A Académica não ganha ao Sp. Braga em casa desde Junho de 2003, há quase 11 anos. Esse último triunfo ficou, todavia, na história do clube porque permitiu garantir a manutenção na derradeira jornada, face ao empate (2-2) entre Santa Clara e Varzim, que condenou ambas as equipas à despromoção.
O jogo não foi em Coimbra, mas no Estádio Sérgio Conceição, em Taveiro, pois o Cidade de Coimbra encontrava-se em obras para o Euro 2004. Um único golo, de Paulo Adriano, aos 19 minutos, sentenciou a partida perante um conjunto minhoto que terminava ali uma época para esquecer: acabou em 14º lugar, logo acima dos estudantes.
Desde então, os bracarenses já venceram por cinco vezes em casa da Briosa e empataram outras tantas. O resultado mais volumoso verificou-se sem Dezembro de 2012, com um 4-1 favorável aos arsenalistas, então treinados por José Peseiro.
No cômputo geral, os confrontos têm sido equilibrados. A Académica leva naturalmente vantagem, com 17 vitórias contra 12 do Sp. Braga, e houve ainda 13 empates.
Curiosamente, no caso inverso, ou seja, nos jogos entre bracarenses e estudantes, mas no Minho, a partida da primeira volta permitiu aos de Coimbra voltar a vencer num terreno onde não ganhavam havia... 46 anos.
Já agora, outra curiosidade: o Sp. Braga foi o primeiro adversário de Sérgio Conceição quando assumiu o comando dos «capa negras», perto do final da época passada. Perdeu por 1-0, mas a equipa deu mostras de melhorias que haveriam de confirmar-se pouco depois com a conquista da manutenção a uma jornada do fim do campeonato.
in maisfutebol
Sem comentários:
Enviar um comentário