A Académica empatou este sábado com o Sporting a uma bola numa partida que marcou a estreia de ambas as equipas na Primeira Liga. O Sporting marcou primeiro, por intermédio de Carrillo mas a Briosa viria a empatar no último minuto, fruto de um remate de Rafael Lopes.
Os leões entraram melhor no desafio e criaram as primeiras oportunidades de golo junto da baliza estudantil. Perante mais de 19 mil espectadores, os "estudantes" terão acusado alguma ansiedade - normal em início de campeonato - e permitiram ao Sporting adiantar-se no resultado quando Carrillo, à passagem do minuto 14, cabeceou com sucesso para a baliza de Cristiano.
Mas a turma orientada por Paulo Sérgio não baixou os braços e rapidamente foi em busca do empate. Rui Pedro e Rafael Lopes estiveram muito rematadores mas o empate só viria no último minuto, quando o número 30 dos "estudantes" rematou forte para o desamparado Rui Patrício. Nesta altura, recorde-se, já a Briosa jogava com mais um, após expulsão de William Carvalho.
A história do jogo não se fica por aqui pois, ainda na primeira parte, Artur Soares Dias terá feito vista grossa a uma mão de Jefferson dentro da área leonina. Ficou por marcar uma grande penalidade a favor da Académica...
Na próxima jornada, os "estudantes" deslocam-se à Madeira para defrontar o Marítimo.
in AAC-OAF
nº espectadores: 19 020
Árbitro: Artur Soares Dias - nota 4 (in a bola)
Crónica
O Sporting não conseguiu imitar o FC Porto e saiu de Coimbra com um empate depois de uma entrada que, em circunstâncias normais, teria bastado para segurar os três pontos. A expulsão perfeitamente escusada de William Carvalho e a incapacidade em lidar com a mudança tática do adversário deixou um amargo de boca na estreia de Marco Silva no banco.
Uma entrada séria e competente parecia ser suficiente para materializar o resultado, sem forçar muito a nota, que o tempo ainda é estival. A fraca oposição deu, por vezes, a ilusão de estarmos perante um Sporting com todos os problemas resolvidos, cheio de personalidade, em suma, pronto para a luta. A realidade esteve tão longe…
A outra face chegou, como já se aflorou, a meio da segunda parte, quando a Briosa conseguiu por fim encher o peito, e beneficiar igualmente da superioridade numérica em campo para colocar algumas fragilidades leoninas a nu.
Nesses momentos valeu, também, o famigerado São Patrício, com uma defesa, por exemplo, a um grande remate de Magique, em período quase asfixiante dos homens de Paulo Sérgio. O pior chegou ao cair do pano... Castigo pesado ou merecido?
Entrada de leão
O treinador leonino deixou bem vincadas as suas ideias quando escolheu o jovem Naby Sarr para ocupar o lugar que seria habitualmente de Rojo. O franco-senegalês foi o único reforço dos leões com direito a entrada no onze, superando a concorrência de Paulo Oliveira.
Não haveria mais surpresas não fosse a aposta em Heldon em detrimento de Capel, porque a base deixada por Leonardo Jardim preencheu o resto, o expoente máximo da sucessão tranquila que o ex-técnico do Estoril vem preconizando.
Do outro lado, pelo contrário, houve uma revolução. Apenas quatro rostos do ano transato (Real, Piloto, Marcos Paulo e Rafael Lopes). Tudo o mais foram novidades, a começar pelo líder no banco, um antigo treinador do Sporting, por sinal.
Os leões tomaram rapidamente conta do jogo, com Carrillo muito rematador, a abrir o marcador ainda cedo. Galvanizados, desperdiçaram um par de oportunidades de matar logo ali o encontro. Valeu também Cristiano, o melhor estudante em campo, e também o homem do jogo.
Pelo meio, a Académica pediu grande penalidade por mão de Jefferson, quando Rui Pedro tentava picar-lhe a bola por cima, mas fazia muito pouco para justificar outro resultado.
Parecia que o Sporting tinha o jogo na mão quando William Carvalho (que infantilidade…) resolveu apimentar um pouco as coisas, «coroando» uma exibição já de si bastante cinzenta com um segundo amarelo e respetiva saída abrupta para os balneários.
Por esta altura, a Académica já mostrava mais um pouco em campo e Rafael Lopes, de resto, havia acabado de falhar a melhor ocasião da equipa, depois de um belíssimo cruzamento do recém-entrado Magique.
O mesmo jogador haveria de proporcionar a Rui Patrício a defesa da noite, num daqueles voos em que o titular das redes leoninas e da Seleção se revela tão eficaz como decisivo. Mas a verdade é que com a Académica a agigantar-se, sobretudo pela entrada de Magique, o jogo virou.
Também poderia ter caído para o lado do Sporting o segundo golo, mas Cristiano segurou o remate de Montero e deu o elã necessário para que, pouco depois, Rafael Lopes fizesse aquilo que parecia iminente. Um ponto para cada no início de campeonato, e o leão com muitas pontas soltas para amarrar.
Destaques
A figura: Cristiano
Condenado a trabalhos forçados face ao irrequieto Carrillo, negou o golo a Heldon, e ainda fez uma bela defesa a livre de André Martins. Agradeceu, seguramente, a acalmia da segunda parte, mas deu a sensação que teve sempre os acontecimentos controlados. Prova disso foi o único remate de Montero, ao qual se opôs com grande qualidade. Foi graças a ele que a Académica aguentou o resultado, até conseguir chegar ao empate.
O momento: Rafael Lopes acaba com o jejum
Contratado em Janeiro para resolver os problemas com os golos da equipa então liderada por Sérgio Conceição, ainda não havia conseguido marcar com o losango ao peito, talvez por estar a guardar-se para uma ocasião solene. Falhou por pouco no primeiro aviso, acertou logo a seguir. Letal.
Outros destaques:
Carrillo
Começou a partida a todo o gás, com três remates cheios de intencionalidade, mas haveria de fazer o golo de cabeça, o primeiro do campeonato, que ajudou a desbloquear a partida. Continuou bastante em jogo, mas só veria a dar nas vistas já na segunda parte, quando voltou a ter o golo nos pés, mas «permitiu» que Montero lhe desviasse o remate do alvo. Por tudo o que fez, não merecia o final dramático e os dois pontos a voar…. muito menos a «assistência» involuntária para o empate da Briosa.
Adrien
Na «ausência» de William Carvalho foi o patrão que o meio-campo leonino precisava, a levar jogo para a frente, mas também a tentar a meia-distância. É daqueles que não sabe jogar mal e raramente baixa os braços. Fossem todos como ele.
Naby Sarr
Estreia em exclusivo absoluto no onze de Marco Silva. Beneficiou da fraca produção atacante dos estudantes, mas sempre que foi chamado a intervir fê-lo com acerto e serenidade, optando por não complicar o que, por natureza, estava a ser simples. A rever.
Jefferson
Grande cruzamento para o golo de Carrillo do jogador mais utilizado por Marco Silva na pré-temporada. Uma assistência perfeita, de uma banda à outra, com a bola a cair entre o guarda-redes e o poste, a pedir aquilo que o peruano fez sem se fazer rogado.
Cédric
Aproveitou bem as facilidades concedidas por Ofori para subir e cruzar em barda, sobretudo nos períodos em que o Sporting carregou. Foi uma pena que tenha saído ao intervalo, por força de uma lesão, porque a equipa iria, certamente, continuar a beneficiar dos seus raides na segunda parte.
Montero
Não marca desde fevereiro e é impossível não reparar na falta de confiança que o assola. Além de não rematar (a exceção foi um disparo que Cristiano afastou já perto do final), ainda consegue atrapalhar as ações dos colegas, como aquele remate que poderia ter dado o segundo da noite a Carrillo, mas que o colombiano... afastou do alvo.
Magique
É caso para perguntar o que estaria a fazer no banco. Mal entrou, serviu Rafael Lopes para um remate que passou a milímetros do poste. Logo a seguir, obrigou Rui Patrício à defesa da noite. Está tudo dito.
Rui Pedro
Foi, a par de Marcos Paulo, um dos mais inconformado dos estudantes, Desviado para o lado esquerdo do ataque, onde não será tão rentável como no centro, deu, mesmo assim, que fazer a Maurício com uma ou outra arrancada com a bola bem controlada nos pés. Além disso, foi ele que «arrancou» a expulsão a William. Carvalho.
Opiniões
Paulo Sérgio: «A nossa segunda parte é excelente»
Técnico da Académica lembra que a equipa já estava a crescer antes da expulsão de William Carvalho
Paulo Sérgio, treinador da Académica, comentando o empate conseguido nos descontos, diante do Sporting, em declarações à SportTV:
«Empate é bom ou mau? É subjetivo, acho que acima de tudo foi excelente jogo, com ritmo elevado, muita qualidade e muitas ocasiões de golo. Com uma equipa toda nova, só podemos estar satisfeitos por apresentarmos toda esta qualidade na primeira jornada»
Como explicar as dificuldades iniciais?
«Houve um excelente aproveitamento do Carrillo no lance do golo, que foi muito bonito. É verdade que houve um erro nosso, na cobertura, mas é perfeitamente aceitável, tratando-se de um miúdo que se está a estrear. Entrámos um pouco a medo, à espera de ver o que dava, em nenhum jogo da pré-epoca encontrámos este ritmo. A nossa segunda parte é excelente, ainda antes da expulsão estávamos a ameaçar, e é óbvio que a expulsão criou dificuldades ao Sporting, mas nós tivemos o mérito de saber jogar com essa vantagem numérica.»
Paulo Sérgio, treinador da Académica, no final do empate frente ao Sporting, este sábado, em Coimbra:
«Justo ou injusto, o que conta é as bolas que entram. Não adianta criar polémica por ai. Fiquei muito satisfeito pela atitude e desempenho jogadores, isso é o mais importante. Penso que, na segunda parte, demos continuidade e até melhorámos em relação aos últimos 15/20 minutos da primeira metade. Mas é preciso voltar atrás, para dizer que tivemos uma pré-época bastante difícil, com a integração de elementos com timings diferentes, até tivemos que anular jogos-treino por não termos jogadores. Tudo isto se paga. Não tivemos um único jogo de preparação que nos exigisse aquilo que o Sporting exigiu nos primeiros 20 minutos, em que entrou muito forte, com qualidade e velocidade, fruto de jogadores que jogam há um ano juntos. Já nós tivemos muitas estreias na Liga, algumas de jogadores muito jovens… tudo isto se paga. Também demorámos algum tempo a reagir, mas o grande mérito dos jogadores é que se adaptaram e fizeram um jogo sempre em crescendo, o que, para uma equipa nova e contra um adversário desta valia, só pode deixar-me satisfeito.
[O que mudou da primeira para a segunda parte?] Corrigimos algumas situações, como a pressão na saída de bola do Sporting, tínhamos que correr mais riscos. Tirámos a iniciativa e conforto ao adversário, e também dei confiança aos jogadores. Fiquei satisfeito.
[Um bom tónico para o resto da época] Claro que fazer este resultado, perante um adversário desta valia, nos dá autoestima e confiança, mas temos os pés no chão. Como tal, acredito que os jogadores estejam hoje bastante felizes, e isto ajuda estes jovens a crescer. No entanto, é apenas um ponto, há mérito por ter sido contra uma equipa muito boa, mas é apenas um ponto. O que registei, mesmo se tivesse perdido, foi a resposta e qualidade que puseram em campo, ainda antes da expulsão do William.»
Marco Silva, treinador do Sporting, no final do empate frente à Académica, este sábado, em Coimbra:
«É um resultado que tem um sabor amargo. Tínhamos, obviamente, os três pontos como objetivo, respeitando o adversário, e penso que demonstrámos isso, com uma primeira parte muito positiva. Para o primeiro jogo do Campeonato, demonstrámos boa qualidade, chegámos à vantagem, poderíamos e deveríamos ter deixado o resultado mais cómodo para nós, mas não fomos capazes. Não me lembro de uma única oportunidade da Académica nesta fase. A segunda parte foi diferente, com o jogo mais partido, a Académica a jogar em campo todo. Não fizemos o segundo, pese termos tido oportunidade, e depois veio a expulsão, a acumular com a saída do Cédric, que complicou muito o nosso jogo. Ainda assim, os jogadores foram briosos, lutaram bastante, às vezes de uma forma não tão organizada como gostaríamos e a Académica acaba por ser feliz no último lance. Foi um castigo demasiado pesado para nós.
[Preocupado com os golos sofridos em cima do final dos jogos?] Nunca é bom sofrer, mas, nessa altura, tem um sabor muito pior. São aspetos que temos de corrigir, não por os consentirmos nos últimos instantes, mas para não sofrer golo em geral. Temos de estar concentrados, infelizmente têm acontecido, hoje outra vez, num lance em que tirámos mal a bola da grande área.
[A expulsão do William foi decisiva?] Ficar a jogar com 10, perdendo, ainda por cima, um jogador como o William, tem peso. Tentámos preencher com o Oriol, mas a equipa baixou bastante. Sofremos o golo, mas não me parece que tenha sido por ai, ou seja, pelo facto de termos metido o Oriol ao lado do Adrien.
[As contrariedades antes do jogo também tiveram reflexos?] Se somarmos tudo isso não é fácil… não foi a semana perfeita, e acabou como não queríamos, principalmente para a nossa massa adepta. Quero deixar uma palavra para eles, não mereciam. Não foi uma semana fácil, com essas duas situações [Slimani e Rojo], mais as do jogo, mas temos de estar preparados e continuar o nosso caminho.
Marco Silva, treinador do Sporting, no comentário ao desempenho do jovem central Naby Sarr, que surgiu na equipa titular na vez de Rojo, que se encontra suspenso pela SAD:
«Foi uma estreia positiva, de um jovem, que não tem grande experiência, ou praticamente nenhuma, nestas andanças. É um jogador que temos de trabalhar, mas foi uma necessidade da equipa, um risco que tivemos que correr.»
Rafael Lopes: «É o golo que procurava há muito tempo»
Rafael Lopes, avançado da Académica, em declarações à Sport TV após o empate com o Sporting, na primeira jornada da Liga 2014/15. O avançado marcou, por fim, com a camisola dos estudantes:
«É o golo que procurava há muito tempo. No ano passado tive muitas infelicidades, com golos anulados e boas exibições dos guarda-redes. Foi pena não termos ganho, mas fico satisfeito pelo golo e pelo resultado. Merecíamos mais. Na primeira parte entrámos tímidos, houve gente que nunca jogou na Europa. No segundo tempo, melhorámos, empatámos e depois podíamos ter feito o segundo. Mas acaba por ser justo pelo que o Sporting fez na primeira parte e por aquilo que a Académica fez na segunda.»
Adrien: «Lutámos contra tudo e todos»
Adrien, médio do Sporting, em declarações à Sport TV após o empate com a Académica, na primeira jornada da Liga 2014/15:
«Todas as pessoas viram o jogo e basta tirarem as conclusões que quiserem. A equipa lutou contra tudo e todos até ao fim. Não conseguimos segurar o resultado. A equipa mostrou atitude. A expulsão é decisiva porque é um elemento a menos. Se é justa? Não me cabe a mim julgar.»
Ao minuto
90'Entrada em falso do leão! O Sporting esteve melhor no primeiro tempo, mas caiu na segunda parte. Parecia que ia sobreviver à expulsão de William Carvalho, com Patrício a evitar o empate aos 81 minutos, numa grande defesa. Mas um mau alívio de Carrillo deu uma oportunidade à Académica e Rafael Lopes empatou em cima dos 90, com os estudantes a serem premiados por nunca desistirem da luta.
90'FIM DO Académica, (1) - Sporting, (1)
90'PERIGO! Cruzamento da direita e quase que surge o desvio para o fundo das redes de Patrício!
90'Três minutos de desconto.
90'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Rafael Lopes.
Bola da direita para o segundo poste. Carrillo, até aqui o melhor do Sporting, falha o corte! A bola fica para Schumacher que, rodeado por defesas, consegue colocar a bola em Rafael Lopes. Este recebe e remata de pé direito para o fundo das redes de Patrício!!!
89'Entra Pedro Nuno (Académica)
89'Sai R. Ofori (Académica)
87'Marcos Paulo cruza com perigo, mas ninguém aparece a desviar!
85'CRISTIANO! Carrillo de calcanhar serve Rosell, este cruza e Montero remata de calcanhar (!!!!) para defesa de Cristiano!
82'Pontapé de Rui Pedro que vai para fora. A bola parece ter sofrido um desvio, Soares Dias deu pontapé de baliza. Segue o jogo.
81'TREMENDA DEFESA DE PATRÍCIO!!! INCRÍVEL! Pontapé forte de Magique, a bola ainda sofre um ressalto, mas o guarda-redes do Sporting faz uma defesa enormíssima!!! Vale três pontos para já!
80'Canto para a Académica.
79'AO LADO! Carrillo cruza da direita, Capel cabeceia do lado contrário, mas a bola sai ao lado.
76'Rui Pedro não consegue receber na área! Grande passe!
74'Entra Schumacher (Académica)
74'Sai C. Olascuaga (Académica)
74'Entra Paulo Oliveira (Sporting)
74'Sai André Martins (Sporting)
73'O Sporting reorganizou-se em 4x4x1.
72'Remate de Olascuaga muito torto.
70'Prossegue a partida.
70'Jogo interrompido porque André Martins está caído.
68'A Académica na área do Sporting, com Rafael Lopes a não conseguir fazer passar o remate pela defesa leonina.
66'Segundo cartão amarelo para William. Trava Rui Pedro que saía para o ataque! Falta clara e amarelo que se justifica.
65'QUASE O EMPATE!!! Magique cruza da direita, Rafael Lopes cabeceia e a bola tira tinta ao poste!!! QUE OCASIÃO PARA A BRIOSA!
64'Carrillo cruza, mas a bola é para Cristiano.
64'PERIGO! Capel cruza da esquerda e Carrillo remata contra Montero!
62'Entra Capel (Sporting)
62'Sai Héldon (Sporting)
62'Adrien progride com a bola, remata, mas a bola sai muito torta.
61'Entra G. Magique (Académica)
61'Sai Nuno Piloto (Académica)
60'Capel vai a jogo.
59'Remate muito torto de Obiora na sequência de canto.
59'Canto para a Académica.
57'O Sporting afasta o perigo.
56'Livre a favor da Académica.
56'Fora de jogo a Adrien.
54'Cartão amarelo para N. Obiora. Travou André Martins quando este saía em contra-ataque.
53'Cartão amarelo para Rui Pedro. Protestou sem razão. Queria canto, mas a bola bateu nele antes de sair pela linha de fundo.
52'Adrien atira forte para defesa de Cristiano. Só à segunda é que o guarda-redes consegue segurar.
51'Agora é o Sporting que pede penálti, por derrube a Heldon.
51'Rui Pedro serve Rafael Lopes, mas o avançado não consegue dominar!
49'Mal definido por Marcos Paulo agora, já em redor da área leonina. Fez falta sobre Rosell.
47'Cruzamento da esquerda, a bola atravessa a área do Sporting, mas acaba por sair.
46'Recomeça o Académica - Sporting
46'Entra Oriol Rosell (Sporting)
46'Sai Cédric (Sporting)
46'Cédric sai!
45'Intervalo no Académica - Sporting
Vantagem mínima do Sporting, que esteve por cima na maior parte do tempo e teve ocasiões para aumentar a diferença. No melhor momento da Académica, os estudantes pediram uma grande penalidade por mão de Jefferson.
45'O Sporting afasta e termina o primeiro tempo.
45'Canto para a Académica.
45'Cartão amarelo para William. Atingiu Rui Pedro a meio-campo.
44'Cédric regressa.
44'Prossegue o jogo.
43'Jogo interrompido: Cédric a receber assistência.
42'Cruzamento de Rui Pedro para o segundo poste, mas Olascuaga não consegue ganhar a Jefferson e a bola sai pela linha de fundo.
39'Fora de jogo a Montero após jogada de Heldon. O colombiano ficou aborrecido com a demora do cabo-verdiano.
38'Cruzamento da direita, Sarr corta a área do Sporting.
37'Depois de uns minutos da Académica junto à área leonina, o Sporting reaparece do outro lado do campo.
34'A Académica pede penálti!!! Rui Pedro tenta tocar a bola por cima de Jefferson, a bola e a mão entram em contacto. Depois há ainda um remate que Rui Patrício defende!
32'O Sporting consegue afastar o perigo, no livre.
32'Canto batido, mas agora há um livre a favor da Académica.
31'Canto para a Académica.
29'Patrício agarra o livre, sem problemas.
29'Livre para a Académica.
26'O livre não dá em nada.
25'Outro livre a favor do Sporting, mesmo junto à linha final e entre a área e a bandeirola de canto.
25'Do canto nasce um lançamento lateral para os leões.
24'CRISTIANO! André Martins cobra um livre, a bola vai para a baliza, mas Cristiano desvia e evita o golo! Canto para o Sporting.
23'Heldon foge na esquerda, cruza, mas Obiora corta na área.
21'Muitas dificuldades da Académica para construir. Bem o Sporting.
18'QUASE O 0-2!!! Adrien serve Heldon, este entra na área e remata. Cristiano defende e evita o golo!
15'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Carrillo.
Grande assistência de Jefferson! O cruzamento do brasileiro é ótimo, para o segundo poste, entre o guarda-redes e a defesa. Carrillo passa Ofori em velocidade e cabeceia em cima da pequena área de Cristiano, que nada podia fazer!
13'Jefferson sobe pela esquerda, a bola chega lá, mas o cruzamento atravessa a área da Académica até que Ofori afasta.
9'POR CIMA! Jefferson joga no espaço vazio, André Martins vem detrás, aparece à entrada da área e remata. Muito torto, diga-se.
9'Canto para o Sporting.
7'Carrillo muito em jogo, cruza, mas Cristiano segura.
5'Rui Pedro remata muito mal, depois do canto.
5'Canto para a Académica.
4'Carrillo remata de fora da área, mas a bola sai ao lado.
1'Grande jogada de Carrillo, após passe de William. O cruzamento foi intercetado, porém.
1'Começa o Académica - Sporting
0'O tradicional canelão de Coimbra, esta noite para uma série de jgoadores: Cristiano, Obiora, Ricardo Nascimento, Iago, Olascuaga, Rui Pedro e Ofori, todos eles estreantes com a camisola da Briosa.
0'Equipas em campo, jogo prestes a começar!
0'O saldo, como é evidente, é amplamente favorável aos sportinguistas, com um total de 42 vitórias contra 12 dos estudantes, e ainda 16 empates.
0'Os leões não perdem na cidade dos estudantes há 36 anos. Aconteceu pela última vez a 8 de Maio de 1977, numa derrota por 2-1.
0'Este será mais um regresso de Adrien Silva e Cédric Soares a Coimbra, onde foram felizes há três épocas, e até conseguiram um título: a Taça de Portugal, precisamente contra o Sporting.
0'O árbitro da partida será Artur Soares Dias, do Porto, que será auxiliado por Rui Licínio e Bruno Rodrigues. O quarto árbitro é Rui Oliveira.
0'Suplentes da Académica: Lee, Oualembo, Aníbal Capela, Pedro Nuno, Jimmy, Schumacher e Magique.
0'Esgaio é o jogador preterido por Marco Silva. O treinador tinha chamado 19 jogadores para a partida.
0'Suplentes do Sporting: Marcelo Boeck, Paulo Olveira, Oriol Rosell, João Mário, Carlos Mané, Capel e Tanaka.
0'SPORTING: Rui Patrício; Cédric, Maurício, Naby Sarr e Jefferson; William Carvalho; Adrien Silva e André Martins; Carrillo, Montero e Heldon.
0'ACADÉMICA: Cristiano; Iago Santos, João Real, Ricardo Nascimento e Ofori; Nuno Piloto; Marcos Paulo e Obiora; Olascuaga, Rafael Lopes e Rui Pedro.
0'ONZES DAS EQUIPAS!
0'A pouco mais de uma hora do início do jogo, ainda não há muito público nas bancadas...
0'Clubes que enviaram emissários para este jogo: Sporting, Benfica, Marítimo, V. Setúbal, Arouca, Celta de Vigo, Bordéus, Montpellier, Sassuolo, Manchester United, West Ham, Chelsea, QPR e Everton.
0'CONVOCADOS DO SPORTING: guarda-redes - Rui Patrício e Marcelo Boeck; defesas - Cédric, Maurício, Naby Sarr, Paulo Oliveira e Jefferson; médios - William Carvalho, Oriol Rosell, Adrien, André Martins e João Mário; avançados - Ricardo Esgaio, Carlos Mané, Carrilo, Diego Capel, Heldon, Montero e Tanaka.
0'Assim, Ricardo Esgaio é a grande novidade da convocatória, possivelmente para dar algum apoio à posição de lateral-direito, habitualmente de Cédric.
0'Marco Silva deixou ainda de fora Rabia e Jonathan Silva, sobre os quais disse precisarem de tempo para se adaptarem, e ainda André Geraldes, Slavchev e Shikabala, para além de Ryan Gauld, escocês que faz parte da lista do plantel principal.
0'O treinador do Sporting, Marco Silva, convocou 19 jogadores para esta partida. Marcos Rojo e Slimani eram ausências já anunciadas devido aos processos disciplinares que decorrem em relação a ambos.
0'CONVOCADOS DA ACADÉMICA: guarda-redes - Cristiano, Lee e Fábio Santos; defesas - Oualembo, Iago Santos, João Real, Ricardo Nascimento, Aníbal Capela, Richard Ofori e Lino; médios - Jimmy, Pedro Nuno, Nuno Piloto, Obiora, Marcos Paulo, Lucas Mineiro e Rui Pedro; avançados: Marinho, Olascuaga, Hugo Seco, Rafael Lopes, Schumacher, Ivanildo e Magique.
0'Sobram assim 24 jogadores com possibilidade de fazerem parte da ficha de jogo, entre eles 15 caras novos, e nove que transitam da época passada.
0'Este sábado, dia do jogo, ainda houve um derradeiro treino, que, serviu para tirar a prova dos nove quanto à condição física de Marinho e Lino para o compromisso com os leões.
0'Assim, até Fernando Alexandre e Aderlan, que o próprio treinador garantiu estarem afastados do encontro, foram chamados, embora o Maisfutebol tenha optado por não os incluir na relação... por motivos óbvios.
0'Prémio para o plantel, ou simplesmente moda, a verdade é que também Paulo Sérgio resolveu o «embaraço» de ter de divulgar uma lista de convocados na véspera do jogo com um conveniente: estão todos na lista.
0'A pré-época teve altos e baixos, mas o saldo final é positivo: sete vitórias, e apenas dois empates e outras tantas derrotas.
0'De resto, os leões perderam Dier e Wilson Eduardo, e, no campo dos reforços, há muitas promessas, mas ainda nenhum terá convencido o jovem técnico para se intrometer no onze inicial.
0'Também Slimani, pelos mesmos motivos, não estará presente, mas serão das poucas exceções.
0'Do lado leonino, podemos falar numa base sólida, como lhe chamou Paulo Sérgio, que permite a Marco Silva apresentar em Coimbra a equipa do ano passado, com exceção do parceiro de Maurício, que não poderá ser Rojo devido aos problemas conhecidos.
0'A pré-época foi atípica, com jogadores a chegarem a conta-gotas, lesões, e elementos fora de forna. Ainda assim, três vitórias, outros tantos empates, e duas derrotas marcaram o saldo nos jogos de preparação, com uma diferença de golos de 10-5.
0'Sairam, por exemplo, Ricardo, Marcelo Goiano, Halliche, Djavan, Makelelé, Cleyton e Salvador Agra, todos habituais titulares com Sérgio Conceição, que também deixou Coimbra.
0'Paulo Sérgio tem um caldeirão cheio de ingredientes para cozinhar uma equipa de raiz. São 16 caras novas e apenas 10 que transitam da época passada, por força de uma verdadeira sangria!
0'Boa tarde e seja bem-vindo ao Académica-Sporting, primeiro jogo das duas equipas na Liga 2014/15 e que o Maisfutebol vai acompanhar AO VIVO! FIQUE LIGADO!
Acompanhe aqui o AO MINUTO deste jogo dia 16 Ago 2014 às 20:30
in maisfutebol
imagens: lusa
Outros
«Que Adrien se queixe aos pais» - José Eduardo Simões
O presidente da Académica reagiu às críticas do médio do Sporting após o jogo, e Coimbra, que terminou com um empate a um golo.
«Julgo que tem pai e mãe. Que fale com eles e critique quem tiver de criticar dentro de casa», disse o líder dos estudantes, sublinhando que a vitória podia ter acabado por sorrir à formação de Coimbra:
«Poderia ter pendido a nosso favor, devido à segunda parte excelente. O Sporting entrou melhor. A Académica estava um pouco nervosa, mas a partir do momento em que posicionámos a equipa, o jogo foi nosso.»
in abola
Sem comentários:
Enviar um comentário