6 de novembro de 2010

2010/11 - 10J - Portimonense 2 - Académica 2

Portimonense 2 - Académica 2
Liga Zon Sagres - 10ª Jornada
Estádio do Algarve
06-11-2010 - 21:15h


Portimonense: Ventura; Ricardo Pessoa, André Pinto, Rúben Fernandes, Nilson; Soares (Calvin Kadi 56'), Jumisse, Candeias, Renatinho (Pedro Moreira 78'), Ivanildo; Pires (Pelembe 72')


Suplentes: Ivo Gonçalves, João Paulo, Pedro Moreira, Lito


Treinador: Litos


Académica: Peiser, Pedro Costa, Berger, Orlando, Hélder Cabral; Nuno Coelho, Diogo Melo (Sissoko 87'), Hugo Morais, Sougou (Laionel 70'), Diogo Valente, Miguel Fidalgo (Éder 70')


Suplentes: Ricardo, Pedrinho, Pape Sow, Júnior Paraíba

Treinador: Jorge Costa


Resultado ao Intervalo: 0-2


Marcadores: Miguel Fidalgo 18', Hugo Morais 45', Renatinho 64', Nilson 65',


Árbitro: Hugo Pacheco


Disciplina:
CA: André Pinto 23', Soares 36', Renatinho 44', Nuno Coelho 47', Miguel Fidalgo 52', Orlando 73',
CV: Litos (treinador do Portimonense - ao intervalo), Candeias 90'


Espectadores:


Crónica





Portimonense e Académica empataram (2-2) no Algarve, num jogo emotivo, em que os estudantes foram para intervalo com uma vantagem de dois golos. Miguel Fidalgo e Hugo Morais marcaram para a equipa de Jorge Costa e Renatinho e Nilson, restabeleceram a igualdade.
Foi sem surpresa que a Académica foi para o descanso (?) com a apreciável vantagem de dois golos, materializando um domínio efectivo nesse período, do primeiro ao último apito do (contestado) árbitro Hugo Pacheco.

Começando pelo juiz portuense, a altercação dos adeptos algarvios começou quando anulou um golo a Jumisse, aos 39 minutos, por pretensa falta de André Pinto sobre Orlando. O caldo entornou de vez aos 43 minutos, quando Renatinho caiu na área em disputa com um adversário e o árbitro mostrou-lhe cartão amarelo por entender que o brasileiro simulou falta para cavar uma grande penalidade.

Como se não bastasse, o segundo golo dos estudantes saiu de um livre muito protestado pelos algarvios. A Académica também teve razões de queixa da equipa de arbitragem, que anulou um golo aparentemente limpo a Sougou, já que André Pinto parece colocar em jogo o senegalês.

Também houve futebol e aí os estudantes foram claramente superiores. Sem marcações apertadas, foi com naturalidade que a Académica fez sobressair melhores valores individuais e equipa mais madura: deu sentido único na direcção da baliza de Ventura. Empurrado para o seu meio-campo, os algarvios foram, contudo, os primeiros a criar perigo (15 minutos), num cabeceamento de André Pinto, na sequência de um canto.

O melhor toque de bola dos visitantes fez mossa três minutos depois, por Miguel Fidalgo, rápido na recarga a um remate de Sougou, que Ventura defendeu. Até ao intervalo, um remate de Renatinho (20 minutos) foi praticamente o único lance ofensivo do Portimonense digno de ser registado. Sempre mais bem organizada, a equipa de Jorge Costa nunca perdeu o controlo do jogo, e aumentaria a vantagem no minuto de compensação dado pelo árbitro, numa primorosa execução de Hugo Morais, num livre directo sem hipótese de defesa para Ventura.

Na segunda parte, o Portimonense ganhou metros e complicou a vida ao adversário, que passou por momentos, que face ao ocorrido na primeira parte, não se imaginaria. Litos (expulso ao intervalo e na bancada a orientar) apostou mais no ataque, com a entrada de Kadi (55 minutos) e motivou os seus jogadores, que, com grande atitude, diminuíram as diferenças entre as duas equipas (que as há, efectivamente), e, num minuto o Portimonense empatou: Ricardinho (64 minutos) marcou um livre em arco na esquerda, com a bola a entrar junto ao poste direito da baliza de Peiser e no minuto seguinte, Nilson, também na esquerda, num remate rasteiro.

E foi assim, de uma forma simples e rápida, que o Portimonense resolveu um problema complicado, chegando ao empate, e com motivação para ter conseguido algo mais, sendo a partir desse momento (o do empate) a equipa que mais perto esteve de vencer, embora a atribuição dos pontos se ajuste à divisão de superioridade das equipas nos dois períodos do jogo.





Destaques
Mais Futebol: 


Renatinho
Foi o rosto da revolução algarvia. Marcou o primeiro golo, numa execução irrepreensível de um livre directo, em arco. Além disso, foi o mais perigoso dos algarvios, denotando apreciável técnica e sentido de jogo.
Sougou
O «acelera» da Académica passava de «mota» por Nilson na primeira parte. E foi numa dessas arrancadas que nasceu o primeiro golo dos estudantes, obrigando Ventura a defender para a frente, para Miguel Fidalgo concluir. Saiu esgotado na segunda parte e já sem «gasolina» para acelerar.

Diogo Melo
Foi o pêndulo do meio-campo dos estudantes. A bola dos seus pés saía sempre com acerto, além de um poder físico decisivo nas bolas divididas. Com ele, as bolas nunca foram divididas, foram sempre dele¿
 
Pires
Tem a atenuante de não ter tido bola, mas foi presa fácil para os centrais adversários. Acusou falta de ritmo de jogo, nunca conseguiu dar linhas de passe aos seus companheiros. No melhor período do Portimonense, e até ser substituído, também não acompanhou a subida de produção da equipa.






O Jogo:



Nuno Coelho 6
Tapou as entradas do ataque portimonense no meio-campo, apesar de sentir dificuldades com o inspirado Renatinho.


Diogo Melo 7
É o faz-tudo no meio-campo da Briosa. Esteve particularmente bem a pautar o jogo ofensivo e foi dos poucos elementos regulares ao longo dos 90'.


Hugo Morais 7
Mais discreto que Diogo Melo. Teve um bom golo de livre que parecia ter morto o jogo, mas não contava com o renascimento do Portimonense.


Sougou 6
Andava perdido no jogo até decidir embaraçar Ventura com um remate que não conseguiu defender e que deu o 0-1. Cresceu até ao intervalo, mas perdeu-se novamente.


Miguel Fidalgo 6
O esforço de lutar sozinho entre os centrais foi compensado com um golo pleno de oportunismo. Continuou a lutar, mas com o pé arrefecido.




Opiniões



O treinador da Académica, Jorge Costa, em declarações após o encontro da 10ª jornada da Liga, que os estudantes empataram 2-2 com o Portimonense: «Foi um jogo em que nós conseguimos fazer o mais difícil. Estivemos bem, conseguimos ter bola, circulá-la de forma rápida e sempre objectiva e chegámos aos 2-0. Fomos para o intervalo com uma vantagem confortável, sabendo que na 2.ª parte o Portimonense teria de arriscar, dando espaços para fazer aquilo de que gostamos. Até nem entrámos mal na 2.ª parte, e depois deixámos de fazer aquilo que temos capacidade: ter a bola, enervar o adversário e não perder a baliza como objectivo. Pensei que ia ter uma vitória boa, da maneira como o jogo se estava a desenrolar. Sofremos um golo, de belo efeito, mas que acontece pouco em futebol, e depois do segundo golo animicamente fomos abaixo, também com mérito do Portimonense, que trabalhou e acreditou sempre. Uma coisa é certa, só há uma bola no jogo e devíamos ter capacidade para a ter mais. Devíamos ter sido mais práticos na defesa do 2-0.»

«O golo anulado a Sougou, por fora de jogo que não existe? Sim, poderíamos ter ido para o intervalo com o 0-3, mas não é isso que me preocupa. O que me preocupa como treinador é estarmos a vencer 2-0 e não termos tido capacidade de aguentar.»
 

O treinador do Portimonense, Litos, em declarações após o encontro da 10ª jornada da Liga, que os algarvios empataram 2-2 com a Académica: 
«Foi um jogo difícil, em que nós entrámos muito bem, contra uma grande equipa, bem orientada. Depois, as coisas foram, mais uma vez¿ Vou aproveitar o que o presidente diz, nas últimas jornadas o campo tem estado inclinado e já é hora de dizer basta, e prestar atenção ao que têm feito ao Portimonense. Há um golo limpo do Jumisse, há penalti sobre o Renatinho, não existe qualquer falta no 0-2, e não é fácil para uma equipa que é jovem, que veio de um jogo (Guimarães) em que foi injustamente punida com situações idênticas às de hoje, sermos tratados como pequenos.»

«Há que dar parabéns aos meus jogadores, provaram aquilo que tenho dito há muito. Têm carácter enorme, disponibilidade tremenda, tenho pena que aconteça a expulsão no fim, mas jogadores são homens e ficam abalados com as injustiças que vão sofrendo. Por muito que o treinador tente acalmar, percebo que não é fácil. Também me excedi, mas não é fácil estar à frente de uma equipa constantemente penalizada com injustiças. Trabalhamos com sacrifício durante a semana e não é fácil ver o nosso trabalho desviado por outras pessoas»

Acha que arbitragem poderá ser analisada por Vítor Pereira?
«Espero que sim, por aquilo que conheço do Vítor Pereira. Mesmo nós, sendo pequenos, foram lances decisivos no desenrolar do jogo, e acredito que Vítor Pereira os analisará. Não sendo um dos clubes grandes, gostávamos que as coisas fossem analisadas. Mas isso não vai valer de muito, o jogo já passou e os pontos perdidos também. Neste jogo, até poderíamos ter conseguido a vitória, mas de facto não nos foi permitido isso. Com esta instabilidade e com a falta de pontos, percebemos que as equipas por vezes ficam instáveis e acabam por não ter o rendimento que esperamos. Mesmo com estes casos, a equipa tem dado boa resposta.»

E Candeias, que foi expulso?
«Espero tê-lo no Dragão. Ainda vai haver o jogo da Taça da Liga e se as pessoas forem coerentes, o Candeias será castigado por um jogo. Sendo tão maltratados durante 90 minutos, os jogadores não têm cabeça fria suficiente para aguentar tudo isto, por isso, espero que as pessoas tenham coerência no que vão escrever e no que será o castigo do Candeias.»
 
Miguel Fidalgo, jogador da Académica, analisa o empate a duas bolas na visita ao Portimonense, em jogo da 10ª jornada no qual apontou um golo. As declarações do avançado à Sport TV: «Depois de estarmos a vencer 2-0, ninguém esperava o empate. O Portimonense não merecia, de maneira alguma. Por tudo o que fez em campo, a Académica seria uma justa vencedora. Foi um momento de falta de concentração. Temos de melhorar. O futebol é assim mesmo.» 
 

Diogo Melo, médio da Académica, em declarações após o empate com o Portimonense: «Tivemos uma primeira parte muito boa, a equipa portou-se bem, estivemos organizados, fizemos dois golos e poderíamos ter feito o terceiro. Na segunda parte, tivemos momentos de desconcentração e sofremos o empate, e depois o Portimonense até poderia ter marcado mais um golo. O empate ajusta-se ao que se passou em campo. O resultado até é positivo, porque quando uma equipa chega ao empate depois de ter estado a perder por 2-0, a tendência é sempre para virar o resultado ou a outra equipa perder a cabeça. Mas estivemos sempre organizados, com calma e paciência para manter o resultado.»

Renatinho, autor de um dos golos da equipa algarvia, mostrou-se conformado com o resultado, em declarações à Sport TV:
«É um resultado que, dadas as circunstâncias...valeu a luta. Agora é trabalhar para o próximo jogo.»
[sobre o golo apontado] «Tenho de trabalhar, com os pés no chão, e atento às orientações do mister. Espero que vá correr tudo bem daqui para a frente.»
[o resultado é bom para o Portimonense?] «A vitória seria importante, pois precisamos somar pontos, mas o empate é justo, dadas as circunstâncias.»

Lances chave


15' Remate de André Pinto, de cabeça, por alto, após livre de Ricardo Pessoa.


18' [0-1] Miguel Fidalgo recarga com êxito uma bola que Ventura sacudiu, na sequência de um remate de Sougou.


28' Fora da área, Ventura desarma Diogo Valente e evita o pior.


43' Hélder Cabral surge em boa posição e dispara forte, mas Ventura defende.


45'+1 [0-2] Hugo Morais transforma, na perfeição, um livre directo.


64' [1-2] Renatinho, de livre, em posição lateral, bate Peiser.


65' [2-2] Remate forte e colocado de Nilson, superiormente lançado por Ivanildo.


Momento do jogo

Golo do herói improvável

Primorosamente lançado por Ivanildo, o lateral-esquerdo Nilson não se fez rogado e desferiu um remate potente, colocado e cruzado, ao ângulo inferior da baliza de Peiser. O tento do empate dos algarvios teve tanto de bonito como de inesperado, primeiro porque ainda se festejava o 1-2 e depois porque Nilson não é, propriamente, um jogador com propensão para o golo.


79' Livre em posição frontal, de novo com Hugo Morais na transformação, mas desta feita o remate sai à figura de Ventura.




Minuto a minuto

    90'     FINAL DO JOGO! Portimonense - 2 Académica - 2. Bom jogo no Algarve, com o Portimonense a saber responder à desvantagem de dois golos. Os estudantes dominaram o primeiro tempo e dele saíram com um 2-0. Nada fazia prever que a Briosa deixasse fugir os três pontos, mas num minuto os algarvios empataram, já na segunda parte. Depois, as duas equipas recearam-se e os últimos minutos foram mais contidos. O jogo acabou ainda com a expulsão de Candeias, num vermelho directo que quase ninguém percebeu. Aliás, o árbitro Hugo Pacheco teve algumas decisões difíceis durante o encontro.
    90'     CARTÃO VERMELHO para Candeias (Portimonense ). Terá o árbitro considerado agressão de Candeias a Hélder Cabral? Ou isso, o que não se entende, ou por protestos...
    90'     Três minutos de compensação.
    90'     CARTÃO AMARELO para Diogo Valente (Académica )
    89'     Candeias cruza para Kadi, mas Berger chega primeiro e corta o lance.
    88'     SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Diogo Melo entra Sissoko
    86'     O jogo perdeu emoção nos últimos minutos. A Académica não quer perder mais do que aquilo que já perdeu até aqui, o 2-0. O Portimonense parece ter medo de desperdiçar aquilo que já conquistou, recuperar de uma desvantagem de dois golos...
    80'     Livre de Hugo Morais, agora com Ventura a defender.
    78'     SUBSTITUIÇÃO Portimonense . Sai Renatinho entra Pedro Moreira
    77'     Renatinho cobra o livre, mas por cima.
    76'     CARTÃO AMARELO para Markus Berger (Académica ). Falta clara, a impedir o avançado do Portimonense de chegar à área.
    76'     Remata mal Pelembe! Ricardo Pessoa trabalha muito bem na direita, deixa Hélder Cabral sentado e coloca a bola em Pelembe, que atira por cima.
    74'     SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Miguel Fidalgo entra Éder
    73'     CARTÃO AMARELO para Orlando (Académica )
    72'     SUBSTITUIÇÃO Portimonense . Sai Pires entra Pelembe
    71'     Remate forte de Diogo Melo que faz a bola passar muito perto da barra de Ventura.
    70'     SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Sougou entra Laionel
    69'     Grande defesa de Peiser! Renatinho tenta um golaço, mas o francês estica-se a impede a bola de entrar ao ângulo!
    66'     GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! PORTIMONENSE ! 2-2 por Nilson. Está feito o empate!!! Grande jogada do Portimonense, com, parece-nos, Ivanildo a abrir para Nilson, que entra na área e remata cruzado, sem hipótese para Peiser!
    65'     GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! PORTIMONENSE ! 1-2 por Renatinho. À segunda foi de vez. Livre a bater Peiser pela primeira vez na noite!
    64'     DEFENDE PEISER! Livre fortíssimo com Peiser a defender muito bem!!!
    62'     O Portimonense insiste no ataque, o problema é que não assusta a Académica de verdade...
    60'     O Portimonense ganha uma série de cantos, mas aproveita-os mal. Pires cabeceia para fora no último...
    56'     SUBSTITUIÇÃO Portimonense . Sai Soares entra Calvin Kadi
    55'     Ivanildo cruza da esquerda, Peiser sai e tem dificuldade em limpar a jogada.
    54'     O livre não dá em nadam, Diogo Melo atira contra a barreira.
    54'     Falta a favor da Académica. em cima da linha de área outra vez...
    52'     CARTÃO AMARELO para Miguel Fidalgo (Académica )
    50'     Cruzamento de Candeias com Orlando a desviar para canto.
    47'     CARTÃO AMARELO para Nuno Coelho (Académica ). Agarrou Ivanildo.
    46'     Ao que parece, o treinador do Portimonense, Litos, foi expulso, uma vez que está na bancada.
    46'     RECOMEÇA A PARTIDA
    45'     INTERVALO NA PARTIDA ENTRE Portimonense e Académica. Diferença um pouco exagerada no marcador. Os estudantes fizeram mais, mas não tanto para justificar dois golos de diferença, num jogo com algumas decisões difíceis e, parece-nos, nem todas correctas do árbitro da partida, que já anulou um golo a cada equipa.
    45'     GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! ACADÉMICA ! 0-2 por Hugo Morais. Não marcou ao FC Porto, marcou ao Portimonense. Livre directo à entrada da área, que o próprio Hugo Morais ganhou. De pé esquerdo, meteu a bola por cima da barreira e colocou-a no fundo das redes!
    44'     CARTÃO AMARELO para Renatinho (Portimonense ). O árbitro considerou simulação do médio, embora pareça haver ligeiro toque do defesa da Académica.
    43'     OUTRA VEZ A ACADÉMICA! Hélder Cabral entra na área e remata de pé esquerdo, para defesa apertada de Ventura.
    41'     Golo anulado à Académica. Bola em profundidade, da esquerda para a direita, onde Sougou aparece a rematar de primeira e a fazer um chapéu a Ventura. Era um grande golo, mas o juiz invalidou por fora-de-jogo do senegalês. Muitas dúvidas....
    40'     Golo anulado ao Portimonense. A bola foi colocada na área, André Pinto salta com um defesa da Académica. Depois, a bola sobra para Jumisse que mete a bola no fundo das redes. Ou o juiz considerou falta de André Pinto com o corpo ou considerou mão do central do Portimonense.
    38'     AO LADO! Orlando bate forte um livre, a bola ainda desvia na barreira e sai muito perto do poste direito de Ventura.
    37'     CARTÃO AMARELO para Soares (Portimonense ). Talvez por protestos....
    33'     O canto não dá em nada...
    32'     Canto para o Portimonense.
    29'     Diogo Valente atira por cima.
    29'     Ventura resolve! Grande passe para Diogo Valente, que se isolava, não fosse a saída providencial de Ventura. A bola ficou presa nas pernas do guarda-redes, que estava fora da área e depois ainda saiu a jogar.
    24'     Corta Ruben Fernandes! Sougou é lançado em velocidade, cruza rasteiro para a área, mas o central surge a cortar o lance.
    23'     CARTÃO AMARELO para André Pinto (Portimonense ). Falta sobre Orlando lateral à área do Portimonense.
    21'     Que falhanço de Renattinho! O Portimonense chega à área, com muitos ressaltos. A bola sobra por fim para Renatinho que em boa posição faz um remate disparatado, para fora.
    18'     GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! ACADÉMICA ! 0-1 por Miguel Fidalgo. Sougou recebe na área, pela direita, atira cruzado e Ventura defende. Só que Miguel Fidalgo vem na passada e, na recarga, só precisa de encostar para o fundo das redes!
    18'     Ventura muito bem. Canto na direita do ataque da Académica, a bola vai bem puxada e Ventura desvia-a da cabeça de Orlando.
    15'     FALHA O PORTIMONENSE! Livre de Ricardo Pessoa e cabeceamento de André Pinto na pequena área. A bola sai por cima!!!
    15'     Falta perigosa a favor do Portimonense. Orlando fez obstrução sobre Ivanildo, mesmo à entrada da área da Académica!
    13'     Miguel Fidalgo tenta rematar à baliza, mas a bola sai muito fraca e ao lado.
    10'     Canto para a Briosa com Miguel Fidalgo a não conseguir emendar ao segundo poste!
    9'     Ricardo Pessoa cruza da direita e Peiser com dificuldades para agarrar.
    6'     Distracção na defesa da Académica, com o Portimonense a aproveitar para subir pleo flanco direito e cruzar. Peiser segurou a bola.
    4'     Nuno Coelho está no chão, queixoso, após um lance em que cometeu falta.
    2'     Pontapé livre de Orlando, que sai com força, mas para as mãos de Ventura.
    2'     A Académica entra melhor e tem a iniciativa de jogo.
    1'     COMEÇA A PARTIDA ENTRE Portimonense e Académica
    0'     Portimonense e Académica voltam ao relvado. Jogo prestes a começar.
    0'     As equipas regressaram aos balneários.
    0'     Entram Portimonense e Académica para o aquecimento.
    0'     O relvado aparenta estar em excelentes condições e a temperatura também é boa. Aliás, o Estádio Algarve costuma ter muito vento, mas isso não acontece nesta altura.
    0'     Os guarda-redes da Académica, Peiser e Ricardo, já aquecem.
    0'     Académica: Peiser; Pedro Costa, Orlando, Berger e Hélder Cabral; Diogo Melo, Nuno Coelho e Hugo Morais; Sougou, Miguel Fidalgo e Diogo Valente. SUPLENTES: Ricardo, Pape Sow, Laionel, Pedrinho, Éder, Júnior Paraíba e Sissoko
    0'     Portimonense: Ventura; Ricardo Pessoa, André Pinto, Ruben Fernandes e Nilson; Soares e Jumisse; Ivanildo, Renatinho e Candeias; Pires. SUPLENTES: Ivo, João Paulo, Lito, Pedro Moreira, Calvin Kedi, Peña e Pelembe.
    0'     Já há equipas oficiais!





Árbitro


Hugo Pacheco - nota 2

Casos a mais - Um golo mal anulado (Sougou não estava em fora de jogo, aos 40') e um livre também mal assinalado (Rúben Fernandes não fez falta, aos 45'), do qual resultou o segundo golo da Briosa. Ou seja, Hugo Pacheco foi protagonista, pela negativa. Expulsou ainda Litos e Candeias.

Sem comentários:

Enviar um comentário