nº espectadores:
árbitro: Manuel Oliveira
Crónica
Jogo de nervos no D. Afonso Henriques, com o V.Guimarães e Académica a empatarem a uma bola em jogo da oitava jornada da Liga. O conjunto minhoto abriu o ativo aos dezasseis minutos e parecia partir para uma exibição segura, mas ficou reduzido a nove elementos e acabou relegado à sua defesa, sem capacidade para suster a reação da Briosa.
A Académica entrou no D. Afonso Henriques a todo o gás e ainda não estava cumprido um minuto de jogo e já Rui Pedro estava na cara de Douglas, com todas as condições para marcar. Valeu Douglas, a fazer a mancha de forma destemida, evitando que o marcador funcionasse com poucos segundos de jogo decorridos.
Demorou dez minutos a responder o V. Guimarães, com Pedro Trigueira a não querer ficar atrás de Douglas, fazendo uma defesa vistosa a remate forte de Tozé.
Na sequência de um período de maior domínio, Tomané correspondeu da melhor forma a uma solicitação de Bruno Alves, adiantando o V.Guimarães no marcador aos dezasseis minutos. Excelente momento do Vitória, a resultar num golo muito festejado.
Se o primeiro quarto de hora do encontro até começou por prometer um jogo aberto, até ao golo do V. Guimarães, nos momentos que se lhe seguiram o nível desceu consideravelmente. A equipa da casa não se quis expor em demasia, a Briosa ia demonstrando poucos argumentos para chegar à baliza de Douglas.
Ainda assim, o primeiro tempo terminou tal como começou, com a Académica a criar muito perigo e a deixar Sérgio Conceição à beira de um ataque de nervos. Erro defensivo do V. Guimarães, abriu-se uma brecha no corredor central, Douglas tentou compensar o erro e deixou a baliza desguarnecida. Gonçalo Paciênia atirou de primeira a passe de Rui Pedro, mas por cima.
Depois do período de descanso mais do mesmo. O conjunto de Filipe Gouveia precisou apenas de quinze segundos para voltar criar muito perigo. Outra vez Rui Pedro, apareceu em boa posição e atirou a bola com estrondo ao travessão da baliza vimaranense.
Entrada forte da Académica, que ganhou ainda mais fôlego com as expulsões na equipa da casa. Em doze minutos o V. Guimarães ficou reduzido a nove elementos depois das expulsões de Alex e de Moreno.
A partir desse momento só deu Briosa, que se instalou por completo no meio campo da equipa da casa. Sem qualquer tipo de capacidade de reação por parte dos minhotos, a Académica esqueceu o protocolo e balanceou-se para o ataque.
No meio de tanta bola que caiu na área, Rafael Lopes reestabeleceu a igualdade aos 67 minutos, numa jogada de insistência do ataque da equipa de Filipe Gouveia. Sérgio Conceição refez a defesa e tentou apostar no contra-ataque, mas sem efeitos práticos, uma vez que os vimaranenses não conseguiram qualquer lance de perigo.
Final emocionante, com a Académica a carregar e a tentar chegar ao golo do triunfo. Faltou mais lucidez aos estudantes para conseguirem sair do D. Afonso Henriques com os três pontos. O conjunto de Coimbra deixa, ainda que temporariamente, a lanterna vermelha com o ponto conquistada na Cidade-Berço.
Antes do início do jogo seria difícil pensar que um empate seria motivador para o V.Guimarães, mas a verdade é que os pupilos de Conceição terminaram o jogo ovacionados, e retribuíram dando as camisolas aos adeptos, que foram um importante apoio à equipa nos instantes finais.
Destaques
Figura: Hugo Seco
O elemento mais constante do ataque da Académica, cotando-se igualmente como um dos jogadores com mais capacidade para criar espaço e abrir brechas na defesa do V.Guimarães. Não teve medo de encarar os adversários que lhe apareceram pela frente, arrancando várias faltas aos seus oponentes. Alex foi expulso em dois duelos perdidos com Hugo Seco. O extremo de 27 anos foi dos melhores da equipa de Coimbra, emprestando fantasia a um jogo intenso.
Momento: golo de Rafael Lopes (67’)
Jogada de insistência da Briosa, numa fase do encontro em que a Académica estava completamente instalada no meio campo do V. Guimarães. O esférico passou uma barreira de pernas, Fernando Alexandre deixou a bola passar por entre as pernas propositadamente, deixando Rafael Lopes completamente isolado. Apenas com Douglas pela frente, o avançado não teve dificuldades para marcar, carimbando o resultado final.
Negativo: V. Guimarães com menos dois
Aposta inesperada de Sérgio Conceição. Se é verdade que Alex acrescenta qualidade às movimentações ofensivas da equipa, veio a comprovar-se que defensivamente o extremo não tem a consistência de um lateral de origem. Viu a segunda cartolina amarela logo aos três minutos do segundo tempo. Na sequência da expulsão de Alex, o capitão Moreno também viu cartolina amarela e acabou por ser expulso, com vermelho direto ainda não estavam cumpridos quinze minutos do segundo tempo. Os minhotos jogaram mais de meia hora com apenas nove elementos.
OUTROS DESTAQUES:
Tomané:
Não rubricou uma exibição brilhante, mas, tal como é seu apanágio, deu músculo ao ataque do V. Guimarães. Apareceu bem nas costas da defesa da Académica para apontar o golo do V.Guimarães, aquele que foi o seu segundo golo esta época.
Fernando Alexandre:
O pêndulo do costume no setor intermediário da equipa da Académica, que assumiu especial preponderância a organizar a Briosa no cerco à baliza do V.Guimarães, arrumando a casa e iniciando as movimentações ofensivas do conjunto de Filipe Gouveia.
Bruno Gaspar:
Rotação máxima durante todo o jogo, mesmo sujeito a trabalho dobrado. Quando o Vitória estava arrumado em frente á sua baliza, sem capacidade de reação, o lateral direito tentou por mais do que uma vez um grito de revolta, avançado com o esférico em direção à área contrária.
Oualembo:
O lateral direito deu profundidade à asa direita da Académica, assumindo papel de destaque na manobra ofensiva da Briosa quando a equipa estava em superioridade numérica.
Opiniões
Declarações de Sérgio Conceição, treinador do V.Guimarães, na sala de imprensa do Estádio D. Afonso Henriques, depois do empate a uma bola diante da Académica:
«Se me perguntassem antes do jogo, não ficaria nada satisfeito com um empate em casa contra o último, mas dadas as circunstâncias acabou por ser justo. Entrámos bem no jogo e fizemos um golo merecido. Pela primeira parte que fizemos, apesar de a Académica ter tido duas oportunidades fruto de erros de posicionamento defensivo, era justo estarmos a ganhar».
«No início da segunda parte tudo se complicou. Já tinha o Dalbert a aquecer para precaver, e ficámos ainda mais limitados quando o Moreno é expulso. Ficámos com nove jogadores em campo, contra uma equipa que fez o empate. Por muito que se organize a equipa há sempre espaço para criar situações».
«Há que enaltecer o espírito e a entrega dos jogadores e também uma palavra, não sou destas coisas, mas tenho de enaltecer os adeptos. Foram fantásticos nesta fase final, também foram eles que nos deram força para conquistar este ponto».
«Encontrei neste grupo muita força a nível humano, em que a vontade de aprender é muito grande e trabalham muito bem durante a semana; é pena não passarem para o jogo do fim de semana o que fazem durante a semana. A nível de crença e de entrega, isso existe. As pessoas podem estar descansadas a esse nível».
[Expulsões] «Ainda não vi os lances, de qualquer das maneiras penso que o lance do moreno não deixa dúvidas. O lance do Alex, sinceramente, ainda não revi o lance».
[Sente-se impotente?] «Não, de forma nenhuma. Na minha curta carreira de treinador tive situações difíceis e soube, ou melhor soubemos, eu e a equipam técnica, dar a volta à situação. Tenho confiança e confiamos nestes jogadores».
Declarações de Filipe Gouveia, treinador da Académica, na sala de imprensa do Estádio D. Afonso Henriques, depois do empate a uma bola diante do V. Guimarães para a 8ª jornada da Liga:
«Perante o que aconteceu nos noventa minutos acho que a minha equipa perdeu dois pontos, mas o V. Guimarães também fez por conquistar um ponto. Aliás, quem conquistou este ponto para o V. Guimarães foi a massa associativa no fim do jogo, que ajudou a equipa».
«Entrámos bem no jogo, tivemos logo uma oportunidade, mas depois tivemos ali um período em que a equipa não se encontrou, porque o V.Guimarães também tem qualidade como disse antes do jogo. Mas a equipa reencontrou-se e chegámos ao empate. Estou muito orgulhoso por treinar esta equipa, quando aqui cheguei disse que ia dar muitas alegrias à cidade de Coimbra e acho que eles merecem que no domingo vá muita gente apoiar a equipa».
[Exigia-se mais a jogar com mais dois elementos?] «Não é fácil jogar contra nove, por vezes pensa-se que é, mas o espaço fica mais fechado. Arriscámos tudo, faltou um pouco mais de velocidade na circulação da bola, mas o V. Guimarães fechou-se bem, perante o seu público, que os ajudou a ir buscar forças onde se calhar já não tinham».
Rafael Lopes realizou este domingo o 50.º jogo com a camisola da Académica, uma marca que deixa o avançado orgulhoso.
"É muito bom fazer o jogo 50 pela Académica, é a primeira vez que faço 50 jogos por um clube, daí a minha satisfação e orgulho. A Académica é um grande clube, sinto-me muito bem aqui, vou a caminho da minha terceira época no clube. Espero conseguir alcançar o nosso objetivo para esta época e gostava de contribuir com golos que é o que caracteriza um ponta de lança", disse, em declarações reproduzidas pela sua assessoria.
" Claro que gostaria de fazer ainda mais 50 jogos pela Académica, mas isso não depende só de mim, estou no meu último ano de contrato e não sei o que o futuro me reserva", concluiu o jogador, que marcou diante do V. Guimarães.
Rafael Lopes realizou este domingo o 50.º jogo com a camisola da Académica, uma marca que deixa o avançado orgulhoso.
"É muito bom fazer o jogo 50 pela Académica, é a primeira vez que faço 50 jogos por um clube, daí a minha satisfação e orgulho. A Académica é um grande clube, sinto-me muito bem aqui, vou a caminho da minha terceira época no clube. Espero conseguir alcançar o nosso objetivo para esta época e gostava de contribuir com golos que é o que caracteriza um ponta de lança", disse, em declarações reproduzidas pela sua assessoria.
" Claro que gostaria de fazer ainda mais 50 jogos pela Académica, mas isso não depende só de mim, estou no meu último ano de contrato e não sei o que o futuro me reserva", concluiu o jogador, que marcou diante do V. Guimarães.
Ao minuto
90'FIM DO Vitória Guimarães, (1) - Académica, (1)
90'Avançado reclama falta de Dalbert. Tem razão, mas parece fora da área.
90'Cartão amarelo para Gonçalo Paciência.
90'Três minutos de compensação.
89'A massa associativa do Vitória vai entoando cânticos, já que este empate acaba por ser mal menor, face à desvantagem numérica.
86'A Académica tem bola mas não consegue criar oportunidades claras
83'O Vitória está agora com os seus nove jogadores num terço do terreno, protegendo a baliza de Douglas Jesus.
81'Os adeptos continuam a puxar pela equipa da casa
78'Entra R. Ofori (Académica)
78'Sai Emidio Rafael (Académica)
76'Muitas dificuldades para o Vitória, que tenta segurar o ponto com apenas nove jogadores.
75'Leandro Silva remata de meia distância, ao lado.
73'Vai pressionando a Académica em busca de mais um golo.
71'Entra Leandro Silva (Académica)
71'Sai Rui Pedro (Académica)
70'A única razão de protesto poderia ser a influência de Fernando Alexandre, que parece vir de fora-de-jogo, no lance. O médio não toca na bola mas engana a defesa, com a simulação. Será isto que alguns jogadores do Vitória alegam.
68'Dalbert coloca Rafael Lopes em jogo. A bola vai na direção da área, Fernando Alexandre abre as pernas e deixa-a passar, enganando a defesa do Vitória, e fica a pedir fora-de-jogo. Sem razão.
67'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Rafael Lopes.
62'Cartão amarelo para Rui Pedro.
61'Entra Alexandre Silva (Vitória Guimarães)
61'Sai Tómané (Vitória Guimarães)
61'Entra João Afonso (Vitória Guimarães)
61'Sai Tozé (Vitória Guimarães)
60'Vitória de Guimarães reduzido a nove elementos.
60'Incrível! Bola bombeada para o ataque da Académica, Moreno faz sinal ao guarda-redes para sair mas percebe que Gonçalo Paciência vai chegar primeiro. Assim, derruba o avançado e vê, naturalmente, o cartão vermelho.
60'Cartão vermelho para Moreno.
58'Cartão amarelo para Rafael Lopes.
56'A Académica tenta pressionar
54'Obiora fica agastado com a substituição e nem cumprimenta Rafael Lopes, manifestando claramente o seu descontentamento.
53'Filipe Gouveia responde com ambição, trocando um médio por um avançado.
53'Entra Rafael Lopes (Académica)
53'Sai N. Obiora (Académica)
52'O brasileiro, que acaba de entrar, acerta com o cotovelo em Hugo Seco, em lance aéreo.
51'Cartão amarelo para Dalbert Henrique.
51'Sérgio Conceição coloca um lateral esquerdo, face à lacuna no flanco, e prescinde de um avançado.
50'Entra Dalbert Henrique (Vitória Guimarães)
50'Sai Ricardo Gomes (Vitória Guimarães)
50'Alex vê o segundo amarelo, Moreno protesta e é igualmente punido pelo árbitro.
49'Mais uma falta do extremo adaptado a lateral sobre Hugo Seco, que lhe fugia em direção à área do Vitória!
49'Cartão amarelo para Moreno.
48'Segundo cartão amarelo para Alex.
48'A Académica volta a criar uma grande ocasião logo a abrir, tal como aconteceu na primeira parte
47'À TRAVE! Rui Pedro surge em boa posição à entrada da área e atira de pé esquerdo ao ferro da baliza do Vitória!
46'Recomeça o Vitória Guimarães - Académica
45'Intervalo no Vitória Guimarães - Académica
45'FALHA GONÇALO PACIÊNCIA! Rui Pedro trabalha bem, serve o avançado na zona central, ainda fora da área, Douglas Jesus não estava na baliza mas Gonçalo atirou de primeira por cima!
44'Tozé fica magoado em lance aéreo com Fernando Alexandre
41'Gonçalo Paciência tenta um lance individual e perde a bola. Falta-lhe companhia no ataque.
40'O público local parece satisfeito e vai puxando pela equipa.
37'O V. Guimarães vai conseguindo suster a tentativa de resposta da Académica.
34'Licá surge agora pela esquerda, no Vitória, com Tomané na direita
30'Fase mais morna do encontro
27'A Académica vai esticando o seu jogo.
24'De novo Hugo Seco a provocar um desequilíbrio pela direita, perante um extremo (Alex) adaptado a lateral.
23'Cartão amarelo para Alex.
21'Hugo Seco tenta o lance individual pela direita, seria pontapé de canto mas a equipa de arbitragem equivoca-se e marca pontapé de baliza.
19'Tomané joga como falso extremo esquerdo, com Ricardo Gomes ao centro, tendo assim liberdade para surgir com frequência em zonas de finalização.
17'Soberbo passe de Bruno Alves, Tomané faz a diagonal e foge aos centrais, recebe isolado e remata com o pé direito à saída de Pedro Trigueira.
17'Assistência para golo de Bruno Alves.
16'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Tómané.
15'Tomané cruza na esquerda, a defesa da Académica afasta.
12'Alex atira de livre ao lado
11'Cartão amarelo para Emidio Rafael.
10'TRIGUEIRA! Tozé recebe a bola e remata de longe, colocado, para bela defesa do guarda-redes da Académica!
10'Há pouco, Sérgio Conceição ficou muito irritado com a demora na chegada de uma nova camisola para Josué.
8'O V. Guimarães vai subindo no terreno
5'Josué trocou de camisola, que tinha sangue, e está de volta ao terreno de jogo.
4'V. Guimarães com dez elementos, nesta altura.
3'Josué fica lesionado na sequência do lance, está a sangrar e abandona as quatro linhas.
3'FALHA RUI PEDRO! O médio ofensivo recebe na área e dispara para defesa de Douglas!
1'Começa o Vitória Guimarães - Académica
0'Duelo a preto e branco, os dois emblemas alinham com os seus equipamentos tradicionais.
0'V. Guimarães e Académica em campo para o início do encontro!
0'Está completo o aquecimento, as três equipas recolheram aos balneários. Há ainda pouca gente nas bancadas.
0'As três equipas já aquecem no relvado do palco vimaranense.
0'Muitas alterações também da parte de Filipe Gouveia, que mantém apenas quatro dos jogadores que golearam a Sanjoanense no jogo da Taça de Portugal.
0'Suplentes da Académica: Lee, Marinho, João Real, Leandro Silva, Nuno Piloto, Rafael Lopes e Ofori.
0'ACADÉMICA: Pedro Trigueira; Oualembo, Iago, Ricardo Nascimento e Emídio Rafael; Fernando Alexandre, Obiora e Rui Pedro; Hugo Seco, Gonçalo Paciência e Nii Plange.
0'Suplentes do V. Guimarães: Assis, Montoya, João Afonso, Alexandre Silva, Otávio, Henrique Dourado e Dalbert.
0'Confirma-se o onze do V. Guimarães
0'JÁ HÁ EQUIPAS OFICIAIS!
0'Sobem ao relvado os guarda-redes de ambas as equipas, quando começam a entrar no D. Afonso Henriques os primeiros adeptos.
0'Sérgio Conceição faz quatro alterações no onze comparativamente com a eliminação da Taça de Portugal, em Penafiel. Moreno, Alex, Bruno Alves e Tomané são as novidades.
0'V. GUIMARÃES: Douglas; Bruno Gaspar, Moreno, Josué e Alex; Cafú, Bruno Alves e Tozé; Ricardo Gomes, Tomané e Licá.
0'V. Guimarães divulga o seu onze através do Facebook.
0'Eis os convocados da Académica: Guarda-redes: Lee e Pedro Trigueira; Defesas: Ofori, Oualembo, Emídio Rafael, Ricardo Nascimento, João Real e Iago; Médios: Obiora, Leandro Silva, Selim Bouadla, Nuno Piloto, Rui Pedro, Fernando Alexandre e Nii Plange; Avançados: Marinho, Gonçalo Paciência, Rafael Lopes e Hugo Seco.
0'Na Académica, grande destaque para o regresso de Marinho, experiente jogador que está afastado há cerca de seis meses devido a lesão.
0'Sérgio Conceição convocou 20 jogadores: Guarda-redes: Douglas e Assis; Defesas: Josué, Moreno, João Afonso, Bruno Gaspar e Dalbert; Médios: Montoya, Cafú, Bruno Alves, Otávio, João Pedro e Tozé; Avançados: Tomané, Licá, Alex, Ricardo Gomes, Vigário, Alexandre Silva e Henrique Dourado.
0'Histórico: registo favorável ao V. Guimarães no que às receções à Académica diz respeito. Num total de 59 embates realizados na Cidade Berço, os minhotos somam 38 triunfos, contra onze dos estudantes, registando-se ainda uma dezena de empates. A Académica saiu derrotadas das últimas três deslocações ao Estádio D. Afonso Henriques, não tendo marcado qualquer golo nesses mesmos jogos.
0'Filipe Gouveia (Académica): «Nós estamos fortes, coesos, acreditamos no que fazemos diariamente e montámos uma estratégia. Não tenho dúvidas de que vamos a Guimarães para ganhar e somar os três pontos e continuar a nossa caminhada. O V. Guimarães vai querer entrar forte perante o seu público. Nós jogamos sempre da mesma forma, independente do adversário, pois acreditamos nos nossos princípios e na nossa organização».
0'Sérgio Conceição (V.Guimarães): «Vamos ter dificuldades, também por aquilo que têm sido as últimas semanas aqui no Vitória, é normal a pressão que existe em torno da equipa. Preparámos a equipa para um jogo em que tem de conquistar três pontos. É o início de uma caminhada, porque tivemos dois jogos de campeonato e num deles estava cá há três dias, agora com a Académica é um objetivo conquistar os três pontos, para chegar ao objetivo do clube, a Liga Europa».
0'Na Académica, Filipe Gouveia não pode contar com os lesionados Makonda, Aderlan e Ivanildo.
0'Ricardo Valente e Bouba Saré (lesionados) são as baixas no V. Guimarães.
0'Depois da saída de Viterbo e já com Filipe Gouveia no comando técnico, os estudantes somaram dois triunfos consecutivos, (em casa diante do Marítimo a contar para a Liga e no terreno da Sanjoanense a por cinco bolas a uma em jogo da Taça de Portugal), pelo que se encontram moralizados.
0'Lanterna vermelha da Liga, apenas com três pontos conquistados, a Académica apresenta-se no D. Afonso Henriques com o cenário mais desanuviado.
0'Depois do afastamento da Liga Europa no arranque da temporada, na última semana os minhotos ficaram fora da Taça da Liga e da Taça de Portugal. Arranque de época penoso, que se traduz no 16º lugar ocupado na tabela classificativa.
0'As quatro derrotas nos últimos quatro jogos com Sérgio Conceição ao leme, a juntar a uma única vitória em onze jogos oficiais, colocam o V. Guimarães numa situação frágil.
0'Boa noite. O V. Guimarães recebe a Académica a partir das 20h45, na 8ª jornada da Liga. Acompanhe tudo EM DIRETO no Maisfutebol.
Acompanhe aqui o AO MINUTO deste jogo dia 24 Out 2015 às 20:45
Sem comentários:
Enviar um comentário