A Académica venceu esta sexta-feira em Braga por 1-0 numa partida que abriu a jornada 8 da Liga ZON Sagres. Os "estudantes" voltaram a vencer na cidade dos arcebispos, 46 anos depois, e conquistaram também a vitória número 500 em jogos da primeira divisão. Um noite, sem dúvida, memorável para o conjunto orientado por Sérgio Conceição.
As boas notícias no Estádio AXA começaram bem cedo com Fernando Alexandre a marcar o único golo da partida aos 4 minutos, na sequência de um pontapé de canto marcado por Cleyton. O número 65 da Briosa, que já tinha feito o gosto ao pé no Restelo, marcou desta feita de cabeça e deu três preciosos pontos aos capas negras.
A entrar praticamente a vencer, a Académica sempre conseguiu controlar as normais investidas da turma bracarense. O sector mais recuado da turma estudantil esteve muito forte e rigoroso nas suas tarefas e só através de individualidades o SC Braga conseguia chegar com algum perigo à baliza da Briosa. Mas, aí, encontrava um Ricardo simplesmente intransponível...
Com o passar dos minutos e os bracarenses a entrarem numa espiral nervosa e de ansiedade, a Académica dispôs de algumas boas oportunidades para sentenciar a partida, mas a verdade é que o AXA só iria assistir ao golo madrugador de Fernando Alexandre.
Com este triunfo, os "estudantes" passam a somar oito pontos na tabela classificativa e na próxima jornada recebem o Benfica, num encontro agendado para sexta-feira, pelas 20:30, no Estádio EFAPEL.
in AAC-OAF
espectadores: 8131
Crónica
Depois das Taças, as emoções da Liga voltaram em força e foram precisos apenas quatro minutos para se dar vivas à festa do futebol. E logo um golo com história. Fernando Alexandre marcou cedo na Pedreira, e matou um borrego com 46 anos. Desde o longínquo ano de 1967 que a Briosa não viajava da cidade dos arcebispos para Coimbra com os três pontos na bagagem.A meias com o clima de tensão diretiva, o Sp. Braga demonstrou uma imagem pálida e não consegue esconder a irregularidade dos seus resultados e das suas exibições. Jesualdo Ferreira disse antes do jogo que este Braga já não está habituado a perder duas vezes seguidas. Correto. Muito menos a perder três.
Depois dos desaires diante de Sporting e Nacional, os arsenalistas voltaram a perder. Três jornadas consecutivas sem qualquer ponto, feito que já não acontecia há três anos para os lados do Minho.
Golo madrugador não espevitou o jogo
Ao contrário do que seria de esperar, um golo apontado logo nos minutos iniciais não teve o condão de espevitar o jogo. A Briosa apresentou-se no Municipal de Braga com os trabalhos de casa devidamente elaborados e entrou a todo o gás.
Entrou a vencer com um golo de Fernando Alexandre, mas não foi de todo um lance fortuito. Os de Coimbra já tinham criado perigo junto da baliza de Eduardo, aproveitando-se da apatia bracarense nos instantes iniciais.
Ia fazendo o que lhe competia o Sp. Braga. Pegou no jogo e correu atrás do resultado, mas sempre de uma forma muito atabalhoada, sem uma voz de comando no terreno. A equipa de Jesualdo Ferreira fez-se refém da tentativa da Académica adormecer o jogo para sorrateiramente ir ao outro lado acordar os minhotos.
Braga dominou de forma envergonhada
Assim se pinta o quadro dos primeiros quarenta e cinco minutos. Um jogo amorfo, sem ritmo e com poucos motivos de interesse. Ao agrado da Académica. Jesualdo Ferreira não gostou, e trocou Edinho por Alan ao intervalo na ânsia de dar mais pujança ao seu sector mais adiantado.
E assim continuou, minuto após minuto o jogo não havia maneira de desatar. Tranquila a Académica, o jogo corria de feição e o relógio a seu favor. Tremeliquento o Sp. Braga. Dominou, teve mais bola, mas de forma tímida. A espaços, o guarda-redes Ricardo era obrigado a intervir, mas sem consistência.
Três pontos de bravura e de entrega para a Académica, que já se pode dizer que não sabe ganhar só ao Belenenses. Soa o alarme na pedreira. As exibições atestam-no, mas os resultados são ainda mais esclarecedores. Está refém do desenrolar da jornada, e pode cair até ao oitavo lugar.
Opiniões
Jesualdo Ferreira depois do terceiro desaire consecutivo em jogos a contar para o campeonato. Técnico diz que o Sp. Braga está numa fase má:«Golos, fundamentalmente golos para poder empatar o jogo já que sofremos muito cedo. Fizemos tudo o que para poder ganhar o jogo, e tal como tem acontecido voltamos a falhar golos e paga-se caro. Criamos situações suficientes para marcar um golo e evitar a derrota.»
«Nós não andamos contentes, os adeptos não andam contentes, é natural que se manifestem.»
«Os jogadores estão ansiosos e a tentar chegar onde pretendemos, e os jogos vão-se desenrolando, podemos ver a evolução dos jogadores. Há pouco tempo estávamos no segundo lugar, estamos numa fase má. Depois do Sporting não conseguimos ultrapassar uma questão claramente mental. É uma fase que acontece em muitas equipas.»
«O Braga é uma equipa grande, luta para o lugar de cima e obviamente. Isto ainda não acabou, ainda faltam 18 jornadas e estamos enquadrados nesses objetivos.»
O treinador da Académica, Sérgio Conceição, comentou assim à Sport TV a primeira vitória do clube, em Braga, desde 1947. O técnico deu «uma palavra de apoio a todos os que lutam contra o cancro» e depois reagiu ao jogo:
«Foi uma vitória merecida. Foui um dia feliz para nós. Durante o campeonato, já fizemos exibições melhores e não vencemos. Mas o futebol é assim. Jogámos contra uma grande equipa. Em termos de bloco fomos compactos e coesos. É a vitória 500 da Académica e há 46 anos que a Académica não vencia aqui. Deixa-me contente, a mim e aos jogadores. Há estabilidade, os adeptos veem o momento, mas sabemos a competência que temos. Empatamos com o Estoril fora, onde os grandes já perderam pontos. O Belenenses também pontuou na Luz. Tranquilamente, vamos estar no sítio em que merecemos.»
Eduardo, guarda-redes do Sp. Braga, comentou assim à Sport TV a derrota com a Académica, por 1-0:
«Falhou que sofremos um golo muito cedo, num lance em que podia ter estado melhor. Tenho responsabilidades. Fomos penalizados por um erro individual, mas a equipa tem de levantar a cabeça e dar a volta por cima. Podemos prometer trabalho e assumir responsabilidades. Contestação? Não é fácil quando ouvimos assobios, mas nós é que temos de dar a volta.»
Fernando Alexandre, médio da Académica, comentou assim à Sport TV o triunfo em Braga, por 1-0. O médio marcou o único golo do encontro:
«A chave foi muito trabalho e dedicação. A estratégia resultou em pleno. A posição em que estávamos não condizia com o que fazemos dentro de campo. Marcar cedo é importante, com o golo, o Braga ia sofrer um bocadinho. Conseguimos aguentá-los e muito bem. Todos os pontos são importantes. Para a semana há mais.»
Destaques
Fernando Alexandre: já vestiu a pele dos Guerreiros. Atuou em 26 jogos, mas não teve o prazer de marcar. Fê-lo na noite desta sexta-feira com a camisola da Académica, e carimbou os três pontos para a equipa de Coimbra. Acerto total na cabeçada que mudou o jogo logos aos quatro minutos. Um golo importante, que dá brilho a uma exibição regular, pautada pela convicção que emprestou ao miolo da Briosa.Desilusão
Tomás Dabó: não é propriamente uma novidade a utilização do jovem defesa de vinte anos no sector mais recuado do Braga. Ao quinto jogo com a camisola principal do clube minhoto, o defesa pareceu acusar o peso da responsabilidade. Deixou Fernando Alexandre saltar sozinho no lance do primeiro golo do encontro, e poucos minutos depois teve uma entrada violentíssima sobre um adversário, que lhe valeu a cartolina amarela.
O Momento
Minuto 4, golo de Fernando Alexandre: Ainda a bola rolava há poucos minutos e já uma das redes do Municipal de Braga abanava. Entrada forte da Académica, e logo aos 4 minutos Fernando Alexandre foi à área arsenalista inaugurar o marcador na sequência de um pontapé de canto. Cleyton bateu a bola de forma a que esta sobrevoasse toda a pequena área da equipa da casa e passasse debaixo do nariz de Eduardo. Sem grande oposição, Fernando Alexandre cabeceou certeiro.
Outros destaques:
Rafa: Tem o sangue na guelra, e mesmo num jogo desinteressante e sem ritmo como o de hoje, o miúdo não se fica. Foi o mais irreverente do conjunto de Jesualdo Ferreira, mas apesar de jogar encostado à linha, foi quando fugiu para o meio que conseguiu causar calafrios na defensiva dos estudantes.
Éder: Anda com fome de golo. Topa-se à distância que o número dezassete do Sp. Braga precisa de voltar a sentir o sabor do golo para recuperar totalmente da lesão. Entrou ao intervalo e recolheu a maior ovação da noite.
Aníbal Capela: Emprestado pelo Sp. Braga à Académica, o defesa central apresentou-se na cidade dos arcebispos e chamou a si um dos holofotes do encontro. Disse presente e rubricou uma exibição que equivale ao preenchimento do formulário que lhe dá acesso a mais uns minutos de atenção por parte dos responsáveis do Sp. Braga. Não se viu os defesas centrais do outro lado fazer melhor.
Ricardo: Defendeu tudo que havia para defender. A intermitência do ataque do Sp. Braga faz com que o brilho do guarda-redes da Académica fosse adquirido esporadicamente. Fez um punhado de defesas de excelente nível. Grande parte dos três pontos conquistados também lhe pertencem.
Ao minuto
90'FIM DO Sp. Braga, (0) - Académica, (1)88'Entra R. Halliche do Académica
88'Sai Bruno China do Académica
85'Para fora! A Académica tem uma oportunidade, mas desperdiça.
81'Entra Salvador Agra do Sp. Braga
81'Sai Tomás Dabó do Sp. Braga
79'RICARDO! Rafa desequilibra de novo, toca para Alan e este abre para Pardo. De pouco ângulo, o colombiano remata para nova defesa do guarda-redes da Académica.
76'Cleyton remata de fora da área, mas a bola sai ao lado.
74'Nuno André Coelho cabeceia para defesa de Ricardo.
73'Pardo afasta da área, após canto de Cleyton.
73'Canto para a Académica, que tinha beneficiado de um livre.
72'Cartão amarelo para Nuno Coelho
68'Entra Manoel do Académica
68'Sai Rafael Oliveira do Académica
68'Grande corte de Aníbal Capela. Rafa preparava-se para puxar a bola e preparar o remate na área.
67'Rafael Oliveira dispara quase da linha de fundo, Santos toca na bola que saipara canto. Se o desvio fosse maior podia ter dado autogolo.
64'Cartão amarelo para Reiner
62'RICARDO DE NOVO! Canto para o Sp. Braga, Rafa cabeceia e Ricardo defende. A bola fica na pequena área, Ricardo chuta contra Rafa, mas depois consegue segurar a bola.
60'Entra Alan do Sp. Braga
60'Sai Custodio do Sp. Braga
59'Entra Marinho do Académica
59'Sai Diogo Valente do Académica
57'Ruben Micael remata de longe, mas a bola sai ao lado.
55'DEFENDE RICARDO! Mais um canto para os minhotos, Nuno André Coelho remata em rotação, na área, mas o guarda-redes da Académica evita o golo!
54'O Sp. Braga tem uma série de cantos a favor.
50'Jesualdo Ferreira trocou também os laterais. Dabó agora à direita, Bainao à esquerda.
49'Marcelo tenta o remate, mas é bloqueado por um defesa do Sp. Braga.
47'Cartão amarelo para Ricardo
46'QUE PERIGO!!!! Cruzamento de Ruben Micael quase da bandeirola de canto. Éder cabeceia em rotação e a bola sai muito, muito perto do poste direito da baliza de Ricardo!
46'Recomeça o Sp. Braga - Académica
46'Está demorada a Académica. Ainda não apareceu no relvado.
46'Entra Éder do Sp. Braga
46'Sai Edinho do Sp. Braga
45'Intervalo no Sp. Braga - Académica
42'Boa movimentação de Pardo que termina num remate de pé esquerdo. Ricardo defende.
41'João Real cabeceia para fora após canto para a Académica.
37'Cartão amarelo para Aníbal Capela
36'EDUARDO! Rafael Oliveira remata quase da linha de fundo e o guarda-redes evita o segundo com o pé!
35'A Académica regressa à área do SP. Braga. Um canto de Valente resulta num outro que Eduardo afasta a punhos.
32'Santos cabeceia ao lado, após canto.
30'Éder aquece no Sp. Braga.
29'Há muito tempo que a Académica não aparece junto da área minhota.
25'Remate muito, muito torto de Luiz Carlos após bom trabalho de Rafa.
24'O Sp. Braga ganha dois cantos, mas não causa perigo.
20'Sp. Braga com a iniciativa, Luiz Carlos tenta um passe para a área, mas é Ricardo quem recolhe.
16'Fora de jogo mal tirado a Diogo Valente que podia isolar-se
14'DEFENDE RICARDO! Luiz Carlos coloca para Edinho, que dá um toque nas costas de Aníbal. João Real vai ao chão para cortar, mas deixa a bola para o ponta de lança do Sp. Braga. O remate é forte, mas Ricardo está bem colocado e defende com o braço direito.
13'RAFA! Jogada individual do internacional sub-21 português. Diagonal com a bola, da esquerda para o meio e remate, com a bola a ser desviada.
11'Cruzamento de Pardo para a área da Académica. Não encontra ninguém.
10'Dificuldades para o Sp. Braga criar jogo.
7'Cartão amarelo para Tomás Dabó
5'Canto da direita, e Cleyton, a bola sobrevoa toda a área bracarense e Fernando Alexandre, ao segundo poste, cabeceia para o golo. Eduardo devia ter-se feito á bola, que passou pela pequena área.
4'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Fernando Alexandre
2'Livre a favor da Académica, Valente coloca na área, mas Pardo afasta de cabeça.
1'Começa o Sp. Braga - Académica
0'Onze da Académica: Ricardo; Marcelo, Aníbal Capela, João Real e Reiner Ferreira; Bruno China, Fernando Alexandre e Cleyton; Abdi, Rafael Oliveira e Diogo Valente;
0'O Sp. Braga anunciou o onze por uma das redes sociais do clube. Jogará com: Eduardo; Dabo, Nuno André Coelho, Santos e Baiano; Custódio, Luiz Carlos e Rúben Micael; Rafa, Edinho e Pardo.
0'Boa tarde e seja bem-vindo ao Sp. Braga-Académica, partida que abre a jornada 8 da Liga 2013/14 e que o Maisfutebol vai seguir AO VIVO!
Sem comentários:
Enviar um comentário