21 de janeiro de 2013
2012/2013 - 15J - Académica - Nacional: Antevisão
O Momento
Académica:
Os sinais de vida dados com a vitória categórica (4-2) sobre o V. Setúbal, depois de oito meses sem triunfos em casa, esbarram na sensação do momento em Paços de Ferreira e, com isso, o desafio com os insulares volta a ter contornos decisivos. A luta pela permanência continua bem viva no fundo da tabela e os estudantes não podem dar-se ao luxo de desperdiçar uma oportunidade como esta diante de um concorrente direto.
Nacional:
Longe vão os tempos europeus de Manuel Machado e, em particular, da turma da Choupana. O percurso dos insulares tem sido bastante irregular, mas a vitória sobre o Sp. Braga, na última jornada, só pode servir de bom pronúncio. Mas para isso vai ser preciso melhorar o desempenho defensivo: 26 golos consentidos é o pior registo da Liga, em igualdade com o Beira Mar, que tem um jogo a mais.
Ausências:
Académica: Hélder Cabral, lesionado; Halliche e Nivaldo, na CAN.
Nacional: Skolnik, lesionado; Mateus na CAN.
Discurso direto:
Pedro Emanuel, treinador da Académica: «O que poderá ser diferenciador serão os momentos de transição e de momentânea desconcentração de alguma equipa, que possa permitir ao adversário aproveitar o erro. É isso que vamos tentar, provocar o erro com movimento, circulação de bola, mas sem nunca desesperar em busca do objetivo, que é o golo.»
Manuel Machado, treinador do Nacional: «A Académica tem uma dinâmica muito interessante, fruto de um modelo, o 4-3-3, que tem trabalhado há cinco ou seis anos por força da escola dos últimos técnicos, como Domingos, Jorge Costa e Pedro Emanuel. Tem praticantes jovens, muitos deles africanos, que são imprevisíveis. Mas acredito que vamos conseguir mais três pontos.»
Histórico de confrontos:
O Nacional já visitou Coimbra por 19 vezes, conseguindo sair apenas por duas vezes com a vitória no bolso. Contam-se, por conseguinte, 11 triunfos para os da casa e seis empates. Os insulares, de resto, já não vencem na cidade dos estudantes há seis anos. O encontro desta segunda-feira ficará, talvez, na história pelo dia e horário (16 horas) mais inusitado. Calhou assim para proporcionar mais um dia de descanso à Académica, depois do jogo da Taça de Portugal na quinta-feira, e com início de modo a permitir aos ilhéus o regresso à Madeira ainda no mesmo dia.
Equipas prováveis:
ACADÉMICA: Ricardo; Rodrigo Galo, João Real, Flávio Ferreira e Reiner Ferreira; Bruno China; Marcos Paulo e Makelele; Wilson Eduardo, Edinho e Marinho.
Outros convocados: a lista será conhecida apenas esta segunda-feira.
NACIONAL: Gottardi; João Aurélio, Miguel Rodrigues, Mexer e Marçal; Claudemir; Manuel da Costa, Moreno e Diego Barcellos; Keita e Mário Rondon.
Outros convocados: Vladan, Crespo, Revson, Jota, Mihelic, Candeias e Bruno Moreira.
in maisfutebol
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário