condenou nesta quarta-feira o presidente da Académica, José Eduardo Simões, à pena efectiva de seis anos e meio de prisão, confirmou ao PÚBLICO o seu advogado, Rodrigo Santiago.

A decisão – de que o arguido ainda não foi oficialmente notificado – resulta no agravamento da pena que fora aplicada na primeira instância – quatro anos e sete meses de prisão, com pena suspensa, por um crime continuado de corrupção passiva para acto ilícito e outro de abuso de poder.

O tribunal de primeira instância – cujo acórdão foi conhecido em Março de 2011 – considerara provado que, aproveitando-se da dupla qualidade de director de urbanismo da câmara municipal e de dirigente desportivo, José Eduardo Simões favoreceu promotores imobiliários a troco de donativos para a Associação Académica de Coimbra/Organismo Autónomo de Futebol (AAC/OAF), que, por isso, teria de pagar 200 mil euros ao Estado.

No cálculo da medida da pena, na altura, o colectivo de juízes teve em consideração que o dirigente não procurou “auferir vantagem para si próprio”, mas para a Académica. E para fixar o montante a pagar pelo clube – menos 164 mil do que terá recebido em donativos obtidos de forma ilícita – levou em conta o facto de a AAC/OAF ser uma instituição de utilidade pública.

Contactado pelo PÚBLICO, nesta quarta-feira, Rodrigo Santiago confirmou que o Tribunal da Relação deu provimento ao recurso apresentado pelo Ministério Público, mas escusou-se a tecer mais comentários antes de conhecer o teor do acórdão, o que deverá acontecer na sexta ou na segunda-feira, prevê. Só nessa altura revelará se irá apresentar recurso.

À saída do tribunal, no ano passado, José Eduardo Simões declarou-se inocente. “Sou presidente da Académica, com muita honra e com o apoio de todos os órgãos sociais do clube e de muitos adeptos e associados”, reagiu, quando questionado sobre se tencionava demitir-se.

in publico.pt

Rui Miguel e Saulo não vão continuar

Na Académica, o tempo é de decisões, sobretudo no que diz respeito a renovações e saídas. Um dia depois de ter perdido Diogo Valente - o canhoto estava em final de contrato e optou por assinar um acordo válido por três anos com o campeão romeno, o Cluj -, o clube informou alguns jogadores de que não fazem parte dos planos para a próxima temporada. Nesse lote estão incluídos Rui Miguel e Saulo, dois elementos que até foram utilizados com alguma frequência por Pedro Emanuel. O primeiro, que fez toda a formação no clube estudantil, tinha regressado em 2011/12 à Briosa, mas o contrato tinha apenas validade de um ano, sendo que o clube não exerceu a opção de renovação, expirada em dezembro. Ontem, o ponta de lança ficou a saber que terá de mudar de ares, sendo que poderá prosseguir a carreira no estrangeiro.

Saulo, por seu turno, havia sido contratado no mercado de Janeiro, mas a sua estadia na cidade do Mondego não continuará na próxima época.

Também Diogo Gomes, que não fez nenhum jogo oficial nos últimos 14 meses por causa de uma lesão, foi informado de que não continuará, num cenário que, de resto, O JOGO já tinha antecipado na edição de 24 de maio.

in O Jogo

29 de maio de 2012

Plantel por definir: Oito abandonam e cinco discutem renovação

Nesta altura, são ainda muitas as indefinições sobre o plantel da Académica para a próxima época, mas já é possível definir uma lista de oito jogadores que estão mesmo de saída, aos quais se poderão juntar outros sete que se encontram em final de contrato e ainda não renovaram os respetivos vínculos. Assim, Cédric e Adrien regressaram ao Sporting, Abdoulaye ao FC Porto e David Simão ao Benfica. Hugo Morais, Mvom e Diogo Gomes não receberam propostas de renovação, enquanto Éder assinou a custo zero pelo Sp. Braga.

Em dúvida, continua o futuro de Edinho, Diogo Valente, Diogo Melo, Danilo e Pape Sow, que receberam propostas para renovar, enquanto Orlando (ainda a recuperar de uma lesão grave) e Willian Araújo aguardam indicações. Já a continuidade do avançado Rui Miguel, cuja cláusula de opção de renovar por mais duas épocas expirou em dezembro, interessa a Pedro Emanuel e também deverá continuar num grupo de trabalho que em 2012/2013 vai participar na fase de grupos da Liga Europa.

O regresso ao ativo está marcado para o início de julho, no arranque da pré-época, faltando definir o local de estágio.

in Record

Diogo Valente três épocas no Cluj

O extremo Diogo Valente, que jogou nas últimas duas temporadas na Académica, chegou a acordo para representar o Cluj nas próximas três épocas, numa transferência intermediada pelo agente FIFA Ulisses Santos, apurou oMaisfutebol.

O jogador estava em final de contrato com os estudantes e comprometeu-se assim com os campeões romenos, onde irá encontrar uma série de portugueses, como Cadu, Camora ou Celestino, e ainda um ex-colega em Coimbra, Sougou.

É o segundo reforço português que os romenos adquirem neste defeso, depois da contratação do guarda-redes Mário Felgueiras.

in MaisFutebol
________________________________________

Os romenos do Cluj anunciaram esta segunda-feira, no site oficial, a contratação de Diogo Valente, extremo que terminou contrato com a Académica.

Um dos jogadores mais influentes da formação orientada por Pedro Emanuel na temporada passada assinou contrato de três temporadas.

Diogo Valente, de 27 anos, torna-se assim no segundo reforço português contratado neste final de temporada pelo campeão romeno - junta-se a Mário Felgueiras -, onde já atuam Nuno Claro, Beto, Cadú, Camora, Nuno Diogo, Celestino e Rui Pedro.

in Record




28 de maio de 2012

Júnior Issouf deve ser integrado no plantel

Pedro Emanuel poderá ter mais um diamante africano para lapidar na próxima época. Depois de ter sido determinante na ascensão de Sissoko - transferido para o Wolfsburgo em janeiro - e de ter lançado o júnior Magique na equipa principal, o treinador da Briosa deverá integrar Issouf no plantel. O central, que cumpriu 19 anos em janeiro, é um dos esteios da equipa júnior que garantiu a subida ao Nacional da I Divisão, um jogador rápido e agressivo e no qual os responsáveis academistas depositam muita esperança. Nesta altura, a Académica só garantiu dois defesas-centrais para a próxima época, João Real e o brasileiro Ferreira, uma vez que a situação de Orlando continua por definir, enquanto Abdoulaye e Mvom estão de saída do emblema da cidade do Mondego.

in OJogo

Amessan já não volta

Amessan não vai integrar o plantel em 2012/13. Segundo O JOGO conseguiu apurar, o extremo, de 21 anos, já foi informado de que não faz parte dos planos de Pedro Emanuel para a nova temporada, estando autorizado a procurar clube. O marfinense, que na época que agora terminou esteve ao serviço dos franceses do Creteil e que antes já tinha sido emprestado ao Covilhã, tem contrato com os capas negras até 2013, mas o futuro poderá passar por França ou Portugal.

in O Jogo

Consagração da Taça com derrota frente a Angola

Estudantes voltaram a mostrar aos adeptos o troféu conquistado no Jamor



A Académica perdeu esta sexta-feira, em Coimbra, na última aparição da equipa antes das férias, frente à seleção de Angola, que se encontra em Portugal a estágiar para as eliminatórias do Mundial de 2014. Os palancas Negras levaram assim a Taça Efapel, patrocinador dos estudantes.

Antes do jogo, jogadores e técnicos foram chamados um a um e subiram ao palanque, muitos deles com os respetivos filhos, onde puderam exibir novamente o precioso troféu perante mais de seis mil espetadores. Marinho voltou a ser o mais saudado, pelos motivos conhecidos.

Quando todos festejavam, ao som da música dos Queen e no meio da chuva de confetes, surgiu a surpresa da noite: um avião sobrevoou o estádio com a mensagem «Obrigado Académica - Mancha Negra», mesmo antes da tradicional volta pela pista, junto aos adeptos.

A Académica, que repetiu o onze do Jamor, com exceção de Flávio, no lugar Abdoulaye, ao serviço do Senegal, começou o jogo praticamente a perder face ao golo de Bastos, logo aos oito minutos. A Briosa reagiu bem, mas os africanos souberam manter a baliza inviolada.

Em contra-ataque, os angolanos fizeram o 0-2 ainda na primeira parte, graças a um autogolo de João Real. Os estudantes nunca mais se encontraram, acusando a descompressão do final de época. O jogo deu até para o regresso de Diogo Gomes, que não jogava desde Março do ano passado.

A seleção angolana prossegue o estágio com mais um encontro na terça-feira, na Amoreira, com a Macedónia, antes de enfrentar o primeiro adversário no apuramento, o Uganda, a 3 de Junho, em Luanda. Os restantes competidores do grupo são a Libéria e o Senegal.

in MaisFutebol
_____________________________________________________________________________

Jogo no Estádio Cidade de Coimbra.
Académica - Angola, 0-2
Ao intervalo: 0-2

Marcadores:
0-1, Bastos, 8 minutos.
0-2, João Real, 17 (própria baliza).

Académica: Ricardo, Cédric Soares, João Real, Flávio, Hélder Cabral, Diogo Melo, Adrien, David Simão, Marinho, Edinho e Diogo Valente.

(Jogaram ainda: Peiser, Fábio Santos, Mvom, Danilo, Hugo Morais, Diogo Gomes, Ouattara, Saulo, Magique, Fábio Luís, Willian e Rui Miguel).

Angola: Neblu, Mingo, Dany, Bastos, Djalma, Yano, Amaro, Mateus, Manucho, Lunguinha e Mano.
(Jogaram ainda: JB, Landu, Kusunga, Adawa, Manuel, Kembua, Miguel, Isaac, Zuela e Guilherme Afonso).

Árbitro: Vasco Santos (Porto).
Ação disciplinar: nada a assinalar.

Assistência: 6.433 espectadores.

in Record


25 de maio de 2012

Taça Efapel, 19.45h - Académica - Angola

Sexta-feira, às 19:45, todos no Estádio para homenagear os nossos jogadores! Chega mais cedo para não perderes a festa!


in facebook AAC-OAF

CÉDRIC, DAVID SIMÃO E ABDOULAYE já disseram adeus ao clube

Cédric, David Simão (nos sub-21) e Abdoulaye (Sub-23 do Senegal) já disseram adeus à Académica, não só porque estão em final de contrato de empréstimo à Briosa, mas também por se encontrarem ao serviço das respetivas seleções.

O trio que faltou ao treino matinal desta quinta-feira, o último da época, vai também falhar o jogo de sexta-feira (às 20 e 15) frente à seleção de Angola, para a Taça Efapel.

Meia hora antes do início do jogo, o plantel será apresentado individualmente, naquela que deverá ser a última iniciativa oficial de homenagem aos heróis de 20 de maio. Depois, o plantel partirá para férias e o regresso ao trabalho está marcado para o início de julho.

Adeptos respondem à chamada para verem as Taças

A iniciativa levada a cabo pela direção da Académica com o objetivo de mostrar as duas Taças de Portugal conquistadas pelo clube (1939 e 2012) foi correspondida pelos adeptos.

Durante a tarde, entre as 14 e as 19 horas, muitos foram aqueles que não quiseram perder a oportunidade de apreciar os dois troféus, que estiveram expostos na Loja do Sócio, no Estádio Cidade de Coimbra. Além das fotografias da praxe, os simpatizantes da Briosa também adquiriram várias camisolas referentes à final que os estudantes venceram no passado domingo.

Para abrilhantar ainda mais o momento, foram vários os jogadores do plantel que estiveram presentes no local para uma sessão de autógrafos. Orlando, Ricardo, Flávio, Danilo, Rui Miguel, Edinho, Adrien, Diogo Valente, Marinho e João Real não tiveram mãos a medir e responderam a todas as solicitações.

 

«Sinto-me feliz e quero continuar aqui» - Danilo

«A conquista da Taça de Portugal teve um sabor muito especial e ainda não nos saiu da memória. Clube recebeu-me de braços abertos, sinto-me feliz e quero continuar aqui. Estou à espera de uma decisão do clube. Académica tem a opção de renovar o meu empréstimo por mais uma temporada. A Liga Europa é um estímulo adicional. Jogar uma competição desse nível é fantástico»

«A possibilidade de voltar a ser emprestado à Académica é real» - Edinho

«É um orgulho muito grande poder viver este momento. O futuro vamos ver. Estou grato a este clube, que me acolheu no pior momento da minha carreira, permitiu-me voltar a ser feliz a fazer o que eu mais gosto. Ainda não falei com ninguém do Málaga, estou à espera que me digam alguma coisa. A possibilidade de voltar a ser emprestado à Académica é real. Pedro Emanuel foi uma pessoa que me ajudou imenso, e nunca deixou o barco virar. A sua mensagem e o seu discurso foram preponderantes, fez-nos sempre acreditar nas nossas capacidades, foi sempre um mentor. Demos a volta à situação com muito mérito dele e nunca o esquecerei»

«Tanto posso ir para o estrangeiro como ficar na Académica» - Diogo Valente

Estes dias têm sido muito bons, com muitas solicitações, o que é normal já que entrámos na história da Académica. É das maiores alegrias das carreiras de todos nós. Quanto ao meu futuro ainda não sei de nada. O clube já demonstrou interesse na minha continuidade e eles sabem que eu também tenho interesse, é um sítio onde eu estou feliz, sinto-me acarinhado. Estou a estudar a melhor hipótese com o meu empresário, porque também há a possibilidade de ir para o estrangeiro. Todos os jogadores sonham representar uma liga mais forte do que a portuguesa e eu não fujo à regra. Talvez agora possa ser uma boa altura, mas vamos ver com calma. Mas sou sairei se for uma situação muito boa para mim, caso contrário o futuro poderá passar pela Académica»

in A Bola

24 de maio de 2012

Ricardo: «Adrien tem tudo para triunfar no Sporting»

Guarda-redes da Académica fala na honra de ter partilhado o balneário com um profissional assim
Se estivéssemos a falar de vindimas, este seria o momento do lavar dos cestos. A época acabou, ficam para trás as memórias, que no caso da Académica bem poderão significar a melhor campanha dos últimos (longos) anos. O grupo que reconquistou a Taça de Portugal, 73 anos depois, vai agora, naturalmente, sofrer alterações.

Entre vários, um dos elementos que deixará a Briosa para voltar ao clube a que pertence é Adrien. Apanhado no olho do furacão da ira de Sá Pinto no lançamento da final do Jamor, o jovem médio respondeu com um jogo de alto nível, e mereceu amplos elogios também pela época realizada em Coimbra, que lhe voltará a abrir as portas de Alvalade.

«É um excelente profissional. Ficou demonstrado pela atitude e exibição que fez no domingo. Sempre deu tudo pelo emblema que representa. É um motivo de orgulho ter partilhado o balneário com uma pessoa assim durante uma época», confessa o guarda-redes Ricardo, que não tem dúvidas quanto à capacidade do internacional luso de singrar no Sporting.

«Penso que ficou mais do que vincado que ele é um bom jogador, um atleta que sobressaiu ao longo do ano na Académica não só pela regularidade, mas pelas vezes que foi considerado o melhor em campo, marcando ainda golos decisivos. É uma excelente pessoa e acho que tem tudo para triunfar no Sporting.»

«Mais Exigência? Sim, mas acho que ele está preparado para isso, aliás, já passou por lá. Se calhar, não no memento certo. Agora, vai mais embalado pelos jogos que realizou aqui na Académica e também regressa com mais experiência», completou o sub-capitão dos estudantes.

«A melhor exibição? Apenas o jogo mais mediático...»
Ricardo passou quase toda a época como suplente de Peiser, quebrando a hegemonia do francês apenas nas Taças. O cenário alterou-se no à 29ª jornada, frente ao V. Setúbal, num ponto de viragem para a própria equipa, vinda de 16 jogos sem ganhar.

Desde dai, fez três jogos, com três vitórias, que valeram a manutenção, a Taça de Portugal, e a classificação para a Liga Europa. Uma forma deliciosa de acabar a temporada e um momento único na sua vida, como reconhece:

«Sempre acreditei no meu valor, e sempre trabalhei com o intuito de jogar. Respeitei sempre as opções dos treinadores e quando fui chamado tentei dar boa resposta e mostrar ser mais um ajudar, mas é lógico que é fantástico acabar a época assim.»

«Mãos de ferro? Não, foi uma vitória [no Jamor] dos que jogaram, dos não jogaram, e de todos os que se envolveram na final. Não sei se foi a minha melhor exibição, foi apenas o jogo mais mediático, mas sempre que jogo tento dar o melhor pela Académica», acrescentou, não resistindo a eleger o instante mais marcante do último domingo:

«A imagem mais forte que me ficou foi o momento de erguer a Taça lá em cima na tribuna, perante aqueles milhares de adeptos que vieram de Coimbra, mais os que ficaram a torcer por nós. É um momento bonito que fica para sempre registado na memória de todos.»

Amanhã uma dezena diz adeus a Coimbra

O facto de a permanência só ter ficado resolvida na derradeira jornada levou a que a Académica adiasse a preparação da nova época. Algo que será feito a partir desta semana, ainda por cima com um aliciante extra: a entrada direta na fase de grupos da Liga Europa é um dado que jogará a favor do clube na hora de negociar, seja para contratar ou para convencer um jogador que esteja com dúvidas em renovar.

Apesar disso, há vários atletas que se preparam, amanhã à noite, dia em que a Briosa fará um jogo particular com Angola, para fazerem a despedida com a camisola negra. E o número até poderá vir a ser mais elevado, mas pelo menos uma dezena de futebolistas deverá mesmo dizer adeus à Académica.

Dos que estão em final de contrato, um já tem a vida definida - Éder, no Braga -, mas há outros que não entrarão nas contas de Emanuel, como são os casos de Hugo Morais, Diogo Gomes, Mvom e Pape Sow (a Briosa ainda tentará renovar). Fábio Luís, por seu turno, apesar de ter mais um ano de vínculo, também irá mudar de ares.

Quarteto de emprestados também está de partida
Além dos jogadores mencionados na peça principal, quatro dos futebolistas emprestados preparam-se para fazer as malas. Adrien, Cédric (deverão ambos regressar ao Sporting), David Simão (regressará, para já, ao Benfica) e Abdoulaye (poderá voltar ao FC Porto ou rumar ao estrangeiro) não deverão vestir a camisola negra em 2012/2013, eles que ainda agora, na final da Taça de Portugal, foram titulares na equipa de Pedro Emanuel. Ainda há mais dois emprestados, mas tanto Edinho como Danilo ainda podem permanecer na cidade do Mondego, embora os casos sejam distintos. O ponta de lança cedido pelo Málaga, que tem uma palavra a dizer, já manifestou vontade em continuar, enquanto o médio aguarda por uma decisão dos estudantes que têm opção no contrato.

in O Jogo

João Dias foi operado esta quarta-feira

O jogador da Académica, João Dias, foi operado esta quarta-feira a um traumatismo no septo nasal.

A operação decorreu com êxito nos Hospitais da Universidade de Coimbra.

O jogador inicia de imediato a recuperação no Departamento Médico da Briosa.
 

23 de maio de 2012

Taças de 1939 e 2012 em exposição na Loja do Sócio na quinta-feira!

Tirar uma fotografia com as Taças de 1939 e de 2012 e privar de perto com os jogadores da Briosa que venceram o Sporting em pleno Estádio Nacional é o que a Académica pretende proporcionar aos seus sócios e adeptos na próxima quinta-feira à tarde, na Loja do Sócio, no Estádio EFAPEL Cidade de Coimbra!

O evento decorre entre as 14:00 e as 19:00 e esta é a possibilidade perfeita de olhar para as duas Taças de Portugal que representam um enorme orgulho para a cidade de Coimbra!

O serviço fotográfico está assegurado pela Briosa, através do fotógrafo Mário Monteiro, do Estúdio M, sendo que todas as fotografias deverão depois ser recolhidas neste local, situado no Estádio EFAPEL Cidade de Coimbra, junto ao Bingo da Académica.

Trata-se de um evento histórico que junta as duas Taças de Portugal e a possibilidade de poder guardar para a eternidade um momento único!

Não perca esta oportunidade! Na próxima quinta-feira, entre as 14:00 e as 19:00, as Taças estão no recinto da Briosa em exposição!

in academica-oaf.pt

Taça Efapel: Académica - Angola: Jogo de fecho de temporada...


Briosa mostra Taça aos adeptos em jogo com Angola

Em Coimbra continuam as celebrações pela conquista da Taça de Portugal do passado domingo, depois da vitória por 1-0 na final no Jamor, frente ao Sporting.

Nesse sentido, a Briosa vai disputar um jogo particular com a seleção de Angola, e que está agendado para a próxima sexta-feira, pelas 20.15 horas, no Estádio Cidade de Coimbra.

O encontro foi denominado de Taça EFAPEL, o principal patrocinador da Académica, e permitirá a todos os que se deslocarem ao recinto academista observar a Taça de Portugal recentemente conquistada, a segunda da história do clube.

A Direção da Briosa pretende que este jogo seja uma mais uma festa de consagração, e para cativar todos os adeptos decidiu colocar os bilhetes a um preço simbólico, já que terão o custo de apenas um euro.

in A Bola

22 de maio de 2012

Flávio, tão pequenino e já segura a Taça

O sub-capitão da Briosa foi o mais novo no Jamor e fala de um orgulho imenso ter sido o mais jovem a capitanear os estudantes
Marinho era o mais baixo no Jamor, mas Flávio foi o mais pequenino... na idade. Com 20 anos, o sub-capitão da Briosa agarrou o primeiro troféu da curta carreira e não esconde a vaidade por ter sido um dos mais jovens de sempre na final, com menos um mês do que João Moutinho, também ele sub-capitão do Sporting em 2007, quando os leões bateram o Belenenses.

«É um orgulho poder entrar na história da Taça. Já tinha entrado no caso da Académica como capitão mais jovem de sempre, mas o que temos de salientar aqui é a conquista que tivemos, 73 anos depois. É o maior feito que um jogador profissional neste clube pôde ter», afirmou o médio «made in» Briosa, à margem do almoço de encerramento da época.

«É uma paixão poder jogar no clube que me formou. Tive oportunidade de estar no Jamor e ganhar a final. Um dia mais tarde vamos ser recordados por esse feito. É bom entrar na história da Académica. É importante haver uma aposta na formação. A Académica tem vindo a fazê-lo. Isso só valoriza o clube e os jogadores. Espero que seja para continuar», reforçou.

Na próxima época, os estudantes regressam, 40 anos depois, às competições europeias e podem encontrar adversários como o At. Madrid, Inter, Liverpool, Lyon ou Tottenham. Flávio mal pode esperar. «Vamos disputar a Liga Europa com equipas grandes e é uma honra poder recebê-las no nosso estádio. É uma responsabilidade acrescida, mas é isso que os jogadores gostam, é o que nos move.»

A chegada a lugares tão inusitados para os de Coimbra fez até o jovem médio confundir as provas e falar em Supertaça europeia em vez da Cândido Oliveira. Corrigido o lapso, o internacional sub-20 garantiu não haver ainda metas traçadas para o próximo ano, provavelmente ainda mal refeito de tudo o que se passou no seio do clube nas últimas semanas.

«Fomos recebidos de uma forma extraordinária. Não tenho muitas palavras para descrever. Foi fantástico. Era importante que este apoio fosse durante a época toda. Pode ser um despertar da cidade e para o ano compareçam em massa todos os domingos no estádio», desejou, depois de fazer um «balanço produtivo» da sua primeira época na Liga.

O almoço do plantel reuniu quase toda a gente à mesa, com exceção de David Simão, Cédric e Abdoulaye, todos dispensados para se juntarem às respetivas seleções. A equipa só não foi oficialmente de férias porque ainda existe a possibilidade de haver um jogo particular com Angola, que vem estagiar a Portugal, na sexta-feira.

A semana servirá para fazer estabelecer o planeamento da próxima temporada e alinhavar algumas renovações. Há 16 jogadores em final de contrato e um deles, Hugo Morais, já revelou esta quinta-feira que não irá continuar em Coimbra.

in Mais Futebol

Diogo Melo quer ficar

Em final de contrato com a Académica, Diogo Melo revelou, a O JOGO, que tem vontade em renovar o vínculo com a Briosa. E durante esta semana poderá haver novidades quanto ao futuro do médio brasileiro. "Vamos sentar-nos para conversar sobre isso. Eu quero ficar, estou feliz aqui. Vamos ver o que é melhor para mim", assumiu o dono da camisola 50.

in O Jogo

2012/13 - Supertaça - Académica - Fc Porto: Jogo a 11 Agosto

Além da participação nas competições europeias, a Académica irá também disputar, pela primeira vez na sua história, a Supertaça Cândido de Oliveira, no qual medirá forças com o campeão nacional FC Porto. Ainda sem local definido, o jogo está agendado para 11 de agosto, precisamente uma semana antes do arranque da Liga ZON Sagres.

in O Jogo

Divórcio e casamento em apenas 44 dias

É caso para dizer: foi do oito ao 80. Na noite de 6 de abril, alguns adeptos da Académica protestaram fortemente com a equipa, recebendo-a, inclusivamente, com ovos, após novo resultado negativo no campeonato (derrota em Aveiro). O cenário continuou negro durante as quatro semanas seguintes, de tal modo que o espectro da despromoção chegou a pairar na Briosa. Mas tudo se alterou nas últimas três semanas. Duas vitórias consecutivas sobre V. Setúbal e V. Guimarães permitiram aos capas negras assegurar a permanência na Liga ZON Sagres e até arrecadar um lugar europeu via campeonato, mesmo com o 13º lugar final. O triunfo na Taça de Portugal tornou ainda mais marcante este final de época. Foi como uma espécie de cereja no topo do bolo. Agora, as pazes estão feitas.

in O Jogo

Académica: semana de muitas decisões

Há 16 jogadores em final de contrato e uma nova época para preparar

Terminada a época com chave de ouro, a Académica vira-se agora para o planeamento da próxima temporada, que será cumprida com um plantel bem diferente. Ao todo, há 16 jogadores em final de contrato e, muito provavelmente, a maior parte deles deixará Coimbra. Ainda para mais, o orçamento será mais baixo, mesmo em ano de regresso às competições europeias...

Há, desde logo, cinco atletas emprestados que regressam aos respetivos clubes: Cédric, Adrien (Sporting), Abdoulaye (F.C. Porto), David Simão (Benfica) e Edinho (Málaga). No caso do último, os estudantes detêm opção de compra, mas o valor estipulado para o passe, 500 mil euros, torna impossível a aquisição.

Depois, há nove elementos sobre os quais pairam muitas dúvidas. A direção até poderá quer manter boa parte deles, mas a verdade é que alguns têm bastante mercado. São os casos de Habib, Diogo Melo ou Diogo Valente. Danilo, que perdeu preponderância na equipa na segunda metade da época, está também numa situação semelhante à de Edinho, mas, neste caso, existe maior abertura negocial.

Mais fácil será o caso de Rui Miguel, jogador da «casa» e com influência no balneário, até porque o clube tem opção sobre o avançado por mais duas épocas. Ao contrário, Orlando e Diogo Gomes estão em situação delicada depois de não terem jogado praticamente toda a época devido às lesões.

Finalmente, além da saída já anunciada de Éder para Braga, há jogadores com menos probabilidades de renovar, como Hugo Morais ou Saulo, pela pouca utilização, tal como Mvom, embora este, à semelhança de Danilo, também tenha a seu favor alguma margem negocial.

Quem tem contrato também não está certo para o ano, como os avançados William Araújo e Fábio Luís que já manifestaram disponibilidade para saírem, por forma a poderem jogar com mais regularidade.

A semana promete ser bastante atarefada em Coimbra, enquanto a equipa continua a trabalhar. Esta terça-feira, haverá um almoço do grupo em jeito de fecho de época, podendo ainda prolongar-se os treinos até sexta-feira caso seja possível agendar, nesse dia, um jogo particular com a seleção de Angola, que virá estagiar no nosso país.

in Mais Futebol

Taça e Liga Europa valem (pelo menos) 1,3 milhões de euros

Além do prestígio e de se ter reencontrado com a história 73 anos depois, a Académica retirou ainda dividendos muito importantes na vertente financeira. Desde logo, a conquista da Taça de Portugal deverá render qualquer coisa como 300 mil euros, isto excetuando as receitas de bilheteira e de televisão, além dos proveitos que o clube fez ao nível do merchandising (o kit Jamor é um desses exemplos). Mesmo assim, são valores inferiores àqueles que esta competição já ofereceu em tempos recentes.

Mas a maior fatia do encaixe financeiro virá da Liga Europa. A vitória sobre o Sporting na final do Jamor deu direito a entrada direta na fase de grupos da competição europeia em questão, em virtude de a UEFA ter alterado os regulamentos: os vencedores das taças dos seis primeiros países do ranking entram diretamente na fase de grupos. Ora, logo à cabeça serão 640 mil euros o encaixe estudantil que é o valor do prémio de participação. Depois cada jogo que disputar - e os capas negras farão seis, no mínimo - vale 60 mil euros o que, contas feitas, resultará num total de um milhão de euros. Montante que poderá ser maior por cada vitória (140 mil euros) ou empate (70 mil euros).

Apesar de todo este dinheiro, José Eduardo Simões já deixou bem claro que o clube de Coimbra não cometerá qualquer loucura. "As condições não podem ser melhores porque não temos dinheiro para mais. O orçamento será reduzido, mesmo com a conquista da Taça. Com o estado a passar o IVA dos bilhetes de seis para 23% as receitas estão a diminuir assustadoramente. E se estão a diminuir não podemos gastar mais do que podemos. Não é por esta vitória que vamos enveredar por entusiasmos fáceis que depois dão problemas como deram a outros clubes", sublinhou o presidente que fez ainda um alerta às forças vivas da cidade: "É tempo de união. É altura de, pelo menos, se interrogarem para perceber o que querem da Académica. Isto não é só mostrar, é preciso fazer qualquer coisa".

in O Jogo

Colegas não esqueceram Éderzito

Éderzito, avançado guineense que se encontra suspenso pela Académica, não foi esquecido pelos restantes companheiros de equipa depois dos festejos da conquista da Taça de Portugal, no domingo, frente ao Sporting.

Numa mensagem publicada na página pessoal do jogador no Twitter, Orlando, capitão da Briosa, fez questão de deixar uma mensagem ao colega, que não marcou presença no Jamor.

«Éderzito, queria mandar-te um grande abraço e dizer-te que apesar de não estares fisicamente presente, a vitória na Taça também é tua, contribuíste e muito para este sucesso. És um campeão como todos nós. Grande abraço em nome dos teus colegas que não te esqueceram», escreveu Orlando.

in zerozero.pt

Medalha de Ouro da Cidade de Coimbra para a Académica

Executivo camarário aprovou ontem, por unanimidade,a entrega da mais elevada medalha honorífica do município ao vencedor da edição de 2012 da Taça de Portugal.


A Câmara Municipal de Coimbra aprovou ontem, na reunião quinzenal do executivo, a atribuição da Medalha de Ouro da Cidade à Associação Académica de Coimbra/Organismo Autónomo de Futebol (AAC/ OAF). A entrega da mais elevada medalha honorífica do município, proposta feita pelo presidente da autarquia, João Paulo Barbosa de Melo, foi aprovada por unanimidade.
A proposta será redigida pelo vereador José Belo, enquanto antigo jogador da Académica, estando aberta ao contributo de todos os partidos representados no executivo municipal. Um dia depois do segundo triunfo na história do emblema conimbricense na Taça de Portugal (o primeiro acontecera há 73 anos), a Câmara Municipal reconheceu «um símbolo da identidade de Coimbra».

in Diário de Coimbra

21 de maio de 2012

Académica na Liga Europa; Sorteio a 31 Agosto, 1º jogo a 20 Setembro


Ficheiro:Logo Liga Europa.png
Sorteios
Data
Sede
Fase
20/06/2012 - H.13.00
Nyon
1ª e 2ª pré eliminatórias
20/07/2012 - H.13.00
Nyon
3ª pré eliminatória
10/08/2012 - H.13.00
Nyon
Play-off
31/08/2012 - H.13.00
Nyon
Fase de Grupos
14/12/2012 - H.13.00
Nyon
1/16 e 1/8 Final
15/03/2013 - H.13.00
Nyon
1/4, 1/2 e Final

Calendário da prova
Fase
Date
1ª pré eliminatória (1ªmão / 2ª mão)
- - 78 equipas - -
05/07/2012 - 12/07/2012
2ª pré eliminatória (1ªmão / 2ª mão)
- - 80 equipas - -
19/07/2012 - 26/07/2012
3ª pré eliminatória (1ªmão / 2ª mão)
- - 58 equipas - -
02/08/2012 - 09/08/2012
Play-off (1ªmão / 2ª mão)
- - 62 equipas - -
23/08/2012 - 30/08/2012
Fase de grupos – 1ª Jornada
- - 48 equipas –
- - 12 grupos de 4 equipas - --
20/09/2012
Fase de grupos – 2ª Jornada
04/10/2012
Fase de grupos – 3ª Jornada
25/10/2012
Fase de grupos – 4ª Jornada
08/11/2012
Fase de grupos – 5ª Jornada
22/11/2012
Fase de grupos – 6ª Jornada
06/12/2012
1/16 Final
- - 32 equipas - -
- - 24 da fase de grupos - -
- - 8 equipas da Liga Campeões - -
14/02/2013 - 21/02/2013
1/8 Final
07/03/2013 - 14/03/2013
1/4 Final
04/04/2013 - 11/04/2013
1/2 Final
25/04/2013 - 02/05/2013
Final
- - Arena Amesterdão - -
15/05/2013

Os vídeos da festa (2)

José Eduardo Simões, Presidente da Académica





JES, a consertar a taça





Pedro Emanuel, treinador da Briosa





Marinho, o homem do jogo





A festa (2)







Os vídeos da festa (1)

A festa





Cedric



Diogo Melo



Adrien 





Marinho, o homem do jogo





Orlando, o capitão





Edinho, 


As imagens da festa (4)

in Mais Futebol,