nº espectadores: 3 928
árbitro: Hugo Miguel
Crónica
Académica e Rio Ave empataram a zero na tarde desta sexta-feira, no Estádio Cidade de Coimbra. Numa tarde primaveril muito convidativa, as duas equipas estiveram longe de proporcionar um espetáculo de futebol brilhante. Ficou a ideia até que, em alguns momentos, os vilacondenses estavam a pensar mais na primeira mão da meia-final da Taça (terça-feira, frente ao Sp. Braga) do que na partida de Coimbra…
O encontro começou de forma intensa, com o Rio Ave a assumir o controlo e a criar a primeira ocasião, na sequência de um livre do lado esquerdo, ao qual Tarantini correspondeu com um cabeceamento para defesa de Cristiano. Daí para a frente, a formação orientada por Pedro Martins foi perdendo intensidade ofensiva e deixou que a Académica tomasse as rédeas do jogo.
Com um meio-campo assente na visão de jogo e capacidade ao nível do passe longo da dupla Fernando Alexandre-Obiora, os estudantes foram crescendo. Na segunda linha do meio-campo, Rui Pedro e Hugo Sêco iam infernizando a vida aos homens do setor mais recuado dos rioavistas. Não fosse a falta de eficácia de Rafael Lopes e a Briosa poderia ter chegado ao golo em pelo menos duas ocasiões (muito claras, diga-se).
Não marcou a Briosa, ia marcando o Rio Ave, num lance isolado do que foi a grande parte do primeiro tempo em Coimbra: Del Valle descobriu um baldio para correr no meio-campo defensivo da Briosa e atirou de fora da área para uma grande defesa de Cristiano. Foi a última oportunidade de golo em 45 minutos que tiveram mais lances de perigo do que propriamente bom futebol, de parte a parte.
Para o segundo tempo, Pedro Martins decidiu lançar Boateng para o lugar do desinspirado Zeegelaar, de forma a ganhar mais velocidade na frente do ataque. Curiosamente, foram os vilacondenses a criar a primeira grande ocasião, embora os protagonistas já viessem da primeira parte: Diego Lopes isolou Del Valle e este atirou para uma «mancha» de Cristiano. Estavam lançados os dados para uma segunda parte mais espetacular? Nem por isso…
A partida entrou numa toada morna, com esporádicos momentos de agitação como o ressalto que quase dava golo de Rui Pedro (58m) ou os disparos de meia-distância de Oualembo e Fernando Alexandre, de um lado e de Diego Lopes e Tiago Pinto do outro.
Até ao final, assistimos a um jogo bastante discutido, mas sem grande agitação perto das áreas. O resultado aceita-se perfeitamente, após uma partida equilibrada e na qual o medo de perder um pontinho que fosse na fase final acabou por ser determinante.
Destaques
FIGURA: Obiora
Um autêntico poço de forças no meio-campo. Muito seguro a defender, soube sempre utilizar o seu imponente físico para roubar bolas aos seus adversários. Além do mais, foi importante no início do processo de construção, sobretudo através do passe longo. Apesar do bom nível, houve momentos nos quais custou um pouco mais segurar Diego Lopes…
MOMENTO: O segundo falhanço de Rafael Lopes
Ao minuto 34, ocorreu um dos lances de maior agitação junto de uma das balizas, com Rafael Lopes a falhar redondamente uma excelente ocasião, proporcionada por um cruzamento de Ricardo Esgaio da direita. O problema para a Briosa é que este não foi o primeiro falhanço, visto que já aos 13 minutos o avançado academista havia desperdiçado uma oportunidade semelhante.
POSITIVO
Oualembo: O lateral congolês está cada vez mais adaptado ao lado esquerdo, ele que até foi contratado para jogar na direita. Assertivo nas marcações e cumpridor em termos posicionais, destacou-se por vários roubos de bola e pela solidez que mostrou em duelos mais físicos. Após um roubo de bola, subiu até ao meio-campo contrário e tentou o remate de meia-distância, sendo que este não passou muito longe (58m).
OUTROS DESTAQUES
Cristiano: Decisivo em duas ocasiões, impedindo que Del Valle marcasse. Enquanto na primeira, fez uma estirada espetacular, na segunda saiu da baliza em grande estilo e fez uma «mancha» impecável. Seguro e importante a garantir o ponto.
João Real: Verdadeiramente decisivo em duas ocasiões, impedindo com desarmes fantásticos que os avançados do Rio Ave se isolassem. De resto, esteve bastante sereno, em geral, e formou uma dupla sólida e eficaz com Ricardo Nascimento.
Diego Lopes: Um dos principais agitadores de jogo do Rio Ave. Começou o jogo em grande, perdeu um pouco de fôlego mas foi sempre o responsável pela melhor produção futebolística da equipa de Pedro Martins. Logo a abrir o segundo tempo, isolou Del Valle, mas este desperdiçou a ocasião para marcar.
Del Valle: O avançado venezuelano foi um dos responsáveis pelos melhores lances de ataque do Rio Ave. No primeiro tempo, atirou para uma grande defesa de Cristiano, num remate de meia-distância. Logo a abrir a segunda metade, o sul-americano foi isolado por Diego Lopes e atirou, novamente contra Cristiano. Apesar de não ter sido feliz na hora da finalização, emprestou dinamismo e velocidade à equipa na sua fase ofensiva.
Opiniões
José Viterbo, treinador da Académica, no final da partida frente ao Rio Ave (0-0).
«Fizemos uma primeira parte fantástica, de grande qualidade e de grande personalidade. Jogámos contra uma equipa poderosa, com jogadores fortíssimos na transição e no um-para-um. Na segunda parte, o calor fez-se sentir mais e o jogo perdeu qualidade. Ainda assim, o empate com golos seria o resultado mais justo.»
[Sobre o amarelo «forçado» por Nuno Piloto na parte final do jogo, que o impede de defrontar o Benfica]: «Foi estratégico dado que temos de gerir os vários momentos da época e temos vários jogadores em risco na mesma posição. Como devem imaginar, se os jogadores virem o cartão todos ao mesmo tempo, a equipa fica sem meio-campo».
[Sobre o jogo frente ao Benfica e as últimas partidas]: «Queremos ir à Luz mostrar que podemos ombrear com o Benfica a espaços. Nos últimos nove jogos, a equipa tem mostrado grande personalidade, carácter e qualidade de jogo. Além do mais, quando a equipa não sofre golos temos de estar satisfeitos».
[Sobre a ausência de golos dos avançados da Académica]: «A Académica acusa a ausência de golos dos avançados, tal como qualquer equipa. Tal como nos não ganhávamos há um ano no Cidade de Coimbra, também o Rafael e os outros avançados irão marcar mais tarde ou mais cedo. Estamos muito satisfeitos com o rendimento dos avançados».
Pedro Martins, treinador do Rio Ave, no final do empate a zero em Coimbra, frente à Académica.
«Entrámos bem no jogo, nos primeiros 10/15 minutos. No entanto, a Académica melhorou e conseguiu criar duas ou três oportunidades muito boas para marcar, sabendo explorar as transições com qualidade. Na segunda parte, a grande ocasião de golo foi nossa. O empate com golos seria melhor, até para a qualidade do espetáculo. Não dando para ganhar, não se perde. É um ponto».
[Sobre as ausências e os substitutos neste encontro]: «A equipa comparativamente ao jogo com o Benfica perdeu os dois centrais e o lateral-direito e isto não ajudou a estabilizar a defesa. Na segunda parte, os centrais melhoraram. O Lionn (jogador que sofreu uma lesão na face posterior da coxa direita no último treino antes do jogo frente à Académica) tem uma lesão preocupante e estaria a mentir se não o dissesse».
Ao minuto
90' Resultado aceitável perante o que aconteceu ao longo da partida. Não se vislumbrou bom futebol de parte a parte embora até tenham havido ocasiões.
90'FIM DO Académica, (0) - Rio Ave, (0)
90'Remate de Diego Lopes por cima da baliza de Cristiano.
90'Vão jogar-se mais quatro minutos.
90'Entra Iago Santos (Académica)
90'Sai Rui Pedro (Académica)
87'Entra Luís Gustavo (Rio Ave)
87'Entra Luís Gustavo (Rio Ave)
86'Sai Ukra (Rio Ave)
85'Choque entre Obiora e Tiago Pinto, com ambos os jogadores a ficarem no chão e a necessitarem de assistência médica.
82'Remate de meia-distância de Tiago Pinto por cima.
81'Entra R. Ofori (Académica)
81'Sai Fernando Alexandre (Académica)
81'Cartão amarelo para Rui Pedro. Simulou uma grande penalidade.
79'Jogo morno, com o Rio Ave a ter um pouco mais de bola e a Briosa a tentar sair mais no contra-ataque agora.
77'Cruzamento de Magique e Obiora a não chegar à bola por centímetros, ao segundo poste.
76'Falta de Boateng na área da Académica quando tentava ganhar um lance a Oualembo.
71'Remate de Nuno Piloto, passa ao lado do poste direito da baliza do Rio Ave.
70'Entra G. Magique (Académica)
70'Sai Hugo Seco (Académica)
69'Disparo de Wakaso ao lado da baliza de Cristiano.
66'Wakaso passa para lateral-direito com esta alteração.
66'Entra Pedro Moreira (Rio Ave)
66'Sai S. Abalo (Rio Ave)
65'Grande combinação na direita entre Fernando Alexandre e Hugo Sêco, com este último a cruzar para as mãos de Ederson.
62'Disparo de Fernando Alexandre por cima, de fora da área, após boa combinação entre Rui Pedro e Rafael Lopes.
61'Cartão amarelo para P. Gouano.
61'O jogo fica de novo um pouco mais agitado perto das áreas no Cidade de Coimbra.
60'Cruzamento de Diego Lopes para um cabeceamento ao lado de Boateng.
59'Oualembo recupera em zona defensiva, sobe até ao meio-campo do Rio Ave e tenta a meia-distância. Não passou longe...
58'Lance de sorte quase dava golo para a Briosa! Cruzamento de Oualembo na esquerda, a dupla de centrais do Rio Ave atrapalhou-se e a bola embateu em Rui Pedro, passando ao lado da baliza de Ederson.
57'Cruzamento de Esgaio, Pape Sow ainda deixou passar a bola, mas Ederson agarrou sem qualquer tipo de problemas.
56'Agora é Boateng a queixar-se, aparentemente ficou a sangrar depois de um toque de um adversário.
52'Abalo caiu no chão queixoso, mas já recuperou entretanto.
48'Grande oportunidade para o Rio Ave! Diego Lopes isola Del Valle pela esquerda e este atira para uma grande «mancha» de Cristiano.
46'Entra E. Boateng (Rio Ave)
46'Sai M. Zeegelaar (Rio Ave)
46'Recomeça o Académica - Rio Ave
45'Intervalo no Académica - Rio Ave
Intervalo no Cidade de Coimbra. Mantém-se o nulo numa partida na qual o Rio Ave entrou melhor, tendo a Briosa respondido a partir do minuto 15. As melhores ocasiões foram para os de Coimbra.
45'Vai jogar-se mais um minuto.
45'Remate de meia-distância de Del Valle e grande defesa de Cristiano!
41'Excelente lance individual de Hugo Sêco, deixando para Rui Pedro na área mas o cruzamento deste junto à linha saiu demasiado largo.
36'Bola de Fernando Alexandre a tentar isolar Rui Pedro, mas Ederson saiu bem e resolveu sem problemas.
34'Segundo falhanço monumental de Rafael Lopes! Cruzamento da direita de Esgaio e o ponta-de-lança da Briosa falha sozinho na cara de Ederson, atirando por cima.
33'Del Valle lança-se sozinho numa corrida desenfreada, mas João Real resolveu o problema na área.
32'O jogo começou com intensidade de parte a parte mas tem ficado morno com o tempo.
28'Cruzamento de Esgaio para as mãos de Ederson.
19'Ricardo Nascimento bate o livre por cima da baliza.
18'Cartão amarelo para Tiago Pinto. Falta de Tiago Pinto quando Hugo Sêco se preparava para isolar. O árbitro refere que Prince ainda poderia chegar ao lance, daí ter dado só amarelo ao lateral-esquerdo.
15'Rui Pedro a deixar para Hugo Sêco e este a cruzar para um grande corte de Prince. Cresce a Briosa.
14'Que perda de Rafael Lopes! Grande lance individual de Rui Pedro pela direita, passando por Pape Sow e cruzando para a área, onde o ponta-de-lança isolado rematou à figura de Ederson.
9'Livre de Esgaio ligeiramente descaído para a direita, muito torto. Não se percebeu bem se quis cruzar ou rematar...
6'Livre de Tiago Pinto na esquerda e Tarantini a cabecear com perigo para defesa atenta de Cristiano. Boa oportunidade para o Rio Ave!
2'Cruzamento de Diego Lopes para defesa fácil de Cristiano.
1'Começa o Académica - Rio Ave
0'Ainda vai entrando público no estádio, embora para já as bancadas estejam algo despidas.
0'As equipas entram em campo.
0'O árbitro é o lisboeta Hugo Miguel e será auxiliado por Nuno Roque e Hernâni Fernandes. O quarto árbitro é José Laranjeira.
0'Relvado em boas condições.
0'Tarde de sol e de temperaturas agradáveis em Coimbra.
0'Suplentes Rio Ave: Cássio, Nélson Monte, Iuri Gomes, Luís Gustavo, Pedro Moreira, Boateng e Jebor.
0'Suplentes Académica: Lee, Aderlan, Iago, Ofori, Lucas Mineiro, Magique e Diallo.
0'RIO AVE: Ederson; Abalo, Prince, Pape Sow, Tiago Pinto; Tarantini, Wakaso; Zeegelaar, Diego Lopes, Ukra; Del Valle.
0'ACADÉMICA: Cristiano; Ricardo Esgaio, João Real, Ricardo Nascimento, Oualembo; Fernando Alexandre, Obiora; Hugo Sêco, Nuno Piloto, Rui Pedro; Rafael Lopes.
0'Já há onzes!
0'Em 47 jogos entre as duas equipas, o Rio Ave venceu 17, houve 16 empates, e a Académica ganhou 14. Em Coimbra, mandam os da casa, com 11 vitórias da Briosa, contra apenas cinco dos rioavistas e sete empates.
0'PEDRO MARTINS: «A vitória frente ao Benfica deixou-nos mais confiantes para fazer o nosso percurso, porque ainda temos muitas coisas para vencer. A Académica é uma equipa que está em crescendo, não perde há oito jogos, e que com este novo treinador está diferente».
0'JOSÉ VITERBO: «É um jogo extremamente difícil. Considero que o Rio Ave está entre as cinco melhores equipas do campeonato português, pela qualidade dos seus jogadores, pelo coletivo e porque vem de uma vitória fantástica contra o Benfica».
0'No 7.º lugar, com 36 pontos, o Rio Ave ambiciona repetir a presença nas competições europeias. Com uma carga grande de jogos nas pernas, a equipa ressentiu-se e teve um atribulado início de segunda-volta. A vitória sobre o Benfica veio trazer confiança.
0'Na luta pela permanência, a Briosa não perde há oito jogos e, nos últimos cinco, sob a liderança de José Viterbo, que substituiu Paulo Sérgio no comando técnico, venceu três partidas e empatou duas, no melhor ciclo no campeonato.
0'O Maisfutebol já está no Estádio Cidade de Coimbra para lhe contar tudo sobre o Académica-Rio Ave.
Acompanhe aqui o AO MINUTO deste jogo dia 3 Abr 2015 às 16:00
in AAC-OAF, maisfutebol, meusresultados
Sem comentários:
Enviar um comentário