25 de janeiro de 2015

2014/15 - 18J - Sporting 1 - Académica 0






nº espectadores: 37 764
árbitro: Rui Costa

Crónica 

Foi preciso recorrer a um duplo japonês (uma vez mais) para que o Sporting superasse a luta do costume. Uma luta contra si próprio, diga-se. Contra as dificuldades para encontrar alternativas ao jogo exterior, que deixa cair o futebol leonino na previsibilidade, que dá algum conforto aos adversários. 

A equipa leonina teima em deixar adormecer os jogos, sobretudo em casa, onde perdeu mais pontos, e a jogar a meio da tarde sentiu-se ainda mais tentada para uma sesta interrompida à cabeçada. Foi de cruzamento que o Sporting chegou ao triunfo, com um golo de João Mário, mas só depois de aumentado o poder de fogo na área, com a entrada de Tanaka, novamente influente. 

O Sporting chegou ao intervalo com perto de uma dezena de remates, mas Lee não fez qualquer defesa na primeira parte (Rui Patrício muito menos), o que acaba por ser algo elucidativo das dificuldades leoninas em ataque organizado. 

A equipa da casa até criou algumas boas ocasiões, neste período, mas três delas nem chegaram à baliza: um remate de Carrillo que foi contra Fernando Alexandre (2m), um de William intercetado por Capela (34m), e uma jogada em que Nani descobre Carrillo na área e este tenta servir Montero, mas o mesmo Capela aparece pelo meio e corta (12m). 

A melhor ocasião leonina da primeira parte foi, por isso, um cabeceamento de Montero por cima, após cruzamento da direita, num lance em que o colombiano podia ter feito melhor (8m). 

As inúmeras tentativas com remates de longe, pouco ou nada incomodativas para Lee, foram também um sinal das dificuldades do Sporting para encontrar alternativas ao jogo exterior. Sem nunca conseguir entrar pela zona central, a equipa de Marco Silva limitava-se a mudar o jogo de um flanco para o outro, mas permitindo à Académica que oscilasse de forma algo tranquila, cómoda até. 

Tanaka volta a ser influente 

Talvez por ter estado 45 minutos sem incomodar Lee, o Sporting decidiu testar a atenção do guarda-redes da Académica logo no pontapé de saída da segunda parte, com um remate de William, de meio-campo. 

A verdade é que, mesmo com um remate perigoso de Adrien pouco depois (53m), o Sporting transportou para a segunda parte as mesmas dificuldades. Isto até à dupla substituição realizada por Marco Silva ao minuto 66. 

Com Carlos Mané no lugar de Carrillo, mas sobretudo com Tanaka a juntar-se a Montero no ataque (saiu Adrien), a equipa leonina baralhou a organização defensiva da Académica, e acabou por chegar ao golo dez minutos depois. 

Para além da dupla de avançados também João Mário decidiu aparecer na área após cruzamento de William, criando uma situação de superioridade numérica que foi fatal para os centrais da Académica. Lee ainda defendeu o primeiro cabeceamento de Tanaka, mas depois João Mário marcou mesmo. 

E se até então a Académica tinha sido completamente inofensiva em termos ofensivas, estranho seria ver isso alterar-se nos minutos finais, ainda que o nervosismo sportinguista tenha dado, aqui e ali, alguma esperança à formação visitante.

Destaques 

A figura: William Carvalho 
O papel de médio defensivo não o impediu de ser o jogador que mais procurou marcar o ritmo da equipa. Explorou os passes verticais dentro do possível, e tentou incutir velocidade às mudanças de flanco, funcionando como pêndulo da equipa. Foi a exibição mais sólida do Sporting, coroada com o cruzamento que dá origem ao golo decisivo. 

O momento: minuto 73 
William aparece pela meia-direita, levanta a cabeça e cruza para a área, onde surge Tanaka. O japonês cabeceia sem saltar, entre os centrais, e vê Lee negar-lhe o golo, mas depois João Mário cabeceia para a baliza. Ainda no chão, o guarda-redes da Académica tenta o milagre, mas não consegue evitar o golo. João Mário garante assim o triunfo leonino, o quinto consecutivo na Liga, numa série de nove jogos sem perder. 

Outros destaques: 

Aníbal Capela 

Exibição muito sólida do central português, que até teria sido o melhor em campo, não fosse o golo de João Mário. Pelo efeito desse tento no marcador, mas sobretudo pelas responsabilidades que podem ser imputadas aos centrais da Académica, no lance. A entrada de um segundo avançado (Tanaka) baralhou as marcações, e no lance do golo também João Mário apareceu na área. Mas tirando isso a exibição de Aníbal Capela foi muito positiva, liderando a organização defensiva da Académica. Destaque para dois cortes providenciais na primeira parte, a intercetar um remate de Carrillo (2m) e a impedir que um passe lateral do peruano chegasse a Montero, à boca da baliza (12m). 

Nani e Carrillo 
O sucesso ofensivo do Sporting está muito dependente dos dois extremos, que estão associados às melhores jogadas mas que, ainda assim, mostraram-se algo intermitentes. Nani e Carrilo quase nunca conseguiram alargar a sua influência ao espaço interior, o que permitiria também abrir o corredor para a subida dos laterais (sobretudo Jefferson). E se é sabido que a capacidade técnica de Nani pode sempre fazer a diferença, por vezes o internacional português também prende demasiado a bola, à espera de atrair o adversário direto, quando o mais útil seria dar velocidade à circulação de bola. 

Tanaka 
Não marcou, mas voltou a ser influente, com a cabeçada que obriga Lee a defesa apertada, proporcionando-se depois a recarga de João Mário. O avançado japonês continua a aproveitar as oportunidades que Marco Silva lhe dá, e mostrou serviço num dia em que Montero esteve muito apagado.

Opiniões 

Marco Silva, treinador do Sporting, analisa a vitória sobre a Académica (1-0): 

«Foi uma vitória totalmente justa. O Rui (Patrício) não fez uma única defesa o jogo todo. Só houve um caudal no jogo: nós à procura do golo, e a Académica a defender como podia.»

«Não conseguimos marcar cedo, e tivemos ocasiões claras logo no início. Se marcamos o jogo fica diferente, a Académica tem de vir para a frente e a tendência é avolumar o resultado. Nunca perdemos a paciência e fomos premiados já na segunda parte. Um 1-0 é escasso para o que foi o jogo. Podíamos ter marcado mais, mas o importante foi a conquista dos três pontos.»

[sobre as dificuldades frente a equipas fechadas] «É uma realidade, mas não somos só nós. Quando enfrentamos uma equipa que joga só na sua área, que não tenta discutir o jogo…enquanto o primeiro golo não entra o jogo torna-se assim. Na semana passada marcámos cedo e o jogo desenrolou-se de outra maneira. Importa não perder a paciência, não perder a mobilidade e a determinação. Mas seria bom ter jogos sempre assim difíceis mas no final somar os três pontos. E não só somar, como também justificar a vitória.»
Com a vitória sobre a Académica (1-0), neste domingo, o Sporting passou a somar 39 pontos na Liga. Mais um ponto do que tinha na época anterior, cumpridas as mesmas 18 jornadas, conforme lembrou Marco Silva após o encontro com a Briosa:

«É óbvio que os nossos adversários fizeram uma 1ª volta melhor, mas há pouco soube que temos mais pontos do que o ano passado, por esta altura. Nunca entrei em comparações, vocês é que referem isso, mas os nossos adversários é que têm muito mais pontos do que tinham na época passada. Perdemos alguns pontos importantes em casa, mas temos de pensar jogo a jogo. O nosso foco está no Arouca agora. Não pensamos muito nos adversários. Não há jogos fáceis, como ficou demonstrado. Queremos demonstrar aquilo que foi a primeira volta, sabendo que não é fácil.»

Paulo Sérgio, treinador da Académica, analisa a derrota em Alvalade (1-0): 

«Tínhamos uma estratégia clara, de impedir que o Sporting criasse jogo, na tentativa de explorar algumas situações de contra-ataque. Não levamos daqui ponto nenhum por causa de um detalhe. A equipa mostrou organização defensiva, mas cometeu um erro naquele lance, que deixa o Tanaka cabecear sozinho. A equipa bateu-se bem, ainda tentou uma reação no fim, e não concedeu muitas ocasiões ao Sporting. Fica este amargo de boca, por não termos conseguido algo positivo no final.»

[sente que a equipa ainda tem condições para, com a sua liderança, continuar no escalão principal?] «Já falei disso o suficiente nas últimas semanas. Nem que a Académica tivesse ganho aqui resolvia o seu problema. Traçámos determinados objetivos no início da época, e temos de os reformular. Já o fizemos, e vai ser uma luta para manter a Académica na Liga, mas acredito que vamos conseguir. O cenário é difícil, temos gente na CAN que faz falta, gente lesionada que nos faz falta. Na semana passada perdemos o Ivanildo, e agora perdemos o Magique.»

[sobre as lesões] «O Magique terá feito um problema com alguma gravidade. Foi um pique explosivo, e acredito que o tenha perdido por algumas semanas. O Iago jogou em sacrifício, tem um problema num tornozelo há algumas semanas. Tem sido um campeão a suportar a dor. É um central de raiz que tem feito o sacrifício de jogar na direita, pois temos um lateral na CAN e o outro na fase final de recuperação de uma lesão.»

[pensa que a estratégia funcionou, mesmo tendo em conta que a Académica praticamente não criou nenhuma ocasião?] «Ainda antes de o Sporting ter conquistado qualquer canto, tínhamos conquistado três. Essas bolas levaram algum perigo à baliza do Sporting. Tivemos uma reação positiva no final. Quando pensávamos mudar algo, perdemos o Magique e ficámos limitados. Um ponto era muito importante. A equipa não colocou nenhum autocarro na área. Se me pergunta se saímos com a qualidade que queria, e as vezes suficientes, respondo que não. Mas é mérito do Sporting.»

João Real, defesa da Académica, em declarações à Sport tv após a derrota frente ao Sporting em Alvalade, por 1-0: 

«Vínhamos com a estratégia definida, sabendo que iríamos passar grande parte do tempo sem a posse de bola, pois o Sporting tem grande qualidade. Queríamos também tentar sair em transições rápidas, algo que não conseguimos, pelo que o Sporting acabou por ganhar bem». 

[Regresso após lesão] «Quero sempre ajudar a equipa, mas tive um contratempo físico, que me impediu de jogar durante muito tempo. No entanto, agora quero jogar e contribuir para tirar a Académica da situação em que está».

Ao minuto 

90'FIM DO Sporting, (1) - Académica, (0)
Vitória sofrida de um Sporting que revelou os problemas habituais, mas que garantiu três pontos com um golo de João Mário, aos 73 minutos. Nono jogo consecutivo sem perder, na Liga, e quinta vitória consecutiva na prova, para a equipa de Marco Silva.
90'Remate ao lado de Rafael Lopes
90'Cartão amarelo para Nani. Falha Arouca e fica livre para jogar o dérbi.
90'Cinco minutos de compensação...
88'Entra Miguel Lopes (Sporting)
88'Sai Jefferson (Sporting)
84'Entra Rui Pedro (Académica)
84'Sai Iago Santos (Académica)
83'Remate torto de Montero.
80'Nani aparece solto na área, pela esquerda, e tira um defesa da frente, mas depois tenta o golo bonito e oferece a bola a Lee.
76'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de João Mário.
William cruza da meia-direita, Tanaka cabeceia para bela defesa de Lee, e depois João Mário marca na recarga, também de cabeça.
72'Entra Marcos Paulo (Académica)
72'Sai N. Obiora (Académica)
71'Nani atira por cima, de livre direto!
69'Cartão amarelo para Fernando Alexandre.
68'AGORA SIM, LEE TEVE DE APLICAR-SE!!! Cédric remata de longe, ao ângulo superior direito, e o guarda-redes da Académica defende a dois tempos.
66'Entra Carlos Mané (Sporting)
66'Sai Carrillo (Sporting)
66'Entra J. Tanaka (Sporting)
66'Sai Adrien Silva (Sporting)
64'Jefferson cobra um livre na direita e aponta ao poste contrário, mas a bola sai ao lado.
63'Cartão amarelo para Nuno Piloto.
60'37.764 espectadores em Alvalade
59'Entra Mineiro (Académica)
59'Sai G. Magique (Académica)
57'Entram duas macas em campo...
57'Magique conduz a bola pela direita e cai sozinho, agarrando-se de imediato à perna. Paulo Sérgio mete as mãos na cabeça. Substituição forçada a caminho...
53'Remate de Cédric na direita e remate com estilo de Adrien, mas ligeiramente ao lado.
50'Cartão amarelo para R. Ofori.
48'Cartão amarelo para Iago Santos.
46'William remata logo do pontapé de saída, mas Lee agarra com facilidade. É a primeira defesa do guarda-redes da Académica, ainda assim.
46'Recomeça o Sporting - Académica
45'Intervalo no Sporting - Académica
O Sporting dominou, levou o jogo para o meio-campo contrário, mas não foi propriamente asfixiante, embora tenha criado duas ou três boas ocasiões. A equipa leonina continua a ter problemas com o jogo interior, e limita-se a rodar o jogo de um flanco para o outro, mas a uma velocidade que permite ao adversário acompanhar esse movimento de forma algo cómoda.
44'Cartão amarelo para Adrien Silva.
42'Remate de Adrien para a bancada! Para o anel inferior, mas para uma filas mais acima.
41'Fernando Alexandre cai na área, em disputa de bola com Adrien, que cai logo a seguir. O árbitro entende que houve falta do médio leonino...
35'Remate de longe, de Paulo Oliveira, a passar ligeiramente por cima.
34'Capela interceta o remate de William!!! Cheirava a golo!! Livre largo de Jefferson, Tobias ganhou nas altura e após um ressalto a bola sobrou para William, que rematou forte, mas o central deu o corpo à bola e intercetou o remate.
30'Cédric cruza da linha de fundo mas Capela corta.
28'João Mário tabela com Montero e remata de fora da área, mas ao lado.
25'Bom corte de Tobias. Magique cruza da direita, Ofori amortece de cabeça ao segundo poste, mas o central leonino antecipa-se a Rafael Lopes e corta.
19'Tobias tenta a sorte de muito longe, mas atira para a bancada.
15'Outra vez Patrício a afastar a soco um canto de Nascimento.
14'Tobias tenta o corte de calcanhar mas cede canto...
12'Grande abertura de Nani para Carrillo, no lado esquerdo da área, e o peruano tenta servir Montero à boca da baliza, mas Capela interceta o passe.
11'Montero cabeceia por cima, após canto de Nani na direita. Agora era dificil fazer melhor: a bola vinha muito pingada, e o colombiano saltou nas costas do marcador.
9'Piloto cobra um livre na esquerda mas Patrício ganha nas alturas.
8'FALHA MONTERO!!! Carrillo cruza da direita e o colombiano surge solto na área, para o mergulho, mas o cabeceamento sai por cima!
7'Canto de Ricardo Nascimento na direita e Patricio a afastar com um soco.
5'Falta de Tobias sobre Rafael Lopes, a meio-campo. O avançado segurou a bola para permitir a subida da equipa.
2'Remate de Carrilo contra Fernando Alexandre!! Boa abertura de William para Cédric, que cruzou atrasado para o remate do peruano.
1'Começa o Sporting - Académica
0'Um minuto de silêncio em memória de Miguel Galvão Teles, antigo presidente da mesa da assembleia-geral do Sporting
0'Aí estão as três equipas em campo. Vai começar!
0'O aquecimento está terminado. O jogo começa dentro de dez minutos...
0'Suplentes: Cristiano, Marinho, Jimmy, Rui Pedro, Marcos Paulo, Hugo Sêco e Lucas Mineiro
0'ACADÉMICA: Lee; Iago, Capela, João Real e Ricardo Nascimento; Nuno Piloto, Fernano Alexandre, Obiora e Ofori; Magique e Rafael Lopes
0'Suplentes: Marcelo Boeck, André Martins, Miguel Lopes, Tanaka, Rosell, Sarr e Mané
0'SPORTING: Patrício; Cédric, Paulo Oliveira, Tobias, Jefferson; William, Adrien e João Mário; Carrillo, Montero e Nani
0'JÁ HÁ EQUIPAS...
0'O Sporting não divulgou a lista de convocados, no entanto. É uma política englobada no «blackout» que foi decretado há um mês.
0'Marco Silva, treinador do Sporting, volta a contar com Adrien, que falhou a última jornada devido a castigo. Maurício também falhou o jogo com o Rio Ave por estar suspenso, mas foi transferido esta semana para a Lazio. O Sporting contratou outro central, também brasileiro. Ewerton, recrutado ao Anzhi e antes representou o Sp. Braga, ainda não entra nas contas do técnico leonino.
0'CONVOCADOS DA ACADÉMICA: Cristiano, Fábio Santos e Lee; Aníbal Capela, Ricardo Nascimento, João Real, Iago e Ofori; Obiora, Jimmy, Rui Pedro, Marcos Paulo, Pedro Nuno, Nuno Piloto, Fernando Alexandre e Lucas Mineiro; Marinho, Magique, Rafael Lopes e Hugo Sêco
0'Para este jogo Paulo Sérgio não conta também com Aderlan, Schumacher e Ivanildo, que estão lesionados.
0'Esta é a primeira vez que Paulo Sérgio regressa a Alvalade depois de ter treinado o Sporting. O técnico esteve no estrangeiro depois: Hearts, Cluj e Apoel.
0'O Sporting continua privado de Slimani, que está na CAN, mas a Académica também tem Oualembo e Salli na prova africana.
0'Na primeira volta, mais concretamente na ronda inaugural, Sporting e Académica empataram a uma bola em Coimbra. Os leões marcaram primeiro, por Carrillo (15m), mas consentiram o empate ao minuto 90, apontado por Rafael Lopes, numa altura em que a Académica estava em superioridade numérica, pela expulsão de William Carvalho (66m)
0'O relvado de Alvalade está a ser regado ainda antes do aquecimento. É provável que momentos antes do apito inicial a cena se repita.
0'A Académica aproveitou a Taça da Liga para conquistar uma vitória, treze jogos depois, mas no campeonato não vence desde 28 de setembro, naquele que foi, de resto, o único triunfo na prova até ao momento.
0'O Sporting fechou um ciclo de oito vitórias consecutivas, mas na Liga soma oito jogos sem perder, quatro vitórias consecutivas.
0'Curiosamente, ambas as equipas interromperam ciclos nos jogos da Taça da Liga. Mas foi um ponto e vírgula em histórias diferentes...
0'A Académica está na antepenúltima posição, com doze pontos.
0'O Sporting é terceiro classificado da Liga, com 36 pontos. Pode reforçar essa posição, de resto, já que o Vitória de Guimarães empatou em casa com o Gil Vicente.
0'Boa tarde! O Sporting recebe a Académica em jogo da 18ª jornada da Liga. O apito inicial está marcado para as 16 horas (e esta, hein?!), e o MAISFUTEBOL conta-lhe tudo AO MINUTO! Fique ligado!
Acompanhe aqui o AO MINUTO deste jogo dia 25 Jan 2015 às 16:00

Outros


Sem comentários:

Enviar um comentário