10 de abril de 2016

2015/16 - 29J - Académica 1 - Benfica 2



A Académica perdeu com o Benfica por 2-1 numa partida que contou para a 29ª jornada da Liga NOS. Pedro Nuno colocou a Briosa a vencer mas Mitroglou e Raúl consumaram a reviravolta para os encarnados.

Os "estudantes" entraram melhor no desafio e adiantaram-se no marcador ao minuto 17 quando Pedro Nuno atirou a contar para o primeiro golo no Estádio EFAPEL Cidade de Coimbra. Rafa Soares tirou o cruzamento da esquerda e a bola sobrou para o 27 da Briosa que não deu hipóteses a Ederson.

A vencer por 1-0, a Académica arregaçou as mangas e lutou por cada bola como se fosse a última mas tal não bastou para conquistar o triunfo. Mitroglou viria a empatar ainda antes do intervalo e, aos 85 minutos, Raúl Jimenez marcou o golo da reviravolta.

Perante 26.444 espectadores, a Briosa foi ainda em busca do golo da igualdade mas sem efeito. Na próxima jornada, os "estudantes" deslocam-se a Belém para defrontar o Belenenses.

Força Rapazes! 

nº espectadores: 26 444
árbitro: João Capela 

Crónica 

No meio de uma eliminatória tremendamente exigente em todos os aspetos, frente ao poderoso Bayern, o Benfica conseguiu arrancar uma vitória importantíssima na luta pelo tricampeonato, perante uma Académica que se superou do ponto de vista defensivo e quase levava um pontinho na difícil luta que tem pela manutenção.

Os encarnados começaram a partida com um onze praticamente idêntico ao que iniciou a partida em Munique na passada terça-feira, apenas se registando a troca de Fejsa por Samaris. A pressão para este duelo era muita, dado que qualquer deslize nesta fase do campeonato poderá vir a comprometer seriamente a luta pelo título. Essa pressão, aliada a algum cansaço, fez-se notar sobremaneira no primeiro tempo.

Tendo pela frente uma Académica estruturada num 4-2-3-1 de linhas baixas, com Ricardo Nascimento a fazer dupla com Nuno Piloto ao meio, embora baixando várias vezes para ficar quase como terceiro central, o Benfica não entrou bem na partida, jogando num ritmo pachorrento e previsível. Os estudantes, muito intensos na pressão sobre o portador da bola e na organização defensiva, também não iam ajudando as intenções do bicampeão nacional…

FICHA DE JOGO E AO MINUTO DO ACADÉMICA-BENFICA

E, assim, num início de grande equilíbrio, acabou por ser a Académica a sobrepor-se, pouco depois do quarto de hora: Rafa Soares cruzou desde a esquerda, Eliseu afastou para a entrada da área onde estava Pedro Nuno, solto de marcação, que atirou colocado, sem hipóteses para Ederson. Um golo em tudo semelhante ao que apontou na semana passada, em Arouca.

Até à meia hora de jogo, foi notória a incapacidade da turma encarnada para responder ao golo academista. Faltava velocidade, intensidade e jogo pelos corredores laterais, muito bem preenchidos pela formação academista, com os extremos a ajudarem os laterais, em ambos os lados.

Nos últimos 15 minutos do primeiro tempo, porém, foi notório o crescimento do Benfica, mais rápido e intencional nas ações ofensivas que empreendeu. Gaitán teve o golo nos pés, mas João Real afastou. Pouco depois, foi Pedro Trigueira a salvar a Académica.

Até que apareceu Mitroglou no jogo. Em dose dupla. Primeiro atirou de cabeça ao lado, com a bola a passar muito perto do poste direito da baliza à guarda de Pedro Trigueira. Mas o golo não se faria esperar muito: Pizzi cruzou de longe, Iago falhou a interceção de forma clara e o 11 benfiquista não perdoou, como é seu timbre, aliás.

Foi o golo número 18 do internacional grego no campeonato.

Até ao apito final para a primeira parte, Pizzi e Jardel tiveram ainda duas ocasiões soberanas para completar a reviravolta mas desperdiçaram, de forma clara. O segundo tempo no Cidade de Coimbra prometia…

Raúl, a chave do jogo

Sem alterações ao intervalo, a toada do jogo continuou a mesma no arranque do segundo tempo: Benfica dominador e pressionante perante uma Académica de faca nos dentes a defender. Ainda assim, nos primeiros minutos, apenas Pedro Trigueira se destacou claramente dos demais, primeiro travando um livre de Gaitán e depois impedindo que um desvio de Iago fosse parar à própria baliza…

Ao quarto de hora, Rui Vitória decidiu finalmente mexer na equipa, trocando Pizzi por Carcela. Com esta alteração, o técnico encarnado procurava espevitar um ataque pouco inspirado, pelo menos no arranque de segunda parte. Do outro lado, Pedro Nuno, depois de algumas queixas físicas, cedeu o seu lugar a Rui Pedro.

O Benfica pareceu acusar neste período o desgaste do jogo na Alemanha, embora a equipa tenha crescido, mais em força do que propriamente em qualidade. Os bicampeões nacionais forçaram, forçaram e forçaram mas encontraram do outro lado um obstáculo de alto nível: Pedro Trigueira. O guardião academista ia impedindo os festejos benfiquistas de forma sucessiva.

Até que um dos suplentes lançados por Rui Vitória se tornou absolutamente decisivo, com Iago a ser novamente protagonista pela negativa. Raúl Jiménez ganhou em antecipação ao central brasileiro da Académica e fuzilou aquele que vinha sendo o homem do jogo até aos últimos cinco minutos.

Até ao final, o Benfica foi controlando as operações perante uma Académica que nada quis com o jogo em termos ofensivos até sofrido o segundo golo. Fica uma vitória de sofrimento tremendo naquilo que poderá muito bem ser o caminho até ao tricampeonato. Um caminho trilhado também nestes jogos, de alma, querer e sacrifício até bem perto do apito final…

Destaques 

FIGURA: Raúl Jiménez 
O mexicano entrou para os últimos dez minutos e acabou por ser o herói numa partida que estava complicada de resolver. Bastaram-lhe cinco minutos em campo para aproveitar um cruzamento da direita, ganhando em antecipação a Iago e rematando sem hipóteses para Trigueira. Se os encarnados confirmarem o tri no final da prova, este será certamente recordado como um dos golos mais decisivos.

MOMENTO: golo de Jiménez, minuto 85
De sombrero para a vitória: a partida caminhava para os últimos cinco minutos e o empate teimava em não sair do marcador. Até que de um cruzamento apareceu a arte de Raúl Jiménez para finalizar em plena área adversária. O mexicano, entrado cinco minutos antes do golo, acabou por levar os mais de vinte mil benfiquistas no estádio à loucura. Um golo que pode ter sido uma bênção na luta pelo título nacional…

OUTROS DESTAQUES

Pedro Trigueira: Um dos jogadores mais regulares da Briosa ao longo da temporada voltou a sobressair nesta partida. Logo nos primeiros 45 minutos, travou um golo quase certo a Jardel. Mas foi na segunda parte que cresceu de importância, com intervenções de grande nível. Gaitán, Jonas, Talisca e Jardel de novo puderam confirmar a qualidade do dono das redes academistas.

Mitroglou: Mais um golo para a conta pessoal do grego, que tem assinado uma temporada de estreia no futebol português absolutamente notável. Mesmo sem ter sido tão assertivo como noutras noites, revelou-se importante na construção da reviravolta, ao empatar a partida. Letal no jogo aéreo.

Renato Sanches: Ainda que tenha falhado alguns passes, foi um dos responsáveis por levar a equipa para a frente desde o começo. Pujante, robusto e sempre de cabeça levantada, não precisou de ser brilhante para se revelar, uma vez mais, importante, na construção ofensiva dos bicampeões nacionais.

Nico Gaitán: Procurou sempre mexer com o jogo, embora nem sempre com o maior esclarecimento na hora de definir. Ainda assim, a técnica que possui é uma mais-valia clara para esta equipa do Benfica. Ia marcando de livre logo a abrir o segundo tempo e ainda dispôs de outra boa chance, num remate em plena área academista.

Pedro Nuno: Uma pena para a Académica que se tenha lesionado a abrir o segundo tempo. Uma vez mais, foi titular e mostrou nível para continuar a merecer mais chamadas ao «onze». Voltou a marcar (terceiro golo nesta edição da Liga), mostrou bons pormenores técnicos e ajudou na pressão intensa que a Briosa foi impondo durante o desafio.

Opiniões 

Filipe Gouveia, treinador da Académica, no final da derrota frente ao Benfica (1-2), já na sala de imprensa: 

«Falaram mais no Capela, Bayern e Sporting, do que na Académica… há falta de respeito pelas equipas pequenas. O Benfica não o fez e respeitou-nos. Eles tiveram uma pontinha de sorte e nós como não tínhamos as mesmas armas, tivemos de defender. É normal, um estádio pintado de vermelho, o Benfica é uma grande instituição, tem muitos sócios. Nada tenho a apontar aos meus jogadores, se calhar até tivemos um bocadinho mais de concentração do que noutros jogos. Está tudo em aberto. Cada jogo é um jogo. Hoje tivemos de recuar um pouco mais as nossas linhas, é normal. Por vezes, o nosso foco desvia-se um pouco mas os jogadores estão cientes de que com a exibição que fizeram vão dar a volta por cima».

[Sobre a equipa apresentada]
«Muitas das vezes, a comunicação social diz que a Académica não aposta na formação mas o Pedro Nuno já foi aposta mais vezes comigo do que com qualquer outro treinador, o Taborda já foi convocado… Com esta atitude e com a demonstrada noutros jogos, acredito que podemos conseguir os nossos objetivos».

[Sobre as apostas em Rafael Lopes e Pedro Nuno]
«O Rafael Lopes é um jogador que dá mais agressividade ao nosso ataque. Com o Pedro Nuno, também temos maior poder de remate à baliza. Gostava de o ter mais tempo, mas ele pediu-me para sair por limitações físicas. O Pedro na semana passada saiu porque estava com cãibras, hoje foi porque pediu. Temos 30 jogadores e eu acredito em todos e tenho dado provas disso. Vamos continuar e para a semana acredito que vamos trazer os três pontos de Belém. Queria aproveitar ainda para desejar boa sorte ao Benfica no jogo da próxima quarta-feira. Uma vitória seria importante para todos nós».

Rui Vitória, treinador do Benfica, em declarações à SporTV após a vitória em Coimbra por 1-2:

«A vitória é justa. Mas difícil. A Académica fechou-se muito. Não é fácil jogar em 30 metros. Ainda por cima a Académica esteve a ganhar. Tentámos fazer as coisas com cabeça, sem erros. Fizemos dois golos e merecemos. Ficam a faltar cinco finais».

«Tentámos pela direita e esquerda. Era importante não perder a bola para não dar contra ataques. Faltou-nos um pouco mais de mobilidade. Temos de ser assim, lutar até à exaustão, com persistência».

[Sobre a aposta em Raul Jiménez]
«Era fundamental libertar o Jonas e colocar um jogador mais agressivo na frente. O Jiménez é agressivo na área, vai a todas as bolas. Fico satisfeito por ele e por ter resultado».

[Sobre o jogo contra o Bayern]
«A equipa correu o que tinha de correr. Muito. Jogar contra um bloco baixo desgasta. Vamos recuperar para estar bem na quarta feira. A partir daqui é para viver o próximo jogo, o Bayern».

Pedro Nuno, autor do golo da Académica na derrota frente ao Benfica (1-2), na flash interview da SportTV:

«Fizemos tudo, infelizmente não conseguimos os três pontos, que era o que queríamos. A continuarmos assim penso que vamos conseguir o objetivo da manutenção.»

«Estivemos muito bem, melhorámos muito, acredito que se continuarmos a trabalhar desta forma vamos conseguir a manutenção.»

«Sabemos que não é fácil, que temos jogos difíceis, mas mais uma vez digo que com esta luta, com esta entrega, vamos conseguir.»

Ao minuto 

90'FIM DO Académica, (1) - Benfica, (2)
Vitória difícil, mas completamente justa do Benfica em Coimbra. Raul Jiménez, a cinco minuto do fim, decidiu tudo. As águias ficam à espera agora do que faz o Sporting
90'Agora é Ederson a pedir assistência
90'A Académica só acorda depois de estar a perder
90'Pontapé de Rafa!! Ao lado
90'Tira Jardel!! Cruzamento de Hugo Seco
90'26 444 espectadores em Coimbra
90'Corta Lindelof! A Académica acredita agora
90'Falta sobre André Almeida
90'Cartão amarelo para N. Plange.
90'Agarra Ederson!
90'Seis minutos de compensação
90'Toda a gente para a área do Benfica
90'Livre para a Académica. Falta de Renato sobre Hugo Seco
88'A Académica só defendeu, não podia estar à espera de muito mais do que isto
87'Entra Aderlan (Académica)
87'Sai Rabiola (Académica)
85'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de R. Jiménez.
AÍ ESTÁ! NOVAMENTE O MEXICANO! Cruzamento na direita, Raul Jiménez antecipa-se a Iago, segura e fuzila Trigueira!
84'Segura Pedro Trigueira!! Exibição perfeita do guarda-redes
83'Jimenez, Jonas e Mitroglou na frente. Se não é inédito, é pelo menos raro
83'Livre para o Benfica na direita...
82'Jardel e Carcela, a meias, cabeceiam ao lado
82'Mais um canto para o Benfica. Corte de Hugo Seco
80'Entra R. Jiménez (Benfica)
80'Sai Eliseu (Benfica)
80'Mão de Talisca na área da Briosa...
79'A Académica só defende... incrível
78'Mergulha Pedro Trigueira! O guarda redes adivinha bem o ressalto
78'Cruza Eliseu, corta Iago. Agora bem
77'A jogada nasce numa arrancada de Eliseu, mal acompanhada por Hugo Seco
77'TRIGUEIRA DEFENDE E PLANGE SACODE!
75'Dispara Talisca!! Pedro Trigueira volta a agarrar bem!
75'Rafael Lopes afasta de cabeça!
74'Corta Iago! Em cima de Gaitán! Canto
73'A Briosa muda de extremo, o Benfica torna o meio campo mais ofensivo
72'Entra Hugo Seco (Académica)
72'Sai Marinho (Académica)
71'Entra Talisca (Benfica)
71'Sai A. Samaris (Benfica)
71'Passe sem sentido de Samaris. Carcela não segura
70'ENCAIXA TRIGUEIRA! Cabeceamento de Jardel, a fugir a Iago. Com falta, diga-se
69'Nii Plange antecipa-se bem a Jonas, mas depois cede canto sem necessidade
69'Rui Vitória vai lançar Talisca
68'Pedro Trigueira bate com a cabeça no poste e pede assistência
67'TRIGUEIRA!!! Cabeceamento de Jonas, após assistência de Jardel! Nasce tudo num lançamento lateral de André Almeida
67'O Benfia está muito menos perigoso e intenso no segundo tempo. Ressaca de Munique?
65'Pedro Nuno sai esgotado. Entra um criativo
65'Entra Rui Pedro (Académica)
64'Sai Pedro Nuno (Académica)
63'Rafa bate o livre, Mitroglou ganha a Iago no ar
63'Eliseu precipita-se primeiro e faz falta depois sobre Rabiola
62'Rui Vitória lança o internacional marroquino, à procura de maior largura no ataque
61'Entra M. Carcela (Benfica)
61'Sai Pizzi (Benfica)
60'Pedro Trigueira volta a pedir assistência...
60'Canto de Pizzi, afasta Ricardo Nascimento
59'Bom corte de Ricardo Nascimento, de cabeça! Canto para o Benfica
58'Mais um mau passe de Samaris. E depois faz falta sobre Rafael Lopes
57'Mau passe de Samaris para Pizzi. Pontapé de baliza
56'A Académica está a ter espaço nas transições e a definir sempre mal
56'Ricardo Nascimento cruza mal, corta o Benfica e sai em transição
54'Cruzamento de Rabiola!!! Perigoso, mas ninguém faz o desvio
53'Raul Jiménez, Carcela e Salvio aquecem no Benfica
53'Aderlan, Rui Pedro e Hugo Seco aquecem na Académica
52'Rabiola a ser assistido...
51'TRIGUEIRA! Iago desvia a bola para a própria baliza!!! Noite desastrada deste central!
49'Duas aproximações da Académica, bem resolvidas pelo Benfica
48'TRIGUEIRA!!! GRANDE DEFESA! A bola passa pelo meio da barreira! Como é possível?
47'É sobre a direita e já perto da área...
47'Livre a favor do Benfica! Falta de Rafael Lopes sobre Pizzi
46'Recomeça o Académica - Benfica
45'Intervalo no Académica - Benfica
45 minutos de grande intensidade e emoção. Golo de Pedro Nuno para a Académica, a castigar uma má entrada do Benfica, e reação forte das águias, com várias oportunidades entre os 30 e 45 minutos. Mitroglou marca num lance em que Iago fica muito mal na fotografia
45'Um minuto de descontos
45'JARDEL AO LADO!! Lance direto. Passe longo de Nico, Lindelof ganha nas alturas e Jardel atira ao lado
45'Falta de Iago sobre Jonas. O central da Académica falhará o próximo jogo
44'Cartão amarelo para Iago Santos.
43'Noite infeliz do médio!! O golo estava feito, mas Pizzi pisa a bola e perde tempo! Rui Vitória fica louco!
42'O QUE FALHA PIZZIIIII!!!
39'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de K. Mitroglou.
CABECEAMENTO BEM COLOCADO!!! Pizzi cruza de muito longe, Iago adormece de forma estranha e Mitroglou faz golo!
38'A Académica tenta aguentar. É a melhor fase do Benfica no jogo
38'MITROGLOU CABECEIA AO LADO!
38'Pizzi faz um túnel a um estudante, cruza e a bola não entra por pouco!!!
37'PERIGOOOOO! O BENFICA CARREGA!
36'Pedro Trigueira! Muito bem o guarda-redes, após cruzamento de André Almeida
35'Péssimo cruzamento de Pizzi! Agarra Pedro Trigueira
34'JOÃO REAL!! O central opõe-se ao pontapé de Gaitán! DECISIVO!
34'Bola nas mãos de Pedro Trigueira! O passe de Jonas para Mitroglou era impossível
32'Pizzi lança para Nigo Gaitán. Fora de jogo
32'Afasta Nii Plange! Cruzamento de Pizzi, mal feito
31'O Benfica quase não usa os flancos para atacar. Assim é difícil
30'Corte importante de Eliseu sobre Marinho!
29'Mau passe de Renato Sanches, Nii Plange atrasa de cabeça para Trigueira
28'Falta dura do médio sobre Samaris
28'Cartão amarelo para Pedro Nuno.
27'Pedro Trigueira aparentemente recuperado
26'O árbitro assinala fora de jogo a Mitroglou, mas o lance era legal. Trigueira a ser assistido
26'Pedro Trigueira pede assistência. O guarda-redes queixa-se da virilha direita
24'Falta de Jardel sobre Rabiola. O central apoia-se no adversário para cabecear
24'Bom corte de Rafael Lopes sobre André Almeida. Canto para o Benfica
22'A Académica recupera em zonas altas, mas Nuno Piloto define mal
22'Pedro Nuno faz apenas o sétimo jogo na Liga 2015/16. Tem sido pouco utilizado
20'Terceiro golo de Pedro Nuno esta época
17'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Pedro Nuno.
EXCELENTE!!!! Pedro Nuno coloca com muita classe a bola!!! Tudo nasce num cruzamento de Rafa na esquerda, Eliseu corta para a entrada da área e Pedro Nuno finaliza!!
17'MITROGLOU! QUE MAL! Jonas cruza, Trigueira afasta e Nico Gaitán entrega para o péssimo remate do grego
15'Não parece haver infração de Eliseu, apesar dos protestos de Marinho. A verdade é que o capitão da Briosa estava à frente do lateral
15'MARINHO PEDE PENÁLTI!
14'15 minutos muito intensos, mas sem grande futebol. Há poucos espaços, para já
14'Corta João Real!! Pizzi tentava isolar Jonas
13'Muito agressiva a Académica na luta pela bola. Exemplar, nesse item do jogo
12'Muito bem Jonas no apoio defensivo
11'Canto para a Académica, bem ganho por Rafa
10'Bom corte de Eliseu sobre Rabiola! O lateral impede a transição
8'A defesa da Briosa corta, mas a equipa perde muito depressa a bola
7'Falta de Pedro Nuno sobre Samaris. Académica tenta fechar todos os espaços
6'Muito recuada esta Académica, para já. Rabiola isolado na frente
5'O Benfica troca muito a bola, mas em zonas recuadas
4'Ricardo Nascimento acompanha Jonas por todo o campo
2'A Briosa joga com três centrais, pelo que é possível ver
1'Começa o Académica - Benfica
0'Gonçalo Paciência, suspenso, é a grande baixa na Briosa
0'Equipas em campo! Grande ambiente em Coimbra!
0'Aquecimento concluído, tudo pronto para o início
0'O árbitro desta partida vai ser João Capela, da AF Lisboa e será assistido por Ricardo Jorge Santos e Tiago Rocha. Quarto árbitro: Nuno Miguel Roque
0'Suplentes Académica: Lee, Aderlan, Gustavo, Taborda, Rui Pedro, Ivanildo e Hugo Sêco.
0'Estádio cada vez mais cheio em Coimbra
0'Nélson Semedo e Gonçalo Guedes irão, por isso, para a bancada
0'Suplentes do Benfica: Paulo Lopes (GR), Luisão, Fejsa, Talisca, Carcela, Salvio e Jiménez
0'Um jovem adepto benfiquista acabou de entrar para tirar uma selfie com Luisão enquanto este aquecia
0'ACADÉMICA: Pedro Trigueira; Nii Plange, Iago, João Real e Rafa Soares; Ricardo Nascimento e Nuno Piloto; Marinho, Pedro Nuno e Rafael Lopes; Rabiola.
0'A Académica vai alinhar com a seguinte equipa, segundo é possível perceber pelo aquecimento:
0'Entrada da equipa da Académica para os exercícios de aquecimento.Seguida da entrada dos jogadores encarnados
0'Rui Vitória lança Samaris para a posição mais recuada do meio campo. Fejsa não joga
0'BENFICA: Ederson; André Almeida, Jardel, Lindelof e Eliseu; Samaris, Renato Sanches, Pizzi e Gaitán; Jonas e Mitroglou
0'Já há ONZE DO BENFICA!
0'Agora, entram os guarda-redes da equipa da casa para o aquecimento. Aplausos dos adeptos academistas, que hoje são minoria no seu próprio reduto...
0'Tarde fresca em Coimbra, com ameaça de chuva, para já não concretizada ainda
0'Avançam os guarda-redes para aquecimento, aplausos dos benfiquistas já presentes nas bancadas
0'O Académica-Benfica é um clássico do futebol nacional. Os estudantes venceram-no nove vezes apenas
0'O Benfica entra em campo com dois pontos de vantagem sobre o Sporting e nove sobre o FC Porto
0'Primeira nota: as redondezas do estádio estão pintadas de vermelho. Os adeptos do Benfica vão encher o Cidade de Coimbra
0'Boa tarde! O Maisfutebol está em Coimbra para seguir AO MINUTO o Académica-Benfica. Fique connosco
Acompanhe aqui o AO MINUTO deste jogo dia 9 Abr 2016 às 18:30

Sem comentários:

Enviar um comentário