A Académica venceu esta quarta-feira o Rio Ave por 1-0 numa partida que contou para a 3ª jornada do Grupo D da Taça da Liga. Magique, na etapa complementar, coroou o dia de aniversário com um golo que dá os três pontos aos "estudantes".
O técnico da Briosa, Paulo Sérgio, lançou algumas novidades no onze com Fábio Santos a mostrar-se muito seguro na baliza e Pedro Nuno a comandar o meio-campo estudantil, na companhia de Obiora e Marcos Paulo. Lá na frente, Hugo Sêco e Marinho eram setas apontadas às redes vilacondenses mas foi Magique a vestir a pele de herói no minuto 65, quando atirou a contar para a baliza de Ederson.
Antes disso, o jogo foi um autêntico festival de golos falhados para a Académica. Por várias vezes, a Briosa esteve perto de marcar mas a falta de eficácia acompanhou mais uma vez o jogo dos "estudantes".
Os três pontos não merecem discussão neste regressar aos triunfos por parte da Briosa. Na próxima jornada da Taça da Liga, a Académica desloca-se ao reduto do Dragão. Força Rapazes!
nº espectadores: 582
árbitro: Carlos Xistra
Crónica
A Académica somou esta quarta-feira a segunda vitória da época (a última datava de 28 de Setembro do ano passado) e a primeira em casa, afastando automaticamente o Rio Ave das meias-finais da Taça da Liga.
A qualidade foi pouca, o interesse também, mas a verdade é que voltar a saber o que é ganhar, em vésperas de visitar Alvalade, e numa altura em que os ânimos em torno da equipa, e, em especial, do seu treinador, estão bastante exaltados, sabe como um bálsamo. Ainda assim, os adeptos apenas perdoaram os jogadores no final. Paulo Sérgio voltou a ser vaiado.
O golo solitário da partida, já agora, obtido por Magique, coincidiu com o aniversário do marfinense. Na mouche. E uma bela prenda para aquele que foi, muito provavelmente, o melhor em campo.
Não se poderia pedir muito mais num jogo onde o objetivo, para ambos os lados, não era mais do que dar ritmo a jogadores mais utilizados, tentando poupar argumentos para as duras batalhas que estão para vir no Campeonato.
Em Coimbra, pensa-se na salvação, com Paulo Sérgio alvo de forte contestação, e, por isso, nomes como Rui Pedro, Fernando Alexandre ou Rafael Lopes ficaram no banco, mas mais teriam ficado se as disponibilidades atuais assim o permitissem.
Tempo Fábio Santos, terceiro guarda-redes do plantel, fazer a estreia esta época, por entre nomes habitualmente pouco vistos do onze da Briosa, como Jimmy, Pedro Nuno ou Hugo Seco. Estes dois últimos, por exemplo, deixaram boas indicações, quiçá a pedir mais atenção no futuro.
Do lado da turma dos Arcos, uma equipa ainda mais descaraterizada, com quatro juniores de início (Óscar, João Cunha, Ernest e Vitó), por entre outros atletas menos utilizados. O futuro da equipa de Pedro Martins passa, seguramente, por alguns destes nomes.
Sem a intensidade de outros jogos, foi a Académica que assumiu, naturalmente, a iniciativa do jogo, procurando jogar pelas faixas, em velocidade, quando possível, mas com muito pouca vontade. De parte a parte, diga-se.
Magique teve duas boas oportunidades para dar expressão ao marcador, mas não conseguiu dar melhor sequência a boas iniciativas de Hugo Seco e, mais tarde, de Pedro Nuno. Sintomático.
Ainda antes do intervalo, um contratempo para Pedro Martins: Prince lesionou-se e teve de ser substituído por Wakaso, que mal teve tempo para aquecer. E como estava fria a tarde. Um pouco como o próprio jogo.
Reentrou melhor o Rio Ave, obrigando Fábio Santos a duas defesas atentas, já com Marvin em campo no lugar de Pedro Moreira. Os vila-condenses pareciam mais soltos no terreno, mais intencionais em tudo o que faziam, um prenúncio de que algo bom poderia estar para chegar? Nem por isso.
Logo a seguir, Marcos Paulo perdia a melhor oportunidade de todo o encontro, isolado por Ricardo Nascimento, correu, correu, até ter Ederson pela frente e chutar contra o guarda-redes brasileiro.
Ainda assim, o jogo animou um pouco, e o golo poderia ter surgido em qualquer das balizas. Marcou a Académica, num lance de insistência, dando corpo, por fim, à contabilidade de oportunidades acumuladas.
Mesmo ainda com bastante jogo para jogar, o Rio Ave pouco fez para evitar a derrota e os estudantes, ao contrário do que tem acontecido na Liga, conseguiu desta feita segurar o resultado.
Opiniões
Paulo Sérgio, treinador da Académica, no final da vitória sobre o Rio Ave, esta quarta-feira, em Coimbra, para a Taça da Liga:
«Ganhar é importante, no fundo valoriza o que fizemos com jovens menos utilizados. Vem na continuidade do que fizeram em Braga. Penso que foi positivo. Acho que criámos sete ou oito ocasiões de jogo, penso que foi uma vitória justa. Vencer coloca um sorriso no rosto, mas sabemos das responsabilidades e da tarefa difícil que temos pela frente, a começar no próximo domingo, em Alvalade. Há gente a dizer presente e isso deixa-nos satisfeitos. Não estamos eufóricos, temos noção do que foi o jogo, e foi pena que tivemos de criar tanto para marcar um golo apenas, mas ajuda para trabalhar com bom espírito para Alvalade. Sinto a confiança do grupo, não é surpresa para mim, e é isso que me dá alento para trabalhar.»
Pedro Martins, treinador do Rio Ave, no final da derrota desta quarta-feira, para a Taça da Liga, em Coimbra, diante do Rio Ave:
«Em primeiro lugar, queria dar os parabéns à equipa de juniores pelo apuramento para a fase final, há aqui, de facto, miúdos com muita qualidade. Foi o primeiro de muitos jogos para eles. Tivemos boa atitude, faltou, claro, rotinas e entrosamento e também houve ritmos diferentes, mas fico muito satisfeito com a resposta que deram. A Taça da Liga não era uma prioridade. A partir do momento em que perdemos com FC Porto, e sendo competição tão curta, e não só batalhas pela frente, como pela quantidade de jogos, entendemos que abdicar da prova e lançar dados para o futuro. Era importante descansar jogadores e lançar outros. Gostei da personalidade do Cunha, da intensidade do Óscar, da qualidade do Vitó, que tem um pé esquerdo fabuloso. Tivemos alguma falta de coordenação, normal, pois há gente que não se conhece, mas saio muito satisfeito pela entrega que muitos miúdos tiveram.»
Marinho, capitão da Académica, a fazer um alerta no final da vitória sobre o Rio Ave, esta quarta-feira, em Coimbra, para a Taça da Liga:
«Queria fazer um apelo aos adeptos, que têm sido fantásticos nestes anos que em que tenho estado na Académica. Penso que é o momento de puxarmos todos para o mesmo lado, e não colocar o quer que seja em causas. Todos temos como objetivo que a Académica seja cada vez maior. O sucesso deste clube é o nosso também. Queremos dar mais alegrias e tudo será mais fácil se remarmos todos para o mesmo lado. Ninguém gosta dos protestos, porque se põe em causa, neste caso, o nosso brio e trabalho. Penso que as críticas têm sido injustas, porque têm sido direcionada só ao treinador. Temos tanta culpa como ele. Demostrámos sempre uma solidariedade enorme e vamos continuar a fazê-lo. Só a união nos poderá levar ao sucesso.»
Ao minuto
90'Mais de nove meses depois, a Académica volta a ganhar em casa! Foi a segunda vitória da época, depois da última ter acontecido em Setembro do ano passado...
90'FIM DO Académica, (1) - Rio Ave, (0)
88'Jogo parado para assistência a Fábio Santos.
80'Entra Nuno Piloto (Académica)
80'Sai Marcos Paulo (Académica)
74'Entra R. Ofori (Académica)
74'Sai Ricardo Nascimento (Académica)
73'Entra Iuri Gomes (Rio Ave)
73'Sai Vitó (Rio Ave)
73'Entra Rafael Lopes (Académica)
73'Sai Marinho (Académica)
66'Ernest quase marca!!!
63'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de G. Magique.
63'Jogada de insistência da Académica, que nasce num canto, Real não acerta na bola, a bola vai para o flanco oposto, onde volta a ser colocada na área, para novo falhanço de Real, mas a bola sobra para Magique que atira com força!!!
62'Cartão amarelo para M. Zeegelaar.
60'Livre de Luís Gustavao, encaixa Fábio Santos.
55'Que desperdício de Marcos Paulo!!! Isolado por uma bom passe de Ricardo Nascimento, correu, correu, mas ao tentar colocar a bola, permite a defesa!!!
50'Agarra novamente Fábio Santos! Era Boateng, de cabeça!
48'Jebor à figura de Fábio Santos!
46'Entra M. Zeegelaar (Rio Ave)
46'Sai Pedro Moreira (Rio Ave)
46'Recomeça o Académica - Rio Ave
45'Jogo muito fraco em Coimbra. Académica com mais iniciativa, mas pouco...
45'Intervalo no Académica - Rio Ave
44'Entra A. Wakaso (Rio Ave)
44'Sai P. Gouano (Rio Ave)
43'Prince vai sair devido a lesão...
43'Marinho consegue isolar-se, mas deixa Prince fechar o ângulo, passa o guarda-redes, mas deixa a bola sair para fora!!!
37'Obiora muito mal... tão alto que saiu o remate!
35'Magique outra vez a não conseguir desviar! Bom centro de Pedro Nuno!
28'Ricardo Nascimento bate um livre para a área, que Ederson encaixa.
24'Abalo, de longe, também por cima!
21'Jebor por cima!!!
20'Ritmo muito baixo, ainda assim a Académica mais afoita...
15'Bom pormenor de Hugo Seco, a ganhar sobre um adversário na direita com uma finta de corpo, colocando a bola à mercé de Magique mas este chega atrasado!!
13'Bom remate de Marinho, segura Ederson!
12'Partida interrompida para assistência a Óscar...
6'Primeiro canto da partida, para a Académica.
3'Magique por cima!
1'Começa o Académica - Rio Ave
0'Adversário complicado este Rio Ave para a Académica, mesmo em casa. Nas últimos cinco deslocações a Coimbra, os vila-condenses venceram por quatro vezes, a última das quais na época passada (0-1). Já no cômputo geral, há 10 vitórias negras, contra cinco dos forasteiros, e ainda sete empates.
0'O árbitro da partida será Carlos Xistra, de Castelo Branco, auxiliado por Paulo Soares e Nuno Pereira. O quarto árbitro será Luís Máximo.
0'Suplentes do Rio Ave: Cássio, Tarantini, Marvin, Wakaso, Bruno Sousa, Esmael e Iuri.
0'RIO AVE: Ederson; Óscar, Prince, João Cunha e Abalo; Luís Gustavo e Pedro Moreira; Boateng, Vitó e Ernest; Jebor.
0'ACADÉMICA: Fábio Santos; Jimmy, Iago, João Real e Ricardo Nascimento; Obiora e Pedro Nuno; Marinho, Marcos Paulo e Hugo Seco; Magique.
0'Já temos equipas!
0'O jogo não dará, por isso, para tirar grandes ilações e mesmo Paulo Sérgio, que tem sido contestataríssimo pelos adeptos, não deverá ter o lugar em perigo independentemente do resultado.
0'Em comum, as duas equipas têm o facto de irem aproveitar esta competição para rodar jogadores, poupando os elementos mais importantes para o campeonato.
0'Os vila-condenses também foram derrotados no primeiro jogo, pelo menos resultado, frente ao FC Porto e dividem o último posto precisamente com os de Coimbra.
0'Os estudantes perderam em Braga (1-0) na ronda anterior e ocupam, por isso, o quinto e último lugar do grupo D, sem qualquer ponto.
0'Boa tarde. Académica e Rio Ave defrontam-se esta tarde em Coimbra, em jogo da terceira jornada da Fase de Grupos da Taça Liga, para seguir, AO MINUTO, aqui, no MAISFUTEBOL. Fique connosco!
Acompanhe aqui o AO MINUTO deste jogo dia 21 Jan 2015 às 16:00
Sem comentários:
Enviar um comentário