18 de janeiro de 2016

2015/16 - 18J - Académica 1 - P Ferreira 1


A Académica empatou este sábado com o Paços de Ferreira a uma bola numa partida que contou para a 18ª jornada da Liga NOS. Diogo Jota marcou primeiro para os castores mas João Real, em cima do intervalo, conseguiu o empate para a turma conimbricense. Antes do apito inicial, refira-se, foi prestado um minuto de silêncio em homenagem ao Vice-Presidente da Direcção da AAC/OAF, Gonçalo dos Reis Torgal. A Académica jogou com um fumo branco na manga da camisola, em sinal de luto. 

Em relação ao encontro propriamente dito, a equipa visitante entrou melhor no desafio e aos 17 minutos inaugurou a contagem. Diogo Jota concluiu com eficácia um contra-ataque da equipa de Jorge Simão para fazer o 0-1 no marcador mas, quando se pensava que os visitantes iriam passar a controlar as incidências do desafio, foi a Académica quem chamou a si a responsabilidade de ir atrás do resultado e, até ao intervalo, só deu Briosa.

A equipa de Filipe Gouveia foi "para cima" do adversário e chegou, com justiça, à igualdade, através do central João Real. Gonçalo Paciência assistiu o 13 da Briosa que, de pé esquerdo, fez o 1-1 com que as equipas recolheram aos balneários.

Na etapa complementar, a toada de jogo manteve-se e, à maior posse de bola do Paços, a Académica respondia com oportunidades de golo. Rafael Lopes foi quem mais perto esteve de fazer o 2-1 mas, caprichosamente, a barra travou os intentos do avançado estudantil.

Até final, não houve mais alterações no resultado, com Académica e Paços a dividirem os pontos em Coimbra. Na próxima jornada, a Briosa desloca-se ao reduto do Vit. Setúbal. 

nº espectadores: 3 372
árbitro: Sérgio Piscarreta 

Crónica 

Académica e Paços de Ferreira empataram a uma bola no Cidade de Coimbra, no encontro que abriu a segunda volta para estas duas equipas. 

Os primeiros 45 minutos no Cidade de Coimbra foram bastante intensos e quase que os podemos dividir em duas partes: os primeiros 30 minutos para os pacenses, os restantes para os donos da casa. 
  
O Paços chegava a esta partida numa sequência de duas vitórias (Tondela e V. Setúbal) e, de facto, foi a melhor equipa na fase inicial do encontro. Mais dinâmicos e agressivos sobre a bola, os «castores» criaram duas boas chances nos primeiros 15 minutos, com Diogo Jota em plano de destaque: primeiro, atirou contra um defesa da Académica e depois arrancou desde a ala esquerda, quase provocando um autogolo a Oualembo. 
  
Não tardaria muito para que a jovem promessa pacense fizesse estragos à séria: após uma excelente jogada coletiva, iniciada em Pelé e com passagens pelos pés de Edson Farias e Andrezinho, Diogo Jota apareceu incisivo na cara de Pedro Trigueira, desviando para o fundo das redes academistas. Caso para dizer que à terceira é mesmo de vez... 

A equipa forasteira estava mais segura no jogo, circulando com confiança perante uma Académica de passes longos e algo errática na transição para o ataque. A primeira ocasião dos estudantes surgiu precisamente de um passe longo, com um erro na abordagem aérea de Marco Baixinho a quase proporcionar uma oportunidade de empate para Ivanildo. Fábio Cardoso salvou sobre a linha de golo… 
  
Depois disso, o Paços criou mais duas chances (outra vez com Diogo Jota em plano de destaque...), até que a face do jogo mudou, com os academistas a aparecerem mais pressionantes, com a dupla Fernando Alexandre-Leandro Silva a ganhar mais bolas e a assumir o controlo do meio-campo. 
  
A oito minutos do intervalo, Gonçalo Paciência desmarcou Marinho mas o herói da final da Taça de 2012 atirou à figura de Marafona. De seguida, lance polémico na área pacense, com a sensação de que Ivanildo foi derrubado por Diogo Jota. O árbitro marcou falta ao contrário... 
  
No entanto, a reação academista trouxe os seus frutos, mesmo em cima do intervalo: depois de um livre do lado esquerdo e de alguns ressaltos, a bola sobrou para João Real, que atirou a contar para a igualdade. 
  
Bola parada quase decidia o jogo a favor da Académica 
  
Após o intervalo, e tal como já havia acontecido no início da partida, os pacenses voltaram a entrar melhor, perante uma Académica nervosa e a vacilar bastante na saída de bola, errando vários passes. A equipa de Jorge Simão parecia de facto mais segura de si, com e sem bola. E através de alguns cruzamentos, ia semeando perigo, com Bruno Moreira a ficar perto da baliza em duas ocasiões. 
  
Entretanto, Filipe Gouveia havia lançado os heróis da vitória frente ao Tondela, Hugo Sêco e Rafael Lopes. O primeiro conseguiu agitar o jogo do lado esquerdo e o segundo esteve muito perto de voltar a faturar neste campeonato, na sequência de um cabeceamento que foi direto à trave, após livre lateral batido por Leandro Silva. 
  
E era, de facto, através da bola parada que a formação conimbricense ia ficando mais perto de chegar ao golo. Novamente num livre lateral cobrado por Leandro Silva, a um quarto de hora do final, João Real atirou de cabeça por cima da baliza de Marafona e pouco depois foi Ivanildo a cabecear, não muito longe da trave da baliza contrária. Novamente com Leandro Silva na cobrança da bola parada… 
  
À entrada para os últimos cinco minutos de jogo, Romeu foi expulso por acumulação de cartões amarelos e a Briosa ganhou um importante alento para a fase derradeira do encontro. Rafael Lopes esteve perto do segundo na sequência de uma arrancada de Hugo Sêco na ala esquerda. 
  
No final, a igualdade parece assentar bem às duas equipas, num jogo geralmente repartido, embora a Briosa tenha tido boas situações para resolver o encontro na segunda parte, na sequência de lances de bola parada.

Destaques 

Figura: Diogo Jota 
Está num grande momento e isso nota-se a cada situação que tem de um-para-um ou em desmarcações na área adversária. Voltou a faturar nesta Liga, na sequência de uma extraordinária jogada coletiva. Na maior parte das ações ofensivas dos pacenses, foi ele que esteve em plano de destaque. 
  
Momento: Rafael Lopes à trave 
Corria o minuto 73 e a Briosa buscava o segundo golo: Leandro Silva bateu um livre na esquerda e o recém-entrado Rafael Lopes atirou à barra, de cabeça. Foi a grande ocasião do segundo tempo e o momento de salvação para os pacenses neste encontro. 
  
OUTROS DESTAQUES 
  
João Real 
Defensivamente, cumpriu e esteve, regra geral, bem posicionado, embora com alguns problemas para lidar com os movimentos em diagonal de Diogo Jota. Na frente, foi decisivo, atirando para o golo que valeu a igualdade à Briosa.  
  
Ivanildo 
Bom jogo do ala academista. Entrando muitas vezes em zonas mais interiores, conectou-se bem com os restantes colegas de equipa e participou em várias ações de perigo no ataque. Quase marcava de cabeça à entrada para os últimos dez minutos e esteve envolvido no lance mais polémico da partida, ficando a impressão que foi derrubado dentro da área pacense por Diogo Jota. 
  
Leandro Silva 
A bater livres laterais e a colocar passes longos na frente, foi um dos elementos mais destacados da Briosa. Atravessa um grande momento e já é um dos indiscutíveis do meio-campo de Filipe Gouveia. Confere equilíbrio tático à equipa e forma com o colega Fernando Alexandre um consistente duplo-pivote. 
  
Andrézinho 
Outro jovem da equipa pacense que tem estado em bom plano esta temporada. Dinâmico, fez um belíssimo primeiro tempo, ajudando na construção ofensiva da equipa pacense. Além disso, deu a assistência para o golo de Diogo Jota. Acabou substituído no último quarto de hora, já depois de ter perdido algum gás no segundo tempo... 
  
Pelé 
Pujante, esteve em bom plano no primeiro tempo, iniciando a jogada do golo pacense. Foi um dos jogadores mais ativos, fazendo uso do imponente físico, embora tenha exagerado nalgumas saídas de bola. A luta com a dupla do meio-campo academista não foi fácil mas passou o teste com nota positiva...

Opiniões 

Filipe Gouveia, treinador da Académica, no final do empate frente ao P. Ferreira (1-1): 

«É mais um ponto na nossa caminhada e hoje em especial porque morreu um ente querido da Académica, queríamos oferecer os três pontos à família do professor Reis Torgal. Depois de sofrer primeiro, só uma equipa com a confiança da Académica consegue marcar um golo ao Paços de Ferreira. Mais uma vez, fizemos um jogo conseguido. Pelo que fizemos durante os 90 minutos, a haver um vencedor teria de ser a Académica. O nosso público foi fantástico e temos vindo a fazer a fortaleza em casa. Temos de preparar o jogo em Setúbal com todo o cuidado para ir lá e pontuar».


Jorge Simão, treinador do P. Ferreira, no final da partida frente à Académica (1-1): 

«Não vou sequer comentar a arbitragem. O resultado acaba por se aceitar dadas as circunstâncias, apesar de em situações de golo não ter sido um jogo rico. No entanto, foi um jogo entretido e uma boa propaganda para o futebol. Fizemos um jogo onde ficou clara uma imagem de rigor e organização e de demonstração de talento dos meus jogadores. É importante associar aos pontos a propaganda do jogo, há que saber vender bem o produto. Eu espero que o Paços seja uma equipa humilde. Mais do que uma luta classificativa, acho que o importante é a luta pontual. A nós o que nos interessa é ir somando».

Ao minuto 

90'FIM DO Académica, (1) - Paços Ferreira, (1)
Académica e Paços Ferreira empataram (1-1) num jogo em que a equipa visitante acabou reduzida a dez jogadores.
90'Vão jogar-se mais três minutos.
87'Entra Christian (Paços Ferreira)
87'Sai Bruno Moreira (Paços Ferreira)
86'Rafael Lopes quase marca!! O avançado falha o desvio por pouco!!
84'Segundo cartão amarelo para Romeu.
84'Cartão amarelo para Leandro Silva.
83'Entra Manuel José (Paços Ferreira)
83'Sai Edson Paraíba (Paços Ferreira)
79'Rafael Lopes remata de fora da área, forte mas por cima da barra!!
77'Entra Fábio Martins (Paços Ferreira)
77'Sai Andrézinho (Paços Ferreira)
77'OUTRA VEZ A ACADÉMICA!! Livre de Leandro Silva e cabeceamento de Ivanildo por cima da barra!!
76'Outra vez a Académica num lace de bola parada: desta vez foi João Real a cabecear por cima da barra!!
73'Entra Nuno Piloto (Académica)
73'Sai Rui Pedro (Académica)
73'À TRAVE!!! Rafael Lopes cabeceia com violência ao poste!!
71'INFORMAÇÃO OFICIAL: 3372 espetadores em Coimbra.
66'Entra Rafael Lopes (Académica)
66'Sai Gonçalo Paciência (Académica)
66'Outra vez Bruno Moreira a finalizar, mas desta vez por cima da barra!!
64'Cartão amarelo para C. Oualembo.
62'Cruzamento da direita que Bruno Moreira finaliza de cabeça!
58'Entra Hugo Seco (Académica)
58'Sai Marinho (Académica)
56'Cartão amarelo para João Góis.
53'Diogo Jota cabeceia ao poste, mas a jogada é anulada por fora de jogo!
50'Diogo Jota já seguia isolado, mas a jogada foi anulada por fora de jogo.
46'Recomeça o Académica - Paços Ferreira
45'Intervalo no Académica - Paços Ferreira
45'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de João Real.
A Académica empata!! Na sequência de uma bola parada, há uma bola devolvida para a área, Gonçalo Paciência parece fazer falta sobre Fábio Cardoso, o que é certo é que o árbitro não marca e a bola sobra para João Real, que remata para o empate!!
38'GRANDE PENALIDADE QUE FICA POR ASSINALAR!! Diogo Jota faz falta sobre Ivanildo dentro da área.
37'GRANDE OPORTUNIDADE!! A Académica cria perigo num passe de Gonçalo Paciência que lança Marinho, mas o extremo falha na cara de Marafona!!
32'PELÉ!! No seguimento da jogada, o trinco atira em jeito para defesa de Pedro Trigueira!!
31'QUE PERIGO!! O PAÇOS QUASE FAZIA O SEGUNDO!! Jogada de Edson Farias pela direita, com um cruzamento que Diogo Jota não finaliza por muito pouco de carrinho!!
29'Muitos protestos dos jogadores da Académica, depois de um lance em que Marco Baixinho fez um corte acrobático que levou a bola a bater-lhe no braço.
26'Cartão amarelo para Marinho.
24'Cartão amarelo para Andrézinho. Andrezinho vê também o amarelo e também falha o jogo com o Sporting!!
24'QUE PERIGO!! Académica quase marca!! Marco Baixinho faz um corte mal feito, a bola quase sobra para Ivanildo encostar para golo e vale Fábio Cardoso de carrinho a cortar para canto!!
22'Hélder Lopes bate um livre muito largo
19'Assistência para golo de Andrézinho.
18'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Diogo Jota.
Que grande golo!! Grande jogada coletiva!! Pelé lança Edson Farias, que foge pelo centro e abre na direita em Andrezinho, que cruza para Diogo Jota desviar para o primeiro golo!!
16'Cartão amarelo para Romeu. Amarelo bem mostrado, Romeu falha assim o jogo da próxima jornada com o Sporting.
14'Rui Pedro podia ter visto o amarelo, depois de uma simulação grosseira dentro da área. O árbitro perdoou-lhe esse amarelo!
11'O P. FERREIRA VOLTA A CRIAR PERIGO!! Diogo Jota foge pela esquerda e cruza, Oualmebo desvia para a própria baliza e a bola passa perto do poste!!
5'PRIMEIRA OPORTUNIDADE DE GOLO!! Remate de Diogo Jota em excelente posição, que bate num defesa da Académica!!
2'Ivanildo lança Rui Pedro para um remate perigoso, mas a jogada estava parada por fora de jogo!!
1'Começa o Académica - Paços Ferreira
0'Respeita-se um minuto de silêncio em honra de Gonçalo Reis Torgal, vice presidente e sócio número 7 da Académica, que faleceu aos 84 anos.
0'As equipas entram agora em campo. O jogo vai começar em breve.
0'As equipas terminaram os exercícios de aquecimento e recolheram aos balneários.
0'O árbitro da partida é Sérgio Piscarreta (AF Algarve). Os auxiliares são Valter Pereira e Pais António. O quarto árbitro é Nuno Almeida.
0'Os jogadores de campo e os árbitros também já aquecem no relvado.
0'Tarde de sol e temperatura fresca em Coimbra.
0'Os guarda-redes de ambas as formações já aquecem no relvado do Cidade de Coimbra.
0'Suplentes P. Ferreira: Rafael Defendi, Bruno Santos, Christian, Manuel José, Fábio Martins, Barnes Osei e João Silva.
0'P. FERREIRA: Marafona; João Góis, Fábio Cardoso, Marco Baixinho, Hélder Lopes; Pelé, Andrézinho, Romeu; Edson Farias, Bruno Moreira, Diogo Jota.
0'Suplentes Académica: Lee, Ricardo Nascimento, Nuno Piloto, Pedro Nuno Hugo Sêco, Rabiola e Rafael Lopes.
0'ACADÉMICA: Pedro Trigueira; Aderlan, João Real, Gustavo, Oualembo; Fernando Alexandre, Leandro Silva; Marinho, Rui Pedro, Ivanildo; Gonçalo Paciência.
0'JÁ TEMOS ONZES.
0'Já o P. Ferreira não conta com Miguel Vieira e Paulo Henrique (lesionados), enquanto o capitão Ricardo ficou de fora por opção.
0'Na Académica, destaque para a aus~encia de Iago, Makonda, Obiora e Nii Plange (lesionados)
0'A 20 pontos do objetivo mínimo definido para a época por Jorge Simão (os 48 pontos), o Paços Ferreira entra para a partida frente à Académica motivada pelos dois triunfos somados nos últimos encontros (Tondela e V. Setúbal).
0'No entanto, o arranque de 2016 da Académica tem sido francamente positivo, com seis pontos nos últimos nove possíveis. Ou melhor, nove pontos conquistados em nove possíveis nos últimos três encontros caseiros.
0'Em confronto vão estar duas equipas que têm feito campeonatos muito diferentes: o P. Ferreira é quinto classificado, com 28 pontos, enquanto a Académica é 16ª e antepenúltima classificada, com 16 pontos.
0'Boa tarde. A Académica recebe o P. Ferreira a partir das 16.15 horas, em jogo da 18ª jornada da Liga. Fique ligado e siga tudo Minuto a Minuto.
Acompanhe aqui o AO MINUTO deste jogo dia 16 Jan 2016 às 16:15













Sem comentários:

Enviar um comentário