5 de março de 2013

2012/2013 - 21J - V Guimarães 2 - Académica 0



A equipa profissional da Académica perdeu esta segunda-feira com o Vit. Guimarães por 2-0 numa partida que contou para a 21ª jornada da Liga ZON Sagres. Os "estudantes" sofreram o primeiro golo logo aos 4 minutos e pouco depois os vimaranenses ampliaram para 2-0, sem que a Briosa conseguisse reduzir e reentrar na partida.

A turma orientada por Pedro Emanuel ainda dispôs de algumas oportunidades para, pelo menos, reduzir a desvantagem mas a finalização nunca foi a melhor.

Na próxima jornada, a Académica recebe em Coimbra o Sporting, numa partida que está agendada para sábado, pelas 20:15, no Estádio EFAPEL Cidade de Coimbra.

Força Rapazes!
in AAC-OAF

nº espectadores: 7 302
nota ao árbitro: Vasco Santos: 4
melhor do V Guimarães: Tiago Rodrigues
melhor da Académica: Marinho
nota e melhores by Luís Carlos Melo in RRC

Crónica


A Europa aparece no horizonte do V. Guimarães. A Juventude Vitoriana fica a dois pontos do quinto lugar, deixando a Académica a quatro do Moreirense, ou seja, da linha de água. Tiago Rodrigues e Soudani arrumaram a questão em vinte minutos. Estudantes chumbaram no exame.

As portas do D. Afonso Henriques abriram-se para um jogo sem incidentes, como todos deveriam ser. Protestos vindos das bancadas, em formas de tarjas, enquanto o recurso do clube é apreciado. No relvado, os jovens de Rui Vitória vão escrevendo páginas na história.

Pedro Emanuel anunciou o onze de véspera, numa atitude pouco habitual no futebol português e capaz de gerar a sensação de menosprezo pelo adversário. Não terá sido esse o objetivo, de qualquer forma, mas a medida causou estranheza.

O treinador da Académica prometeu e cumpriu, garantindo ainda saber que equipa iria o Vitória apresentar. Não contaria, por outro lado, com um golo ao quarto minuto de jogo que ajudaria a definir o rumo do mesmo.

O V. Guimarães entrou a ganhar e o que nasce torto jamais se endireita. A Briosa acusou o golo consentido, tentou responder sem argumentos de peso e viu Soudani ampliar a vantagem local ao minuto 21.

Em pouco tempo, a equipa de Rui Vitória ergueu uma muralha no castelo com vista para a Europa, em pleno D. Afonso Henriques.

Ricardo à espera de algo que não chegou

Quarto minuto de jogo. O V. Guimarães conquista um livre pela esquerda, para ser cobrado por um destro. Quando assim é, a bola voa para a área à espera de um ligeiro desvio. Ricardo continua com isso mesmo, mas o desvio não chegou.

O jovem Tiago Rodrigues bateu na direção do poste contrário, ninguém desviou e a bola entrou diretamente na baliza da Académica.

Os treinadores costumam repetir esta ideia: um golo a frio faz toda a diferença. É certo que a Académica, assente na velocidade de Marinho e Wilson Eduardo pelos flancos, esboçou uma resposta mas viria a sofrer o segundo ainda antes da meia-hora.

Hélder Cabral queixou-se de falta no início do lance e parece ter razão. O jogo seguiu, Halliche fez um corte modesto e Tiago Rodrigues aproveitou para fugir na esquerda. Passe inteligente para a entrada da área, rasteiro, e remate de primeira. Soudani bateu Ricardo, chegando ao quarto golo da época.

Prémio para os miúdos do Vitória. Organizados, eficazes e entusiasmantes a espaços. Longe de ser um produto acabado, que maravilhe qualquer um, é de qualquer forma merecedor de elogios e justifica qualquer resultado positivo que obtenha.

Estudantes sem ligação entre as aulas

A Académica apresentou o defeito de sempre, em nossa opinião: demasiado músculo e pouca ligação entre o setor intermediário e o ataque. A defesa não deslumbra, desta vez até Ricardo foi aquém do seu real valor, mas o que mais desilude é ver nomes como Marinho e Wilson sem acompanhamento.

Marinho foi mesmo um dos melhores entre os visitantes e ameaçou Douglas em várias ocasiões, parecendo um argumento curto perante tamanha desvantagem no marcador. Ao minuto 12, Reiner tinha falhado um golo feito, cabeceando ao lado. Foi a oportunidade mais clara dos visitantes na etapa inicial. Aliás, em todo o encontro.

Na segunda metade, o Vitória recuou linhas e entregou a iniciativa de jogo. Ainda assim, André quebrou a corrente com um remate portentoso à trave (58m). Nada mudou até final. Desfecho justo.


Destaques

A figura: Tiago Rodrigues:
Basta explicar que, na época passada, representou o Amarante por empréstimo do V. Guimarães, crescendo na II Divisão. Seguiu-se a equipa B na presente temporada, saltando para a Liga de Honra. Pelo meio, a crise financeiro e o salto para a formação principal. Apontando como um candidato a novo Nuno Assis, o médio de 21 anos aparece em momentos decisivos, demonstrando qualidade acima da média. Fez o 1-0 num livre traiçoeiro e foi inteligente na assistência para Soudani, no segundo golo. Promissor.

O momento: pontapé para a vitória
Quatro minutos de jogo e vantagem para o Vitória. Um pontapé para a vitória. Tiago Rodrigues bateu um livre sobre a esquerda, a bola passou por dois jogadores da Académica e ficou perto de um desvio de Soudani, que não parece ter existido. Com tudo isto, enganou Ricardo e entrou diretamente na baliza da Académica. Golo a frio, definindo o rumo do encontro.

Outros destaques:

Soudani
Marcou o quarto golo da temporada, com a curiosidade de três deles terem sido frente à Académica. Bisou em Coimbra, garantindo o triunfo (1-2), e picou o ponto em Braga, na derrota da semana anterior. Em casa, não marcava desde abril de 2012. Reencontrou-se com os golos no D. Afonso Henriques em boa altura. Remate de primeira, à entrada da área, já depois de ter contribuído para o lance do 1-0.

Paulo Oliveira
Mais um jovem de 21 anos lançado as feras na Liga portuguesa, por força das circunstâncias, com resultados positivos. Central detentor de belo tempo de entrada, assinou exibição interessante frente à Académica. Afirmou-se no onze com naturalidade.

Marinho
O mais inconformado entre os visitante. Não é grande novidade, de resto. Por vezes, custa olhar para Marinho e vê-lo a correr trinta metros por jogada, sem apoio, à procura de felicidade por conta própria. Aos 29 anos, mantém intactas as principais qualidades. Faltou o devido acompanhamento.

Edinho
Infeliz. Várias oportunidades para mudar o rumo do encontro, denotando uma estranha falta de clarividência na área contrária. Irritou-se com o rumo dos acontecimentos, com os sucessivos foras-de-jogo e a incapacidade para evitar o desaire.
Opiniões

«Não é o momento de entramos em pânico» – Pedro Emanuel

O treinador Pedro Emanuel, após o desaire frente ao Vitória de Guimarães, realçou que embora seja a quarta derrota consecutiva não é momento da Académica entrar em pânico.

«Quem entra e sofre na altura em que sofremos dá tranquilidade ao adversário e intranquilidade a nós. Depois, as coisas não saem como queremos. Eles têm a felicidade de marcar e nós temos uma melhor para fazer o empate mas não fazemos. Depois, chegam ao 2-0 e isso deu-lhe outra tranquilidade», afirmou Pedro Emanuel, em declarações à Sport TV.

O treinador dos «estudantes» gostou da reação da sua equipa: «Mesmo em desvantagem tentamos chegar ao golo nas quatro oportunidades criadas, mas não revelamos eficácia. Quero deixar uma palavra aos adeptos que estiveram aqui e que foram incansáveis».

Esta foi a quarta derrota consecutiva: «Não é o momento de entrarmos em pânico e é preciso analisar a situação. Logicamente que estamos numa posição mais delicada e pensaríamos que nesta altura estaríamos noutro comboio, mas não estamos. Temos de levantar a cabeça e ser mais unidos».
in abola


Rui Vitória, treinador do V. Guimarães, comentou desta forma o triunfo da sua equipa na receção à Académica de Coimbra (2-0), em encontro referente à 21ª jornada da Liga:

«Europa? A vitória é importante porque somámos três pontos e nos afastámos de um adversário que, se ganhasse, se aproximaria de nós. Fizemos 27 pontos, é um número importante. Cavar um fosso que nos dá estabilidade era determinante. Soubemos controlar muito bem a partida e os jogadores estão de parabéns por isso mesmo. Foi uma semana conturbada, até por isso os jogadores estão parabéns.»

Sobre os pontos conquistados: «Disse que seria uma época difícil e que as contas se fazem no final. Este é um momento importante da época. Nas últimas épocas, ninguém com 26 ou 27 pontos desceu de divisão. Isso dá estabilidade para trabalhar, mas vamos continuar a lutar para ganhar em todos os jogos. Temos de demonstrar que temos qualidades, que alguns destes jovens terão futuro no futebol em Portugal. Isso é mais importante do que as contas. Às vezes esquecemos o que foi o passado recente. Dois ex-júniores, só quatro jogadores acima dos 23 anos. Não nos vamos limitar mas não vamos achar que somos os maiores. Temos os pés assentes na terra. Mas se chegarmos mais à frente, melhor.»


Tiago Rodrigues, médio do V. Guimarães, em declarações à SporTV após a vitória por 2-0 sobre a Académica:
«Marcámos cedo e conseguimos controlar o jogo. Vencer em casa é sempre é importante. Não vemos a Europa como um objetivo. Vamos passo a passo. Se conseguirmos, ótimo, se não conseguirmos fica para depois».


Rafael Crivellaro, jogador do V. Guimarães, comentou desta forma o triunfo da sua equipa na receção à Académica de Coimbra (2-0), em encontro referente à 21ª jornada da Liga:

«Sabíamos das dificuldades mas conseguimos imprimir o nosso ritmo. Marcámos cedo e merecemos a vitória. Vamos continuar a pensar jogo a jogo e agora queremos os três pontos em Setúbal. Sempre soubemos das dificuldades do clube mas estamos a fazer o nosso trabalho. A idade não faz diferença. No Brasil, jovens com 18 anos jogam na primeira equipa. Os jovens do Vitória estão de parabéns.»


Marinho, avançado da Académica, em declarações à SporTV após a derrota por 2-0 em Guimarães:

«Entrámos logo a perder e as coisas ficaram difíceis. Tentámos levar daqui um resultado positivo. Temos de levantar a cabeça. É um chavão mas é verdade. Desconcentração? Se houver é de toda a equipa e não só da defesa. Estamos num ciclo negativo, mas temos confiança no nosso valor. Se pudéssemos jogar já amanhã era o ideal».



Minuto a minuto 


90' FINAL DO JOGO! V. Guimarães - 2 Académica - 0
90' Quatro minutos de compensação.
90' Guimarães muito perto do 3-0. Salva Ferreira...
89' SUBSTITUIÇÃO V. Guimarães . Sai Soudani entra Jona
88' Ricardo sai da baliza para cabecear e Tiago Rodrigues tenta do seu meio-campo. Ligeiramente ao lado.
82' CARTÃO AMARELO para Edinho (Académica )
79' SUBSTITUIÇÃO V. Guimarães . Sai Amido Baldé entra Marco Matias
79' Gallo a cruzar da direita, Ogu a cabecear por cima.
78' CARTÃO AMARELO para Tiago Rodrigues (V. Guimarães )
76' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Hélder Cabral entra Amessan
75' Paulo Oliveira recebe assistência depois de choque com Douglas.
72' Mais um remate de longe, por Olímpio, ao lado.
70' Marinho remata forte, por cima da trave.
69' Ogu cabeceia para as mãos de Douglas.
67' Corte importante de El Adoua depois de remate de Wilson Eduardo.
65' Marcos Paulo evita o terceiro golo do V. Guimarães após cruzamento de Ricardo. Tiago Rodrigues estava a postos.
63' SUBSTITUIÇÃO V. Guimarães . Sai André entra Rafael Crivellaro
61' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Keita entra John Ogu
60' CARTÃO AMARELO para Makelele (Académica )
59' Ogu vai entrar na Académica...
59' CARTÃO AMARELO para Paulo Oliveira (V. Guimarães), por falta sobre Edinho.
58' ANDRÉ À TRAVE!!!!! André recebe a bola de Baldé sobre a esquerda, flete para o meio e acerta no ferro. Ricardo estava batido.
57' Ricardo ganha mais um livre perigoso.
53' Halliche corta jogada perigosa do V. Guimarães, conduzida por André e por Ricardo.
51' Pedro Emanuel dá instruções a Marcos Paulo, enquanto Kanu é assistido.
50' Edinho, por duas vezes, não consegue cabecear para a baliza.
47' CARTÃO AMARELO para Leonel Olimpio (V. Guimarães), por falta sobre Marcos Paulo.
47' Remate muito torto de Luís Rocha...
46' RECOMEÇA A PARTIDA
45' INTERVALO NA PARTIDA ENTRE V. Guimarães e Académica. Superioridade vitoriana na etapa inicial e eficácia nas oportunidades criadas. A Académica sente dificudades em responder à medida. HélderCabral continua a queixar-se de falta no lance que esteve na origem do segundo golo local
44' Fora-de-jogo. Edinho estava em posição irregular
42' CARTÃO AMARELO para Rafik Halliche (Académica), por falta sobre Amido Baldé
40' Wilson Eduardo trabalha bem sobre a direita mas Luis Rocha corta para canto
39' Ainda não parou de chover em Guimarães
37' Académica sem grandes alternativas nesta altura
34' Amido Baldé parece dominar a bola com a mão. Entretanto, serve Soudani que dispara para grande defesa de Ricardo!
33' Hélder Cabral atrapalha-se ao tentar proteger a saída da bola e cede canto.
31' Jogo a um ritmo interessante até agora
28' Wilson Eduardo levanta para o remate de primeira de Edinho, ao lado
27' CARTÃO AMARELO para Soudani (V. Guimarães ), por falta aparatosa sobre Marinho
25' Para Tiago Rodrigues, jovem criativo de 21 anos, este foi o segundo golo na Liga. Tinha marcado ao Rio Ave de grande penalidade, na 15ª jornada
24' Soudani marca o quarto golo da época. Dois deles tinham sido à Académica, em Coimbra (1-2). O outro foi na jornada anterior, em Braga. Já não marcava em casa desde Abril de 2012, quando bisou frente à U. Leiria
22' Tiago Rodrigues marcou o primeiro e fez a assistência para o segundo golo do Vitória
21' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! V. GUIMARÃES ! 2-0 por Soudani. Hélder Cabral queixa-se de falta no início do lance. Tiago Rodrigues aparece entretanto na esquerda e serve Soudani para um remate de primeira, com o pé esquerdo. Ricardo não se estica completamente
19' Marinho trabalha bem na direita mas cruza diretamente para fora
18' O central da Académica já voltou ao terreno de jogo
18' Halliche está a ser assistido fora das quatro linhas e vai regressar com a cabeça ligada
16' El Adoua atrasa para Douglas, este perde tempo e quase é surpreendido por Wilson Eduardo
16' Há agentes policais em torno da Mancha Negra, a claque da Académica, que vai cantando e até rebentando alguns petardos. Os adeptos do Vitória observam sem se manifestar
14' Amido Baldé cabeceia ao lado após canto batido por Tiago Rodrigues
12' QUE FALHANÇO! Rodrigo Galo bate um livre, coloca a bola na área mas Reiner, em excelente posição, cabeceia ao lado!
10' Vão chegando agora mais seguidores da equipa visitante.
8' Entraram agora os adeptos da Académica. Cerca de 20, não mais
7' Edinho, de livre, ameaça a baliza de Douglas
4' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! V. GUIMARÃES ! 1-0 por Tiago Rodrigues. O médio bate um livre sobre a esquerda, a bola passa por toda a gente e entra diretamente na baliza à guarda de Ricardo!
2' Antes do início do encontro, foi observado um minuto de silêncio em homenagem a Joaquim Tavares Guiomar, conhecido por Rola, que faleceu esta manhã
1' COMEÇA A PARTIDA ENTRE V. Guimarães e Académica
0'
0' «Seja bem vindo quem vier por bem, aqui mandamos nós e mais ninguém», pode ler-se em duas tarjas mostradas pelos adeptos do Vitória
0' V. Guimarães e Académica em campo para o início do encontro
0' As equipas regressam aos balneários
0' Ainda pouco público em Guimarães, algo que o mau tempo ajuda a explicar. Chuva e ventos fortes, extremamente desagradáveis
0' Os jogadores de campo já aquecem
0' ACADÉMICA: Ricardo; Rodrigo Galo, Halliche, Reiner Ferreira e Hélder Cabral; Keita, Makelele, Marcos Paulo; Marinho, Edinho e Wilson Eduardo. Suplentes: Peiser, João Real, Bruno China, Cleyton, Ogu, Afonso e Amessan
0' V. GUIMARÃES: Douglas; Kanu, Paulo Oliveira, El Adoua e Luís Rocha; Tiago Rodrigues, Leonel Olímpio e André André; Ricardo, Amido Baldé e Soudani. Suplentes: André Pereira, NDiaye, Marco Matias, Barrientos, Alex, Jona e Crivellaro
0' JÁ HÁ EQUIPAS OFICIAIS
0' Os guarda-redes das duas equipas já aquecem. Chove e faz vento em Guimarães
0' «Não olhamos para as coisas de forma isolada e se, eventualmente, pode haver algum reflexo físico negativo, o que não acredito que aconteça, mentalmente foi uma experiência diferente que nos fortaleceu. Estivemos em contacto com uma cultura diferente, com uma alegria e paixão pelo jogo que são contagiantes e foram momentos gratificantes», disse.
0' O Vitória jogou com o Kabuscorp, na terça-feira, na apresentação da equipa angolana aos seus adeptos (1-1), e, apesar da lesão do defesa esquerdo Addy, que é baixa para as próximas semanas, mas «que podia acontecer lá como cá», Rui Vitória retirou dividendos positivos da viagem.
0' Pedro Emanuel, treinador da Académica, surpreendeu ao anunciar de véspera o onze da sua equipa: «Vamos apresentar-nos com uma equipa competitiva, que vai disputar o jogo até último minuto, com grande alma e determinação. Vai ser assim: Ricardo, Galo, Halliche, Ferreira, Cabral, Keita, Makelele, Marcos, Marinho, Edinho e Wilson. Como sabemos a equipa deles, têm direito a saber a nossa. Assim, vamos para o jogo com as mesmas armas...»
0' Também Hélder Cabral, após cumprir castigo, assim como Marcos Paulo estão de novo entre os eleitos. Com estas três caras novas, registam-se as saídas de Nivaldo e João Dias, ambos por opção, e também de Salim Cissé, mas este devido a lesão.
0' O regresso do avançado Afonso, afastado há várias semanas por opção, é a grande novidade dos convocados da Académica.
0' Em relação à última convocatória saíram ainda Siaka Bamba, Josué, João Ribeiro e Machis.
0' Leonel Olímpio e Barrientos também estão de volta às opções do treinador vitoriano, Rui Vitória, depois de terem cumprido um jogo de castigo, assim como Luís Rocha, da equipa B, que entrou para suprir a ausência de Addy (lesionado).
0' A chamada de NDiaye é o principal destaque dos convocados do Vitória de Guimarães para a receção à Académica.
0' O V. Guimarães parte para este jogo na 9ª posição, com 24 pontos, enquanto a Académica está no 12º lugar, com 20 pontos
0' Pouco público em Guimarães, nsta altura. Haverá adeptos nas bancadas, ainda assim, já que o Vitória recorreu da decisão de jogo à porta fechada, na sequência dos incidentes no jogo entre o V. Guimarães e o Sp. Braga B
0' Boa tarde. O V. Guimarães recebe a Académica a partir das 18h15, na 21ª jornada da Liga. Siga tudo AO VIVO no Maisfutebol


Outros 

Edinho viu frente ao V. Guimarães o 5º cartão amarelo no campeonato falhando assim a partida frente ao Sporting, no próximo sábado.

Sem comentários:

Enviar um comentário