31 de agosto de 2015

2015/16 - 03J - Académica 1 - Sporting 3


A Académica perdeu este domingo com o Sporting por 3-1 numa partida que contou para a terceira jornada da Liga NOS. Carlos Mané, Slimani e Aquilani marcaram os golos dos leões enquanto Rabiola apontou o golo da Briosa.

José Viterbo estreou Rabiola no onze titular e o "canelão" surtiu efeito para o avançado dos "estudantes" que colocou em sentido, por várias vezes, a defesa leonina. O jogo começou praticamente com o golo do Sporting que, por intermédio de Carlos Mané, adiantou-se no marcador sem nada ter feito para que tal acontecesse.

A turma orientada por Jorge Jesus carregou no acelerador e fez, pouco depois, o 2-0, desta feita por Slimani. A perder por dois golos de diferença, a Briosa arregaçou mangas e reduziu por intermédio de Rabiola, através da marca de grande penalidade.

O intervalo chegou com 1-2 no marcador e a etapa complementar trouxe uma Académica em busca da igualdade, embora não conseguindo criar muitos lances de perigo na baliza de Rui Patrício. O golo do empate não surgiu e disso se aproveitou o Sporting para sentenciar o jogo com um golo de Aquilani, também de grande penalidade.

Na próxima jornada, a Briosa desloca-se ao reduto do Nacional. 

nº espectadores:  12 903
árbitro:  Bruno Esteves 


Crónica

O Sporting regressou às vitórias em Coimbra, no reduto da aflita Académica, com uma exibição autoritária e um resultado que permite ao leão recuperar a pose e partilhar a liderança da Liga com FC Porto e Arouca, embora os dragões tenham menos golos sofridos. 

Carlos Mané, Slimani e Aquilani marcaram os golos da equipa de Jorge Jesus (1-3) num jogo em que ficou evidente a falta de argumentos desta Académica, uma de duas equipas ainda sem pontos no campeonato. Sete golos sofridos em duas partidas caseiras e apenas um marcado, numa grande penalidade mal assinalada e convertida por Rabiola. 

O árbitro Bruno Esteves envolveu-se aliás numa rábula de castigos máximos com saldo positivo, à justa. Adrien não parece fazer falta sobre Leandro Silva, Slimani foi carregado por João Real em cima do intervalo e Fernando Alexandre cometeu duas grandes penalidades bem assinaladas na segunda metade. Pelo meio, Jorge Jesus foi expulso. 

Mané e Slimani no onze para definir o caminho 

O treinador do Sporting fez as alterações esperadas neste regresso ao panorama nacional, após o amargo dissabor europeu. Ricardo Esgaio substituiu o castigado João Pereira, Jefferson recuperou o lugar à esquerda, Slimani devolveu Aquilani ao banco e Carlos Mané teve uma oportunidade face ao desgaste acumulado de Bryan Ruiz. 

Seria Carlos Mané, precisamente, a evidenciar as fragilidades desta Académica. Privado de Aderlan, José Viterbo apostou em Nii Plange mas o ala desiludiu e não conseguiu impedir o golo do extremo ao quinto minuto de jogo. 

Grande passe de Adrien para as costas dos defesas-centrais, Nii Plange permitiu a Mané surgir em posição regular e a aposta de Jesus fez o resto, batendo Lee com um remate cruzado. 

O Sporting chegou à vantagem no primeiro remate da partida mas viria a justificar esse facto com naturalidade, face a um adversário perturbado pela goleada sofrida em casa na jornada anterior, frente ao V. Setúbal (0-4), e pouco adaptado à estratégia delineada por José Viterbo. 

Leandro Silva e Selim Bouadla, mais habilitados para jogar pelo centro, surgiam a pender para os flancos, com Ivanildo a ter o papel de criativo ao lado de Rabiola. Esquema infeliz e sem resultados positivos. 

Não admira portanto que a Académica tenta chegado à meia-hora de jogo sem registo de ensaios à baliza de Rui Patrício. 

O Sporting, por outro lado, jogava sem marcas visíveis do efeito Champions e dominava por completo o ritmo do encontro. Ao minuto 24, aliás, marcou o segundo com um toque de classe de Slimani. Carrillo explorou um buraco à direita e serviu o argelino, sem que João Real tivesse anulado o lance. À saída de Lee, belo chapéu de Slimani com o pé esquerdo. 


Bruno Esteves a irritar leões 

Tudo parecia resolvido em Coimbra mas a história estava longe do seu fim. A caminho do intervalo, a equipa de arbitragem liderada por Bruno Esteves descortinou uma grande penalidade num lance em que Adrien só parece tocar na bola. Leandro Silva caiu, Rabiola aproveitou e bateu Rui Patrício na primeira tentativa. 

A Académica regressava ao jogo sem fazer por isso e o caldo entornaria pouco depois, quando o Sporting ficou a reclamar novo penálti, desta vez a seu favor. Lance duvidoso, em que João Real toca primeiro na bola, esta desvia em Slimani mas continua em jogo quando o central – que entrara de carrinho – acerta em cheio no argelino. O árbitro não terá interpretado dessa forma, mas havia motivo para a marcação do castigo máximo. 

Ora o Sporting, agastado com uma sucessão de episódios, reagiu da pior forma e perdeu a concentração. Não perdeu apenas isso. Jorge Jesus foi expulso por protestos e viu a segunda parte da bancada, com Bruno de Carvalho acompanhá-lo por iniciativa própria no trajeto. Nas redes sociais, ao intervalo, o Sporting reforçava a sua luta por novas tecnologias para auxiliar os árbitros. 

Briosa acreditou mas pouco 

A segunda parte começou com um fora-de-jogo mal tirado a Bouadla, quando o reforço da Académica se isolava, e uma nova postura dos estudantes, agora encaixados de forma harmoniosa em 4x3x3 e dispostos a aproveitar um período de hesitação leonino. 

O efeito não se prolongou, porém, e o Sporting voltou a crescer com uma hora de jogo, montando o cerco à baliza de Lee. 

Na tal rábula das grandes penalidades, haveria espaço para duas a favorecer a formação lisboeta e ambas bem assinaladas. Adrien atirou ao poste na primeira mas Aquilani, vindo do banco, aproveitou nova falha de Fernando Alexandre (viu o segundo amarelo e foi expulso) para fixar o resultado final. Foi Jorge Jesus a decidir que seria o italiano a bater o novo castigo máximo e não Adrien Silva. 

Resultado com inteira justiça num jogo demasiadamente marcado pela arbitragem de Bruno Esteves. Protagonismo indesejado e evitável.

Destaques

FIGURA: SLIMANI 
Autor de um chapéu tecnicamente notável, foi um dos jogadores mais ativos dos leões durante o primeiro tempo. De regresso ao onze de Jesus, mexeu-se bastante, oferecendo-se ao jogo e dando boas opções de passe aos seus companheiros. O golo, após boa assistência de Carrillo, não foi mais do que uma consequência natural da qualidade do seu jogo. Além disso, ganhou a grande penalidade do 1-3, numa jogada de grande mérito, na qual forçou a passagem sobre Fernando Alexandre, obrigando à falta e consequente expulsão do academista. 



MOMENTO: RABIOLA AGITA O JOGO 
Num momento em que o Sporting liderava confortavelmente e a Briosa parecia incapaz de criar perigo, surgiu um lance que mudou a cara do jogo: Leandro Silva e Adrien discutiram uma bola na área, com o jogador do Sporting a chegar à bola mas com o árbitro a entender que existiu contacto posterior entre ambos. A grande penalidade acabou por ser assinalada e convertida por Rabiola e o jogo conheceu uma transformação, com os leões a perderem todo o ascendente que haviam tido, de forma clara, até então. O efeito durou pouco, ainda assim. 

OUTROS DESTAQUES 

João Mário: 
Foi o maestro do jogo do Sporting. Como sempre, apareceu de cabeça levantada, transportando a bola e encontrando as melhores linhas de passe. Junto a Adrien, apoderou-se do jogo a meio-campo e dominou perante uma Académica passiva e sobretudo defensiva. No segundo tempo, teve a primeira ocasião do Sporting, num remate de meia distância que não passou longe do poste direito (60 min.) e foi continuando a aparecer com esclarecimento, caindo muitas vezes na meia-direita. 

Carlos Mané: 
Arrancou em grande estilo, rompendo a frágil estrutura defensiva da Briosa e apontando o primeiro da formação de Alvalade, após trabalho de Adrien. Rápido, foi esticando o jogo entre as zonas interiores e o corredor lateral. Com o passar do tempo, perdeu algum fogo mas na segunda parte voltou a aparecer, ganhando uma grande penalidade, desperdiçada por Adrien Silva. Regresso à titularidade em bom nível. 

Carrillo: 
A nuance tática introduzida por Jorge Jesus na nova temporada parece ter feito bem ao futebol do peruano, potenciando as suas melhores qualidades. Aparecendo mais por dentro, em ziguezagues e triangulações, foi desequilibrando, mexendo muito com o jogo ofensivo do Sporting. Assistiu Slimani para o 0-2 e acabou substituído no segundo período, numa altura em que já se notava o desgaste físico. 

Ricardo Esgaio: 
No regresso a uma casa que bem conhece (representou a Académica na segunda metade da última época), o substituto do habitual titular João Pereira provou competência, tanto a defender como a atacar. Aplicado e rápido na disputa dos lances, deu profundidade e capacidade de passe/cruzamento no meio-campo contrário. Jogo muito interessante, claramente a pedir a titularidade mais vezes. 

Leandro Silva: 
Dinâmico, foi um dos elementos da Académica que mais fez por mexer com o rumo do desafio. Encontrando linhas de passe, desarmando adversários e correndo quilómetros, mostrou sempre uma disponibilidade física superior à de boa parte dos companheiros. Está a começar o trajeto no principal escalão mas as primeiras indicações são francamente positivas.

Opiniões 

José Viterbo, treinador da Académica, em declarações à Sport TV, analisa a derrota caseira com o Sporting (1-3): 

«Acabámos por sofrer um golo logo aos dois minutos, que deitou por terra as expectativas que tínhamos, mas mesmo a perder 2-0 a equipa reagiu muito bem. A resposta foi muito diferente de 2ª feira. O jogo ficou em aberto até ao penálti do 3-1 e a expulsão. Defrontámos um fortíssimo candidato ao título. A espaços a Académica fez um bom jogo. Não tremeu com o 2-0, e registo isso. Disse aos jogadores ao intervalo que era possível chegar ao empate. E não criámos nenhuma situação de perigo, mas estivemos perto, tivemos alguns remates de meia distância. Temos de continuar a trabalhar. Estamos mais próximos do que se pretende, mas temos muito trabalho pela frente.» 
  
[sobre a paragem da Liga] «Temos dois jogadores lesionados, o Nuno Piloto e o Aderlan. Com esta paragem talvez possamos recuperar estes jogadores, mas perdemos o Fernando para o próximo jogo. Vamos ter alguns elementos nas seleçoes, mas esta paragem pode ser benéfica, sobretudo para recuperar as lesões.» 
  
«Uma palavra para os meus jogadores e para os adeptos, que nos apoiaram. Esta simbiose é importante. Uma palavra para o árbitro. Há um ou outro lance suscetível de erro, mas faz parte da vida. Esse não é o meu caminho. O meu caminho é realçar o que fizemos e criar condições para estarmos mais fortes no próximo jogo.» 
  
[sobre a situação classificativa] «Vamos na terceira jornada. O ano passado tínhamos dois pontos, e este ano não temos nenhum, mas temos de depositar sérias esperanças no futuro, tendo em conta a resposta que demos em muitos momentos do jogo.»


José Viterbo, treinador da Académica, comentou desta forma a derrota da equipa de Coimbra na receção ao Sporting (1-3): 

«O golo do Sporting, muito cedo, deitou por terra a nossa estratégia. Tentámos jogar em igualdade numérica no meio-campo, em 4x4x2, estávamos avisados para os movimentos interiores dos extremos e o Mané acaba por marcar num movimento típico. Depois surge o segundo, num ressalto, num lance que podíamos ter resolvido. Mas a Académica deu uma bela resposta depois do 0-2, estivemos no jogo até aos 83 minutos. Com o terceiro golo e a expulsão, acabou praticamente o jogo. Ainda tivemos alma, mas o Sporting acaba por vencer com justiça. A Académica, mantendo esta postura, vai começar a somar pontos o mais cedo possível.

Uma equipa quando perde não pode estar animicamente bem. O problema não é perder com o Sporting, mas sim por termos perdido com o V. Setúbal. Mas temos 15 dias de paragem, vamos tentar recuperar alguns jogadores e pensar nos três pontos na Madeira, frente ao Nacional.

Jogámos com quatro médios para tentar anular os movimentos de Slimani e Téo quando recuam no terreno. Depois mudei para o 4x3x3, que é um sistema mais cómodo e fácil para a equipa, mas não podemos esquecer que a Académica conquistou muitos pontos na época passada em 4x4x2.

No 0-1, há um erro de avaliação de um jogador nosso, não saiu para o fora-de-jogo e depois não chegou a tempo para anular o erro. Não teve a ver com a estratégia.

A equipa disse presente, estou de consciência tranquila, os jogadores também mas claro que queremos mais. Reforços? Neste momento, o plantel tem 30 jogadores e não se equacionam entradas nem saídas.»

Raúl José, treinador adjunto do Sporting, em declarações à Sport TV após a vitória sobre a Académica, em Coimbra (1-3): 

«Entrámos determinados, a resolver rapidamente o jogo. Só retardámos um pouco isso porque o árbitro colocou a Académica no jogo, ou então teríamos saído com outro resultado.» 

[foi um jogo quente, com três penáltis...] «Foi um jogo intenso, normal. O Sporting foi melhor. O resultado podia ter sido mais dilatado se o árbitro...penso que até foi o auxiliar que deu um penálti que não existe, e colocou-os no jogo, numa altura em que o Sporting estava por cima.» 

[como vai ser vivido o último dia de mercado] «Isso não é importante para nós. Ganhámos, estamos em primeiro, e vamos encarar a semana com tranquilidade.»

Leandro Silva, jogador da Académica, em declarações à Sport TV, analisa a derrota caseira com o Sporting (1-3): 

«Entrámos praticamente a perder. Não era isso que queríamos. É sempre difícil jogar contra o Sporting, e tudo se complicou aí, mas depois tivemos garra, união e atitude. Reduzimos a diferença, mas com o penálti já não havia volta a dar.» 
  
[sobre a situação classificativa] «Qualidade temos. E pela entrega ninguém nos pode apontar nada. Os resultados nao têm aparecido, mas com esta atitute as equipas dificilmente nos baterão.» 
  
«É sempre complicado entrar a perder, com três derrotas, mas temos um grupo forte e vamos dar a volta por cima.»

Ricardo Esgaio, jogador do Sporting, em declarações à Sport TV, analisa a vitória no reduto da Académica (1-3): 
  
«Tivemos dois resultados negativos, mas este resultado vai ajudar-nos e estamos onde queremos, que é lá em cima.» 
  
[sobre a luta pela titularidade com João Pereira] «Estamos aqui todos a trabalhar para o mesmo. O objetivo é a equipa, trabalharmos para a resposta ser a melhor.» 
  
[sobre as queixas da arbitragem] «É evidente o que o Sporting tem vindo a passar, mas é continuar a trabalhar para conseguirmos o nosso objetivo.» 
  
[o Sporting tem capacidade para manter-se no cimo da tabela, como está agora] «Vamos trabalhar todas as semanas para ganhar ao fim de semana. É para isso que estamos cá.»


Ao minuto 

90'Vitória do Sporting por 3-1, num jogo que teve três grandes penalidades, uma delas falhada. Os leões falharam um penálti e antes reclamaram outro, num lance que originou a expulsão de Jorge Jesus, mesmo à beira do intervalo. O Sporting passa a somar sete pontos e iguala FC Porto e Arouca na frente. A Académica continua sem pontuar.
90'FIM DO Académica, (1) - Sporting, (3)
90'Três minutos de compensação...
88'Entra J. Silva (Sporting)
88'Sai Jefferson (Sporting)
83'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO (penálti) de A. Aquilani.
Desta vez foi o italiano a surgir na marca de onze metros, e marcou mesmo. Remate para o lado esquerdo e Lee para o lado contrário.
82'Segundo cartão amarelo para Fernando Alexandre.
82'Fernando Alexandre puxa Slimani na área. Nova grande penalidade para o Sporting.
80'Cruzamento de Aquilani para as mãos de Lee
78'Entra Rafael Lopes (Académica)
78'Sai Selim Bouadla (Académica)
77'Números oficiais: 12.903 espectadores
75'Jorge Jesus começou a ver a segunda parte na primeira fila da bancada, junto ao túnel, mas agora está na bancada de imprensa, com uma visão superior do jogo.
73'Remate ao lado de Emídio Rafael. A bola não parece tocar em ninguém mas Bruno Esteves dá canto, do qual nada resulta.
71'Entra A. Aquilani (Sporting)
71'Sai Carrillo (Sporting)
69'O capitão do Sporting atira ao poste direito, na conversão. Lee estava batido, já que mergulhou para o lado contrário.
68'Cartão amarelo para Fernando Alexandre.
68'Bruno Esteves assinala corte com o braço de Fernando Alexandre, após remate de Mané
65'Entra Gonçalo Paciência (Académica)
65'Sai Rabiola (Académica)
65'Entra B. Ruiz (Sporting)
64'Sai T. Gutiérrez (Sporting)
62'Esgaio serve Téo, mais pela direita e o colombiano dispara para defesa de Lee! Cresce o Sporting.
61'João Mário trabalha bem e atira de pé esquerdo, ligeiramente ao lado!
60'Entra Hugo Seco (Académica)
60'Sai N. Obiora (Académica)
59'Jorge Jesus está agora na bancada junto aos jornalistas, ao lado dos elementos da equipa técnica que não se sentam no banco.
56'Slimani apanhado por duas vezes consecutivas em fora-de-jogo.
54'Cartão amarelo para Ricardo Nascimento.
53'José Viterbo mudou o esquema da Académica, com Ivanildo na direita, Bouadla à esquerda e Leandro agora no centro do terreno.
50'Nii Plange foge pela direita, Mané fecha e a Académica conquista o primeiro canto.
50'Jefferson fica agastado com dois toques seguidos de Obiora e chama o adversário à atenção.
49'O médio cedido pelo FC Porto tem sido um dos melhores da Académica até ao momento.
49'Leandro Silva bate um livre contra a barreira, tenta a recarga de primeira mas Patrício agarra com segurança.
48'Terá sido apenas uma decisão do presidente, em solidariedade com o treinador.
47'Jorge Jesus fica a assistir ao encontro na bancada, junto ao túnel. E Bruno de Carvalho acompanha-o, embora não haja indicação de que tenha sido expulso.
47'Fora-de-jogo mal tirado a Bouadla, que se isolava!
46'Recomeça o Académica - Sporting
45'Domínio do Sporting na primeira parte, apenas contrariado por uma decisão que nos parece errada de Bruno Esteves, marcando grande penalidade e permitindo à Académica reduzir para 1-2.
45'Grande pressão dos leões junto do árbitro, à saída do intervalo, José Viterbo coloca-se pelo meio e acaba por discutir com elementos do Sporting!
45'Intervalo no Académica - Sporting
45'Bruno Esteves expulsa Jorge Jesus!
45'Muitos protestos do lado leonino.
45'Slimani reclama grande penalidade. João Real toca primeiro na bola, acabando depois por derrubar o avançado argelino. O árbitro nada marca.
43'Jogo mais lento nesta altura.
41'LEE! Grande passe de Adrien, Téo parte em jogo e domina na área da Académica mas remata para defesa do guardião contrário!
37'A Académica marcou no único remate à baliza, até ao momento.
36'Carrillo cruza, Fernando Alexandre afasta, Esgaio dispara para defesa de Lee e Téo ainda tenta a recarga, ao lado.
36'Grande penalidade muito, muito duvidosa. Adrien Silva parece tocar apenas na bola.
34'O avançado bate forte e a meia altura, superando a oposição de Rui Patrício.
34'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO (penálti) de Rabiola.
34'Cartão amarelo para Adrien Silva.
33'A equipa de arbitragem assinala grande penalidade de Adrien por pretensa falta sobre Leandro Silva.
33'
31'Meia-hora e a Académica ainda não rematou à baliza de Rui Patrício.
30'Naldo levanta para a área, Téo tenta o remate de primeira mas sai fraco para defesa de Lee.
29'O esquerdino puxa o lateral, que lhe fugia.
29'Cartão amarelo para Ivanildo.
27'Espaço no lado esquerdo da defesa da Académica, Carrillo foge e toca para o centro, João Real dá um toque mas não basta, Slimani espera a saída de Lee e faz um belo chapéu com o pé esquerdo.
26'Chega o segundo do Sporting com naturalidade.
24'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Slimani.
24'Exibição autoritária dos leões, sem hipóteses para um adversário desmoralizado.
22'O jogador que passou pelo Sporting foi assistido fora das quatro linhas mas já está de volta.
20'Nii Plange fica queixoso após entrada perigosa sobre Jefferson.
19'Continua a dominar o Sporting. Académica sem soluções.
17'Agora é Jefferson! Grande remate, ao lado!
16'Muito bem Esgaio, Carrillo foge na direita, serve João Mário mas Lee evita o 0-2!
14'José Viterbo não foi feliz no desenho tático. Meio-campo sem organização e harmonia.
12'Ivanildo tenta explorar a sua velocidade, fugindo a Adrien, mas o médio acaba por recuperar e anular o lance.
11'Slimani surge na área, pela direita, consegue tirar o cruzamento mas Lee agarra.
10'O Sporting marcou no primeiro remate da partida.
10'José Viterbo tenta motivar os seus jogadores, perante a possibilidade de novo desaire caseiro.
8'Aposta ganha de Jorge Jesus em Carlos Mané. Nii Plange fica mal na fotografia.
6'Grande passe de Adrien, Carlos Mané surge ao centro, nas costas dos centrais da Académica, e Nii Plange não consegue impedir o remate cruzado do extremo!
5'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Carlos Mané.
2'Ivanildo conquista o primeiro canto da partida.
1'Começa o Académica - Sporting
0'Académica e Sporting em campo para o início do encontro!
0'As equipas regressam aos balneários, findo o aquecimento.
0'Após a vitória do Tondela frente ao Nacional, Moreirense e Académica são as únicas duas equipas sem pontos da Liga.
0'Nesta altura, FC Porto e Arouca lideram com 7 pontos, mas o Sporting pode alcançar a dupla em caso de vitória.
0'Vai ficando mais fresco em Coimbra, o que poderá agradar aos jogadores.
0'André Martins estava convocado mas é o 19º elemento e verá o jogo na bancada
0'As duas equipas aquecem no tapete verde do Estádio Cidade de Coimbra.
0'Suplentes do Sporting: Marcelo Boeck, Jonathan Silva, Aquilani, Fredy Montero, Bryan Ruiz, Tobias Figueiredo e Gelson Martins.
0'Suplentes da Académica: João Gomes, Gonçalo Paciência, Rui Pedro, Oualembo, William Gustavo, Rafael Lopes e Hugo Seco.
0'Os guarda-redes já aquecem no relvado.
0'Histórico: superioridade natural do Sporting, menos evidente nos jogos realizados em Coimbra, e um registo que entusiasma os adeptos da Académica antes da receção aos leões: nos últimos dez jogos, no espaço de uma década, cinco empates entre cinco derrotas. Foi esse o desfecho, aliás, na época passada (1-1), com golos de André Carrillo e Rafael Lopes. No total histórico, 63 confrontos na cidade dos estudantes para 37 vitórias do Sporting, 17 empates e 9 triunfos da Académica.
0'José Viterbo (Académica): «Sinto que os jogadores querem dar uma resposta cabal, eficaz, e, sobretudo, mais competente da que deram na segunda-feira. O grupo está com uma vontade enorme, [de tal maneira] que se se o jogo pudesse ser amanhã ou já hoje teria sido. O Sporting não vai aparecer afetado pelo resultado de Moscovo.»
0'Jorge Jesus (Sporting): «O estado de espírito quando se perde não é igual a quando se ganha, mas as equipas motivam-se pela qualidade dos jogadores e pela qualidade do trabalho que se faz durante o processo. É aí que se motiva os jogadores e que se encontram as ideias para o próximo jogo.»
0'Sporting: dois resultados modestos e um sentimento de revolta na plataforma europeia. O Sporting volta a Portugal com mágoa, remetido para a Liga Europa e determinado a fazer com que os jogadores acordem desse pesadelo. Foi uma noite dura, pesada, mas a ressaca tem de ser curta. Jesus procurará evitar o desgaste físico e emocional.
0'Académica: duas derrotas em igual número de jogos e o sentimento de vergonha pelos números do desaire anterior (0-4), em casa, frente ao Vitória de Setúbal. Os adeptos não esconderam o seu desalento, embora José Viterbo tenha enorme crédito em Coimbra, e a equipa quer dar uma resposta à altura.
0'Por seu turno, Jorge Jesus troca três jogadores em relação à derrota de Moscovo: saem João Pereira, Jonathan Silva e Bryan Ruiz, entram Ricardo Esgaio, Jefferson e Carlos Mané.
0'José Viterbo faz quatro alterações no onze: saem Pedro Trigueira, Aderlan, Rui Pedro e Gonçalo Paciência, entram Lee, Ricardo Nascimento, Nii Plange e Rabiola.
0'Sporting: Rui Patrício; Ricardo Esgaio, Paulo Oliveira, Naldo e Jefferson; Carillo, Adrien, João Mário e Carlos Mané; Téo Gutierrez e Slimani.
0'Académica: Lee; Nii Plange, João Real, Ricardo Nascimento e Emídio Rafael; Fernando Alexandre, Obiora; Ivanildo, Leandro Silva e Bouadla; Rabiola.
0'JÁ HÁ ONZES
0'Convocados da Académica: Guarda-redes: Lee e João Gomes; Defesas: Oualembo, Emídio Rafael, João Real, Ricardo Nascimento e Gustavo; Médios: Obiora, Selim Bouadla, Leandro Silva, Rui Pedro e Fernando Alexandre; Avançados: Rabiola, Ivanildo, Gonçalo Paciência, Rafael Lopes, Nii Plange e Hugo Seco.
0'Na Académica, Ricardo Nascimento está de regresso aos convocados, depois de cumprir castigo. O guarda-redes Pedro Trigueira, que se lesionou na última partida, é baixa nas opções de José Viterbo, tal como o defesa Aderlan e o médio Nuno Piloto.
0'Convocados do Sporting: Guarda-redes: Rui Patrício e Marcelo Boeck; Defesas: Jonathan Silva, Ricardo Esgaio, Paulo Oliveira, Naldo, Tobias Figueiredo e Jeferson; Médios: Adrien, João Mário, Aquilani e André Martins; Avançados: Carrillo, Gelson Martins, Bryan Ruiz, Carlos Mané, Teo Gutiérrez, Montero e Slimani.
0'Os leões divulgaram neste domingo a sua lista de convocados, onde se destaca o regresso de Jefferson e as saídas de Tanaka, Bruno Paulista e Azbe Jug.
0'Forte apoio dos adeptos para o Sporting no momento da chegada dos autocarros.
0'Relvado em condições razoáveis. Está nesta altura a ser regado.
0'Tarde de calor em Coimbra e grande agitação em redor do estádio.
0'Boa tarde. A Académica recebe o Sporting a partir das 19h15, na 3ª jornada da Liga 2015/16. Siga tudo EM DIRETO no Maisfutebol.
Acompanhe aqui o AO MINUTO deste jogo dia 30 Ago 2015 às 19:15

in maisfutebol 

Outros 

José Eduardo Simões pede investigação a contratos de jogadores

José Eduardo Simões anuncia recandidatura

O presidente da Académica, José Eduardo Simões, apelou este domingo ao Ministério Público e à Polícia Judiciária para que investiguem contratos de jogadores de clubes que "pagam por fora" e incluiu neste grupo o Gil Vicente, da II Liga.
No final do jogo Académica-Sporting, que os 'leões' venceram por 3-1, o dirigente da 'briosa' surgiu na sala de imprensa para dizer que o clube não deve nada ao fisco e está a cumprir "escrupulosamente" os acordos de pagamento.
"Faço um apelo ao Ministério Público, Polícia Judiciária, Autoridade Tributária e Segurança Social para que investiguem contratos de jogadores que são parcialmente pagos, por fora, em dinheiro", disse José Eduardo Simões, solicitando uma atuação "sem demora".
O presidente da "briosa" mostrou-se indignado com as críticas recorrentes do presidente do Gil Vicente, António Fiúza, de que a Académica deve à Autoridade Tributária e à Segurança Social, e disse existirem suspeitas de que o clube minhoto está no grupo daqueles que, "aparentemente", têm baixos orçamentos, mas pagam aos jogadores "por fora".
"Nós temos tudo registado com o deve ser. Por isso é que as contas ao Fisco e à Segurança Social são tão elevadas, muito mais elevadas do que em alguns clubes, com os quais, curiosamente, não conseguimos competir para arranjar jogadores", sublinhou o dirigente, considerando que é preciso dar um "abanão no futebol" português.
O Gil Vicente informou durante a semana ter enviado ao primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, e à ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, um dossiê sobre as irregularidades fiscais de alguns clubes de futebol no processo de candidatura às provas oficiais.
O clube de Barcelos, despromovido à II Liga, não se conforma com o facto de a Segurança Social ter emitido uma certidão a confirmar a situação contributiva regularizada de alguns clubes, nomeadamente Académica e Vitória de Setúbal, o que lhes permitiu inscrever e utilizar jogadores com contrato, participando na edição 2015/16 da I Liga.
De resto, chegou mesmo a enviar uma carta ao diretor da Segurança Social a denunciar a situação contributiva de Vitória de Setúbal e Académica, que, por não preencherem integralmente os pressupostos exigidos, nomeadamente falta de certidões da Autoridade Tributária e Aduaneira e do Instituto de Segurança Social, ficaram impedidas de registar contratos de trabalho ou de utilizar os jogadores com contratos registados até que a situação fosse normalizada.
No caso da Académica, o Gil Vicente alega um passivo tributário na ordem dos 500 mil euros, mais dívidas à Segurança Social.

in dn 

Sem comentários:

Enviar um comentário