14 de maio de 2011

2010/11 - 30J - P Ferreira - Académica: Antevisão: brilho nas despedida

O Paços de Ferreira vai tentar fazer história na recepção à Académica, em jogo da 30ª e última jornada da Liga, agendado para este sábado, pelas 20h15, no Estádio da Mata Real. A equipa de Rui Vitória ainda tem hipóteses matemáticas de chegar ao quinto lugar, que seria a melhor classificação de sempre da equipa, e, para isso, é obrigatório vencer a Académica. Procura, por isso, um brilho extra, num jogo que marca a despedida de Paulo Sousa e, ao que tudo indica, de Ulisses Morais do banco da Académica. 

Para subir ao quinto posto, o P. Ferreira precisa bater os estudantes e esperar que V. Guimarães e Nacional não ganhem. Ora, em condições normais, o feito histórico seria acompanhado pelo festejo do regresso às provas europeias. É verdade que o Paços não é completamente um estranho nas lides europeias, mas, ao que tudo indica, não terá inscrito a equipa na UEFA atempadamente, o que torna infrutífero o esforço pela melhor classificação possível. Desse ponto de vista, como é lógico. Porque ninguém na Mata Real, certamente, enjeitaria terminar em beleza uma época que tem sido de grande nível.

Ainda na semana passada o Paços travou a caminhado do F.C. Porto, impedindo a equipa de André Villas-Boas de completar o pleno de vitórias em casa e também de igualar o registo do Benfica de Jimmy Hagan, com apenas dois empates cedidos em 30 jogos. Tudo isto numa temporada em que venceram em Alvalade e em Braga e foram apelidados, durante grande parte da época, a «equipa sensação». 

Do outro lado, está uma Académica com sentimento de dever cumprido e nada mais. Ulisses Morais, o terceiro treinador da temporada, conseguiu a confirmação matemática da permanência sem grande brilhantismo. Para trás fica o bom início de temporada, com Jorge Costa, acabando a «Briosa» às portas da descida.

Na Mata Real, naquele que pode ser o último jogo de Ulisses Morais no banco dos «estudantes», a Académica vai tentar o que nunca conseguiu: vencer um jogo da I Liga. Em sete visitas, quatro empates e três vitórias caseiras. Apenas em jogos da II Liga os conimbricenses conseguiram triunfar.

Ausências? Há, claro. No jogo que marcará a despedida de Paulo Sousa e que terá porta aberta, o Paços não conta com os castigados Filipe Anunciação e Nélson Oliveira. Do lado visitante, David Addy também cumpre castigo e ainda há os lesionados Orlando, Amoreirinha, Adrien, Diogo Gomes e Laionel.

Equipas prováveis:

P. FERREIRA: Cássio; Baiano, Cohene, Ozéia e Maykon; André Leão, Leonel Olímpio e David Simão; Manuel José, Mário Rondon e Pizzi.

Outros convocados: António Filipe, Pedro Queirós, Bura, Paulo Sousa, Nuno Santos, Amond, Alvarinho e Caetano. 

ACADÉMICA: Peiser; Pedrinho, Markus Berger, Pape Sow e Hélder Cabral; Nuno Coelho, Diogo Melo e Hugo Morais; Sougou, Miguel Fidalgo e Diogo Valente. 

Outros convocados: Barroca, Ricardo, Pedro Costa, Luiz Nunes, Paulo Grilo, Júnior Paraíba, Carreño, Sissoko e Éder.

Sem comentários:

Enviar um comentário