A Académica perdeu esta quarta-feira com o FC Porto por 4-1 numa partida que contou para a 4° jornada do Grupo D da Taça da Liga. Os "estudantes" marcaram por intermédio do júnior M'Bala já na etapa complementar, um golo que ainda deu algum alento para os comandados de Paulo Sérgio.
A Briosa entrava no Dragão a saber que ainda tinha legítimas esperanças de lutar pelo apuramento para a fase seguinte mas a verdade é que do outro lado Lopetegui não facilitou e colocou em campo alguns dos jogadores mais utilizados do plantel azul e branco. Foi precisamente por aí que se explica o resultado final com Jackson Martínez a provar o porquê de ser considerado um dos melhores jogadores do nosso campeonato. O colombiano assinou dois golos de brilhante execução técnica e durante a maior parte do encontro só recorrendo à grande qualidade individual dos portistas parecia ser possível furar a organização defensiva da Académica.
M'Bala ainda reduziu para 2-1 naquela que foi uma estreia de sonho para o avançado de 18 anos mas o FC Porto voltou a arregaçar as mangas e marcou por mais duas vezes, por intermédio de Gonçalo Paciência e de Evandro, este na cobrança de uma grande penalidade.
Com este resultado, a Briosa fica fora da competição, isto numa altura em que falta ainda um jogo por disputar, frente ao U. Madeira.
nº espectadores: 14 609
Árbitro: Tiago Martins
Crónica
Madjer, Falcao, Jackson Martínez. O FC Porto tem mais um especialista no calcanhar. Um momento que se separa dos demais de um jogo demasiado fácil para o FC Porto e que serviu para cumprir calendário em competição. Meias-finais da Taça da Liga garantidas, com nota artística, desenhada no calcanhar de Jackson. 4-1 foi o resultado. Poderiam ser mais, tamanha a diferença entre as equipas.
O segundo golo do FC Porto esta noite é uma obra à parte de um jogo que só agitou na última meia hora mas sempre com a mesma toada: tão fácil para os da casa. Um golaço de calcanhar a meia altura, a fazer lembrar Ibrahimovic.
Não tem o peso de uma final da Champions, como Madjer; nem sequer de jogos com Atlético Madrid ou Benfica, como Falcao. Nem mesmo, aliás, como outro famoso calcanhar do mesmo Jackson, há dois anos, frente ao Sporting, neste mesmo Dragão.
Mas é um momento que separa os bons dos notáveis. Jackson merece que a crónica do jogo comece por si porque foi o principal atrativo até sair de campo. Em boa hora, para os cerca de 14 mil adeptos que foram ao Dragão, Julen Lopetegui decidiu estreá-lo na Taça da Liga. Jackson fez o que sabe: respondeu com golos.
Antes do momento mágico do minuto 59 (bem antes, aliás), já tinha colocado o FC Porto na frente. Foi aos cinco minutos, aproveitando um erro infantil de Aníbal Capela, que tentou fintar Ricardo, esta noite extremo, em zona proibida. Jackson recolheu, encarou a baliza e disparou.
Se o FC Porto já era favorito, com um golo tão madrugador ficou como quis no jogo. Até porque, para a Académica pouco mudou. Paulo Sérgio montou o tradicional bloco baixo da grande maioria dos rivais no Dragão e nem a perder mudou uma linha.
A primeira parte acabou por roçar o tédio porque o FC Porto controlou como quis mas, a vencer, nem precisou forçar muito. Ainda assim, para além do golo de Jackson, Tello, em duas fugidas pela esquerda poderia ter dado outro volume ao marcador.
Gonçalo, em nome do pai
O segundo tempo teve o tal golo de antologia de Jackson e foi bem mais interessante. Desde logo porque também Gonçalo Paciência, em mais um belo momento, entrou para a história do jogo. E do FC Porto.
Como se de uma passagem de testemunho se tratasse, Jackson saiu, entrou o míudo da «cantera». E a resposta foi de craque. O filho de Domingos já marca de Dragão ao peito, escassos minutos depois de Mbala, outro miúdo, este da Académica, ter tentado dar a ideia que a Académica poderia tirar algo do jogo. Pura ilusão.
Quanto ao golo de Gonçalo, o movimento é, de facto, delicioso. Recebe de Quintero, que mexeu muito com o jogo quando rendeu Campaña, veio da direita para o centro, dançou sobre João Real e disparou ao primeiro poste. Depois foi correr junto à linha lateral, puxar o braço atrás e erguer, triunfante, o indicador. Um festejo igual ao que o pai repetiu, dezenas de vezes, num estádio ali ao lado mas com o mesmo símbolo ao peito. Para os nostálgicos, claro.
JACKSON foi a figura (Os Destaques)
O 3-1 decidiu o que já estava decidido, mas Gonçalo, de novo a passe de Quintero, ainda ganhou um penalti que Evandro transformou no quarto golo.
O FC Porto apura-se para as meias finais da Taça da Liga e só não se pode dizer que o resultado faz esquecer o Marítimo porque é, precisamente, o rival da Madeira que aí vem. O último obstáculo antes da final de uma competição que, não sendo prioritária, ninguém enjeita, pois claro. E se continuar a dar golos como o de Jackson ou momentos para jovens como Gonçalo Paciência sonharem, para quê ganhar de cara feia?
Destaques
A FIGURA: Jackson Martínez
Uma vénia ao Cha Cha Cha. Uma vénia inteirinha pela magia naquele calcanhar que deu o segundo golo, aquecendo a fria noite do Dragão. Uma vénia para um goleador nato, que não joga a brincar. Depois da noite em branco na Madeira, partilhada por toda a equipa, voltou aos golos na estreia, esta época, na Taça da Liga. Até nem se esperava que fosse titular, mas, já que Lopetegui assim o decidiu, o avançado fez por justificar o lugar. Logo aos cinco minutos percebeu a asneira de Aníbal Capela, roubou-lhe a bola e marcou. Viu um amarelo por simulação quando, na verdade, foi mesmo tocado na área. Pouco depois desperdiçou, isolado, o que seria o segundo golo, mas guardou o lance de antologia para o segundo tempo. O público agradeceu, claro.
O MOMENTO: um novo Paciência
Minuto 74. O segundo golo de Jackson foi, sem dúvida, o mais bonito da noite, mas o mais simbólico foi mesmo o de Gonçalo. Está aí a rebentar um novo Paciência de azul e branco vestido. Já marca, já leva três jogos seguidos, aproveitando de forma brilhante a ausência de Aboubakar. O golo? Receção na direita, a passe de Quintero, baile sobre João Real e disparo ao primeiro poste. Para primeira amostra, está muito bom.
A DESILUSÃO: Aníbal Capela
Noite para esquecer. Um drible em local proibido deu a Jackson a oportunidade de abrir o marcador e já se sabe que o colombiano não é de fazer-se rogado. Mais tarde, já perto do intervalo, outra desconcentração permitiu que o mesmo Jackson lhe roubasse a bola na área. Precipitado rasteirou o portista. Valeu-lhe que Tiago Martins tenha transformado um penálti numa simulação do portista.
OUTROS DESTAQUES
TELLO
Merecia ter marcado. Voltou ao onze depois de ser suplente em Braga e na Madeira. Entrou dinâmico como quase sempre e perdulário como também tem vindo a ser habitual. Mais perigoso à esquerda do que à direita, teve no primeiro tempo duas ocasiões para marcar. Na primeira, num lance parecido com o que terminou no poste frente ao Marítimo, atirou cruzado mas Cristiano desviou com a ponta dos dedos. A outra foi menos flagrante e o remate saiu disparatado. No segundo tempo, fez-se notar em mais dois lances: remate em esforço, ao lado, quando poderia (deveria) ter encostado para o golo e pontapé em arco que Cristiano evitou que fosse parar à baliza.
GONÇALO PACIÊNCIA
Marcou (e um bom golo) e arrancou o penálti que Evandro converteu. À terceira oportunidade seguida mostrou o que vale. O Dragão vai ficar de água na boca, certamente.
JOSÉ ÁNGEL
Mais um bom jogo do lateral. Essa é, de resto, uma das suas principais virtudes: o nível exibicional não oscila muito. Continua tapado por Alex Sandro mas a mostrar que poe, a qualquer altura, saltar para o onze sem que a equipa trema. É solução, claro.
QUINTERO
Muito boa entrada em jogo, dinamizando bem mais do que Campaña o ataque portista. Foi uma espécie de abre-latas que ajudou a que a reta final fosse bem melhor do que o início.
CRISTIANO
Se a Académica não perdeu por mais a «culpa» é dele. Tello não ficou seu amigo, certamente, depois de lhe ter negado dois golos feitos…Mas também a Gonçalo Paciência e Ricardo levou a melhor, noutros lances.
Opiniões
Julen Lopetegui analisou as prestações dos avançados Jackson Martínez e Gonçalo Paciência no rescaldo da goleada à Académica (4-1) que apura a equipa para as meias-finais da Taça da Liga:
«Jackson? Estamos encantados que marque golos. É o nosso avançado titular e já pouco mais poderemos dizer. Nem é só pelos golos, mas também pela atitude que mostra em campo. A sorte só vem se trabalhares»
«Com o Gonçalo estamos também encantados. É um jovem, da cantera, filho de um jogador importante, Domingos. Hoje conseguiu marcar e um penálti. Tem futuro, mas agora falta-lhe o mais difícil. Chegar é complicado, mas manter-se é mais difícil ainda. Mas agora só depende dele. Tem de trabalhar muito.»
Paulo Sérgio, treinador da Académica, em declarações no Estádio do Dragão, no final da pesada derrota sofrida frente ao FC Porto (4-1), para a Taça da Liga:
«Tendo em conta os problemas no grupo, como lesões e jogadores na CAN, aproveitámos a Taça da Liga com outro propósito que está a ser alcançado. Gostei de ver o miúdo Pedro Nuno e outros como o Hugo Seco que tem jogado menos. Foi um jogo importante para eles. Resultado? Tivemos a infelicidade do erro a abrir o jogo que tranquilizou o FC Porto. Mas na nossa perspetiva, a dos jovens, penso que foi um dia ganho.»
«Taça da Liga? Neste momento foi inoportuna, devido ao número de jogadores lesionados e aos que perdemos para a CAN. O sobrecarregar de alguns atletas também provocou lesões, como aconteceu com o Magique no último jogo. Estamos a tentar recompor-nos enquanto grupo para tentar abordar o que falta de campeonato da melhor maneira.»
«Esgaio e Cissé? Quando os treinar vou falar deles.»
«Posicionámo-nos bem, defendemos com qualidade, mas com pouca agressividade. Não estamos a jogar contra um adversário qualquer, não nos podemos expor em demasia, com uma equipa inexperiente. Não merecíamos o avolumar do resultado, reconhecendo a justiça da vitória do Porto. Fomos vendo alguma coisa que nos agrada nesta Taça da Liga, com os jovens que lançámos.»
Aníbal Capela, central da Académica, em declarações a TVI, analisa a goleada sofrida no Dragão, para a Taça da Liga:
«Sofremos um golo cedo, mas fomos sempre em busca do resultado. A prova disso é que o FC Porto fez o 2-0 mas nós ainda fizemos o 3-1. Procurámos arriscar mais um pouco, mas surgiu o terceiro golo do Porto.»
[arriscaram tarde?] «Foi consoante aquilo que conseguimos fazer. Estamos a falar do FC Porto, uma equipa de grande qualidade, uma das melhores equipas a nível europeu.»
Gonçalo Paciência, jogador do FC Porto, em declarações à TVI, analisa a goleada à Académica (4-1), em jogo da Taça da Liga no qual se estreou a marcar pela equipa principal dos «dragões»:
«É uma sensação especial. Há uma semana foi a estreia pela equipa principal, e agora fazer o golo foi importante.»
[é um golo para lutar pelo «onze»?] «Sei que é muito difícil. Tenho dois grandes pontas de lança à frente, mas tento agarrar as oportunidades. Sou mais um para ajudar. Faço o meu trabalho diariamente, e tento ser mais um para ajudar. Estou aqui há catorze anos, sei o que o FC Porto é»
[a quem dedica o golo?] «Pelo festejo deu para ver. Foi para o meu pai, por aquilo que ele é para mim»
Ao minuto
90'FIM DO FC Porto, (4) - Académica, (1)
90'Cartão amarelo para Rafael Lopes.
90'Mais três minutos
90'Tello atira ao lado em excelente posição mas estava assinalado fora de jogo.
86'Está tudo decidido, claro...
81'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO (penálti) de Evandro.
79'Cartão amarelo para João Real. Tiago Martins assinala bem falta de João Real sobre Gonçalo Paciência.
79'PENALTY PARA O FC PORTO!
78'Entra Rafael Lopes (Académica)
78'Sai Marinho (Académica)
78'Mais uma mexida na Académica.
76'Cartão amarelo para Danilo.
75'Pormenor curioso: Gonçalo festejou o golo como o pai, Domingos, costumava fazer...
75'É a estreia a marcar de Gonçalo Paciência! Recebe de Ricardo na esquerda, dança em frente a João Real e dispara de pé esquerdo ao primeiro poste.
74'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Gonçalo Paciência.
74'CRISTIANO OUTRA VEZ! Ricardo sozinho na esquerda tenta o chapéu mas a bola não passa o corpo do guardião da Académica.
72'Contra-ataque rápido da Académica com Hugo Seco a fugir na esquerda e a centrar rasteiro. A bola passa Reyes e Mbala, sozinho, encosta para o golo.
71'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Mbala Nzola.
70'Entra B. Martins Indi (FC Porto)
70'Sai Marcano (FC Porto)
70'CRISTIANO! Mais uma defesa importante, agora negando o golo a Gonçalo Paciência.
68'Bom desarme de Reyes a Mbala travando contra-ataque da Académica que já ia na área.
67'Grande passe de Quintero, mas Tello não chega. Esticou-se todo o espanhol...
66'Entra Mbala Nzola (Académica)
66'Sai Rui Pedro (Académica)
66'Vai mexer Paulo Sérgio
61'Terceira oportunidade consecutiva para o míudo Gonçalo Paciência na equipa principal do FC Porto
61'Enorme ovação para Jackson, que, antes de sair, entrega a braçadeira a Helton.
61'Entra Gonçalo Paciência (FC Porto)
61'Sai Jackson Martínez (FC Porto)
61'Vai entrar Gonçalo Paciência
59'QUE GOLAÇO!
59'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Jackson Martínez.
59'Canto de Tello ao primeiro poste e Jackson, de calcanhar, a meia altura, atira para a baliza. Um golo para correr mundo.
57'Tello ganha canto na esquerda. Muito ativo o espanhol
56'Que mal! Ricardo Nascimento levanta para o segundo poste e não aparece ninguém...
55'Derrube de Ángel a Hugo Seco. Livre perigoso para a Académica, em jeito de canto curto.
54'Cartão amarelo para José Ángel.
52'Entra Quintero (FC Porto)
52'Sai Campaña (FC Porto)
52'CRISTIANO!! Era Tello outra vez! Grande remate de fora da área, ligeiro desvio de cabeça de João Real e voo de Cristiano a evitar o golo.
52'Vai entrar Quintero
49'TELLO! Boa jogada do FC Porto, com Ricardo a abrir em Jose Angel que cruza para o segundo poste onde Tello enche o pé, mas a bola sai ao lado. Poderia ter feito melhor.
48'Gonçalo Paciência, Indi e Quintero aquecem no FC Porto
46'Estão 14609 espectadores no Dragão. Números oficiais.
46'Recomeça o FC Porto - Académica
45'Vantagem natural do FC Porto, que marcou cedo e limitou-se a controlar. A Académica nunca indomodou.
45'Intervalo no FC Porto - Académica
45'INCRÍVEL JACKSON!! Contra-ataque do FC Porto após livre da Académica, Danilo abre no colombiano que se isola. Na cara de Cristiano, atira ao lado.
45'Cartão amarelo para Marcano.
44'MAL RICARDO! Entra na área e fica na cara de Cristiano mas sem ângulo. O centro sai demasiado largo.
42'Entra Ricardo Nascimento (Académica)
42'Sai R. Ofori (Académica)
41'Muitas dúvidas num lance na área da Académica! Jackson parece tocado, mas Tiago Martins considera simulação porque a queda, é certo, foi algo forçada. Mas há toque na perna do jogador...
40'Cartão amarelo para Jackson Martínez.
40'Prepara-se Ricardo Nascimento para entrar.
39'Sai mesmo na maca o lateral. Já não reentra.
39'Tiago Martins interrompe um contra-ataque do FC Porto para ordenar a entrada da maca. Ofori está muito queixoso.
36'A Académica dá um sinal! Ofori vai à linha e cruza a meia altura para o remate acrobático de Rui Pedro. Por cima.
32'Campaña parece ter, neste jogo, um raio de ação mais alargado do que Ruben Neves, que fica mais como trinco.
32'Danilo aproveita uma hesitação entre Ofori e João Real e dá a Ricardo que domina e remata por cima.
30'Mais um centro de Jose Angel, este direitinho para as mãos de Cristiano.
25'Angel trabalha na esquerda e centra tenso mas não aparece ninguém para deviar.
24'Ataque da Académica com Hugo Seco a encarar Marcano, mas nem canto consegue ganhar...
22'A Académica continua remetida à sua defensiva. O FC Porto troca a bola com toda a calma, até porque está a vencer.
18'FC Porto troca a bola como quer...
15'De novo Tello nas costas da defesa da Académica. O remate era difícil e sai ao lado.
14'Centro tenso de Tello, corte de Ofori para canto, mas estava assinalado fora de jogo a Jackson.
11'CRISTIANO! Grande abertura de Campaña para Tello que entra na área e remata cruzado. O guarda-redes desvia com a ponta dos dedos.
9'Lopetegui já trocou os extremos. Agora Ricardo na direita, a sua posição de origem, e Tello à esquerda.
8'Canto de Tello muito chegado à baliza. Cristiano tira em esforço.
7'Jose Angel dá em Campaña que tabela com Evandro e ganha canto.
5'Erro incrível de Aníbal Capela! Finta Ricardo em zona proibida e perde para Jackson que, depois, na cara de Cristiano não perdoa.
4'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Jackson Martínez.
4'A toada do encontro está definida: Académica em bloco baixo, FC Porto à procura de espaço para furar.
2'Ricardo começa como extremo esquerdo, estando Tello na direita.
1'Atraso de cabeça de Marcano para Helton. Estava apertado por Rui Pedro
1'Começa o FC Porto - Académica
0'O FC Porto começa por defender a baliza do lado dos Super Dragões. É assim que gosta de começar, de resto.
0'Tiago Martins é o árbitro do encontro. É o último internacional do futebol português, ainda em ano de estreia na Liga.
0'Equipamentos tradicionais: FC Porto de azul e branco, Académica de negro.
0'Entram as equipas no relvado.
0'Nas bancadas um grupo de estudantes, no que parece uma Praxe académica. Apesar de o jogo ser contra os «Estudantes» estão a apoiar o FC Porto, pelo que dá a entender
0'As bancadas parecem ainda menos compostas do que no desafio com o União da Madeira.
0'Terminou o aquecimento portista.
0'FC Porto e Académica sobem ao relvado para aquecer. Não há aplausos porque...o estádio praticamente não tem público.
0'Helton, guarda-redes do FC Porto, e Cristiano, guarda-redes da Académica,já aquecem.
0'O Estádio do Dragão está praticamente deserto a cerca de 40 minutos no início do jogo. Bilhetes a preços convidativos não chegam para convencer os adeptos para um jogo da Taça da Liga a meio da semana, em janeiro.
0'A equipa de Paulo Sérgio ainda pode chegar às meias-finais, mas para isso não pode perder esta noite.
0'Já a Académica muda sete jogadores em relação à equipa que perdeu em Alvalade no domingo.
0'Lopetegui faz nove mudanças em relação à derrota na Madeira. Ficam apenas Danilo e Jackson.
0'Suplentes da Académica: Fábio Santos, Obiora, Ricardo Nascimento, Mbala, Rafael Lopes, Hugo Ribeiro e Fernando Alexandre.
0'ACADÉMICA: Cristiano; Jimmy, João Real, Aníbal Capela e Ofori; Nuno Piloto, Pedro Nuno e Lucas Mineiro; Hugo Seco, Rui Pedro e Marinho.
0'JÁ HÁ ONZE DA ACADÉMICA!
0'Suplentes do FC Porto: Ricardo Nunes, Martins Indi, Herrera, Oliver, Quaresma, Quintero e Gonçalo Paciência
0'FC PORTO: Helton, Danilo, Reyes, Marcano e Jose Angel; Campaña, Ruben Neves e Evandro; Ricardo, Jackson e Tello
0'JÁ HÁ ONZE DO FC PORTO!
0'As perspetivas são, por isso, excelentes para a Julen Lopetegui e para uma equipa que quer esquecer o desaire na Madeira que poderia ter comprometido o campeonato.
0'Uma vitória vale, automaticamente, o apuramento aos dragões, mas até o empate pode chegar, dependendo dos outros resultados. Aliás, nem a derrota elimina logo o FC Porto.
0'Boa noite. O FC Porto pode assegurar esta noite a passagem às meias finais da Taça da Liga se vencer a Académica em jogo marcado para as 20h45.
Acompanhe aqui o AO MINUTO deste jogo dia 28 Jan 2015 às 20:45
Outros
Briosapress saúda Mbala Nzola pelo seu primeiro jogo e primeiro golo pela equipa principal da Briosa. Parabéns!
Sem comentários:
Enviar um comentário