A Académica perdeu este sábado com o FC Porto por 1-0 numa partida que contou para a 29ª jornada da Liga NOS. A Briosa entrava em campo com o objectivo de voltar a conquistar pontos no campeonato mas um golo de Hernâni, na primeira parte, deitou por terras as aspirações dos "estudantes".
O conjunto de José Viterbo entrou personalizado em campo e mostrou argumentos para discutir o resultado diante os azuis e brancos. A Académica dispôs de uma mão cheia de boas oportunidades para marcar no Dragão mas a pontaria não quis nada com os jogadores da Briosa. Depois de uma entrada pouco fugaz, da qual se aproveitou o FC Porto para se adiantar no marcador logo aos 11 minutos, os "estudantes" arregaçaram mangas e colocaram o Dragão em "suspense" até ao apito final.
Diallo, Magique e Hugo Seco foram as últimas setas apontadas por Viterbo à baliza de Fabiano mas sem êxito. Os 90 minutos chegaram com o FC Porto na frente do marcador e a Briosa ficou a lamentar as oportunidades desperdiçadas. Rafael Lopes, João Real e Iago estiveram perto de marcar mas foi o golo de Hernâni que decidiu os três pontos a favor do FC Porto.
Na próxima jornada a Académica recebe o Gil Vicente num encontro agendado para sábado, dia 25 de Abril, pelas 17:00. Força Rapazes!
nº espectadores: 36117
árbitro: Duarte Gomes
Crónica
Um FC Porto de recurso venceu neste sábado a Académica pela margem mínima (1-0). Hernâni decidiu o encontro ao 12º minuto do jogo no Estádio do Dragão. Missão cumprida na gestão de recursos, com a apresentação de um filme de categoria B antes das viagens até Munique e Lisboa.
Os adeptos portistas mostraram-se satisfeitos com o desempenho regular entre os compromissos mais importantes da temporada: defender o 3-1 na Alemanha e discutir o título nacional no Estádio da Luz, frente a um Benfica que venceu, à mesma hora, o Belenenses no Restelo. Tudo na mesma.
Julen Lopetegui fez nove alterações no onze inicial (o Maisfutebol tinha previsto sete) e denotou preocupação com o registo disciplinar de Danilo e Herrera: antes do clássico, o treinador deixou os dois jogadores – no limite dos cartões amarelos – nas bancadas do Dragão.
Era previsível a remodelação da estrutura portista, face ao curto espaço de tempo entre os decisivos confrontos com o Bayern Munique, mas Lopetegui acabou por tirar um coelho da cartola com a inclusão de Alex Sandro (falha o jogo na Alemanha por castigo) como defesa-central, ao lado de Diego Reyes.
Reyes fez o primeiro jogo como titular nesta Liga e teve o privilégio de envergar a braçadeira de capitão. Na ficha oficial, curiosamente, era Alex Sandro quem surgia nessa condição.
Hernâni a apontar o caminho
O FC Porto de recurso apresentou bons argumentos como Evandro e Hernâni para carrilar o jogo ofensivo, onde Aboubakar voltava a surgir como referência.
Seria o camaronês a abrir caminho para o primeiro golo do encontro, que chegou sem aviso. O jogo arrancara aos soluços, sem oportunidades, e de repente a bola vai parar ao lado esquerdo, Esgaio falha o corte e Hernâni aproveita para se isolar. Cristiano defendeu o primeiro remate do extremo mas este marcou à segunda.
Rombo precoce para uma Académica que procurava retificar a imagem deixada na Luz (5-1). José Viterbo promoveu quatro alterações – contando com os regressos de Nuno Piloto e Rui Pedro – e dispôs a equipa num desenho com densidade populacional na segunda linha de meio-campo.
Fernando Alexandre atuava como trinco, Rafael Lopes era o homem mais adiantado e pelo meio surgiam um quarteto com ordens para subir em busca da surpresa.
Alex Sandro como Dante
Seria o FC Porto, de qualquer forma, a ameaçar o segundo em lance de insistência de Evandro. O médio brasileiro surgiu na área contrária para atirar ao poste. No minuto seguinte, a Académica não aproveitou uma oferta «dantesca» de Alex Sandro.
O central adaptado colocou a bola nos pés de Rafael Lopes mas este acabou por rematar para fora perante a aproximação de Diego Reyes. Susto tremendo nas bancadas do Dragão.
Foi o melhor ensaio da Académica na primeira metade e caiu do céu.
O sinal mais continuava a pertencer ao FC Porto que, antes e depois do intervalo, obrigou Cristiano a duas intervenções de grande nível. Primeiro num remate de José Ángel na área, mais tarde num livre direto cobrado por José Campaña.
Antes, durante e depois houve Hernâni: exibição portentosa do extremo contratado ao Vitória de Guimarães nesta reabertura do mercado. No plano oposto esteve Juan Quintero: uma grande dose de talento sem intensidade competitiva. Saiu com uma hora de jogo.
Questão resolvida pela diferença mínima
Julen Lopetegui sentiu a necessidade de lançar Marcano e Óliver (para o lugar de Campaña, sem ritmo) mas nem assim evitou o abrandamento do FC Porto nos últimos trinta minutos.
A Académica, mais próxima da identidade transmitida por José Viterbo, libertou-se de constrangimentos e obrigou Fabiano a uma defesa de instinto na sequência de um desvio de Iago Santos.
O FC Porto não resolvia a questão, a Académica não a colocava verdadeiramente em causa e o Dragão resignava-se com a diferença mínima no marcador. Saldo suficiente antes de dupla batalha decisiva.
Em tempo de compensação, falhanço incrível de Jackson após pelo trabalho de Alex Sandro. Acontece aos melhores.
Destaques
A figura: Hernâni
Foi contratado no último dia de janeiro e teve uma semana de sonho em meados de abril. Marcou o seu primeiro golo pelo FC Porto no fim-de-semana passado, em Vila do Conde, fez a estreia na Liga dos Campeões frente ao Bayern Munique e justificou a titularidade com novo golo. Bela arrancada a passe de Aboubakar para abrir o marcador frente à Académica. O prenúncio de uma exibição de grande nível, a melhor com a camisola azul e branca, assumindo-se como uma opção a ter em conta nesta fase decisiva da temporada.
O momento: Fabiano evita o empate
O FC Porto ia desperdiçando oportunidades para fazer o segundo e Fabiano viria a evitar o empate com uma bela defesa em lance de bola parada. Solicitação de Ricardo Esgaio, desvio do central Iago Santos e o guarda-redes brasileiro e defender por instinto, ao minuto 65. Foi a melhor ocasião de Académica, já após a oferta de Alex Sandro a Rafael Lopes, que o avançado atirou para as nuvens. Um par de sustos.
Outros destaques:
Evandro
Boa exibição, mais uma, do médio brasileiro. Criterioso e inteligente nas movimentações, pautou o jogo do FC Porto com extrema maturidade e ficou perto do golo na primeira metade do encontro, acabando por enviar a bola ao poste da baliza da Académica. Um nome em que Lopetegui pode confiar.
Ruben Neves
Sem falhas na posição mas recuada do setor intermediário. Jogou na posição habitualmente ocupada por Casemiro, com José Campaña mais à frente, e voltou a cumprir a missão com nota positiva. 18 anos e muito futebol nos pés.
Cristiano
Teve dois grandes momentos, antes e depois do intervalo, evitando o segundo golo do FC Porto. Reagiu por instinto após remate violento de José Ángel e percebeu a intenção de José Campaña num livre direto ao minuto 54. Ainda defendeu o primeiro remate de Hernâni no lance do 1-0. Mais não podia fazer.
Diego Reyes
Fez a sua estreia como titular na Liga e logo como capitão de um FC Porto renovado. A seu lado teve o adaptado Alex Sandro, mais experiente, mas seria o brasileiro a cometer um erro tremendo que permitiu a Rafael Lopes dispor de uma grande oportunidade para marcar. Quanto a Diego Reyes, somou cortes de belo efeito e agradeceu o tempo de jogo.
Opiniões
Julen Lopetegui, treinador do FC Porto, em declarações à Sport TV, no final da vitória sobre a Académica por 1-0:
«Foi um jogo muito complicado para nos, pela situação em que estávamos e pelo rival. Sabíamos que a ser difícil e a equipa conseguiu um bom jogo. Foi pena não termos feito o segundo golo que daria alguma tranquilidade»
«Substituições? Entendemos que a equipa precisava de mais estabilidade e decidimos avançar com o Marcano, primeiro; com o Oliver queríamos mais bola e com Jackson para segurar mais a bola na frente. Fizeram todos um grande trabalho, não era fácil para eles. Deram sentido ao que todos falamos que é o plantel.»
«Onze? Tinha plena confiança neles. Cada um faz a gestão que quer. Tínhamos que fazer mudanças porque a equipa estava vazia depois do jogo de quarta-feira e precisávamos de uma equipa fresca para ganhar este jogo.»
Hernâni, avançado do FC Porto, em declarações à Sport TV, no final da vitória sobre a Académica por 1-0:
«O mais importante eram os três pontos. Respondemos da melhor maneira à confiança do mister. Trabalhamos todos os dias para estas oportunidades e para mostrarmos em campo a confiança que o mister deposita em nós.»
«Bayern é um jogo importante, claro. Vamos pensar agora na Liga dos Campeões, depois de conseguir estes três pontos.»
«Os primeiros tempos foram de adaptação. Sinto-me bem, tento trabalhar, demonstrar e fazer golos.»
José Viterbo, treinador da Académica, em declarações à Sport TV, no final da derrota no Dragão por 1-0:
«Era importante retificarmos a imagem da semana passada. A Académica tem feito jogos fantásticos. Temos jogado no campo todo com todos os adversários, à exceção do jogo da Luz.»
«Dou os parabéns aos jogadores pela dinâmica e agressividade que puseram no jogo, mas sobretudo pela personalidade. Esta equipa do FC Porto pode não ser a que é habitualmente titular, mas é capaz de ter sete ou oito internacionais. Sabíamos que era um jogo muito difícil, com um adversário que está entre dois jogos de enorme dificuldade. Desejo as maiores felicidades na Alemanha para o FC Porto.»
«Não olhámos para as camisolas, olhámos para nós. A continuar assim vamos rapidamente alcançar os nossos objetivos. Vamos continuar o nosso trabalho porque queremos alcançar a barreira psicológica dos 30 pontos o mais rápido possível.»
José Viterbo, treinador da Académica, comentou desta forma a derrota da sua equipa (1-0) no Estádio do Dragão, frente ao FC Porto:
«Era importante deixar uma imagem diferente daquela que deixámos na Luz, uma imagem fiel à da Académica das últimas jornadas. Fomos muito desfalcados para o Estádio da Luz, mas hoje devo destacar a postura da minha equipa, a forma como encarou o FC Porto sem medo e tivemos duas ou três situações onde podíamos ter feito golo, embora reconheça que o FC Porto também teve ocasiões para marcar um ou dois.»
Depois de defrontar ambos, quem lhe parece que está melhor, Benfica ou FC Porto? «É uma questão sobre a qual não me compete a mim responder. São duas equipas fantásticas, de primeira água, que estão um bocadinho a mais no campeonato português. Isto entre aspas, claro. São muito semelhantes, com muita qualidade e será seguramente um grande jogo.»
Nuno Piloto, médio da Académica, em declarações à Sport TV, no final da derrota no Dragão por 1-0:
«Faltou um pouco de eficácia. Apagámos a imagem menos conseguida do último fim de semana. Estivemos fortes, compactos e conseguimos incomodar várias vezes. Contra estas equipas é muito difícil quando não se é eficaz.»
«O nosso grande objetivo era mesmo dar uma imagem mais diferente, competitiva e mais séria do que demos na Luz.»
Ao minuto
FIM DO FC Porto, (1) - Académica, (0)
90'ESCANDALOSO! O que falha Jackson! Alex Sandro tira um homem da frente e coloca em Jackson que, com a baliza aberta, acerta mal na bola,. Esta bate no solo e sai por cima.
90'Jogam-se quatro minutos de compensação.
90'FALHA HERNANI! Grande jogada do FC Porto, com Alex Sandro a dar para Oliver que toca de calcanhar para Jackson que levanta a bola, passa Iago e remata. Hernâni tenta desviar para atira ao lado.
90'Evandro cobra o livre, corta a Académica.
89'Falta de Iago sobre Ricardo. Livre para o FC Porto na direita.
87'Contra-ataque do FC Porto, com Evandro a lançar Hernâni. O extremo centra mas Esgaio corta na área.
83'Entra Hugo Seco (Académica)
83'Sai Ivanildo (Académica)
83'Entra Jackson Martínez (FC Porto)
83'Sai V. Aboubakar (FC Porto)
79'Jose Angel cobra o canto, Marcano cabeceia, mas Rafael Lopes impede que chegue à baliza.
78'Hernani recupera uma bola a Iago e depois cai na área, mas Duarte Gomes assinala apenas canto. E bem.
76'Estão 36117 espectadores no Dragão. Números oficiais.
74'Académica joga perto da baliza do FC Porto. Resultado perigoso...
71'Entra U. Diallo (Académica)
71'Sai Rui Pedro (Académica)
70'Grande passe de Ruben Neves apra Hernani que domina e centra, mas Cristiano tira a soco.
69'Passe de Ricardo para a entrada de Hernâni, que não consegue dominar.
68'Entra G. Magique (Académica)
68'Sai Mineiro (Académica)
66'Entra Oliver Torres (FC Porto)
65'Sai Campaña (FC Porto)
65'FABIANO! Quase o empate! Esgaio levanta o livre, a bola passa a defesa do FC Porto e é desviada no centro por Iago. Fabiano defende para a frente e a recarga vai ter com ele.
64'Derrube a Ivanildo que fugia para a área. Livre perigoso para a Académica.
63'Cartão amarelo para Ricardo Pereira.
62'DESPERDIÇA O FC PORTO! Angel arranca na esquerda e centra, Evandro não remata, Aboubakar tenta mas não consegue e o lance perde-se.
61'Marcano faz dupla de centrais com Reyes, Alex Sandro passa para a esquerda e Jose Angel joga a extremo.
60'Entra Marcano (FC Porto)
59'Sai Quintero (FC Porto)
59'Quintero levanta o livre para o segundo poste, onde Campaña tenta devolver, mas atira para lá da linha de fundo.
58'Mais uma grande arrancada de Hernâni e falta de Esgaio no limite da área. Livre para o FC Porto.
57'Cartão amarelo para Ricardo Esgaio.
57'Esgaio bate um livre para a área do FC Porto, João Real cabeceia fraco para defesa de Fabiano.
56'Cartão amarelo para D. Reyes.
56'DE NOVO HERNÂNI. Está endiabrado. Volta a fugir na esquerda, cruza mas Aboubakar atira de cabeça ao lado.
54'CRISTIANO! Livre de Campaña sobre a esquerda, o guarda-redes voa e evita o segundo.
51'Hernâni foge na esquerda, ganha espaço e cruza mas ninguém surge para o desvio final na área da Académica!
49'A Académica entra a pressionar nesta segunda parte
46'Recomeça o FC Porto - Académica
45'Intervalo no FC Porto - Académica
44'CRISTIANO! Evandro lança Hernâni na área, este ganha a João Real e cruza para o segundo poste, onde surge José Ángel a disparar para grande defesa do guarda-redes da Académica!
42'Bom entendimento entre Quintero e Evandro, o brasileiro cruza para o segundo poste mas Aboubakar chega ligeiramente atrasado!
41'Cartão por faltas sucessivas
41'Cartão amarelo para Iago Santos.
39'Deco está no Estádio do Dragão a assistir ao encontro
38'FALHA RAFAEL LOPES! Passe horrível de Alex Sandro, o avançado aproveita para chegar à entrada da área portista mas atira por cima!
38'AO POSTE! Evandro ganha um ressalto e atira ao ferro, Aboubakar na recarga atira por cima!
35'Os adeptos do FC Porto aproveitaram o minuto 33 para homenagear Pinto da Costa, que está há 33 anos na presidência do clube.
35'O extremo recupera. Segue a partida
33'Hernâni fica lesionado em lance com Esgaio. Tem de receber assistência.
32'Lucas Mineiro remata de pé esquerdo de fora da área, ao lado
31'Ivanildo bate um livre para a área portista mas Fabiano agarra sem dificuldade
30'O médio do FC Porto está recuperado. Segue o jogo
29'Ruben Neves fica agarrado à cara após lance com Ivanildo, que atira a bola para fora para o adversário ser assistido
26'Tenta subir a Académica, apostando sobretudo no seu flanco esquerdo
25'Lucas Mineiro dispara para grande defesa de Fabiano mas o encontro já estava interrompido por fora-de-jogo. Bem assinalado.
23'Corte defeituoso de Ricardo, Rafael Lopes tenta fugir a Alex Sandro e Duarte Gomes acaba por assinalar falta do defesa brasileiro
20'Hernâni ensaia uma finta vistosa sobre Oualembo mas chega Iago Santos que resolve a questão com o corpo
19'Cartão amarelo para C. Oualembo.
18'Hernâni rouba a bola a Ivanildo, depois atira contra o extremo e obriga a defesa portista a afastar rapidamente
16'Ivanildo cruza, Reyes corta na área, primeiro canto para a Académica
16'Quintero serve Campaña, este arma o remate de fora da área mas a bola passa ligeiramente por cima
15'Os dragões chegam à vantagem na primeira investida.
13'Depois do golo em Vila do Conde, Hernâni marca novamente e festeja com Ricardo Quaresma, que está no banco de suplentes.
12'Belo passe de Aboubakar, Esgaio falha o corte e Hernâni arranca. Cristiano ainda defende o primeiro remate mas o extremo marca na recarga!
12'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Hernâni.
11'Ivanildo tenta ganhar espaço na esquerda mas deixa a bola fugir pela linha de fundo.
10'Benfica marcou no Estádio do Restelo, ao sexto minuto de jogo, por Jonas (0-1).
9'Evandro é um dos elementos mais ativos do FC Porto nestes primeiros minutos
7'Na Académica, Nuno Piloto cai para a direita numa linha de quatro a meio-campo. Rui Pedro surge no apoio a Rafael Lopes.
4'Ruben Neves surge mais recuado no setor intermediário do FC Porto, libertando José Campaña e Evandro
1'Confirma-se: É Alex Sandro a jogar como central ao lado de Diego Reyes
1'Começa o FC Porto - Académica
0'FC Porto e Académica em campo, jogo está prestes a começar
0'O relvado é regado a poucos minutos do início do encontro
0'As equipas regressam aos balneários, findo o aquecimento
0'Destaque para a presença esperada de 6.200 adeptos especiais do Universo Dragon Force, prometendo dar outro colorido às bancadas.
0'Os jogadores das duas equipas fazem nesta altura exercícios de aquecimento
0'Em relação à goleada sofrida no Estádio da Luz (5-1), José Viterbo faz quatro alterações no onze da Académica: entram Lucas Mineiro, Nuno Piloto, Rui Pedro e Ivanildo.
0'Os guarda-redes das duas equipas já aquecem
0'Suplentes da Académica: Lee, Ricardo Nascimento, Magique, Cissé, Diallo, Ofori e Hugo Seco.
0'Cristiano; Ricardo Esgaio, João Real, Iago Santos e Oualembo; Lucas Mineiro, Fernando Alexandre e Nuno Piloto; Rui Pedro, Rafael Lopes e Ivanildo.
0'EIS O ONZE DA ACADÉMICA
0'Danilo e Herrera, que estavam no limite dos cartões amarelos, ficam na bancada.
0'Destaque para a presença de Adrian Lopez no banco de suplentes, após longa ausência por lesão.
0'Suplentes do FC Porto: Helton, Marcano, Oliver, Quaresma, Brahimi, Adrian Lopez e Jackson Martínez.
0'De resto, Lopetegui faz nove alterações no onze em relação ao jogo com o Bayern Munique. Sobram apenas Fabiano e o próprio Alex Sandro.
0'Alex Sandro fez alguns minutos como central frente ao União da Madeira, na Taça da Liga, com José Ángel do lado esquerdo. Deverá ser essa a aposta
0'Fica a dúvida: quem será o segundo central do FC Porto? Alex Sandro ou José Angél?
0'Fabiano; Ricardo, Diego Reyes, Alex Sandro, José Angél; Campaña, Rúben Neves, Evandro; Quintero, Aboubakar e Hernâni
0'JÁ HÁ ONZE DO FC PORTO
0'Pouco público nas bancadas. Aliás, não é esperada uma grande casa
0'Tarde sem chuva, nesta altura, no Porto
0'Rui Pedro e Nuno Piloto são as novidades na lista de convocados de José Viterbo para o jogo frente ao FC Porto, no Dragão. Os dois jogadores não jogaram na última jornada, diante do Benfica, devido a castigo
0'Histórico: superioridade tremenda do FC Porto em 125 jogos frente à Académica no campeonato nacional, com 88 vitórias entre 21 empates e 16 derrotas. A percentagem sobe nos jogos realizados na Invicta: 62 duelos, 48 triunfos portistas, 9 igualdades e apenas 5 triunfos da Briosa.
0'José Viterbo: «Queremos fazer um bom jogo no Dragão. É um estádio onde a Académia não ganha há muitos anos e é um jogo de grau de dificuldade enormíssimo. Queremos também limpar a imagem que deixámos no Estádio da Luz, onde estivemos abaixo das nossas capacidades. Os jogadores da Académica têm movido montanhas e vão continuar a mover. Amanhã, frente ao FC Porto, não temos uma pedra para levantar, temos um pedregulho.»
0'Julen Lopetegui: «As regras na UEFA e nas competições internas indicam que não se pode jogar duas partidas com intervalo inferior a 72 horas. Havia acordo para mudar e havia datas disponíveis. No entanto, alguém decidiu assim. O que temos primeiro é que recuperar os jogadores, porque muitos ficaram marcados. São três pontos com tanta importância, ou mais, do que todos os outros jogos.
0'Aníbal Capela, Salli, Makonda, Marinho, Marcos Paulo e Obiora estão lesionados na Briosa
0'Académica: José Viterbo devolveu o entusiasmo à formação de Coimbra e diz que os jogadores têm movido montanhas pelo caminho. Eis agora um ‘pedregulho’, nas suas palavras, sem esquecer que a equipa falhou no desafio semelhante da ronda anterior, no Estádio da Luz. A Académica conseguirá recuperar a nota negativa na disciplina dos grandes?
0'FC Porto: Os jogadores terão de esquecer por momento o exame superado com nota máxima frente ao Bayern e encarar a Académica com mais uma aula numa disciplina de avaliação contínua. São noventa minutos sem o mesmo encanto, imagina-se, mas onde é exigível idêntica concentração. Seguem-se mais dois exames, em Munique e em Lisboa, e escasseia o tempo de estudo. O cansaço acumula mas deve sobrepor-se o entusiasmo numa fase decisiva do ano. Os estudantes chegam com a lição estudada.
0'Julen Lopetegui inspeciona nesta altura o relvado do Estádio do Dragão.
0'Danilo e Herrera estão no limite dos cartões amarelos e podem ser protegidos, já que na próxima jornada o FC Porto visita o Benfica. O lateral direito e Alex Sandro, por outro lado, vão cumprir castigo no segundo duelo com o Bayern Munique, agora na Alemanha.
0'Tello está lesionado e Casemiro depara-se igualmente com problemas físicos.
0'Sem muito tempo para descansar, Julen Lopetegui promoveu uma sessão de trabalho na manhã deste sábado e não divulgou, ao contrário do que é habitual, uma lista de convocados.
0'Os dragões jogam para a Liga entre os dois duelos com o Bayern Munique, para a Champions, e a visita ao Estádio da Luz.
0'Boa tarde. O FC Porto recebe a Académica a partir das 18 horas, na 29ª jornada da Liga. Siga tudo EM DIRETO no Maisfutebol.
Acompanhe aqui o AO MINUTO deste jogo dia 18 Abr 2015 às 18:00
Sem comentários:
Enviar um comentário