Vasco Gervásio, um dos maiores símbolos de sempre da Académica, vai ser homenageado hoje, a título póstumo, pelas 18:00, no Salão Nobre do Governo Civil de Coimbra, numa cerimónia onde marcará presença o Secretário de Estado da Juventude e Desporto, o Dr. Laurentino Dias.
Será esta então mais uma oportunidade para recordar um dos maiores capitães que passou pela nossa Briosa. Durante a homenagem, Vasco Gervásio vai ser condecorado com o Colar de Honra ao Mérito Desportivo, que Laurentino Dias irá entregar à viúva do ex-futebolista e dirigente dos "estudantes".
Vasco Manuel Vieira Pereira Gervásio nasceu a 5 de Dezembro de 1943 na Malveira, e estreou-se na Académica a 30 de Setembro de 1962, frente ao Académico de Viseu.
Durante 17 anos, vimos Gervásio encantar e vestir com muita garra, sacrifício e determinação uma camisola que sempre soube honrar ao máximo.
Foram 17 anos, 430 jogos, 284 dos quais como capitão, mais de 600 horas com o losango da Académica ao peito. Disputou as duas finais da Taça de Portugal e ergueu a Taça do Campeonato da 2ª Divisão em 1973.
O seu contributo à Académica, contudo, não se ficou por aqui, pois chegou a treinar o clube em duas ocasiões, conseguindo numa delas a subida de divisão. Como os grandes símbolos da Briosa, nunca desistiu dos estudos e licenciou-se em Direito, chegando a director de serviço da Segurança Social, em Coimbra, ocupando depois a presidência do Sindicato dos Jogadores.
Vasco Gervásio viria a falecer no dia 3 de Julho do presente ano. Hoje, tem lugar mais uma justa homenagem ao nosso grande capitão...
Sem comentários:
Enviar um comentário