8 de outubro de 2012

2012/2013 - 06J - Académica 1 - V Guimarães 2: derrota com a ajuda de Duarte Gomes


nº espectadores: 4 444

Destaques Rádio Regional do Centro:
nota ao árbitro Duarte Gomes: 1
melhor do Guimarães: Soudani
melhor da Académica: Edinho

Crónica AAC-OAF


A Académica perdeu este domingo pela primeira vez no campeonato por 2-1, em jogo que contou para a 6ª jornada da Liga ZON Sagres. Com este desaire, os "estudantes" mantêm os sete pontos na tabela classificativa e na próxima ronda deslocam-se ao reduto do Sporting.

No jogo deste domingo a Briosa ainda esteve em vantagem, quando Marinho inaugurou a contagem, na primeira metade, e assim continuou até que outros intervenientes decidiram chamar a si as atenções. O Vit. Guimarães empatou, por intermédio de Soudani, na etapa complementar, e chegou ao golo da vitória num lance irregular, onde aparecem vários jogadores vimaranenses em situação de fora de jogo.

A decisão prejudicou, e de que maneira, a Briosa, que já não conseguiu chegar ao empate. O jogo chegou ao fim com a vitória da equipa visitante mas este será um jogo que deverá merecer uma profunda reflexão de quem manda no futebol português...

Crónica Desporto Sapo


Os estudantes sofreram a primeira derrota da época.

O Vitória de Guimarães venceu este domingo a Académica por 2-1, em Coimbra, em partida da sexta jornada da I Liga portuguesa de futebol, num jogo em que os "estudantes" se queixaram da arbitragem de Duarte Gomes.
A "briosa" chegou ao intervalo a ganhar por 1-0, com um golo apontado por Marinho, aos 24 minutos, mas a equipa vimaranense deu a volta ao resultado na segunda parte com dois golos de Soudani, aos 68 e aos 88, este último num lance em que os jogadores da Académica reclamaram fora-de-jogo.
Na sequência desta jogada, o médio John Ogu foi admoestado com dois cartões amarelos e o consequente vermelho.
A equipa de Rui Vitória entrou melhor na partida e, nos primeiros 20 minutos, jogou praticamente instalada no meio-campo da "Briosa", tendo desperdiçado nesse período uma grande penalidade.
Aos 18 minutos, Addy cruzou para a área academista e o “capitão” Flávio, sem ninguém a estorvar-lhe a ação, acabou por ajeitar a bola com o braço, que o árbitro Duarte Gomes puniu com o castigo máximo.
Na marcação da grande penalidade, Toscano permitiu a defesa de Ricardo com os pés.
A Académica, que apresentou hoje algumas alterações do meio-campo para a frente, subiu no terreno e equilibrou o jogo, acabando por chegar ao golo aos 24 minutos por Marinho, que se limitou a desviar uma bola cruzada na direita por Afonso, perante a atrapalhação do guarda-redes vimaranense.
O Vitória de Guimarães não acusou o golo e aos 33 minutos Toscano quase empatava, mas chegou atrasado a um cruzamento de João Gonçalves, permitindo que um defesa dos "estudantes" se antecipasse e cortasse a bola.
Ainda antes do intervalo, o vimaranense João Ribeiro efetuou um remate perigoso a rasar a barra de Ricardo e o defesa Flávio, da Académica, atirou de cabeça às malhas laterais num canto apontado por Cleyton.
No segundo tempo, o Vitória de Guimarães continuou mais dominador e empatou a partida aos 68 minutos, num remate de cabeça de Soudani junto ao poste direito de Ricardo, culminando um cruzamento de Addy.
Dez minutos depois, a equipa de Coimbra esteve perto de voltar para a frente do marcado, mas o guarda-redes Douglas desviou para canto um excelente remate de cabeça de Edinho que, na sequência do canto, atirou às malhas laterais da baliza.
O extremo N'Gal, que se estreou hoje pela Académica em jogos da I Liga, teve nos pés o segundo golo dos "estudantes", aos 87 minutos, mas o chapéu a Douglas saiu ao lado.
Um minuto depois, o Guimarães marcou o golo da vitória na sequência da cobrança de um livre, em que N'Diaye e Soudani aparecem isolados frente a Ricardo, com o avançado argelino a introduzir a bola na baliza, perante os veementes protestos dos jogadores da "briosa", que se queixaram de fora-de-jogo.
A Académica, que vinha de uma vitória fora na última jornada em casa do Marítimo, sofreu assim a primeira derrota na I Liga e baixou ao sétimo posto da tabela, enquanto o Vitória de Guimarães subiu ao sexto lugar do campeonato, com oito pontos, mais um do que a "Briosa".


Crónica Maisfutebol


A Académica somou este domingo a primeira derrota no campeonato, terminando com a fidelidade impressionante ao empate. Depois da primeira vitória na prova há uma semana, na Madeira, os estudantes voltaram a dividir pontos a meio da semana, com o Hapoel, e viram-nos agora fugir no final da partida, num lance carregado de polémica.

Quando a partida caminhava para a celebérrima igualdade, um livre em que NDiaye remata em fora-de-jogo, mas não Soudani, que faz o golo, acabou por ditar a segunda vitória consecutiva dos vimaranenses em Coimbra, depois do 0-2 na última época.

A Briosa vai mantendo o (mau) hábito de entrar mal nos jogos, como que ficando a ver os adversários jogar, à mercê da sorte, que, até ver, tem-lhe sorrido. Foi assim em Plzen, com o Benfica, e agora com o V. Guimarães.

Sujeitos a intensa pressão por parte dos minhotos, que pareciam cheio de pressa para resolver as coisas, os estudantes sentiram dificuldades para sair do seu meio-campo e, logo a seguir a terem reclamado uma grande penalidade, viram Toscano encaminhar-se para a marca dos 11 metros.

A defesa de Ricardo, ou a má definição do brasileiro, galvanizou os donos da casa, que, pouco depois, culminaram uma fase de crescimento na partida com o golo de Marinho, no contra-ataque em começam a fazer escola.

Os vimaranenses, todavia, não se renderam e continuaram a desenhar boas jogadas de ataque, com destaque para uma iniciativa de João Ribeiro, que passou rente à trave, e para uma perdida de Soudani, superiormente desarmado por João Dias.

Do lado da Briosa, uma bomba de Edinho, defendida a dois tempos por Douglas, e um cabeceamento de Flávio Ferreira, mesmo sobre o intervalo, serviram para avisar os forasteiros que, se continuassem a esbanjar oportunidades, poderiam sair de Coimbra com um resultado castigador.

Com o passar do tempo, Pedro Emanuel, que já havia feito quatro alterações no onze inicial em relação ao jogo ante o Hapoel, tentou aprofundar a gestão da equipa, pois sabia que o adversário iria, por certo, tentar explorar a natural quebra física estudantil.

Tarde de mais. Havia alguns minutos que os vimaranenses vinham ameaçando e Soudani, pura e simplesmente, fartou-se de falhar golos. Ficou tão farto que resolveu acertar desta vez. Voltava o equilíbrio no resultado, também a justiça, e novamente a sina coimbrã de não conseguir segurar uma vitória.

Os homens de Pedro Emanuel podem, ainda assim, queixar-se da sorte, sobretudo Edinho, que teve o golo à mercê por duas vezes consecutivas, mas viu Douglas negar-lhe a primeira ocasião, e, em seguida, o poste.

Pior: a lesão de Reiner Ferreira obrigou o técnico a «queimar» a última substituição com um central, inviabilizando a possibilidade de terminar o jogo com todo o poder de fogo que tinha no banco. Mesmo assim, NGal esteve perto de desfazer o empate, numa altura em que os minhotos tentavam ainda a «cambalhota» total.

Apareceu depois o tal livre da revolta e o segundo tento para os nortenhos, com o estádio a incendiar-se, num culminar tristemente lógico para os acontecimentos que haviam antecedido o apito inicial.


Opiniões


Pedro Emanuel, no final da derrota em casa diante do V. Guimarães, este domingo:

«Eu pauto a minha vida pela coerência, pelo que se não comentei a arbitragem noutras ocasiões, também não o farei agora. Vocês, jornalistas, e a entidade reguladora da arbitragem, é que terão de analisar. Eu só falarei da produção da minha equipa. Tenho de estar desiludido com o resultado, é a primeira derrota na Liga, ainda por cima em casa, onde queríamos brindar o nosso público, a quem agradeço por tudo o que fizeram e principalmente pela ovação à equipa no final. O futebol é para ser vivido assim, com grande interação com o público.
Do jogo, ficou aquém do que pretendíamos, tentámos refrescar a equipa em pontos cruciais para manter a dinâmica depois de dois jogos extremamente competitivos, e esse não seria menos, mas acabou por não surtir efeito. Não pela falta de qualidade dos jogadores, mas pela forma como decorreu o jogo. Muitas situações de alguma falta de lucidez, algum desgaste físico, porque nem sempre quem corre muito, corre melhor. Mas, no cômputo geral, fica uma apreciação positiva pela dedicação de todos. Agora, cometemos muitos erros que não costumamos cometer, não só individuais como coletivos. Vamos avalia-os e corrigi-los nos próximos dias.»

[Marinho diz que a equipa foi empurrada para trás? O que achou da arbitragem?]
«Por não querer faltar ao respeito a ninguém, não faço qualquer comentários. Posso comentar o trabalho da
minha equipa. Quanto à arbitragem, como em todas as profissões, existem bons e maus profissionais. Não foi um mau jogo da nossa parte, foi um jogo disputado, competitivo, procuramos a vitória, nem sempre da melhor maneira, também jogamos a meio da semana. Hoje não surtiu efeito,mas o resultado justo, na minha opinião, seria provavelmente o empate. A verdade é que perdemos três pontos, é a primeira derrota do campeonato, em casa. O público brindou a equipa com uma grande salva de palmas e isso é que é importante. Vamos agora pensar no próximo jogo e tentar levantar a cabeça».


[A equipa acusou cansaço por ter jogado a meio da semana?]
«Acabámos por ser competitivos. O Vitória também procurou o nosso desgaste, com um jogo direto e objetivo. Em alguns momentos tivemos falta de lucidez e perdemos a bola. Fica para a história o resultado».




Rui Vitória, no final do triunfo em Coimbra, sobre a Académica, este domingo:

«Acho a nossa vitória justa. Sinceramente. Pela determinação com que encarámos o jogo. Até na primeira parte confesso que a estratégia passava até por esperar um pouco mais, mas senti a equipa determinada, sempre convicta, agora se foi com qualidade, ai temos de ver o jogo com mais calma. Disse aos jogadores ao intervalo que os obstáculos só se superam com determinação, com persistência. Acabámos coroados com dois golos, e ainda falhámos o penalty. Por isso, foi um triunfo justo, contra uma belíssima equipa, recheada de bons jogadores, que está a fazer uma campanha boa, mas hoje fomos um pouco mais determinados. Ficámos satisfeitos, os jogadores agora vão para as seleções, teremos 15 dias sem competições, e é bom trabalhar assim, sobre uma vitória. Estamos satisfeitos com oito pontos à sexta jornada e agora é melhorar. O árbitro? Teve alguns lances complicados, mas é experiente e conduziu o jogo com segurança.»



João Dias, jogador da Académica, no final da derrota em casa diante do V. Guimarães, este domingo:

«Foi um jogo que nós perspetivámos como bastante difícil, depois de uma semana intensa de jogos, mas isso não serve de desculpa, e preparamos bem o jogo. Não entrámos bem, mas penso que controlámos até fazermos o golo. Depois, expusemos ao V. Guimarães e eles, com alguma facilidade, chegaram ao empate. Quando nós tentávamos o segundo, num lance em que penso não haver dúvidas, acabámos por sofrer um golo e, dada a atura do jogo, não deu hipóteses de recuperar. É frustrante perder desta forma. Se o V. Guimarães tivesse sido muito mais forte, não teríamos nada a dizer, mas não se superiorizou em nada a nós. Vamos levantar a cabeça e trabalhar, o campeonato é longo, estamos apenas no início, e vamos continuar a lutar pelos nossos objetivos.»



Leonel Olímpio, jogador do V. Guimarães, no final do triunfo em Coimbra, sobre a Académica, este domingo:

«Sabíamos que ia ser importante ganhar antes da paragem. Valeu o esforço de todos os jogadores. Conseguimos uma vitória fora de casa que é muito importante. Fizemos uma primeira parte boa, até tivemos oportunidades. Na segunda, a equipa esforçou-se e foi determinada em buscar o resultado. O Douglas só fez uma defesa na segunda parte...»


Destaques


A figura: Soudani
Perderam-se as ocasiões em que esteve à beira de marcar até que, a 20 minutos do fim, acertou finalmente com as redes à guarda de Ricardo. E em dose dupla! Foi sempre um problema para a defesa da casa, que nunca acertou na marcação, nem nos tempos de salto, uma vez que o argelino se mostrou muito forte no jogo aéreo.

Outros destaques:

Marinho
Nada de novo, certo? O pequeno extremo está num momento de forma enorme e rara é a partida em que não se destaca. Depois da assistência de quinta-feira, desta vez fez o gosto ao pé, adiantando a equipa no marcador. Cansa vê-lo jogar, sempre em altas rotações, corredor acima, corredor abaixo: estonteante!

Afonso
Começou a época como titular, mas perdeu o estatuto para Cissé e, mais recentemente, para Wilson Eduardo. Sem qualquer deles em campo, o brasileiro avançou destemido para o campo e destacou-se com o cruzamento que permitiu a Marinho fazer o 1-0.

Edinho
Protagonizou uma ponta final de grande fulgor, com ocasiões que poderiam ter mudado o rumo do jogo. Foi o corolário lógico para uma exibição muito esforçada, sempre de olhos postos na baliza.

Addy
Um bom regresso a Coimbra, ele que até começou por ter moral junto de Jorge Costa, há dois anos, mas rapidamente complicou a vida devido a uma série de expulsões. Parece ter aprendido a lição e, este domingo, teve o mérito de assistir Soudani para o primeiro golo.


Minuto a minuto 


90' FINAL DO JOGO! Académica - 1 V. Guimarães - 2: Com dois golos de Soudani, a equipa de Rui Vitória virou o jogo e venceu fora de casa.
90' Mais cinco minutos...
90' CARTÃO AMARELO para Flávio Ferreira (Académica )
90' SUBSTITUIÇÃO V. Guimarães . Sai Soudani entra Bamba
89' CARTÃO VERMELHO para John Ogu (Académica ) por protestos.
88' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! V. GUIMARÃES ! 1-2 por Soudani: livre de João Ribeiro, a defesa da Académica fica a reclamar fora de jogo, Soudani destaca-se e marca, à segunda, depois de Ricardo defender o primeiro remate. NDiaye estava em posição irregular, mas Soudani parece partir de posição regular.
86' NGall tenta chapéu a Douglas depois de atarpaçlhação na área minhota, mas a bola passa ao lado.
83' Grande passe de Ogu a destacar NGall que não rematou da melhor forma...
83' Jogo muito aberto nestes últimos minutos.
82' Académica perto do golo numa jogada confusa.
80' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Reiner Ferreira entra Júnior Lopes
78' Livre de Hélder Cabral, cabeçada de Edinho e grande defesa de Douglas! Canto para a Académica...
78' Na sequência do canto, outra vez Edinho a cabecear, junto ao segundo poste, ao lado. O avançado leva as mãos à cabeça.
76' CARTÃO AMARELO para Rodrigo Defendi (V. Guimarães )
76' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Afonso entra Serge NGal
75' NDiaye cabeceia ao lado, com perigo, mas estava fora-de-jogo.
74' CARTÃO AMARELO para João Dias (Académica )
73' Addy cruza outra vez da esquerda, mas com muita força e a bola sai pela linha de fundo.
72' Boa combinação entre Edinho e Marinho, mas o avançado rematou em posição irregular.
68' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Cleyton entra John Ogu
67' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! V. GUIMARÃES ! 1-1 por Soudani: cruzamento de Addy da esquerda e Soudani, em corrida, a desviar de cabeça junto ao primeiro poste.
66' SUBSTITUIÇÃO V. Guimarães . Sai Marcelo Toscano entra Amido Baldé
63' Estão 4444 espetadores no estádio, numa altura em que Ricardo fica a meio num livre, mas o cabeceamento vimaranense sai por cima!!
63' SOUDANI TEVE O GOLO NA CABEÇA!!!
61' Cabeceamento em esforço de Edinho, muito por cima!
56' SUBSTITUIÇÃO V. Guimarães . Sai João Gonçalves entra André
55' DEFENDI OBRIGA RICARDO A ARROJAR-SE!!! Livre do esquerdino, mas a distância era tal que a bola saiu com pouca força e Ricardo segurou!!!
55' CARTÃO AMARELO para Reiner Ferreira (Académica )
54' Livre perigoso para o V. Guimarães!!
52' O jogo parece agora bem mais tático.
48' Canto para a Académica.
46' RECOMEÇA A PARTIDA
45' INTERVALO NA PARTIDA ENTRE Académica e V. Guimarães. Vantagem lisonjeira para a Académica, que marcou num contra-ataque depois de ter sido submetida a intensa pressão do adversário.
45' ILUSÃO DE ÓTICA!!! Flávio Ferreira cabeceia num canto, levando a bola às malhas laterais!!
38' Bela jogada de João Ribeiro!! Foge pela esquerda, corta a bola, e, de pé direito, atira em arco... passou a rasar a trave!!
37' Fase mais calma do encontro...
33' QUER PERDIDA DE SOUDANI!!! Cruzamento da direita, Flávio falhou a intercepção, e é João Dias que corta in extremis!!!
33' BOMBA DE EDINHO DO MEIO DA RUA!!! Douglas segura a dois tempos!!
31' Canta-se o Hino Nacional no Estádio!! Bela coreografia da Mancha!!
30' A Académica já anulou a entrada mais forte do V. Guimarães, as coisas estão agora mais equilibradas.
24' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! ACADÉMICA ! 1-0 por Marinho. Trabalho de Afonso na direita, que cruza ao segundo poste, rasteiro, onde surge Marinho e, num ressalto, o jogador acaba por passar por um lado com a bola a ser desviada para o outro!!!
18' PENALTY DEFENDIDO por Ricardo (Académica)!!! Grande defesa do guarda-redes da Briosa que adivinhou para onde ia rematar Toscano!!! Explosão de alegria no estádio!!
17' PENALTY ASSINALADO contra Académica. Flávio joga a bola com o braço!!!
17' JOGADA CONFUSA NA ÁREA DO V. GUIMARÃES! Afonso dribla um adversário, puxa para o pé esquerdo, e fuzila, mas a bola vai ao corpo de NDiaye, ficando Pedro Emanuel a reclamar grande penalidade!!
12' Responde agora Marinho, com um remate de longe, mas Douglas agarra!
9' Responde a Briosa por intermédio de um livre para a área, mas Cleyton exagera na força!
7' Só dá Guimarães!
4' Entra bem o Vitória. Agora é Hélder Cabral que tem de cortar de qualquer maneira para canto, evitando que Soudani fizesse o golo!!
2' Cruza Toscano, mas Ricardo agarra antes que a bola chegasse a Soudani!
1' COMEÇA A PARTIDA ENTRE Académica e V. Guimarães
0' As relações tensas entre adeptos destes dois clubes, desde o célebre Caso NDinga, são por de mais conhecidas e, embora em menor número, os membros da claque vimaranense não param de provocar a Mancha Negra!
0' Há relatos de agressões entre adeptos lá fora, inclusive um autocarro com apoiantes do V. Guimarães foi apedrejado e há pelo menos dois feridos!
0' Também Addy já vestiu a camisola da Briosa, há dois anos, sob orientação de Jorge Costa, José Guilherme e, mais tarde, de Ulisses Morais.
0' Curiosidade: João Ribeiro passou recentemente pela Briosa, durante o consolado de André Villas-Boas, antes de rumar ao Minho, enquanto Hélder Cabral foi formado no V. Guimarães, passando depois pelo E. Amadora e o Vejle antes de se fixar em Coimbra.
0' Na última época, os minhotos vieram ao Mondego vencer por 2-0, agudizando a crise de resultados dos estudantes, mas este «vingaram-se» na segunda volta, com um 1-2 que selou uma manutenção muito suada.
0' No cômputo geral, contabilizam-se 58 encontros em Coimbra entre estas duas equipas, dos quais 30 resultaram em vitórias dos casa e 12 para os visitantes, havendo ainda a registar 16 empates.
0' Este encontro vai ser presenciado por emissários do Beira Mar, Chievo, Arsenal e Rayo Vallecano.
0' O atual 14º lugar, com apenas cinco pontos, já aqui referido, é disso fiel testemunho, mas aquela zona da tabela tem tanta gente embrulhada que ainda é cedo para fazer grandes juízos.
0' Quanto aos minhotos, vindos de uma sequência de «derbies» com uma vitória e uma derrota, destacam-se pelo início de época pouco famoso para um candidato à Europa, tanto mais que a equipa ainda não foi capaz de ganhar em casa em três tentativas.
0' De qualquer forma, teve de haver uma gestão a fazer da equipa, que, como é sabido, é novata nestas andanças que obrigam a uma regularidade tão elevada de jogos.
0' Os estudantes ainda não perderam para o campeonato e vêm de uma vitória nos Barreiros que os catapultou para o quarto lugar. Pelo meio, claro, houve aquele empate amargo com o Hapoel Telavive, mas os jogadores parecem saber distinguir muito bem as águas.
0'
O árbitro da partida será Duarte Gomes, de Lisboa, tendo como auxiliares Ricardo Santos e Venâncio Tomé. O quarto árbitro será António Marques.
0' Em relação aos 22 jogadores da convocatória divulgada pelo técnico ao final da manhã, ficam de fora Peiser e Wilson Eduardo, lesionados, Nivaldo e Magique.
0' Pedro Emanuel faz alguma gestão da equipa em relação ao jogo de quinta-feira, para a Liga Europa, trocando Bruno China, Ogu e Cissé por Keita, Makelele e Edinho. Como Wilson Eduardo não recuperou da lesão sofrida nesse encontro, é rendido no 11 por Afonso.
0' V. GUIMARÃES: Douglas; João Gonçalves, Defendi, NDiaye e Addy; El Adoua e Leonel Olímpio; Ricardo, Toscano e João Ribeiro; Soudani.
SUPLENTES: Delac, Alex, Siaka Bamba, Barrientos, André, Lalkovic e Baldé.
0' ACADÉMICA: Ricardo; João Dias, Flávio Ferreira, Reiner Ferreira e Hélder Cabral; Keita; Makelele e Cleyton; Marinho, Edinho e Afonso.
SUPLENTES: Fábio Santos, Rodrigo Galo, Júnior Lopes, Bruno China, Ogu, NGal e Cissé.
0' Vamos, sem demoras, a constituição das equipas que já foi disponibilizada!
0' A Académica é quarta classificada, com sete, pontos, enquanto o Vitória ocupa a 14.ª posição, com cinco pontos.
0' Boa tarde. Sejam bem-vindos ao Académica-V. Guimarães, jogo da sexta jornada da Liga, que o Maisfutebol vai seguir, ao minuto. Fique ligado!


Árbitro

Duarte Gomes - nota 1 (Rádio regional do Centro)

imagem jornal a bola

Lance do 2º golo do VG, em claro fora-de-jogo!

Outros 


Académica-V. Guimarães: dois feridos em confrontos entre adeptos

Autocarro que transportava adeptos do Vitória foi apedrejado junto ao estádio

Há registo de confrontos entre adeptos da Académica e do V. Guimarães, antes do início do jogo entre os dois emblemas, junto ao Estádio Cidade de Coimbra, com a confirmação de, pelo menos, dois feridos.

As primeiras informações dão conta do arremesso de pedras contra um autocarro que transportava adeptos do Vitória.

As direções dos dois clubes estiveram muitos anos com as relações cortadas, na sequência do caso NDinga, mas resolveram o diferendo em 2007, com um jogo particular e uma sardinhada.

Os adeptos, no entanto, não esqueceram e não é a primeira vez que se registam confrontos entre adeptos da Académica e do Vitória.


Lesão e estreia


O central Reiner Ferreira, uma das traves-mestras da defesa da Académica, saiu lesionado num choque com Soudani. O jogador ainda aguentou alguns minutos em campo, mas viria a sair perto do final. O brasileiro, de 26 anos, deu lugar ao compatriota Júnior Lopes, que assim teve direito aos primeiros minutos na 1.ª Liga.

Quem também se estreou pela Briosa no escalão principal foi o camaronês Serge N’Gal, mas no caso do extremo trata-se de um regresso à competição.


Sem comentários:

Enviar um comentário