31 de dezembro de 2012

Cabo Verde rouba quatro jogadores

NIVALDO, DJANINY, DAVID SILVA E BABANCO

Pedro Emanuel e Sérgio Conceição, juntos, preparam-se para perder cinco jogadores africanos que estão nas convocatórias finais para mais uma edição da Taça das Nações Africanas. Muito por culpa da seleção de Cabo Verde, que só à sua conta “rouba” quatro desse lote.

Pedro Emanuel vê partir Nivaldo, que ainda se treina hoje de manhã na Academia, enquanto Conceição não vai poder contar nas próximas semanas com David Silva e Babanco (titulares ontem) e ainda Djaniny.

A seleção cabo-verdiana será mesmo uma das primeiras a entrar em prova, no jogo inaugural, frente à África do Sul, organizadora da prova, no dia 19 de janeiro. Marrocos e Angola completam o Grupo A. O argelino Halliche é o “intruso” entre os cinco jogadores que Pedro Emanuel e Conceição perdem, pois vai representar a sua seleção no Grupo D, juntamente com Costa do Marfim, Togo e Tunísia.

in record

As contas de 2012


O F.C. Porto foi, sem surpresa, a equipa com melhor rendimento no ano de 2012. Os dragões fizeram 45 jogos oficiais, considerando todas as provas, em Portugal e na UEFA, conseguindo 32 vitórias, sete empates e apenas seis derrotas ao longo destes 12 meses. Têm, por comparação com as outras equipas da Liga, a maior percentagem de vitórias (71,1%), de pontos conquistados (78,8%) e a percentagem mais baixa de derrotas (13,3%).

A confirmar a bipolizarização do futebol português, apenas o Benfica tem valores semelhantes no ano que agora chega ao fim: os encarnados têm o mesmo número de vitórias, 32, mas fizeram mais três jogos (66,7%), somaram 75 por cento dos pontos possíveis e têm total idêntico no que toca a empates e derrotas: oito cada (16,6%).

A liderança destacada, com valores aproximados, das duas equipas mais fortes da atualidade não é surpresa, e também não surpreende o terceiro lugar do Sp. Braga no que se refere à percentagem de vitórias (27 em 47 jogos, 57,4% do total). Mas surpresa em toda a linha será, isso sim, a campanha fabulosa do Paços de Ferreira, que acaba 2012 como a terceira melhor equipa nacional, à frente do Sp. Braga no que diz respeito à percentagem de pontos (65,8%, contra 64,9%) e também no que se refere às derrotas (apenas 7 em 38 jogos, 18,4% do total).

Surpresa óbvia, mas pela negativa, a campanha do Sporting, que viveu o pior ano do seu historial, desde que há campeonato nacional. Os leões acabam o ano de 2012 no sétimo lugar, atrás de Marítimo e V. Guimarães, no critério de pontos conquistados (50,9%) e caem ainda mais, para oitavo, atrás do Nacional, no capítulo das vitórias (19 em 54 jogos, 35,2% do total).

Situação curiosa viveu a Académica, que teve um momento de glória com a conquista da Taça de Portugal, mas não evitou um registo profundamente negativo: o de equipa com menos vitórias nos últimos doze meses (10 em 46 jogos, 21,8% do total). Os estudantes conseguiram apenas 41,3% dos pontos, o segundo pior registo do ano, apenas superado pelo Beira Mar (37,5%).

Mais e menos

Rendimento:
F.C. Porto (78,8%);
Benfica (75%);
P. Ferreira, (65,8%)
Sp. Braga (64,9%)
Marítimo (54,2%)
V. Guimarães (51,3%)
Sporting (50,9%)
Nacional (48,7%)
Olhanense (46,9%)
Gil Vicente (46,1%)
Rio Ave (46,1%)
V. Setúbal (43,2%)
Académica (41,3%)
Beira Mar (37,5%)

% de vitórias
F.C. Porto (71,1%)
Benfica (66,7%)
Sp. Braga (57,4%)
P. Ferreira (50%)
V. Guimarães (40,5%)
Nacional (39,5%)
Marítimo (38,3%)
Sporting (35,2%)
Rio Ave (31,6%)
Gil Vicente (30,8%)
V. Setúbal (29,7%)
Olhanense (28,1%)
Beira Mar (25%)
Académica (21,8%)

% de derrotas
F.C. Porto (13,3%)
Benfica (16,6%)
P. Ferreira (18,4%)
Sp. Braga (27,7%)
Marítimo (29,8%)
Sporting (33,3%)
Olhanense(33,3%)
V. Guimarães (37,8%)
Gil Vicente (38,4%)
Académica (39,1%)
Rio Ave (39,5%)
Nacional (42,1%)
V. Setúbal (43,2%)
Beira Mar (50%)

Nota: para estas contas foram apenas consideradas as equipas que cumpriram todo o ano no escalão principal, ficando de fora os promovidos Estoril e Moreirense e os relegados U. Leiria e Feirense. A percentagem de pontos é calculada com base em dois pontos por vitória e um por empate.

in maisfutebol

2012/2013 - Taça da Liga: 3F - 2J: Académica 0 - Olhanense 0


Academica 0-0 Olhanense por simaotvgolo12

2012/2013 - Taça da Liga: 3F - 2J - Académica 0 - Olhanense 0




A Académica empatou este domingo com o Olhanense a zero bolas numa partida que contou para a segunda jornada do Grupo D da Taça da Liga. Os "estudantes" procuravam a primeira vitória na competição, tiveram oportunidades para levar de vencida os algarvios mas a expulsão de Halliche, na etapa complementar, retirou ambição à Briosa.

O conjunto liderado por Pedro Emanuel entrou bem na partida, dominou o meio campo e esteve várias vezes perto de inaugurar a contagem, sobretudo por intermédio de Carlos Saleiro, mas o golo não aconteceu. Pedro Emanuel tinha uma novidade guardada para o sector intermediário (Marcos Paulo) e a verdade é que o jogador brasileiro foi um importante pêndulo entre a defesa e o ataque e foi através dele que se desenharam alguns lances de perigo.

Na segunda parte, os algarvios conseguiram equilibrar a partida, sobretudo devido ao facto de a Académica passar a jogar com menos um elemento, devido à expulsão de Halliche. No meio de tantos sururus que existiram dentro de ambas as áreas, João Ferreira conseguiu a proeza de aproveitar um desses momentos para expulsar um atleta da Briosa...

Até final, a Académica perdeu um pouco da superioridade que vinha a evidenciar desde então mas ainda conseguiu colocar em sobressalto o guardião Ricardo, embora sem efeitos práticos.

A Briosa termina o ano 2012 com um empate e volta a jogar no próximo dia 5 de Janeiro em Coimbra, desta feita frente ao Vit. Setúbal em jogo do campeonato.

texto e ficha de jogo: AAC-OAF

nº espectadores: 920

Crónica 

MF:  Académica e Olhanense empatam a zero, num jogo com poucas oportunidades de golo, mas com o maior perigo a ser criado pelos estudantes, sobretudo na primeira parte. Com este resultado, e o empate que se registou entre Moreirense e Benfica, está tudo em aberto para a última jornada do grupo D. Só o Olhanense já está fora das meias-finais.

Os algarvios deslocaram-se a Coimbra com apenas 16 jogadores disponíveis. «Tenho a certeza que os que vão, estarão muito concentrados e empenhados, com grande espírito de grupo e força interior, e é nas fragilidades e dificuldades que este grupo se vai revelar», vaticinou Sérgio Conceição na antevisão da partida.

Assim foi. Os jogadores mantiveram-se sempre muito unidos e tentaram surpreender os estudantes em contra-ataque. Mas falta gente a este Olhanense. Os jogadores lutaram, não deram muito espaço à Académica, mas mesmo a jogar com mais um jogador, raramente incomodaram Peiser.

Os estudantes entraram melhor. Autoritários na posse de bola e incisivos na procura da baliza de Ricardo. Saleiro esteve perto do golo em três ocasiões, e se uma vez viu Ricardo negar-lhe o golo com uma defesa de grande qualidade, nas outras duas podia ter feito bem melhor. Sobretudo aos 21 minutos desequilibrando-se e atirando ao lado, quando estava isolado perante Ricardo.

O Olhanense tentava sair em contra-ataque, mas encontrou a defesa academista sempre bem colocada. Os algarvios só criaram perigo quando Evandro intercetou um mau atraso de Cissé, colocou em Abdi só que o somali demorou demasiado tempo e permitiu que Halliche evitasse males maiores para a baliza de Peiser.

De resto, só de bola parada é que o Olhanense deu trabalho ao guardião francês, durante toda a primeira parte. Ao intervalo o empate a zero aceitava-se, mas era mais lisonjeiro para os algarvios.

Makelele descomplica, Halliche dificulta

Entrado na parte final do primeiro tempo para substituir o lesionado Ogu, Makelele tornou o jogo academista mais fluido. O médio brasileiro conduz muito bem a bola e a excelente visão de jogo, aliada à qualidade de passe fez com que os estudantes passassem a jogar mais de pé para pé.

Mas o que não vinha nos planos era a expulsão de Halliche. O argelino que já tinha visto um cartão amarelo na primeira parte, à passagem do minuto 65 envolveu-se com Evandro Brandão e viu o segundo amarelo, deixando a equipa reduzida a dez elementos, com muito tempo pela frente.

Com mais um jogador o Olhanense passou a tomar conta do jogo, contudo continuou sem criar perigo efetivo para a baliza da Académica. Por seu turno, os estudantes passaram a jogar em contra-ataque, mas também não voltaram a conseguir criar oportunidades de perigo, até ao terceiro minuto dos descontos.

Quase no soar do gongo, João Real na recarga a um remate de Cissé teve tudo para dar a vitória aos estudantes, mas Ricardo fez muito bem a mancha e não permitiu que os estudantes partissem para a última jornada na liderança do grupo, a par do Benfica. Ainda assim, uma vitória na Luz na terceira e última jornada coloca os estudantes perto das meias-finais.


Opiniões


Pedro Emanuel, treinador da Académica, em declarações após o empate com o Olhanense, em partida relativa à segunda jornada do Grupo D da Taça da Liga, este domingo, em Coimbra:

«Fizemos um grande jogo. Fomos superiores ao nosso adversário em muitos momentos da partida. Soubemos controlar as saídas perigosas que o Olhanense costuma fazer, e tentámos sempre criar situações de golo. Fico satisfeito com a postura da equipa, a grande personalidade e qualidade na maior parte do tempo de jogo. Mas é claro que se torna complicado terminar sempre os jogos com dez jogadores. Sobretudo porque isso tem acontecido em momentos em que queremos acelerar o jogo, como era o caso hoje. Acho que por vezes temos de deixar que o espetáculo decorra. Acabámos por levar um ponto, mas penso que merecíamos a vitória pelo que produzimos, e no último suspiro do jogo poderíamos ter ganho, e é essa a imagem que fica. Sabemos que face ao empate que se registou no outro jogo do grupo mantemos viva a possibilidade de apuramento.»


Sérgio Conceição, treinador do Olhanense em declarações após o adeus dos algarvios às possibilidades de se apurarem para as meias-finais da Taça da Liga, devido ao empate a zero que se registou na partida entre a Académica e o Olhanense, neste domingo, em Coimbra:

«Foi um jogo muito disputado, talvez não bem jogado, com períodos em que a Académica esteve por cima, outros em que o Olhanense esteve melhor. Poderíamos e deveríamos ter feito mais quando a Académica ficou com menos um jogador. Faltou-nos um pouco de agressividade em termos ofensivos. Mas estivemos consistentes, bem organizados defensivamente e temos de partir desta base para encarar o futuro com otimismo. Sabemos que estamos limitados, mas não vou utilizar isso como desculpa.

Nós tínhamos três objetivos para está época, sendo que o principal é a manutenção da equipa na primeira divisão. Na Taça de Portugal e na Taça da Liga o objetivo era chegar o mais longe possível. Na Taça de Portugal, em Paços de Ferreira, tendo o jogo completamente controlado e a ganhar, a expulsão de um jogador nosso limitou a equipa, que em dois minutos sofreu dois golos. Agora também estamos fora da Taça da Liga, mas mantemos a luta pelo nosso principal objetivo.»



texto e fotos: Maisfutebol


Outros


Quando faltavam mais de 20 minutos para o apito final, o árbitro setubalense João Ferreira decidiu expulsar Halliche, por acumulação de cartões. O argelino já estava “amarelado” e na sequência de uma picardia com o avançado do Olhanense, Evandro Brandão, foi mais cedo para os balneários, deixando Pedro Emanuel no banco de suplentes muito desagradado com a decisão do juiz.

Na sala de imprensa, Pedro Emanuel comparou a expulsão de Halliche à de Nivaldo, castigado também com duplo amarelo a 19 de dezembro, na 1.ª jornada da fase de grupos da Taça da Liga, em Moreira de Cónegos. “Acho que é uma decisão parecida à desse jogo com o Moreirense... Por vezes, temos de deixar que o espetáculo decorra”, lamentou, em jeito de recado ao árbitro João Ferreira.
in record

30 de dezembro de 2012

2012/2013 - Taça da Liga - 3F - 2J: Académica - Olhanense: Convocados


Já são conhecidos os convocados da Académica para o encontro de amanhã (16h), diante do Olhanense, na 2.ª jornada do Grupo D da Taça da Liga.

O treinador academista chamou 20 elementos para a receção aos algarvios, numa lista onde não entram os nomes de Hélder Cabral, João Dias e Marinho, todos por lesão, e de Nivaldo, que irá cumprir um jogo de castigo após ter sido expulso em Moreira de Cónegos.

Cleyton, que apenas hoje regressou a Portugal, e Saná, que continua a aguardar pela resolução do processo de rescisão com os espanhóis do Valladolid, também não entram nas opções de Pedro Emanuel.

Eis a lista dos 20 convocados:

Guarda-redes: Peiser, Ricardo e Fábio Santos;

Defesas: Júnior Lopes, Halliche, João Real, Rodrigo Galo e Reiner;

Médios: Flávio, Keita, Makelele, Bruno China, Marcos Paulo e John Ogu.

Avançados: Magique, Wilson Eduardo, Edinho, Carlos Saleiro, Afonso e Salim Cissé

28 de dezembro de 2012

«Temos que aliar os resultados às nossas exibições» - Pedro Emanuel

Na antevéspera da receção ao Olhanense, para a Taça da Liga, Pedro Emanuel está consciente que só a vitória interessa a ambas as equipas para que possam sonhar com uma presença nas meias-finais da competição.

O treinador dos estudantes confessa ter ficado desiludido com os dois pontos perdidos na primeira jornada, em Moreira de Cónegos (2-2), e diz que os seus jogadores tudo farão para conquistarem um triunfo frente aos algarvios. O jovem técnico não se mostra minimamente preocupado com a sua renovação de contrato. Diz que o mais importante são os interesses da Académica e que, a seu tempo, esse assunto será tratado:

- Fizemos um belíssimo jogo em Moreira de Cónegos e o empate deixou-nos algum amargo de boca. A Taça da Liga é uma competição curta, vencer o primeiro jogo era fundamental. Não o conseguimos, mas agora temos o segundo jogo em casa e vamos querer conquistar os três pontos. O Olhanense demonstrou no último jogo frente ao Benfica que tem uma excelente organização defensiva e muita qualidade na saída para o ataque, e penso que também irão jogar o jogo pelo jogo, pois o empate não serve a nenhuma das equipas. A Académica vai ter cautelas e respeito pelo adversário mas vai procurar os três pontos. Este é o momento de acreditarmos nas nossas qualidades e capacidades. Temos que aliar os resultados às nossas exibições. O meu futuro? O mais importante para mim é que estamos todos focados em colocar a Académica no lugar que merece. As recentes palavras do presidente demonstram que todos remamos para o mesmo lado.

Sobre a recente saída de Serge N’Gal, Pedro Emanuel disse que foi a melhor solução para ambas as partes. Apesar desta baixa, o treinador academista reitera que está satisfeito com o grupo de trabalho que tem à sua disposição.

«O N’Gal confidenciou-nos que não estava feliz por ter a família longe e arranjámos uma solução interessante para todas as partes. Ficámos sem uma opção válida. A Académica não está compradora. Salvo uma ou outra situação, de um bom negócio que possa aparecer, não penso ir ao mercado», concluiu o jovem técnico.

in abola
________________________________________

O treinador da Académica, Pedro Emanuel, disse esta sexta-feira que confia na capacidade de organização da sua equipa para levar de vencida o duelo frente ao Olhanense, uma partida que está agendada para este domingo, a partir das 16:00, no Estádio EFAPEL Cidade de Coimbra.

Pedro Emanuel referiu ainda que o objectivo da Briosa é conquistar os três pontos frente aos algarvios, até porque o empate não serve a nenhuma das equipas.


“Esta equipa tem grande capacidade de organização. O Olhanense irá jogar o jogo pelo jogo, até porque o empate não serve para nenhuma das equipas. Ambos os conjuntos irão lutar pela vitória. A Académica vai ter cautelas e respeito pelo adversário mas vai procurar os três pontos.”, disse.

O técnico da Briosa está consciente das dificuldades que a sua equipa vai ter pela frente mas frisou que a Académica terá de acreditar nas suas qualidades e aliar os resultados às boas exibições que tem conseguido.

“O Olhanense demonstrou no último jogo frente ao Benfica que tem uma excelente organização defensiva e muita qualidade na saída para o ataque. Também as bolas paradas poderão fazer a diferença em jogos muito equilibrados. O Benfica teve que puxar dos galões e colocar em campo todas as capacidades das suas individualidades. Este é o momento de nós acreditarmos nas nossas qualidades e capacidades. Temos que aliar os resultados àquilo que têm sido as nossas exibições.”, adiantou.

Pedro Emanuel comentou a saída de N’Gal e lembrou que a Académica não é um clube comprador.

“Tínhamos 27 elementos. O N’Gal confidenciou-nos que não estava feliz por ter a família longe e arranjámos uma solução interessante para todas as partes. Ficámos sem uma opção válida. A Académica não está compradora. Salvo uma ou outra situação, de um bom negócio que possa aparecer, não penso ir ao mercado.”, sustentou.

A terminar, Pedro Emanuel elogiou as palavras do Presidente da Académica, José Eduardo Simões, que frisou, numa entrevista, que no clube todos remam para o mesmo lado.

“A estrutura, o treinador e a equipa pensam da mesma maneira, tal como disse o Presidente. Isso, para mim, é o mais importante. É fundamental todos remarem para o mesmo lado. As pessoas têm que revelar competência. Estamos todos focados em colocar a Académica onde deve estar.”, finalizou.

A Académica recebe os algarvios este domingo em jogo da segunda jornada do Grupo D da Taça da Liga.

Força Rapazes!

in AAC-OAF

Operação Olhanense: Três juniores chamados


O guarda-redes Luís Pedro – presença habitual nos trabalhos dos seniores -, o defesa-central Miguel Rodrigues e o avançado Nuno Rodrigues, todos eles pertencentes à equipa de juniores da Briosa, foram esta manhã chamados por Pedro Emanuel para participarem no treino que os estudantes realizam, por esta altura, na Academia.

A presença deste trio de jovens visa colmatar as ausências de Hélder Cabral, João Dias e Marinho, todos entregues ao departamento médico, bem como as de Saná – só volta para a semana – e de Cleyton, que casou no Brasil nesta quadra natalícia e deve regressar a Coimbra entre hoje e amanhã.
Quem já não faz parte do grupo de trabalho dos estudantes é Serge N’Gal. Recorde-se que o extremo camaronês chegou ontem a acordo com a direção do clube para rescindir, de forma amigável, o contrato que o ligava à Académica até 2014.

No final da sessão matinal, Pedro Emanuel estará na sala de Imprensa para projetar o encontro do próximo domingo (16 horas), diante do Olhanense, referente à 2.ª jornada do Grupo D da Taça da Liga.

in abola.pt

Reiner quer ajustar contas com o Olhanense


O jogador da Académica, Reiner Ferreira, afirmou esta quinta-feira, em conferência de imprensa, que a Briosa vai entrar frente ao Olhanense para ganhar.

“Vamos encontrar dificuldades mas temos o compromisso com os adeptos e com a Instituição e procuramos sempre a vitória. Vamos tentar reverter os últimos resultados que temos tido com o Olhanense. Entramos em todos os jogos para ganhar, independentemente do adversário. Vamos tentar pressionar e não dar espaço ao Olhanense. Sabemos que são fortes no contra-ataque e queremos dar continuidade ao nosso trabalho.”, disse.

Ferreira recusou comentar o futuro e preferiu centrar o seu discurso no próximo jogo da Académica, que será já este domingo, frente ao Olhanense, para a Taça da Liga.

“Todos os jogadores querem jogar e mostrar o seu melhor. O importante é continuar a trabalhar e ajudar a Académica a regressar às vitórias. Futuro? Tenho contrato até 30 de Maio. O meu pensamento agora é manter a Académica na primeira liga.”, adiantou.

A finalizar, o central da Briosa foi ainda questionado sobre o rendimento dos seus colegas de equipa que chegaram este ano do Brasil e deixou elogios para todos eles.

“Os brasileiros que chegaram este ano? São grandes jogadores. Estão a adaptar-se. São inteligentes e isso é bom para toda a gente. Estão cá para ajudar a Académica.”, finalizou.

in aac-oaf

_______________________________
A Académica quer terminar o ano a ganhar. Para isso, terá de contrariar a tradição recente frente ao Olhanense, próximo adversário dos estudantes, na segunda jornada da fase de grupos da Taça da Liga. Quem o afirma é o central Reiner Ferreira, que falou esta quinta-feira, em conferência de Imprensa:

«Vamos encontrar dificuldades, mas temos o compromisso com os adeptos e com a Instituição e procuramos sempre a vitória. Vamos tentar reverter os últimos resultados que temos tido com o Olhanense. Entramos em todos os jogos para ganhar, independentemente do adversário. Vamos tentar pressionar e não dar espaço ao Olhanense. Sabemos que são fortes no contra-ataque e queremos dar continuidade ao nosso trabalho.»

«Todos os jogadores querem jogar e mostrar o seu melhor. O importante é continuar a trabalhar e ajudar a Académica a regressar às vitórias. Futuro? Tenho contrato até 30 de Maio. O meu pensamento agora é manter a Académica na primeira liga», acrescentou.

Reiner chegou em Janeiro e isso permitiu ajudar os conterrâneos na ambientação. «Os brasileiros que chegaram este ano? São grandes jogadores. Estão a adaptar-se. São inteligentes e isso é bom para toda a gente. Estão cá para ajudar a Académica», finalizou.

Do treino da equipa não se registaram grandes novidades. João Dias, Marinho, Hélder Cabral e NGal mantêm-se lesionados, enquanto Cleyton e Saná estiveram ausentes devido a assuntos de natureza particular.

in maisfutebol

NGal rescindiu contrato

Nunca foi opção para Pedro Emanuel e já havia manifestado intenção de sair: um desfecho há muito aguardado.


A Académica e o extremo Serge NGal chegaram a acordo para rescindir o contrato que os ligava até 2014, anuncia o clube de Coimbra no seu site oficial

Este era, de resto, um desfecho que já havia sido antecipado pelo Maisfutebol há algum tempo, visto que o jogador nunca foi opção para Pedro Emanuel.

Serge NGal chegou em Agosto à Académica, ao cabo de um longo processo de negociação, quando estava livre, depois de ter rescindido com os argelinos do USM Alger.

in maisfutebol

2012/2013 - Taça da Liga: 3F - 2J - Académica - Olhanense: Árbitro


Nomeações:

Grupo A:
Estoril-FC Porto: Jorge Ferreira
V. Setúbal-Nacional: Jorge Sousa

Grupo B:
Naval-Sp. Braga: Vasco Santos
Beira Mar-V. Guimarães: Carlos Xistra

Grupo C:
Rio Ave-Sporting: Rui Costa
P. Ferreira-Marítimo: João Capela

Grupo D:
Moreirense-Benfica: Cosme Machado
Académica-Olhanense: João Ferreira

27 de dezembro de 2012

2012/2013 - Taça da Liga - 03F - 02J - Académica - Olhanense: Bilhetes


Já se encontram à venda os bilhetes para o jogo entre a Académica e o Olhanense, uma partida que conta para a segunda jornada do Grupo D da Taça da Liga.

Os ingressos, que têm o valor único de seis euros, encontram-se à venda na Loja do Sócio, no Estádio EFAPEL Cidade de Coimbra.

O recinto da Briosa recebe o último jogo do ano e nada melhor que terminar 2012 com o apoio dos sócios e adeptos da Académica e, claro, com uma vitória.

Os "estudantes" somam um ponto na competição (empate em Moreira de Cónegos) enquanto os algarvios perderam em casa com o Benfica, em jogo da primeira jornada.

Não fique em casa e apoie a Briosa no encontro frente ao Olhanense!

Sempre Juntos. Sempre Presentes.

in academica-oaf.pt

26 de dezembro de 2012

NIvaldo: castigado com um jogo


Os defesas Paulo Vinícius, do SC Braga, e Nivaldo, da Académica, foram castigados com um jogo de suspensão depois de terem sido expulsos na primeira jornada da Taça da Liga.

O castigo cumpre-se na mesma prova, o que significa que Paulo Vinícius vai falhar o jogo com a Naval e Nivaldo o jogo frente ao Olhanense.

Mensagem do Presidente

Caros Sócios,

Nesta época natalícia e de festa em família gostaria de aproveitar para desejar, a si e aos seus entes mais queridos, um Santo e Feliz Natal e um ano 2013 repleto de saúde, união e sucesso tanto a nível pessoal como profissional.

Lado a lado, encaramos o novo ano com confiança redobrada e seguros de que com Sócios e adeptos como os nossos, 2013 trará novas alegrias e motivos para nos orgulharmos de sermos Académica.
   

Deixo-vos, pelo menos, a promessa que iremos trabalhar de forma afincada nesse sentido. Sempre Juntos. Sempre Presentes.

Boas Festas,

José Eduardo Simões
Presidente da Direcção da AAC/OAF

2012/2013 - 13J - Académica - V. Setúbal: Horário: Dom, 06JAN, 18H


20 de dezembro de 2012

Académica regressa aos treinos no dia 26 de Dezembro


A equipa profissional da Académica encontra-se a cumprir o período de férias natalícias e tem o regresso previsto para o dia 26 de Dezembro, uma quarta-feira.

O treino servirá de mote para a preparação para encontro da Taça da Liga, frente ao Olhanense, que se disputa a 30 deste mês, no Estádio EFAPEL Cidade de Coimbra.

in AAC-OAF

19 de dezembro de 2012

2012/2013 - Taça da Liga - 3F - 1J - Moreirense 2 - Académica 2: Vira o disco e toca o mesmo!!


438 espectadores no estádio

AAC-OAF: A Académica empatou esta quarta-feira frente ao Moreirense, em jogo que contou para a primeira jornada do Grupo D da Taça da Liga. O resultado foi o mesmo do encontro do campeonato mas desta vez com os papéis invertidos.

A Briosa esteve a vencer por 2-0, com golos de Halliche e Wilson Eduardo, e controlava a seu bel prazer as incidências da partida até que se viu reduzida a dez num lance... inexplicável. Nivaldo é carregado em falta, por trás, durante um ataque da Académica mas Bruno Paixão entendeu o gesto como simulação e expulsou o jogador.

Com menos um, o Moreirense carregou no ataque e chegou ao empate através de dois golos de Ghilas, que se viria a revelar a outra figura do encontro.

Com este empate, ambas as equipas iniciam a Taça da Liga com um ponto. Na próxima jornada, a Briosa recebe o Olhanense.


Crónica 

MF: Acredita em coincidências? No último fim-de-semana, o Moreirense desperdiçou uma vantagem de dois golos na receção à Académica, para o campeonato. No reencontro, poucos dias mais tarde, acontece o inverso. A Briosa não consegue segurar a vantagem. Bis de Ghilas na recuperação dos locais (2-2).

A Académica, que participou na Liga Europa e pagou um preço alto por isso mesmo no campeonato, continua na Taça de Portugal e preparava-se para garantir um bom resultado no arranque da fase de grupos da Taça da Liga. Empata, ainda assim, mas lamentará a vantagem desperdiçada.

Uma nota intermédia para um dado pertinente, para quem pensou esta competição: segundo os números apresentados pelo clube, estiveram 438 adeptos no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas.

Jorge Casquilha fez demasiadas alterações no onze, ficando certamente insatisfeito com a prestação de alguns elementos. A título de exemplo, fica aqui o nome de Rafael Lopes. O promissor e determinado avançado português passou ao lado do jogo. Zangou-se com o mundo e consigo mesmo, saindo ao minuto 60, a passo, de cabeça baixa. Nem cumprimentou o seu treinador.

Mas nem tudo se explica pela escassa profundidade atacante. É preciso salientar que o Moreirense apresentou dois laterais com rotinas no clube e, ainda assim, tremeu a cada ataque da Académica pelos flancos. Cissé e Wilson Eduardo foram sempre mais fortes que Ricardo Pessoa e Augusto.

A Académica encarou novo duelo com o Moreirense de forma ponderada. Tal como verificado na Taça de Portugal, Pedro Emanuel apostou num onze sólido, fazendo apenas três/quatro alterações. O núcleo duro manteve-se.

Ao minuto 12, num lance em que o guarda-redes local reclama falta, Halliche dominou de peito na área e atirou para o fundo da baliza. A resposta não chegou em tempo útil. Peiser teve pouco ou nenhum trabalho ao longo da primeira parte, enquanto Ricardo Andrade deu nas vistas com três intervenções de recurso.

Casquilha despertou a equipa ao intervalo, o Moreirense regressou com outra seriedade das cabines mas tremeu após mais um ataque furtivo da Académica. Após canto a seu favor, a equipa local viu Cissé fugir a tremenda velocidade pela esquerda, ultrapassando Ricardo Pessoa. Passe, Wilson Eduardo mais rápido que Augusto e 0-2.

A formação de Moreira de Cónegos cresceu na última meia-hora, procurando compensar o tempo perdido. E conseguiu mesmo repetir o feito da Briosa no campeonato.

Ghilas cabeceou ao poste em jeito de aviso. Pelo meio, a um quarto-de-hora do final, Bruno Paixão surpreendeu a plateia ao encontrar motivo para o segundo amarelo a Nivaldo (75m), por pretenda simulação. Um momento decisivo no encontro.

A Académica, que fizera a terceira substituição pouco antes e perdera Halliche por lesão, remendou a defesa para segurar o resultado. Não conseguiu.

Ghilas, avançado com enorme potencial, fez o 1-2 ao minuto 85 e garantiu mesmo o empate em tempo de descontos, para enorme alegria dos locais.


Opiniões

Pedro Emanuel, treinador da Académica, comentou desta forma o empate frente ao Moreirense, na primeira jornada do Grupo D da Taça da Liga (2-2):

«Não queria ir pelo lado da arbitragem, vocês que viram é que devem analisar o jogo. A Académica foi superior em todos os momentos de jogo, chegou à vantagem com mérito. O futebol é isto. Devemos dar protagonismo aos jogadores. Eles mereciam acabar o ano com uma vitória. Mas não posso ser injusto. Se no fim-de-semana empatámos no último minuto, agora também deixámos fugir a vitória no último minuto. Quero é desejar feliz natal a todos. Arbitragem? Fico-me por aqui.»


Outros

Halliche fez o 1º golo oficial pela Briosa

Peiser fez o 70º jogo pela briosa

75m - nivaldo expulso em erro de bruno paixão!

Halliche convocado pela Argélia para a CAN


Vahid Halilhodzic, treinador da seleção da Argélia, anunciou esta terça-feira a lista de convocados para a Taça das Nações Africanas (CAN), que irá decorrer na África do Sul entre 19 de janeiro e 10 de fevereiro de 2013.

Entre os 24 eleitos estão o defesa-central Halliche e o avançado Soudani, que militam, respetivamente, na Académica e no Vitória de Guimarães.

Na primeira fase, os “guerreiros do deserto” vão defrontar a Costa do Marfim, o Togo e a Tunísia no Grupo A.

Eis a lista de convocados:
Guarda-redes: Rais Mbolhi (Krylia Sovetov/RUS), Doukha Izzeddine (USM Harrach) e Si Mohamed Cédric (JEM Bejaia).
Defesas: Belkalem Essaid (JS Kabylie), Medjani Carl (Ajaccio/FRA), Halliche Rafik (Académica /POR), Rial Ali (JS Kabylie), Mehdi Mostefa Sebaa (Ajaccio/FRA), Bentaiba Liassine Cadamuro (Real Sociedad/ESP), Mesbah Djamel Eddine (Milan/ITA), Ghoulam Faouzi (Saint Etienne/FRA);
Médio: Guedioura Adlene (Nothingham Forest/ING), Lacen Medhi (Getafe/ESP), Lemmouchia Kaled (Club Africain/TUN), Tedjar Saad (USM Alger), Bouazza Hameur (Santander/ESP), Boudebouz Ryad (Sochaux/FRA), Kadir Foued (Valenciennes/FRA), Feghouli Sofiane (Valência/ESP), Abdoun Djamel (Olympiakos/GRE);
Avançados: Soudani Al Arabi Hilal (V. Guimãres/POR), Bezzaz Yacine (CS Constantine), Slimani Islam (CR Belouizdad) e Aoudia Mohamed Amine (ES Sétif).

in abola

2012/2013 - Taça da Liga - 3F - 1J - Moreirense - Académica: Convocados


Pedro Emanuel decidiu convocar todos os jogadores disponíveis para o encontro desta quarta-feira, em Moreira de Cónegos, relativo à primeira jornada da segunda fase de grupos da Taça da Liga. A precaução justifica-se pelo facto de o técnico ainda ter algumas dúvidas sobre o estado de alguns jogadores.

Como a equipa viaja para o norte no próprio dia do jogo, ainda haverá tempo para reavaliar, por exemplo, Wilson Eduardo ou Rodrigo Galo. O primeiro sofreu um traumatismo nas costas no último jogo, precisamente com o Moreirense, mas já trabalhou esta terça-feira, enquanto o segundo também só recentemente foi reintegrado após várias semanas de paragem.

O brasileiro, no entanto, fez saber Pedro Emanuel, não deverá ser utilizado. Assim sendo, em relação ao jogo de domingo, regressam Fábio Santos, Bruno China, Rodrigo Galo e Júnior Lopes, enquanto João Dias, Hélder Cabral, Marinho e Serge NGal se encontram lesionados.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Ricardo, Fábio Santos e Peiser;
Defesas: Rodrigo Galo, Hallice, Júnior Lopes, João Real, Reiner Ferreira e Nivaldo;
Médios: Bruno China, Flávio Ferreira, Marcos Paulo, Makelele, Keita, Ogu e Cleyton;
Avançados: Wilson Eduardo, Salim Cissé, Edinho, Carlos Saleiro, Magique e Afonso.

in maisfutebol

18 de dezembro de 2012

Pedro Emanuel quer fazer boa figura na Taça da Liga


Pedro Emanuel falou esta terça-feira minutos depois de saber que poderá ter pela frente o Benfica nos quartos de final da Taça de Portugal, mas, educadamente, escusou-se a abordar desse encontro uma vez que para isso a Académica já enviara um representante ao sorteio. Concentrado apenas na Taça da Liga, o jovem técnico prometeu uma Briosa à altura no segundo jogo consecutivo em Moreira de Cónegos.

«É uma competição diferente e objetivos completamente diferentes. Já foi importante estar nesta fase, pois era algo que o clube perseguia há uns anos. Temos de desfrutar do momento e, já que estamos aqui, queremos fazer o melhor e tentar chegar o mais longe possível. No nosso grupo, temos três equipas que irão tentar surpreender e uma favorita [Benfica]. A que se comportar melhor das três poderá claramente ambicionar criar surpresa e ir mais além.»

«Numa competição tão curta, só com três jogos, o primeiro é de capital importância. Vamos jogar o jogo pelo jogo, tentar surpreender, arriscar, por que não somos uma equipa de contenção. Respeitamos o adversário, sabemos o que pode fazer e a prova está no último domingo. Vamos em busca do resultado e para tentar conseguir uma posição que nos permita algo mais», acrescentou, admitindo mexer na equipa:

«Podemos eventualmente, aqui ou ali, fazer alguma alteração, mas a ideia é meter em campo a equipa mais competitiva porque queremos fazer boa figura nesta prova. Com exceção do campeonato estamos a fazê-lo, por isso vamos em busca de algo mais.»

Noutro contexto, Pedro Emanuel mostrou-se cético quanto a uma possível ida ao mercado em Janeiro. «Nessa altura, mexe para quem quiser arriscar. Não acredito que seja o contexto da Académica. Se sair alguém, sim. Estou satisfeito, o grupo tem dado boa resposta e por isso há que continuar a trabalhar os nossos princípios e objetivos que queremos para esta equipa.»

in maisfutebol

«Numa competição tão curta, o primeiro jogo é de capital importância» - Pedro Emanuel
Na véspera da 1.ª jornada da 3.ª fase da Taça da Liga, Pedro Emanuel está consciente de que o encontro de amanhã, no terreno do Moreirense, tem contornos elevados de importância para quem quiser alimentar a esperança de seguir em frente.

O treinador dos estudantes diz que a sua equipa tudo fará para conquistar os três pontos e admite que, pontualmente, pode fazer algumas alterações na equipa, dado o pouco tempo de descanso que o plantel teve depois do jogo do último domingo, precisamente em Moreira de Cónegos, para a Liga:

- A Taça da Liga é uma competição diferente. Era importante para nós estarmos nesta fase da competição, já que nunca o tinhamos conseguido. Temos que ter a noção de que, já que estamos aqui, temos que fazer o melhor nos próximos três jogos para irmos o mais longe possível. Temos no nosso grupo três equipas que vão querer surpreender e uma que é favorita. Final em Coimbra? É uma análise para outras núpcias. Tivemos pouco tempo de recuperação, temos que gerir o plantel, sabendo de antemão que os princípios que defendemos são aqueles que trabalhamos durante a época. Amanhã poderemos fazer uma ou outra alteração mas a ideia é colocarmos em campo a equipa mais competitiva que temos neste momento. Esta é fase da competição é curta, tem apenas três jogos, e por isso o primeiro é de capital importância. Vamos arriscar, respeitando o adversário, em busca da vitória.

Instado a pronunciar-se sobre o mercado de janeiro, e se a Académica precisa ou não de reforços, Pedro Emanuel foi claro e disse que se continuar com o plantel que tem à sua disposição, então não precisará de caras novas.

«O mercado de janeiro poderá mexer em alguns clubes que queiram arriscar um pouco mais, mas esse não é o caso da Académica. Estou satisfeito e quero é ter os jogadores todos disponíveis para tomar as melhores opções em cada jogo. Se não sair ninguém, em princípio também não entrará ninguém», referiu.

A conferência de Imprensa de antevisão ao encontro com o Moreirense decorreu poucos minutos depois de conhecido o sorteio da Taça de Portugal, onde a Académica ficou a saber que receberá, nos quartos de final, o vencedor do jogo Benfica-Aves. Pedro Emanuel pediu a compreensão dos jornalistas para não falar sobre esse tema, até porque, referiu, a Briosa teve o seu representante no sorteio, no caso, o vice-presidente Luís Godinho.

in abola

«Benfica ou Desp. Aves? Não há adversários ideais»


O sorteio dos quartos de final da Taça de Portugal determinou que o adversário da Académica sairá do Benfica-Desp. Aves, jogo em atraso dos oitavos de final, marcado para 2 de janeiro. A Briosa fica assim na expectativa até ao início de 2013, sem preferência.

«Não há adversários ideais. Os que estão cá, estão por mérito próprio, como a Académica. Temos respeito pelo sorteio. Ficamos expectantes quanto ao adversário», disse Luís Godinho, vice-presidente da Académica, presente no sorteio.

in maisfutebol

2012/2013 - Taça de Portugal - 4F - Académica - Benfica / Desp Aves


O sorteio dos quartos de final da Taça de Portugal definiu encontro entre os velhos rivais do Minho, Vitória de Guimarães e SC Braga.

A Académica, atual detentora do troféu, fica à espera do vencedor do encontro entre Benfica e Desportivo das Aves, em atraso dos oitavos de final, a disputar a 2 de janeiro.

Sorteio dos quartos de final (jogos a 16 de janeiro):
V. Guimarães – SC Braga
Arouca - Belenenses
Académica - Benfica/Desportivo das Aves 
Paços de Ferreira - Gil Vicente

Entretanto ficou também já definido o quadro de jogos para as meias-finais, a disputar a duas mãos (31 de janeiro e 17 de abril): 

Vitória de Guimarães/SC Braga – Arouca/Belenenses
Paços de Ferreira/Gil Vicente – Académica/Benfica/Desportivo das Aves

in abola

Wilson Eduardo com traumatismo nas costas

AVANÇADO DEVE FALHAR JOGO DA TAÇA DA LIGA

Wilson Eduardo foi o grande ausente esta segunda-feira de manhã, no regresso ao trabalho dos estudantes, após o empate em Moreira de Cónegos (2-2).

Na sequência do jogo, o avançado sofreu um traumatismo nas costas e deverá falhar o reencontro com o Moreirense, já esta quarta-feira à tarde, para a Taça da Liga.

Wilson Eduardo junta-se assim no boletim clínico a N’Gal, Rodrigo Galo, Hélder Cabral, João Dias e Marinho.

in record 

2012/2013 - Taça da Liga - 3F - 1J - Moreirense - Académica: Árbitro: Bruno Paixão


Olegário Benquerença foi nomeado para dirigir o Marítimo-Sporting, desta terça-feira, a contar para a Taça da Liga.

A primeira jornada da terceira fase tem já todos os juízes nomeados. Assim, no Nacional-FC Porto estará Bruno Esteves de Setúbal, enquanto o Olhanense-Benfica será dirigido por Paulo Baptista, de Portalegre.

O derby entre V. Guimarães e Sp. Braga será apitado por Duarte Gomes, de Lisboa.

Terça-feira

Marítimo-Sporting, Olegário Benquerença (Leiria)

Quarta-feira

Nacional-FC Porto, Bruno Esteves (Setúbal)
Estoril-Praia-V. Setúbal, Hugo Miguel (Lisboa)

Naval - Beira-Mar, Marco Ferreira (Madeira)
V. Guimarães-Sporting de Braga, Duarte Gomes (Lisboa)

Rio Ave-P. Ferreira, Pedro Proença (Lisboa)

Moreirense-Académica, Bruno Paixão (Setúbal)
Olhanense - Benfica, Paulo Baptista (Portalegre)

2012/2013 - Taça da Liga - 3F - 2J - Académica - Olhanense: Horário: Dom, 30 Dez, 16h


Programa da segunda jornada:

Grupo A:

Domingo, 30 dezembro:
Vitória de Setúbal - Nacional, 15 horas
Estoril - FC Porto, 18.15 horas (TVI)

Grupo B:

Domingo, 30 dezembro:
Beira-Mar - Vitória de Guimarães, 16 horas

Quarta-feira, 02 janeiro:
Naval - Sporting de Braga, 18 horas

Grupo C:

Sábado, 29 dezembro:
Rio Ave - Sporting, 19.45 horas (TVI)

Domingo, 30 dezembro:
Paços de Ferreira - Marítimo, 16 horas

Grupo D:

Domingo, 30 dezembro:
Moreirense - Benfica, 16 horas (TVI24)
Académica - Olhanense, 16 horas

17 de dezembro de 2012

Vítor Gonçalves na mira da Briosa


O médio Vítor Gonçalves, de 20 anos, formado no Messinense e no Portimonense, pode ser reforço da Académica na próxima época.

A Briosa tem vindo a observar com atenção as exibições do jovem na 2.ª Liga onde, às ordens de Lázaro Oliveira, tem sido um dos jogadores mais utilizados na equipa de Portimão, com 11 jogos a titular e 4 como suplente utilizado em... 15 jornadas já realizadas.

Os números também não passaram despercebidos a Rui Jorge. Em outubro, Vítor Gonçalves somou a primeira internacionalização pela Seleção Nacional sub-21.

in abola

2012/2013 - 12J - Moreirense 2 - Académica 2: Resumo



16 de dezembro de 2012

2012/2013 - 12J - Moreirense 2 - Académica 2: Briosa fugiu ao último lugar no último minuto




AAC-OAF: A Académica empatou este domingo a duas bolas no reduto do Moreirense, numa partida que contou para a 12ª jornada da Liga ZON Sagres. Os "estudantes" estiveram a perder por 2-0 mas com muita garra e atitude alcançaram o empate, com golos de Edinho e Cissé.

No último jogo do ano no campeonato, a Briosa espreitava a vitória mas a verdade é que o conjunto liderado por Pedro Emanuel viu-se em desvantagem de dois golos a meio da primeira parte. Sem que nada o fizesse prever, o Moreirense estava na frente do marcador e a Académica teve de puxar dos galões para não sair derrotada de Moreira de Cónegos.

Edinho reduziu ainda antes do intervalo e a história da etapa complementar conta-se pelas várias tentativas da Briosa em chegar ao empate, algo que só aconteceu no minuto, quando Cissé repôs alguma justiça no marcador.

Não houve tempo para mais, até porque o árbitro não terá interpretado da forma mais correcta as várias paragens do encontro, concedendo apenas 4 minutos de compensação. Pouco, muito pouco, para as vezes que a equipa médica do Moreirense teve de entrar em campo...


nº espectadores: 1234
nota ao árbitro: Luis Ferreira
melhor do Moreirense: Wagner
melhor da Académica: Edinho

Crónica 

MF: No encontro entre o último e o penúltimo classificado, além dos três pontos, estava em jogo quem será o lanterna vermelha no final desta derradeira jornada do ano de 2012. Houve uma luta acesa no fundo da tabela, num jogo que foi discutido literalmente até ao último minuto e que, com o empate a duas bolas, deixou tudo igual na classificação.

O jogo começou equilibrado, com o Moreirense mais atacante, mas a Académica a aproveitar bem as recuperações de bola. Wilson Eduardo, logo aos três minutos, começou a ameaçar a baliza de Ricardo Ribeiro. E Ghilas, logo de seguida, tentou a sorte na baliza do outro Ricardo.

Depois, Paulinho quase fazia um auto-golo. Um desentendimento na defesa do Moreirense fez o lateral a empurrar a bola para a baliza. Tirou-a quase de cima da linha de golo.

Depois, em três minutos, o Moreirense abriu a porta da baliza e atiçou a chama do jogo. Primeiro Ghilas, aos 27 minutos, de calcanhar, fez o 1-0, depois Wagner, aos 30, fez o segundo. O Moreirense ganhou confiança após o golo e continuou a pressionar.

A Académica perdeu, por alguns minutos, o ímpeto atacante, mas recompôs-se e continuou, de fora da área, a tentar chegar ao golo, até que, aos 43 minutos, Edinho fez o 2-1, precisamente com um remate de longe. Este resultado que fazia mais justiça ao que se passou na primeira parte do jogo e deixava antever uma discutida segunda parte.

Mas ambas as equipas baixaram o ritmo. O Moreirense fez mais remates à baliza e chegou mais vezes com perigo à área da Académica, enquanto que os estudantes tentaram, sem sucesso, chegar ao golo através dos remate de fora da área.

Quase a terminar, Ghilas, numa grande arrancada, ficou só com Ricardo pela frente e podia ter feito o 3-1, mas atirou ao lado.

E no lance seguinte, quando a vitória do Moreirense parecia quase certa, e os homens de Moreira de Cónegos já se estavam a ver a deixar a última posição, Cissé marcou o golo do empate, que valeu um ponto à Académica e evitou que os estudantes fossem a nova lanterna vermelha.


Destaques

A figura
Ghilas: Muito perigoso o avançado argelino, causou, juntamente com Wagner, muitas dores de cabeça aos defesas da Académica. Boa capacidade técnica e física, ajudou a levar a equipa para a frente acabou por marcar, de calcanhar, o golo que abriu o marcador.

O momento
90+3: Quando a derrota parecia quase certa e atiraria a Académica para a última posição da Liga, Cissé marcou o golo do empate, atirando o Moreirense novamente para o lugar de lanterna vermelha.

Outros destaques

Wagner: O outro elemento letal do ataque do Moreirense. Marcou o golo do 2-0, mas incomodou por várias vezes o guarda-redes Ricardo e os defesas da Académica.

Wilson Eduardo: Uma grande exibição do avançado da Académica. Tentou por várias vezes o remate e deu solidez ao meio campo sempre que foi preciso.

Edinho: Marcou o golo que deu justiça ao marcador e permitiria à Académica entrar na segunda parte em melhor posição para discutir o jogo.


Opiniões

Pedro Emanuel, treinador da Académica, em declarações aos jornalistas no final do empate com o Moreirense, 2-2

«Foi um jogo difícil. Temos a noção de que estas duas equipas, apesar de estarem a jogar bem, não têm conseguido resultados. O relvado estava pesado, o que também condicionou».

«Sofremos dois golos em duas desatenções. Sabíamos que a envolvência na área era importante também no jogo do Moreirense. Ficámos com uma desvantagem de dois golos, o que levou a que os níveis de ansiedade da nossa equipa tivessem subido. Conseguimos reduzir no final da primeira parte e na segunda parte o Moreirense tentou baixar a bola e nós arriscámos tudo. O que fica para a história é o resultado».

«Quero dar os parabéns às duas equipas pela entrega. E em relação à árbitragem, quero apenas dizer que nós quisemos jogar, jogámos até ao final, mas a arbitragem tem que perceber que, com tantas paragem na segunda parte, 4 minutos de compensação foi pouco tempo».

Jorge Casquilha, treinador do Moreirense, após o empate com a Académica por 2-2 

«Estas é que doem, que provocam amolgadelas. Foi muito doloroso. Foi um soco no estômago depois do que a equipa fez e de estarmos perto da vitória. Agora temos que continuar porque há-de chegar o dia em que a sorte estará do nosso lado e vamos vencer o jogo».

«Se vencessemos, iríamos deixar o último lugar, onde ninguém gosta de estar e iríamos passar certamente um Natal mais feliz».

«O jogo estava controlado, mas a Académica lutou até ao fim, jogou a segunda parte quase toda com três avançados. Marcaram o golo do empate a seguir a um lance em que podíamos ter feito o 3-1 e acabar com o jogo».

«A Académica meteu dois pontas de lança frescos e nós tínhamos o Ghilas e o Wagner, que são velozes, mas a quem cobramos durante todo o jogo, muito desgastados e por isso acabamos por não ter mais nenhum jogador veloz para entrar e fazer o jogo como queríamos. Ainda assim, eles não tiveram mais nenhuma oportunidade flagrante, a não ser o último lance do jogo, que deu o golo num ressalto de bola».

«Estou triste pelos meus jogadores porque mereciam vencer o jogo. Esta derrota abanou-nos, mas não nos vai abater».

Saleiro, jogador da Académica, após o empate com o Moreirense, 2-2:

«Depois de uma desvantagem de 2-1, queríamos na segunda parte marcar o mais rapidamente possível, para empatarmos e depois seguirmos o nosso objetivo, que era ganhar aqui. Isso não foi possível, mas penso que fica o esforço coroado com este empate, que acaba por ser um bom resultado».

«Vínhamos com o objetivo de entrar para vencer o jogo. Sabíamos que uma derrota aqui seria muito mau para nós porque são poucos os pontos de diferença entre as duas equipas, mas o objetivo foi cumprido e ficámos no mesmo lugar e não ficámos em último».

Wagner, jogador do Moreirense, após o empate com a Académica, 2-2

«Penso que foi um resultado injusto, mas o futebol é mesmo assim. Jogámos bem, mas, infelizmente, faltou-nos um pouco de sorte. Temos é que continuar a trabalhar porque, um dia, a sorte vai bater à nossa porta».

«Agora vamos ter uma paragem para descansar e depois voltámos para trabalhar para garantir a manutenção».

Minuto a minuto 

90' FINAL DO JOGO! Moreirense - 2 Académica - 2
90' A queimar os últimos cartuchos, Cissé consegue bater Ricardo Ribeiro e fazer o empate
90' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! ACADÉMICA ! 2-2 por Salim Cissé
90' Mais 4 minutos para jogar
90' Livre para a Académica fora da área do Moreirense, do lado esquerdo. Bola batida, mas a sair por cima
89' CARTÃO AMARELO para Nivaldo (Académica )
85' Ghilas a tentar novamente subir pelo corredor direito e bem, Cleyton a cortar
81' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Makelele entra Marcos Paulo. É a estreia do médio
81' Bola batida por Fábio Espinho, mas sem perigo
80' Canto para o Moreirense do lado esquerdo
80' Saiu lesionado o avançado do Moreirense
79' SUBSTITUIÇÃO Moreirense . Sai Wagner entra Rafael Lopes
70' SUBSTITUIÇÃO Moreirense . Sai Pintassilgo entra Castro
64' Remate de Keita à entrada da área, mas a bola a sair ao lado da baliza de Ricardo Ribeiro
63' CARTÃO AMARELO para Fábio Espinho (Moreirense )
62' Ghilas numa arrancada pelo corredor direito a fazer o remate, mas a bola a passar por cima da baliza de Ricardo
61' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Cleyton entra Carlos Saleiro
56' Parece ter saído lesionado o defesa do Moreirense
56' SUBSTITUIÇÃO Moreirense . Sai Anilton Júnior entra Diego Gaúcho
50' Fazem-se ouvir ambas as claques. O 2-1 ao intervalo faz prever uma segunda parte discutida
49' Académica na resposta. Makelele a tentar, mas a bola a sair ao lado
48' Fábio Espinho a tentar o remate, mas Ricardo a agarrar
46' RECOMEÇA A PARTIDA
45' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Afonso entra Salim Cissé
45' O jogo esteve equilibrado até que, em três minutos, o Moreirense marcou dois golos. A Académica demorou um pouco a reagir, mas nos últimos minutos o jogo aqueceu e a equipa dos estudantes conseguiu chegar ao golo e reduzir
45' INTERVALO NA PARTIDA ENTRE Moreirense e Académica
43' Remate de Edinho fora da área pelo lado direito e Ricardo Ribeiro sem hipótese
43' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! ACADÉMICA! 2-1 por Edinho
42' Edinho a tentar o remate de longe, mas muito ao lado da baliza de Ricardo Ribeiro
41' Insiste o Moreirense no ataque, mas, apesar de ter vários jogadores junto à área da Académica, nenhum conseguiu fazer o remtate
39' Académica com menos dificuldades agora para chegar à área do Moreirense
38' CARTÃO AMARELO para Afonso (Académica)
36' Casquilha pede à equipa que continue a pressionar
34' Os golos conseguiram calar a claque da Académica e agora só se ouve torcer pelo Moreirense
32' CARTÃO AMARELO para Cleyton (Académica)
31' O jogo estava equilibrado, mas em três minutos, Ghilas e Wagner tornaram muito complicada a tarefa dos estudantes em Moreira de Cónegos.
30' Cruzamento pela esquerda para a área da Académica. Ghilas não conseguiu chegar, mas Wagner não desperdiçou e fez o segundo do Moreirense
30' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! MOREIRENSE ! 2-0 por Wagner
27' Desatenção da defesa da Académica. Ghilas e Wagner na área e o argelino, de calcanhar, a fazer o golo
27' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! MOREIRENSE ! 1-0 por Ghilas
26' Wilson Eduardo a tentar o remate de longe, mas a bola a sair ao lado da baliza do Moreirense
23' Fábio Espinho a bater para a área, mas a defesa da Académica a cortar
23' Mais um canto para o Moreirense
20' Canto para o Moreirense do lado direito
20' CARTÃO AMARELO para Makelele (Académica)
15' E que grande oportunidade para a Académica!!!! Paulinho ia fazendo auto-golo e tira a bola quase de cima da linha
13' Boa desmarcação de Wagner no corredor direito, mas Ricardo a chegar antes que conseguisse fazer o remate
12' Fábio Espinho a tentar o remate de cabeça, mas Ricardo a defender
11' Jorge Casquilha a mandar a equipa para a frente. Pedro Emanuel mais observador
8' Grande oportunidade par o Moreirense!!! Wagner do lado direito a fazer o remate cruzado e a bola a passar juntinho ao poste esquerdo da baliza da Académica
6' Agora foi Cleyton a tentar o remate do lado esquerdo, mas Ricardo Ribeiro, seguro, a defender
5' Wilson Eduardo a bater. A bola contra a defesa e o jogador ainda tenta a recarga, mas a bola sai ao lado
4' CARTÃO AMARELO para Ricardo Fernandes (Moreirense)
4' Falta perigosa para a Académica do lado direito da área do Moreirense
3' Wilson Eduardo a tentar o remate de longe, mas a bola a sair ao lado da baliza do Moreirense
3' Tenta o Moreirense sair para o ataque. Paulinho pelo corredor direito e Cleyton bem a fazer o corte
1' Cerca de duas dezenas de adeptos da Académica vão fazendo a festa nas bancadas
1' COMEÇA A PARTIDA ENTRE Moreirense e Académica
0' Vai sair a Académica
0' As bancadas ainda estão muito despidas
0' Regressam agora as equipas. Daqui a minutos vai começar o encontro
0' A chuva parou em Moreira de Cónegos e vão chegando mais pessoas ao estádio
0' Académica: Ricardo; Hallice, Flávio Ferreira, João Real, Nivaldo, Keita, Makelele, Cleyton, Wilson Eduardo, Edinho e Afonso
Suplentes: Peiser, Magique, Marcos Paulo, Ogu, Reiner Ferreira, Saleiro e Cissé.
0' Moreirense: Ricardo Ribeiro, Paulinho, Ricardo Fernandes, Anilton, Augusto, Vinicius, Filipe Gonçalves, Pintassilgo, Fábio Espinho, Ghilas e Wagner
Suplentes: Ricardo Andrade, Pablo Olivera, Castro, Rafael Lopes, Renatinho, Diego Gaúcho, Júlio César
0' Já há equipas!!!
0' A equipa do Moreirense também já faz exercícios de aquecimento
0' Sobem agora ao relvado os restantes elementos da equipa da Académica
0' Os guarda-redes das duas equipas já fazem exercícios de aquecimento
0' Tarde de chuva em Moreira de Cónegos e nem as bancadas cobertas escapam aos pingos. Mas o relvado parece estar em boas condições
0' A Académica está apenas dois pontos acima do Moreirense e vem de uma pesada derrota com o Sp. Braga. A equipa de Pedro Emanuel também só conseguiu uma vitória, na Madeira, frente ao Marítimo
0' O Moreirense ocupa o último lugar e nas últimas quatro jornadas, só conseguiu um ponto, frente ao Sporting em casa. A única vitória do Moreirense foi na segunda jornada, frente ao Nacional
0' Neste jogo se decidirá quem termina 2012 no último lugar da I Liga
0' Boa tarde, vamos acompanhar o Moreirense-Académica, jogo da 12ª jornada da I Liga, encontro que põe frente a frente o último e o penúltimo classificados
0' As equipas recolheram aos balneários

imagens maisfutebol

2012/2013 - 12J - Moreirense - Académica: Árbitro: Luis Ferreira


Lista atualizada de nomeações para a 12ª jornada:

Sexta-feira, 14 dez:
Vitória Setúbal-FC Porto, Pedro Proença (Lisboa)

Sábado, 15 dez:
Beira Mar - Rio Ave, Paulo Baptista (Portalegre)
Olhanense - Gil Vicente, Rui Costa (Porto)
Nacional - Sporting, Artur Soares Dias (Porto)
Benfica - Marítimo, Hugo Pacheco (Lisboa)

Domingo, 16 dez:
Paços de Ferreira - Vitória de Guimarães, Marco Ferreira (Madeira)
Sporting de Braga - Estoril-Praia, Nuno Almeida (Algarve)
Moreirense - Académica, Luís Ferreira (Braga)

in maisfutebol

2012/2013 - 12J - Moreirense - Académica: Antevisão


O momento
Moreirense: A única vitória do Moreirense foi na segunda jornada, frente ao Nacional e se, no arranque da época, a equipa de Moreira de Cónegos ia conseguindo pontuar, nas últimas quatro jornadas, o Moreirense só conseguiu um ponto, frente ao Sporting em casa. Ocupa agora o último lugar.

Académica: A Académica está apenas dois pontos acima do Moreirense e vem de uma pesada derrota com o Sp. Braga. A equipa de Pedro Emanuel também só conseguiu uma vitória, na Madeira, frente ao Marítimo, mas empatou mais encontros do que a de Jorge Casquilha.

Discurso Direto
Jorge Casquilha: «É, sem dúvida, um jogo de extrema importância para as duas equipas, mas principalmente para o Moreirense, que joga em casa e tem a ambição de sair do último lugar. Estamos cientes da importância deste jogo e super motivados para ganhar».

Pedro Emanuel: «A Académica vai focar-se em conquistar pontos apenas. Temos noção de que o Campeonato está mais competitivo. Duas vitórias levam-nos ao 5º lugar e uma derrota abaixo da linha de água».

Ausências
Moreirense: - Nada a assinalar

Académica: João Dias, Marinho, Hélder Cabral, Rodrigo Galo e N'Gal

Histórico de confrontos As estatísticas dão vantagem ao Moreirense nos jogos frente à Académica. Dos seis encontros disputados para o campeonato, os estudantes não conseguiram vencer nenhum. A equipa de Moreira de Cónegos venceu quarto (dois em casa e dois fora) e empatou dois (um em casa e um fora).

Equipas prováveis
Moreirense:Ricardo Ribeiro; Paulinho, Diego Gaúcho, Anilton e Augusto; Júlio César e Filipe Gonçalves; Pablo Olivera, Pintassilgo e Fábio Espinho; Ghilas.
Outros convocados: Ricardo Andrade, Ricardo Pessoa, Ricardo Fernandes, Castro, Rafael Lopes, Renatinho, Wagner e Diego Gaúcho.

Académica: Ricardo; Hallice, Flávio Ferreira, João Real e Reiner Ferreira; Keita; Ogu e Cleyton; Wilson Eduardo, Edinho e Afonso.
Outros convocados: Peiser, Nivaldo, Makelele, Marcos Paulo, Saleiro, Cissé e Magique

in maisfutebol

2012/2013 - 12J - Moreirense - Académica: Convocados: Marcos Paulo em estreia


Médio chamado pela primeira vez depois de recuperar de lesão sofrida ainda na pré-época
 
A estreia do médio Marcos Paulo é o grande destaque da convocatória da Académica para o encontro deste domingo, em Moreira de Cónegos, diante da equipa local. O ex-U. Leiria estava em recuperação deste a pré-época, foi inclusivamente operado, e consta pela primeira vez esta época nos convocados.

Em relação ao último jogo, com o Sp. Braga, registam-se as saídas de João Dias e Marinho, ambos lesionados, mas também de Bruno China, por opção. Além do já citado Marcos Paulo, regressam Halliche e Magique, numa lista que se mantém com 18 jogadores.

Entre os demais lesionados, continuam Rodrigo Galo, Hélder Cabral e Serge NGal, enquanto Júnior Lopes e Fábio Santos ficaram de fora pelos mesmos motivos de Bruno China.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Ricardo e Peiser;
Defesas: Hallice, João Real, Reiner Ferreira e Nivaldo;
Médios: Flávio Ferreira, Marcos Paulo, Makelele, Keita, Ogu e Cleyton;
Avançados: Wilson Eduardo, Salim Cissé, Edinho, Carlos Saleiro, Magique e Afonso.

in maisfutebol

Flávio Ferreira: melhor jovem triste por não ir aos sub-21


Foi das mãos precisamente de um ex-jogador da Académica que Flávio Ferreira, capitão da Briosa, recebeu esta quinta-feira o prémio para melhor jogador jovem da Liga nos meses de Outubro e Novembro.

A distinção, entregue por João Oliveira Pinto em nome do Sindicato de Jogadores, deixou o defesa/médio cheio de orgulho. «É sempre bom ver o nosso trabalho reconhecido e é com prazer que o recebo. Agradeço aos meus colegas, sem eles não o conseguiria», admitiu.

Numa altura em que é reconhecido pelos seus pares, agora na segunda época consecutiva como titular da Académica, Flávio não guarda rancores por não ter sido chamado contemplado por Rui Jorge com uma chamada à seleção sub-21:

«Claro que o objetivo é trabalhar para o clube, mas para chegar, como é óbvio à Seleção. Fico triste, mas não magoado com pessoas. Escolhem quem acham melhor. Só tenho de aceitar decisões. Vou trabalhar para o futuro, agora a pensar na seleção A.»

Sem ligar especulações, mantendo-se concentrado no trabalho ao serviço da Briosa, o jovem polivalente acredita que a equipa irá sair do penúltimo lugar. «A Liga Europa já passou, agora é olhar o futuro, a começar pelo jogo com o Moreirense, que é para ganhar, seja a que custo for.»

«Temos de trabalhar ainda mais e procurar a sorte, que não cai do céu, se o fizermos os resultados vão aparecer. Temos tido um bocado de infelicidade, mas, à exceção do Braga, não houve um jogo em que se possa dizer que estivemos mal», completou.

in maisfutebol

2012/2013 - Liga Portuguesa: Comparação com 2011/2012


A Liga portuguesa despede-se de 2012 com a realização, neste fim-de-semana, da 12ª jornada. Em jeito de balanço, é curioso verificar que equipas melhoraram o seu rendimento em comparação com o mesmo período da época passada. E, por outro lado, quem mais perdeu.

Antes de mais, importa salientar que em 2011 houve espaço para mais uma ronda até final do ano. A 18 de dezembro, realizou-se a 13ª jornada, mantendo-se uma liderança repartida entre Benfica e F.C. Porto, a exemplo do que acontece atualmente.

Curiosamente, as duas equipas só descolaram no primeiro jogo do ano seguinte. O F.C. Porto empatou em Alvalade e permitiu ao Benfica garantir uma vantagem de dois pontos. Vantagem essa que perdurou até à 20ª ronda. Depois, na Luz, os dragões venceram e assumiram a liderança.

Nesta altura, as duas equipas voltam a caminhar lado a lado na classificação. O Benfica tem agora vantagem, ao apresentar o melhor rendimento ofensivo, perante um goal average igual ao F.C. Porto e o mesmo número de pontos.

Os dois líderes da Liga 2012/13 chegam a esta altura com mais dois pontos em relação à época passada, ou seja, menos um empate. José Peseiro, criticado pelo desempenho do Sp. Braga na Champions, também até mais um ponto que no mesmo período da época passada.

Porém, observando as principais oscilações neste comparativo das primeiras 11 jornadas, o Rio Ave e o P. Ferreira merecem destaque. A equipa de Vila do Conde tem mais dez pontos que na época passada, enquanto os castores chegam à última ronda do ano com mais oito pontos.

Entre aqueles que mais perdem na comparação, está naturalmente o Sporting. Menos doze pontos que na temporada transata, à entrada para a 12ª jornada. Há um ano, os leões estavam no terceiro lugar, a quatro pontos dos dois líderes. Agora, estão na segunda metade da tabela classificativa.

O Marítimo e a Académica, também eles envolvidos na Liga Europa, terminaram a fase de grupos com algum prejuízo no campeonato nacional. Sobretudo, no caso dos insulares, que têm menos nove pontos. A Briosa tem menos 4.

Pontuação atual (comparação com época passada):

Benfica: 29 pontos (mais 2 pontos)
F.C. Porto: 29 (mais 2)
Sp. Braga: 20 (mais 1)
Rio Ave: 18 (mais 10)
P. Ferreira: 16 (mais 8)
Estoril: 15 (subiu este ano)
V. Guimarães: 15 (mais 2)
Marítimo: 13 (menos 9)
V. Setúbal: 11 (igual)
Nacional: 11 (igual)
Sporting: 11 (menos 12)
Olhanense: 10 (menos 4)
Beira Mar: 10 (menos 3)
Gil Vicente: 10 (menos 4)
Académica: 9 (menos 4)
Moreirense: 7 (subiu este ano)

in maisfutebol

Pedro Emanuel: «Duas vitórias e estamos em 5º lugar»

Pedro Emanuel considera que a Académica tem tido desempenhos satisfatórios nas várias frentes, mas admite que a Liga tem sido a pecha da equipa. Por isso, o importante agora é deixar o penúltimo lugar e trepar na tabela, terminada a participação na Liga Europa.

«A Académica vai focar-se em conquistar pontos apenas, independentemente do adversário e do estádio onde jogar. Sem ansiedade, porque temos noção de que o Campeonato está mais competitivo. Duas vitórias levam-nos ao 5º lugar e uma derrota abaixo da linha de água», reconhece.

«Nem olhamos para a tabela, nem abordamos essa classificação. Voltámos a trabalhar dentro de uma semana inteira, o que não tinha sido habitual nos últimos tempos. Sabemos que uma vitória pode levar-nos ao 9º ou 10º lugar. Um empate junta-nos a mais três ou quatro equipas», analisa, deixando um aviso:

«Sinto os jogadores compenetrados. Eles próprios querem assumir que querem limpar a imagem deixada no último jogo [1-4, frente ao Sp. Braga]. Só acreditando é que podemos dar a volta a situação.»

O próximo desafio dos estudantes é com o Moreirense. «Vem da II liga, é uma equipa bem orientada, aguerrida, com determinação. Sabemos que é forte no jogo que pratica e, até pelas dimensões do campo, costuma ter bons resultados. Está na luta pela sobrevivência e acredito que vai ser um jogo disputado.»

in maisfutebol

11 de dezembro de 2012

Flávio observado por franceses, belgas, espanhóis e ingleses


Apesar dos resultados menos positivos que a Académica tem averbado na Liga, há jogadores que têm estado em especial destaque, como é o caso de Flávio. O jovem capitão da Briosa, um dos indiscutíveis de Pedro Emanuel, tem sido observado por vários clubes estrangeiros e, ao que A BOLA apurou, também portugueses.


As exibições do número 4 não têm passado despercebidas a olheiros espanhóis e franceses, que ontem voltaram a marcar presença no Cidade de Coimbra. Os gauleses Bordéus e Marselha são dois dos potenciais interessados - a representação francesa contou ainda com o Nice e o Rennes -, bem como Rayo Vallecano e Celta Vigo (Espanha), Club Brugge (Bélgica) e Swansea (Inglaterra).

in abola.pt

10 de dezembro de 2012

2012/2013 - 11J - Académica 1 - Sp Braga 4: Resumo

2012/2013 - 11J - Académica 1 - Sp Braga 4: Maior derrota da temporada


nº espectadores: 2741
nota ao árbitro: Artur Soares Dias: 4
melhor do Sp Braga: Ismaily
melhor da Académica: Flávio

Crónica

Na ressaca de uma dececionante participação europeia, só o Sp. Braga foi capaz de obter a desejada redenção. Relegados para o quarto lugar pelo Rio Ave, os minhotos surgiram acossados em Coimbra e fizeram o que lhes competia para não se atrasarem mais em relação a F.C. Porto e Benfica.

Já a Académica, normalmente muito concentrada e incisiva nos jogos com os grandes, revelou a sua pior face, com desconcentrações e erros de marcação primários, que inviabilizaram a possibilidade de conseguir algo deste logo. São 219 dias sem vitórias em casa para o Campeonato e uma queda para o penúltimo lugar da classificação. Não há milagres.

Talvez a semana de viagem para ir e voltar de Israel tenha tido influência, mas a verdade é que a equipa de Pedro Emanuel foi uma caricatura daquilo já fez esta época. O Sp. Braga foi amplamente superior e não precisava de tamanha «ajuda».

Calma, qual calma?

O início insípido do jogo, com as duas equipas claramente desinteressadas em pegar no jogo, em nada fazia prever os dois golos de «rajada» dos bracarenses, que aproveitarem bem as fragilidades da defesa local.

Primeiro foi a infelicidade de Ricardo na abordagem ao remate fortíssimo de Ismaily, sem esquecer a passividade do lado direito da Briosa. Pouco depois, novamente pelo mesmo lado, mas com o brasileiro na assistência, foi Rúben Amorim quem fruiu do tapete vermelho.

Em menos de 10 minutos, os arsenalistas lograram uma vantagem confortável, mas pelo meio, também Éder e Alan podiam ter marcado num início frenético para os homens de Peseiro que mergulhou num profundo pesadelo os donos da casa, incapazes de se encontrarem.

Não só não conseguiam reagir, exceção feita para um livre de Edinho, como continuavam incapazes de encontrar um antídoto à altura para travar o vendaval do Minho. Pedro Emanuel não perdeu tempo e lançou Makelele e Afonso quase a frio, mas havia que fazer qualquer coisa. O pior é que Marinho saiu lesionado.

Depois de um primeira parte em que Beto não chegou sequer a tocar na bola, o internacional português foi chamado a intervir logo no dealbar da etapa complementar. A Briosa conseguiu criar mais perigo logo nesses minutos iniciais do que em todo o primeiro tempo.

A ideia era boa, o problema é que a manta, por mais que se queira, não estica. Mossoró teve mérito na jogada, mas gozou de tanto espaço e liberdade que só podia dar nisto. O Sp. Braga fez o terceiro e arrumou de vez com a partida.

Hélder Barbosa ainda falhou o quarto da noite, sozinho na pequena área (nem o guarda-redes tinha pela frente), depois do passe de Mossoró, mas Carlão, esse, não haveria de se fazer rogado e elevou o resultado à qualidade de goleada. Cissé reduziu, fixando o desfecho final.

A Académica termina assim o ano apenas com uma vitória para a Liga, a 5 de Maio, frente ao V. Setúbal e, na próxima jornada, viaja até Moreira de Cónegos, onde mora o último classificado. Vida dura para Pedro Emanuel.

Destaques

A figura: Mossoró

Está num grande momento de forma e fez questão de o demonstrar mais uma vez. Assistiu Ismaily no primeiro da noite e fez o terceiro, mas ainda tentou assistir Hélder Barbosa para um golo fácil, que o esquerdino falhou escandalosamente. Não contente, repetiu a oferta para Carlão e, este, desta feita, tirou-lhe o melhor proveito. Ainda podia ter «bisado», mas falhou por pouco. Tanta coisa boa no jogo 150 na Liga...

A desilusão: defesa da Briosa

Quando se perde, perdem todos e o mesmo vale par as vitórias, mas há setores de uma equipa que, por vezes, podem deitar tudo a perder. Neste caso, foi a defesa da Briosa que deu uma «ajuda» para o descalabro. Falhas de marcação, posicionamento deficiente, e uma falta de velocidade gritante para acompanhar os lances permitiram aos arsenalistas colocarem-se a gosto na partida. Foi fatal.

Ismaily

Golo e assistência, que mais poderia o esquerdino brasileiro esperar? Parece ter gostado tanto de jogar a extremo que, mesmo de regresso à posição original, fartou-se de atacar e infernizar o lado direito da defesa academista. Abriu o ativo praticamente no primeiro lance de ataque dos minhotos e manteve o motor ligado para servir Ruben Amorim para o segundo da noite.

Ruben Amorim

Regresso à equipa para jogar sobre a esquerda e coroado com o segundo golo da noite no período mais forte dos minhotos. O resto foi aquilo que se lhe reconhece, com grande qualidade no passe, capacidade de criar espaços e de organizar jogo.

Éder

Assobiado desde que pisou o relvado, num sinal claro de que os adeptos não lhe perdoam a saída atribulada, pareceu um pouco perturbado pela agressividade daqueles que, ainda há pouco tempo, o glorificaram. Foi fazendo ouvidos de mercador e assistiu Mossoró para o 0-3, antes de ser substituído para levar com toda a frustração dos apaniguados locais. Não havia necessidade.

Makelele e Cissé

Numa equipa que esteve tão distante daquilo que pode fazer, destacaram-se por, basicamente, terem sido os menos maus. O primeiro pela garra que trouxe para o campo e o segundo pelo tento de honra.

Opiniões

Pedro Emanuel, treinador da Académica, no final da derrota com o Sp. Braga, esta segunda-feira, em Coimbra:

«Correu tudo mal. Foi um dia não. Sabíamos que um dia isso podia acontecer. Não é desculpa, mas é lógico que, com a sequência de jogos que temos tido e a disponibilidade de atletas, achei que era esta a equipa que deveria jogar. Mas se aos 15 minutos esta a perder por 2-0 condiciona muito, condiciona mais ainda para quem vem de uma semana desgastante. Depois disto, o resultado já nem importa. Podia ser 6-2, 7-3 ou 9... era o que calhasse. O Braga soube explorar a nossa debilidade física, e depois também mental, mas estamos prontos para, no próximo domingo, estarmos mais fortes do que nunca em Moreira de Cónegos, diante de uma equipa do nosso campeonato, que está ao nosso lado na tabela.

[Sobre os assobios a Éder] Não mando na cabeça das pessoas, cada um pensa como quiser mas tenho muito orgulho no percurso que fez, e como pessoa. Comigo sempre teve uma relação cordial e é isso que interessa. Cada um julga como entender.»


Pedro Emanuel, treinador da Académica, em declarações à Sport tv no final do jogo com o Sp. Braga que os arsenalistas venceram por 1-4:

«Entramos sem concentração e sem capacidade de controlar os pontos fortes do adversário. O 2-0 condicionou o jogo. O SC Braga soube aproveitar e acabou por vencer por 4-1, mas podia ser 6-2, ou 7. Arriscamos e tentamos marcar o golo que nos desse a motivação. Quem anda no futebol sabe que um dia isto tinha que acontecer».

«Assumo as minhas decisões. Foram viagens desgastantes, sequência muito grande de jogo e hoje mais uma vez tentaram alcançar um resultado positivo, mas não conseguiram. Não passamos a imagem real do nosso valor, mas sem dúvida que em Moreira de Cónegos iremos apresentar a verdadeira equipa».

[A Académica está nos lugares de despromoção]«Não sou um desistente. Passamos por isto no ano passado e sabemos as nossas capacidades e limitações. Agora verdadeiramente vai começar o nosso campeonato».

José Peseiro, treinador do Sp. Braga, no final da vitória sobre a Académica, esta segunda-feira, em Coimbra:

«Podíamos ter marcado mais golos. Pelo menos na primeira parte, apenas dois foi pouco para o que produzimos. Tínhamos também como objetivo não sofrer golos, infelizmente sofremos. Mantivemos o terceiro lugar, que era um dos nossos objetivo, e podemos agora olhar para cima. Foram mais três pontos, numa vitória justa, com um domínio absoluto, à exceção dos primeiros minutos da segunda parte. Abordar a partida da forma como o fizemos, mesmo com resultados menos positivos, é sinal da qualidade dos jogadores e da equipa que temos, e que ainda pode ser mais consistente e mais forte.

[Sobre os assobios a Éder] Gostei da exibição dele. Tem jogado praticamente todos os jogos e os últimos só com equipas de topo, sempre com muita dedicação e humildade. É um jogador de equipa, coletivista, e é normal que apresente menor frescura. Não me parece que se tenha deixado influenciar pelos assobios. Quanto mais nível se atinge, mais se é cobrado. É normal.»

João Real, jogador da Académica, em declarações à Sport tv no final do jogo com o Sp. Braga que os arsenalistas venceram por 1-4:

«Quando se perde por um resultado destes não há muito explicação a dar. Tivemos um dia mau, nada do que tínhamos preparado resultou. Queremos pedir desculpa aos adeptos porque eles estão aqui sempre a apoiar-nos».

«Queremos corrigir o que esteve mal, mas esquecer e tentar dar a resposta no próximo jogo».

[Não ganharam em casa ainda]. «Isso é um fator meramente estatístico. Queremos ganhar, seja em casa ou for. Vamos trabalhar para acabar com esta malapata em casa».

Mossoró, jogador do Sp. Braga, em declarações à Sport tv no final do jogo com a Académica que os arsenalistas venceram por 1-4:

«Em três jogos conseguimos duas vitórias. A equipa hoje foi forte. Jogar aqui, perante este adversário não é fácil, nos últimos anos o Sp. Braga não tinha ganho aqui. Mostrámos que somos uma grande equipa e que estes resultados negativos não vão fazer desperdiçar todo o nosso trabalho».

«A equipa está de parabéns. Fizemos um jogo excelente. E o resultado diz tudo».

Carlão, avançado do Sp. Braga, no final da goleada sobre a Académica, e para a qual contribuiu com o último golo, que foi o seu primeiro na Liga esta época:

«É sempre importante para um avançado marcar. Fico feliz por ter ajudado a equipa com um golo, mas o mais importante foi a vitória do coletivo. O Éder tem qualidade, está em bom momento, e tenho de continuar a trabalhar.

Vamos sempre brigar, jogo a jogo. Quando perdemos, não somos a pior das equipas, nem a melhor quando ganhamos, então vamos lutar, jogo a jogo, e tentar somar o máximo de pontos para continuarmos lá na frente.»

Minuto a minuto 

90' FINAL DO JOGO! Académica - 1 Sp. Braga - 4
90' Domínio absoluto dos arsenalistas em Coimbra. A Académica ainda conseguiu marcar o golo de honra, mas o resultado até podia ser mais amplo
90' Carlão sozinho ainda a tentar fazer o quinto, mas hesitou e acabou por perder o lance
90' Mais três minutos de jogo
90' Hélder Barbosa a cabecear e Ricardo a defender
86' Afonso a tentar um cruzamento do lado esquerdo, mas a defesa arsenalista a cortar
86' Cuzamento do lado esquerdo e Cissé a saltar na área e a cabecear. Beto ainda tocou na bola, mas não consegui impedir que entrasse na baliza
86' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! ACADÉMICA ! 1-4 por Salim Cissé
82' SUBSTITUIÇÃO Sp. Braga . Sai Alan entra Paulo César
80' Rubén Amorim a fazer o cruzamento para a área. Carlão a cabecear para a defesa incompleta de Ricardo e depois ainda conseguiu fazer a recarga para o 4º golo do jogo
80' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! SP. BRAGA ! 0-4 por Carlão
79' Afonso a colocar na área onde estava Cissé, que faz um cabeceamento, mas a bola vai direitinha para as mãos de Beto
77' CARTÃO AMARELO para Hélder Barbosa (Sp. Braga )
76' SUBSTITUIÇÃO Sp. Braga . Sai Éder entra Carlão
75' Bem Mossoró pelo corredor direito, cruzamento para a área onde estava Hélder Barbosa, que rematou, mas a bola a sair muito por cima
73' Wilson Eduardo a bater um livre e Custódio, na área, a cortar para canto
71' SUBSTITUIÇÃO Sp. Braga . Sai Hugo Viana entra Hélder Barbosa
69' Números oficiais dizem que estão 2741 espectadores
68' Wilson Eduardo a fazer o remate cruzado ao segundo poste, mas a bola a sair ao lado da baliza de Beto
67' Éder a tentar o remate, mas a bola a bater em João Real, que estava entre o avançado bracarense e a baliza
62' Éder a receber a bola na área, mas muito marcado pela defesa atrasou para Mossoró que, num remate forte colocou a bola no fundo da baliza e fez o terceiro do Sp. Braga
62' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! SP. BRAGA ! 0-3 por Márcio Mossoró
57' Mossoró sozinho a levar a bola até à área da Académica, mas depois, desapoiado e com a defesa pela frente, não tentou o remate e acabou por perder a bola
56' Alan a colocar em Éder que estava na área, mas João Real a conseguir aliviar. Custódio, de longe, ainda tentou o remate, mas a bola saiu ao lado da baliza da Académica
54' A pressionar mais a Académica nesta segunda parte
53' Novamente a Académica, cruzamento do lado esquerdo e Beto a defender antes que alguém pudesse rematar
52' Makelele pelo centro a colocar em João Dias que subia pelo corredor direito e Ismaily a afastar. A bola sobre para Reiner Ferreira que ainda faz o remate, mas a bola a passar por cima da baliza do Sp. Braga
51' Afonso pela direita a cruzar para a área, mas Ismaily a cortar
48' Reiner Ferreira a tentar subir pelo lado esquerdo, mas bem Leandro Salino a cortar o ângulo e a impedir o cruzamento
46' RECOMEÇA A PARTIDA
45' INTERVALO NA PARTIDA ENTRE Académica e Sp. Braga. Início a todo o gás do minhotos, que perto do quarto de hora já ganhavam por 0-2, mas a defesa da Académica tem sido absolutamente displicente!
45' Que displicente está a defesa da Briosa!
44' Mais dois minutos de descontos...
38' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Marinho, lesionado, entra Afonso
32' Amorim... ao lado!
32' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai John Ogu entra Makelele
32' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai John Ogu, que não disfarça o desagrado, entra Makelele
31' Mossoró quase se isola, mas Flávio consegue cortar!
29' Agarra Ricardo! Era mais uma jogada de perigo do Braga!
24' BELO LIVRE DE EDINHO!!! A fazer lembrar o estilo de Ronaldo, o avançado da Académica levou a bola a rasar a trave!!!
21' INCRÍVEL!! Ismaily faz o que quer pelo lado esquerdo!!
16' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! SP. BRAGA ! 0-2 por Rúben Amorim. Que facilidade para o ataque arsenalista!!! Ismaily, depois do golo, agora faz a assistência para um golo fácil do ex-Benfica!!!
14' GRRRRRANDE RICARDO!!! Éder surge-lhe isolado na frente, mas o guarda-redes da Briosa consegue sair e evitar o golo!!!
12' PERIGO PARA O BRAGA!! Éder isolou-se na esquerda, centrou, mas Flávio cortou para trás, e Alan aparece a encher o pé!!! Canto.
8' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! SP. BRAGA ! 0-1 por Ismaily. No primeiro ataque com pés e cabeça dos minhotos, Mossoró abriu na esquerda para o brasileiro, que rematou com violência, mas Ricardo não fica isento de culpas: a bola passou-lhe debaixo do braço!!!
7' Ambas as equipas não aparecem querer arriscar, preferindo esperar pelo adversário.
6' Muito lento o jogo, pelo menos para já.
4' Cleyton tentava fugir pela direita, mas Douglão impõe o físico e rouba-lhe a bola.
3' Muito equilíbrio...
1' COMEÇA A PARTIDA ENTRE Académica e Sp. Braga
0' Éder é assobiado, já era esperado!
0' Cada uma das equipas tem um jogador em risco de exclusão, ambos com quatro amarelos averbados até ao momento: Ogu (Académica) e Salino (Sp. Braga).
0' Muito pouco público a 10 minutos do início do jogo: nem 1000 pessoas!
0' No total, os estudantes já receberam os arsenalistas em 42 ocasiões, vencendo por 18 vezes contra 11 derrotas. Registaram-se ainda 13 empates.
0' A Académica não vence o Sp. Braga desde 2003. Na altura, jogava-se a última jornada e a vitória, obtida apenas com um golo, de Paulo Adriano, entrou para a história do clube pois esses três pontos permitiram selar a manutenção.
0' O árbitro da partida será Artur Soares Dias, do Porto, enquanto Rui Licínio e Pedro Ribeiro serão os auxiliares. O quarto árbitro é Rui Patrício.
0' SP. BRAGA: Beto; Salino, Douglão, Paulo Vinícius e Ismaily; Custódio e Hugo Viana; Alan, Mossoró e Rúben Amorim; Éder
SUPLENTES: Quim, Elderson, Nuno A. Coelho, Baiano, Hélder Barbosa, Paulo César e Carlão.
0' ACADÉMICA: Ricardo; João Dias, Flávio Ferreira, João Real e Reiner Ferreira; Keita; Ogu e Cleyton; Wilson Eduardo, Edinho e Marinho.
SUPLENTES: Peiser, Nivaldo, Bruno China, Makelele, Afonso, Saleiro e Cissé.
0' Já temos equipas!
0' Entram Beto e Quim para o aquecimento, quando Ricardo e Peiser já se encontram no relvado.
0' É por isso que dividiram pontos com o Benfica e o Sporting, foram à Madeira ganhar ao Marítimo, para já não falar do histórico triunfo sobre o Atl. Madrid.
0' Mas mais do que questionar a ausência de vitórias caseiras, importa perceber que os estudantes parecem, por vezes, ter duas faces. Tanto perdem em Coimbra com o V. Guimarães, empatam com o Olhanense, Estoril ou Gil Vicente, como fazem peito aos maiores.
0' O verdadeiro pesadelo da formação de Pedro Emanuel têm sido os jogos em casa, onde não soma uma vitória para o Campeonato desde 5 de Maio, quando bateu o V. Setúbal. Já antes desse encontro, a Académica vinha de 16 partidas consecutivas sem ganhar para a Liga.
0' Quanto à Briosa, deixou para trás as emoções da Liga Europa após uma eliminação há muito anunciada. A ordem é agora para a concentração total na Liga, prova na qual a equipa soma apenas uma vitória, nos Barreiros, à quinta jornada.
0' Conseguiu, ainda assim, evitar males maiores com a passagem aos quartos de final da Taça de Portugal diante, justamente, dos campeões nacionais, mas, no regressos às competições internas, os arselanistas precisam de retificar as duas derrotas consecutivas para a Liga com Sporting e F.C. Porto.
0' A derrota com o F.C. Porto afastou os minhotos ainda mais da luta pelo primeiro lugar e os desaires para a Liga dos Campeões pintaram a conjuntura ainda mais de negro para José Peseiro.
0' Vão estar a assistir a esta partida emissários do Benfica, Feirense, Nice, Bordéus, Rennes, Marselha, Brugges, Rayo Vallecano e Celta.
0' CONVOCADOS DO SP. BRAGA: guarda-redes: Beto e Quim; defesas: Salino, Baiano, Nuno André Coelho, Paulo Vinícius, Douglão, Ismaily e Elderson; médios: Custódio, Hugo Viana, Rúben Amorim e Mossoró; avançados: Alan, Hélder Barbosa, Carlão, Paulo César e Éder.
0' Djamal, com uma entorse no joelho esquerdo é o outro lesionado do plantel bracarense.
0' Já o médio internacional português não recuperou de um traumatismo no joelho direito e ficou de fora, tal como Zé Luís e Aníbal, que jogaram no domingo pela equipa B, na II Liga.
0' Douglão falhou o último jogo da Liga dos Campeões, na quarta-feira, com o Galatasaray (derrota por 2-1), por estar castigado, mas regressa agora às opções do treinador da equipa minhota.
0' O central Douglão está de volta aos eleitos do Sp. Braga para este embate, enquanto Ruben Micael ficou de fora devido a lesão.
0' CONVOCADOS DA ACADÉMICA: guarda-redes - Peiser e Ricardo; defesas - João Dias, João Real, Reiner Ferreira e Nivaldo; médios - Flávio Ferreira, Bruno China, Makelele, Keita, Cleyton e John Ogu; avançados: Wilson Eduardo, Marinho, Carlos Saleiro, Edinho, Salim Cissé e Afonso.
0' Fábio Santos e Magique ficam de fora por opção.
0' Desta forma, continuam de fora os lesionados Rodrigo Galo, Hélder Cabral e Serge NGal, enquanto Júnior Lopes, Halliche e Marcos Paulo, que já treinam com os companheiros, terão mais uma semana pela frente para aperfeiçoarem os índices físicos.
0' O regresso de Carlos Saleiro é a única novidade da lista de convocados da Académica para o encontro desta segunda-feira. Na verdade, Pedro Emanuel voltou a convocar os mesmos 17 que levou para Israel, juntando-lhes apenas o avançado ex-Sporting.
0' O jogo desta segunda-feira tem ainda a particularidade de marcar o reencontro de Éder com a Briosa, de onde saiu envolto em polémica. Também Hélder Barbosa já representou a Briosa há uns anos.
0' Já a Académica escorregou pela primeira vez esta época para os lugares de descida (15º lugar, nove pontos), em função da vitória do Beira Mar em Barcelos, e luta desesperadamente pela manutenção depois do adeus anunciado à Europa.
0' Os minhotos caíram para o quarto lugar com o empate do Rio Ave diante do P. Ferreira e não podem perder mais pontos, agora que estão a 12 do líder F.C. Porto e nove do Benfica, que segue em segundo, mas joga a seguir a este encontro em Alvalade.
0' Boa tarde. Bem-vindos ao Académica-Sp. Braga, que começa às 18h15 horas, num jogo para acompanhar, ao vivo, no Maisfutebol. Fique ligado!

Outros

Douglão falava à comunicação social no final do encontro com a Académica, quando, já a terminar, depois de comentar as incidências da partida, decidiu acrescentar algo inusitado.

«O árbitro Artur Soares Dias veio pedir-me desculpa pelo incidente na Luz. Acho um gesto louvável, de muita humildade. São águas passadas, mas quero realçar essa atitude, que é importante no futebol. Assumiu o erro e pediu desculpa», revelou.

O brasileiro falava, naturalmente, do segundo cartão amarelo que lhe foi erradamente mostrado no jogo com o Benfica, em Agosto, e que deveria ter sido averbado antes a Custódio, pelo penalty cometido.

Recorde-se que o Conselho de Disciplina veio posteriormente retirar o cartão ao central para o aplicar ao colega, mas faltava o reconhecimento da falha por parte do juiz portuense, que aproveitou a partida desta segunda-feira para colocar tudo em pratos limpos.