O MOMENTO:
Académica: Depois do ponto garantido com muito suor no Restelo, os estudantes buscam dar continuidade a esse resultado interessante na receção ao vice-campeão nacional. A dois pontos da zona de salvação e em vésperas de uma autêntica final, na próxima jornada, frente ao União, na ilha da Madeira, a Briosa procura uma vitória que a colocaria numa situação muito favorável para garantir a permanência no escalão máximo nas últimas três rondas. De destacar o regresso, após lesão gravíssima, do lateral-esquerdo Makonda a uma lista de convocados. Aliás, desde que chegou Filipe Gouveia, é a primeira vez que o jogador entra numa convocatória.
FC Porto: Depois de vitória com exibição convincente à mistura na receção ao Nacional, os dragões procuram garantir o segundo triunfo nesta espécie de «pré-época antecipada», conforme referiu Pinto da Costa. Com pouca ou nenhuma esperança de chegar aos dois lugares da frente, a equipa orientada por José Peseiro procura carimbar em definitivo o terceiro lugar e consequente acesso ao «play-off» da Liga dos Campeões. Para isso terá de bater a Académica, num jogo que ficará marcado pelo regresso de Helton à baliza do FC Porto em jogos do campeonato.
AUSENTES:
Académica: Rafa Soares, Leandro Silva e Gonçalo Paciência (impedidos por estarem emprestados pelo FC Porto).
FC Porto: Marcano, Layún, Evandro e Bueno (lesionados).
DISCURSO DIRETO
Filipe Gouveia: «Cada jogo é um jogo e eu acredito piamente que podemos ganhar ao FC Porto. Vamos ter de saber sofrer, de ser guerreiros, como temos sido até aqui, e ter a ajuda do nosso público, que na última jornada, em Belém, nos ajudou em 90 por cento a conquistar aquele ponto».
José Peseiro: «A Académica, dos 24 pontos que tem, tem 19 em casa. Luta pela permanência e sabemos as dificuldades que vamos encontrar e das dificuldades que criaram ao Benfica no último jogo, por exemplo. Mas temos a responsabilidade de ganhar, não tenho dúvida, pela equipa que temos, pelo que somos. Mas o resultado faz-se no jogo. É importante estar tão bem quanto no último jogo, ou se possível ainda melhor. Não há jogos aparentemente fáceis ou difíceis».
HISTÓRICO DE CONFRONTOS
Este será o 127º duelo entre estes dois emblemas históricos no principal campeonato português. No total registam-se 90 vitórias dos portistas, contra apenas 15 da Briosa (mais 21 empates). A última vez que a Académica bateu os azuis-e-brancos em casa foi a 30 de novembro de 2013 (1-0), terminando com um jejum de mais de 40 anos sem vitórias sobre o FC Porto. Na primeira volta desta temporada, os dragões venceram por três bolas a uma.
ACADÉMICA
Outros convocados: Lee, Aderlan, Iago, Makonda, Rui Pedro, Ki e Hugo Sêco.
FC PORTO
Sem comentários:
Enviar um comentário