6 de janeiro de 2013

2012/2013 - 13J - Académica 4 - V. Setúbal 2: Finalmente uma vitória


AAC_OAF: A Académica venceu este sábado o Vit. Setúbal por 4-2 numa partida que contou para a 13ª jornada da Liga ZON Sagres. Cissé inaugurou a contagem para a Briosa e Edinho viria a fazer um hat-trick que confirmou o justo triunfo para os "estudantes".

O conjunto orientado por Pedro Emanuel entrou a todo o gás e ainda antes da meia-hora já vencia por 3-0. Uma entrada fulminante da Académica que deixou o Vit. Setúbal sem reacção e sem nada poder fazer para contrariar o apetite voraz dos avançados da Briosa.

A ganhar por 3-0, os sadinos ainda deram um ar da sua graça ao reduzir para 3-2 mas hoje era a noite de Edinho, que estabeleceu o resultado já perto do final do encontro.

Com este triunfo, a Briosa passa a somar 13 pontos na tabela classificativa e na próxima ronda desloca-se ao reduto do Paços de Ferreira.


nº espactadores: 2287
nota ao árbitro Cosme Machado: 4
melhor do Setúbal: Cristiano
melhor da Académica: 4
notas e melhores by Francisco Andrade in Rádio Regional do Centro

Crónica


A Académica conseguiu este sábado fazer algo que não lograra atingir nos últimos meses: vencer em casa para o campeonato. Com uma eficácia avassaladora (três golos com quatro remates) em 15 minutos, os estudantes praticamente arrumaram, precisamente, o último adversário a quem haviam ganho, a 5 de Maio de 2012. Mas foi preciso ainda sofrer até confirmar o triunfo.

Houve muito mérito dos donos da casa, mas convém não esquecer a terrível abordagem defensiva dos sadinos, sobretudo nos dois primeiros golos, ambos de bola parada. Esse primeiro impulso, facilitou tudo o mais a uma Briosa que, de repente, se via numa posição inédita esta época, qual fidalga de peito inchado a mandar e desmandar no jogo.

Talvez se tenham deslumbrado os estudantes que, mais uma vez, sentiram dificuldades a gerir o resultado, e viram o adversário reaproximar-se perigosamente no marcador na segunda parte, por culpa de pecados próprios. Primeiro numa falha de marcação, depois num penalty. Valeu a cabeça fria (e certeira) de Edinho que, com um hat trick, e outra falha da defensiva forasteira, sossegou os adeptos locais.

A vitória, segunda da época, permitiu aos comandados de Pedro Emanuel sair da zona de despromoção para um salto, ainda a confirmar no final da jornada, até ao meio da tabela, ultrapassando o... Sporting. No reverso da medalha, o Setúbal trocou de posição com o adversário e afundou-se abaixo da linha-de-água. Já não ganha há mais de dois meses.

Cada tiro, cada melro

A entrada da Académica em nada faria suspeitar da avalancha que haveria de se seguir. Os estudantes, pode até dizer-se, tiveram um início tímido, pouco conseguido, com alguma dificuldade em ligar os setores. Ao invés, o Vitória parecia sentir-se mais à-vontade, trocando melhor a bola e mostrando alguma intencionalidade atacante.

Estava o jogo neste confronto equilibrado de estilos quando, de um livre em jeito de canto mais curto, sobre o lado esquerdo do ataque academista, nasce o primeiro golo, num cabeceamento de Cissé que deixou mal na fotografia os centrais setubalenses. Corria o minuto 13. Azar para José Mota.

Só foi preciso esperar mais três minutos para ver outro golo, muito parecido, mas agora com origem na outra banda e a partir de um canto. Só mudou o marcador, desta feita Edinho, em mais uma cabeçada fulminante, novamente no coração da área. Era o início da derrocada sadina.

O terceiro da noite só trouxe como novidade o facto de não ter resultado de uma bola parada, mas foi a partir de um cruzamento que a Briosa fez mais um, outra vez por Edinho, agora numa assistência de Wilson Eduardo. Makelele até estão no chão, a pedir assistência, mas os pretos preferiram avançar determinados para mais um golo. De certeza que os perdoou.

Atordoados com que lhes estava a acontecer, os setubalenses só voltaram a respirar já a meio da segunda parte quando, após um reatamento soporífero comparado com a riqueza de acontecimentos da primeira etapa, lograram reduzir a desvantagem por intermédio de Cristiano.

A Académica pôs-se então a jeito, com uma grande penalidade tão clara como escusada e só não sofreu mais com o 3-2 porque Edinho, outra vez de cabeça, fez o terceiro da conta pessoal e acabou com as dúvidas.



Opiniões


Pedro Emanuel, treinador da Académica, no final da vitória sobre o V. Setúbal, este sábado, em Coimbra:¿

«Foi uma vitória importante para nós, porque conquistámos pontos que perseguimos, por ser em casa, perante o nosso público, que muito nos tem dado, é uma vitória para eles e para este grupo de trabalho, que tem grande dedicação e acredita sempre que pode fazer melhor. Vamos ter muitos jogos como este, com muito equilíbrio, foram três pontos importantes para a nossa caminhada, mas nada mais do que isso.
[José Mota disse que a Académica não foi superior] Não comento opiniões de ninguém. Tenho a minha, que se baseia em factos. Fizemos quatro golos, tivemos uma bola no poste, outra tirada sobre o risco de golo, fomos justos vencedores. É verdade que chegámos rapidamente a uma vantagem que cria a ilusão de ser confortável, o Vitória faz o 3-1 numa desatenção nossa e depois o 3-2 numa situação direi até infantil, mas com o quarto matámos o jogo. A equipa foi pragmática, objetiva, chegámos à vantagem, três pontos sem discussão. É uma vitória que dá confiança e muito mais à-vontade, porque este grupo acredita no que faz. Hat trick do Edinho? Parabéns à equipa...»



José Mota, treinador do V. Setúbal, no final da derrota ante a Académica, este sábado, em Coimbra:

«Há tempo que não via tanta eficácia. Três bolas paradas, três golos. Este jogo fica marcado por uma má concentração nossa nas bolas paradas. Os jogadores da Académica gozaram de muita liberdade em termos defensivos. Sofrer três golos numa primeira parte, sem oportunidades, porque fomos nós que as concedemos, torna-se muito difícil. Falhámos nesse capítulo. Todos os jogadores estavam obrigados à marcação, mas falhámos, diante de uma equipa que não foi melhor do que o Vitória, muito pelo contrário. Desde início se percebeu que o Vitória poderia e iria ser melhor, fomos mãs organizados, tivemos mais posse bola, mas depois dos golos tudo se desmoronou. A Académica soube gerir, ainda conseguimos o 3-2, e novamente de bola parda, sofremos o quarto. Poderia e deveria ter sido diferente este jogo, porque demonstrámos que tínhamos mais capacidade. O futebol é isto, quem marca mais, ganha. Só poderia ter sido desta forma, teria de haver muita desconcentração nossa para acontecer. Na segunda parte, por exemplo, fomos claramente melhores, corremos os riscos necessários, e fomos premiados com dois golos. Se não surge o quarto para a Académica, poderíamos ter chegado ao empate, que talvez seria mais justo, não fosse nosso desnorte defensivo. Parabéns aos jogadores da Académica porque foram de uma eficácia tremenda.»



Edinho, avançado da Académica, autor de um hat trick na vitória sobre o V. Setúbal, este sábado, em Coimbra:

«Foi bom ter feito os golos, mas acima de tudo ficou o espírito e ambição da equipa. Ao conseguir marcar, tive a equipa toda comigo e foi ela que tornou isso possível. Sabíamos que tínhamos uma vantagem boa para gerir, se calhar adormecemos um bocado inconscientemente, mas acordámos a tempo e pudemos ganhar. Estivemos todos concentrados, tínhamos o objetivo de não sofrer golo, porque sabíamos que íamos marcar. Andávamos um pouco frustrado por que, vendo as últimas exibições, sentimos que merecíamos algo mais e hoje isso ficou provado. Hat trick de cabeça? Foi a primeira vez, até comentámos isso no balneário. A destacar algum, talvez o quarto, porque matou o jogo e era um lance difícil.

Seleção? É um dos meus objetivos, mas só estou focado em fazer golos, porque assim ajudo a equipa e sei que ela me ajuda a fazer mais golos. A trabalhar assim, a oportunidade vai chegar e quando assim for vou estar preparado para a agarrar.

O Sporting? É mais um adversário que ficou para trás, mas hoje estávamos numa luta com um adversário direto. O Sporting não deixa de ser um grande por isso.»



Destaques


A figura: Edinho 
É o abono de golos da Briosa. Já leva oito na Liga, 13 no total da época, reclamando para si, mais uma vez, a responsabilidade por mais uma vitória estudantil. Curiosamente, já no último triunfo em casa sobre o V. Setúbal, há oito meses, havia sido o marcador do golo solitário. Desta vez, resolveu caprichar e fê-lo em dose tripla, arrasando a defesa setubalense no jogo aéreo.

A desilusão: defesa sadina
Há algo de bom a dizer de uma defesa (guarda-redes incluído) que sofre quatro golos todos pelos ares, três deles de bola parada? É difícil. Pois foi isso que aconteceu ao V. Setúbal, com as maiores culpas a irem, naturalmente, para os centrais, mas também para Caleb, que teve uma noite de pesadelo.

Rodrigo Galo
Duas assistências (um livre e um canto) para os dois primeiros golos da noite e ainda um livre em posição frontal que Meyong tirou encostado a um poste sobre o risco fatal marcaram a noite de um regresso em grande à titularidade deste lateral-direito brasileiro. Foi ainda uma gazela a correr pelo seu flanco durante o melhor período dos estudantes, contribuindo para o desnorte setubalense.

Meyong
Para quem marca 80 por cento dos golos da equipa, como bem assinalou na projeção do jogo Pedro Emanuel, esperava-se muito mais dele em Coimbra. Esteve desinspirado, mas ainda acordou na segunda parte, a tempo de marcar o golo da ordem, de grande penalidade. Mas não chegou.

Cristiano
Marcou o primeiro da equipa, dando início ao reaproximar no marcador. Sofreu depois a grande penalidade que permitiu a Meyong fazer o 3-2, cotando-se, de longe, como o melhor elemento sadino.



Minuto a minuto 


90' FINAL DO JOGO! Académica - 4 V. Setúbal - 2 A Académica volta a ganhar ao V. Setúbal oito meses depois da última vitória em casa para a Liga sobre este mesmo adversário e sai da zona de despromoção para o meio da tabela!!!
89' Mais três minutos de compensação...
85' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Edinho entra Carlos Saleiro
82' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! ACADÉMICA ! 4-2 por Edinho. Canto de Wilson Eduardo e o internacional português faz o terceiro da conta pessoal esta noite novamente de cabeça!!!
81' Vitória à beira do empate num lance em que os da casa reclamaram fora-de-jogo!!!
78' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Makelele entra Keita
77' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! V. SETÚBAL ! 3-2 por Meyong (GP)
76' CARTÃO AMARELO para Marcos Paulo (Académica )
76' PENALTY ASSINALADO contra Académica por falta claríssima de Marcos Paulo sobre Cristiano!!
75' 2287 espetadores!
74' CARTÃO AMARELO para Reiner Ferreira (Académica )
74' AFONSO AO POSTE!!! Mais uma trapalhada da defesa setubalense, com Caleb a despachar para os pés do brasileiro, este galga uns metros e dispara fortíssimo obrigando o americano a defender para o ferro!!!
72' SUBSTITUIÇÃO V. Setúbal . Sai Ney Santos entra Bruno Gallo
66' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! V. SETÚBAL ! 3-1 por Cristiano, na conclusão de uma jogada de contra-ataque em que Bruninho surge pela esquerda e oferece o golo ao colega!!!
62' Bate Cristiano, segura Ricardo!
60' CARTÃO AMARELO para Meyong (V. Setúbal )
60' Livre de Paulo Tavares muito por cima!
59' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Salim Cissé entra Afonso
57' SUBSTITUIÇÃO V. Setúbal . Sai Nélson Pedroso entra Bruninho
48' Makelele foge pela esquerda, tenta servir Wilson Eduardo, mas há um defesa que corta. Na insitência, Wilson cruza do outro lado, mas Edinho não chega ao primeiro poste!!!
46' RECOMEÇA A PARTIDA

45' INTERVALO NA PARTIDA ENTRE Académica e V. Setúbal. Isto é inédito esta época em Coimbra: três golos para os estudantes em 15 minutos com apenas quatro remates!!! Eficácia terrível da Briosa que praticamente arruma os sadinos, curiosamente os últimos a perder aqui para o campeonato... há oito meses!!!
45' Mais dois minutos de compensação...
44' Pedro Santos mexeu com o jogo: mais um cruzamento perigoso, mas Meyong estava em fora-de-jogo!
43' DEFENDE RICARDO!! Pedro Santos insiste numa jogada da direita, mas o guardião dos estudantes defende para a frente!!!
40' SUBSTITUIÇÃO V. Setúbal . Sai Bruno Amaro entra Pedro Santos
37' Confusão na área da Académica, mas nem Meyong nem Cristiano consegue acertar na bola!!!
33' QUE FALHANÇO DE EDINHO!!! Cissé isola-se pela esquerda, cruza perfeito para o colega, mas este atrapalha-se na zona de penalty e falha o tiro!!!
33' Está a ser um sufoco para o Vitória!!! É o pesadelo sadino em Coimbra!!!
32' MEYONG TIRA NO POSTE O LIVRE DE GALO!!!!
29' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! ACADÉMICA ! 3-0 por Edinho. Cada tiro cada melro!!! Agora foi um cruzamento de Wilson Eduardo e Edinho bisa na partida!!!
24' CARTÃO AMARELO para Paulo Tavares (V. Setúbal )
22' Mal Wilson!!! Tentava isolar Edinho, mas o passe saiu com muita força!!
16' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! ACADÉMICA ! 2-0 por Edinho. Sexto golo no campeonato do internacional português (11º no total), que assim de demarca novamente de Cissé (cinco) como melhor marcador da equipa!!! Outra vez uma bola parada: canto de Rodrigo Galo, a defesa vitoriana falha na marcação, e Edinho irrompe da marca de penalty a cabecear para o segundo!!!
13' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! ACADÉMICA ! 1-0 por Salim Cissé. Livre de Rodrigo Galo, em jeito de canto mais curto, direto para a cabeça de Cissé, que leva a bola a bater ainda no relvado antes de entrar na baliza!!!
11' Amoreirinha cede o primeiro canto da partida!
9' Cruza longo Pedro Queirós para Ricardo segurar.
8' Equilíbrio, para já, mas o Vitória parece estar a trocar melhor a bola.
3' Wilson tentava solicitar Edinho na área, mas abusa da força!
1' COMEÇA A PARTIDA ENTRE Académica e V. Setúbal
0' As equipas vão alinhar com os equipamentos tradicionais.
0' De qualquer forma, o último triunfo sadino data de 2007, e tem-se registado algum equilíbrio nos últimos anos. A vitória da última época, em Maio, acabou por valer praticamente a manutenção.
0' Num embate que é já um clássico, com 66 jogos em Coimbra, leva vantagem natural a Académica graças a 31 vitórias sobre 21 para o adversário, e ainda com 14 empates contabilizados.
0' Já a Académica é a rainha das igualdades na Liga, com sete, em igualdade com o Paços de Ferreira.
0' É uma equipa, de resto, com um padrão curioso: além dos muitos empates (cinco), quando perde (quatro vezes) é na maior parte das vezes por uma margem considerável: 0-5 com o Benfica, 3-5 com o Rio Ave e 3-0 com o Estoril.
0' O V. Setúbal ainda não ganhou fora esta época, mas, em compensação, só perdeu por duas vezes nessa condição: em Guimarães e na Amoreira. Empatou na Choupana, Barcelos, Aveiro e Barreiros.
0' Em sentido contrário, temos Carlos Saleiro, que foi emprestado pelo Sporting precisamente ao V. Setúbal, na primeira metade da temporada de 2008/09, antes de se mudar, em Janeiro, para os estudantes.
0' Amoreirinha, que não é titular para a Liga desde 26 de Agosto, mas voltará a sê-lo hoje, reencontra-se com uma equipa onde esteve entre 2008 e 2010. Bruno Amaro também passou por Coimbra em 2009/10, tal como Miguel Pedro entre 2006 e 2009.
0' O treinador José Mota manteve a aposta nos restantes 18 convocados da partida com o Nacional, pelo que Fonseca e Ricardo Silva também continuam de fora.
0' Miguel Lourenço, lesionado, e José Pedro, por opção, não fazem parte da lista de convocados do V. Setúbal para a o encontro deste sábado.
0' A lista passou de 20 jogadores para 18 jogadores, e nela não fazem ainda parte João Dias, Hélder Cabral e Marinho, que já treinam com o grupo, mas ainda sob vigilância médica.
0' Em relação ao último jogo, com o Olhanense, para a Taça da Liga, registam-se as saídas de Halliche, no CAN, embora o argelino esteja também castigado, de Ogu, devido a lesão, e do terceiro guarda-redes, Fábio Santos.
0' O regresso do médio Cleyton, que havia sido autorizado a prolongar as férias devido ao casamento, é a principal novidade da lista de convocados da Académica para este encontro.
0' Os resultados menos positivos no campeonato levaram, inclusive, a uma queda na tabela nas últimas semanas desde o sétimo lugar (a melhor posição da época) até ao atual 14º lugar, com apenas mais um ponto (11) do que o adversário deste domingo. Em suma, perspetiva-se um autêntico «duelo de aflitos» em Coimbra.
0' Depois de quatro encontros seguidos, contando com a Taça da Liga, sem ganhar (e uma partida com o F.C. Porto adiado para dia 23), foi justamente nessa competição secundária que os sadinos voltaram aos triunfos, diante do Nacional, no último jogo do ano.
0' Havia menos espaço de manobra (jogava-se a 29ª jornada) e a turma de Pedro Emanuel vinha de 16 jogos consecutivos sem vitórias. Desta feita, o jejum dura há sete encontros, a equipa está novamente no 15º lugar, mas há mais de meia volta para jogar.
0' Em Maio do ano passado, faz hoje precisamente oito meses, a Briosa acabara de «mergulhar» abaixo da linha de água e só a vitória lhe permitiria fugir à despromoção.
0' O V. Setúbal foi a única equipa a quem os estudantes ganharam em casa para a Liga em 2012 e o reencontro dá-se num contexto muito semelhante.
0' O árbitro da partida será Cosme Machado, de Braga, enquanto Alfredo Braga e Pedro Fernandes serão os auxiliares. O quarto árbitro é Albano Correia.

0' V. SETÚBAL: Caleb; Pedro Queirós, Jorge Luiz, Amoreirinha e Nélson Pedroso; Ney Santos e Paulo Tavares; Jorginho, Bruno Amaro e Cristiano; Meyong.
SUPLENTES: Kieszek, Frederico Venâncio, Bruno Gallo, Bruno Turco, Pedro Santos, Miguel Pedro e Bruninho.
0' ACADÉMICA: Ricardo; Rodrigo Galo, Flávio Ferreira, João Real e Reiner Ferreira; Bruno China; Makelele e Marcos Paulo; Wilson Eduardo, Edinho e Cissé.
SUPLENTES: Peiser, Júnior Lopes, Keita, Cleyton, Magique, Afonso e Saleiro.
0' Já há equipas oficiais!
0' Boa tarde. Bem-vindos ao Académica-V. Setúbal, que começa às 18h00 horas, num jogo para acompanhar, ao vivo, no Maisfutebol. Fique ligado!


textos maisfutebol
fotos tvi24

Outros



Sem comentários:

Enviar um comentário