nº espectadores: 3780
árbitro: João Capela
Crónica
O jogo deste domingo foi uma metáfora da época para os pacenses. Com a Académica sem objetivos pelos quais lutar, e a jogar em casa, o Paços tinha ainda duas hipóteses de garantir a manutenção: ou por via direta, conjugando com os resultados de Beleneses e Olhanense, ou através do play-off. Sendo que uma vitória garantiria, pelo menos o play-off. Mas nada é assim tão fácil para os Castores esta época.
A precisar de marcar, o Paços jogou quase sempre com dez homens no meio campo adversário, mas demorou muito a conseguir criar perigo. E, como quem não marca sofre, a Académica aproveitou a velocidade de Salvador Agra para fazer a vida negra a uma frágil e descompensada defesa pacense.
Numa tarde muito inspirada, Moussa aproveitou logo aos 7 minutos um cruzamento de Salvador Agra para fazer o 1-0 para os estudantes.
Começou depois o duelo de Bebé com Ricardo, com o guarda-redes da Académica a defender três remates seguidos. Valeu então novamente a máxima «quem não marca sofre» e, aos 15 minutos, com um excelente passe, Cleyton colocou a bola em Salvador Agra que, novamente deixou os defesas todos pelo caminho, e rematou cruzado para o 2-0.
Mas, logo no minuto seguinte, Bebé, após um cruzamento de Filipe Anunciação, cabeceou para o fundo das redes de reduziu para 2-1. O Paços voltava a acreditar e uma grande penalidade aos 31 minutos, também convertido por Bebé, levou ao empate.
Mas durou pouco esta igualdade. Mais um lance da sair dos pés de Salvador Agra, a bola a ir para Aníbal Capela e depois Moussa a fazer o 3-2, que voltava a fazer perigar a permanência pacense.
Na segunda parte quase só deu Paços. Bebé estava enbiabrado. Fazia tudo, menos marcar, mas não por falta de tentativas. Sérgio Oliveira ainda teve a bola nos pés junto à baliza, mas, incrivelmente, o remate saiu muito por cima.
O Paços não desistia, mas Salvador Agra também não e, num contra-ataque conduzido por Ivanildo, o companheiro oferece-lhe o golo. Agra bisou, num jogo em que foi a figura maior, e o Paços, mercê da derrota do Olhanense, ainda vai disputar o play-off para tentar a permanência na I Liga.
Destaques
A figura
Salvador Agra: Rapidíssimo pelo flanco direito, foi o líder dos contra-ataques da Académica. Aproveitou bem o facto de o Paços estar a atacar com muitos, chegando à área com poucos adversários pela frente. Hélder Lopes bem tentava, mas não o conseguiu travar. Esteve nos quatro golos da Académica, tendo marcado em dois deles.
Outros destaques:
Moussa: Não desperdiçou nada. Foi uma verdadeira dor de cabeça para a defesa e para o guarda-redes do Paços. Servido por Salvador Agra e por Aníbal Capela, fez dois dos golos do encontro com uma eficácia avassaladora. Pouco utilizado, o reforço de Inverno deixa uma excelente imagem no último jogo do campeonato.
Cleyton: Mais um que aproveitou muito bem as fragilidades defensivas dos Castores para colocar a bola na área adversária. Fez um excelente passe para Salvador Agra, que deu origem ao golo do companheiro.
Bebé: Foi a força motriz do ataque pacense. Correu, cruzou, rematou. Marcou os dois golos, quando a equipa perdia por 2-0, alimentando a esperança dos companheiros e dos adeptos. Perca, por vezes, por querer fazer tudo sozinho, mas, apesar disso, acaba por ser quem faz a diferença numa equipa que precisa de marcar.
Del Valle: Mais uma boa exibição. Bem a combinar com Hélder Lopes para fazer subir o jogo no flanco esquerdo, mas sem encontrar depois quem servir. Com Buval muito apagado, acabava por ter de recorrer a Bebé do outro lado.
Seri: Teve sempre o sentido da baliza, e, com algumas bombas de longe, tentou lá chegar, mas sem sucesso. Bem a servir Bebé.
Opiniões
Jorge Costa, treinador do Paços Ferreira, após a derrota por 4-2 com a Académica, que leva a equipa ao play-off para lutar pela permanência:
«É alta competição. Houve eficácia de uma equipa e ineficácia da outra. Sabemos que a nossa equipa não está no seu melhor. Entrámos no jogo de forma aceitável, sofremos dois golos, conseguimos empatar, e depois voltamos a sofrer.
«Por tudo, acho que não é um resultado justo. Tivemos mais cantos, mais posse de bola, o dobro dos ataques, o dobro dos remates. Mas, pela eficácia da Académica, pela nossa ineficácia, quer ofensiva, quer defensiva, tem de se aceitar».
«Temos uma profissão em que temos que lidar constantemente com a pressão e temos que ter um estofo mental para lidar com isso. Somo criticados e elogiados publicamente. Temos que estar preparados para lidar com isso».
«Mais do que o meu futuro e dos jogadores, o que está em causa é o futuro da instituição. Temos que ir buscar forças, se calhar, onde não as temos».
[Play-off é contra o Aves e o Paços já perdeu com o Aves esta época, para a Taça] «Não é importante se já perdemos ou não com o Aves, do passado vivem os museus».
Sérgio Conceição, treinador da Académica, após a vitória sobre o Paços Ferreira por 4-2:
«Fizemos o jogo que tínhamos planeado. Desta vez resultou em pleno. Conseguimos fazer quatro golos e isso faz a diferença. Desejo as maiores felicidades ao Paços, mas eu sou profissional e ambicioso. A partir do momento em que conseguimos a manutenção, definimos o objetivo de ficar nos oito primeiros e hoje conseguimos isso».
«Começámos mal a época, mas os jogadores foram inexcedíveis. E por vezes não é fácil trabalhar com um treinador como eu».
«A minha permanência ainda não foi falada. Eu quis assim. A direção abordou-me, mas eu disse que estava focado em ficar nos oito primeiros, para entrar na fase de grupos da Taça da Liga. Agora teremos tempo para falar».
Ao minuto
90'Confirma-se o resultado final: o Paços vai lutar pela permanência num play-off com o Desp. Aves. O Belenenses garante a permanência, o Olhanense desce de divisão.
90'FIM DO Paços Ferreira, (2) - Académica, (4)
90'O Olhanense perde por 3-1 no Bonfim, por isso o Paços tem o play-off quase assegurado. Em princípio com o Desp. Aves.
89'Após o golo da Académica, os adeptos do Paços levantam-se e começam a abandonar o estádio.
88'Contra-ataque conduzido por Ivanildo, que toca para o lado e oferece o golo a Agra.
87'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Salvador Agra.
85'Canto a favor do Paços. A equipa de Jorge Costa ainda acredita em garantir a permanência pelos próprios meios.
84'Remate de Bebé, boa defesa de Ricardo, mergulhando junto ao seu poste esquerdo.
81'Entra Rodrigo Antônio (Paços Ferreira)
81'Sai Filipe Anunciacao (Paços Ferreira)
81'Cartão amarelo para Flávio Boaventura.
75'Entra B. Osei (Paços Ferreira)
75'Sai J. Seri (Paços Ferreira)
71'Entra Manoel (Académica)
71'Sai G. Magique (Académica)
71'Incrível, como o Paços não marca! Grande jogada de Bebé na direita, passando por dois adversários, cruzamento para a área, onde João Dias desvia para a própria baliza. Ricardo faz uma defesa de recurso e Sérgio Oliveira faz a recarga por cima.
69'Cartão amarelo para João Dias.
68'Entra João Dias (Académica)
68'Sai Marcelo Goiano (Académica)
67'Comemora-se nas bancadas o golo do V. Setúbal ao Olhanense. Com estes resultados, descem os algarvios e o Paços vai ao play-off.
66'Pede-se penalti por mão de Djavan. João Capela manda seguir.
65'Entra Minhoca (Paços Ferreira)
65'Cartão amarelo para G. Magique.
65'Sai B. Buval (Paços Ferreira)
65'Falta de Magique sobre Sérgio Oliveira. Livre perigoso a favor do Paços.
60'Sérgio Oliveira muito queixoso, depois de ser abalroado por Makelele.
59'Entra Ivanildo (Académica)
59'Sai M. Gueye (Académica)
54'Livre para o Paços já perto da área da Académica. Sérgio Oliveira a bater direto, mas Ricardo a defender
54'Canto para o Paços da direita. A bola a cair frente a Hélder Lopes, mas o defesa pacense não estava à espera e acabou por não conseguir fazer o remate
54'O Paços carrega em busca do empate e e está com dez homens no meio campo da Académica.
52'Jogo interrompido para ser prestada assistência a Moussa Gueye.
50'Bebé tenta criar perigo na direita, mas Djavan controla e ganha pontapé de baliza.
47'Cartão amarelo para Marcelo Goiano.
46'Recomeça o Paços Ferreira - Académica
45'Tudo a postos para o recomeço.
45'Ao intervalo, o cenário é este: Paços desce, Olhanense no play-off e Belenenses salva-se
45'Intervalo no Paços Ferreira - Académica
45'Dois minutos de compensação
45'Uma bomba de Seri a passar ao lado da baliza de Ricardo
43'QUE PERIGO!!!! Livre para o Paços, batido por Sérgio Oliveira. A bola a chegar à área, para Tiago Valente, que toca a bola junto à baliza, mas esta acaba por sair muito por cima da baliza de Ricardo
41'Halliche a rematar na área, a bola a bater num defesa e a sobrar para Cleyton, que rematou forte, mas muito ao lado a baliza de Degrá
39'Seri a rematar de longe, mas por cima da baliza da Académica
37'Del Valle a subir, a colocar atrasado em Hélder Lopes, que remata de fora da área, mas Ricardo, atento a encaixar
35'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de M. Gueye.
35'Remate fortíssimo de Salvador Agra, a bola a sobrar para Aníbal Capela, que coloca em Moussa. De frente para a baliza, rematou para o 3-2
34'Que perigo!!! Moussa a obrigar Ricardo a uma grande defesa
33'Cartão amarelo para Salvador Agra.
31'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO (penálti) de Bebé.
30'Falta clara de Halliche na área
30'Penálti para o Paços Ferreira
26'Paços a criar perigo. Bebé a subir pela direita, a colocar em Buval, que remata, mas Ricardo tira para canto
25'Nuno Piloto está a sangrar novamente e tem de ser assistido
23'Cartão amarelo para Hélder Lopes.
17'Apesar do golo, que reduz a desvantagem para 1-2, o Paços é último da tabela, e, caso termine assim, desce automaticamente de divisão
16'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Bebé.
16'Filipe Anunciação cruza muito bem para Bebé, que cabeceou para o fundo das redes
15'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Salvador Agra.
15'Cleyton a subir pela direita, a colocar em Salvador Agra que arrancou para a área e rematou cruzado para o fundo da baliza de Degrá
13'Remate de Bebé de fora da área, mas Ricardo a segurar com facilidade
12'Bebé recebe a bola na área, mas Ricardo consegue chegar primeiro e agarrar
10'Ouvem-se agora apenas os adeptos da Académica. O golo silenciou os pacenses de tal forma, que, através do sistema de som, o clube pediu o apoio aos jogadores, mesmo arriscando a multa por ser proibido o uso do sistema de som desta forma durante o encontro
9'Del Valle, na esquerda, a cruzar para a área para Bebé, mas Ricardo a conseguir o corte para canto
7'Agra a subir pela direita, a deixar Hélder Lopes pelo caminho, a cruzar para a área, perante a passividade dos centrais pacenses, e Moussa a chegar para empurrar para o fundo da baliza
7'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de M. Gueye.
6'Boaventura e Nuno Piloto estão a ser assistidos devido a um choque de cabeça
5'Subia Cleyton pela esquerda, mas Filipe Anunciação a travar o ataque da Académica a meio campo
5'Hélder Lopes na esquerda, a colocar em Del Valle, que sobe até à linha de fundo, mas depois a defesa da Académica a cortar
2'Livre para a Académica, Cleyton a bater para a área, a bola a sobrar ainda para Aníbal Capela, que remata de longe, mas a bola a chegar calmamente ás mães de Degrá
1'Um pequeno atraso no início do encontro por causa de um problema com as redes da baliza onde fica Ricardo nesta primeira parte
1'Começa o Paços Ferreira - Académica
0'Bancada composta na Mata Real. Os jogadores do Paços foram muito aplaudidos quando entraram para o aquecimento, mas na semana passada, após o empate em Vila do Conde, os ânimos dos adeptos exaltaram-se
0'Suplentes: Fábio Santos, João Real, Marinho, Ivanildo, Manoel, João Dias e Ogu
0'Académica: Ricardo; Marcelo Goiano; Aníbal Capela, R. Halliche, Djavan Ferreira, Nuno Piloto, Makelele, Salvador Agra, Cleyton, Moussa Gueye, G. Magique
0'Suplentes: António Filipe, Romeu, André Leão, Ricardo, Rodrigo Antônio, Minhoca, B. Osei
0'P. FERREIRA: Matias Degrá, Jailson, Tiago Valente, Flávio Boaventura, Hélder Lopes; Seri, Filipe Anunciação, Sergio Oliveira: Del Valle, B. Buval e Bebé
0'Na Académica três alterações. Saídas de João Real, Fernando Alexandre (por lesão) e Ivanildo, para as entradas de Aníbal Capela, Halliche e Moussa
0'Entram agora os jogadores de campo de Paços Ferreira e Académica
0'Os guarda-redes de ambas as equipas fazem exercícios de aquecimento
0'Saídas de Fernando Neto e Rafael para as entradas de Buval e Boaventura (que cumpriu castigo no jogo passado)
0'Jorge Costa a fazer apenas duas alterações em relação ao onze da semana passada, em Vila do Conde, onde o Paços empatou 0-0 com o Rio Ave
0'Em caso de igualdade pontual dos três clubes no final dos jogos, o Paços de Ferreira leva vantagem no confronto direto sobre os outros dois, enquanto o Belenenses apenas tem superioridade face ao Olhanense
0'O Paços de Ferreira, que recebe na Mata Real a Académica, terá de vencer o seu jogo e esperar por um deslize do Belenenses para garantir a permanência direta
0'Belenenses, Paços de Ferreira e Olhanense são as únicas equipas em risco de descida. O último classificado passa de imediato para a II Liga, o penúltimo terá de jogar a liguilha de play-off
0'Dia muito importante para os Castores, que têm a permanência ainda em risco
0'Boa tarde, o Maisfutebol já está em Paços de Ferreira para acompanhar a última jornada da I Liga
Acompanhe aqui o AO MINUTO deste jogo dia 10 Mai 2014 às 16:00
Sem comentários:
Enviar um comentário