A Académica empatou este domingo com o Vit. Guimarães a zero bolas numa partida que contou para a 29ª jornada da Liga ZON Sagres. Perante mais de 10 mil espectadores que marcaram presença no Estádio EFAPEL, a Briosa dispõs das melhores oportunidades de golo mas não conseguiu concretizar as ocasiões de que dispôs.
Marcelo, logo nos primeiros minutos, atirou ao poste da baliza de Douglas, naquela que foi a melhor oportunidade de golo em todo o jogo. A turma orientada por Sérgio Conceição, que esteve ausente do banco de suplentes devido a castigo, carregou até final mas o nulo viria a imperar no marcador.
Na próxima jornada, a Briosa desloca-se ao reduto do Paços de Ferreira, na última jornada da Liga ZON Sagres.
Árbitro: Manuel Oliveira
Espectadores: 10.614
Crónica
Em dia da mãe, a Académica foi madrasta para o V. Guimarães e aumentou para 10 o número de jogos consecutivos dos minhotos sem ganhar. A despedida dos adeptos da Briosa por esta época não foi, também, a melhor, pois, para quem tinha como objetivo ficar pelo menos no oitavo lugar, este empate só veio comprometer.
O jogo valeu essencialmente pela primeira parte, que até teve alguns pontos de interesse, já a segunda metade do jogo foi feita mais de transpiração do que de inspiração, o que se compreende, nesta fase da época, e num jogo entre equipas tranquilas. Os de Coimbra, convém também não esquecer, já não ganham há quatro jogos seguidos.
Sérgio Conceição voltou a surpreender no onze inicial. Com apenas dois centrais disponíveis, preferiu recuar Fernando Alexandre, mantendo Nuno Piloto no meio-campo, e assim abrindo uma vaga para o regresso de Cleyton. Também trocou de ponta-de-lança: Magique surgiu no lugar de Rafael Lopes.
Já Rui Vitória foi mais fiel a uma ideia de continuidade, mas dispensou Leonel Olímpio, Assis e Josué para a equipa B, como era esperado. As «dispensas», todavia, não foram significativas, bem vistas as coisas.
Apesar do calor e de se tratar de um duelo do meio da tabela, o jogo teve alguns bons momentos, com ambas as equipas a procurarem a vitória perante uma boa e vibrante assistência, fruto das entradas gratuitas.
Começou melhor a Académica, com duas «bombas» de Marcelo, a primeira delas ao poste, mas Ricardo também teve de se aplicar perante Malonga, quando este surgiu solto à entrada da área. Valha a verdade que também não houve muito mais para contar da primeira parte.
Valeu, sobretudo, o lado competitivo do jogo, com entrega de ambos os lados e cada lance a ser disputado com grande afinco. Mais bola para a Briosa, com os vimaranenses sempre prontos para partir em contra-ataque. Um jogo entretido, como diria Quinito.
Pena é que esta predisposição tenha ficado nos balneários ao intervalo. Os vimaranenses até podiam ter marcado, novamente por Malonga, mas Real opôs-se ao remate vitorioso, depois de ter perdido a bola em zona proibida. O deslize do central foi apenas o primeiro de uma série de lances em que faltou alguma concentração aos da casa.
O jogo foi perdendo qualidade, as jogadas de perigo praticamente não se viram, e, ai sim, começou a notar-se que este era, de facto, um jogo de fim de estação. A Académica ainda fez um último esforço, uma espécie de canto do cisne, mas valha a verdade que, na segunda parte, foi o Vitória que esteve melhor, com mais circulação de bola, e uma oportunidade de Malonga que poderia ter ditado outro resultado.
Destaques
A figura: Malonga
Teve a melhor oportunidade dos minhotos na primeira parte, quando surgiu sozinho perante Ricardo, mas o guarda-redes foi mais lesto a fazer a «mancha». No mais, procurou carrilar jogo pelo lado direito e ainda procurou outras posições para tentar a sorte. Voltou a ter uma boa ocasião, já mais perto do fim, mas o remate saiu-lhe ao lado. Foi como se estivesse a lutar contra o marasmo instalado.
Outros destaques:
Marcelo Goiano
Está a protagonizar um bom final de época, destacando-se sobretudo nas ações ofensivas. Teve o golo na ponta da bota quando atirou ao poste e, pouco depois, sensivelmente da mesma posição, voltou a visar a baliza de Douglas com um remate cruzado que passou muito próximo do alvo. Incansável a subir pela direita.
Fernando Alexandre
Jogou a central, deixando Aníbal Capela no banco, prova da confiança ilimitada que Sérgio Conceição tem nas suas capacidades. Tal como acontece quando está no meio-campo, esteve ao nível dos acontecimentos, sempre atento, sempre autoritário. Um exemplo.
Douglas
Sem ter sido forçado a grande trabalho, acabou por ter um papel importante, mormente nos últimos minutos da partida, quando a Académica tentava o tudo por tudo. Um par de defesas foi o suficiente para garantir a inviolabilidade das redes minhotas.
Espetáculo nas bancadas
É verdade que as entradas eram gratuitas, mas o colorido que se viu nas bancadas foi algo digno da despedida da Briosa esta época em casa. De Guimarães, como de costume, também viajou muita gente, houve provocações de parte a parte, mas no final ficou a forma como os adeptos puxaram de forma vibrante pelas equipas.
Opiniões
«Foi um jogo muito repartido, ambas as equipas tentaram ganhar o jogo, mas a grande oportunidade é nossa, logo no início do jogo, com a bola ao poste. O resultado acaba por ser justo, exceto por este lance, pois se a bola tivesse entrado teríamos vencido o jogo. As equipas respeitaram-se muito. Oitavo lugar? Enquanto for possível, vamos manter este sonho. Estes jogadores mostraram sempre que quiseram ganhar e respeitaram muito este emblema, em todos os jogos. Pode algum não ter corrido bem, mas em todos terminaram com as camisolas transpiradas.»
Rui Vitória, treinador do V. Guimarães, depois do nulo deste domingo frente à Académica, em Coimbra:
«Queríamos ganhar o jogo, como todos os que disputamos, mas acho que foi um jogo bem conseguido, exceção feita aos primeiros 10 minutos. Depois, fomos uma equipa que sabia o que queria fazer, com boa circulação de bola e organização, mas faltou alguma definição na zona de finalização. Não houve muitas oportunidades, e, quando assim é, há que aproveita-las. Fizemos um jogo seguro, num contexto que não é fácil, mas a equipa mostrou caráter e determinação. Faltou sermos eficazes, não quer dizer que tivemos várias ou mais oportunidades do que a Académica. Mas às vezes há pormenores que fazem toda a diferença. No contexto global, a equipa esteve segura, consistente, exceção apenas àqueles primeiros minutos. Foi um jogo equilibrado, a haver um vencedor, penso que fizemos mais que a Académica, mas, com certeza, do outro lado, haverá uma opinião diferente.»
Moreno, central do V. Guimarães, no final do nulo com a Académica, este domingo, em Coimbra:
«Nos primeiros minutos não estivemos bem posicionados, eles atiraram ao poste, mas, a partir daí, acertamos as marcações, tivemos mais bola e oportunidades flagrantes. A haver um vencedor seria claramente o Vitória. 10 jogos sem vencer? É difícil explicar, a equipa não é tão limitada para esta série, temos provado em alguns jogos que merecíamos outros resultados. Mas a realidade é esta, terá de ser uma aprendizagem para futuro. Não nos podem acusar de falta de querer. A pecha tem sido a finalização. A grande vitória de hoje é a sintonia entre nós e os adeptos. Ter este número de adeptos vindos de Guimarães até Coimbra faz ver que o Vitória é clube único.»
Ao minuto
90'Nulo que se aceita num jogo típico de final de estação.
90'FIM DO Académica, (0) - Vitória Guimarães, (0)
90'Entra João Pedro (Vitória Guimarães)
90'Sai C. Malonga (Vitória Guimarães)
87'Entra Manoel (Académica)
87'Sai Ivanildo (Académica)
83'Ivanildo de longe, ao lado...
80'Cartão amarelo para Addy.
74'Cartão amarelo para Cleyton.
71'Entra Tómané (Vitória Guimarães)
71'Sai Maâzou (Vitória Guimarães)
71'Entra Addy (Vitória Guimarães)
71'Sai J. Barrientos (Vitória Guimarães)
70'Cartão amarelo para N. Plange.
67'Entra Rafael Lopes (Académica)
67'Sai G. Magique (Académica)
62'Entra Marinho (Académica)
62'Sai Makelele (Académica)
59'Partida interrompida para assitência a Djavan e Paulo Oliveira, que chocaram.
57'André André, de cabeça, num canto, ligeiramente ao lado!
53'Continua a haver alguma desconcentração da parte da Académica...
49'Que perigo!!! João Real perde a bola para André André, este mete em Tiago Rodrigues, que centra para Maazou atirar em posição frontal, mas foi o próprio Real a emendar o erro com um grande corte!!!
48'As equipas voltaram do intervalo com menos vontade...
46'Recomeça o Académica - Vitória Guimarães
45'Primeira parte entretida, com a Académica a dispor de melhores oportunidades, mas o resultado aceita-se.
45'Intervalo no Académica - Vitória Guimarães
44'Um minuto de compensação.
39'Livre de Moreno contra a barreira.
31'Jogo interrompido para assistência a Tiago Rodrigues.
26'GRRRRRRRANDE DEFESA DE RICARDO!!! Malonga aparece à entrada da área, mas o guardião desvia para canto!!!
24'Cartão amarelo para Maâzou.
21'Cartão amarelo para Luís Rocha.
16'Outra bomba de Marcelo... a bola não passou longe!!
13'Defende Douglas!! Era Salvador Agra, num remate de ressaca!!
10'Muitos passes falhados da parte da Académica.
4'Magique flete da direita para o meio e centra, mas Makelelé não chega!
2'Marcelo atira ao poste, depois de o livre ter ido à barreira!!!
1'Livre em posição frontal para a Académica.
1'Começa o Académica - Vitória Guimarães
0'Vai cumprir-se um minuto de silêncio em memória de Veiga Simão, sócio nº1 da Académica, que faleceu ontem.
0'A Mancha Negra soltou um fumo negro da bancada.
0'Ambiente bastante bom em Coimbra.
0'As claques da Académica e do V. Guimarães provocam-se mutuamente... é a rivalidade desde o célebre caso N' Dinga...
0'Na primeira volta, os minhotos infligiram uma pesada derrota (3-0) aos estudantes, e têm ainda outro ponto a favor: venceram nas últimas duas visitas à cidade do Mondego.
0'No cômputo geral, contabilizam-se 59 encontros em Coimbra entre estas duas equipas, dos quais 30 resultaram em vitórias dos casa e 13 para os visitantes, havendo ainda a registar 16 empates.
0'Muito mais público agora
0'O árbitro da partida será Manuel Oliveira, do Porto, auxiliado por Filipe Ramalho e Ludovico Franco. O quarto árbitro é José Laranjeira.
0'Suplentes: Miguel Oliveira, Dinis, Tomané, Russi, João Pedro e Obama.
0'V. GUIMARÃES: Douglas; Plange, Paulo Oliveira, Moreno e Luís Rocha; André Santos e André André; Malonga, Tiago Rodrigues e Barrientos; Maazou.
0'Suplentes: Peiser, Aníbal Capela, Ogu, Marinho, Diogo Valente, Rafael Lopes e Manoel.
0'ACADÉMICA: Ricardo; Marcelo Goiano, Fernando Alexandre, João Real e Djavan; Nuno Piloto e Makelelé; Salvador Agra, Cleyton e Ivanildo; Magique.
0'Já há equipas oficiais!
0'A Mancha Negra prepara uma coreografia especial para a despedida em casa: cartolinas pretas e brancas que, organizadas, formam a sigla AAC.
0'Entram Ricardo e Peiser para o aquecimento, saudados pelo pouco público ainda presente...
0'Muito calor em Coimbra, cerca de 29 graus.
0'Crivellaro, Pedro Correia, Amorim e Alex são as ausências certas no V.Guimarães. Os quatro jogadores encontram-se entregues ao departamento médico.
0'Através de uma nota publicada no seu site oficial, o Vitória informou que todos os jogadores disponíveis foram convocados, numa convocatória que foi elaborada em conjunto entre as duas equipas.
0'O V.Guimarães não divulgou convocatória para este jogo. A equipa B dos minhotos tem um importante jogo na luta pela subida à II Liga e, por isso, é credível que alguns jogadores da equipa principal possam jogar no Campeonato Nacional de Seniores, ao serviço dos «bês».
0'CONVOCADOS DA ACADÉMICA: Guarda-redes: Ricardo e Peiser; Defesas: Marcelo Goiano, João Real, Aníbal Capela e Djavan; Médios: Nuno Piloto, Fernando Alexandre, Makelelé, Cleyton e John Ogu; Avançados: Marinho, Ivanildo, Salvador Agra, Magique, Manoel, Rafael Lopes e Diogo Valente.
0'Marcos Paulo, ainda a recuperar de uma luxação, completa o lote atual de lesionados.
0'Como tal, cinco atletas ficam de fora em relação ao último jogo, com o Marítimo: Grilo, Dias, Fábio Santos, Halliche e Elton. Os dois últimos falham o encontro devido a castigo e lesão, respetivamente.
0'Sérgio Conceição promoveu três regressos à lista de convocados para o jogo deste domingo, com o V. Guimarães. Manoel, Peiser e Ivanildo, este último após castigo, estão de volta às opções, numa lista que passou de 20 para 18 jogadores.
0'A equipa soma nove jogos consecutivos sem ganhar, está atrás do seu seu adversário deste domingo, e também não pode aspirar a mais do que tentar conseguir a melhor classificação (ainda) possível.
0'O panorama minhoto é bem diferente. Enquanto a Briosa foi subindo na tabela, para os de Guimarães aconteceu o inverso.
0'O objetivo principal, atingido mais cedo do que é habitual, dá tranquilidade à equipa e, agora, mesmo sem Sérgio Conceição no banco, tudo o que os adeptos pedem é um final de campeonato em beleza, até porque a equipa já não vence há três jogos.
0'Os estudantes ainda sonham com o tal lugar entre os oito primeiros, mas sabem que só lá conseguirão chegar se vencerem os últimos dois jogos da época.
0'Os estudantes, que se despedem hoje dos seus adeptos por esta época, ocupam atualmente o 9º lugar, com 33 pontos, enquanto os minhotos surgem logo a seguir, com 31.
0'Espera-se uma boa casa esta tarde, uma vez que a Briosa decidiu permitir entradas gratuitas.
0'Boa tarde. Bem-vindos ao Académica-V. Guimarães, jogo da 29ª jornada, que o Maisfutebol vai acompanhar AO MINUTO. Fique ligado!
Acompanhe aqui o AO MINUTO deste jogo dia 4 Mai 2014 às 18:00
Outros
José Eduardo Simões teve uma intervenção didática no final da partida
O presidente da Académica revelou, no final do jogo com o V. Guimarães, que o clube deverá ser multado em cerca de cinco mil euros devido ao mau comportamento dos adeptos. José Eduardo Simões baseou-se em casos análogos para fazer a estimativa e apelou, numa «intervenção didática», a que os apoiantes da Briosa tenham mais cuidado no futuro,
O dirigente referiu-se em concreto a uma tarja e ao lançamento de fumo por parte da claque Mancha Negra, mas também aos insultos proferidos da parte dos adeptos minhotos.
José Eduardo Simões aproveitou também a partida para confirmar a recandidatura a mais um mandato à frente da Académica, através de um panfleto distribuído à entrada do estádio, A prioridade é assegurar a renovação de Sérgio Conceição, algo que estará próximo, como trunfo na corrida contra Nuno Oliveira, o outro candidato.
in maisfutebol
in maisfutebol
Sem comentários:
Enviar um comentário