5 de janeiro de 2014

2013/2014 - Taça de Portugal - 8/F - Beira Mar 0 - Académica 1


Um golo de Magique, ainda na primeira parte, foi o suficiente para a Académica eliminar este domingo o Beira Mar da Taça de Portugal. Os "estudantes" seguem para os quartos de final da competição num encontro onde Ricardo também vestiu a pele de herói, ao defender duas grandes penalidades, já na etapa complementar.

O primeiro remate do encontro até pertenceu ao Beira Mar mas a história dos primeiros 45 minutos pertence à Briosa. A turma orientada por Sérgio Conceição dispôs das melhores oportunidades e chegou à vantagem por intermédio de Magique, que respondeu com êxito a um cruzamento de Djavan, do lado esquerdo do ataque estudantil. Magique conferia justiça ao resultado, que só não se avolumou porque a barra parou o livre de Marcelo e porque Diogo Valente não conseguiu bater Rui Rego, já dentro da pequena área, com a bola a sair caprichosamente ao lado.

Na etapa complementar, o Beira Mar foi em busca da igualdade mas foi a Académica a estar de novo perto do golo. Ivanildo ia marcando de canto directo e Djavan acertou, mais tarde, na barra da baliza aveirense. Quem não marca, arrisca-se a sofrer e o Beira Mar dispôs de duas excelente ocasiões para bater Ricardo mas o guardião da Briosa mostrou-se intransponível, defendendo duas grandes penalidades.

A marcação dos penaltis valeu duplo cartão amarelo e consequente expulsão para Ferreira, mas na baliza estava alguém que acabaria por se revelar fundamental no resultado final. Magique marcou, Ricardo salvou e a Briosa está nos quartos de final da Taça de Portugal.

Crónica


A Académica teve de sofrer a bom sofrer este domingo em Aveiro, num derby da região centro, para conseguir passar aos quartos de final da Taça de Portugal. Depois de uma primeira parte em que se adiantou no marcador, com alguma naturalidade, viu-se dependente quase em exclusivo de Ricardo para evitar males maiores na segunda metade.

Com efeito, o guardião defendeu duas grandes penalidades, para desespero dos aveirenses, e colocou a equipa a salvo, quando os da casa tentaram tudo para chegar pelo menos ao empate. Um grande susto para os de Sérgio Conceição, que continuam em prova, passando as eliminatória sempre com grande sofrimento.

A Briosa entrou com uma postura de expetativa, deixando o Beira Mar pegar no jogo, talvez para perceber até onde os aveirenses conseguiram chegar. Mas a verdade é que, pese a grande vontade, os comandados de Jorge Neves pouco fizeram para incomodar Ricardo e seus pares.

Os estudantes começaram paulatinamente a dividir o jogo, criando finalmente perigo para uma das balizas, mormente através de bolas paradas. Reiner Ferreira teve um primeiro cabeceamento por cima num canto, mas a segundo oportunidade falhada pelo brasileiro foi a mais imperdoável.

Marcelo Goiano atirou à trave num livre, a bola ressalta no relvado, e o central, completamente solto na pequena área, volta a atira de cabeça por cima. Estava, definitivamente, dado o safanão na partida, com o acordar da Briosa.

O golo chegou logo a seguir, não de bola parada, mas num contra-ataque. Djavan subiu bem pelo seu flanco, fica a sensação que ia cruzar para o poste mais distante, mas é Magique quem se faz à bola na quina da área e bate Rego com um cabeceamento na passada.

Estava, por fim, reposta a diferença de escalões em causa neste jogo. O Beira Mar procurou reagir à desvantagem, balanceou-se mais no ataque, mas sempre com grandes dificuldades em vencer a defesa forasteira.

O momento de maior aflição para os de Coimbra chegou logo na abertura da segunda parte, com um mau atraso de Reiner para Ricardo, com o guarda-redes a falhar o alívio, permitindo a interceção a André Sousa. O beira-marense rematou de pronto, mas o guardião conseguiu redimir-se e defender para canto.

O Beira Mar ganhou confiança, foi mantendo a baliza de Ricardo debaixo de olho, e beneficiou de uma grande penalidade para chegar ao empate. Só que Luiz Gustavo não foi capaz de enganar um especialista nestes lances. Tudo na mesma.

A Académica voltou ficar por cima, com a entrada de Ivanildo, até atirou à barra num cruzamento de Djavan, mas o Beira Mar poderia ter marcado também. Isto antes do segundo grande momento da tarde para Ricardo: defendeu novamente um tiro dos 11 metros, agora com o pé, para desespero de André Nogueira.

Depois de um feito deste, não havia mais ânimo para nada para o Beira Mar. Ainda assim, fica na retina a segunda parte, em que os aurinegros só podem queixar-se da sorte e, claro, de Ricardo.

Destaques


A figura: Ricardo
Voltou a provar que é especialista em defender penaltis. Desta vez em dose dupla, primeiro a remate de Luiz Gustavo, depois de André Nogueira. Depois de uma falha que quase permitia a André Sousa fazer o empate, no início da segunda parte, o guardião redimiu-se com duas grandes defesas. O herói da eliminatória.

Outros destaques:

Djavan
Tinha desaparecido nos últimos jogos de 2013 para voltar em grande no novo ano. Fez do lado esquerdo uma autoestrada, assistiu Magique para o golo, e também acertou na trave. Parece um defesa esquerdo, mas é um autêntico extremo.

Magique
Fez o único golo da partida, contribuindo, assim, de forma decisiva para a passagem da Académica aos quartos de final da Taça de Portugal. Para quem não é ponta-de-lança, tem sido simplesmente o jogador mais produtivo do plantel estudantil a jogar nessa posição.

Ricardo Dias
Esteve recentemente na Liga principal, neste mesmo Beira Mar, onde nem sempre conseguiu impor-se, mas a qualidade está toda lá. Bons pés, visão de jogo, e uma calma impressionante a comandar o meio-campo defensivo.

Opiniões


Jorge Neves, treinador do Beira Mar, no final da derrota em Aveiro, com a Académica, que afastou a equipa da Taça de Portugal:

«Apesar de reconhecermos a grande qualidade da Académica, como equipa da da Liga, mas tentámos jogar olhos nos olhos, e acho que isso foi conseguido da nossa parte. Nos primeiros 45 minutos, o jogo foi repartido, equilibrado, e isso permitiu-nos ter a esperança virar o resultado. Entrámos na segunda parte com vontade clara de dizer a toda a gente que queríamos disputar a eliminatória, As duas grandes penalidades poderiam ter virado os acontecimentos. Quem falhou os penaltis normalmente até os marca bem. Até o Maradona chegou a falhar, faz parte do jogo. Fomos intensos no jogo, e fica-nos um sabor amargo, porque poderíamos ter saído com outro resultado. Não é uma vitória moral, mas foi um jogo bem conseguido da nossa parte, contra uma equipa com um orçamento seis ou sete vezes superiores ao nosso.»

Sérgio Conceição, treinador da Académica, no final da vitória em Aveiro, sobre o Beira Mar, que apurou a equipa para os quartos de final da Taça de Portugal:

«Foi um jogo de taça. Se calhar poderia ter ficado 5-2 para nós, se todas as oportunidades fossem concretizadas. As verdadeiras oportunidades do Beira foram os penaltis. Por muitos momentos fomos superiores, mas fica uma palavra de apreço pela dignidade do Beira Mar, que lutou muito e queria a vitória. O Penafiel ganhou ao Marítimo e o Aves ao Paços. Isto quer dizer que na II Liga também há equipas de qualidade, e não há grande diferença para as da Liga. É muito difícil vir aqui jogar contra jovens motivadíssimos. Disse que tínhamos de correr tanto como eles. Mais próximos do Jamor? Não sei a quantos quilómetros fica daqui. Foi um passo importante, há um sonho, e faltam dois jogos. Queremos caminhar no sentido desse sonho. Para isso, é preciso sofrer, mas ter ambição também. O Ricardo? Faz parte da equipa, é para isso que treina, para dar o seu contributo. Penaltis? Somos a equipa que tem mais penaltis assinalados, hoje foram mais dois. Vamos bater o recorde de penaltis sofridos.»

Ricardo, guarda-redes da Académica, no final da vitória em Aveiro, sobre o Beira Mar, que apurou a equipa para os quartos de final da Taça de Portugal, falando das duas grandes penalidades que defendeu:

«Foi um jogo típico de Taça. Já estávamos alertados para isso, que o Beira Mar ia ser muito aguerrido e ia tentar mostrar o seu valor, mas acho que a vitória nos assenta bem, é um resultado justo. Sou mais um a ajudar, hoje fui eu, noutro dia serão os meus colegas. Também o Magique foi importante, porque fez o golo. Faz parte do jogo, estou lá para ajudar a minha equipa e defender o meu emblema como sei e posso. Vou continuar a trabalhar humildemente como até aqui, tentando mostrar o meu valor.
[Já defendeu cinco penaltis esta época…] Logicamente que o historial conta um pouco, e os adversários, se calhar, partem mais amedrontados para a bola, mais condicionados, e eu também fico mais motivado. Treinámos isto, claro. Sabemos que na Taça é sempre possível haver grandes penalidades. Mas é uma questão de feeling, tentar adivinhar o lado.»

Ao minuto


90'FIM DO Beira-Mar, (0) - Académica, (1)
88'Cartão amarelo para André Nogueira
87'Entra Nuno Piloto do Académica
87'Sai Cleyton do Académica
85'Ricardo defende o segundo penalty da partida, agora com o pé, para infortunio de André Nogueira!!
84'Segundo cartão amarelo para Reiner
81'Entra Nanu do Beira-Mar
81'Sai Willyan do Beira-Mar
81'Duas defesas consecutivas de Ricardo agora a salvar a Académica!
76'Cartão amarelo para Luis Gustavo
76'Entra A. Kuchuk do Beira-Mar
76'Sai Pité do Beira-Mar
73'Entra Rafael Oliveira do Académica
73'Sai G. Magique do Académica
71'Cartão amarelo para Marinho
70'Ivanildo fica a pedir golo num canto direto!
70'Cartão amarelo para Ricardo Dias
66'Entra Ivanildo do Académica
66'Sai Diogo Valente do Académica
66'Luíz Gustavo atirou denunciado e Ricardo defendeu a grande penalidade!!!
65'
64'Cartão amarelo para Reiner
64'
57'Ferreira falha novamente à boca da baliza!
56'Grande defesa de Rego a tiro de Marinho!
46'O Beira Mar quase marca num erro clamoroso da defesa da Académica!! Reiner atrasa mal para Ricardo, este falha o chuto, e a bola sobra para André Sousa que tenta o golo, mas o guarda-redes consegue defender para canto!!!
46'Recomeça o Beira-Mar - Académica
45'Resultado que se aceita, em função da estratégia da Académica, que esperou para ver o que fazia o Beira Mar e, a meio da primeira parte, fez o golo que a coloca na frente da eliminatória, para já. Os aveirenses estão a dar fraca réplica...
45'Intervalo no Beira-Mar - Académica
44'Mais um minuto de compensação...
41'Livre de Daniel Martins para a área, segura Ricardo!
40'Diogo Valente, de pé direito, fácil para Rego.
39'Menos vivacidade agora no jogo, uma vez que o Beira Mar não consegue colocar em causa o controlo da Académica.
32'Pité cabeceia muito por cima
31'Muito melhor agora a Académica, que finalmente mostra a diferença de escalões em causa neste jogo...
31'Pité cabeceia muito por cima
26'Segundo golo da época para o jovem marfinense convertido em ponta-de-lança, num cabeceamento na passada, a centro de Djavan!!!
25'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de G. Magique
23'De repente, assim do nada, a Académica esteve a uma nesga de inaugurar o marcador!
22'Marcelo atira à trave num livre!!!! E na recarga, sozinho, Reiner cabeceia por cima!!!
21'11 faltas até agora diz bem da qualidade do jogo...
20'Jogo frio, como o tempo...
14'Livre de Cleyton para as mãos de Rego.
13'Continua o jogo repartido
9'Algum equilíbrio, mas o Beira Mar parece mais afoito no jogo.
4'Reiner cabeceia ligeiramente por cima no primeiro canto da partida!
3'Beira Mar começa mais ofensivo
1'Começa o Beira-Mar - Académica
0'Cumpre-se um minuto de silêncio em memória de Eusébio, rapidamente convertido em palmas...
0'O árbitro da partida será Pedro Proença, de Lisboa, que terá como auxiliares Tiago Trigo e André Campos . O quarto árbitro será Hélder Malheiro.
0'BEIRA MAR: Rui Rego; André Nogueira, Jaime, Luiz Gustavo e Daniel Martins; Ricardo Dias; Hélder Tavares e André Sousa; Willyan, Luiz Phellype e Pité. SUPLENTES: Renato, Hugo Lopes, Guilherme, Balacó, Tiago Cintra, Nanu e Aleksei Kuchuk.
0'ACADÉMICA: Ricardo; Marcelo Goiano, João Real, Reiner Ferreira e Djavan; Fernando Alexandre; Makelele e Cleyton; Marinho, Magique e Diogo Valente. SUPLENTES: Peiser, Paulo Grilo, Nuno Piloto, Marcos Paulo, Rafael Oliveira, Ivanildo e Manoel.
0'Equipas oficiais!
0'Tarde muito cinzenta, mas sem chuva para já. O Beira Mar já aquece...
0'CONVOCADOS DA ACADÉMICA: guarda-redes - Ricardo e Peiser; defesas: Marcelo Goiano, Reiner Ferreira, João Real, Paulo Grilo e Djavan; médios - Fernando Alexandre, Nuno Piloto, Marcos Paulo, Makelelé e Cleyton; avançados - Marinho, Magique, Rafael Oliveira, Manoel, Ivanildo e Diogo Valente.
0'Desses, ainda assim, deixou dois de fora, Bruno China e João Dias, ambos por opção. Assim, em relação à última convocatória, para o jogo com o V. Guimarães, assinalem-se os regressos de Ferreira, Rafael Oliveira e Ivanildo, para os lugares, justamente, de Capela, Halliche, Ogu e Abdi.
0'Com a lesão de Aníbal Capela, o castigo de Halliche, o afastamento de John Ogu e Abdi por motivos disciplinares, e, por fim, a opção de deixar de fora o terceiro guarda-redes (Fábio Santos) sobraram 20 jogadores disponíveis.
0'Não terá sido muito difícil para Sérgio Conceição fazer a lista de convocados para o jogo deste domingo.
0'CONVOCADOS DO BEIRA MAR: guarda-redes - Rego e Renato; defesas - André Nogueira, Hugo Lopes, Jaime, Daniel Martins, Luís Gustavo e Guilherme; médios - Hélder Tavares, Pité, Ricardo Dias, Andre Sousa e Balacó; avançados - Willyan, Tiago Cintra, Nanu, Marc, Aleksei Kuchuk e Luiz Phellype.
0'Os aveirenses são treinados por Jorge Neves, um homem da casa, e velha glória do futebol português, que não pode contar para este jogo por lesão com o ganês Richard Ofori, emprestado, precisamente, pelos estudantes.
0'A Briosa tem 74 presenças nesta competição (participou em todas as edições) e venceu-a em 1939, logo na primeira final, batendo o Benfica (4-3), nas Salésias, e há duas épocas, impondo-se sobre o Sporting (1-0). Foi ainda finalista vencida em 1951, 1967 e 1969. Na época passada, foi eliminada nos quartos de final, pelo Benfica.
0'Na final, frente ao Campomaiorense, os beira-marenses conquistaram o troféu mais significativo do seu palmarés com um golo de Ricardo Sousa, filho do então treinador aveirense, António Sousa.
0'O Beira Mar, atualmente a comemorar 92 anos de existência, vai ter como motivação acrescida repetir o feito de 1998/99, quando venceu aquela que é a segunda prova do calendário português.
0'Para chegar a esta fase, o Beira Mar eliminou o Grijó (4-1), Mafra (1-0) e Feirense (3-2). Já a Académica deixou para trás o Belenenses e o Ac. Viseu, em ambos os casos através da marcação de penaltis depois de igualdades (2-2 e 1-1) no final dos 120 minutos.
0'Boa tarde. O Maisfutebol está de regresso a Aveiro desde a descida de divisão do Beira Mar, há oito meses, para relatar o jogo entre os aurinegros, agora na II Liga, e a Académica, a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal.


Sem comentários:

Enviar um comentário