5 de maio de 2013

2012/2013 - 28J - V Setúbal 0 - Académica 1: Briosa está quase safa!


A Académica venceu este domingo no Estádio do Bonfim o Vit. Setúbal por 1-0 numa partida que contou para a 28ª jornada da Liga ZON Sagres. Os "estudantes" chegaram ao golo por intermédio de John Ogu, que tinha entrado ao intervalo e que ao minuto 78, na sequência de um pontapé de canto, marcou o único tento do desafio.

Depois do triunfo na passada semana, Sérgio Conceição conseguiu a sua primeira vitória fora de casa como treinador da Briosa e logo numa partida que foi ganhando carácter quase decisivo ao longo da tarde, até porque as outras equipas que lutam pela manutenção também conseguiram vencer nesta jornada.

O timoneiro da Briosa apenas fez duas alterações relativamente ao último jogo (saíram Ferreira e Cleyton, entraram Marcos Paulo e Bruno China) mas seria o nigeriano John Ogu, que regressou à actividade após lesão, a vestir a pele de herói.

O jogo no Bonfim não foi fácil para a Académica que, no entanto, chegou em algumas ocasiões a assustar o polaco Kieszek, sobretudo através de Wilson Eduardo, um dos homens mais perigosos da frente de ataque estudantil. A eficácia do jovem português não foi a melhor e pertenceria então a John Ogu o momento da tarde!

São agora 27 os pontos que a Briosa soma no campeonato mas nada está ainda assegurado. O Moreirense já não representa perigo para os "estudantes" que agora têm no Beira Mar (23 pontos) a referência para os lugares que ninguém quer ocupar na Liga ZON Sagres.

Na próxima jornada (Paços de Ferreira em casa), em caso de vitória, a Académica assegura matematicamente a manutenção!

in AAC-OAF
_________________________

nº espectadores: 3 777
nota ao árbitro: Jorge Sousa: 3 (+)
melhor do V Setúbal: Miguel Pedro
melhor da Académica: John Ogu
nota e mlehores by Luis Carlos Melo in RRC

Crónica

O V. Setúbal perdeu por 0-1 frente à Académica no encontro da 28ª jornada da liga. Numa partida marcada pela falta de pontaria dos avançados, este resultado acabou por penalizar os sadinos visto que foram sempre a equipa mais inconformada em campo. A Académica fez pouco e foi premiada por um golo de Ogu a dez minutos do fim. Os sadinos tentaram de tudo mas não conseguiram empatar.

O V. Setúbal desde cedo encostou os estudantes no seu meio campo. E tentou de tudo. Rematou, cruzou, e quando não foi amaldiçoado pela falta de pontaria, foi pela barra. Bruno Amaro teve uma boa ocasião na primeira parte na melhor jogada do encontro mas não conseguiu marcar.

A Académica jogou sempre na expectativa e deu a iniciativa de jogo aos sadinos. Ainda no primeiro tempo Wilson Eduardo podia ter colocado os estudantes em vantagem mas mandou para as bancadas. O empate ao intervalo era justo tendo em conta as ocasiões.

Ogu resolve a partida!

A segunda parte foi mais do mesmo. O Vitória entrou com ganas, mas sempre pouco esclarecido. Miguel Pedro enviou a bola à barra na melhor oportunidade sadina. Pedro Santos viu o golo negado por Ricardo num remate bem colocado e como quem não marca sofre, aparece Ogu, entrado ao intervalo, para inaugurar o marcador aos 79 minutos.

Um golo cheio de oportunidade a dez minutos do fim da partida numa altura que o Vitória estava em cima do adversário. Na sequência de um canto marcado por Bruno Galo, Kieszek sai em falso e aparece Ogu nas alturas para inaugurar o marcador no Bonfim. Estava feito o 0-1 com os homens de José Mota deitados do relvado, incrédulos.

Feito o golo, os homens de Sérgio Conceição defenderam o resultado com unhas e dentes e mesmo pressionados, conseguiram aguentar até ao final. E foi assim a historia do jogo. Muita acutilância sadina misturada com pouca eficácia e do jogo da Académica muita expectativa misturada com cinismo e oportunismo. A vitoria acabou por surgir naturalmente a quem marcou.

Os sadinos partiram para este jogo com 26 pontos e tiveram perto de garantir em absoluto a manutenção caso conseguissem concretizar as oportunidades. Já os pupilos de Sérgio Conceição conseguiram distanciar-se dos lugares de despromoção ao alcançar os 27 pontos num jogo em que a exibição não coincide com o resultado.

Com este resultado a Académica alcança os 27 pontos e ultrapassa o V. Setúbal na classificação faltando apenas duas jornadas para o fim do campeonato.


Destaques
A figura: John Ogu
Marcou o golo da vitória que permitiu à sua equipa conquistar três preciosos pontos e afastar-se dos lugares de despromoção. Só por isso deve ser considerada a figura do jogo. Saltou do banco ao intervalo e na sequência de um canto deu a vitória aos estudantes.

O momento: golo de Ogu minuto 79
Na sequencia de um canto marcado por Bruno Galo, Kieszek sai em falso e Ogu nas alturas ganha de cabeça às mãos do guarda-redes. Bola no fundo das redes e estava inaugurado o marcador. Momento decisivo da partida, pois o V. Setúbal comandava a partida e ameaçava cada vez mais o golo.

Outros destaques:

Bruno Amaro
Bom jogo do médio português. Foi um exímio recuperador de bolas e um dos motores na manobra ofensiva. Um dos sadinos mais inconformados, foi de sua autoria a melhor jogada da partida. Recupera mais uma bola a meio-campo, fura pela defesa contrária. Com uma simulação tira o ultimo central do caminho e remata em arco de pé esquerdo. Merecia melhor sorte. Passou por cima.

Paulo Tavares 
Parceiro de Bruno Amaro no meio campo, a sua palavra de ordem neste jogo devia ser regularidade. Muita concentração e controlo de bola no meio campo, conseguiu transmitir muita segurança à sua equipa para sair da jogar. A defender, e a atacar sempre muito certinho. Boa exibição.

Wilson Eduardo
A sua velocidade fez a cabeça em água a Pedro Queirós. Sempre muito activo no ataque, o avançado tem uma boa ocasião de golo. Conduziu a bola desde o meio-campo, deixando todos para trás com a sua velocidade. Na cara de Kieszek rematou muito por cima.



Opiniões

José Mota, treinador do V. Setúbal, depois da derrota diante da Académica (0-1), no Estádio do Bonfim, em jogo da 28ª jornada da Liga: 

«Todas as semanas acontecem as mesmas coisas e sempre aos mesmos. Foi um jogo que perdemos e não merecíamos. Fomos claramente melhores. Sabíamos que eles vinham com esta estratégia. Tivemos várias oportunidades, mais posse de bola, mais organização. O remate do Miguel Pedro pelas imagens que tenho a bola bate na barra e entra. Numa situação de um canto que não é canto a Académica marca e novamente as imagens decidem que n é canto. Não percebo o porquê de dar canto quando não é. Houve uma dualidade de critérios que penalizou muito o Vitoria. Fomos sempre mais equipa e merecíamos um resultado diferente que só não aconteceu porque houve trabalho extra».

[Arbitragem]
«Desde o primeiro minuto que houve uma dualidade de critérios. [O árbitro] Andou a ameaçar os jogadores do Vitória a dizer que não era falta e que não marcava. Depois tinha conversinhas a intimidar os jogadores. Ele deve ter remorsos de alguma coisa e não deve viver tranquilo e acabou mesmo por me expulsar. Eu só gesticulo. Ele prejudicou o Vitória no golo que entrou e não marcou e no golo da Académica. No livre do Paulo Tavares que a bola vai à mão, teve dúvidas na primeira parte no lance do Jorginho (suposto penalti) e nos lances a meio campo pendeu sempre para um lado. Já tenho 500 jogos no campeonato profissional. Este jogo o Vitória merecia ganhar, e só não o fez porque houve trabalho extra. Bastava que o árbitro não marcasse o canto que não existiu. Como é possível isto? Não consigo perceber. O golo é oferecido porque não foi pontapé de canto, foi o árbitro que o inventou. Perdi o jogo por uma situação que não existiu e um golo que o árbitro não deu. A Académica veio para não sofrer golos e estar à espera do trabalho extra e isso aconteceu. Lamento que tal aconteça e que prejudiquem o Vitória».

[Manutenção]
«Sabemos que vamos conseguir a manutenção. Temos equipas que estão atrás e dependemos de nós. Possivelmente os 26 pontos chegarão mas não é isso que não queremos».

[Perda de Pedro Santos]
«É um jogador importante que perdemos não sei porquê. Mas falou o quê ao árbitro? Gostava de saber. Só o árbitro é que se apercebeu a 30 ou 40 metros».

Sérgio Conceição, treinador da Académica, depois da vitória no Bonfim (1-0), em jogo da 28ª jornada da Liga: 

«Pela situação das duas equipas, ambas estavam com os objectivos quase garantidos, o mais importante não é jogar bem, mas sim ser eficaz e foi isso que aconteceu. Fizemos um jogo muito bom na organização defensiva. Também é sempre importante ter alguma ponta de sorte e marcar o golo na altura certa. Penso que a vitória é justíssima e assenta bem à equipa da Académica».

[Arbitragem]
«É um jogo que não e fácil para o árbitro. Lembro-me que perdi aqui no ano passado com um penalti mal assinalado ao Maurício. Uns dias são melhores outros piores».

Paulo Tavares, jogador do V. Setúbal, depois da derrota diante da Académica (0-1), no Estádio do Bonfim, em jogo da 28ª jornada da Liga:

«Foi um dos melhores jogos que fizemos. Estivemos muito mais ofensivos e serenos que a Académica. Eles foram la uma vez e fizeram golo».

[Arbitragem]
«Não gosto de comentar a arbitragem. Toda a gente tem o direito de errar. Fizemos um bom jogo e já estamos a pensar no Moreirense que é um adversário difícil com valor. Estamos numa posição favorável e vamos procurar os três pontos».

Flávio Ferreira, jogador da Académica, depois do triunfo sobre o V. Setúbal (1-0), no Estádio do Bonfim, em jogo da 18ª jornada:

«Matematicamente o objectivo ainda não foi atingido. Foi um jogo semelhante ao da semana passada. Os três pontos foram conseguidos, nem sempre bem jogados, mas conseguimos o objectivo. Queríamos estar bem organizados defensivamente e jogar bem nas transições. Na maior parte do tempo conseguimos fazê-lo e penso que foi uma vitória justa».

[Entrada de Sérgio Conceição?]
«Tivemos o click mental que precisávamos e estamos a evoluir como equipa. No futuro só temos a melhorar».



Minuto a minuto 

90' FINAL DO JOGO! V. Setúbal - 0 Académica - 1: jogo injusto para os sadinos. Perderam por 0-1 num jogo marcado pelo seu domínio e comando. A Académica jogou na expectativa e viu o seu jogo premiado com um golo de Ogu a dez minutos do fim. Estudantes ficam com mais um ponto do que os sadinos, mas nenhum deles está ainda salvo.
90' O V.Setúbal pressiona mas não consegue.
90' Mais quatro minutos...
87' SEGUNDO CARTÃO AMARELO para Pedro Santos (V. Setúbal )
87' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Marinho entra João Real
82' SUBSTITUIÇÃO V. Setúbal . Sai Frederico Venâncio entra Makukula
81' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! ACADÉMICA ! 0-1 por John Ogu: grande confusão na área sadina na sequência de um canto. Mau alívio da defesa e Ogu, em cima da linha de golo, encosta para o primeiro golo do jogo.
78' Defesa da tarde de Kieszek!
77' SUBSTITUIÇÃO V. Setúbal . Sai Bruno Amaro entra Zé Pedro
70' Wilson Eduardo remata à figura de Kieszek.
68' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Edinho entra Salim Cissé
68' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Edinho entra Salim Cissé
66' SUBSTITUIÇÃO V. Setúbal . Sai Miguel Pedro entra Ricardo Horta
66' Remate de Makalele sem perigo.
61' CARTÃO AMARELO para Pedro Queirós (V. Setúbal )
57' À BARRA!!! Oportunidade para o Vitória! Cruzamento de Pedro Santos com Miguel Pedro a rematar à barra e a ressaltar na linha de golo.
46' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Marcos Paulo entra John Ogu
46' RECOMEÇA A PARTIDA com uma alteração na Académica.
45' INTERVALO NA PARTIDA ENTRE V. Setúbal e Académica: primeiros 45 minutos amenos em Setúbal. Ambas as equipas a atacar sem discernimento com muitos remates a passar a milhas da baliza. Bruno Amaro teve nos pés uma boa ocasião mas mandou por cima. Da parte da Académica foi Wilson Eduardo a ter a melhor oportunidade mas para não fugir à regra, também mandou muito por cima.
42' JOSÉ MOTA EXPULSO do banco. Após um lance dividido José Mota protesta com o árbitro por não dar falta a favor do Vitória. Jorge Sousa mandou-o para a bancada.
39' Grande jogada de Bruno Amaro. Recupera a bola no meio campo, avança para a área, com uma simulação tira um central do caminho e remata de pé esquerdo em arco. A bola saiu um pouco por cima.
36' Oportunidade para a Académica. Wilson Eduardo transporta a bola desde o meio-campo, ultrapassa Pedro Queirós em velocidade mas, na cara de Kieszek, remata por cima.
35' CARTÃO AMARELO para Marinho (Académica )
32' CARTÃO AMARELO para Pedro Santos (V. Setúbal )
32' Livre de Pedro Santos a passar ao lado da baliza de Ricardo. Ambas as equipas precisam de afinar a pontaria antes de rematar.
28' CARTÃO AMARELO para Rodrigo Galo (Académica )
25' Neste momento a claque da Académica está mais activa do que a sadina. Os cerca de cinquenta adeptos da Briosa estão a fazer-se ouvir no Bonfim.
19' Remate muito por cima de Kiko. Ainda nenhuma das equipas conseguiu criar perigo aos guarda-redes adversários.
13' Jorginho parece ser empurrado dentro da área e todo o estádio reclama penalty. Jorge Sousa nada assinala.
11' A Académica não consegue penetrar na defesa sadina. Vai tentado a sorte com remates fora da área mas, até ao momento, sem sucesso.
5' O Vitória está melhor neste minutos iniciais. Joga no meio campo da Académica.
1' COMEÇA A PARTIDA ENTRE V. Setúbal e Académica, saiu a equipa da casa.
0' As equipas sobem ao relvado. Toca a marcha do Vitória!
0' A partida irá ser arbitrada por Jorge Sousa.
0' Está feito o aquecimento. As equipas recolhem aos balneários para ouvirem as últimas instruções para o jogo.
0' A cerca de 15 minutos para o início da partida as bancadas do Bonfim começam a ficar compostas.
0' As equipas realizam exercícios de aquecimento.
0' Suplentes: Peiser; João Dias; João Real; Ogu; Afonso; Amessan e Cissé.
0' ACADÉMICA: Ricardo; Flávio; Halliche; Marinho; Makelele; Bruno China; Marcos Paulo; Rodrigo Galo; Wilson Eduardo; Edinho e Hélder Cabral.
0' Suplentes: Fonseca; Amoreirinha; Bruno Gallo; José Pedro; Bruninho; Horta e Makukula.
0' V. SETÚBAL: Kieszek; Jorge Luíz; Paulo Tavares; Pedro Santos; Miguel Pedro; Frederico Venâncio; Kiko; Pedro Queiróz; Bruno Amaro; Ney Santos e Jorginho.
0' JÁ HÁ EQUIPAS OFICIAIS!
0' Já José Mota só pensa em conquistar os três pontos que asseguram a permanência na I Liga.
0' Sérgio Conceição, treinador da Académica afirmou que «espera uns sadinos aguerridos, com um futebol directo, agressivo nas recuperações e com homens rápidos na frente».
0' Na jornada passada o V. Setúbal perdeu por 2-0 frente ao FC Porto no Dragão e a Académica venceu o Moreirense em casa por 1-0.
0' Boa tarde! Seja bem-vindo ao jogo da 28ª jornada da Liga que opõe o V. Setúbal à Académica. Acompanhe a partida AO MINUTO aqui no Maisfutebol.


Sem comentários:

Enviar um comentário