nº espectadores: 2 752
Árbitro: João Capela
Crónica
Académica e Arouca empataram esta tarde a uma bola no Estádio Cidade de Coimbra, numa partida marcada por um final polémico e muito agitado, no relvado e nas bancadas.
O começo de jogo no Cidade de Coimbra foi interessante, com ambas as equipas a imprimirem velocidade, sobretudo pelos corredores laterais. Por volta do décimo minuto, a formação da casa começou a ganhar ascendente e chegou ao primeiro golo aos 13 minutos, por intermédio de Gonçalo Paciência.
Nii Plange conduziu a bola com mestria, ultrapassou os obstáculos que lhe apareceram pela frente e cruzou com conta, peso e medida para a finalização do ponta de lança emprestado pelo FC Porto. A equipa de Filipe Gouveia não poderia ter desejado melhor começo de partida...
E o estado de graça dos conimbricenses prolongou-se pelo menos por mais 15 minutos, com Hugo Sêco e Nii Plange endiabrados nas alas e Gonçalo Paciência particularmente ativo na zona central do ataque. Apesar de tudo, o Arouca foi procurando responder, sobretudo através das iniciativas do rápido Artur.
Prestes a chegar a meia hora de jogo, Ricardo Nascimento esteve muito perto de fazer o segundo, mas Bracalli segurou a desvantagem mínima. Pouco depois, resposta arouquense com David Simão perto da igualdade, na sequência de um pontapé do meio da rua.
O rumo do primeiro tempo estava a começar a alterar-se e o conjunto orientado por Lito Vidigal acabou mesmo por chegar a uma merecida igualdade. Artur (quem mais poderia ser senão ele?) bateu um livre na esquerda e Maurides apareceu de rompante, cabeceando para o fundo das redes de Pedro Trigueira.
Veja os destaques: «ratos atómicos» com a corda toda
Ao intervalo, a igualdade aceitava-se perfeitamente, num jogo de futebol bem disputado. Muitos se perguntaram: porque é que este tipo de jogos não pode ser mais vezes assim? Com velocidade, intensidade, duas equipas dispostas a atacar e com a essência do futebol: golos.
O começo de segunda parte teve dinamismo dos artistas do costume da Académica. Aliás, a Briosa esteve bem perto de chegar de novo à vantagem, mas Gonçalo Paciência e Nii Plange aproveitaram boas chances para marcar o segundo.
Do outro lado, David Simão regia a orquestra e Maurides ia causando o pânico entre os centrais da casa. O irmão do portista Maicon esteve aliás muito perto de desfazer a igualdade ao minuto 59.
O jogo foi ficando cada vez mais morno, sendo que as equipas iam acorando de vez a vez, como quando, por exemplo, Artur bateu um livre, com a bola a passar muito perto do poste direito de Pedro Trigueira. O «7» dos arouquenses foi um dos melhores em campo e de facto esteve perto de levar o prémio para casa naquele tiro...
João Capela em final polémico, com empurrões e cadeiras no relvado
Nos últimos 15 minutos, a Académica, jogando em 4x4x2 depois da troca de Hugo Sêco por Rabiola, esteve perto de sofrer o golo, em mais um lance no qual Maurides teve imenso espaço para atirar à baliza contrária. O brasileiro voltou a ter mais uma ocasião já a caminho dos 90 minutos mas o desvio à boca da baliza não foi o melhor...
No entanto, o momento do jogo estava guardado para o tempo de compensação. Gonçalo Paciência apontou um golaço daqueles de fazer levantar qualquer estádio, mas como na origem do lance estava um suposto fora de jogo de Leandro Silva, o tento acabou anulado. Como devem calcular, o estádio entrou em ebulição, com todos os elementos academistas revoltados, Marinho expulso por protestos e cadeiras a voar na direção do assistente que anulou o golo.
Um final pouco digno de espetáculo, na sequência de uma partida de futebol muito interessante. A igualdade acaba por ser justa.
Destaques
FIGURA: Nii Plange
Vertiginoso, supersónico, veloz. Poder-se-iam utilizar vários adjetivos para descrever a exibição do extremo burquinês. O pobre Tomás Dabó ainda deve estar a calcular o número de vezes em que o jogador academista o ultrapassou, qual Ferrari a ultrapassar um esforçado Punto. Assistiu Gonçalo Paciência para o 1-0 e teve mais uma data de grandes arrancadas. Exibição notável.
MOMENTO: golo anulado a Gonçalo Paciência
O final do jogo estava a ser demasiado normal até chegar o momento mais quente no Cidade de Coimbra: um golo anulado a Gonçalo Paciência, por fora de jogo anterior de Leandro Silva. O remate do avançado academista não merecia tal desfeita mas a decisão do árbitro (sem certezas se foi correta ou não) é soberana e o tento acabou anulado.
OUTROS DESTAQUES
Artur
O «rato atómico» deste Arouca. Ágil, rápido e dinâmico, o extremo arouquense rubricou uma exibição de muito bom nível, fazendo a cabeça em água aos defesas academistas. Sacou vários cruzamentos perigosos, um dos quais resultou no golo de Maurides.
Hugo Sêco
Rápido e vertical, fez gato sapato do lateral-esquerdo adversário. Quando «engata», é um dos jogadores mais perigosos da Briosa. Faltou-lhe afinar alguns cruzamentos, mas fora isso esteve em plano de evidência pela profundidade que deu à equipa de Coimbra na ala direita. Apesar de tudo, foi perdendo fulgor com o tempo e acabou substituído por Rabiola.
Maurides
Trabalhador incansável, usa bem o físico para se impor aos centrais contrários. Poderoso e com boa leitura de jogo, empatou o jogo perto do intervalo, numa cabeçada indefensável para Trigueira. Na segunda parte, dispôs das melhores oportunidades de golo para o Arouca, mas esteve perdulário. Ainda assim, bela exibição.
Gonçalo Paciência
Autor do golo academista, esteve muito ativo ao longo dos 90 minutos e foi um dos melhores elementos da Briosa. No final do jogo, «bisou» num remate monumental de meia distância, mas o golo acabou por ser anulado. Bem ou mal, ficou a dúvida no estádio...
Nuno Valente
Um dos jogadores mais em forma da formação arouquense, trabalhou imenso no meio-campo e foi um dos dínamos do jogo ofensivo da equipa de Lito Vidigal. Além disso, atreveu-se em remates de meia distância. Está a ser uma das boas surpresas da Liga esta temporada.
Opiniões
Filipe Gouveia, treinador da Académica, em declarações no final do empate (1-1) em casa com o Arouca:
«Aquilo que a Académica fez hoje à equipa do Arouca, que é um das melhores equipas do meio da tabela... só tenho de dar os parabéns aos meus jogadores. O Arouca só nos criou problemas de bola parada.
Fizemos dois golos, mas só contou um. Eu não falo de arbitragens e hoje não vou falar. Mais uma vez, tive de substituir um jogador por lesão na posição do Fernando Alexandre (Obiora).
Não tenho dúvidas que vamos atingir os objetivos até ao final da época. Para o caudal ofensivo e oportunidades que tivemos, acho que perdemos dois pontos.»
Lito Vidigal, treinador do Arouca, em declarações no final do empate (1-1) em Coimbra com a Académica:
«Temos praticado bom futebol. Viemos jogar a Coimbra, com a nossa identidade e com a nossa ideia. Sofremos um golo muito cedo mas mesmo assim não mudámos de identidade. Empatámos, criámos algumas ocasiões claras de golo mas não concretizámos. Dentro do que foi o jogo, aceita-se o empate.
O que me preocupa é termos 13 pontos. Continuamos a ter uma ideia de jogo muito ambiciosa. Queremos jogar bom futebol independentemente do adversário. temos uma equipa jovem que tem crescido. Jornada após jornada temos somado pontos mas não é o que queríamos. Nos empates que somámos, estivemos mais perto de vencer em grande parte das vezes.»
Ao Minuto
'FIM DO Académica, (1) - Arouca, (1)
Empate com muita polémica no Cidade de Coimbra. No entanto, é o resultado mais justo face ao que aconteceu dentro das quatro linhas!!
90'Sai Nuno Valente (Arouca)
90'Entra Adilson Goiano (Arouca)
90'Não há condições nesta altura para terminar o jogo!! Chovem cadeiras sobre o relvado, o árbitro assistente tem de entrar no relvado para se proteger!!
90'João Capela foi empurrado por uma pessoa da Académica, que se atirou ao árbitro de forma agressiva...
90'Cartão vermelho para Marinho. O extremo da Académica foi expulso por protestos!
90'Grande confusão em Coimbra. Está o caldo entornado!!
90'Gonçalo Paciência faz um golaço, que é anulado por fora de jogo de Leandro Silva. As pessoas da Académica estão fora delas!!
90'GOLO ANULADO A GONÇALO PACIÊNCIA!! Era um grande golo, um golaço!!
90'Vão jogar-se mais três minutos.
88'Entra Leandro (Arouca)
88'Sai Ivo Rodrigues (Arouca)
84'Remate de Leandro Silva para defesa difícil de Bracalli.
79'Mais um desperdício de Maurides! Cruzamento de Zequinha e cabeceamento do brasileiro, solto de marcação, por cima!!
78'Cartão amarelo para Leandro Silva.
77'Cartão amarelo para Iago Santos.
77'Entra Rabiola (Académica)
77'Sai Hugo Seco (Académica)
77'INFORMAÇÃO OFICIAL: 2752 espectadores no estádio.
75'Remate cruzado de Ivo Rodrigues e boa intervenção de Pedro Trigueira!!
74'Entra Zequinha (Arouca)
74'Sai David Simao (Arouca)
72'Artur muito perto do golo! Livre directo chegado ao poste direito, a passar muito perto da baliza.
70'Cartão amarelo para Nuno Piloto.
68'Entra Ivanildo (Académica)
68'Sai Rui Pedro (Académica)
65'ii Plange muito perto do 2-1! Grande jogada de entendimento com Gonçalo Paciência e o remate cruzado perante Bracalli, com Tomás Dabó a afastar para canto.
62'Lucas Lima bate livre lateral à figura de Pedro Trigueira.
60'Que oportunidade!!! Cruzamento de David Simão e falhanço de Maurides em frente à baliza de Pedro Trigueira!
58'Excecional jogada individual de Gonçalo Paciência, arrancando por entre os defesas do Arouca, mas com o remate a passar por cima.
53'Que desperdício de Gonçalo Paciência! Velázquez falhou claramente a abordagem ao lance, deixou Gonçalo Paciência em boa posição para atirar à baliza e este rematou muito torto para fora...
48'Disparo de Nii Plange, sai desviado num defesa arouquense. Canto para a Briosa.
48'Remate de Nuno Valente, fraco, à figura de Trigueira.
46'Recomeça o Académica - Arouca
45'Intervalo no Académica - Arouca
Intervalo no Cidade de Coimbra. Primeiro tempo entretido, com duas equipas a jogar ao ataque, nem sempre decidindo bem no último terço, é certo, mas jogando em velocidade e com atrevimento.
45'Livre de Leandro Silva na direita e cabeceamento de Gonçalo Paciência à figura de Bracalli.
45'Cartão amarelo para David Simao. Por uma entrada dura sobre Aderlan.
45'Três minutos de descontos.
44'Canto de Nii Plange chegado à baliza, com Bracalli a afastar bem uma bola difícil.
41'Arouca está claramente melhor nesta altura, face aos primeiros 15 minutos de jogo.
39'Assistência para golo de Artur.
38'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Maurides.
Cruzamento de Artur, na sequência de um livre, que o ponta de lança finalizou de cabeça para o empate.
32'Entra Leandro Silva (Académica)
32'Sai N. Obiora (Académica)
31'E bom parece mesmo que Obiora não vai afinal poder continuar em campo...
31'David Simão atirou de longa distância, com a bola a passar muito perto do travessão da baliza de Trigueira. Grande ocasião.
29'icardo Nascimento perto do 2-0! Cabeceamento potente após canto de Nii Plange na direita para uma enorme intervenção de Bracalli.
28'Obiora reentra em campo. Parece que vai poder continuar em campo.
26'Livre de Lucas Lima à figura de Pedro Trigueira.
25'Obiora magoado, está a ser assistido pela equipa médica da Académica, jogo parado. Leandro Silva já aquece.
23'Cruzamento de Artur para a área, Maurides a não chegar para o remate por muito pouco...
21'Bom cruzamento de David Simão, Maurides roda bem e procura o remate mas Iago tira-lhe a oportunidade de atirar à baliza no timing certo.
18'Enorme jogada individual de Hugo Sêco na direita, só faltou mesmo a direção certa no cruzamento...
17'Disparo potente de Gonçalo Paciência a 25 metros da baliza, com a bola em direção de Bracalli que agarrou sem problemas. Está com a corda toda o avançado academista...
16'Briosa claramente por cima nesta altura da partida.
13'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Gonçalo Paciência.
Jogada pela esquerda de Nii Plange, que cruza para o desvio de Gonçalo Paciência com o pé direito, já dentro da área.
8'Remate de Aderlan ao lado, não passou muito ao lado do poste direito da baliza do Arouca.
6'Início interessante no Cidade de Coimbra, com ambas as equipas a procurarem meter velocidade pelos corredores laterais.
5'Maurides fica queixoso depois de um choque com um jogador com Iago.
1'Começa o Académica - Arouca
0'Antes do início do jogo respeita-se um minuto de silêncio pelas vítimas dos atentados de Paris.
0'Entrada das equipas em campo. As bancadas estão agora mais bem compostas mas muito longe de um cenário de casa cheia.
0'Terminou o aquecimento, as três equipas recolhem aos balneários.
0'Isto numa altura em que entram os primeiros espectadores nas bancadas.
0'Ambas as formações já aquecem no relvado do Cidade de Coimbra.
0'As portas do estádio ainda não abriram, algo notório pela ausência de público nas bancadas.
0'Suplentes do Arouca: Igor Rocha, Jaílson, Borja López, Adilson, Leandro, Zequinha e Roberto.
0'AROUCA: Bracalli; Tomás Dabó, Velázquez, Hugo Basto e Lucas Lima; Nuno Coelho, David Simão e Nuno Valente; Artur, Maurides e Ivo Rodrigues.
0'Suplentes da Académica: Lee, João Real, Leandro Silva, Ivanildo, Marinho, Rabiola e Rafael Lopes.
0'ACADÉMICA: Pedro Trigueira; Aderlan, Iago, Ricardo Nascimento e Oualembo; Obiora, Nuno Piloto, Rui Pedro; Hugo Seco, Gonçalo Paciência e Nii Plange.
0'JÁ HÁ ONZES OFICIAIS.
0'Se a Académica tem três empates seguidos, o Arouca somou sete empates nos últimos oito jogos: apenas a derrota na última jornada, com o Sporting, interrompeu esta série.
0'A Académica chega com quatro jogos consecutivos sem perder: uma vitória e três empates.
0'A Académica é penúltima classificada, com seis pontos, enquanto o Arouca está quatro posições acima, mas tem o dobro dos pontos: tem 12.
0'Boa tarde. A Académica defronta este domingo, a partir das 16 horas, o Arouca, em jogo da 11ª jornada da Liga. Fique por aí e acompanhe tudo Minuto a Minuto.
Acompanhe aqui o AO MINUTO deste jogo dia 29 Nov 2015 às 16:00
Outros
Foi já perto do final dos três minutos de compensação do encontro entre Académica e Arouca que o caldo entornou no Cidade de Coimbra. Após ressalto de bola em Leandro Silva, Gonçalo Paciência atirou para o fundo das redes, num remate fantástico comemorado por todo o estádio como o golo da vitória.
A questão é que o golo acabou anulado pelo árbitro assistente, isto já depois dos festejos do avançado, equipa e de todo o estádio. A reação à anulação do golo foi vibrante: os jogadores protestaram, o banco da Académica invadiu o relvado, no meio da confusão, Marinho, que não chegou a entrar no jogo, acabou expulso e João Capela acabou envolvido num turbilhão de empurrões e alguma agitação com os elementos do banco academista.
O assistente responsável pela anulação do golo viveu também momentos difíceis, com os adeptos da casa a precipitarem-se para o gradeamento que separa a bancada da pista e atirarem inclusivamente algumas cadeiras na direção do árbitro, que teve de fugir para o relvado.
No meio de toda esta a agitação, a situação acabou por ser bem controlada e não houve mais qualquer reação do público até final, mais para lá dos habituais apupos.
Na conferência de imprensa, Lito Vidigal disse «não ter garantias» se estava ou não fora de jogo, enquanto Filipe Gouveia, treinador da Académica e o autor do golo, Gonçalo Paciência, desvalorizaram a situação. «Foi um lance muito rápido e não tive oportunidade ainda de ver as imagens», garantiu o avançado academista.
Sem comentários:
Enviar um comentário