A Académica perdeu este domingo com o Gil Vicente por 2-1 numa partida que contou para a 25ª jornada da Liga ZON Sagres. Os "estudantes" ainda estiveram a vencer por 1-0, com um golo de Wilson Eduardo, mas na etapa complementar o Gil Vicente acabou por consumar a reviravolta no marcador, com golos de Brito e Yero.
A Briosa é assim ultrapassada pelos gilistas na tabela classificativa e na próxima jornada a Académica desloca-se ao reduto do SC Braga.
Força Rapazes!
in AAC-OAF
_________________________
nº espectadores: 4 278nota ao árbitro: João Ferreira: 3
melhor do Gil Vicente: Brito
melhor da Académica: Ricardo
notas e melhores by Luis Carlos Melo in RRC
Crónica
Durante grande parte do jogo, o que faltou ao Gil explica-se olhando para a ficha de jogo. Sem Hugo Vieira, castigado, Paulo Alves viu-se obrigado a lutar com o que tinha. Combater canhões de arco e flecha foi a missão do técnico durante praticamente toda a época e o jogo com a Académica não seria exceção, percebeu-se cedo.
Mesmo apostando num meio campo mais composto, com César Peixoto como falso extremo, a equipa gilista tinha imensas dificuldades quando a bola passava para o seu meio campo ofensivo. Não lhe era difícil recuperá-la e trocá-la longe da baliza. Mas ninguém ganha jogos a fazer só isso, já se sabe.
Furar a defesa contrária, inventar um lance que abrisse de vez o jogo. Era neste ponto que moravam todas as dúvidas em torno do que poderia fazer o Gil Vicente no jogo. Porque sobre a Académica, por seu turno, percebeu-se rapidamente como iria ser: contenção e contra-ataque. A situação era aflita para os dois, mas era o Gil o mais desesperado.
Uma mentira ao intervalo
Sempre na toada atabalhoada e sem grande rumo, o Gil cresceu, dominou o primeiro tempo e deveria ter saído para o descanso a vencer. O golo de Wilson Eduardo, já depois de João Vilela atirar um penalty ao poste, mascarou de mentira o marcador. Não tinha sido nada assim.
Vira-se Ricardo voar para defender uma bomba de Luís Manuel ou Yero desperdiçar, por duas vezes, em excelente posição. Vira-se uma Académica que, tendo outros argumentos, só quando Rodrigo Galo pegava na bola conseguia mostrar-se. Edinho muito preso entre os centrais e Wilson Eduardo, até ao golo, longe das decisões.
Um golo da Académica longe de Coimbra, contudo, é nota de destaque. Porque é raro. Desde dezembro, quando Cissé marcou em Moreira de Cónegos que os Estudantes não festejavam longe do seu Estádio.
Depois do descanso não demorou muito a perceber-se que pouco ia mudar. Se com igualdade a Académica não assumia o jogo, não seria em vantagem que o ia fazer. Bola para o lado do Gil, então.
No estilo não mudou nada. Nos resultados, mudou tudo. A sorte decidiu aparecer e dar uma mãozinha aos de Barcelos, que tanto a têm reclamado nos últimos tempos.
Primeiro foi Brito, à segunda, a fazer o empate, depois de aparecer solto na esquerda, ao segundo poste. Depois foi Yero, a meias com Bruno China, num lance que é uma súmula do que foi o ataque gilista: coração e confusão. O senegalês acreditou e entrou, quase com a bola pela baliza dentro, ganhando uma série de ressaltos pelo meio.
Depois do golo foi sofrer até ao final para segurar o triunfo. Mesmo que a Académica também não tenha mostrado qualquer critério nos lances que levou até à área gilista. Acaba a série de seis jogos sem ganhar e os três pontos vão para o Gil, que passa a somar 22 e ultrapassa Académica e Moreirense na tabela, ficando à espera do que possa fazer a Olhanense. Vida difícil para Pedro Emanuel...
Destaques
A figura: César Peixoto
O maestro. Chamou a si as responsabilidades de tentar construir o jogo gilista. Não teve medo da responsabilidade, mesmo com o Gil em desvantagem e mostrou que ainda pode ser ele a ditar leis numa partida. Acabou por não marcar nenhum dos golos mas não ficaram grandes dúvidas. Sem ele, a vitória tinha ficado mais longe.
O momento: de ressalto em ressalto até ao golo
Minuto 68. Galvanizado pelo empate, o Gil acreditava na reviravolta. Yero, depois de ganhar nas alturas consegue fazer o que parecia impossível, ganhando todos os ressaltos até ao golo que lançou a festa no Cidade de Barcelos. Um lance de sorte como que a mostrar a Paulo Alves que as marés mudam e a sorte que outras vezes lhe falhou este ano ainda pode aparecer.
Outros destaques
Brito
Acabou por ser decisivo numa tarde em que teve de fazer de Hugo Vieira. Já tinha sido o elemento mais em destaque na primeira parte, com alguns raides interessantes que não tiveram o melhor seguimento. Depois deu o pontapé de saída na reviravolta com um golo a dois tempos.
João Vilela
Desde cedo no jogo que pareceu demasiado receoso, porventura nervoso. Longe, portanto, do que já mostrou no regresso ao Gil Vicente. O penalty desperdiçado com o nulo no marcador, foi apenas o sinal mais visível e a confirmação: não era a tarde de Vilela.
Wilson Eduardo
Começou na esquerda mas foi do lado oposto que foi feliz. Tirou a Académica do cinzentismo que foi a primeira metade com um remate de belo efeito, já perto do descanso, que não deu hipóteses a Murta. Bem marcado por Paulo Arantes, foi numa fuga a Luís Martins que fez a festa. Saiu cedo de mais do jogo, numa opção que se estranhou.
Rodrigo Galo
O homem das bolas paradas foi dos mais inconformados da Briosa. No regresso à casa que o lançou em Portugal, Rodrigo Galo foi homem para todas as missões, desbravando terreno, pensando o jogo e assumindo-se como elemento definidor. Acabou como lateral direito, onde cumpriu.
Opiniões
Paulo Alves, treinador do Gil Vicente, em declarações na sala de imprensa do Estádio Cidade de Barcelos, depois do triunfo frente à Académica por 2-1
«Foi uma vitória justíssima e com muito mérito. A equipa teve muita alma e muita capacidade de resolver um jogo que praticamente na primeira parte poderia ter sido resolvido por nós. A primeira parte foi o espelho do que nos tem acontecido ultimamente. Tivemos bom futebol, não de encher o olho, mas bom. A Académica põe-se na frente do marcador no primeiro remate com alguma substância que faz. Temos de realçar a capacidade de uma equipa que tem sofrido muito. Tivemos muito espírito, muita alma. Conseguimos respirar um bocadinho. Foi apenas uma vitoria e estes três pontos não são suficientes. Temos de pegar no que fizemos neste jogo e catapultar para os jogos seguintes para depois podermos respirar melhor.»
«Há muitos jogos que não conseguíamos pontuar. Esta vitoria traz outra motivação. Esta equipa lutou sempre, nunca se deixou enrolar nas circunstancias que foi tendo de ultrapassar. Esta vitoria traz mais confiança e traz um acreditar diferente para os jogadores.»
Luís Carlos entrou na segunda parte para ajudar o Gil Vicente a dar a volta ao marcador frente à Académica. No final comentou desta forma o jogo:
«Esta vitória vem no momento certo. Já merecíamos há muitos jogos, esta vitória veio para nos consagrar e para nos fazer subir cada vez mais. A equipa tinha obrigação de criar situações na segunda parte porque já estava difícil. Eu dei a minha contribuição. Reagimos ao penalty falhado e estes três pontos vêm no momento certo. Agora é dar continuidade para ir para uma posição mais confortável. Objetivo de hoje foi concluído, mas ainda não conseguimos o objetivo maior que é estar seguro na I Liga.»
Minuto a minuto
90' FINAL DO JOGO! Gil Vicente - 2 Académica - 1. Vitória justa do Gil Vicente que deu a volta ao jogo na segunda parte com muito coração à mistura.
90' Edinho aparece solto ao primeiro poste, após canto, mas cabeceia ao lado.
90' SUBSTITUIÇÃO Gil Vicente . Sai Paulo Arantes entra Cláudio
87' Claque Mancha Negra contesta Pedro Emanuel com uma tarja: Pedro Emanuel, o Gil Vicente também não é do nosso campeonato? De seguida cantam: vocês são uma vergonha!
84' Livre de César Peixoto e cabeceamento de João Vilela, ao lado.
81' SUBSTITUIÇÃO Gil Vicente . Sai Brito entra Éder
78' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Cleyton entra Amessan
77' Luís Manuel fica perto do terceiro! Ricardo ficou imóvel e o remate do médio não passou nada longe.
74' Livre de Cleyton direitinho para as mãos de Murta.
73' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai João Dias entra Salim Cissé
70' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Wilson Eduardo entra Marinho
68' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! GIL VICENTE ! 2-1 por Yero. Que atrapalhação na defesa da Académica!! Yero ganha nas alturas, a bola vai de ressalto em ressalto e volta aos seus pés. O senegalês não consegue o remate mas engana Ricardo, Bruno China tenta tirar mas aí Yero é mais forte e a bola entra mesmo. Ficam dúvidas sobre a autoria do golo.
67' Muito mal Luís Carlos! César Peixoto abre em Brito que cruza atrasado rasteiro, mesmo ao jeito do pé esquerdo do brasileiro, que atira muito por cima.
66' César Peixoto levanta, Ricardo tira a punhos e Luís Carlos não consegue o desvio de cabeça.
64' António Fiusa levanta-se do banco para pedir o apoio das bancadas.
64' CARTÃO AMARELO para Wilson Eduardo (Académica ). Falta dura sobre Paulo Arantes. Livre para o Gil que pode levar algum perigo.
62' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! GIL VICENTE ! 1-1 por Brito. Cruzamento largo da direita, Yero não desvia e Brito remata ao segundo poste. Ricardo ainda defende como pode, mas não consegue evitar a recarga, de novo por Brito.
61' Centro de Wilson Eduardo na direção de Edinho e corte providencial de Sandro.
58' Wilson Eduardo fica perto do segundo! Agora vindo da esquerda para o centro, remata e a bola passa por cima da baliza do Gil, mas não muito.
56' O Gil entra pressionante na segunda parte. A Académica vai apostar no contra-ataque.
53' Canto de César Peixoto, Ricardo não consegue a interceção mas a bola bate num homem da Académica e sai pela linha de fundo.
47' Primeiro remate do segundo tempo é da Académica, com Wilson Eduardo a disparar rasteiro, ao lado.
46' RECOMEÇA A PARTIDA
45' SUBSTITUIÇÃO Gil Vicente . Sai André Cunha entra Luís Carlos
45' Estão 4728 espectadores no Cidade de Barcelos. Números oficiais.
45' INTERVALO NA PARTIDA ENTRE Gil Vicente e Académica, com 0-1. Resultado injusto ao intervalo. Mesmo que o Gil Vicente revele muitas dificuldades para criar jogo, teve mais oportunidades e até falhou um penalty. A Académica marca perto do descanso num bom remate de Wilson Eduardo.
45' Toque de cabeça de João Vilela e Yero tenta emendar mas muito mal.
44' A Académica não marcava um golo fora de portas desde 16 de dezembro, em Moreira de Cónegos, na altura por Cisse!
42' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! ACADÉMICA ! 0-1 por Wilson Eduardo. O avançado vem da direita para o centro, para no peito e enche o pé para um golo de belo efeito.
41' Centro de Brito e cabeceamento de César Peixoto para defesa fácil de Ricardo.
40' CARTÃO AMARELO para Halisson (Gil Vicente ), por derrube a Cleyton.
36' DESPERDIÇA DE NOVO O GIL!! Luís Martins centra, Ricardo vem muito longe para socar e fica fora da baliza, mas João Vilela atira por cima.
35' INCRÍVEL!! Quase o golo do Gil! Yero para no peito e quando se preparava para rematar, já na cara de Ricardo, João Real estica o pé e cede canto.
34' Livre de Edinho para defesa segura de Murta.
32' PENALTY FALHADO por João Vilela (Gil Vicente ). Atira ao poste o médio gilista!! Fica tudo na mesma.
30' PENALTY ASSINALADO contra Académica. Yero recebe de costas para a baliza e cai agarrado por João Real. João Ferreira assinala o penalty.
28' Responde a Académica com um remate fraco de Cleyton após centro de Wilson Eduardo.
26' De novo Luís Manuel, agora ao lado! O trinco gilista remata de fora da área, após corte de Flávio Ferreira na área.
25' GRANDE DEFESA DE RICARDO!! Luís Manuel enche o pé de fora da área e obriga o guardião da Académica a voar.
22' Passe disparatado de Luís Manuel depois de uma boa recuperação. O Gil continua com dificuldades a construir o jogo ofensivo.
17' Brito ganha na raça a João Dias e cruza para Yero, mas Ricardo tira a punhos.
16' Livre de César Peixoto e cabeceamento de Yero, ao lado.
14' André Cunha tenta o remate do círculo central. Não dá em nada.
13' Começa a chover com mais intensidade em Barcelos.
12' Grande arrancada de Rodrigo Galo pela direita, a deixar Luís Martins para trás e a cruzar. Halisson falha o corte e Paulo Arantes cede canto ao segundo poste.
11' Hélder Cabral levanta para a área a pedir um desvio, Murta sai a punhos e o árbitro marca falta sobre o guarda-redes.
10' Sandro salta com Edinho e João Ferreira assinala falta do central gilista. Livre para a Académica que pode levar algum perigo.
9' O Gil Vicente tem mais bola nesta fase inicial mas ainda procura os melhores caminhos para a levar até à baliza.
7' A claque da Académica chega agora ao Estádio. Ambiente muito bom em Barcelos. Era bom que fosse sempre assim.
4' Desperdiça Vilela! Yero ganha nas alturas na área, João Vilela antecipa-se a João Real mas falha o remate em boa posição.
1' COMEÇA A PARTIDA ENTRE Gil Vicente e Académica
0' Entram as equipas no relvado, ambas com os equipamentos tradicionais. O Gil veste de vermelho e a Académica de negro.
0' Está a chegar mais gente ao Estádio. Números perto da meia casa já.
0' João Ferreiro é o árbitro do encontro.
0' As duas equipas já recolheram aos balneários. Em breve arranca o jogo. Estarão cerca de 3500 adeptos nas bancadas do Cidade de Barcelos.
0' A Académica traz a Barcelos um jogador que conhece bem esta casa. Rodrigo Galo jogou três anos no Gil Vicente, com uma passagem fugaz pelo meio pelo Sp. Braga.
0' Entretanto, também foi possível apurar um pormenor interessante: António Fiúsa, presidente gilista, estará no banco de suplentes esta tarde. Nada habitual.
0' Segundo informações oficiais, Adriano não está no jogo porque se lesionou no ombro direito e não recuperou a tempo.
0' Paulo Alves surpreende com Murta na baliza e deixando Cláudio e Luís Carlos no banco, para apostar no que se espera seja um 4-4-2. Pedro Emanuel aposta na equipa esperada.
0' ACADÉMICA: Ricardo, João Dias, Flávio, João Real e Hélder Cabral; Bruno China, Cleyton e Makelele; Rodrigo Galo, Edinho e Wilson Eduardo. Suplentes: Peiser, Halliche, Keita, Marinho, Marcos Paulo, Amessan e Cissé.
0' GIL VICENTE: Murta, Paulo Arantes, Sandro, Halisson e Luís Martins; Luís Manuel, André Cunha, César Peixoto e João Vilela; Brito e Yero. Suplentes: Lúcio, Checho Rodríguez, Valdinho, Vítor Vinha, Éder, Cláudio e Luís Carlos.
0' JÁ HÁ EQUIPAS OFICIAIS!!
0' Entram as duas equipas para o período de aquecimento. Novidades no Gil Vicente!
0' A última vitória da Briosa em Barcelos foi em 2005, com um golo solitário do brasileiro Marcel. Na primeira volta, em Coimbra, registou-se um empate a dois golos.
0' A nível histórico, duas vitórias para cada lado e um empate em cinco jogos entre as duas equipas em Barcelos. Na temporada passada o Gil Vicente ganhou por 2-0, com golos de Cláudio e André Cunha.
0' Grande baixa no Gil Vicente é, também, a de Hugo Vieira, que cumpre castigo. A Académica não conta com Saleiro e Ogu, ambos lesionados.
0' Os guarda-redes das duas equipas já aquecem e há uma grande novidade na baliza gilista: Murta vai ser titular. Adriano nem no banco estará. Paulo Alves, recorde-se, chamou todos os disponíveis para este jogo.
0' Se o Gil está mal, a Académica não está nada melhor. Tem mais dois pontos, é certo, mas também não ganha há mais tempo: oito jogos. E só por uma vez ganhou fora na Liga. Foi em setembro, na quinta jornada, no terreno do Marítimo.
0' O Gil Vicente vem numa série de seis jogos sem vencer e caiu para a zona de despromoção na semana passada. Uma vitória permite ultrapassar a Académica, que tem 21 pontos, contra os 19 do Gil.
0' Tarde cinzenta em Barcelos. Nesta altura está a chover, embora com pouca intensidade. As temperaturas rondam os 12 graus.
0' Boa tarde. Jogo muito importante para Gil Vicente e Académica, a contar para a 25ª jornada da Liga. O encontro começa às 16 horas e pode seguir tudo, ao minuto, no Maisfutebol. Fique ligado.
in maisfutebol
Outros
Pedro Emanuel despedido
Pedro Emanuel deixou de ser treinador da Académica no final da derrota em Barcelos, frente ao Gil Vicente (2-1). Contudo, para os adeptos da Briosa que se deslocaram ao reduto gilista, a cisão com o técnico foi efetivada ainda antes do apito final de João Ferreira, mal a derrota assumiu contornos de cenário inevitável.
Pedro Emanuel demitido da Académica
Depois de estar a vencer ao intervalo por 1-0, a Académica permitiu que o Gil desse a volta no segundo tempo. A claque organizada da Briosa, a «Mancha Negra», esperou mais uns minutos para ver a reação dos jogadores. Quando pressentiu que o marcador não iria virar novamente mostrou a primeira tarja.
Mancha Negra também "despediu" Pedro Emanuel
«Pedro Emanuel, o Gil Vicente também não é do nosso campeonato?». Era a pergunta que ficava no ar, embora ofuscada pelos cânticos habituais, mas virados para o banco de suplentes: «Vocês são uma vergonha!».
O jogo seguiu e, depois, uma segunda tarja tornava o divórcio inevitável: «Obrigado e Adeus».
No final do jogo, já depois de confirmada a saída do técnico, alguns adeptos da Académica esperaram pela saída do autocarro e saudaram os jogadores. «Força rapazes», cantaram.
A Académica tem 21 pontos e partilha o penúltimo lugar da Liga com Moreirense e Olhanense, que mais logo defronta o Benfica.
«É com grande mágoa que dispensei Pedro Emanuel» – José Eduardo Simões
Após ter estado reunido nos balneários durante cerca de 30 minutos, o presidente da Académica revelou que decidiu prescindir dos serviços do treinador Pedro Emanuel.
A derrota frente ao Gil Vicente (2-1) terá sido a gota de água que provocou o afastamento do treinador.
«É com grande mágoa que tomei a decisão de dispensar Pedro Emanuel. As razões são óbvias e queria agradecer a lealdade com que ele trabalhou. A ideia era que ele terminasse os dois anos de contrato, mas não foi possível», afirmou José Eduardo Simões.
O presidente deixou ainda uma mensagem: «Temos de inverter o caminho para dar a volta a esta situação».
Sem comentários:
Enviar um comentário