nº espectadores: 558
árbitro: Olegário Benquerença
Crónica
José Viterbo saiu de Penafiel com duas certezas: a de que põe respirar fundo e a de que tem uma grande alternativa a Cristiano na baliza. No lado oposto, o Penafiel fez o que pôde para sair com os três pontos mas a falta de pontaria e um guarda-redes inspirado só permitaram que ganhasse um ponto.
A necessidade absoluta de vencer dos locais retirou-lhes a clarividência frente a uma Briosa que cedo se viu sem Rui Pedro e, pior do quer isso, sem ser capaz de se ligar nas transições ofensivas, fazendo com que Rafael Lopes, no seu regresso ao “25 de Abril”, pouco mais fosse que um espetador.
Foi, por isso, preciso esperar quase até a meia-hora de jogo para ver o perigo rondar uma das balizas, num raro contra-ataque dos “estudantes” que deixou a bola à mercê do pé esquerdo de Nuno Piloto, mas cujo remate saiu junto ao poste esquerdo.
Refeitos do susto, os homens de Carlos Brito retomaram o ataque e, não fosse Lee em dois momentos (33 e 37 minutos) e o marcador poderia, finalmente, ter funcionado, mas o guardião brasileiro mostrou ao que veio, defendendo para a frente o remate de Romeu Ribeiro para, no segundo lance, mostrar classe e reflexos felinos.
Da direita, Braga cobrou um livre para área, surgindo Rabiola a ganhar nas alturas e a cabecear a preceito, voando Lee para, com uma palmada, desviar para fora e forçar a partida a chegar ao intervalo com um nulo no marcador.
A tarde inspirada de Lee prosseguiu na segunda metade, com mais um conjunto de grandes defesas a afastar a Académica de apuros, enquanto o Penafiel parecia com uma energia inesgotável rumo à tentativa de chegar ao golo.
Marcos Paulo (73) e Obiora (77), em ambos os lances com Haghighi a mostrar também atenção e reflexos, mostraram que a equipa de Coimbra não estava ali apenas para defender. Contudo, até final, foi só isso que fizeram, vendo Rabiola e Mbla (80) a ver Lee negar-lhes a mais soberana das ocasiões.
O relvado não ajudou ninguém mas o que mais pesou no nulo final foi mesmo a falta de pontaria dos locais, a grande exibição de Lee e a postura dos “estudantes” que foram a Penafiel jogar para o empate e pouco mais fizeram para que se assim não fosse.
Destaques
Lee – Titular na ausência do castigado Cristiano e numa primeira parte em que não teve muito que fazer, nos dois lances de maior dificuldade mostrou atenção e reflexos felinos, garantindo a inviolabilidade da sua baliza na fase de maior assédio do Penafiel. Os reflexos felinos continuaram na segunda parte, num remate de Quiñones que conheceu um desvio. Numa exibição que mostrou a José Viterbo que tem uma alternativa de muita qualidade no plantel, Lee mostrou-se na segunda parte ainda a melhor nível, pertencendo-lhe por inteiro o mérito do empate.
O momento
80‘ Dois segundos, duas defesas enormes
Com o Penafiel a todo o gás em busca do golo, a Académica começava a mostrar permeabilidade e só a grande exibição de Lee, até então, mantivera o nulo. Antes de sair, Rabiola arriscou o remate à meia volta na área e o brasileiro defendeu como pôde mas para perto onde Mbala, após um drible, atirou forte para nova intervenção do guardião a fechar a baliza
O momento
80‘ Dois segundos, duas defesas enormes
Com o Penafiel a todo o gás em busca do golo, a Académica começava a mostrar permeabilidade e só a grande exibição de Lee, até então, mantivera o nulo. Antes de sair, Rabiola arriscou o remate à meia volta na área e o brasileiro defendeu como pôde mas para perto onde Mbala, após um drible, atirou forte para nova intervenção do guardião a fechar a baliza
Opiniões
Declarações do treinador da Penafiel, Carlos Brito na conferência de imprensa após o jogo com a Académica, 0-0:
«Frustração advém do que fizemos e como consequência disso não ganhámos. Invade-me uma tristeza enorme, por não ter correspondido a uma vitória, e não quero estar com lamentos fáceis».
«A minha leitura é que fizemos um jogo excelente, a Académica não jogou melhor porque não deixámos. Seguimos os princípios de jogo que fazem parte do meu ADN».
«Esta tristeza vem da falta de sorte, foram muitas as vezes em que chegámos a área, tivemos período de posse de bola excelentes. Não estamos a conseguir amealhar pontos para ir até final».
«A manutenção é um bocado como o Euromilhões, as probabilidades são poucas, porque o Penafiel não depende exclusivamente de si, o que faz toda a diferença».
Declarações do treinador da Académica, José Viterbo na conferência de imprensa após o jogo com o Penafiel 0-0:
«O Penafiel teve um caudal mais ofensivo, criou mais oportunidades, sobretudo de bolas paradas, nas segundas bolas. A Académica fez um jogo estóico, de luta, entrega e espírito de sacrifício, o que nos faltou na segunda parte com o Gil Vicente».
«A partir do meio da segunda parte, com o campo impraticável, quisemos jogar como se estivesse seco, a determinada altura percebemos que tínhamos de ser mais práticos».
[Exibição de Lee] «Só prova que o Lee tem valor, fez três ou quatro intervenções importantíssimas no jogo, tal como nós tivemos, em lances que com mais um pouco de eficácia podíamos ter chegado ao golo.
[Adeptos] «Quero agradecer aos heróis que vieram de Coimbra e estiveram 90 minutos à chuva a apoiar-nos».
[Manutenção] «Temos 28 pontos, que podem ou não chegar, vamos continua a trabalhar, pensar no jogo com o Belenenses, vêm aí mais três finais, temos de estar preparados para elas».
Ao minuto
90'Pelo que fez, o Penafiel merecia os três pontos em disputa. A Académica, a jogar para o empate, deve à grande exibição do seu guarda-redes o ponto ganho.
90'FIM DO Penafiel, (0) - Académica, (0)
90'Três minutos de descontos
86'Entra Salim Cissé (Académica)
86'Sai Hugo Seco (Académica)
81'Entra Guedes (Penafiel)
81'Sai Rabiola (Penafiel)
81'Duas enormes defesas de Lee a negar sucessivamente golo a Rabiola e a Mbala.
77'Haghighi desvia para canto remate e longe do recém-entrado Obiora.
77'Aldair arrisca o remate de fora da área, correspondendo Lee com nova grande defesa para canto.
76'Entra N. Obiora (Académica)
76'Sai Marcos Paulo (Académica)
74'Entra D. Mbala (Penafiel)
73'Sai H. Quiñónes (Penafiel)
69'Chuva aumenta de intensidade e o estado do relvado já começa a ressentir-se, com a bola a já travar em algumas partes.
63'Entra Aldair (Penafiel)
63'Sai Ezequiel (Penafiel)
62'Cartão amarelo para Dani.
61'GRANDE OPORTUNIDADE Quiñones, da entrada da área, atira forte, a bola desvia num defesa e Lee voa para nova grande defesa para canto.
58'Na recarga ao livre de Rabiola que embateu na barreira, Dani atira cruzado de pé esquerdo ao lado do poste esquerdo
57'Livre perigoso para o Penafiel
54'Penafiel muito ofensivo, já soma seis cantos.
50'Ricardo Esgaio Falha receção ao Belenenses
50'Cartão amarelo para Ricardo Esgaio.
47'Adeptos presentes no estádio, 558
46'Não há mexidas em nenhuma das equipas
46'Recomeça o Penafiel - Académica
45'Depois de meia-hora em que nada aconteceu, o perigo nascido do remate de Nuno Piloto como que acordou os locais, que puseram à prova por duas vezes o guardião da Briosa, com Lee a mostrar-se decisivo a segurar o nulo
45'Intervalo no Penafiel - Académica
45'Livre de Ricardo Nascimento sai direto para a bancada
45'Dois minutos de desconto.
45'Livre perigoso para a Académica
44'Locais carregam no acelerador em busca do golo
38'GRANDE OPORTUNIDADE.. Após livre de Braga na direita cobrado para a área, Rabiola ganha nas alturas e de cabeça obriga Lee a defesa felina para canto.
35'Depois de um canto aliviado para perto, Romeu Ribeiro atira de fora área e obriga Lee a defesa apertada.
34'Ocasião da Briosa não altera figurino do jogo e o Penafiel prossegue na busca do golo
30'GRANDE OPORTUNIDADE!!!! Na sequência de um corte no limite da área do Penafiel, Nuno Piloto surge a rematar Sem oposição, atirando rasteiro de pé esquerdo, fazendo a bola sair junto ao poste esquerdo.
24'Só os cânticos da claque “Mancha Negra”, no topo sul do estádio, evitam que o silêncio seja total, de tal forma pouco interessante prossegue o jogo.
21'Com 20 minutos e jogo, a Académica – que se apresenta de branco - continua sem encontrar o caminho para a área contrária.
18'Apesar de ter muito posse, o Penafiel não consegue fazer melhor do que alguns cruzamentos para a área onde nem Rabiola nem Quiñones conseguem dar sequência
11'Pressão alta do Penafiel perturba a circulação da Briosa que, ao ver-se forçada a recorrer ao pontapé longo, acaba por perder a posse
8'Penafiel com domínio territorial, tarda, contudo, em conseguir criar situações de golo.
5'Entra G. Magique (Académica)
5'Sai Rui Pedro (Académica)
4'Rui Pedro lesiona-se e pede a substituição
1'Começa o Penafiel - Académica
0'Penafiel tem de vencer para continuar na luta pela manutenção.
0'Ambas as equipas somam quatro triunfos na I Liga , tendo o Penafiel mais seis golos (27) apontados que a formação de Coimbra.
0'O jogo marca o regresso de dois “estudantes” a Penafiel. O guarda-redes Fábio Santos, que fez a formação no clube duriense, e Rafael Marques que jogou na época passada no emblema nortenho.
0'Separadas por nove pontos, curiosamente, as duas equipas tiveram os mesmos desfechos nas últimas cinco jornadas (dois empates e três derrotas)
0'Com muito pouco público nas bancadas, as equipas já subiram ao relvado e, em cada um dos extremos, fazem o respetivo aquecimento.
0'Cristiano e Ivanildo ficaram de fora, devido a castigo. Enquanto Aderlan joga em Penafiel, por opção, e Lucas Mineiro, devido a doença.
0'Suplentes: Fábio Santos, Obiora, Magique, Cissé, Iago, Diallo e Ofori
0'ACADÉMICA: Lee; Ricardo Esgaio, João Real, Ricardo Nascimento e Oualembo; Marcos Paulo; Hugo Seco, Fernando Alexandre e Nuno Piloto; Rui Pedro e Rafael Lopes.
0'Suplentes: Coelho, Tiago Valente, Guedes, Aldair, Tony, Bruninho e Mbala.
0'PENAFIEL: Haghighi; Dani Coelho, Ustaritz, Pedro Ribeiro e Vítor Bruno; André Fontes, Romeu Ribeiro e Braga; Ezequiel, Quiñones e Rabiola.
0'Na Briosa, Marcos Paulo recuperou da lesão que o afastou dos últimos jogos da Académica e foi chamado por José Viterbo para o encontro frente ao Penafiel.
0'Lesionados no Penafiel, Bura, Ferreira, Michel e Rui Miguel não estão disponíveis para a receção à Académica, bem como os castigados João Martins e Rafa
0'Apesar da muita chuva que tem caído na região, o relvado não aparenta estar empapado, pelo que parecem reunidas as condições para que a bola possa rolar sem problemas
0'Chega agora a vez da dupla de guarda-redes da Briosa – Fábio Santos e Li – subirem ao relvado do Estádio 25 de Abril para fazer o aquecimento.
0'Guarda-redes do Penafiel – Haghighi e Coelho - já estão no relvado a fazer o exercícios de aquecimento
0'Contudo, o incidente com o internacional iraniano não foi mais do que um susto e volta a figurar nas opções de Carlos Brito
0'No Penafiel, o guarda-redes Haghighi bateu contra um poste na partida da semana passada, no Funchal, e acabou no hospital, onde foi submetido a uma TAC
0'Boa tarde! Numa partida entre equipas do fundo da tabela, Penafiel e Académica jogam a partir da 16:00 para a 31.ª jornada da Liga Portuguesa. Acompanhe tudo, MINUTO A MINUTO, no MAISFUTEBOL
Acompanhe aqui o AO MINUTO deste jogo dia 3 Mai 2015 às 16:00
Outros
Esgaio vai falhar partida frente ao Belenenses por ter visto esta tarde o 5º cartão amarelo no campeonato.
in AAC-OAF, maisfutebol
Sem comentários:
Enviar um comentário