A Académica empatou este domingo com o Arouca a uma bola numa partida que contou para a 23ª jornada da Liga NOS. Marinho inaugurou a contagem para a Briosa na primeira parte, David Simão empatou na etapa complementar, na cobrança de uma grande penalidade.
José Viterbo apenas fez uma alteração no onze estudantil relativamente ao desafio frente ao Estoril e porque foi forçado a isso. Fernando Alexandre, lesionado, saiu do onze e para o seu lugar entrou Obiora. A partida começou praticamente com o golo da Académica, com Marinho a inaugurar a contagem logo aos 8 minutos. O capitão aproveitou um ressalto de Nuno Piloto e, na cara de Goicoechea, fez o 1-0.
O Arouca foi então atrás do prejuízo mas as melhores oportunidades pertenceram à Briosa. Primeiro foi Rafael Lopes a desperdiçar, quando estava isolado e depois Marinho não conseguiu emendar uma assistência de Nuno Piloto. Ao intervalo, 1-0 para os "estudantes".
Na etapa complementar foi o Arouca quem assumiu as despesas do jogo. A equipa de Pedro Emanuel foi em busca da igualdade e conseguiu-a aos 70 minutos, quando David Simão cobrou com êxito uma grande penalidade. Com o jogo empatado, o central do Arouca, Miguel Oliveira, viu o segundo amarelo e recebeu ordem de expulsão por parte de Jorge Sousa.
A Briosa deu o tudo por tudo e esteve por duas ocasiões perto de marcar. Primeiro foi Esgaio a servir Diallo na perfeição mas o maliano não segurou bem a bola e deixou-a escapar para Goicoechea. Depois foi Marinho que quase desviou com êxito a bola para a baliza dos visitantes.
1-1 foi o resultado final num desafio muito intenso, sobretudo na parte final. A Briosa joga para a semana frente ao Moreirense. Força Rapazes!
nº espectadores: 3147
árbitro: Jorge Sousa
Crónica
Académica e Arouca empataram a uma bola, na tarde deste domingo, num encontro que, apesar de não ter sido muito bem jogado, foi intenso e teve emoção até bem perto do final.
No Cidade de Coimbra, encontravam-se duas equipas motivadas pelos triunfos na última ronda, daí que esse fosse o jogo ideal para capitalizar o que de bom havia acontecido nessas partidas. O início foi interessante, sendo que cedo a Académica se adiantou no marcador, por intermédio de Marinho, curiosamente no mesmo minuto no qual havia marcado no Estoril (8 min.). O extremo regressou ao onze academista com a chegada de José Viterbo ao banco e tem mostrado que aposta não é feita em vão.
Depois disso, a Briosa baixou um pouco a intensidade de jogo e permitiu que o Arouca se fosse aproximando da sua baliza, com destaque para as intervenções de Artur e Kayembe e para as boas manobras da dupla David Simão-Rui Sampaio no meio-campo. Porém, o domínio arouquense acabou por não resultar em oportunidades de golo demasiado evidentes. Essas, aliás, pertenceram somente à formação da casa, em duas situações: Rafael Lopes e Marinho, isolados perante Goicoechea, desperdiçaram a possibilidade de aumentar o pecúlio para os comandados de José Viterbo, mesmo em cima do intervalo.
No segundo tempo, o Arouca foi quase sempre melhor que a Académica e acabou por chegar naturalmente ao empate. Antes desse momento, o conjunto de Pedro Emanuel dispôs de algumas ocasiões, com destaque para duas tentativas de David Simão, ele que foi precisamente o responsável pela conversão da grande penalidade que valeu o empate, à entrada para os últimos 20 minutos de jogo.
Depois do empate, o Arouca continuou a carregar, sempre com os extremos Kayembe e Iuri Medeiros (entrado na segunda metade) em plano de evidência. Roberto dispôs de uma enorme ocasião para a justa vantagem, perante uma Briosa nervosa e atordoada e que nem com as alterações de Viterbo melhorou a qualidade de jogo.
Já nos últimos dez minutos, o central Miguel Oliveira foi expulso e acabou por deixar o Arouca a jogar com menos um, numa altura em que estava claramente por cima no jogo. A Académica aproveitou a motivação, ganhou ascendente, mas Marinho desperdiçou ocasião soberana para dar a vitória aos conimbricenses.
No final, o resultado mais justo seria a vitória arouquense, apesar de a Briosa também ter tido algumas boas ocasiões. As boas sensações do jogo no Estoril acabaram por não ser totalmente confirmadas, enquanto que do lado do Arouca fica a sensação de que poderiam ter sido alcançados os três pontos num jogo encarado como uma «final»…
Destaques
David Simão: O médio do Arouca esteve sempre bastante ativo, dinamizando o jogo arouquense e participando em permanência no processo de construção ofensiva. Além disso, apareceu em zona de finalização nalgumas situações, tendo também convertido a grande penalidade que valeu um ponto à formação de Pedro Emanuel. Prestação muito positiva junto de Rui Sampaio.
POSITIVO
Ricardo Esgaio: Está cada vez mais adaptado à Académica. Jogador de uma capacidade física notável, defende com grande afinco e procura sempre fechar o espaço, embora os seus adiantamentos no terreno o exponham em certas situações. Apoia muito bem o ataque e procura sempre lançar vários cruzamentos para a área, de forma a que os companheiros apareçam a corresponder. Aliás, foi de um cruzamento seu que acabou por se desenrolar a jogada do golo.
NEGATIVO
Miguel Oliveira: Tarde desastrada do central arouquense. Deixou vários espaços a defender, perdeu alguns duelos individuais e acabou por ser ver «obrigado» a cometer duas faltas para cartão amarelo, que levaram à expulsão. Esteve, de facto, muito intranquilo e o resto da defesa também notou essa circunstância nalguns momentos.
OUTROS DESTAQUES
Kayembe: O reforço de inverno proveniente do FC Porto B tem mostrado qualidades ao serviço do Arouca nesta estreia no primeiro escalão. Rápido, com técnica e capaz de mexer com o jogo em situações de um para um, esteve mais esclarecido na segunda metade, descobrindo vários espaços e forçando bem sobre os laterais academistas.
Marinho: Marcou pelo segundo jogo consecutivo e criou mais um par de ocasiões muito claras. Nem sempre apareceu no jogo, mas na verdade acabou por se revelar decisivo. Para o bem e para o mal.
Iuri Medeiros: O jovem emprestado pelo Sporting ao Arouca entrou muito bem em jogo e criou vários desequilíbrios. Procurou o remate, conjugou-se bem com os companheiros de ataque e do meio-campo e fez a cabeça em água aos defesas academistas em quatro ou cinco situações. Bom nível técnico.
Opiniões
José Viterbo: «Amanhã às 10h vou orientar o treino»
No final do empate entre a Académica e o Arouca (1-1), o treinador interino considerou o resultado «positivo»:
«Foi um jogo muito difícil como estávamos à espera. A Académica não ganha em casa há muitos meses e se calhar, por isso, a equipa sentiu que tinha de baixar um bocadinho as linhas naqueles 10/15 minutos após ter marcado o golo. Ainda assim, tivemos duas ocasiões perigosas, em ataque rápido, até ao intervalo. Na segunda parte, o Arouca teve mais posse, criou ocasiões na sequência de bolas paradas, mas nós também podíamos ter vencido naqueles últimos cinco minutos. Não há resultados justos, nem menos justos. Com este resultado, somámos mais um ponto, o que é positivo».
Sobre a continuidade no banco da Académica, no qual está desde a saída de Paulo Sérgio, José Viterbo foi parco em palavras: «Amanhã às 10 da manhã, vou estar na Academia a orientar o treino.»
Pedro Emanuel, treinador do Arouca revelou o desagrado pelo resultado, frente à Académica (1-1), e gabou os seus jogadores pela personalidade em campo:
«Conforme tinha dito na antevisão, estávamos preparados para vir disputar o jogo e o resultado. Depois deste jogo e desta exibição, saio desagradado com o resultado final. Começámos a controlar, respondemos bem ao golo sofrido e criámos ocasiões suficientes, tanto na primeira como na segunda parte, para marcar golos. Dou os parabéns aos meus jogadores pela conquista do ponto, embora merecêssemos os três. Os jogadores souberam ter a personalidade para assumir o jogo».
Ao minuto
90'FIM DO Académica, (1) - Arouca, (1)
90'Cartão amarelo para U. Diallo. Por protestos.
90'Falhanço incrível de Marinho!!! O jogador academista apareceu isolado, desviou a bola do alcance de Goicoechea mas esta passou muito perto do poste esquerdo.
90'Entra Fokobo (Arouca)
90'Sai D. Kayembe (Arouca)
90'Cabeceamento de Rui Pedro, após canto de Esgaio na direita. À figura de Goicoechea.
90'Académica carrega com tudo, em busca do segundo golo.
90'Vão jogar-se mais quatro minutos no Cidade de Coimbra.
88'Cruzamento de Esgaio e cabeceamento de Aderlan, sem perigo para Goicoechea.
85'Cartão amarelo para Rui Sampaio.
84'Entra Diego (Arouca)
84'Sai Artur (Arouca)
84'Aderlan bate para grande defesa de Goicoechea!
83'Livre muito perigoso para a Académica, junto à esquina da área, do lado esquerdo.
82'Segundo cartão amarelo para Miguel Oliveira. Falta sobre Marinho, quando este arrancava para a área
81'Remate de Iuri Medeiros, de pé esquerdo, à figura de Cristiano.
80'Entra Aderlan (Académica)
80'Sai Rafael Lopes (Académica)
79'Livre de Artur e Roberto a desviar impedindo que a bola fosse para a baliza. O atacante arouquense fez de defesa da Académica.
78'Mais Arouca nesta fase, domínio muito claro, perante uma Académica nervosa e atordoada.
78'Cartão amarelo para N. Obiora. Falta sobre Kayembe.
76'Roberto desperdiça grande ocasião após jogada de Kayembe na esquerda. A bola ainda bateu no guarda-redes Cristiano, há pontapé de canto.
75'3.147 espectadores no estádio esta tarde.
75'Pedidos de penalti dos jogadores do Arouca na área academista, uma vez mais não atendidos por Jorge Sousa.
74'A entrada de Vuletich no Arouca foi, entretanto, cancelada, devido ao golo.
73'Entra U. Diallo (Académica)
73'Sai Hugo Seco (Académica)
71'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO (penálti) de David Simao.
Médio arouquense converte a grande penalidade.
71'Por falta sobre Artur.
70'Vuletich e Diallo, atacantes que reforçaram ambas as equipas em janeiro, preparam-se para entrar.
69'Cartão amarelo para Iuri Medeiros. Por simulação na área da Académica.
65'Golpe de rins do guarda-redes da Briosa deixa-o no chão, queixoso. A equipa médica já entrou em campo para o assistir.
64'Artur e David Simão tentam remates na sequência de uma bola parada para o Arouca, mas a bola encontra sempre o corpo dos defesas academistas.
63'Cartão amarelo para Iago Santos. Por travar saída rápida de Iuri Medeiros.
62'Entra Rui Pedro (Académica)
62'Sai Marcos Paulo (Académica)
61'Mau alívio de Cristiano, bola fica nos pés de David Simão, que toca em Iuri Medeiros e este remata por cima.
60'Rui Pedro chamado ao banco. Parece que vai haver uma primeira alteração na Académica.
55'Entra Iuri Medeiros (Arouca)
55'Sai Pintassilgo (Arouca)
55'Cartão amarelo para Pintassilgo.
54'Canto de Artur, bola sobra para Kayembe que remate contra um adversário.
53'Livre de David Simão na esquerda, a bola percorre toda a área sem que ninguém lhe tocasse. Calafrios no público academista.
52'Cartão amarelo para João Real. Por falta sobre Roberto.
49'Livre cobrado por Artur passa não por cima.
48'Falta de Obiora em zona perigosa, livre ligeiramente descaído para a esquerda da zona frontal a favor do Arouca.
46'Recomeça o Académica - Arouca
Não houve qualquer alteração ao intervalo, dos dois lados.
45'Intervalo no Académica - Arouca
Briosa está em vantagem, numa primeira parte na qual entrou melhor e acabou por ter as melhores ocasiões já na parte final. O Arouca teve bola, carregou, mas faltou muita clarividência.
44'O público grita pela Académica. Nota-se o entusiasmo pelo resultado.
44'Remate de Pintassilgo, com a bola a sofrer ainda um desvio num defesa da Académica. Fácil para Cristiano.
40'Falhanço incrível de Marinho!!! Passe em profundidade de Rafael Lopes para Nuno Piloto que, na direita, assiste o autor do primeiro golo para um remate ao lado, na cara de Goicoechea.
39'Livre para a Académica na esquerda, bate Esgaio, Goicoechea larga mas agarra à segunda, sem demasiados problemas.
38'Cartão amarelo para Miguel Oliveira. Primeiro cartão amarelo da partida, por falta sobre Rafael Lopes.
33'Que grande perda de Rafael Lopes!!! Miguel Oliveira perde uma bola em zona proibida, o avançado da Académica isola-se, mas não consegue ultrapassar Goicoechea no um-para-um.
30'Rafael Lopes a tentar lançar Hugo Sêco em profundidade, mas o passe sai demasiado longo, para fora .
28'Arouca vai controlando o jogo, tenta chegar à frente perante uma Briosa que está demasiado agarrada ao resultado.
25'Atraso de risco de Oualembo perante a pressão de Pintassilgo, mas Cristiano saiu bem e afastou para fora da área.
24'Balliu rompe pela direita, ganha a Marinho e a um passivo Oualembo mas Iago impõe-se com um grande desarme em plena área academista.
23'O banco do Arouca continua a reclamar muito com Jorge Sousa. Desta vez, por uma entrada de Obiora sobre Kayembe, embora o árbitro tenha dado (e bem) lei da vantagem.
21'Remate muito perigoso de Artur, em zona frontal, à entrada da área. Bola passa perto do poste esquerdo da baliza de Cristiano.
20'Arouca vai ganhando vários pontapés de canto e colocando pressão sobre a defesa da Briosa.
18'Um dos delegados do Arouca foi expulso, por protestos, pelo árbitro Jorge Sousa.
14'Cabeceamento de Rui Sampaio após o canto, para defesa algo difícil de Cristiano.
14'Oualembo afasta para canto de cabeça, após cruzamento de Kayembe, no lado esquerdo. O Arouca procura responder ao golo sofrido.
13'Livre de Artur na direita, tentativa de Hugo Basto de cabeça, fácil para Cristiano.
8'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Marinho.
Marinho a fazer o 1-0. Cruzamento de Esgaio, Nuno Piloto tenta o remate, que sai embrulhado e Marinho aproveita para fazer o golo
6'Início entretido e dividido no Cidade de Coimbra, mesmo sem ocasiões de perigo.
1'Começa o Académica - Arouca
Saiu a Académica com a bola.
0'O árbitro é o portuense Jorge Sousa, assistido por Álvaro Mesquita e Bruno Trindade. O 4º árbitro é José Laranjeira.
0'Minuto de silêncio antes do apito inicial em homenagem ao antigo atleta da Académica, Álvaro de Brito Duarte.
0'Equipas entram em campo. Os jogadores da Académica estão a utilizar camisolas alusivas à comemoração dos 725 anos da Universidade de Coimbra.
0'Ainda está a entrar público no estádio de Coimbra, mas para já... um cenário desolador nas bancadas.
0'As equipas já acabaram o aquecimento.
0'Tarde cinzenta em Coimbra, ameaça de chuva.
0'Suplentes Arouca: Rui Sacramento, Tomás Dabó, Diego Galo, Fokobo, Iuri Medeiros, André Claro e Vuletich.
0'Suplentes Académica: Lee, Aderlan, Ricardo Nascimento, Makonda, Pedro Nuno, Rui Pedro e Diallo.
0'Onze do Arouca: Goicoechea; Balliu, Miguel Oliveira, Hugo Basto, Nelsinho; David Simão, Rui Sampaio, Pintassilgo; Kayembe, Roberto, Artur.
0'Onze da Académica: Cristiano; Oualembo, João Real, Iago, Ricardo Esgaio; Obiora, Nuno Piloto, Marcos Paulo; Hugo Seco, Rafael Lopes, Marinho.
0'Já há onzes!
0'As ausências desta partida sãodo lado da Académica: Aníbal Capela, Fernando Alexandre, Ivanildo, Edgar Salli, Magique, Ofori e Fábio Santos (lesionados); do lado do Arouca: Nuno Coelho (castigado), Bruno Amaro e Nildo (lesionados).
0'A opinião de Pedro Emanuel: «O jogo Académica-Arouca é importante. Basta olhar para a tabela. As equipas equivalem-se e quem estiver mais concentrado ao longo do tempo do desafio poderá conquistar os três pontos. Preparamo-nos para isso, para um jogo difícil, com um adversário moralizado que vai regressar a casa. Mas, nós vencemos, estamos moralizados, confiantes, sabemos do valor do adversário, mas, acima de tudo, sabemos do nosso valor».
0'José Viterbo na antevisão: «Do ponto de vista da confiança, os jogadores vão entrar certamente muito mais focados, mais fortes, mais determinados, a puxar pelo público, e vão fazer um bom jogo e uma grande exibição».
0'Em três partidas para a I Liga, o Arouca ainda não conseguiu bater uma única vez a formação academista. Na temporada passada, estas duas equipas empataram em Coimbra (0-0), tendo os «estudantes» vencido na segunda volta junto à serra da Freita (0-3). Já na presente época, a Briosa conquistou o primeiro triunfo no campeonato precisamente frente à equipa de Pedro Emanuel (0-1), a 28 de setembro do último ano.
0'Boa tarde! Acompanhe connosco o Académica-Arouca desta jornada 23 da I Liga.
Acompanhe aqui o AO MINUTO deste jogo dia 1 Mar 2015 às 16:00
Sem comentários:
Enviar um comentário