29 de fevereiro de 2016

2015/16 - 24J: Marítimo 1 - Académica 0



nº espectadores: 6 756 
árbitro: Artur Soares Dias 

Crónica 

O Marítimo derrotou a Académica de Coimbra por um golo e conquistou os pontos que levam a equipa a respirar melhor na tabela classificativa. Uma vitória sofrida perante um adversário que só acordou na segunda parte, quando já estava a perder.Os estudantes ainda atiraram uma bola ao posta da baliza insular, mas não conseguiram pontuar na Madeira. Um resultado que afunda ainda a equipa de Coimbra para aos lugares da despromoção.

Neste confronto com a Académica o Marítimo procurava a primeira vitória caseira na era Nelo Vingada. Os insulares entraram bem na partida e até conseguiram pôr os estudantes em sentido.

Apesar de algum domínio o Marítimo demorou muito tempo a levar o perigo à baliza de Trigueira. Babá, que neste confronto entrou desde início, ainda tentou alguns remates, mas sem grandes resultados.

Na fase inicial do jogo, a Académica era uma equipa que defendia bem e procurava o contra-ataque. Só que, quando o fazia, não levava perigo à baliza adversária.

À passagem da meia hora os insulares crescem no jogo quando Patrick Vieira é assistido na área, mas atira à figura de Trigueira. Daqui para a frente os insulares começam a atacar mais, mas revelam alguma lentidão o que dá tempo ao adversário para resolver os problemas criados.

Aos 39 minutos, a Académica leva algum perigo à baliza dos insulares, mas Haghighi sai da baliza, desvia a bola e ainda choca com Gonçalo Paciência que se preparava para cabecear.

Ainda antes do intervalo o Marítimo poderia ter inaugurado o marcador, mas Patrick Vieira em boa posição, remata para uma boa defesa de Trigueira

No segundo tempo, o Marítimo entra bem no desafio e Babá, aos 49 minutos, inaugura o marcador. O senegalês é assistido na área por João Diogo e, de calcanhar, faz golo. Uma vantagem que os insulares já mereciam já que há muito dominavam uma Académica que, apesar de tudo, estava a defender bem.

Em desvantagem no marcador, Filipe Gouveia mexe na equipa e, de uma assentada só, faz duas substituições. Uma tentativa de mudar o rumo dos acontecimentos, já que uma derrota afundava ainda mais os estudantes na tabela classificativa.

O certo é que os estudantes foram atrás do prejuízo e até estiverem perto de empatar o desafio. Primeiro foi Gonçalo Paciência, aos 66 minutos, a atirar para uma defesa apertada do guardião insular. Passados três minutos Hugo Seco entra pela área e, frente a Haghighi, atira ao poste. Uma grande perdida do jogador academista.

Os insulares aguentavam a pressão dos estudantes e, num desses lances, Rúben Ferreira lesiona-se e tem de ser substituído. Um revés para turma insular que defendia bem, mas sempre espreitando o contra-ataque.

O desafio aproximava-se do fim e os estudantes tentavam ao máximo conseguir pelo menos o empate num jogo em que só lhes interessava a vitória, mas acabaram por sair da Madeira sem pontos. 

Por seu turno Nelo Vingada conquista a sua primeira vitória nos Barreiros desde que chegou ao clube, e respira agora melhor já que o Marítimo soma agora 28 pontos na tabela classificativa.

Destaques 

O Momento:

Minuto 50, golo do Marítimo: Uma jogada rápida pelo corredor direito iniciada por João Diogo que entra pela área e assiste Babá para o golo. O jogador madeirense até parece que queria rematar para golo, mas a bola sobrou para o senegalês. Acabou por valer os três pontos para o Marítimo e a primeira vitória em casa de Nelo Vingada.

A Figura:

João Diogo: Iniciou o lance que originou o golo de Babá, mas durante todo o desafio fez várias assistências para os seus colegas. Em dia de aniversário (fez este domingo 28 anos), João Diogo é cada vez mais uma peça fundamental da estratégia de Nelo Vingada, quer seja a lateral direito, quer quando joga a médio como aconteceu neste jogo.

Outros destaques:

Babá: Ganhou a titularidade neste confronto e esteve à altura. Marcou o golo que deu uma vitória preciosa à equipa e provavelmente ganhou a confiança do treinador.

Hugo Seco: Entrou na segunda parte quando a equipa estava a perder. Teve uma grande oportunidade para empatar a partida quando estava isolado frente a Haghighi e atirou ao poste. Apesar do azar trouxe alguma frescura e esteve no melhor momento da equipa

Trigueira: Esteve em grande plano neste desafio. É verdade que sofreu um golo, mas por duas vezes travou lances que poderiam ter dado em golo, que o diga Patrick Vieira, que por duas vezes viu o guardião academista fazer defesas incríveis, com destaque para a última em que se esticou para travar o remate do brasileiro.

Opiniões 

Nelo Vingada, treinador do Marítimo, depois da vitória por 1-0 sobre a Académica para a 24ª jornada da Liga:

«A primeira parte foi um pouco fraca. Na segunda parte fizemos o 1-0 e depois ganhamos o jogo como muitas vezes as grandes equipas ganham: a sofrer e aqui e ali a defender e a tentar evitar que a bola rondasse  a nossa baliza.

A Académica tentou, aproximou-se e também fez o seu papel e bem. Esta vitória trouxe-nos o conforto pontual nesta altura. Mas só o conforto pontual, porque em termos matemáticos não traz mais nada do que isso. Continuando a ser realista, que este resultado nos permita agora podermos ser um bocadinho aqui e ali mais personalizados e jogar de acordo com aquilo que é o nível individual dos jogadores. Nos últimos jogos, por causa dos castigos e das lesões, temos mudado sempre a equipa;. A resposta hoje dos que jogaram e que já há algum tempo não jogavam, caso do Babá e do Ghazaryan, acabou por ser muito positiva. De algum modo em termos de ritmo de jogo excederam aquilo que poderiam aguentar.

A equipa está de parabéns e também os adpetos porque são uma parte importante. São a alma de um clube. Os jogadores também foram merecedores, pela entrega e pela luta. Também porque souberam sofrer, porque não é só o Marítimo que sofre. Quando vejo muitas equipas consideradas grandes que às vezes ganham jogos a sofrer... Temos exemplos desses todas as semana e em todos os campeonatos.

«É normal que quando duas equipas estão em inferioridade no caso de um resultado, como aconteceu com a Académica, haja uma tentativa de se chegar á frente. Também uma coisa que não se pode controlar  no futebol que é o instinto de conservação. Isto é, os jogadores sentiram que se calhar a partir de uma determinada altura podiam e tinham capacidade para controlar o resultado. Conservámos o resultado e estamos também felizes por isso»

Luís Godinho, vice-presidente da Académica, na sala de imprensa no lugar do treinador Filipe Gouveia, depois da derrota em casa do Marítimo (0-1) para a 24ª jornada da Liga:

«Estou aqui porque o nosso treinador não quer quebrar a promessa de não falar sobre a arbitragem. Independentemente daquilo que todos assistiram hoje, cabe a vocês escalpelizar o que aconteceu. Não vamos quebrar aquilo que é a forma de estar da Académica e do seu treinador, que disse que não falaria sobre arbitragens.»

Por isso venho aqui eu porque acho que é um momento em que não podemos ficar mais calados. Assumo tudo aquilo que estou a dizer. Se o estou a fazer, também o estou a fazer porque o segundo árbitro, o senhor Licínio, fez em nosso entender comentários inapropriados relativamente à equipa  da Académica durante o jogo. Também já tive o cuidado de esclarecer isso com o próprio Licínio. Fica a sensação no ar de que vale a pena pressionar, vale a pena mostrar cartões vermelhos porque aqueles que choram, aqueles que se queixam, aqueles que pressionam, tiram vantagem disso. É apenas e só  esse alerta que não pode acontecer. Tem vindo a acontecer aos domingos e a Académica tem tido esta postura, mas chega.  Vamos estar atentos e peço uma vez mais desculpa pelo treinador não poder estar aqui. Obviamente não vou falar sobre o jogo e obviamente não vou responder a perguntas.»

Ao minuto 

90'FIM DO Marítimo, (1) - Académica, (0)
90'Estudantes lutam até ao fim
90'Canto para a Académica
90'Diallo isolado permite uma grande defesa a Trigueira
90'Três minutos de compensação
88'Cartão amarelo para Fransérgio.
83'Entra U. Diallo (Marítimo)
83'Sai Baba Diawara (Marítimo)
77'Académica está mais ofensiva na tentativa de conseguir pelo menos o empate
76'Entra Rabiola (Académica)
76'Sai Gonçalo Paciência (Académica)
74'Sai Rúben Ferreira (Marítimo)
74'Entra Briguel (Marítimo)
74'Rúben Ferreira lesiona-se
70'Hugo Seco isolado frente a Haghighi atira ao poste. Grande oportunidade para empatar a partida
67'Gonçalo Paciência remate na área para duma defesa de Haghighi para canto
65'Sai Alex Soares (Marítimo)
65'Entra Tiago Rodrigues (Marítimo)
59'Babá com um remate acrobático na area dos estudantes cria perigo para a baliza de Trigueira
56'Entra Rafael Lopes (Académica)
56'Sai N. Plange (Académica)
55'Cartão amarelo para Fernando Alexandre.
55'Entra Rafael Lopes (Académica)
55'Sai I. Gui (Académica)
50'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Baba Diawara.
João Diogpo assiste Babá na area e este de calcanhar inaugura o marcador
46'Ambas as equipas sem alterações
46'Recomeça o Marítimo - Académica
45'Haghgighi vai continuar em campo.
45'Welligton está a aquecer ao intervalo. Haghighi pode ter-se lesionado com alguma gravidado no lance em que choca com Gonçalo Paciência
45'Intervalo no Marítimo - Académica
45'Grande defesa de Trigueia a remate de Patrick
45'Dois minutos de compensação
44'Cartão amarelo para Alex Soares.
43'Cruzamento de Rúben Ferreira para a área. Babá cabeceia por cima
41'Haghighi já está recuperado
39'Gonçalo Paciência e Haghighi chocam na área... Guardião insular está a ser assitido
34'Babá de fora da área atira por cima da baliza de Trigueira
31'Patrick é assistido na área, remate forte para um boa defesa de trigueira
28'Académica está muito bem defensivamente. Marítimo está lento e tem dificuldades em furar defesa adversária
28'Filipe Gouveia parece que vai mexer na equipa
28'Três jogadores da académica fazem exercicios de aquecimento
22'GHAZARYAN ATIRA CONTRA A BARREIRA
21'Livre perigoso contra a Académica na esquina na área
19'Cartão amarelo para Iago Santos.
16'Cartão amarelo para Leandro Silva.
16'Gonçalo Paciência é assistido na área, mas atira contra um defesa do Maritimo
13'Babá choca com Trigueia na área. O avançado insular não chegou a tempo
11'Jogada de ataque do Maritimo.Fransérgio atira fraco para defesa fácil de Trigueira
9'Remate de Éber Bessa à entrada da área. Ganha um canto
8'Cruzamento de João Diogo, mas não aparece ninguém
6'Joga-se ao meio campo. Guarda-redes com pouco trabalho
1'Sai o Marítimo
1'Começa o Marítimo - Académica
0'As equipas perfilam-se no relvado
0'As equipas já regressaram aos balneários
0'Suplentes Académica: Lee, Marinho, Rabiola, Gustavo, Nuno Piloto, Rafael Lopes e Hugo Seco
0'Suplentes Marítimo: Welligton, Gevaro, Briguel, Diallo, Plessis, Tiago Rodrigues e Donald Djoussé
0'Académica: Trigueira; Aderlan, João Real, Iago, Rafa Soares; Leandro Silva, Fernando Alexandre, Gui; Nii Plange, Gonçalo Paciência, Ivanildo
0'Onze do Marítimo: Haghighi; Patrick, Dirceu, Maurício, Rúben Ferreira; Èber Bessa, Fransérgio, Alex Soares; João Diogo, Baba, Ghazaryan
0'O Marítimo também
0'Académica já está no relvado
0'Foram entregues as fichas de jogo aos jornalistas, mas voltaram a recolher por haver um erro
0'Muito pouca gente no Estadio dos Barreiros
0'Os guarda-redes de ambas as equipas já fazem o aquecimento
0'O Marítimo é 13.º com 25 pontos. A Académica é 17.ª com 19, primeiro lugar abaixo da linha de água
0'Boa tarde, o Maisfutebol já está no Estádio dos Barreiros para acompanhar o Marítimo-Académica, da 24.ª jornada da I Liga
Acompanhe aqui o AO MINUTO deste jogo dia 28 Fev 2016 às 16:00

Sem comentários:

Enviar um comentário