A Académica perdeu este domingo com o Benfica por 2-0 numa partida que contou para a 11ª jornada da Primeira Liga. Os "estudantes" sofreram dois golos na primeira parte, um no início e outro no final, e hipotecaram as esperanças para este desafio.
Nico Gaitán e Luisão, este em fora-de-jogo, marcaram os golos do Benfica perante uma Briosa que se apresentou em campo com algumas novidades, nomeadamente a titularidade de Lee na baliza e a inclusão de Oualembo no onze inicial, tendo assim efectuado a sua estreia a titular na Académica.
Em desvantagem muito cedo no desafio, a Académica procurou ao longo de todo o jogo chegar, pelo menos, ao empate, mas as tentativas da Briosa revelaram-se infrutíferas.
Na próxima jornada, os "estudantes" voltam a jogar em casa, desta feita frente ao FC Porto. Força Rapazes!
nº espectadores: 12 582
Árbitro: Jorge Ferreira
Crónica
O Benfica recuperou o primeiro lugar com uma vitória em Coimbra, um dos maiores bastiões encarnados ou não datasse de 1973 o último desaire das águias nas margens do Mondego. Missão cumprida, pois então, em termos de resposta à saída da Europa e na reposição da normalidade na frente da tabela.
A equipa de Jorge Jesus entrou a todo o gás, ávida de marcar cedo para esquecer rapidamente o adeus europeu. O onze da Luz foi praticamente o mesmo de São Petersburgo, exceção feita a Jonas, que recuperou a titularidade em detrimento de Lima.
Ora o brasileiro foi, justamente, um dos mais ativos na abertura do jogo, com uma bola à trave, já depois do primeiro golo, que nasce de um passe brilhante de Enzo Perez, a isolar Gaitán para uma conclusão sem mácula do colega argentino.
Apenas tinham passado oito minutos desde o apito inicial e o Benfica colocava-se à vontade na partida, perante uma Académica incapaz de acertar nas marcações: seria consequência das cinco alterações, todas por opção, no onze da casa?
Um dos novos, Lee Winston, o tal que um dia defendeu uma grande penalidade de Neymar, estreou-se precisamente em jogos da Liga, e esteve em foco no segundo tento, numa altura em que os estudantes até estavam melhor. Sim porque, com melhor pontaria, o Benfica poderia ter avolumado o resultado facilmente a seguir ao primeiro tento, com destaque para o remate que foi ao ferro.
O guarda-redes brasileiro, dizíamos então, resolveu sair quase até ao limite da grande área num livre de Enzo Perez, mas falha no tempo de salto e acaba por ser superado por Luisão, que cabeceia para a baliza deserta.
Estava fora de jogo o capitão encarnado, mas a abordagem do guardião foi despropositada e recebeu pesado castigo. O segundo golo, a cair sobre o intervalo, foi o melhor que a equipa de Jorge Jesus poderia pedir para encarar a segunda parte com toda a tranquilidade.
O mais difícil estava feito e, como tal, a segunda parte foi jogada numa toada bem mais conservadora. Lee foi logo colocado à prova, com um disparo de Jonas, defendido com dificuldade para canto.
A Académica continuava sem soluções para contrariar a hegemonia encarnada, mesmo com Salli em campo, um extremo veloz e agitador. O Benfica geria os tempos de jogo, sem forçar muito, mas também sem passar por sobressaltos.
A maior nota de interesse veio mesmo da bancada, onde os desacatos, no setor ocupado pelos adeptos do Benfica, levou à intervenção da polícia e à interrupção do jogo durante cerca de cinco minutos. Cenas tristes que teimam em acontecer nos estádios do país.
Destaques
A Figura: Enzo Perez
O passe longo que fez, de pé esquerdo, para isolar Gaitán no primeiro golo define muito daquilo que foi a exibição do argentino. Geométrico, esclarecido, e veloz da cabeça aos pés, foi o motor que acelerou o ataque das águias quase sempre com bons resultados. Além disso, tem energia para dar e vender.
O momento: Luisão marca em fora de jogo
Numa altura em que a Académica começava a acertar nas marcações e a pressionar melhor, o Benfica parecia longe do início fulgurante da partida e a possibilidade de discussão do resultado começava a ganhar forma. É neste momento que um livre de Enzo Perez para a área encontra Luisão em fora de jogo, que, mesmo assim, cabeceia por cima de Lee Winston, em noite de estreia infeliz na Liga. O guarda-redes brasileiro arriscou a saída, quase no limite da grande área, e saiu-se mal.
Outros destaques:
Gaitán
Se o Benfica entrou a toda a velocidade em Coimbra em muito o deveu à ação do extremo argentino. Irrequieto, colocou a defesa da casa num desassossego, e materializou toda essa energia num golo de belo efeito. O passe de Enzo Perez levava o selo do golo, mas o esquerdino foi lesto na receção e na forma como ultrapassou Lee Winston. E assim começaram os encarnados a resolver a partida.
Jonas
Não marcou desta vez, coisa rara nos últimos tempos, mas esteve bastante ativo. É forte nas movimentações sem bola e isso deixa-o em vantagem na hora de finalizar. Podia ter feito o 0-2 num cabeceamento que acertou na trave com Lee Winston batido, mas continuou a insistir e voltou a estar perto do golo na segunda parte, com um bom remate, mas o brasileiro respondeu bem desta feita.
Savio
Quando Jonas, Gaitán ou Enzo Perez, que haviam assumido protagonismo até então, deixaram de brilhar coube ao argentino assumir as principais ações no ataque. Com boas infiltrações pela direta, tentou oferecer o golo aos companheiros, mas não lhe fizeram a vontade.
Talisca
Noite-não do melhor marcador da Liga. Não se deu bem com a marcação forte de Fernando Alexandre e também não lhe sobrou muita inspiração. Há jogos assim.
Salli
Sacrificado pelo esquema conservador do técnico, apenas com um extremo de raiz, a diferença de velocidade fez-se notar assim que entrou em campo.
Opiniões
Paulo Sérgio, treinador da Académica, depois da derrota diante do Benfica (0-2), no Estádio Cidade de Coimbra, em jogo da 11ª jornada:
«Não é fácil jogar contra o Benfica, uma equipa de outro nível, temos de saber qual o lugar que ocupamos. Dispusemos-nos a lutar por pontos, cometemos alguns erros, mas a equipa esteve bem posicionada, procurando espreitar algum contra-ataque. Com 1-0 ao intervalo o Benfica teria de ter outros cuidados, mas com o 2-0, da forma como foi marcado, ficou muito mais difícil. A equipa trabalhou, temos de tirar ilações positivas e negativas».
Jorge Jesus, treinador do Benfica, em declarações à «Sport TV», depois da vitória sobre a Académica (2-0), no Estádio Cidade de Coimbra, em jogo da 11ª jornada da Liga:
«O Benfica quando perde, normalmente a seguir tem jogos vitoriosos, como foi no caso de hoje. Nos primeiros 45 minutos estivemos melhor do que na segunda parte, mas também estávamos a ganhar 2-0 e tínhamos jogado na quarta-feira A primeira meia-hora foi de grande qualidade e fizemos um golo bonito. A Académica praticamente não teve uma oportunidades de golo. O Benfica podia ter feito mais golos. Foi um jogo de uma equipa experiente, uma equipa tranquila e confiante. A ideia do jogo foi sempre fazer o 3-0, foi isso que passei ao intervalo à equipa, para dar uma margem de maior conforto à equipa. Mas o tempo foi correndo, as substituições foram a pensar nisso. Os adeptos do Benfica apareceram mais uma vez em grande numero e ajudaram a equipa».
Marcos Paulo, jogador da Académica, em declarações à Sport TV, analisa a derrota caseira com o Benfica (0-2):
«A equipa entrou bem, mas sofremos aquele primeiro golo que desestabilizou. O segundo golo, antes do intervalo, foi crucial para a vitória do Benfica.»
«Não se passa nada de mais. Esta a faltar uma pontinha de sorte. As jogadas estão a sair, temos cumprido o que o mister pede.»
Luisão, capitão do Benfica, analisa a vitória no reduto da Académica (0-2), em declarações à Sport TV:
«Foi difícil. Preparamos cada jogo com uma humildade imensa, viemos para lutar e competir, frente a uma equipa aguerrida, mas estamos de parabéns.»
[sobre o efeito da eliminação das provas europeias] «Não sei por que se falou tanto. Chegámos a duas finais da Liga Europa. O objetivo era passar, mas o trabalho que temos feito é muito bom. Ficámos tristes pela eliminação, mas agora focamos no que resta.»
[a equipa continua motivada?] «A motivação já está lá em cima só de vestir a camisola do Benfica.»
Ao minuto
90'FIM DO Académica, (0) - Benfica, (2)
O Benfica volta à liderança da Liga com um triunfo justo em Coimbra. Os encarnados marcaram cedo por Gaitán e resolveram o encontro com o 2-0, de Luisão. Um lance marcado por dois erros: do assistente [o central estava em posição irregular] e do guarda-redes dos estudantes, que saiu da baliza completamente fora de tempo. Os encarnados têm de novo dois pontos de vantagem sobre o V. Guimarães.
90'Entra Lima (Benfica)
90'Sai N. Gaitán (Benfica)
90'Pé em riste direto ao tornozelo de Samaris. Académica com dez.
90'Cartão vermelho para Marinho.
90'PERDIDA DE DERLEY! Bem jogado pelo Benfica, com o avançado a ficar com a bola à entrada da área, mas a não ser suficientemente rápido para rematar sem ser pressionado. Oualembo desviou.
90'Sete minutos de compensação.
86'Cartão amarelo para Marinho.
86'Segue o encontro, perderam-se cinco minutos.
82'Jogo interrompido. Há adeptos na pista de atletismo do estádio.
80'Intervenção policial na bancada.
79'Marcos Paulo remata contra a barreira, a bola sobra para Oualembo que cruza e Iago cabeceia ao lado.
78'Falta perigosa a favor da Académica.
78'Estão 12584 espectadores em Coimbra.
77'DERLEY! Bola para o brasileiro na área, que da zona de penálti, a passe de Gaitán, atira à figura de Lee!
75'Segura Lee! Salvio entra na área, toca para trás para Gaitán e o remate sai à figura do guarda-redes!
75'Entra Derley (Benfica)
75'Sai Jonas (Benfica)
75'Jesus também mexe.
74'Entra Schumacher (Académica)
74'Sai Ivanildo (Académica)
74'Entra Marinho (Académica)
74'Sai Rafael Lopes (Académica)
74'Dupla substituição na Académica.
73'Cartão amarelo para Jardel.
72'Cruzamento de Ola John, corte de Iago.
70'Cartão amarelo para Ivanildo.
69'Júlio César segura sem problemas um remate de Ivanildo, na sequência do livre.
68'Falta perigosa a favor da Académica.
67'Cartão amarelo para Maxi Pereira.
67'CORTA A ACADÉMICA! Jonas lança Salvio que trabalha na direita e tenta servir Gaitán. A Académica consegue intercetar no último instante.
65'Salvio e Gaitán combinam numa jogada rápida, mas o último passe do 18 permite a interceção de Aníbal Capela.
62'Gaitán passa a jogar no meio, Ola John à esquerda.
61'Entra O. John (Benfica)
61'Sai Talisca (Benfica)
61'Cartão amarelo para André Almeida.
61'Remate de Marcos Paulo à figura de Júlio César.
61'Júlio César segura. Rafael Lopes combinou com Salli, mas o guarda-redes chegou primeiro.
60'Ola John vai entrar.
59'Jorge Jesus prepara uma substituição.
56'Falta do Benfica no canto.
55'Cartão amarelo para Rui Pedro.
55'Canto para o Benfica.
55'Fora de jogo de Rafael Lopes.
53'Salvio afasta da área.
53'Canto para a Académica.
52'O canto não causa perigo.
52'Canto para o Benfica. Iago cortou pela linha de fundo.
51'Falta sobre Gaitán, em zona lateral.
50'O canto do Benfica sai ao primeiro poste e a Académica afasta da área.
50'JONAS! Remate de longe que Lee defende para canto!
46'Responde a Académica com Rui Pedro a desviar por cima um cruzamento da esquerda!
46'Ataca o Benfica e Talisca e Jonas veem duas tentativas intercetadas.
46'Recomeça o Académica - Benfica
46'Entra E. Salli (Académica)
46'Sai Fernando Alexandre (Académica)
46'Paulo Sérgio mexe ao intervalo.
45'Intervalo no Académica - Benfica
45'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Luisão.
Erro do guarda-redes da Académica e erro do assistente! O Benfica ensaiava um livre estudado, mas a Académica fechou bem. Enzo Pérez decidiu-se depois por colocar a bola na área, mas para a entrada. Lee resolveu sair, mas Luisão saltou mais alto e cabeceou para uma baliza deserta. O capitão do Benfica estava em posição irregular, no entanto.
45'Falta sobre Gaitán. Livre lateral para o Benfica.
44'Corta Maxi! Jogada perigosa da Académica, com o lateral uruguaio a resolver já na área encarnada.
42'Cartão amarelo para Marcos Paulo.
40'Canto curto, depois Ricardo Nascimento coloca na área, o Benfica afasta e a Académica perde a bola na insistência.
40'Canto para a Académica.
39'Cartão amarelo para Jonas.
37'Lee afasta a punhos e depois Enzo Pérez remata ao lado.
36'Canto para o Benfica.
36'Falta sobre Samaris que depois derruba Rui Pedro. O árbitro assinala a primeira infração.
33'Período mais calmo do jogo, agora.
30'Pressionado, Júlio César deixa passar a bola entre as pernas e depois resolve.
27'Benfica a cheirar o segundo...
24'Que perdida!!! Enzo Perez, em jeito, a rasar o ângulo esquerdo da baliza de Lee!!!
23'Jonas ao ferro!!! Cruzamento de Gaitán!!!
21'Para fora!!! Era outra vez Gaitán!! Lançado por Jonas na esquerda, o argentino remata de pé esquerdo, a rasar o poste!!!
16'Cartão amarelo para Fernando Alexandre.
15'Mais um livre para Júlio César sacudir. Lesiona-se, todavia, o guarda-redes do Benfica!
14'Encaixa Júlio César. Era o primeiro remate da Académica, num livre de Marcos Paulo...
12'Gaitán dá para Jonas, este descobre Talisca ao meio, mas o remate do camisola 30 sai fraco e à figura de Lee.
10'Insiste o Benfica no ataque, com um canto. Não causa perigo, porém.
8'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de N. Gaitán.
Passe de Enzo Pérez de pé esquerdo para as costas da defesa da Académica. Gaitán levanta a perna esquerda para receber, dá um toque com a coxa esquerda para ultrapassar Lee e, de pé esquerdo, atira para uma baliza deserta!
6'Canto para Luisão que, praticamente, levou com a bola na cabeça e saiu muito longe da baliza de Lee.
6'Canto para o Benfica.
4'POR CIMA! Canto para a entrada da área de Talisca, Enzo Pérez surge para o remate, mas a bola sai por cima.
4'Canto para o Benfica. Boa jogada dos encarnados, mas o passe de Jonas para Salvio é intercetado.
3'Bola longa de Aníbal Capela para Rafael Lopes. Júlio César agarra sem problemas.
1'Remate de Gaitán, rasteiro, sem problemas para Lee.
1'Começa o Académica - Benfica
0'Equipas em campo. Jogo prestes a começar!
0'Vantagem esmagadora dos encarnados em Coimbra. Num encontro que é um autêntico clássico (142 jogos, no total de todas as competições em casa e fora), o Benfica já venceu por 46 vezes no recinto dos estudantes contra oito vitórias apenas da Briosa, havendo ainda 16 empates a registar.
0'Vantagem esmagadora dos encarnados em Coimbra. Num encontro que é um autêntico clássico (142 jogos, no total de todas as competições em casa e fora), o Benfica já venceu por 46 vezes no recinto dos estudantes contra oito vitórias apenas da Briosa, havendo ainda 16 empates a registar.
0'Já Jorge Jesus, em relação ao jogo com o Zenit, troca apenas Lima por Jonas.
0'Saem Cristiano, Aderlan, Nuno Piloto, Magique e Schumacher, entrando para os seus lugares Lee Winston, que jogará pela primeira vez na Liga, Oualembo, como estreia absoluta com a camisola preta, e regressam Fernando Alexandre, Rui Pedro e Rafael Lopes.
0'Grande revolução no onze de Paulo Sérgio, que muda cinco jogadores em relação à última partida, em Vila do Conde!
0'O árbitro da partida será Jorge Ferreira, de Braga, auxiliado por Inácio Pereira e Jorge Oliveira. O quarto árbitro será Artur Moreira.
0'Suplentes da Académica: Cristiano, Aderlan, Nuno Piloto, Marinho, Schumacher, Magique e Edgar Salli.
0'Suplentes do Benfica: Artur, Lisandro López, Lima, Cristante, Pizzi, Ola John e Derley.
0'ACADÉMICA: Lee Winston; Oualembo, Aníbal Capela, Iago Santos e Ricardo Nascimento; Fernando Alexandre e Obiora; Rui Pedro, Marcos Paulo e Ivanildo; Rafael Lopes.
0'BENFICA: Júlio César; Maxi Pereira, Jardel, Luisão e André Almeida; Samaris; Salvio, Enzo e Gaitán; Talisca e Jonas.
0'ONZE DO BENFICA!
0'Ouve-se a guitarra de Carlos Paredes, como é habitual em Coimbra antes dos jogos...
0'CONVOCADOS DO BENFICA: guarda-redes - Júlio César e Artur Moraes; defesas: André Almeida, Maxi Pereira, Luisão, Jardel, Lisandro López e Benito; médios - Samaris, Cristante, Enzo Perez, Gaitán, Salvio, Pizzi e Ola John; avançados: Talisca, Jonas, Derley e Lima.
0'Nélson Oliveira e Bebé, avançados que fizeram parte das opções para o jogo com os russos, além de Paulo Lopes, ficaram desta feita em Lisboa, uma vez que a lista passou de 21 para 19 jogadores.
0'Lisandro López é a principal novidade na lista de convocados de Jorge Jesus para o jogo deste domingo. O central, que cumpriu castigo frente ao Zenit, para a Liga dos Campeões, está de volta aos eleitos encarnados.
0'Chega o autocarro do Benfica, por entre aplausos...
0'CONVOCADOS DA ACADÉMICA: guarda-redes - Cristiano e Lee; defesas - Aderlan, Oualembo, Capela, Iago Santos e Ricardo Nascimento; médios: Fernando Alexandre, Obiora, Pedro Nuno, Marcos Paulo, Nuno Piloto e Rui Pedro; avançados - Marinho, Magique, Schumacher, Rafael Lopes, Ivanildo e Salli.
0'Com apenas João Real de fora por motivos físicos, falham a partida por decisão do técnico Fábio Santos, Ofori, Hugo Seco, Olascuaga e Lucas Mineiro.
0'O ex-júnior dos estudantes volta aos eleitos para ocupar o lugar de Lino, que ficou de fora por opção, isto em relação ao último jogo da equipa, em Vila do Conde.
0'O regresso de Pedro Nuno é a principal novidade da lista de 19 jogadores escolhida por Paulo Sérgio para este encontro.
0'Aliás, por aquilo que pudemos testemunhar lá fora. é maior a afluência ao centro comercial contíguo do que propriamente ao estádio...
0'O Benfica proporcionou a maior assistência de sempre neste estádio, superior a 25 mil pessoas, aquando da sua inauguração, mas hoje são esperados cerca de 10 mil adeptos.
0'Como é habitual, é esperada uma boa casa, mas longe dos mais de 19 mil espetadores que assistiram ao jogo com o Sporting, no início da época.
0'Este jogo será também importante para ver como reage a equipa de Jorge Jesus ao afastamento prematuro das competições europeias.
0'Já a Académica ocupa atualmente a 16ª posição da tabela, com oito pontos, e quer, naturalmente, manter-se afastada das posições de descida.
0'As águias procuram recuperar o primeiro lugar perdido para o V. Guimarães, que as ultrapassou na sexta-feira depois do triunfo sobre o Moreirense.
0'Fim de tarde agradável em Coimbra, agora já com sol e uma temperatura de 15 graus. O relvado está em boas condições.
0'Boa tarde. Coimbra reaviva-se para receber o campeão, num clássico do futebol português. Académica-Benfica, AO MINUTO, para seguir a partir de agora no MAISFUTEBOL. Fique connosco!
Outros
O Académica-Benfica [0-2] deste domingo ficou marcado por incidentes na bancada. O jogo chegou mesmo a estar interrompido. Aos 80 minutos, o árbitro Jorge Ferreira parou o encontro, uma vez que, devido à carga policial, muitos adeptos invadiram a pista de atletismo.
O jogo esteve cinco minutos interrompido. Foi retomado e terminou com vitória encarnada.
Outros
«Espero que isto não se repita» - José Eduardo Simões
O presidente da Académica esteve presente na sala de imprensa após o encontro e condenou os incidentes que ocorreram nas bancadas.
«Espero que isto não se repita, os adeptos têm de mostrar que o futebol é para atrair gente aos estádios. Devem ser educados, tolerantes e confraternizar, isso é que é importante», revelou.
Para além disso, mostrou compreensão para com os responsáveis pela revista dos adeptos antes de entrarem no estádio.
«Hoje em dia, um petardo tem uma dimensão que é impossível de ser detetado, só se fizermos como nos aeroportos», ironizou o presidente dos estudantes.
in AAC, maisfutebol
Sem comentários:
Enviar um comentário