30 de março de 2016

Arouca vs Académica: Bilhetes à venda em Coimbra

Já se encontram à venda em Coimbra os bilhetes para o jogo frente ao Arouca, uma partida que conta para a 28ª jornada da Liga NOS e que se disputa no sábado, dia 2 de Abril, pelas 16:15.

Os ingressos estão disponíveis na Loja do Sócio (Estádio EFAPEL) e Sede Mancha Negra (Pavilhão Eng. Jorge Anjinho) e custam 13 euros. 

A Briosa procura regressar às vitórias para o campeonato de modo a subir na tabela classificativa e todo o apoio é fundamental nesse sentido.

Direcção oferece os primeiros 20 bilhetes

A Direcção da AAC/OAF vai oferecer bilhetes para o jogo frente ao Arouca aos primeiros 20 associados que se apresentarem na Loja do Sócio, situada no Estádio EFAPEL Cidade de Coimbra.

A oferta é válida para todos os sócios da Académica com quotas em dia e que se apresentem munidos do indispensável cartão de associado. Cada sócio pode levantar um bilhete. Recordamos que esta oportunidade está limitada aos primeiro 20! 

Horários da 30ª jornada

Sábado, 16 abril:

Arouca-Rio Ave, 16:15 (SportTV).

Estoril-Boavista, 18:30 (SportTV)

Moreirense-Sporting, 20:45 (SportTV)

Domingo, 17 abril:

Belenenses-Académica, 16:00 (SportTV)

U. Madeira-P. Ferreira, 16:00

Marítimo-V. Guimarães, 18:15 (SportTV)

FC Porto-Nacional, 20:30 (SportTV)

Segunda-feira, 18 abril:

Sp. Braga-Tondela, 19:00 (SportTV)

Benfica-V. Setúbal, 21:00 (BTV)

24 de março de 2016

Horários dos jogos com Arouca e Benfica

28ª JORNADA

Sexta-feira, dia 1 de abril:

Benfica-Sp. Braga, 20.30 horas (BTV)

Sábado, dia 2 de abril:

Arouca-Académica, 16.15 horas (Sporttv)

Marítimo-Nacional, 18.30 horas (Sporttv)

V. Guimarães-Boavista, 20.15 horas (Sporttv)

Domingo, dia 3 de abril:

União Madeira-V. Setúbal, 16 horas

Estoril-P. Ferreira, 17 horas (Sporttv)

Moreirense-Rio Ave, 19.15 horas (Sporttv)

Segunda-feira, dia 4 de abril:

FC Porto-Tondela, 19 horas (Sporttv)

Belenenses-Sporting, 21 horas (Sporttv)


29ª JORNADA

Sexta-feira, dia 8 de abril:

Boavista-Arouca, 20.30 horas (Sporttv)

Sábado, dia 9 de abril:

Académica-Benfica, 18.30 horas (Sporttv)

Sporting-Marítimo, 20.45 horas (Sporttv)

Domingo, dia 10 de abril:

Nacional-Estoril, 16 horas

Tondela-União Madeira, 16 horas

V. Setúbal-Belenenses, 16 horas (Sporttv)

P. Ferreira-FC Porto, 18.15 horas (Sporttv)

Sp. Braga-Moreirense, 20.30 horas (Sporttv)

Segunda-feira, dia 11 de abril:

Rio Ave-V. Guimarães, 20 horas (Sporttv)

20 de março de 2016

Académica vs Estoril: Declarações de Filipe Gouveia

2015/16 - 27J - Académica 0 - Estoril 3



nº espectadores: 5.194
árbitro: Rui Costa 

Crónica 

O Estoril bateu a Académica por três bolas a zero e deixou a equipa de Filipe Gouveia numa situação complicada na luta pela manutenção no principal escalão do futebol português.

Curiosamente, o jogo até começou com algum perigo junto da baliza estorilista, ainda antes de se ter completado o primeiro minuto no Cidade de Coimbra: Aderlan cruzou desde o lado direito e Rui Pedro surgiu oportuno ao segundo poste, embora o remate, apertado por Anderson Luís, não tenha saído nas melhores condições.

O Estoril entrou para esta partida disposto num 4-4-2, com Gerso na direita e Mattheus na esquerda, embora ambos caindo muitas vezes em zonas mais interiores e dando os flancos aos laterais. A equipa orientada por Fabiano Soares foi crescendo na partida com o passar do tempo, num jogo marcado pela intempérie que se abateu sobre Coimbra mesmo em cima da hora de começo da partida.

Já depois de um par de cruzamentos de Leandro Silva ter deixado a defensiva estorilista em sobressalto, a equipa forasteira acabou por chegar ao primeiro golo. Quase a chegar a meio do primeiro tempo, Anderson Luís cruzou da direita e Mattheus entrou em antecipação, de cabeça, batendo Pedro Trigueira sem apelo nem agravo.

A Briosa procurou responder mas o golpe que se seguiu, cinco minutos depois, foi ainda mais duro: Léo Bonatini cruzou de perto da linha de fundo e Gerso, aproveitando o adormecimento geral do setor defensivo conimbricense, atirou para o segundo da equipa da linha. Pânico generalizado no Cidade de Coimbra, perante a ameaça de mais um resultado comprometedor…

Até ao intervalo, pouco se viu da equipa da casa, completamente amorfa e sem mais ideias para lá de alguns bons passes de Aderlan a lançar Marinho na ala direita. Aliás, o lance mais perigoso até ao apito final de Rui Costa no primeiro tempo foi para o Estoril, com Léo Bonatini a obrigar Pedro Trigueira a defesa apertada e Anderson Luís, na recarga, a atirar ao lado.

Mattheus a resolver bem cedo

A Académica entrou para a segunda parte disposta a mudar o rumo dos acontecimentos, com Filipe Gouveia a passar ao alternativo 4-4-2, trocando Rafa Soares por Gonçalo Paciência e recuando Nii Plange para a lateral esquerda. No plano das intenções, a ideia era boa mas na sequência de um contra-ataque para o Estoril a vida complicou-se ainda mais para a turma da casa…

Léo Bonatini, o habitual goleador da equipa, voltou a servir na perfeição um companheiro, Mattheus, que bisou na partida, com um remate colocado de pé esquerdo, uma vez mais com a defesa academista a deixar-se surpreender. Se as coisas já estavam complicadas para a turma da casa, mais ficaram com este duro golpe, logo ao décimo minuto do segundo tempo.

Filipe Gouveia ainda procurou reativar a equipa em termos ofensivos, lançando Gui (que até entrou bem) e Rabiola, mas a tarde era de total falta de inspiração do lado dos conimbricenses. Do outro lado, com Gerso e Mattheus particularmente ativos, juntamente com dois laterais (entretanto Babanco havia sido trocado por Pedro Botelho) sempre prontos a apoiar o ataque, o Estoril foi causando calafrios em contra-ataque ficando até perto do quarto golo num par de ocasiões…

No final, ficaram três pontos importantíssimos para um Estoril que quer manter os pés assentes na terra, mas não perdendo de vista os lugares europeus. Já a Briosa voltou a cair num jogo caseiro, depois de até ter somado uma retumbante vitória na última partida no Cidade de Coimbra. Ossos do ofício para quem anda nisto das lutas pela manutenção até ao fim…

Destaques 

A FIGURA

Mattheus: O filho de Bebeto voltou a ser decisivo, já depois da recente prestação de grande brilho na vitória em Vila do Conde. Caindo sobre a esquerda mas sempre procurando o espaço interior, o canarinho mostrou sempre grande destreza com bola, revelando ainda fineza dos movimentos e na finalização, tanto de cabeça como com o pé esquerdo. Dois golos e vários bons detalhes numa tarde de grande eficácia dos estorilistas.

O MOMENTO

Dois golos em cinco minutos e a Briosa a cair num poço sem fundo: O jogo estava equilibrado quando o Estoril apontou o primeiro golo, pouco depois do minuto 20. A Académica ainda procurou responder mas o segundo golo da equipa da linha não tardou: Léo Bonatini, hoje em modo assistente, abriu na perfeição para Gerso que aproveitou de forma natural a passividade da defensiva academista, deixando o jogo muito bem encaminhado para a turma de Fabiano Soares…

OUTROS DESTAQUES

Léo Bonatini: Duas assistências e zero golos, num registo consideravelmente diferente daquele que costuma apresentar nas suas exibições. Móvel, inteligente, revelou boa leitura e visão de jogo. Atributos importantíssimos e que revelam o crescimento de um jogador que, por este andar, não demorará muito até ser recrutado por um «grande»…

Gerso: Autor do segundo golo da partida, naquele que é sempre um jogo sentimental para ele (formou-se na Académica e viveu boa parte da vida em Coimbra), foi um dos mais ativos e esclarecidos da turma estorilista. De técnica apurada e velocidade na condução, podia até ter marcado mais um, após boa iniciativa individual. Foi a partir de um contra-ataque seu que surgiu a jogada do terceiro golo…

Anderson Luís: Autor da assistência para o 0-1, esteve sempre muito ativo no momento ofensivo e revelou, por norma, segurança no capítulo defensivo. Apesar de um susto inicial, após choque com Rui Pedro, partiu depois para uma exibição de bom nível.

Anderson Esiti-Diogo Amado: Formaram uma dupla implacável no centro do campo, superiorizando-se de forma clara a Leandro Silva, Fernando Alexandre e Rui Pedro. Juntando a pujança de Anderson ao critério com bola do «pêndulo» Diogo Amado aí se construíram as bases de uma grande vitória dos estorilistas. Estes dois são, neste momento, peças absolutamente fundamentais no esquema de Fabiano Soares.

Gui: O marfinense entrou para a última meia-hora e foi de longe o jogador mais capaz de agitar com o marasmo reinante no ataque academista. Rápido, corajoso e incisivo no um-para-um, sacou alguns cruzamentos interessantes e ainda esteve perto do golo. Talvez mereça mais minutos daqui para a frente…

Opiniões 

Filipe Gouveia, treinador da Académica, no final da derrota frente ao Estoril (0-3):

«Acho que entrámos bem no jogo. A primeira oportunidade é da Académica mas da primeira vez em que o Estoril foi à nossa baliza marcou. O jogo resume-se à eficácia do Estoril, uma equipa experiente e com qualidade. Os meus jogadores lutaram, deram tudo, mas não deu. Sempre que vamos avançando uma jornada e a Académica está na zona de descida, as coisas vão-se tornando mais difíceis. Depois de dois jogos bons, não contávamos com este percalço. Agora, temos a paragem e depois resta-nos ir buscar os três pontos a Arouca.

O onze que jogou hoje até foi o mesmo que jogou frente ao V. Guimarães. Agora, temos de melhorar em certas situações. Dos últimos quatro golos, sofremos três golos na sequência de lançamentos da linha lateral. O Estoril apanhou-se a vencer, ficou mais tranquilo e nós mais intranquilos. Apercebi-me de uma grande reação do público, que hoje esteve fantástico, mesmo depois de termos sofrido».

 Fabiano Soares, treinador do Estoril, na sequência do triunfo frente à Académica (0-3):

«Acho que fomos superiores. Aproveitámos o nervosismo de uma equipa que está a jogar para não descer. A jogada do primeiro golo foi espetacular, fomos superiores, por isso não acho que tenha sido só questão de eficácia. Agora vamos pensar no Paços que é o próximo jogo. As vitórias dão-nos a ilusão de poder conseguir algo mais, mas o importante é ir jogo a jogo. A equipa conseguiu o seu objetivo a dez jornadas do final: a permanência. Agora, cada jogo nos dá mais tranquilidade e a ver se dá para ir sonhando com algo mais. Temos de tentar conseguir o maior número de pontos possível até ao fim».

Ao minuto

90'FIM DO Académica, (0) - Estoril, (3)
Triunfo importante e justíssimo para um Estoril melhor em todos os momentos da partida. Péssima amostra da Académica, que acabou contestada por boa parte dos adeptos.
90'Vão jogar-se três minutos de compensação...
89'Afonso Taira atira para defesa de Trigueira e na recarga Mendy chuta por cima. Excelente ocasião para o quarto golo...
88'Rabiola sai de campo para ser assistido.
85'Cruzamento de Pedro Botelho da esquerda e Michael a cabecear para uma grande defesa de Pedro Trigueira.
84'Leandro Silva atira de fora da área, mas o remate passa por cima.
81'Disparo de meia-distância de Mendy. Não passa longe da baliza de Trigueira.
79'Remate de Gonçalo Paciência ao lado do poste direito da baliza do Estoril.
78'Entra Afonso Taira (Estoril)
78'Sai Mattheus (Estoril)
74'Cruzamento-remate de Gui, que não passou longe do travessão da baliza à guarda de Kieszek...
73'Entra Michael (Estoril)
73'Sai Gerso Fernandes (Estoril)
69'Entra Pedro Botelho (Estoril)
69'Sai Babanco (Estoril)
68'Cartão amarelo para Gerso Fernandes.
67'Cruzamento de Gui mas Kieszek acaba por agarrar à segunda, com Gonçalo Paciência a escorregar e a não aproveitar o ligeiro deslize do polaco...
66'Cartão amarelo para Yohan Tavares. Por travar uma saída para o ataque de Leandro Silva.
66'Cruzamento de Mattheus e Pedro Trigueira a afastar para zona perigosa.
64'O recém-entrado Gui entrou bem, dando para Leandro Silva, mas o remate deste saiu à figura de Kieszek.
64'Entra Rabiola (Académica)
64'Sai Rui Pedro (Académica)
64'Entra I. Gui (Académica)
64'Sai Marinho (Académica)
63'Estão 5.194 espectadores no Estádio Cidade de Coimbra.
61'Condução de Gerso de fora para dentro e remate cruzado a não passar muito longe do poste direito da baliza de Pedro Trigueira.
55'Cartão amarelo para Marinho.
55'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Mattheus.
Mais um cruzamento de Léo Bonatini, depois de um passe de Diogo Amado, e Mattheus entra de rompante apontando o terceiro com um remate de pé esquerdo.
52'Gonçalo Paciência arranca na esquerda e ganha canto após boa incursão e cruzamento. Do canto, não resultou porém qualquer perigo...
46'Entra Gonçalo Paciência (Académica)
46'Sai Rafa (Académica)
46'Recomeça o Académica - Estoril
45'Intervalo no Académica - Estoril
Vantagem para o Estoril, depois de um primeiro tempo de maior eficácia dos canarinhos. A Académica efetuou uma das piores primeiras partes de que há memória nesta temporada...
44'O Estoril fica perto do terceiro! Babanco lança Léo Bonatini na esquerda da área, este trabalha bem sobre Iago, atira para defesa de Pedro Trigueira e, na recarga, Anderson Luís remata forte, mas ao lado da baliza da Académica.
43'Remate de meia-distância de Aderlan.A bola sai muito por cima.
42'Marinho arranca um cruzamento da direita mas Diego Carlos afasta bem para canto.
38'Rafael Lopes isolou-se perante Kieszek, mas havia fora-de-jogo...
36'Futebol insípido e sem ideias da Académica, nesta altura...
26'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Gerso Fernandes.
Léo Bonatini cruza da linha final para a entrada de Gerso que, perante a passividade da defensiva conimbricense, bateu de pé direito Pedro Trigueira.
25'Na sequência de um bom trabalho de Nii Plange e após um ressalto num jogador adversério, Rafael Lopes atira de fora da área, para defesa fácil de Kieszek.
21'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Mattheus.
Cruzamento de Anderson Luís do lado direito e cabeceamento forte do médio ofensivo estorilista, num lance em que era difícil Pedro Trigueira ter feito melhor...
16'Cruzamento de Leandro Silva, agora do lado esquerdo, com João Real a cabecear e a bola a sair desviada por um jogador do Estoril, para fora.
15'Perigo junto à baliza do Estoril! Livre irrepreensivelmente cobrado por Leandro Silva, no lado direito, e Rafael Lopes a não conseguir a melhor receção em excelente posição para atirar à baliza.
13'Excelente passe de Aderlan a desmarcar Marinho na direita mas o cruzamento deste último saiu demasiado largo...
13'Assiste-se a um jogo morno, com as equipas bem encaixadas uma na outra.
7'Entretanto, Leandro Silva ficou caído mas já se levantou...
7'Cruzamento de Babanco da esquerda e Pedro Trigueira a lançar-se afastando a bola com os punhos.
6'Passe de Aderlan a procurar desmarcar Rui Pedro nas costas da defesa estorilista mas Kieszek sai rapidamente e afasta com o pé para lançamento de linha lateral.
4'Anderson Luís regressa ao jogo.
2'Entretanto, Anderson Luís, jogador envolvido naquele duelo, está fora das quatro linhas a ser assistido.
1'Primeiro lance junto da baliza de Kieszek! Aderlan cruzou da direita e Rui Pedro surgiu ao segundo poste, apertado por um defesa estorilista, atirando ao lado.
1'Começa o Académica - Estoril
Sai a Académica
0'As equipas entram em campo. O jogo vai começar já daqui a pouco...
0'O Estoril vem de uma derrota em casa com o Sporting. E hoje está também atento ao que farão o V. Guimarães e o P. Ferreira.
0'A Académica vem de um empate em casa do Moreirense. Hoje, está também com os olhos no que farão o Boavista e o União da Madeira.
0'As equipas terminam agora os exercícios de aquecimento e recolhem aos balneários.
0'Fabiano Soares: «As vitórias trazem sempre tranquilidade, esperança, mas continuo a pensar jogo a jogo e claro que com vitórias sonhamos com mais coisas. Neste momento, o sonho passa por ganharmos em Coimbra diante de uma equipa complicada que necessita de pontos para sobreviver».
0'Na antevisão a este duelo, o adjunto de Filipe Gouveia, Miguel Pinto, foi peremptório: «Queremos a vitória. Os últimos resultados foram bons e a equipa está no bom caminho para assegurar a manutenção».
0'A equipa de arbitragem é chefiada por Rui Costa, da AF Porto. Será assistido por João Silva e Miguel Aguilar. O quarto árbitro é João Matos.
0'A equipa da Académica acaba de entrar para o aquecimento, juntando-se aos jogadores do Estoril, que já iam aquecendo desde há cinco minutos
0'Tarde fresca e céu nublado em Coimbra
0'Suplentes: Georgemy, Diakhité, Afonso Taira, Pedro Botelho, Matheuzinho, Dieguinho e Michael.
0'ESTORIL: Kieszek; Anderson Luís, Yohan Tavares, Diego Carlos, Babanco; Anderson Esiti, Diogo Amado; Mendy, Mattheus, Gerso; Léo Bonatini.
0'Suplentes: Lee, Ricardo Nascimento, Nuno Piloto, Pedro Nuno, Gui, Rabiola e Gonçalo Paciência.
0'ACADÉMICA: Pedro Trigueira; Aderlan, Iago, João Real, Rafa Soares; Leandro Silva, Fernando Alexandre; Marinho, Rui Pedro, Nii Plange; Rafael Lopes
0'Vamos desde já à constituição oficial das equipas...
0'Boa tarde! Académica e Estoril defrontam-se em Coimbra, para a 27ª jornada da Liga. O apito inicial está marcado para as 16h e o MAISFUTEBOL conta-lhe tudo AO MINUTO! Fique ligado!
Acompanhe aqui o AO MINUTO deste jogo dia 20 Mar 2016 às 16:00

in maisfutebol 

2015/16 - 27J - Académica - Estoril

MOMENTO

Académica: O emblema conimbricense continua na luta por evitar o regresso ao segundo escalão do futebol português, 14 anos depois. Para isso, importa ir somando pontos, em particular nos jogos caseiros. Depois do triunfo frente ao V. Guimarães e empate em Moreira do Cónegos (consentido já bem perto do fim), os academistas sonham em poder atingir a sexta vitória caseira da época. Com Hugo Sêco de fora mas contando com o regresso de Fernando Alexandre à convocatória, Filipe Gouveia procurará lançar um «onze» que lhe dê garantias suficientes para lutar pelo triunfo.

Estoril: Depois da derrota frente ao Sporting, os estorilistas procuram somar os três pontos na visita a uma aflita Académica. O jogo será exigente e os «canarinhos» sabem disso, conforme alertou Fabiano Soares na antevisão. Com 33 pontos somados em 26 partidas, o Estoril ainda pode aspirar atingir um lugar europeu no final do campeonato, embora a concorrência seja nesta altura bastante forte. Vencendo este domingo pode ficar mais perto desse sonho…

AUSENTES

Académica: Hugo Sêco (castigado), Obiora, Ivanildo (lesionados).

Estoril: Lucas Farias; Mano e Marion (condicionados).

DISCURSO DIRETO

Miguel Pinto (adjunto de Filipe Gouveia): «Estamos aqui para ganhar e domingo não vai fugir à regra. Queremos a vitória. Os últimos resultados foram bons e a equipa está no bom caminho para assegurar a manutenção».

Fabiano Soares: As vitórias trazem sempre tranquilidade, esperança, mas continuo a pensar jogo a jogo e claro que com vitórias sonhamos com mais coisas. Neste momento, o sonho passa por ganharmos em Coimbra diante de uma equipa complicada que necessita de pontos para sobreviver».

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

Depois do empate a uma bola registado na primeira volta, tempo para Académica e Estoril se voltarem a defrontar na Liga. Num total de 31 jogos entre ambos no principal escalão, registam-se dez vitórias para os academistas, oito igualdades e 13 vitórias para os estorilistas.

EQUIPAS PROVÁVEIS
ACADÉMICA:
ESTORIL

19 de março de 2016

2015/16 - 27J - Académica - Estoril: Convocados

As presenças de Ricardo Nascimento e Fernando Alexandre são as principais novidades na lista de convocados da Académica tendo em vista a partida frente ao Estoril, agendada para as 16 horas deste domingo, no Estádio Cidade de Coimbra.

O defesa central recuperou do problema físico que o afetava, ao passo que o médio defensivo volta após cumprir um jogo de suspensão.
Ao invés, nota para as ausências de William Gustavo, por opção, e de Hugo Seco, que completou, frente ao Moreirense, uma série de cinco cartões amarelos e que, por essa razão, está automaticamente impedido de defrontar o Estoril.

Eis a lista dos 18 convocados:

Guarda-redes: Lee e Pedro Trigueira

Defesas: Aderlan, Ricardo Nascimento, João Real, Iago e Rafa Soares

Médios: Rui Pedro, Leandro Silva, Pedro Nuno, Nuno Piloto e Fernando Alexandre

Avançados: Marinho, Rabiola, Gui, Gonçalo Paciência, Rafael Lopes e Nii Plange

18 de março de 2016

«Estamos no bom caminho para a permanência» - Miguel Pinto

Apesar de ter ministrado o treino matinal desta sexta-feira, Filipe Gouveia não marcou presença na conferência de Imprensa de antevisão do jogo frente ao Estoril devido a doença. O treinador está a contas com uma inflamação na garganta.

Por essa razão, foi Miguel Pinto, um dos seus adjuntos, a marcar presença na conferência. E abordando a receção ao Estoril, agendada para as 16 horas deste domingo, o desejo é, naturalmente, o mesmo do chefe equipa, ou seja, vencer:

- A equipa tem vindo a demonstrar que está no bom caminho para a permanência. As fases que temos passado são condicionantes dos próprios jogos. Vencer amanhã é imperioso. Queremos ganhar contra o Estoril. Trata-se de um adversário com valor, que está a fazer um bom campeonato. Sabemos que é um jogo difícil e temos de contrariar os fatores que possam estar do lado deles. Se olharmos à classificação, o favorito até pode ser o Estoril. Mas a Académica não pensa nisso, só quer ganhar. O grupo está consciente do momento e vai dar mais uma boa resposta. Estar abaixo da linha de água é sempre diferente, é desgastante psicologicamente estarmos sempre atrás dos pontos. Mas penso que a equipa está a lidar bem com essa pressão. No jogo com o Moreirense foi visível o apoio dos nossos adeptos. Apelo aos nossos sócios que compareçam no domingo e apoiem a equipa, sendo o décimo segundo jogador.

Em relação ao treino, sublinhe-se as ausências de Obiora e Emídio Rafael. Ambos estão entregues ao departamento médico do clube e vão falhar a receção aos canarinhos.

in abola 

Académica vs Estoril: Antevisão de Rafael Lopes

16 de março de 2016

Gouveia com poucas opções para as alas

A preparação de Filipe Gouveia do jogo com o Estoril, marcado para o próximo domingo, está condicionada pelas poucas soluções para as alas, sector que conta apenas com Marinho e Nii Plange disponíveis. Se Hugo Seco está castigado – viu o 5º amarelo diante do Moreirense – outros dois extremos estão em dúvida por motivos físicos: Gui e Ivanildo.

Os dois jogadores falharam ontem o treino da Académica e a sua utilização dependerá de como evoluírem as respetivas lesões. Gui está a contas com um traumatismo no pé esquerdo, enquanto Ivanildo tenta recuperar também de um traumatismo, mas no joelho esquerdo. Para além deste duo, Obiora, com uma rotura no adutor esquerdo, continua a fazer apenas trabalho condicionado, enquanto Rui Pedro (entorse no tornozelo esquerdo) também está a cargo do departamento médico. 

in record 

Hugo Seco falha jogo frente ao Estoril

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol divulgou a lista de castigos para a 27ª jornada da Liga:

1 jogo - Hugo Seco (Académica), Rafael Martins e Filipe Gonçalves (Moreirense), Anderson Carvalho e Nuno Henrique (Boavista), Éber Bessa e João Diogo (Marítimo), Adilson Tavares (Arouca), Nuno Pinto (Vitória Setúbal), Mitroglou e Jardel (Benfica), Zeegelaar (Sporting) e Cássio (Rio Ave).


O jogador da Académica viu o 5º cartão amarelo no campeonato no jogo frente ao Moreirense. 

15 de março de 2016

2015/16 - 27J - Académica - Estoril: árbitro

Nomeações completas da jornada 27 da Liga Portuguesa

Sexta-feira:
Rio Ave - Marítimo, Carlos Xistra (AF Castelo Branco)

Sábado:
Sporting - Arouca, Manuel Oliveira (AF Porto)
Vitória de Setúbal - FC Porto, Manuel Mota (AF Braga)

Domingo:
Tondela - Belenenses, Cosme Machado (AF Braga)
Nacional - Vitória de Guimarães, Luís Godinho (AF Évora)
Académica - Estoril, Rui Costa (AF Porto)
Paços de Ferreira - Moreirense, Sérgio Piscarreta (AF Algarve)
Boavista - Benfica, Fábio Veríssimo (AF Leiria)
SC Braga - União, Rui Oliveira (AF Porto)

2015/16 - 26J - Moreirense 2 - Académica 2

Filipe Gouveia aponta mira às arbitragens

Foi enigmático no final do jogo com o Moreirense

Filipe Gouveia, técnico da Académica, não está satisfeito com o trabalho dos árbitros. No final do encontro com o Moreirense, que ditou um empate (2-2), o treinador foi enigmático, falando em situações que não pode controlar e que têm vindo a acontecer nos jogos fora. Mas foi ainda mais longe: "Caiu outra vez uma chuva de canivetes fortes e os meus jogadores ficaram picados", afirmou, não querendo, porém, explicar a quem se destinavam as acusações.

Ao que Record apurou, na base da insatisfação de Filipe Gouveia estão as recentes decisões das equipas de arbitragem nos jogos dos estudantes, que, segundo o treinador, têm prejudicado a sua equipa. Recorde-se que em Moreira de Cónegos a Académica reclamou uma grande penalidade sobre Hugo Seco, já na 2ª parte do encontro (70’), numa altura em que se registava um empate a uma bola.

O técnico tem insistido em não falar das arbitragens depois dos jogos, razão que já levou, por exemplo, o vice-presidente Luís Godinho a substitui-lo na conferência de imprensa de rescaldo da derrota diante do Marítimo (0-1).

in record 

2015/16 - 27J - Académica - Estoril: Horário


Académica vs Estoril: Ajuda a Cruz Vermelha e vai ao Estádio apoiar a Briosa

Foto do site da Académica

Académica vs Estoril: Ajuda a Cruz Vermelha e vai ao Estádio apoiar a Briosa

No âmbito do jogo do próximo domingo, entre a Académica e o Estoril, a Direcção da Associação Académica de Coimbra/OAF e a Delegação de Coimbra da Cruz Vermelha unem esforços e entram em campo pela responsabilidade social. O objectivo é simples: prestar apoio social a cerca de 500 famílias, num total de mais de 1100 pessoas de toda a Região e, ao mesmo tempo, encher as bancadas do Estádio EFAPEL e “empurrar” os nossos Rapazes rumo à vitória.

Desta maneira, todos os adeptos (sócios ou não-sócios) que pretendam assistir ao jogo frente ao Estoril devem deslocar-se à Loja do Sócio (Estádio EFAPEL) e trocar um bem alimentar ou um produto de higiene pessoal por um bilhete para o jogo.

Quais os produtos que pode trocar por um bilhete?

O apelo comum lançado pela Académica e pela Delegação de Coimbra da Cruz Vermelha estende-se, como é óbvio, a toda a cidade e a toda a Região. A presença em massa no Estádio EFAPEL Cidade de Coimbra no próximo domingo significa, por conseguinte, que o objectivo de prestar o devido apoio social a centenas de famílias foi, também, alcançado.

Assim, são vários os produtos que pode entregar na Loja do Sócio (Estádio EFAPEL) e que lhe valem um bilhete para o desafio frente ao Estoril.

Bens Alimentares: leite, enlatados diversos (atum, sardinha, salsinha, feijão, comida pronta), azeite, óleo, açúcar, bolachas secas (Maria e Água e Sal), leite em pó e papas lácteas para bebé.

Higiene Pessoal: Fraldas (bebé e idosos), toalhetes bebé, sabonete, shampoo, pasta dentes, e escova de dentes.

Todos os bens recolhidos serão distribuídos em articulação directa com as Juntas de Freguesia do Concelho de Coimbra.

13 de março de 2016

2015/16 - 26J - Moreirense 2 - Académica 2


nº espectadores: 2 712
árbitro: Fábio Veríssimo 

Crónica 

Tudo na mesma. A Académica continua sem saber o que é vencer fora de portas na presente edição da Liga, o Moreirense continua com imensas dificuldades a jogar no seu reduto e completou o oitavo jogo em casa sem vencer. Contas feitas, de um jogo pobre sobra um ponto para cada um dos emblemas fruto do empate a duas bolas.

Empate com menos sabor para os estudantes, que estiveram a vencer por duas ocasiões, mas deixaram-se empatar das duas vezes e ainda enviaram uma bola ao ferro nos últimos instantes do encontro. O travessão devolveu o esférico e o consequente empate atirou novamente a turma de Coimbra para a zona de despromoção.

A Académica pareceu querer entrar de forma mais destemida no encontro, sem medo de assumir o jogo e aproveitando-se de um inequívoco desconforto do Moreirense para jogar com mais intensidade junto à baliza de Stefanovic.

Ainda assim foi preciso esperar por meia hora de pontapés na bola apara se registar o primeiro remate a uma das balizas. No caso à baliza de Pedro Trigueira, com o guardião da turma de Coimbra a suster o remate de Rafael Martins sem grandes dificuldades.

Ao primeiro remate a uma das balizas a Académica respondeu com o golo. Rui Pedro serviu Nii Plange que, de forma pouco ortodoxa, passou por Marcelo Oliveira, rematando depois de pé esquerdo para o fundo das redes, vendo, no entanto, a bola ainda bater no poste antes de entrar.

Golo a premiar a maior clarividência dos estudantes que, mesmo não apresentando uma qualidade de jogo assinalável, ocuparam melhor os espaços diante de um Moreirense que continua sem soluções para esconder a dependência que esta equipa tinha de Rodrigo Battaglia.

Miguel Leal não perdeu muito tempo a mexer na equipa depois do intervalo. Boateng foi aposta quando estavam decorridos nove minutos do segundo tempo e o ganês marcou no preciso momento em que entrou em campo.

Tirou um «coelho» da cartola o técnico do Moreirense, com o extremo ganês a marcar ao primeiro toque na bola, correspondendo da melhor forma a um bom trabalho da asa direita do Moreirense, pertencendo a Iuri Medeiros o cruzamento para o remate letal de Boateng.

Galvanizou-se o Moreirense com o golo, passando pelo seu melhor período. Conquistou uma série de cantos, jogou mais no meio capo adversário, mas continuou a estar lá a falta de inspiração para fazer mais.

Quando o ímpeto ofensivo do Moreirense quebrou voltou a passar para a frente a Académica com um golo oportuno de Leandro Silva de cabeça, que correspondeu da melhor forma a um cruzamento de Rafa Soares da esquerda quando faltavam doze minutos para os noventa.

Parecia que a Briosa não ia deixar escapar os três pontos, mas Iuri Medeiros voltou a fazer das suas e pouco tempo depois conquistou uma grande penalidade ao driblar sobre João Real. Da marca dos onze metros Rafael Martins não desperdiçou e assinou o resultado final.

Estava escrito o resultado final, mas ainda havia mais para contar. Hugo Seco ainda esteve na cara de Stefanovic, mas viu o guarda-redes defender para a barra. Último suspiro. A Académica volta aos lugares de despromoção depois de uma semana mais desafogada.

O empate acaba por se justificar, ainda que com um amargo de boca para os estudantes. A equipa de Moreira de Cónegos mantém os quatro pontos de margem para os lugares de despromoção, mas precisa de fazer claramente mais. É uma equipa claramente numa curva descendente.

Destaques 

Figura: Leandro Silva
Centro de operações da Académica. Marca tudo que é lance de bola parada, inclusive lançamentos em zona adiantada no terreno e é o pêndulo do meio campo. Jogo de muita luta a orquestrar o jogo dos estudantes. Para além do bom jogo que fez, sempre muito ativo, o médio de 21 anos foi à área do Moreirense fazer a diferença com o golo oportuno de cabeça. Encheu o meio campo da Briosa.

Momento: golo de Rafael Martins (84 minutos)
O avançado não falhou da marca dos 11 metros e evitou a derrota para a turma do Moreirense. Remate seco e forte do avançado que no último jogo em casa tinha falhado um castigo máximo. Desta vez não foi displicente e atirou com tudo.

OUTROS DESTAQUES

Evaldo
Muito ativo no lado esquerdo do Moreirense, o lateral atacou sempre muito. Face à falta de inspiração dos colegas dos detores mais adiantados foi dos que mais lances de ataque produziu.

Nii Plange
A Académica não teve grande caudal de jogo, nem tão pouco proporcionou aos seus extremos um número alargado de oportunidades para mostrar serviço. No pouco que dispôs, Nii Plange deu quase sempre o melhor seguimento. Abriu o marcador e teve um cruzamento perigoso já no segundo tempo.

Aderlan
Prestação positiva do lateral direito da Académica, muito regular a defender e igualmente importante a atacar. Pautou o seu jogo pela regularidade, sem erros.  

Iuri Medeiros
Já teve exibições melhores, mas ainda assim está nos dois golos do Moreirense. Cruzou para o golo de Boateng e cavou a grande penalidade que permitiu a Rafael Martins chegar novamente ao empate. Jogo pragmático.

Boateng
Precisou de poucos segundo em campo para marcar. Deu confiança à equipa do Moreirense numa fase crucial do encontro. Golo pleno de oportunidade e ao mesmo tempo com capacidade técnica

Opiniões

Declarações de Miguel Leal, treinado do Moreirense, na sala de imprensa do Parque de Jogos Comendador Joaquim de Almeida Freitas, depois do empate a duas bolas na receção à Académica:

«No início do jogo se pensasse neste resultado não estaria satisfeito, mas nestes jogos a emoção é o mais importante. Há momentos do jogo em que não há tática e foi o que se passou. Entrámos muito amorfos, depois lá fomos crescendo e depois de uma oportunidade sofremos o golo».

«Na segunda parte estivemos melhor, chegamos ao empate e podíamos ter marcado de canto. Penso que pelo que se passou no jogo se aceita o resultado, foi um jogo de emoção em que as duas equipas jogaram mais com o coração do que com a razão».

«Continuamos a depender, com algum conforto, apenas de nós. Acredito que os trinta pontos vão chegar, temos oito jornadas para fazer mais do que três pontos. É com isso que temos de contar. Na primeira volta nesta altura tínhamos quatro pontos, desta vez temos dez pontos. Atendendo aos últimos resultados este é menos mau».

Declarações de Filipe Gouveia, treinador da Académica, na sala de imprensa do Parque de Jogos Comendador Joaquim de Almeida Freitas, depois do empate a duas bolas em Moreira de Cónegos. O treinador foi irónico em relação à arbitragem:

«Fomos a melhor equipa, a que teve mais oportunidades. O Moreirense esteve à espera do nosso erro e chegámos bem à vantagem. O Moreirense entrou forte na segunda parte e num lance e que estava controlado o Moreirense chega ao empate. Tivemos que correr atrás do prejuízo, conseguimos o segundo golo, mas depois há coisas que não podemos controlar. Mas uma equipa que marca dois golos fora tem de ser suficiente para ganhar fora. A haver um vencedor teríamos de ser nós. Os meus jogadores estão de parabéns. Faltou um pouco a sorte, parece sina, já em nossa casa o Moreirense marcou aos 96 ou 97 minutos».

«O que não se consegue controlar? Choveu outra vez hoje, uma chuva forte de canivetes e os meus jogadores ficaram todos espetados».

«Significado do empate depois do triunfo do Boavista? Tem um sabor amargo, temos de continuar a nossa luta. Não é normal uma equipa que está na situação que estamos criar estas oportunidades de golo. Temos que continuar a trabalhar».

Ao minuto 

 90'FIM DO Moreirense, (2) - Académica, (2)
Empate a duas bolas em Moreira de Cónegos, o conjunto de Coimbra não consegue sair da zona de despromoção apesar de ter estado por duas vezes em vantagem!
90'Entrada dura do avançado sobre Aderlan! Moreirense reduzido a dez
90'Segundo cartão amarelo para Rafael Martins.
90'Quatro minutos de descontos
90'À BARRA HUGO SECO! Lance de ataque da Académica, Hugo Seco apareceu isolado e atirou contra Stefanovic, vendo a bola ressaltar para a trave
85'Cartão amarelo para Rafael Martins.
85'Remate forte para o seu lado esquerdo a partir da marca dos onze metros, Trigueira caiu para o outro lado!
85'2-2 a cinco minutos do fim!
85'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO (penálti) de Rafael Martins.
85'Cartão amarelo para João Real.
84'PENÁLTI PARA O MOREIRENSE! João Real travou Iuri Medeiros em falta!
81'Entra Ernest Ohemeng (Moreirense)
80'Sai Nildo Petrolina (Moreirense)
80'Entra Rabiola (Académica)
80'Sai Rafael Lopes (Académica)
78'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Leandro Silva.
Cruzamento de Rafa Soares na quina da área, do lado esquerdo. No lado oposto Leandro Silva cabeceia livre de marcação fazendo o segundo da Académica!!
75'2712 espectadores no Parque de Jogos Comendador Joaquim de Almeida Freitas
71'Entra Fábio Espinho (Moreirense)
71'Sai Vitor Gomes (Moreirense)
71'O extremo embrulhou-se com Evaldo na área, o jogador que acabou de entrar pediu grande penalidade. Viu cartão amarelo por protestos
71'Cartão amarelo para Hugo Seco.
69'Remate de Rafael Martins na sequência de um livre direto, Pedro Trigueira defende sem dificuldades
67'Entra Hugo Seco (Académica)
67'Sai Marinho (Académica)
66'Palhinha!!! Canto de Iuri Medeiros da esquerda, o médio ganha o duelo de cabeça, mas atira ligeiramente ao lado
61'Entra I. Gui (Académica)
60'Sai Rui Pedro (Académica)
60'Sequência de pontapés de canto para o Moreirense. A equipa da casa galvanizou-se com o golo e está por cima!
59'Segundo golo de Emmanuel Boateng na Liga
54'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de E. Boateng.
uri Medeiros cruza da direita depois de combinar com Sagna. Boateng para a bola na área de costas para baliza, consegue rodar e atira de pé esquerdo sem hipóteses para Trigueira!
54'Entra E. Boateng (Moreirense)
54'Sai Filipe Gonçalves (Moreirense)
52'Cruzamento venenoso de Nii Plange! A bola atravessa a área do Moreirense sem que ninguém consiga encostar para o fundo das redes
46'Não há substituições
46'Recomeça o Moreirense - Académica
45'Intervalo no Moreirense - Académica
A Académica vence por uma bola a zero ao intervalo em Moreira de Cónegos. Vale o golo de Nii Plange a dar cor a um jogo pobre no Minho
45'Dois minutos de descontos
43'Jogo cai de intensidade quando o cronómetro se aproxima do intervalo
38'ACADÉMICA! PERIGO! Leandro Silva descobre Rafa Soares à entrada da área da área, num pontapé de canto, e o lateral canhoto remata pouco ao lado!
37'Cartão amarelo para Filipe Gonçalves.
35'Segundo golo de Nii Plange no campeonato
34'Cartão amarelo para Iago Santos.
31'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de N. Plange.
Passe longo para o extremo. Algo atrapalhado, Nii Plange consegue passar por Marcelo Oliveira e atira depois de pé esquerdo. A bola ainda bate no poste antes de entrar!
30'Rafael Martins remata de pé esquerdo e obriga Trigueira a fazer a primeira defesa da tarde
29'Pontapé de canto para o Moreirense. Contrariamente ao que é normal foi Rafael Martins a bater. João Real corta e cede novo canto do lado contrário
28'Mais um cruzamento, desta feita de Rafa Soares, para as mãos de Stefanovic
25'Remate do meio da rua de Leandro Silva, mas muito torto. Primeiro remate do jogo
21'João Palhinha, reestabelecido, lançou-se pela direita em lance individual, mas o cruzamento saiu muito longo
18'É agora Palhinha quem precisa de assistência. O médio foi atingido na cara pelo esférico
17'Cruzamento rasteiro de Evaldo, encaixa Pedro Trigueira. Não estava ninguém do Moreirense na área para a emenda
14'Iuri Medeiros apareceu em boa posição, mas o árbitro Fábio Veríssimo assinalou falta ao extremo sobre Rafa Soares
10'Nuno Piloto tentava servir Aderlan, mas Marcelo Oliveira aprece a cortar. Parece mais atrevida a Académica
7'Tentativa de remate de Marinho. A bola espirrou e Stefanovic recolheu sem dificuldades
4'Segue o jogo
4'Rui Pedro está no relvado a ser assistido. Nada de preocupante
2'Primeiros instantes de muita luta em Moreira de Cónegos
1'Começa o Moreirense - Académica
0'Sobem ao relvado as duas formações. Moreirense e Académica vão atuar com os seus equipamentos tradicionais
0'Do lado da Académica regista-se a presença de algumas dezenas de adeptos no topo de Moreira de Cónegos
0'Cada associado do Moreirense teve direito a dois bilhetes de acompanhante gratuitos. A bancada encontra-se mais bem composta que o costume
0'Está completo o aquecimento. O relvado volta a ser regado.
0'As três equipas já estão em campo em exercícios de aquecimento.
0'Suplentes (Académica): Lee, Rabiola, Gui, Gonçalo Paciência, Gustavo, Pedro Nuno e Hugo Seco.
0'Suplentes (Moreirense): Nilson, Danielson, Alan Schons, Fábio Espinho, Ernest, Coronas e Boateng.
0'ACADÉMICA: Pedro Trigueira; Aderlan, João Real, Iago e Rafa Soares; Leandro Silva e Nuno Piloto; Marinho, Rui Pedro e Nii Plange; Rafael Lopes.
0'MOREIRENSE: Stefanovic; Sagna, Marcelo Oliveira, André Micael e Evaldo; Palhinha, Filipe Gonçalves e Vítor Gomes; Iuri Medeiros, Rafael Martins e Nildo.
0'JÁ HÁ EQUIPAS OFICIAIS!
0'Os estudantes pararam para respirar fundo na última jornada com o triunfo sobre o V. Guimarães, mas os três pontos não mantiveram a Académica fora dos lugares de despromoção por muito tempo. Com o triunfo do Boavista na abertura da jornada, os pupilos de Filipe Gouveia voltam a descer à zona aflitiva da tabela.
0'Sem conhecer o sabor do triunfo em casa no presente ano civil, a equipa de Miguel Leal tem compensado os maus resultados dentro de portas com pontos fora, que vão mantendo a margem de conforto para os lugares de despromoção.
0'Tarde de sol no Comendador Joaquim de Almeida Freitas, o relvado foi regado há instantes.
0'Frente a frente estão o 14.º classificado da Liga, o Moreirense, com 26 pontos, e a Académica que ocupa o 17.º lugar com menos quatro pontos, sendo o primeiro clube abaixo da linha de água.
0'Boa tarde! O Maisfutebol já está em Moreira de Cónegos para acompanhar AO VIVO o encontro entre o Moreirense e a Académica, referente à 26ª jornada da Liga.
Acompanhe aqui o AO MINUTO deste jogo dia 13 Mar 2016 às 16:00

12 de março de 2016

Académica chama Gui e Gustavo para visita ao Moreirense

Relativamente à última convocatória, saiu por opção o jovem sul-coreano Ki

O treinador Filipe Gouveia fez regressar o avançado Gui e o defesa Gustavo aos convocados da Académica, para a visita ao Moreirense, domingo, em encontro da 26.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.

O técnico da ‘briosa’ não pode contar com o defesa Ricardo Nascimento e o avançado Ivanildo, por lesão, nem com o médio Fernando Alexandre, que vai cumprir um jogo de castigo por acumulação de amarelos.

Relativamente à última convocatória, regista-se ainda a saída do jovem sul-coreano Ki, por opção.

A Académica, 17.ª e penúltima classificada, com 22 pontos, mas com menos um jogo do que o antepenúltimo, e o Moreirense, 14.º, com 26, defrontam-se no domingo, a partir das 16:00, no Estádio Comendador Joaquim Almeida Freitas, com arbitragem de Fábio Veríssimo, da Associação de Futebol de Leiria.

Lista dos 18 convocados:

Guarda-redes: Lee e Pedro Trigueira.

Defesas: Aderlan, Rafa Soares, Iago, João Real e Gustavo.

Médios: Rui Pedro, Pedro Nuno, Nuno Piloto, Nii Plange e Leandro Silva.

Avançados: Marinho, Rafael Lopes, Gui, Rabiola, Gonçalo Paciência e Hugo Seco.

Filipe Gouveia garante: «Académica está mais forte»

Treinador da formação de Coimbra acredita na vitória em Moreira de Cónegos para colocar pressão em várias equipas na luta pela manutenção

O treinador da Académica, Filipe Gouveia, disse hoje que a equipa está numa boa fase e com «pensamento único» na vitória na visita ao Moreirense, domingo, em jogo da 26.ª jornada da I Liga de futebol.

«Estamos numa boa fase para conseguir uma vitória e colocar pressão num ‘bolo' com várias equipas», salientou o técnico, na conferência de antevisão à partida, referindo que o grupo «está mais forte e ciente do trabalho que tem de fazer».

Em caso de vitória, a ‘briosa’ consegue os primeiros três pontos fora de casa e volta a ultrapassar o Boavista, que ganhou sexta-feira no terreno do Marítimo, por 3-0, e está, à condição, acima da ‘linha de água’, por troca com a Académica.

Segundo Filipe Gouveia, o grupo «está ciente das dificuldades e vai ter de trabalhar muito e bem para conseguir os três pontos» contra a equipa minhota, que tem uma «linha da frente muito forte».

Os ‘estudantes’ conseguiram uma vitória moralizadora em casa, na última jornada, frente ao Vitória de Guimarães por 2-0, e estão «numa boa fase para ir a Moreira de Cónegos e conquistar os três pontos».

A Académica, 17.ª e penúltima classificada, com 22 pontos, mas com menos um jogo do que o antepenúltimo, e o Moreirense, 14.º, com 26, defrontam-se no domingo, a partir das 16:00, no Estádio Comendador Joaquim Almeida Freitas, com arbitragem de Fábio Veríssimo, da Associação de Futebol de Leiria.

10 de março de 2016

Marinho: um ano depois, herói do Jamor volta para ser determinante

Há quase doze meses, o extremo academista sofreu uma lesão grave que o deixou de fora mais de meio ano; hoje, recuperado, quer ajudar a Briosa a manter-se na Liga

Marinho: um ano depois, herói do Jamor volta para ser determinante

«Só eu sei o que passei e o difícil que foi estar do lado de fora a torcer, impotente. Felizmente hoje consegui o meu contributo coletivamente. Não me importava que tivesse sido outro companheiro a decidir, mas marcar também faz bem ao ego (risos)».

As palavras de Marinho, logo depois de ter resolvido a importante «final» que a Académica tinha frente ao V. Guimarães, eram suficientemente elucidativas quanto ao estado de ânimo do extremo academista. Quase por esta altura, no ano passado, o jogador de 32 anos sofreu uma lesão grave (rotura do ligamento cruzado anterior do joelho direito), que o obrigou inclusivamente a uma intervenção cirúrgica.

A recuperação foi árdua e sofrida, como de costume neste tipo de lesões. José Viterbo, treinador da Académica à época e admirador confesso das qualidades de Marinho, contou-nos como foi vivido esse período difícil pelo herói da final da Taça de 2012.

«Recordo-me perfeitamente da lesão sofrida em Moreira de Cónegos (curiosamente, a próxima deslocação da Académica neste campeonato), a sete ou oito jornadas do fim. Foi uma lesão daquelas complicadas, ainda para mais num jogador com mais de 30 anos. Após a cirurgia, o Marinho tratou de seguir todas as ordens dos médicos. É um tipo de lesão que implica sofrimento, muito sofrimento. Mas o Marinho foi fantástico, soube sofrer e acreditou que podia voltar para ser decisivo».


Marinho com José Viterbo
E assim foi, praticamente 12 meses depois, ao bisar frente ao V. Guimarães, numa jornada importante, dado que permitiu à Briosa sair da zona de descida. O jogador não conseguiu disfarçar a satisfação por ter contribuído para uma vitória essencial nas contas da manutenção.

«Não podemos esconder que esta foi uma vitória muito importante. Pessoalmente, estou duplamente satisfeito, também pelos golos, porque também mereço esta recompensa. Acredito sinceramente que estamos muito a tempo a Académica no lugar que ela merece. É verdade que é uma sina passarmos quase todos os anos por este sufoco mas acho que não merecíamos estar na posição em que nos encontrávamos».

Os incentivos no momento mais duro e uma história que se pode repetir

De volta ao período difícil que Marinho viveu no último ano, José Viterbo recorda a forma como procurou, juntamente com a equipa técnica da Académica, motivar o jogador, dando o apoio necessário para ajudá-lo a superar uma situação complicada.

«Os médicos e fisioterapeutas tiveram o papel mais determinante, assim como ele. Nós tratámos de acompanhar o jogador em termos psicológicos. Mal ele foi operado, no Porto, fomos ao hospital para dar força e ânimo a ele e ao Makonda (lateral-esquerdo academista, que sofreu também uma lesão muito complicada à época). Depois, fomos tratando sempre de trocar palavras de ânimo, porque sabemos como nestes momentos deve haver sempre uma palavra de incentivo para com o jogador».

O «target» agora é outro: a manutenção da Académica no principal escalão do futebol português. Marinho alerta que ainda há muito trabalho pela frente e que «nada está conseguido», pedindo igualmente para que equipa e adeptos continuem unidos, tal como se viu no último encontro.

«A união que vimos neste jogo entre adeptos e equipa… é isto que procuramos, gostamos e queremos para o futuro. Sem eles, as coisas ficam mais complicadas. Pessoalmente, acho que foi importante perceber na última semana que não estávamos sozinhos. Os adeptos, num passado recente, não estavam tão agradados com as nossas exibições, mas perceberam que era importante estarmos todos virados para o mesmo lado. É importante continuar assim, porque esta união nos dá prazer e chama as vitórias».

José Viterbo lembra o exemplo da época passada e a forma como a equipa por ele orientada também deu a volta a uma situação muito adversa. O mote está dado e, segundo ele, Marinho pode vir a desempenhar um papel fundamental nessa luta.

«Penso que a Académica vai alcançar a manutenção, aliás, não tenho dúvidas. O ano passado atravessámos dificuldades semelhantes e conseguimos. E o Marinho, como um dos capitães de equipa e sendo um homem respeitado no balneário, pode vir a ser determinante para atingir esse objetivo».

in maisfutebol 

9 de março de 2016

Fernando Alexandre de fora no jogo com o Moreirense

Lista de castigados para a 26.ª jornada da Liga (todos com um jogo:

Tiago Almeida (Belenenses)

Renato Sanches (Benfica)

Adrien Silva (Sporting)

Diego Carlos (Estoril)

Fernando Alexandre (Académica)

Cafú (V. Guimarães)

Pedro Henrique (V. Guimarães)

Philipe Sampaio (Boavista)

Martins Indi (FC Porto)

Danilo (FC Porto)

André André (FC Porto)

Pedro Santos (Sp. Braga)

8 de março de 2016

2015/16 - 26J - Moreirense - Académica: árbitro

Nomeações para a 26.ª jornada:

Sexta-feira, 11 março:
Marítimo - Boavista, Bruno Paixão (AF Setúbal)

Sábado, 12 março:
Estoril - Sporting, Manuel Mota (AF Braga)
FC Porto - União, Manuel Oliveira (AF Porto)

Domingo, 13 março:
Moreirense - Académica, Fábio Veríssimo (AF Leiria)
Arouca - Vitória de Setúbal, Tiago Martins (AF Lisboa)
Nacional - Rio Ave, Jorge Ferreira (AF Braga)
Vitória de Guimarães - Paços de Ferreira, João Capela (AF Lisboa)
Belenenses - SC Braga, Rui Costa (AF Porto)

Segunda-feira, 14 março:
Benfica - Tondela, Luís Ferreira (AF Braga)

6 de março de 2016

Briosa deixa lugares de despromoção... Classificação neste momento da Liga.


25J - Académica 2 - V Guimarães 0:


Se não tivesses ganho é que era de admirar. 



25J - Académica 2 - V Guimarães 0: Boa. Gouveia já só faltam 11 ...



nº espectadores: 4 889
árbitro: Manuel Oliveira 

Crónica 

Não foi preciso a Marinho lutar com um urso como Di Caprio, no brilhante filme que valeu o primeiro Óscar ao ator norte-americano para renascer. Nada disso. Bastou resolver a primeira de dez finais para a Académica na luta pela fuga ao drama da descida. E que triunfo foi, ainda para mais frente ao rival Vitória de Guimarães (2-0).

O começo de jogo no Cidade de Coimbra foi morno e dividido, com duas equipas bem estruturadas do ponto de vista tático (ambas em 4-2-3-1). A Briosa foi a primeira formação a criar perigo, na sequência de uma bola parada, mas o cabeceamento pingado de João Real acabou travado pelos reflexos felinos do jovem João Miguel.

A formação da casa mostrava-se um pouco mais afoita do que noutros jogos perante um Vitória mais calculista e até ao minuto 20 esteve perto do golo em mais três ocasiões: Nii Plange atirou muito por alto em excelente posição, Rui Pedro obrigou João Miguel a mais uma boa intervenção e Aderlan, com o guardião vimaranense fora da baliza, tentou o chapéu de longe, mas a bola passou a rasar o travessão.

Realmente, a Académica ia sendo a equipa mais perigosa do jogo por essa altura. Intensa após a perda e rápida pelos corredores (em especial o esquerdo, com Rafa Soares e Nii Plange muito ativos), a turma de Filipe Gouveia foi-se abeirando da baliza de João Miguel só que a resposta dos avançados academistas aos cruzamentos não ia sendo a melhor…

Na resposta, o visitante, demasiado calculista para os belíssimos atacantes que possui, finalmente apareceu no ataque: após jogada no corredor esquerdo e cruzamento para a área, Ricardo Valente tentou o remate cruzado, com a bola a não passar muito longe do poste direito da baliza à guarda de Pedro Trigueira.

Até ao intervalo, o jogo foi baixando de intensidade, com exceção para uma bela oportunidade, mesmo ao cair do pano, novamente para a equipa da casa: Nii Plange arrancou desde a esquerda e, com Marinho completamente solto na direita da área, atirou para uma boa «mancha» de João Miguel. Contas feitas, a Briosa poderia perfeitamente ter chegado em vantagem ao intervalo mas faltou mais contundência nas chegadas à área vimaranense.

 Marinho a revolucionar a história do jogo

Os donos da casa não poderiam ter desejado melhor arranque de segunda parte. Numa excelente arrancada nas costas da defensiva vitoriana, o burquinês Nii Plange isolou-se e acabou por sofrer falta dentro da grande área. O autor da falta foi o central Pedro Henrique, que acabou expulso. Penálti para a Briosa, Rui Pedro bateu mas João Miguel travou o remate do médio ofensivo academista. No entanto, Marinho, o «rato atómico» da ala direita academista, foi astuto e atirou para o fundo das redes na recarga.

Dois minutos volvidos, contra-ataque da equipa de Filipe Gouveia, com Marinho a isolar-se e, perante a posição duvidosa de Nii Plange, que estava completamente sozinho do outro lado, a fazer um chapéu sobre o guardião minhoto, com a bola a bater no poste. No entanto, seria novamente na recarga que o extremo de 32 anos voltaria a marcar, num momento que levou o Cidade de Coimbra ao rubro.

Sérgio Conceição procurou dar resposta às necessidades imediatas da equipa, reorganizando a equipa atrás com a entrada do central Moreno e procurando espevitar na frente com o extremo brasileiro Francis, chegado em janeiro do Botafogo de Ribeirão Preto. No entanto, a Briosa ia revelando uma sagaz organização defensiva e foi aguentando as tímidas investidas do conjunto vitoriano.

O jogo estava muito bem encaminhado para a formação conimbricense, tanto mais que Leandro Silva esteve muito perto de aumentar o marcador em duas ocasiões: primeiro, num remate de fora da área e depois, isolado perante João Miguel, num chuto que bateu em cheio no poste esquerdo da baliza do Vitória.

Já nos últimos dez minutos de jogo, Rabiola esteve também perto do terceiro, após excelente subida e cruzamento de Hugo Sêco do lado direito do ataque. Até ao fim, João Teixeira esteve ainda perto de reduzir para o Vitória mas Pedro Trigueira travou os intentos do médio emprestado pelo Benfica aos minhotos e segurou o zero na baliza conimbricense.

No final, um muito saudado regresso às vitórias para equipa, treinador e adeptos academistas. Do outro lado, ficou uma imagem relativamente pálida do V. Guimarães, pelo menos por comparação com alguns dos jogos mais recentes…

Destaques 

A FIGURA: Marinho

Quase quatro anos depois da mítica final do Jamor, na qual deu a segunda Taça da história à Académica, Marinho voltou a sentir-se rei na cidade que o acolheu há quase cinco anos. Num início frenético de segunda parte, esteve em plano de evidência em duas recargas, apontando os dois golos que valeram o regresso às vitórias da equipa conimbricense. Saiu lesionado a meio do segundo tempo, debaixo de uma merecida ovação do Cidade de Coimbra.

O MOMENTO: Penálti mais expulsão mais golo = jogo decidido

A Académica acabou por resolver a contenda relativamente cedo no segundo tempo. No espaço de três minutos, fez dois golos mas tudo começa num lance que penalizou duplamente a equipa vitoriana: Nii Plange isolou-se, sofreu falta de Pedro Henrique na grande área e à grande penalidade (convertida apenas na recarga, por Marinho) deve-se juntar a expulsão do central vimaranense. Tudo conjugado, deixou o jogo encaminhado para a Briosa. O golo seguinte de Marinho só ajudou a confirmar essa ideia…



OUTROS DESTAQUES

Nii Plange: Depois de uma primeira parte de bons movimentos e velocidade constante na ala esquerda, tornou-se numa das figuras da partida, ao ganhar a grande penalidade que acabaria por se transformar no lance do primeiro golo da Académica e que valeu a expulsão de um central contrário. Já no fim, ganhou direito a ovação, depois de um excelente corte na grande área academista. Sempre ligado à corrente, é atualmente um dos jogadores em melhor forma nesta equipa.

Leandro Silva: Este não sabe mesmo jogar mal. Dinâmico, intenso nas disputas mais físicas, capaz de dar equilíbrio ao meio-campo e ao mesmo tempo esticar jogo para a frente, tem sido um dos jogadores mais competentes numa época conturbada para os lados de Coimbra. Já a caminho do último quarto de hora, isolou-se na direita mas o remate saiu direito ao poste da baliza de João Miguel.

Rafa Soares: A melhor prestação desde que chegou a Coimbra. Rápido, deu sempre apoio a Nii Plange na ala esquerda e foi dos seus pés que saíram os cruzamentos para várias das oportunidades desperdiçadas pelo conjunto da casa. Na segunda parte, não esteve tão participativo do ponto de vista ofensivo mas ainda assim foi importante a fechar o corredor.

Aderlan: Voluntarioso em termos ofensivos e também disponível a defender, fez um dos jogos mais sólidos que se lhe recorda. É verdade que a falta de dinamismo dos vitorianos no seu corredor também o ajudou, mas empenho e boa vontade foram coisas que não lhe faltaram nesta partida.

Otávio: Um dos mais inconformados, numa pálida prestação, em termos globais, da equipa minhota. Sempre ativo, soltou o perfume do bom futebol em algumas situações, embora sem grande consequência. Algo quizilento em certos momentos, arrancou várias faltas e bons passes mas ainda assim esteve longe do brilho e assertividade doutras noites…


Opiniões 


Sérgio Conceição, treinador do V. Guimarães, no final da derrota frente à Académica (2-0).

«A expulsão de Pedro Henrique não foi decisiva. Decisivo foi o mau jogo que fizemos. Agora, com a expulsão, ficou mais difícil mas mesmo com onze, não estivemos muito bem. Depois, num chuto para a frente do guarda-redes, num duelo perdido pelo central, sofremos um golo e a expulsão. Esse golo foi demonstrativo da atitude da equipa no jogo. Foi um jogo menos conseguido de uma equipa que tem feito um trajeto fantástico. Esta é uma equipa muito jovem mas esteve cinco meses sem perder fora. A última derrota fora tinha sido em Alvalade.»

«Foi um dia mau de um grupo que hoje não foi aquilo que tem sido normalmente, com uma grande atitude, concentração e ambição. Agora temos de preparar bem o jogo de domingo com o Paços. O futebol é feito de momentos, é um recomeçar contínuo. Hoje, isto passou e vamos falar sobre aquilo que esteve menos bem. Não fomos muito inteligentes a interpretar aquilo que era a estratégia para o jogo. Não encontramos espaço para desequilibrar a equipa da Académica. Tenho um balneário triste mas consciente de que fez um mau jogo. Surpreendeu-me a nossa maneira de estar neste jogo, não fomos iguais a nós próprios. Penso que a Académica ganhou com justiça e desejo que fique na primeira divisão.»

Ao Minuto 

90'FIM DO Académica, (2) - Vitória Guimarães, (0)
90'João Teixeira tenta reduzir, após receber de Otávio, mas Pedro Trigueira sai bem e resolve.
90'Vão jogar-se mais três minutos.
85'Otávio cruza para a pequena área, Aderlan resolve.
82'Cruzamento de Hugo Seco com Rabiola a cabecear por cima.
80'4889 espetadores em Coimbra.
78'Entra Rabiola (Académica)
77'Sai Rafael Lopes (Académica)
74'Entra João Teixeira (Vitória Guimarães)
74'Sai Licá (Vitória Guimarães)
73'Académica!! Ao poste!! Leandro foge bem a Cafú, mas atira ao ferro da baliza de João Miguel.
71'Leandro atira à entrada da área, mas a bola sai ao lado.
69'Entra Hugo Seco (Académica)
69'Sai Marinho (Académica)
69'Marinho, com queixas físicas, vai sair.
65'Entra Nuno Piloto (Académica)
64'Sai Rui Pedro (Académica)
64'O V. Guimarães joga quase há 15 minutos com menos um jogador, quando perder já por 2-0.
63'Cartão amarelo para Leandro Silva.
61'Livre para a Académica com Otávio a picar a bola para Licá, mas o camisola 11 está em fora-de-jogo.
54'Entra Francis Júnior (Vitória Guimarães)
54'Sai B. Saré (Vitória Guimarães)
54'Entra Moreno (Vitória Guimarães)
54'Sai Valente (Vitória Guimarães)
52'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Marinho.
Bis de Marinho em dois minutos e novamente na recarga. Marinho isolado pela direita tenta o chapéu, a bola bate no poste, mas na recarga o camisola 7 não perdoa.
50'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Marinho.
Na marcação da grande penalidade, Rui Pedro chuta e João Miguel defende para a frente, mas Marinho estava no lugar certo e na recarga fez mesmo o golo da Briosa.
50'
50'
49'Pedrão empurra Plange na área e o árbitro assinala, e bem, grande penalidade.
49'
49'Cartão vermelho para Pedrão.
48'Cartão amarelo para Cafú. Por falta sobre Leandro Silva
46'Recomeça o Académica - Vitória Guimarães
45'Intervalo no Académica - Vitória Guimarães
45'Cartão amarelo para Fernando Alexandre. Por protestos
45'Vai jogar-se mais um minuto.
43'Livre para a Académica, resolve João Miguel com um soco na bola.
41'Tudo ok com o jogador vimaranense. Rola a bola.
41'Agora é Otávio quem está no chão, após falta de Fernando Alexandre.
36'Livre para o V. Guimarães, sem perigo.
35'Henrique Dourado no chão, após falta de João Real.
29'V. Guimarães! Valente recebe da esquerda e remata na pequena área, levando a bola a sair muito perto da baliza de Pedro Trigueira.
25'Mais um livre para a Académica, com a defesa vimaranense a resolver.
21'Aderlan tenta o chapéu sem sucesso.
21'Académica, de novo. Rui Pedro atira ao lado.
19'Responde de longe o V. Guimarães com Henrique Dourado, mas esférico saiu muito ao lado.
18'V. Guimarães perde a bola e Plange aproveita, mas, já em queda, a bola acaba por sair muito por cima da baliza.
14'Prossegue o encontro. Pedro Trigueira mantém-se em campo.
14'Jogo interrompido, com Lee a aquecer.
13'Pedro Trigueira no chão, após choque com Henrique Dourado. O avançado vimaranense ia tentar o cabeceamento, mas o guardião da Académica saiu ao lance.
10'Rafa bate livre e João Real cabeceia à baliza, mas João Miguel salta e salva para canto.
10'Livre lateral para a Acádemica.
9'O jogo dividido até ao momento em Coimbra e sem oportunidades de golo.
5'Marinho tenta o cruzamento para a área, mas a bola acaba por sair e dá pontapé de baliza para João Miguel.
1'Começa o Académica - Vitória Guimarães
0'Entrada das três equipas em campo.
0'Ambas debaixo de uma chuva de aplausos das respetivas falanges de apoio, que já se encontram em bom número no Cidade de Coimbra.
0'As duas equipas terminam agora os exercícios de aquecimento.
0'O árbitro desta partida é Manuel Oliveira, da AF Porto e será assistido por Tiago Leandro e Pedro Ribeiro. Quarto árbitro: Pedro Campos.
0'Suplentes do V. Guimarães: Douglas, Moreno, Luís Rocha, João Teixeira, Francis, Alexandre Silva e Hurtado.
0'Suplentes da Académica: Lee, Ricardo Nascimento, Nuno Piloto, Pedro Nuno, Hugo Sêco, Rabiola e Gonçalo Paciência.
0'11 do V. Guimarães: Miguel Silva; Bruno Gaspar, João Afonso, Pedro Henrique, Dalbert; Cafú, Bouba Saré; Licá, Otávio, Ricardo Valente; Henrique Dourado.
0'Também já há onze do V. Guimarães.
0'Entrada dos jogadores vimaranenses para o aquecimento debaixo de uma chuva de aplausos das centenas de adeptos minhotos presentes nas bancadas.
0'11 da Académica: Pedro Trigueira; Aderlan, Iago, João Real, Rafa Soares; Leandro Silva, Fernando Alexandre; Marinho, Rui Pedro, Nii Plange; Rafael Lopes.
0'Já há onze da Académica!
0'Entretanto, também já aquecem os guarda-redes da Académica.
0'Os guarda-redes do V. Guimarães acabam de entrar para o aquecimento.
0'Sérgio Conceição: «É importante ganharmos o jogo para dar valor aos os últimos jogos. Vamos encontrar um adversário que está em dificuldades pelo seu objetivo, que é a permanência na Liga.»
0'Filipe Gouveia: «Uma vitória perante uma equipa como o Guimarães, que tem um plantel muito forte, seria para o nosso grupo de trabalho muito moralizador e talvez nos desse aquela tranquilidade que nos tem faltado, especialmente nos jogos fora. Temos de encarar estes últimos 10 jogos como finais, vamos entrar com tudo para conseguir pontos.»
0'Os moralizadores empates frente a Sp. Braga e Sporting nas últimas rondas levaram a que se mobilizasse uma «onda branca» em Guimarães ao longo da semana, com o objetivo de levar centenas e centenas de adeptos até Coimbra para assistir ao encontro deste domingo. Apesar da ausência do castigado Josué, os vimaranenses irão tentar capitalizar o bom momento coletivo numa fase decisiva da época. As portas da Europa poderão ficar entreabertas com uma vitória frente à Académica...
0'A derrota frente ao rival na luta pela manutenção Marítimo na última ronda deixou a Briosa numa posição algo débil, apenas aliviada pela derrota caseira do antepenúltimo classificado Boavista. O momento é crítico na cidade de Coimbra e a semana não foi fácil: o clube anunciou através de um comunicado que houve uma tentativa de desestabilização do grupo de trabalho através do lançamento de informações de fonte anónima sobre a gestão da Académica.
0'Este é um dos clássicos com maior tradição e rivalidade no futebol português (106ª partida entre ambas as formações no primeiro escalão). O histórico geral é ligeiramente favorável aos vimaranenses (43 vitórias face a 37 da Briosa) e o passado recente também: no último encontro entre ambos, em Coimbra, o Vitória venceu por 4-2. De destacar que na primeira volta, o resultado registado foi uma igualdade a uma bola.
0'Boa tarde! O Maisfutebol já está no Municipal de Coimbra para lhe contar tudo sobre este Académica-V.Guimarães. Fique por aí!
Acompanhe aqui o AO MINUTO deste jogo dia 6 Mar 2016 às 18:15

Outros 

Guerra e paz! Sérgio Conceição e JES cumprimentaram-se com um abraço no início do encontro!?

Será que alguém os percebe.....

Académica-V. Guimarães (antevisão): rivais entre a aflição e o sonho europeu

O MOMENTO

Académica

A derrota frente ao rival na luta pela manutenção Marítimo na última ronda deixou a Briosa numa posição algo débil, apenas aliviada pela derrota caseira do antepenúltimo classificado Boavista. O momento é crítico na cidade de Coimbra e a semana não foi fácil: o clube anunciou através de um comunicado que houve uma tentativa de desestabilização do grupo de trabalho através do lançamento de informações de fonte anónima sobre a gestão da Académica. O jogo frente ao rival vimaranense (tudo começou na década de 80, após o polémico caso Ndinga) é mais um de tudo ou nada para os comandados de Filipe Gouveia.

V. Guimarães

Os moralizadores empates frente a Sp. Braga e Sporting nas últimas rondas levaram a que se mobilizasse uma «onda branca» em Guimarães ao longo da semana, com o objetivo de levar centenas e centenas de adeptos até Coimbra para assistir ao encontro deste domingo. Apesar da ausência do castigado Josué, os vimaranenses irão tentar capitalizar o bom momento coletivo numa fase decisiva da época. As portas da Europa poderão ficar entreabertas com uma vitória frente à Académica...

AUSENTES

Académica

Gui (impedido pelos regulamentos).

V. Guimarães

Josué (castigado), Alex e Pedro Correia (lesionados).

DISCURSO DIRETO

Filipe Gouveia

«Uma vitória perante uma equipa como o Guimarães, que tem um plantel muito forte, seria para o nosso grupo de trabalho muito moralizador e talvez nos desse aquela tranquilidade que nos tem faltado, especialmente nos jogos fora. Temos de encarar estes últimos 10 jogos como finais, vamos entrar com tudo para conseguir pontos».

Sérgio Conceição

«É importante ganharmos o jogo para dar valor aos os últimos jogos. Vamos encontrar um adversário que está em dificuldades pelo seu objetivo, que é a permanência na Liga».

CONFRONTO DIRETO

Este é um dos clássicos com maior tradição e rivalidade no futebol português (106ª partida entre ambas as formações no primeiro escalão). O histórico geral é ligeiramente favorável aos vimaranenses (43 vitórias face a 37 da Briosa) e o passado recente também: no último encontro entre ambos, em Coimbra, o Vitória venceu por 4-2. De destacar que na primeira volta, o resultado registado foi uma igualdade a uma bola.

EQUIPAS PROVÁVEIS

Académica


Outros convocados: Lee, Iago, Rui Pedro, Pedro Nuno, Ki, Ivanildo, Marinho, Rafael Lopes e Rabiola.

V. Guimarães
Outros convocados: a lista não foi divulgada.