18 de abril de 2016

2015/16 - 30J - Belenenses 1 - Académica 1



A Académica empatou este domingo com o Belenenses a uma bola numa partida disputada no Estádio do Restelo e que contou para a 30ª jornada da Liga NOS. Rafael Lopes, aos 77 minutos, foi o autor golo dos "estudantes".

Apoiada por cerca de mil adeptos, a Briosa entrou bem no desafio e atacou com algum perigo a baliza defendida por Ricardo Ribeiro mas a verdade é que as melhores ocasiões da primeira metade pertenceram ao conjunto da casa. Por duas vezes, os azuis do Restelo remataram ao ferro da baliza de Pedro Trigueira e chegaram mesmo à vantagem por intermédio de Juanto, aos 32 minutos. 

Se os primeiros 45 minutos foram de domínio azul, o mesmo não se pode dizer da etapa complementar. Com Gonçalo Paciência e Aderlan em campo, os "estudantes" foram em busca do empate e dispuseram de algumas situações onde o poderiam ter feito, mas na hora do último passe faltou frieza à equipa de Filipe Gouveia.

Mas de tanto persistir a Académica colheu frutos ao minuto 77. Hugo Seco foi parado em falta dentro de área e, de castigo máximo, Rafael Lopes conferiu justiça ao marcador. Com a expulsão de André Sousa, a Briosa carregou em busca do golo da vitória mas sem sucesso.

Com este empate, os "estudantes" passam a somar 24 pontos na tabela e na próxima jornada recebem o FC Porto. Força Rapazes! 

nº espectadores: 3 928 
árbitro:  Sérgio Piscarreta

Crónica

De resposta certa em resposta certa, se chega à nota positiva. De ponto a ponto, se permanece na Liga. Não vem nos livros, mas é do conhecimento geral e a Académica sabe disso.

Os 30 são o objetivo e depois do empate deste domingo no Restelo, à Briosa só faltam seis em doze possíveis. Jornada, por isso, mais ou menos boa para a Académica, que beneficiou ainda da derrota caseira do U. Madeira com o P. Ferreira e do desaire do Boavista com o Estoril ganhando-lhes assim um ponto.

Assombrada pela possibilidade de voltar a chumbar no teste da Liga e de voltar a descer, a Académica chegou a Belém disposta a conquistar pontos e entrou melhor do que o Belenenses na partida. Ainda assim, a partir dos 15 minutos, foi a equipa da casa que assumiu o jogo.

Aos 16, nessa clara demonstração de superioridade, o Belenenses levou logo a bola à barra num remate fora da área.

Foi apenas o aviso para o que seguiria: domínio do Belenenses com uma ou outra oportunidade… até que a melhor deu golo. Foi aos 32 minutos, num remate ainda defendido por Pedro Trigueira a Tiago Silva, mas que o avançado Juanto aproveitou perante a passividade dos centrais da Briosa.

Aos 43, o Belenenses, através de Rúben Pinto, ainda quis aumentar a vantagem, mas o esférico voltou a ir à barra e a equipa da casa chegou a intervalo com a vantagem mínima no marcado.

Na segunda metade, jogo mais aberto e com maior atrevimento dos estudantes com as entradas de Gonçalo Paciência e Aderlan, mas nada de oportunidades flagrantes para a Académica. O avançado entrou bem no jogo, dispôs de uma ou outra situação, mas não conseguiu chegar ao empate.

A Académica bem ia tentando, mas a defesa do Belenenses cortava-lhe as investidas. Tanto cortou que aos 77 minutos acabou por haver corte com falta. Filipe Ferreira derrubou Hugo Seco na área e deu a possibilidade de empate aos visitantes.

Na marca de 11 metros, Rafael Lopes na cara de Ricardo Ribeiro não falhou e fez o empate justo, quando faltavam pouco mais de dez minutos para o final da partida.

Minutos esses que correram melhor à Académica do que ao Belenenses, que ainda viu André Sousa ser expulso por duplo amarelo.

Ainda assim, em superioridade numérica, a Académica não conseguiu virar o resultado. Hugo Seco ainda levou os mais de mil adeptos da Briosa ao rubro, mas foi tudo ilusão ótica: o remate foi bom, mas a bola foi à malha lateral.

Destaques

FIGURA: Tiago Silva

Júlio Velázquez confiou-lhe a titularidade e o médio respondeu com qualidade, destacando-se dos restantes companheiros de equipa. Boas combinações com Sturgeon e André Sousa, velocidade e meio-golo. Foi ele quem rematou para defesa incompleta de Pedro Trigueira, aos 32 minutos, que Juanto aproveitou para fazer o 1-0. Saiu aos 69 minutos.

MOMENTO: grande penalidade aos 77 minutos

A Académica contínua a manter a esperança de ficar na Liga. Voltou a pontuar no Restelo, depois de três derrotas consecutivas, graças à grande penalidade cometida por Filipe Ferreira sobre Hugo Seco e ao remate certeiro de Rafael Lopes.

OUTROS DESTAQUES:

Juanto: mais um golo do avançado, o quarto no campeonato. Mais um que só valeu um ponto, como aconteceu com o V. Guimarães. Os outros dois foram apontados nas derrotas com o Arouca e Sporting. Ainda assim, o espanhol é mais do que isso: vale pelo que faz ao longo de todo o jogo e, esta tarde, voltou a somar mais uma boa exibição.

Miguel Rosa: falhou uma oportunidade de baliza aberta, quando Pedro Trigueira e Ricardo Nascimento se desentenderam na área, mas de resto esteve como habitual. Influente e a pressionar bem na área.

Gonçalo Silva: foi dos melhores jogadores do Belenenses e ainda levou uma bola à barra, aos 16 minutos. No processo defensivo foi dos mais importantes, cortando as investidas da Académica nos momentos certos.

Pedro Nuno: marcou ao Benfica e esta tarde no Restelo entrou disposto a somar mais um tento, mas não conseguiu concretizar. Nos primeiros quinze minutos, nos quais a Académica foi ligeiramente superior ao Belenenses, foi ele quem criou melhores ocasiões e impulsionou a equipa.

Rafael Lopes: acaba por merecer o destaque pelo golo que marcou. Um golo importante para a Académica, que conquistou assim um ponto no Restelo e que, devido às derrotas de U. Madeira e Boavista, encurtou a desvantagem nos rivais pela luta da permanência.

Gonçalo Paciência: entrou na segunda metade, para o lugar de Rabiola, e entrou bem. Foi mais influente do que o camisola nove da Académica e dispôs ainda de algumas oportunidades para chegar ao golo.

Opiniões 

Júlio Velázquez, treinador do Belenenses, depois do empate caseiro com a Académica (1-1) em jogo da jornada 30 da Liga:

«Foi um jogo em que o normal teria sido ganhar, porque fomos superiores. Sobretudo na primeira parte. Tentámos ter a bola, mas faltou mais precisão no último passe. Estávamos melhores que o adversário, acertámos nos postes e tivemos mais oportunidades.»

«Na segunda a parte, o jogo foi equilibrado, mas foi muito feio. A bola andou muito tempo pelo ar. Mesmo assim, poderíamos ter aumentado a vantagem. Não conseguimos, deixámos o jogo em aberto e eles empataram.»

«O objetivo está conseguido. Foi o objetivo que nos foi exigido quando nos contrataram. A Europa já estava fora dos planos desde o início. A manutenção foi sempre o nosso principal objetivo. Quando chegámos, estávamos a três pontos da zona de despromoção e agora estamos a 13. A situação melhorou muito.»

Filipe Gouveia, treinador da Académica, depois do empate com o Belenenses (1-1) em jogo da jornada 30 da Liga:

«Sei reconhecer que hoje tivemos um pouco de sorte, a mesma que nos tem faltado noutros jogos. Na parte final, com mais um elemento, deveríamos ter sido mais fortes, ter circulado mais a bola, mas não conseguimos: é o momento da equipa.»

«Ganhámos um ponto fora de casa e ganhámos pontos aos nossos adversários diretos, mas sabemos que temos de fazer mais, se quisermos alcançar os nossos objetivos. Os nossos adeptos foram fantásticos, esta é a Briosa que eu conheço. Que continuem a acreditar que vamos conseguir os nossos objetivos.»

«Falta de vitórias fora? É o momento por que estamos passar na tabela classificativa. Fizemos um excelente jogo em Arouca e, se calhar, não tivemos a sorte do jogo. Estamos fortes e unidos, por isso acredito que vamos dar volta. Este clube tem tudo para ser feliz no futuro e ficar na Liga.»

Ao minuto 

90'FIM DO Belenenses, (1) - Académica, (1)
90'Vão jogar-se mais quatro minutos.
86'Académica!! Quase o golo!! Hugo Seco remata à baliza, dando a ideia de golo, mas a bola foi à malha lateral..
85'Entra Tiago Caeiro (Belenenses)
85'Sai Juanto (Belenenses)
83'Belenenses reduzido a dez para os instantes finais da partida.
81'Cartão amarelo para Leandro Silva.
81'Segundo cartão amarelo para André Sousa.
77'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO (penálti) de Rafael Lopes.
Empate no Restelo! Ricardo Ribeiro para um lado, bola para o outro.
77'Cartão amarelo para Filipe Ferreira. Por falta sobre Hugo Seco na área
74'Segunda parte mais aberta, mas pouco perigosa.
69'Entra Rafael (Belenenses)
69'Sai Gonçalo Brandão (Belenenses)
69'Entra Ricardo Dias (Belenenses)
69'Sai Tiago Silva (Belenenses)
67'Cartão amarelo para Gonçalo Paciência.
67'Gonçalo Paciência remata, corta a defesa do Belenenses.
63'Entra Hugo Seco (Académica)
63'Sai Nuno Piloto (Académica)
56'Rúben Pinto cai na área, sem falta.
55'Gonçalo Paciência cabeceia, pressionado por Filipe Ferreira, ao lado.
54'Tenta a Académica chegar à baliza de Ricardo Ribeira, corta Gonçalo Silva.
50'Boa combinação entre Sturgeon e Juanto, mas perde-se a oportunidade de remate à entrada da área. Cortou a defesa da Académica.
46'Cartão amarelo para Tiago Silva.
46'Filipe Gouveia mexe na equipa, à procura de uma melhor segunda parte da Académica. E de golos. A Briosa precisa de pontuar, para fugir à II Liga.
46'Entra Gonçalo Paciência (Académica)
46'Sai Rabiola (Académica)
46'Entra Aderlan (Académica)
46'Sai Marinho (Académica)
46'Recomeça o Belenenses - Académica
45'Intervalo no Belenenses - Académica
45'Cartão amarelo para André Sousa.
45'Cartão amarelo para Ricardo Ribeiro. Por demorar a bater o pontapé de baliza
43'Rúben Pinto à barra! Camisola 6 do Belenenses atira à entrada da área, mas ao ferro.
42'Sturgeon cai na área num lance com Rafa, mas o árbitro nada assinala. Se houve falta foi fora. Assinalou bem o árbitro. Dá canto.
34'O que foi isto? Trigueira tenta segurar a bola à entrada da área, mas baralha-se com Ricardo Nascimento. O esférico cai ao chão e chega a Miguel Rosa que, pressionado pelo central da Briosa, demora e remata mal.
32'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Juanto.
Tiago Silva remata à baliza, Trigueira ainda se estica e toca para a frente, mas estava lá Juanto que aproveitou a passividade dos centrais da Académica. Quatro golo do espanhol na Liga.
32'Saltam os jogadores todos na área e nenhum acerta no esférico. Sai Ricardo Ribeiro da baliza e coloca para contra-ataque do Belenenses.
31'Rúben Pinto corta para canto nova investida na Académica.
30'Rafa coloca na área e João Real cabeceia, mas a bola sai ao lado.
28'Livre lateral agora para a Académica.
28'Cartão amarelo para Gonçalo Silva.
25'Prossegue o encontro. Já está tudo bem com o defesa da equipa da casa.
24'Gonçalo Brandão cai ao chão ao chocar com Trigueira e precisa de receber assistência. O central deu uma cambalhota pouco bonita.
23'Tiago Silva bate para a área, Trigueira sai e soca a bola, adiantando-se a Gonçalo Brandão.
23'Mais um livre para Belenenses.
20'Ui. Falta batida com a defesa da Briosa a baralhar-se na área. A bola acaba por sair ao lado... para canto.
20'Falta de Rafa Lopes sobre Geraldes. Livre para o Belenenses.
18'Cresce a equipa da casa...
16'Belenenses à barra!! Gonçalo Silva do meio da rua atira à baliza, mas a bola bate no ferro.
15'Juanto!! Avançado do Belém entra na área e remata rasteiro, mas a bola sai ao segundo poste. Trigueira ainda se esticou.
14'Fora de jogo assinalado ao ataque da Briosa. Pedro Nuno ainda coloca a bola dentro da baliza, mas já não contava.
13'Responde o Belenenses, sem perigo. Mais Académica nestes primeiros minutos.
10'Rabiola, pressionado por Gonçalo Silva, força a grande penalidade, mas o árbitro não assinala castigo máximo. Pelas imagens de televisão, ajuizou bem.
8'Muita gente na área, Rafa Lopes recebe de Marinho pela direita e remata à baliza, mas Gonçalo Silva estava atento e alivia o esférico.
5'Pedro Nuno tenta o primeiro remate da partida, mas a bola foi logo cortada por Gonçalo Brandão.
1'Começa o Belenenses - Académica
0'Cumpre-se um minuto de silêncio em memória de Francisco Nicholson, sócio do Belenenses que faleceu esta semana.
0'As duas formações entram em campo ao som do hino do Belenenses.
0'Ouve-se gritar pela Académica. A equipa de Coimbra luta por não descer e conta esta tarde com muito apoio dos seus adeptos, que viajaram até Lisboa.
0'O aquecimento já terminou. Faltam dez minutos para o início da partida.
0'Os jogadores da equipa da casa também já aquecem.
0'Falta meia hora para o pontapé de saída desta partida e os adeptos já começam a entrar.
0'Os restantes jogadores da Académica também já subiram ao relvado para aquecer. Faltam os do Belenenses.
0'São ausências para esta partida na equipa do Belenenses: Carlos Martins, Bakic, Aguilar e Tonel. Enquanto na Académica ficaram de fora Emídio Rafael, Ofori e Obiora.
0'Está uma tarde fantástica de sol em Lisboa que convida a vir ao estádio.
0'Os guarda-redes das duas equipas já fazem exercícios de aquecimento no Restelo.
0'Suplentes da Académica: Lee, Aderlan, Gonçalo Paciência, Rui Pedro, Gustavo, Fernando Alexandre e Hugo Seco.
0'Suplentes do Belenenses: Ventura, Tiago Caeiro, Dias, Tiago Almeida, Lucas Pugh, Rafael Amorim e Fábio Nunes.
0'Académica: Pedro Trigueira; Nii Plange, João Real, Ricardo Nascimento e Rafa; Pedro Nuno e Nuno Piloto; Marinho, Leandro Silva e Rafa Lopes; Rabiola.
0'Belenenses: Ricardo Ribeiro; André Geraldes, Gonçalo Silva, Gonçalo Brandão e Filipe Ferreira; Rúben Pinto; Sturgeon, Tiago Silva e André Sousa; Juanto e Miguel Rosa.
0'Já há onzes!!
0'Sérgio Piscarreta será o árbitro desta partida.
0'Filipe Gouveia (Académica): «Embora o resultado com o Benfica não tenha sido o mais desejado, trouxe uma autoconfiança ainda maior, e esperamos que isso reverta a nosso favor. Todos os jogos até final vão ser decisivos. Estamos a três pontos e temos de ganhar jogos se queremos colar-nos a eles e sair desta situação.»
0'Júlio Velázquez (Belenenses): «A Académica tem a necessidade de vencer o jogo, está numa situação complicada. No entanto, fez um grande jogo frente ao Benfica, esteve perto de pontuar e isso significa que é uma equipa com muito valor e que não vai facilitar nada. Vamos tentar conseguir mais uma vitória e dar mais uma alegria aos nossos adeptos.»
0'Académica: ocupa atualmente a 17.ª posição da Liga com apenas 23 pontos, mais três do que o Tondela que é último na tabela. Chega ao Restelo com três derrotas consecutivas - Estoril, Arouca e Benfica - depois do empate em Moreira de Cónegos com o Moreirense (2-2). Por isso, já não vence há quatro jogos: a última vitória, das cinco que tem no campeonato, foi em casa com o V. Guimarães na jornada 25. Vencer torna-se assim fundamental, para que a descida não se volte a concretizar.
0'Belenenses: com nove vitórias, nove empates e 11 derrotas, o Belenenses ocupa neste momento o 10.º lugar da Liga e tem vindo a subir na tabela. Nas últimas seis jornadas só não conquistou pontos na receção ao Sporting (2-5), depois de receber e vencer o Sp. Braga por 3-0. Assim, e também porque na última ronda venceu o Vitória em Setúbal, pode dizer-se que atravessa um bom momento e tem a Europa a apenas nove pontos.
0'Este será o 120.º jogo entre estes dois emblemas para o campeonato português, o 60.º no Restelo. Em casa, o Belenenses soma 36 triunfos, contra 12 da Académica. Já o empate registou-se nos dois últimos encontros e em outras nove ocasiões. 0-0 foi o resultado nas últimas visitas da Briosa ao Restelo, mas a última vez que houve um vencedor foi mesmo a equipa visitante: 1-2 em 2009/2010.
0'Boa tarde! O Maisfutebol já está no Restelo para lhe contar tudo sobre este Belenenses-Académica da 30.ª jornada da Liga. Fique por aí!
Acompanhe aqui o AO MINUTO deste jogo dia 17 Abr 2016 às 16:00

Sem comentários:

Enviar um comentário