5 de março de 2012

2011/12 - 21J - Feirense 1 - Académica 1: Empate justo na Feira!




nº espectadores: 1.382
nota para Cosme Machado: 3
melhor do Feirense: Miguel Pedro
melhor da Briosa: Habib

Crónica

AAC_OAF: A Briosa empatou este domingo com o Feirense a uma bola em partida que contou para a 21ª jornada da Liga ZON Sagres. Os comandados de Pedro Emanuel estiveram a vencer por 1-0, com golo de Edinho, mas já perto do final do encontro foi o Feirense a empatar e a consumar a divisão de pontos no Estádio Marcolino de Castro.

Depois de uma primeira parte sem grande história mas com a Briosa a dominar as incidências do encontro, o golo inaugural acabaria por acontecer aos 62 minutos de jogo, quando Edinho aparece na cara de Paulo Lopes após excelente assistência de Adrien. O avançado da Académica não perdoou e conferiu justiça ao resultado.

Contudo, até final, a Briosa não conseguiu manter a vantagem isto porque Carlos Fonseca empatou o jogo a cinco minutos do fim, numa altura em que os "estudantes" já jogavam com menos um, após expulsão de Hélder Cabral.

Na próxima jornada, a Académica desloca-se ao reduto do FC Porto. O jogo está agendado para as 20:15 do próximo sábado.

MF: Nada de novo depois deste Feirense-Académica que os estudantes estiveram quase a transformar no regresso às vitórias três meses depois, mas este foi, em rigor, um daqueles jogos em que ninguém merecia perder. Resultado que se aceita, pois.

A Briosa foi mais objetiva e eficaz, precisando de muito menos cartuchos para se colocar em vantagem, a meio da segunda parte, mas os jogadores do Feirense agarram-se ao sentimento de injustiça e lograram o empate, a jogar em superioridade numérica por expulsão de Hélder Cabral, pouco depois do tento forasteiro.

Os comandados de Quim Machado, também eles vindos de um longo jejum de triunfos, ainda carregaram o suficiente para virar o resultado, mas, lá está, seria outra vez um castigo demasiado pesado para o adversário. Assim, os de Coimbra, que voltaram ao estádio onde ganharam o passaporte para o Jamor, estão ligeiramente mais perto do objetivo, já os da Feira continuam em risco.

Académica entra melhor

A postura inicial da Académica quase dava frutos num tiraço de Habib que obrigou Paulo Lopes a fazer a chamada defesa da tarde. A equipa de Pedro Emanuel mandava no jogo, encurtava espaços ao adversário e saía a preceito para a contra-ofensiva. A nuance tática introduzida pelo jovem técnico (do 4-3-3- para o 4-2-3-1) dava solidez à equipa e permita a Adrien assumir-se como 10.

Os da casa demoraram a libertar-se da teia, com Buval a tentar dar alguns esticões na partida, mas quase sempre bem vigiado. O Feirense sentia dificuldades em ligar o seu jogo e assumir preponderância no último terço do terreno. Quando conseguia algo de melhor, havia, normalmente, uma resposta musculada do adversário. E a coisa ficava-se por ali.

Em suma, os da Feira tinham mais bola, dominavam os processos no essencial, mas a melhor oportunidade até tinha pertencido aos estudantes, no tal remate salvo por Paulo Lopes, durante uma fase inicial da partida em os estudantes estiveram por cima.

A equipa fogaceira meteu mais intensidade no jogo com Ludovic no lugar de Diogo Rosado e o luso-francês deu o mote para a segunda-parte, ainda antes de um falhanço de Miguel Pedro na cara de Peiser. O Feirense carregava, Buval investia, e a Académica procurava gerir os acontecimentos, sem abdicar das transições rápidas para o ataque.

Num desses lances, Adrien isolou Edinho na esquerda e o internacional português não perdoou. A Briosa estava na frente, com alguma injustiça à mistura, mas o golo parece ter enervado os jogadores. Hélder Cabral foi expulso pouco depois, provavelmente por palavras, e seguiram-se alguns momentos de tensão no relvado.

O Feirense desesperou pelo empate, com Quim Machado a lançar mão de todos os trunfos, e foi, precisamente um deles, Carlos Fonseca, que chegaria à igualdade, num lance de raiva que terminou com o avançado a mandar calar a própria claque. O jogo acabou num sufoco para os de Coimbra, que aguentaram a carga e agarram mais um ponto para a contabilidade.

O Jogo: Para quem precisa tanto de pontos, o empate não é o desfecho ideal. Há muito tempo (quase três meses) que a Académica e o Feirense não sabem o que é vencer, mas o ponto para cada um ajusta-se em pleno, ficando, no entanto, longe de saciar as necessidades das duas equipas - embora para Quim Machado as contas fiquem mais apertadas. A vitória esteve, de fato, ao alcance dos academistas, se Hélder Cabral não tivesse condicionado os planos, ao ser expulso, com vermelho direto, por ter protestado com o árbitro, na sequência do cartão amarelo que lhe fora mostrado.

Começar melhor para acabar em sofrimento. Foi esta a sina da Académica ante um Feirense, na primeira parte, desarticulado e ineficiente na circulação da bola, o que inviabilizou a progressão ofensiva. Talvez por essa razão, a equipa de Coimbra tenha desacelerado e ficado na expectativa de que a qualquer momento surgiria uma solução.

Não deveria ter esperado, pois o Feirense serenou a ansiedade, o que lhe deu consistência na posse de bola e mais força para fazer face ao controlo do adversário. E o golo esteve ao alcance dos pés de Miguel Pedro (53'). Oportunidade desperdiçada que daria margem de manobra à Académica. Dez minutos depois, num lance que suscitou dúvidas quanto à posição de Edinho, o Feirense sofreu um rude golpe. A vantagem seria, porém, escassa, sobretudo após a expulsão de Hélder Cabral. A jogar em superioridade numérica, o Feirense carregou no acelerador, pressionando. Carlos Fonseca repôs a igualdade e calou os assobios; e Ludovic ainda falharia um golo que daria o triunfo.

Opiniões

Quim Machado, treinador do Feirense, queixando-se da falta de apoio dos adeptos à equipa, no final do empate caseiro frente à Académica, neste domingo em Santa Maria da Feira:

«Hoje o empate sabe a pouco, porque podíamos ter ganho. Na primeira parte o jogo não foi bem conseguido, ainda assim fomos nós que dominámos na maior parte do tempo. Não me lembro de uma única oportunidade da Académica, e para ser sincero, para além do golo ¿ em que tenho de ver as imagens porque me parece que é conseguido em fora-de-jogo ¿, penso que o nosso adversário não criou mais oportunidades. Nós jogámos bem, tanto pelas faixas como pelo centro do terreno, criámos algumas oportunidades e o resultado é injusto para a minha equipa. Ao intervalo, falei com os jogadores porque numa equipa que está abaixo da linha de água há sempre algum receio de perder a bola, ou de jogar, e eu disse-lhes que temos de jogar para a frente, porque temos de ganhar jogos. Na segunda parte entrámos bem, e mesmo depois do golo sofrido voltámos a reagir, e penso que pelo que foram os últimos quinze minutos nós tínhamos de sair vencedores deste jogo. Agora há que destacar que o comportamento dos meus jogadores é exemplar tanto nos jogos como nos treinos e é pena que os nossos adeptos não venham em massa apoiar a equipa. Eu gostava que fizessem como no ano passado, que me assobiassem a mim, mas que apoiassem a equipa. Andámos 21 anos sem jogar na Liga, depois estivemos nos primeiros jogos sem poder utilizar o nosso estádio, e agora que temos um estádio porreiro e que as pessoas têm a possibilidade de ver jogar aqui as equipas da Liga, os adeptos em vez de apoiarem assobiam. Parece é que não querem jogar na primeira divisão.»

Pedro Emanuel, treinador da Académica em declarações após o empate dos estudantes com o Feirense, neste domingo, em Santa Maria da Feira:

«É difícil jogar na Feira, contra uma equipa muito competitiva que, tal como nós, anda em busca de pontos. Nós preparámos muito bem o jogo, mas cometemos um erro e fomos castigados por isso. O jogo na primeira parte não foi bem disputado, com muita bola pelo ar, mas na segunda parte entrámos melhor, a jogar de forma paciente e fomos criando oportunidades. Depois marcámos o golo, mas a expulsão deu alento ao adversário. A partir daí o jogo foi de algum sufoco. Ainda assim fomos controlando o jogo até ao golo do Feirense, que aconteceu num lance de alguns ressaltos dentro da nossa área.»

[sobre a expulsão de Hélder Cabral, devido a protestos] «Eu já falei com o jogador e, sobre isso, apenas tenho de dizer que todos temos de perceber que temos responsabilidades dentro da equipa.»

Edinho, autor do golo da Académica frente ao Feirense, este domingo, em Santa Maria da Feira, em declarações no final do jogo:

«Golo irregular? É óbvio que, quando se perde ou não se ganha um jogo, aparecem as desculpas. Creio que foi limpo. Depois poderei ver na televisão e comentar. Ainda vi o Varela nas minhas costas, antes de rodar, por isso, penso que foi regular. Soube a pouco pelo que fizemos. Entramos bem no jogo e, até à expulsão, estávamos a controlar o jogo, organizados, e coesos, e criando oportunidades. No final, fica um sabor amargo. Creio que merecíamos a vitória. Agora vamos relaxar, porque jogámos com 10, e vamos já pensar no próximo encontro e pensar em ganhá-lo, independentemente do adversário [F.C. Porto]. Jogamos sempre para ganhar, até porque precisamos de pontos.»


Destaques

MF: A figura: Adrien

Grande jogo do jovem emprestado pelo Sporting. Na posição 10, ou seja, uns metros mais à frente do que é costume, o médio estudantil foi importante na ligação com o ataque - vide a assistência para Edinho - e, em rigor, foi como um maestro de batuta em punho a dirigir o jogo da equipa.

Outros destaques:

Flávio Ferreira
Está feito um senhor central o jovem médio formado nas escolas da Briosa. Grande personalidade a jogar, mega concentrado, e tremendamente eficaz, o jovem internacional continua a usar a braçadeira de capitão sem acusar a responsabilidade.

Edinho
Frieza de matador no momento de fazer o golo. A abertura de Adrien foi meio caminho andado mas o que não falta todas as semanas são falhanços incríveis em situações como aquela que o internacional português teve nos pés. Uma oportunidade, um remate certeiro, não se lhe pode pedir mais.

Buval
O tourinho, como é conhecido pelos colegas, mostrou que sabe como investir sobre uma defesa. Escolhendo preferencialmente o lado esquerdo, o francês desequilibrou amiudadas vezes, num estilo veloz e musculado, que deu muito trabalho a Flávio e seus pares.

Carlos Fonseca
Que bem que lhe assentou o empate. Farto de ouvir assobios da própria claque, talvez porque as coisas não lhe estavam a sair muito bem, o avançado encheu o peito e foi lá mandar calar os jovens que, por fim, rejubilavam com o lance do golo do jogador da casa. Ato de contrição, toda a gente ficou a ganhar.

O Jogo: 

A figura: Pape Sow
Segurou miolo e dominou no eixo
Quando parecia distante qualquer sinal de perigo, foi Pape Sow quem deu uma pedrada no charco, ou melhor, um remate do meio da rua, bem medido em força e colocação, testando os reflexos do guarda-redes Paulo Lopes (12'). Os métodos do médio senegalês podem não ser muito ortodoxos, tendo sido, por vezes, demasiado agressivo, mas foram eficazes na estabilização de um meio campo que lhe pertenceu por inteiro. Face à expulsão do lateral-esquerdo Hélder Cabral, recuou para central, zona onde dominou, sobretudo no jogo aéreo.

Feirense
Paulo Lopes - Não podia ter feito mais no golo de Edinho, num remate picado. Se não fosse a rápida intervenção do guarda-redes, aos 12', a suster um pontapé de longe de Pape Sow, provavelmente a angústia da equipa teria sido maior.

Diogo Cunha - A disponibilidade habitual na procura de vias para conduzir as operações ofensivas da equipa.

Miguel Pedro - Melhor na segunda parte, aliás, a fase mais produtiva da equipa. Teve a possibilidade de marcar, aos 54'. Assistiu Carlos Fonseca para o golo.

Buval - Continua sem marcar, mas não por falta de insistência, virtude que o avançado tem em abundância. É um lutador e, por isso, vítima de alguma contundência dos adversários.

Carlos Fonseca - Mostrou força mental para ignorar as assobiadelas dos adeptos, porfiando pelo golo, o que acabou por conseguir.

Académica

Ferreira - O central brasileiro ficou mais confiante quando teve de se posicionar a lateral-esquerdo, para colmatar a expulsão de Hélder Cabral. Nesta posição, mostrou-se muito afoito a subir até à área contrária.

Hélder Cabral - Desequilibrou a balança ao protestar com o árbitro, que não hesitou em lhe mostrar o cartão vermelho, estragando o trabalho feito e condicionando as aspirações da equipa.

Adrien Silva - Longe de deslumbrar, tal como o jogo, o médio emprestado pelo Sporting foi crescendo à medida das necessidades da equipa, até atingir o seu auge com assistência para Edinho.

Diogo Valente - Conta muito a intensidade com que um atleta se entrega ao jogo, foi o que fez Diogo Valente ao tentar esticar o flanco esquerdo.

Edinho - Num lance rápido e polémico, marcou o golo que valeu um ponto aos estudantes.

Minuto a minuto

90' FINAL DO JOGO! Feirense - 1 Académica - 1. Resultado que se aceita, num jogo em que, em rigor, ninguém merecia perder.
90' Marinho volta a falhar perante Lopes!
90' Mais quatro minutos...
90' Ludovic quase faz o chapéu a Peiser numa hesitação de Habib!!!!
87' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Edinho entra Danilo
85' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! FEIRENSE ! 1-1 por Fonseca. Miguel Pedro fica solto na direita e assiste o colega para um golo fácil!!! O marcador do golo foi depois mandar calar a claque da casa que estava a assobiá-lo!!
79' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Diogo Valente entra Rui Miguel
75' Contra-ataque da Académica culminado com um remate fraco de Marinho!
68' CARTÃO AMARELO para Edinho (Académica )
66' CARTÃO AMARELO para Hélder Cabral (Académica )
66' CARTÃO VERMELHO para Hélder Cabral (Académica), por protestos!
65' SUBSTITUIÇÃO Feirense . Sai Sténio entra Fonseca
62' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! ACADÉMICA ! 0-1 por Edinho. Belo lance, em transição, da Académica, com Adrien a conduzir a jogada, abrindo na esquerda para Edinho, que atira forte, com a bola ainda a bater na trave antes de entrar!!!
60' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Saulo entra Marinho
59' SUBSTITUIÇÃO Feirense . Sai Hélder Castro entra Cris
57' Buval cai na área em luta com Flávio, mas Cosme Machado anula o lance devido a uma falta anterior!
53' CARTÃO AMARELO para Mika (Feirense )
53' MIGUEL PEDRO TINHA TUDO PARA MARCAR!!! Buval falha a bicicleta na área, a bola sobra para o extremo que, sozinho, atira mal e permite a defesa a Peiser!!!
51' Ludovic atira muito por cima, na sequência de um livre indireto.
46' RECOMEÇA A PARTIDA
45' SUBSTITUIÇÃO Feirense . Sai Diogo Rosado entra Ludovic
45' INTERVALO NA PARTIDA ENTRE Feirense e Académica. Resultado justo ao intervalo por aquilo que ambas as equipas (não) fizeram. Os da casa tiveram mais bola, mas a melhor oportunidade até pertenceu aos forasteiros, num tiro de Habib para grande defesa de Paulo Lopes!
43' Buval fura pela esquerda e remata para defesa segura de Peiser.
39' Grande arrancada de Buval pela esquerda, mas Flávio faz um corte espetacular para canto!
35' A Académica cria algum perigo num canto, mas o lance acaba resolvido por Paulo Lopes.
33' Peiser está a ser assistido depois de um choque com Diogo Rosado.
25' Livre para o Feirense, com Hélder Castro a cruzar para a área, onde a defesa devolve para a frente, mas a recarga de Miguel Pedro foi presa fácil para Peiser!
21' Cédric puxa para o pé esquerdo e tenta bater Paulo Lopes mas a bola sai fraca.
18' Leonardo Jardim está na bancada a ver o jogo. O Sp. Braga é o próximo adversário do Feirense...
15' Cresce agora o Feirense!
13' CARTÃO AMARELO para Saulo (Académica )
13' Feirense com 10: Serginho está a ser assistido fora das quatro linhas.
12' GRRRRRRRRNDE DEFESA DE PAULO LOPES!!! Bela jogada da Briosa, culminada com o passe atrasado de Edinho para Habib encher o pé de fora da área, mas o veterano guardião defende para canto!!!
11' Saulo tenta cruzar, mas a bola vai para fora. Há mais Académica no jogo!
6' Boa jogada do ataque da Académica! Habibe abre em Diogo Valente, que mete para Adrien na área, mas o centro deste não apanha Edinho na melhor posição e o remate sai ao lado!
2' Início equilibrado...
1' COMEÇA A PARTIDA ENTRE Feirense e Académica
0' Assim como também levou no confronto desta época, em Coimbra. Curiosamente, os estudantes completam hoje uma volta inteira sobre o último triunfo em casa, precisamente diante deste adversário, a 26 de Setembro, por 4-0.
0' Da última vez que se defrontaram no Marcolino de Castro, para a II Liga, em Abril de 1997, a Briosa levou a melhor, por 0-2.
0' Equilíbrio. É a ideia dominante dos confrontos entre Feirense e Académica. Duas vitórias para cada lado e quatro empates resumem o histórico de jogos entre as duas equipas em Santa Maria da Feira.
0' O árbitro desta partida será Cosme Machado, de Braga, auxiliado por Alfredo Braga, José Gomes. O quarto árbitro é Rui Fernandes.
0' ACADÉMICA: Peiser; Cédric, Flávio Ferreira, Reiner Ferreira e Hélder Cabral; Habib; Diogo Melo e Adrien; Saulo, Edinho e Diogo Valente.SUPLENTES: Ricardo, Hugo Morais, Danilo, David Simão, Magique, Rui Miguel e Saulo.
0' FEIRENSE: Paulo Lopes; Pedro Queirós, Varela, Mika e Serginho; Sténio; Diogo Rosado e Hélder Castro; Miguel Pedro, Buval e Diogo Cunha.SUPLENTES: Douglas, Stopira, Thiago Freitas, André Fontes, Cris, Carlos Fonseca e Ludovic.
0' Já temos equipas oficiais!

0' A equipa perdeu paulatinamente posições na tabela, desde o sexto lugar, que ocupou da 12ª à 14ª jornada, para o atual 10º posto. O ponto obtido frente ao Benfica, na última ronda, será suficientemente moralizador para marcar a retoma, ainda por cima no regresso ao estádio onde a Briosa obteve o passaporte para o Jamor?
0' Quanto aos estudantes são, em conjunto com a U. Leiria, a equipa há mais tempo sem vitórias, num jejum que dura há oitos jogos e, nos últimos 14, só conseguiram um único triunfo (há quase três meses).
0' Até a força que a equipa tinha em casa (12 em 16 pontos) se esvaneceu nos últimos tempos e já lá vão mais de dois meses sem triunfos entre portas, desde o encontro com a U. Leiria (2-1), a 18 de Dezembro.
0' Conseguiram recuperar, coincidindo com o regresso ao Marcolino de Castro, e, três rondas depois, chegavam ao 11º posto. Desde ai tem sido o descalabro com novo mergulho abaixo da linha-de-água, até ao atual penúltimo lugar, atingido na semana passada, após a derrota no Dragão.
0' O Feirense continua a ser o conjunto menos concretizador do campeonato e, como quem não marca não pode ganhar jogos, já vai em sete partidas seguidas sem triunfos. É a pior fase da época para os comandados de Quim Machado, que só estiveram mais mal classificados à décima jornada, quando ocupavam o último lugar.
0' Seguem-se Paulo Lopes e Douglas!
0' Os guarda-redes da Académica, Peiser e Ricardo, são os primeiros a entrar para o aquecimento...
0' Os laterais Cédric e Hélder Cabral e os médios Diogo Melo e Adrien Silva estão em risco de falhar o próximo encontro da equipa, no Dragão, caso vejam mais um amarelo.
0' Dia cinzento um pouco por todo o país, com alguns aguaceiros, embora neste momento não esteja a chover. O relvado está em muito bom estado, mas o público ainda é escasso...
0' CONVOCADOS DA ACADÉMICA: Guarda-redes - Peiser e Ricardo; defesas - Cédric, Reiner Ferreira, Habib e Hélder Cabral; médios - Flávio Ferreira, Diogo Melo, Adrien, Hugo Morais, David Simão e Danilo; avançados - Marinho, Saulo, Rui Miguel, Edinho, Magique e Diogo Valente.
0' Éder, como é sabido, enfrenta um processo disciplinar e, atualmente, até está em tratamento no departamento clínico dos estudantes.
0' Desta forma, além de Abdoulaye, que cumpre o segundo de três jogos de castigo, continuam de fora Fábio Santos, João Dias, Mvom, Nivaldo e Willian Araújo, todos por opção, ao passo que Diogo Gomes, que completa este domingo um ano sem jogar, e Orlando, recuperam de cirurgias. Fábio Luís, por seu turno, está em gestão de esforço.
0' O retorno de senegalês Habib, após castigo, para o lugar do lesionado João Real, é a única alteração na lista de convocados de Pedro Emanuel para esta partida.
0' CONVOCADOS DO FEIRENSE: Guarda-redes - Paulo Lopes e Douglas; defesas - Pedro Queirós, Varela, Mika, Stopira e Serginho; médios - Thiago Freitas, Cris, Sténio, Hélder Castro, André Fontes, Diogo Rosado e Diogo Cunha; avançados - Miguel Pedro, Buval, Ludovic e Carlos Fonseca.
0' Destaque ainda para Henrique, que havia sido reintegrado no início da semana, mas teve uma recaída, mantendo-se desta forma fora das opções do Quim Machado.
0' Como o técnico tinha convocado 22 jogadores para o Dragão e emagreceu a convocatória para 18, foram, por conseguinte, seis os atletas a ficar de fora: Bastian, Miguel Assunção, Bamba, Uanderson e Jonathan, por opção, além de Luciano, devido a castigo.
0' Os regressos de Mika e Ludovic constituem novidade nos convocados do Feirense.
0' Já a Briosa, se ganhar, e dependendo do comportamento de Gil Vicente e Olhanense nesta ronda, pode regressar ao oitavo posto, a um ponto apenas do sétimo, o Nacional.
0' Estes dois jogos determinantes para a fuga à despromoção decorrem, curiosamente, à mesma hora.
0' Este é um jogo muito importante para o Feirense, reconheceu Quim Machado, porque, em caso de vitória, a equipa sairá da zona de despromoção beneficiando do resultado do Rio Ave-Beira Mar, dois concorrentes diretos com apenas mais dois e um ponto, respetivamente.
0' Os fogaceiros ocupam atualmente o penúltimo lugar da classificação, com 16 pontos, enquanto os estudantes, com mais cinco pontos, estão no 10º lugar.
0' Boa tarde. Desde Santa Maria da Feira, o Maisfutebol dá as boas-vindas a todos os seus ciberleitores, para o acompanhamento do Feirense-Académica, da 21º jornada da Liga. Fique ligado!

Árbitro
Cosme Machado - nota 3

Sem comentários:

Enviar um comentário