21 de março de 2015

2014/15 - 26J - Sp Braga 0 Académica 0


A Académica empatou esta sexta-feira com o SC Braga a zero bolas numa partida que contou para a 26ª jornada da Liga NOS. A equipa comandada por José Viterbo está há oito jogos seguidos sem perder no campeonato e hoje somou mais um ponto na luta pela manutenção.

O treinador da Briosa apenas fez uma alteração relativamente ao último jogo (saiu Makonda, lesionado, entrou Hugo Seco) mas a verdade é que pertenceram aos arsenalistas as melhores oportunidades durante todo o desafio. A Académica, por seu lado, mostrou muita solidez defensiva e não permitiu grandes veleidades ao ataque bracarense que, à medida que o tempo passava, sentia bastantes dificuldades em chegar com perigo à baliza de Cristiano.

José Viterbo foi, durante o jogo, forçado a fazer duas substituições (saíram Rafael Lopes e Hugo Seco, lesionados, entraram Cissé e Fernando Alexandre) e a estratégia montada pelo técnico da Briosa teve, também, de se adaptar a essas contrariedades. A melhor oportunidade da Académica pertenceu a Rui Pedro, já na etapa complementar, mas o 20 dos "estudantes" não conseguiu dominar a bola quando estava em frente a Kritciuk.

O apito final surgiu com o SC Braga a procurar encontrar uma brecha na defesa estudantil mas tal nunca se verificou. O ponto conquistado em Braga premeia a competência e organização defensiva da Académica num jogo muito intenso e emotivo. 

Na próxima jornada, a Briosa recebe o Rio Ave. Força Rapazes! 

nº espectadores:
Árbitro: Bruno Paixão 

Crónica

O efeito José Viterbo mantém-se e a Académica saiu da Pedreira com um ponto no jogo inaugural da 26ª jornada da Liga. Deu mais Braga, os arsenalistas sondaram o golo por várias ocasiões, mas prevaleceu a organização da Académica e um Cristiano intransponível na baliza. 
  
A Académica ainda não perdeu com Viterbo no comando técnico, soma agora três triunfos e dois empates. O ponto conquistado no Municipal de Braga tem sabor a triunfo: os estudantes não somaram um único lance de perigo eminente, nem tão pouco ousaram conquistar um pontapé de canto. A Briosa sai da cidade dos arcebispos com o ambicionado ponto na bagagem, e deixa o Sp. Braga na pior fase da época. 
  
Sérgio Conceição referiu na conferência de imprensa de antevisão ao jogo que as derrotas diante do FC Porto e do Benfica não condicionaram a equipa, mas a verdade é que os Guerreiros entraram em campo com o orgulho ferido e precisaram apenas de 37 segundos (!!!) para fazer abanar o ferro da baliza de Cristiano. 

Confira a ficha de jogo e as notas dos jogadores 
  
O cruzamento de Djavan saiu muito chegado à baliza e beijou o poste da Briosa naquele que foi um sinal da toada que se registou nos instantes iniciais do encontro. Cristiano ia sendo a figura de uma Académica amorfa e sem capacidade de reação à entrada forte da equipa da casa. 
  
Um domínio do Sp. Braga que foi esmorecendo com o evoluir do cronómetro. Mesmo assim, sem a intensidade dos primeiros minutos, continuava a haver mais Braga. Também por força da inoperância de uma Académica sem capacidade de armar jogo, que fez da organização e da ocupação dos espaços os seus principais traços identitários no municipal bracarense. 
  
Apenas aos 36 minutos a Académica ousou rematar à baliza do russo Kritciuk; Nuno Piloto foi o autor de tal proeza. 

Só Rui Pedro também teve astúcia suficiente para rematar à baliza no primeiro tempo por parte dos estudantes. Pouca Briosa para um Sp. Braga que chegou ao período de descanso com um punhado de oportunidades flagrantes de abrir o ativo, entre algumas quedas na área a pedir penálti: Bruno Paixão mandou seguir em todas elas. 
  
O período de descanso pouco, ou nada, alterou. Os minhotos continuaram a dominar e a aparecer com mais frequência junto da baliza adversária. Faltava o golo, com a agravante de o relógio correr agora de feição às pretensões da Académica. 
  
Depois de ter perdido Rafael Lopes na primeira parte devido a lesão, José Viterbo viu também Hugo Seco ter de abandonar o relvado devido a problemas físicos. Com mais de meia hora para jogar, o técnico da Académica fez regressar Fernando Alexandre à competição, dando sinais de que o segurar do empate interessava aos estudantes. 

Confira os destaques do jogo: Cristiano, obviamente 
  
Conceição respondeu com as entradas de Salvador Agra, Éder e Pedro Santos, tentando o assalto final à baliza do inspirado Cristiano. Sem sentido prático. As três armas lançadas pelo técnico arsenalista trouxeram vontade do banco de suplentes, mas pouco mais do que isso. 

Os arsenalistas ainda reclamaram novo penálti, já nos descontos, num lance em que Iago se embrulhou com Zé Luís no interior da área. O braço do defesa da Académica está em contacto com o cabo-verdiano, mas uma vez mais Bruno Paixão nada assinalou. 
  
O encontro teve praticamente sentido único, o Sp. Braga assumiu a supremacia e a Académica assumiu a luta pelo empate, tendo o jogo sorrido aos estudantes. Um ponto para cada lado, claramente com muito mais sabor para os de Coimbra do que para os bracarenses. 
  
A equipa do Sp. Braga soma o terceiro jogo consecutivo sem vencer na presente edição da Liga, o que ainda não tinha acontecido até agora. Um cenário que se agudiza pelo facto de os arsenalistas terem ficado em branco nesses mesmos três jogos.


Destaques 

Figura: Cristiano 
Exibição sem mácula e com um leque de intervenções de grau de dificuldade elevado a segurar a Académica na pedreira. Logo aos cinco minutos do segundo tempo tirou o pão da boca a Zé Luís, com um mergulho destemido que evitou que o ponta de lança cabo-verdiano confirmasse em golo o cruzamento de Djavan. Quando estava decorrida uma hora de jogo defendeu quase que milagrosamente um remate de Micael à boca da baliza. Apenas dois dos lances em que o guardião esteve em evidência. Curiosamente, emprestado pelo Sp. Braga, o guarda-redes segurou a Briosa na pedreira. 
  
Momento: ao ferro da baliza de Cristiano (37 segundos) 
Entrada a todo o gás dos Guerreiros. Djavan subiu bem pela esquerda e cruzou para o segundo poste, muito chegado à baliza. A bola embateu no poste da baliza à guarda de Cristiano. Um presságio daquilo que ia ser a noite para o conjunto de Sérgio Conceição. A intenção arsenalista bateu no poste, e não houve meio de desempatar. 
  
Negativo: lesões na Académica 
Contrariedade para José Viterbo logo aos 27 minutos. Depois de ter recebido assistência várias vezes e de ter-se interrompido o encontro igual número de ocasiões, o avançado foi substituído devido a problemas físicos, dando o seu lugar a Cissé. Já no segundo tempo foi a vez de Hugo Seco abandonar o relvado, também ele lesionado, obrigando o técnico a fazer nova alteração forçada. 
  
OUTROS DESTAQUES: 

Rafa 
Os elogios do técnico fizeram-lhe bem. O jovem extremo entrou com vontade de mostrar serviço, foi incisivo quando teve o esférico em seu poder foi uma seta apontada à baliza de Cristiano. Fez um passe delicioso apara Rúben Micael, de calcanhar, num lance em que o árbitro assistente assinalou fora de jogo. 
  
Obiora 
Imperial no meio campo da Briosa a impor a sua presença física. O médio nigeriano de 23 anos demonstrou muita maturidade à frente da defesa montada por José Viterbo. Foi o pilar do setor intermediário da Académica. 
   
Djavan 
Regressou ao onze inicial arsenalista um mês depois. Entrou, à semelhança da equipa, com a corda toda. Sem grande trabalho a defender, evidenciou-se na manobra ofensiva, criando por sua conta e risco alguns lances de perigo para a equipa bracarense. Aproveitou da melhor forma a ausência de Tiago Gomes, que foi expulso no Estádio da Luz na última jornada.



Opiniões 

Sérgio Conceição dirigiu críticas à arbitragem de Bruno Paixão, em declarações à «Sport TV, depois do empate que o Sp. Braga concedeu em casa diante da Académica (0-0), em jogo da 26ª jornada da Liga: 

«Entrámos muito bem no jogo. Há aqueles que dizem que, quando não conseguimos resultados positivos, é porque não conseguimos jogar em ataque continuado, isso é mentira. Foi pena, o que posso dizer? Houve pouco tempo de compensação. Três minutos quando a maca entrou em campo e houve cinco substituições na segunda parte? Não se entende quando não se assinala uma grande penalidade no final do jogo. Foi um jogo intenso, de grande qualidade, mas só que hoje a bola não quis entrar. Não quis entrar também devido a uma arbitragem mal conseguida». 

«Temos confiança máxima nos jogadores e no trabalho produzido. Garanto a todos os bracarenses que vamos estar na final da Taça de Portugal e que vamos acabar nos quatro primeiros lugares do campeonato. Não é por estes três jogos menos conseguidos [FC Porto, Benfica e Académica] que os jogadores deixam de ter a qualidade que têm. Hoje tivemos não sei quantos ataques, não sei quantos remates remates ...fizemos tudo bem». 

Declarações de José Viterbo, treinador da Académica, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, depois do empate sem golos conseguido diante do Sp. Braga: 
  
«Foi um jogo muito difícil, sabíamos que íamos defrontar um adversário muito forte, uma equipa extremamente forte nos corredores. Tentamos bloquear esses corredores, bloqueando a saída dos laterais e condicionando o jogo exterior do Sp. Braga. Fomos pouco agressivos nas segundas bolas, e não conseguimos sair em ataque rápido. Retificámos ao intervalo. 
  
Defensivamente estivemos brilhantes. Não conseguimos sair em ataque organizado por mérito do Braga. A partir do momento em que metemos o terceiro central acabaram os lances de perigo na nossa baliza. 
  
O Braga teve mais posse, teve mais próxima de ganhar o jogo, mas estes jogadores têm sido fantásticos na maneira como têm encarado os jogos. A Académica foi organizada, soube sofrer e este empate deve-se à nossa organização defensiva. Ponto a ponto vamos caminhando para o nosso objetivo.»



Ao minuto 

90'A Académica arranca um ponto muito importante em Braga, conseguindo um nulo com muito esforço!!
90'FIM DO Sp. Braga, (0) - Académica, (0)
90'Cartão amarelo para Zé Luís.
90'Zé Luís cai na área, em disputa de bola com Iago Santos, Bruno Paixão manda seguir e parece que bem.
90'Vão jogar-se mais três minutos.
90'Remate de Fernando Alexandre de muito longe, que sai por cima da barra!!
89'Cartão amarelo para Mauro.
89'CRISTIANO!! Excelente jogada de Rafa, que passa por vários adversários dentro da área e remata para defesa de Cristiano!!
86'O público do Sp. Braga começa a mostrar alguma impaciência.
79'Entra Pedro Santos (Sp. Braga)
79'Sai Pardo (Sp. Braga)
79'Entra Iago Santos (Académica)
79'Sai Rui Pedro (Académica)
78'Marcos Paulo remata de livre, mas contra a barra!!
76'Entra Éder (Sp. Braga)
76'Sai Luiz Carlos (Sp. Braga)
74'Vai entrar Éder no Sp. Braga!
68'O Sp. Braga pressiona à procura do golo!
63'Entra Salvador Agra (Sp. Braga)
62'Sai Rúben Micael (Sp. Braga)
62'CRISTIANO!! OUTRA VEZ!! Cruzamento da esquerda e Ruben Micael a finalizar à boca da baliza, para nova defesa milagrosa de Cristiano!!
55'Entra Fernando Alexandre (Académica)
54'Sai Hugo Seco (Académica)
53'Cartão amarelo para Nuno Piloto.
50'CRISTIANO!! FANTÁSTICO!! Djavan volta a fugir nas costas de Esgaio e cruza para a zona de finalização, onde Zé Luís já entrava de carrinho para empurrar para golo, mas Cristiano tirou a bola com um mergulho!!
49'O Sp. Braga volta a entrar ao ataque.
46'Recomeça o Sp. Braga - Académica
45'A primeira parte não trouxe golos, apesar de muitas e excelentes ocasiões para isso. O Sp. Braga teve maior volume ofensivo e os remates perigosos.
45'Intervalo no Sp. Braga - Académica
45'Vão jogar-se mais três minutos de tempo de compensação.
43'Outra vez a Académica!! Oualembo serve Rui Pedro na zona frontal, que remata para defesa aplicada de Kritsyuk!!
36'Cartão amarelo para Pardo. Por pedir amarelo para o adversário.
36'Cartão amarelo para Hugo Seco. Cartão amarelo por agarrar Pardo.
36'Reage a Académica!! Remate de Nuno Piloto que Kritsyuk defende com uma boa estirada!!
31'Baiano cai na área em disputa com Obiora e Bruno Paixão manda seguir: bem o árbitro, mais uma vez. Há apenas simulação!!
28'Remate de Luiz Carlos de pé esquerdo, relativamente fácil para Cristiano!!
26'Rafael Lopes saiu com a mão imobilizada e com uma cara de dor que dá pena: deve ser grave.
26'Entra Salim Cissé (Académica)
26'Sai Rafael Lopes (Académica)
24'Rafael Lopes volta a cair. O avançado parece que vai ter que sair.
23'Pardo cai na área e fica a pedir penálti, mas Oualembo só joga a bola: limpinho o corte!!
23'CRISTIANO!! GRANDE DEFESA!! Djavan volta a fugir pela esquerda e atira para golo, mas o guarda-redes da Académica desvia com a ponta dos dedos!!
19'MAIS SP. BRAGA!! Cruzamento de Baiano da direita, Luiz Carlos antecipa-se a Ricardo Esgaio e atira de cabeça a centímetros do poste!!
17'O jogo volta a estar parado, desta vez para assistência a Rafael Lopes.
14'O Sp. Braga domina completamente o jogo e ameaça marcar!!
12'OUTRA VEZ O SP. BRAGA!!! Jogada pela esquerda, com cruzamento para Rafa cabecear ao lado!!!
11'RUBEN MICAEL FALHA NA CARA DO GOLO!! Rafa foge pela esquerda, assiste Ruben Micael à entrada da pequena área e este desvia a centímetros do poste!!
7'Cartão amarelo para Luiz Carlos.
5'OUTRA VEZ O SP. BRAGA!! Cruzamento da esquerda e Zé Luís a cabecear a centímetros do poste!!
1'AO FERRO!! TRINTA SEGUNDOS E BOLA NO FERRO!! Djavan entrou pela esquerda na área e cruzou para o segundo poste, a bola saiu muito chegada à baliza e bateu no poste!!
1'Começa o Sp. Braga - Académica
0'As equipas sobem ao relvado. Sp. Braga e Académica vão jogar com os seus equipamentos tradicionais.
0'É agora a vez do Sp. Braga descer aos balneários.
0'A Académica já terminou os exercícios de aquecimento.
0'Suplentes da Académica: Lee, Cissé, Iago, Diallo, Aderlan, Fernando Alexandre e Lucas Mineiro.
0'ACADÉMICA: Cristiano; Oualembo, João Real, Ricardo Nascimento e Ricardo Esgaio; Obiora e Nuno Piloto; Hugo Seco, Rui Pedro e Marcos Paulo; Rafael Lopes.
0'Suplentes do Sp. Braga: Victor Golas, Sasso, Salvador Agra, Éder, Pedro Santos, Pedro Tiba e Alan.
0'Os intervenientes já estão todos no relvado a aquecer, incluindo o trio de arbitragem liderado por Bruno Paixão.
0'Destaque para a ausência de Pedro Tiba, para além da já esperada ausência de Danilo. Sérgio Conceição reformula o meio campo à frente da defesa.
0'SP. BRAGA: Kritciuk; Baiano, Santos, André Pinto e Djavan; Luiz Carlos e Mauro; Pardo, Ruben Micael e Rafa; Zé Luís.
0'JÁ HÁ ONZE DO SP. BRAGA.
0'O cinzento da pedreira vai-se salpicando com os primeiros adeptos.
0'Já a Académica não tem esta noite Marinho, Edgar Salli, Ivanildo, Aníbal Capela, Makonda e Fábio Santos (todos lesionados).
0'O Sp. Braga não conta para este jogo com, recorde-se, Tiago Gomes e Danilo (castigados) e Matheus (lesionado).
0'Os guarda-redes de ambas as equipas já fazem aquecimento no relvado do Municipal de Braga.
0'Desde que José Viterbo chegou, a Académica somou 11 pontos em cinco jogos e afastou-se da linha de água.
0'Já a Académica não perde desde 28 de janeiro: soma sete jogos sempre a pontuar, três deles acabaram em vitórias.
0'O Sp. Braga, que vinha de uma sequência de cinco vitórias seguidas, somou duas derrotas nas duas últimas jornadas: em casa com o FC Porto e na Luz.
0'Boa tarde. O Sp. Braga recebe a Académica, a partir das 20.30 horas, em jogo que abre a 26ª jornada. Fique ligado e siga tudo Minuto a Minuto.
Acompanhe aqui o AO MINUTO deste jogo dia 20 Mar 2015 às 20:30



Outros 


Um pequeno grupo de adeptos do Sp. Braga tentou entrar no túnel de acesso aos balneários logo após o apito final de Bruno Paixão, que confirmou o empate sem golos entre os arsenalistas e a Académica. José Viterbo disse na conferência de imprensa que Eduardo Simões, presidente da Académica, «passou por momentos difíceis no túnel». 
  
Os adeptos ainda passaram uma primeira barreira de vidro, não conseguindo, no entanto, passar uma segunda. De qualquer modo, a PSP foi chamada a intervir e foi visível um grupo de agentes a correr em passo acelerado em direção ao túnel. Elementos de ambas as equipas terão também trocado argumentos de forma acesa. 

De resto, a tentativa dos adeptos chegar junto do intervenientes do jogo foi perfeitamente audível nas entrevistas rápidas que se realizaram depois do encontro. Na conferência de imprensa, José Viterbo confirmou a ocorrência de incidentes, ainda que não se alongando sobre o assunto. 
  
«Dedico este empate ao nosso presidente. Passou por momentos difíceis no túnel, coisas desagradáveis que não vou comentar», referiu. Questionado pelos jornalistas, o técnico disse que não ia revelar mais pormenores e que não queria «entrar em detalhes».

in maisfutebol



A falta de Iago sobre Zé Luís, na reta final do duelo, incendiou os ânimos nas bancadas do Estádio Municipal. Mal Bruno Paixão apitou para o fim do encontro, os assobios foram audíveis e só a pronta intervenção de Sérgio Conceição e dos restantes elementos do banco evitou que os jogadores se insurgissem contra o árbitro. Contudo, o pior ainda estava para vir. Na hora de os árbitros entrarem no túnel, várias cadeiras e outros objetos voaram na sua direção. Já dentro do túnel, Bruno Paixão e a sua equipa assistiram a tentativa de alguns adeptos entrarem nessa zona, evitada a custo pela PSP, numa ação de força das autoridades que mereceu fortes críticas de João Gomes, diretor-geral dos bracarenses.

Também o presidente da Académica, José Eduardo Simões, passou por momentos complicados no túnel de acesso aos balneários. Na conferência de imprensa, José Viterbo ainda dedicou o ponto ao líder do clube, por este ter vivido "momentos muito difíceis" no final, sem querer entrar em detalhes. Apesar de ninguém o confirmar, tudo indica que o desentendimento terá sido entre Simões e Sérgio Conceição, ex-treinador dos estudantes.

in record 

Sem comentários:

Enviar um comentário