8 de maio de 2011

2010/11 - 29J - Académica - Sp Braga: Antevisão: ao pódio, que se faz tarde

O Sp. Braga joga este domingo em Coimbra (20h15, Sporttv) na ressaca do maior feito da sua história. Não deverá ser fácil para a equipa apresentar-se de emoções completamente digeridas e concentração absoluta numa prova que, em várias fases da época, pareceu passar para segundo plano em favor do sonho, agora concretizado, de estar na final de Dublin. 

Mas a urgência do momento, com apenas mais dois jogos para o final da Liga, impele os minhotos para um fim de época sem mácula, na tentativa de recuperem o terceiro lugar perdido para o Sporting na última jornada, após duas escorregadelas consecutivas (empates na Choupana e diante da U. Leiria). 

Classificação da liga portuguesa

Pelo menos não perder terreno para os de Alvalade, que recebem o V. Setúbal à mesma hora, seria um bom tónico para o acerto definitivo de contas com os «leões», na última ronda, na Pedreira. O calendário até é favorável, falta agora não complicar as contas no terreno, a começar em Coimbra, onde a tradição também é boa: nenhuma derrota desde 2003...

Domingos de volta onde deixou saudades

A cidade dos estudantes, «perita» em formar treinadores de sucesso nos últimos anos, assistiu precisamente na época passada ao pontapé-de-saída nos embates André Villas Boas/Domingos Paciência, que o segundo venceu (0-2), no primeiro regresso ao local que o catapultou para o patamar que agora conhece. 

A Lusa Atenas, diz-se, costuma deixar saudades por quem lá passa, sobretudo se o tiver feito enquanto estudante, e se Domingos poderá até sentir uma certa nostalgia ao voltar a sentar-se naquele banco, que dirão os responsáveis e adeptos conimbricenses que obtiveram com este técnico a melhor classificação (sétimo lugar) dos últimos 25 anos?

Terminando com o histórico de encontros entre a Briosa e os guerreiros do Minho, verifica-se ainda um domínio da equipa da casa mas uma clara tendência mais vermelha e branca nas mais recentes épocas. Ao todo, são 40 jogos, 18 vitórias para os pretos, 11 empates e 11 triunfos arsenalistas. Como se disse, a Académica ganha há oito anos e, na primeira volta, na despedida de Jorge Costa, os bracarenses assinaram a vitória mais dilatada da época: 5-0. Razões para sorrir?

Equipas prováveis:

ACADÉMICA: Peiser; Pedrinho, Berger, Pape Sow e Hélder Cabral; Nuno Coelho; Diogo Melo e Hugo Morais; Sougou, Miguel Fidalgo e Diogo Valente.
Suplentes: Ricardo, Pedro Costa, Paulo Grilo, Bischoff, Laionel, Sissoko e Éder.

SP. BRAGA: Artur Moraes; Miguel Garcia, Rodriguez, Paulão e Sílvio; Custódio e Salino; Ukra, Hugo Viana e Hélder Barbosa; Paulo César.
Suplentes: Marcos, Kaká, Guilherme, Elderson, Mossoró, Peterson, Meyong, Keita e Lima.

Sem comentários:

Enviar um comentário