11 de novembro de 2009

Académica joga com as idades

O objectivo de qualquer equipa quando entra em campo é lutar pela vitória. No caso do encontro desta noite entre Portimonense e Académica, o melhor que os dois contendores têm a fazer é perseguir a meta em questão, até porque um triunfo coloca o vencedor na 3ª fase da Taça da Liga, em face das duas igualdades a zero nas duas partidas anteriores que envolveram também o Beira-Mar.
Mas como no futebol não há certezas e o empate vai sendo um resultado cada vez mais normal, a Briosa já está preparada para essa eventualidade. Isto porque, no final dos 90 minutos, caso ninguém saia vitorioso o factor que servirá para apurar o vencedor do grupo poderá ser o terceiro critério de desempate do regulamento da competição: "Média etária mais baixa dos jogadores utilizados durante a respectiva fase."
De acordo com as contas feitas por O JOGO, os aveirenses já não têm quaisquer possibilidades. Para além de já terem jogado, têm neste momento a média de idades mais alta (25,7 anos). Assim sendo, a calculadora só conta para algarvios e conimbricenses e, antes do confronto de hoje, são os anfitriões que levam vantagem (24,9 contra 25,5). No entanto, não deixa de ser curiosa a convocatória de André Villas-Boas, que, para este jogo decisivo, deixou de fora, para além dos lesionados Bruno Amaro e Orlando, os experientes Lito e Luiz Nunes, bem como o indiscutível Sougou, chamando, ao invés, alguns dos menos utilizados, como Vouho ou Amessan, que têm actuado pelo satélite Tourizense. Este duo, juntamente com alguns dos titulares de Villas-Boas (Nuno Coelho, Emídio Rafael e João Ribeiro), permite que a Briosa reduza as idades para números inferiores aos dos algarvios.
Independentemente de tudo isso, o treinador da Académica assumiu ontem que quer derrotar o Portimonense, até porque a Briosa quer continuar nesta prova "não só por aquilo que ela significa, por ser um dos objectivos da Académica, mas também pelo aspecto financeiro que representa para um clube desta dimensão"

Sem comentários:

Enviar um comentário