4 de março de 2014

2013/2014 - 21J - Arouca 0 - Académica 3


A Académica regressou esta segunda-feira às vitórias para o campeonato ao bater, fora, o Arouca, por 3-0. A equipa comandada por Sérgio Conceição chegou aos golos por intermédio de Marcos Paulo, ainda na primeira parte, confirmando o triunfo com dois golos nos derradeiros instantes do desafio, com Salvador Agra e Diogo Valente a ampliarem o resultado.

Num dia marcado pelo aniversário da Mancha Negra, foram muitos os adeptos que se deslocaram até Arouca, numa segunda-feira à noite, para apoiar os "estudantes", e a verdade é que o conjunto de Coimbra não defraudou as expectativas. A equipa da casa até entrou melhor no encontro mas foi a Briosa a primeira a marcar. Marcos Paulo roubou a bola a David Simão no meio campo e galgou terreno até disparar um remate certeiro de fora da área.

O intervalo chegou com a Académica em vantagem e na etapa complementar os "estudantes" souberam "matar" o jogo na altura certa. Aos 85 minutos, Salvador Agra ampliou a contagem e em cima do minuto 90 foi Diogo Valente a estabelecer o resultado final em 3-0 para a Briosa.

Com este triunfo, a equipa de Sérgio Conceição soma 27 pontos na Liga, o melhor registo da História em 21 jogos desde que a vitória vale três pontos. Na próxima jornada, a Académica desloca-se ao reduto do Rio Ave.

nº espectadores: 1032
árbitro:  Bruno Esteves


in AAC-OAF

Crónica

A Académica pôs fim à crise de vitórias, somando em Arouca três pontos bem preciosos para retomar a tranquilidade. 

Num jogo disputado em ritmo médio, com muita chuva na primeira parte e um frio de rachar, o empate não destoava, mas o triunfo academista premiou dois bons lances individuais de Marcos Paulo e Salvador Agra e, sobretudo, a segurança de Ricardo, guarda-redes que demonstra estar entre os melhores da Liga portuguesa. 

O Arouca bateu-se bem, criou ocasiões suficientes para, pelo menos, ter chegado ao empate, mas o poder fogo dos arouquenses nunca deu para desfeitear o seguro guarda-redes academista.

A Académica defendeu bem e jogou no erro do adversário: os dois golos da equipa de Coimbra surgem de lances iniciados por descompensações do Arouca.

A primeira parte teve caracaterísticas que apontariam para um empate ao intervalo.

O Arouca teve mais bola, maior domínio territorial, mas não conseguiu criar grandes oportunidades. Mesmo assim, Lassad esteve perto de abrir o ativo, corria já o minuto 40.

Era a equipa da casa quem mais procurava a felicidade, mas foram os visitantes que inauguraram o marcador. Marcos Paulo empurrou a Académica para o 0-1, terminando com longo jejum de golos do conjunto de Sérgio Conceição (desde 19 de janeiro que não marcavam um único golo).

O segundo tempo não foi, nas suas linhas gerais, muito diferente da primeira metade. Mais Arouca na atitude, na procura, na posse de bola, mas muito Ricardo a travar as investidas de Lassad, Pintassilgo, Ceballos e companhia.

Matreira, a Académica foi muito mais eficaz, ainda que tenha corrido menos que o Arouca. Se o 0-1 já parecia bem protegido, quando Salvador Agra fez o segundo aos 84, tudo ficou resolvido. Diogo Valente ainda fez o 0-3, mas isso já foi pela descrença do Arouca.

Destaques

Arrancada de Marcos Paulo
O jogo estava num impasse, o intervalo aproximava-se, o nulo parecia vir a ser o resultado a meio do encontro. Até que Marcos Paulo soube aproveitar oferta de David Simão, em zona ainda aparentemente inofensiva do terreno, e galgou para o 0-1. O remate nem saiu particularmente forte, mas foi bem colocado e Cássio (não tendo sofrido um «frango»...) podia ter agarrado aquela bola.

Ricardo
Mesmo que o Arouca não tenha multiplicado oportunidades, a verda é que o guarda-redes da Académica assinou três ou quatro intervenções fundamentais para a preservação da magra vantagem. Sobretudo quando Bruno Amaro atirou com força e colocação, obrigando Ricardo a grande defesa.

Salvador Agra
Uma bela primeira parte,com bons lances individuais, e um golo a resolver o jogo em definitivo, em bom lance individual. Um dos melhores da noite.

Ceballos
O espanhol tem uma qualidade técnica que não engana. Cedido pelo Tottenham (o seu clube de origem tinha um emissário a observar), quis mostrar serviço e assinou boa exibição, sobretudo na segunda parte. Fez centros para Lassad, combinou com Pintassilgo, não se cansou de procurar, até quando sofreu uma falta que o deixou queixoso. Merecia melhor sorte. 

Pintassilgo
Muito porfiou, mas não alcançou. O médio-ofensivo tentou o remate de longe, assinou entendimentos com Lassad, voltou a tentar o remate, mas o golo nunca apareceu. Com o avançar do segundo tempo, foi diminuindo a intensidade das tentativas. 

Opiniões

Pedro Emanuel, treinador do Arouca, em declarações à «Sport Tv», depois da derrota, em casa, diante da Académica (0-3):

[Erros defensivos?]
- Não gosto de resumir o jogo a isso, mas é um jogo que devia ter ser sido equilibrado e cabia -nos a nós as despesas do jogo. Na primeira parte tivemos grande volume de jogo, nem sempre com o melhor critério. Naturalmente levámos um soco no estômago quando sofremos o golo aos 43 minutos da primeira parte. A equipa estava bem. Entramos na segunda parte com o intuito de equilibrar o jogo, mas nem sempre o fizemos com clarividência, foi sempre mais com o coração. Logicamente, o segundo golo matou-nos em termos anímicos. Veio o terceiro e podia ter vindo o quarto porque a equipa caiu em termos anímicos.

[Resultado justo?]
- Parece-me que o resultado é exagerado, mas o que fica para a história é que a Académica veio a Arouca ganhar por 3-0. Parabéns à equipa porque nunca virou a cara à luta e, nem sempre com as melhores opções, foi uma equipa que sempre procurou o jogo e o resultado.

Sérgio Conceição, treinador da Académica, em declarações à «Sport Tv», depois do triunfo em Arouca (3-0). Os estudantes, com 27 pontos, garantem praticamente a manutenção:

[Eficácia defensiva e ofensiva?]
- Não fizemos uma boa primeira parte, entrámos muito baixos e não conseguimos sair, mas fomos sempre muito assertivos naquilo que é a função defensiva. Na segunda parte saímos mais vezes e desta vez não tivemos problemas com a arbitragem porque marcámos três. Portanto hoje não haveria problemas, venceríamos sempre por 2-0. É o melhor registo da Académica à 21ª jornada, isto é obra do plantel e do trabalho que fazemos semanalmente. Uma palavra para a Mancha Negra que faz hoje 29 anos e faz um trabalho incansável no apoio à equipa

[Manutenção garantida, novos objetivos?]
- Passam pelo 30 pontos, ainda não os atingimos. Vamos ter um jogo difícil em Vila do Conde, em que vamos tentar chegar aos 30 pontos, depois, a partir daí tudo o que vier será bom. Penso que nunca uma equipa com 27 pontos desceu, esse era um objetivo, o outro é chegar aos 30 pontos.

[Hoje voltou ao banco. A sua ausência interferiu na prestação da equipa?]
- Interfere sempre, sou o líder, é normal que estando no banco, estou mais perto da equipa. Sinto-me triste e desiludido porque vivo com a imagem de como era como jogador. Por ser um pouco mais efusivo no banco, muitas vezes pago por isso. Uma palavra para estes jogadores que têm feito um trabalho fantástico e também para os adeptos. Queremos conseguir uma marca histórica no final do campeonato.

Sérgio Conceição, treinador da Académica, na conferência de Imprensa após o encontro em Arouca:

«Sinto-me livre! Finalmente estou a falar à vontade. Sinceramente, 20 dias de castigo para o que fiz é exagerado. Sou um treinador à imagem do que era como jogador. Gesticulo, esbracejo, mas sou correto, nunca faltei ao respeito a um árbitro. Critico, mas não insulto...»

«A Académica continua a ter os 30 pontos como objetivo. Neste campeonato, é melhor não arriscar. Vamos manter o discurso do manutenção, não vamos levantar a voz, é melhor... Já nos anularam três golos ilegais»

«Na primeira parte estivemos bem defensiva, a jogar num bloco baixo. Os jogadores do Arouca tiveram dificuldade de mobilidade, criaram uma ocasião ou outra, mas nada de significativo...»

«No segundo tempo estivemos francamente bem, fizemos grande segunda parte. Marcámos três golos, mas podíamos ter marcado quatro ou cinco, ainda que isso tivesse sido injusto para o que Arouca fez na primeira parte». 

«Em relação aos últimos anos, este campeonato tem sido mais equilibrado. Vamos querer somar o máximo número de pontos»

«Quero dar os parabéns à Mancha Negra, claque da Académica que hoje faz 29 anos. São únicos, apoiam-nos sempre e nunca nos pedem nada. Apenas que tentemos tudo...» 

Marcos Paulo, médio da Académica, comentou desta forma o triunfo na visita ao Arouca (0-3). Declarações na flash interview da SportTV:

«Começámos bem o jogo, o Arouca estava por cima, num terreno difícil, e o meu golo acabou por ser importante. Queremos olhar para cima na classificação mas o nosso objetivo ainda são os 30 pontos. 27 ainda não chega. Esta vitória é dedicada à Mancha Negra, que comemora o seu aniversário.»

Nuno Coelho, jogador do Arouca, comentou desta forma a derrota frente à Académica (0-3). Declarações na flash interview da SportTV:

«É um resultado completamente exagerado. Fizemos uma primeira parte fantástica, faltou-nos fazer um golo. Acabámos por sofrer a chegar ao intervalo. Na segunda parte tentámos virar o resultado mas a Académica aproveitou os erros e acabou por vencer. Todos os jogos vão ser uma guerra. Era importante pontuar em casa, vai ser uma luta até ao fim. Vamos tentar fazer pontos frente ao FC Porto. Temos feito muitos pontos fora de casa e se tivéssemos feito mais pontos em casa estaríamos noutra posição.»

Ao minuto 

90'Segunda parte inteligente dos estudantes que acabaram por matar o jogo nos instantes finais. Uma vitória preciosa que permite à equipa de Sérgio Conceição ficar a um passo de garantir a manutenção.
90'FIM DO Arouca, (0) - Académica, (3)
90'Assistência para golo de Marcelo Goiano.
90'Forte Quebra física do Arouca nos últimos minutos...
90'Mais três minutos...
90'Mais um rápido contra-ataque da Académica com Marcelo a ganhar uma bola e a sair em velocidade antes de fazer um cruzamento fatal para Diogo Valente encostar.
90'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Diogo Valente.
89'Entra G. Magique (Académica)
89'Sai Salvador Agra (Académica)
89'Arouca tem 61 por cento de posse de bola e o dobro dos ataques da Académica. Vale a eficácia dos estudantes...
86'Rápido contra-ataque da Académica, com Salvador Agra a evoluir pela direita. A defesa do Arouca fica a pedir fora de jogo, o extremo entra na área, simula o cruzamento, mas atira direto para a baliza de Cássio. Fica tudo decidido.
86'Assistência para golo de Makelele.
85'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Salvador Agra.
83'O estado do relvado está cada vez pior...
81'Entra Nuno Piloto (Académica)
81'Sai Marcos Paulo (Académica)
80'Entra Monteiro (Arouca)
80'Sai Cristian Ceballos (Arouca)
80'Livre de Salvador Agra e cabeçada de Capela, sem a melhor direção.
79'Conceição chama Cleyton.
78'Na sequência do canto, Nuno Coelho desvia de cabeça, mas Ricardo chega primeiro do que Pintassilgo.
78'Ceballos cruza da direita e Capela corta de cabeça para canto.
77'Guarda-redes da Académcia estava a perder tempo.
77'Cartão amarelo para Ricardo.
77'AO POSTE!!!! Rápido contra-ataque da Académica com Gueye a atirar de primeira, à entrada da área, ao poste da baliza de Cássio.
75'Mais uma iniciativa de Ceballos com remate fraco à figura de Ricardo.
75'Makelele fica fora da próxima jornada.
75'Cartão amarelo para Makelele.
72'Pintassilgo cruza da esquerda, Capela corta para canto.
69'Uiiiiii... Grande defesa de Ricardo a remate de Bruno Amaro. Canto para o Arouca.
67'André Claro saiu lesionado.
67'Entra Roberto (Arouca)
67'Sai Claro (Arouca)
67'Entra Diogo Valente (Académica)
67'Sai Rafael Lopes (Académica)
66'Ceballos cruza da direita e Nouioui amortece para Ricardo.
64'Pedro Emanuel chama Roberto.
64'Forte pressão do Arouca, Académica com dificuldades em sair a jogar.
58'Ceballos, outra vez ele, ganha canto...
56'Canto para o Arouca, após livre perigoso
55'Cartão amarelo para Djavan Ferreira.
51'Ceballos recebe, ganha espaço, remata para defesa de Ricardo
50'Ceballos centra para Tinoco, não chega a tempo de desviar
48'Fernando Alexandre remata de longe, Cássio defende
47'Remate de Pintassilgo, defende Ricardo
46'Recomeça o Arouca - Académica
45'Intervalo, 0-1: primeira parte equilibrada, Arouca com mais bola mas poucas oportunidades. Académica mais eficaz, com mérito de Marcos Paulo no lance do golo
45'Intervalo no Arouca - Académica
44'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Marcos Paulo.
44'0-1, Marcos Paulo!!! David Simão embrulha-se com a bola no chão, Marcos Paulo aproveita, progride no terreno, aproxima-se da área e remta a contar
43'Atraso precipitado de João Real, só não é canto porque Ricardo impede
42'Falta ofensiva de Lassad
40'Cartão amarelo para M. Gueye.
40'Que perigo!!! Balliu para Ceballos,bom cruzamento, Lassad não conegue desviar para golo, traído pelo campo empapado, que impede que a bola salte...
38'Arouca com mais bola, mas sem conseguir criar grande perigo
35'Remate de Bruno Amaro, por cima da barra
33'Cartão amarelo para Fernando Alexandre.
30'Cartão amarelo para Diego.
29'A bola bate contra as pernas de Rafael Lopes e Cássio defende
26'Bom lance de entendimento do ataque do Arouca, dá para canto
25'Livre de Marcos Paulo pela esquerda, interrompido por falta ofensiva da Académica
23'Cartão amarelo para Nuno Coelho.
22'Cartão amarelo para Salvador Agra.
18'Salvador Agra dá a Rafael Lopes, remata por cima
17'Vá lá, agora reduziu o volume de chuva...
16'Diego Galo de cabeça, após canto, ao lado
15'Cruzamento da esquerda, Ricardo defende, Ceballos ainda tenta desviar, mas não consegue rematar
12'Lassad entra na área, João Real corta a tempo de evitar o remate
9'Salvador Agra recebe, ganha espaço, tenta o tiro, a bola não passa muito longe da beliza de Cássio
6'Pintassilgo, bom lance individual, remata cruzado, Ricardo defende para canto
5'Arouca agora com mais bola
5'A chuva cai de forma copiosa...
3'Campo empapado por causa da chuva, pode perturbar o desenrolar do encontro
2'Moussa, lance individual, remata de longe, defende Cássio
1'Começa o Arouca - Académica
0'Chove torrencialmente agora em Arouca...
0'Um minuto de silêncio por Mário Coluna
0'Vários clubes a observar em Arouca: Lens, Wisla Cracóvia, Tottenham, FC Porto, Sp. Braga e Olhanense
0'A Académica não marca um golo desde 19 de janeiro (vitória 1-0 sobre o Gil). Desde aí, cinco jogos (três empates e duas derrotas)
0'Suplentes: Peiser, João Dias, Marinho, Cleyton, Diogo Valente, Nuno Piloto, Magique
0'ACADÉMICA: Ricardo; Marcelo, Aníbal, João Real, Djavan Ferreira; Fernando Alexandre, Makelele; Salvador Agra, Marcos, Paulo Moussa; Rafael Lopes
0'Suplentes: Rui Sacramento, Miguel Oliveira, Roberto, Hugo Monteiro, Rui Sampaio, Luís Dias,Soares
0'AROUCA: Cássio; Ivan Balliu, Nuno Coelho, Diego, Tinoco; Bruno Amaro e David Simão; Ceballos, Pintassilgo e André Claro; Lassad
0'Entra o Arouca
0'Académica a aquecer no relvado
0'A Académica é 10.ª, tem 24 pontos. O Arouca é 13.º, com 19
0'Duelo regional de duas equipas com histórias bem diferentes na Liga
0'A 35 minutos do início do jogo, as bancadas do estádio estão completamente vazias...
0'Os guarda-redes já aquecem no relvado
0'Muito frio em Arouca e chuva miudinha
0'É a primeira vez que as duas equipas se defrontam em Arouca para a Liga. Em Coimbra, na primeira volta, registou-se um empate. Para a Taça da Liga, houve também dois empates...
0'Jorge Rosário, adjunto de Sérgio Conceição, antes do jogo: «É evidente que é uma mais-valia o regresso do treinador ao banco. O líder faz sempre falta. Se não, não era líder. Já tinha tido essa experiência com ele [sorrisos], e apenas uma ou duas vezes em 15 anos com o Fernando [Santos]. Sou eu que falo aqui, mas as palavras são dele. Não está aqui o Rosário, está o representante do Sérgio.»
0'Pedro Emanuel antes do jogo: «Passei dois excelentes anos em Coimbra, tenho para com as pessoas e o clube uma relação que irá ser eterna, mas cada um defende os seus interesses. Os nossos passam pela conquista de pontos para a manutenção e a Académica um pouco mais»
0'Halliche, seleção Argélia; Ivanildo, lesionado; Fábio Santos, Paulo Grilo e Manoel (opção) são ausências na Académica
0'Serginho e Mika, lesionados; Ustaritz, à procura de ritmo são ausências no Arouca
0'O conjunto de Sérgio Conceição não ganha desde 19 de janeiro (1-0 ao Gil Vicente), embora pelo meio tenha conseguido um bom empate em Alvalade (0-0, a 2 de fevereiro). Na passada jornada, a Académica empatou em casa com o Nacional (0-0) mas tem fortes razões de queixa do árbitro, que anulou erradamente um golo marcado por Moussa.
0'A equipa de Pedro Emanuel passa bom momento, traduzido por quatro jogo seguidos sem perder para a Liga (quatro empates e todos com golos). A última derrota foi em casa com o Sporting, em partida que os arouquenses chegaram a estar a vencer.
0'Boa tarde. A partir das 20 horas, tem início o Arouca-Académica, jogo que encerra a jornada 21 da Liga. Siga tudo AO VIVO no Maisfutebol
Acompanhe aqui o AO MINUTO deste jogo dia 3 Mar 2014 às 20:00

in maisfutebol



Sem comentários:

Enviar um comentário