2 de fevereiro de 2014

2013/2014 - 17 J - Sporting 0 - Académica 0


A Académica empatou este domingo em Alvalade, diante o Sporting, a zero bolas numa partida que contou para a 17ª jornada da Liga ZON Sagres. Os "estudantes" somaram assim mais um ponto na tabela classificativa, passando agora a 22.

Perante um Estádio José de Alvalade a assinalar um excelente moldura humana, talvez motivada pelo facto de o Sporting poder chegar à liderança do campeonato neste desafio, a Briosa nunca se deixou atemorizar pelo ambiente leonino e conquistou um empate tão justo quanto importante na luta pela manutenção.

Os "estudantes" entraram em campo decididos a mostrar que tinham uma palavra a dizer no encontro (ao contrário do que ansiavam alguns órgãos de comunicação social) e saíram das quatro linhas com a sensação de que se tivessem alcançado a vitória não seria nada do outro Mundo, até porque as oportunidades de golo repartiram-se pelas duas equipas.

Marcelo, ainda na primeira parte, dispôs talvez da melhor oportunidade de golo de todo o encontro, mas o remate do brasileiro encontrou no poste da baliza de Rui Patrício o maior obstáculo para inaugurar a contagem. Na etapa complementar, também Manoel e Cleyton poderiam ter feito o gosto ao pé mas cedo se percebeu que o desafio terminaria com o empate a zero.

O próximo jogo da Académica será frente ao Rio Ave, esta quinta-feira, numa partida que conta para os quartos-de-final da Taça de Portugal.

árbitro: Paulo Baptista
espectadores: 36.168

Crónica

O Sporting encerrou a triologia do fim de semana de terror dos três grandes com um empate muito duro. Duro sobretudo porque impediu a equipa de subir à liderança da liga antes do dérbi da Luz, mas duro também porque significou a perda de mais dois pontos em c
asa.

Começa a ser um hábito e, na perspetiva leonina, claro, não é bom.

Foi o terceiro nulo em Alvalade no espaço de quinze dias, o que denota aqui um padrão que vai muito para além do resultado. A verdade é que já ninguém vai a Alvalade disputar o jogo pelo jogo, e o Sporting não está a conseguir encontrar uma solução para esse problema.

A Académica, por exemplo.

Surgiu em Lisboa depois de três vitórias consecutivas e por isso naturalmente moralizada, mas começou por não fazer mais do que qualquer outro adversário.

Defendeu com muita gente, colocou o ponta de lança a cair em cima de William, foi travando o futebol leonino e aumentando a intranquilidade do adversário. É verdade que o Sporting teve três ocasiões para fazer o golo na primeira meia hora, mas nessa altura apareceu aquele que viria a revelar-se o melhor em campo. O guarda-redes Ricardo, claro.

A Académica, há que dizê-lo, não foi o único problema do Sporting. A equipa desbaratou por exemplo os vinte minutos finais da primeira parte. Perdeu intensidade, cometeu muitas faltas a meio campo que travaram o ritmo do jogo e deixou a Académica sentir-se mais confortável no jogo.

Na segunda parte, aí sim, o Sporting voltou a carregar com força.

Leonardo Jardim foi rápido a reagir, não perdeu muito tempo para trocar André Martins por Slimani e pressionar a baliza da Académica com aquele perigo ambulante que é o argelino: um homem capaz de ressuscitar qualquer bola bombeada para a área.

Slimani tem sempre um mérito, por muito infeliz que possa ser a exibição: contagia as bancadas, e por arrasto contagia os colegas também.

Logo depois de entrar em campo, por exemplo, recebeu de Montero e falhou escandalosamente na cara de Ricardo, mas mostrou a toda a gente que o Sporting estava vivo. A partir daí sucederam-se as ocasiões de golo junto à baliza de Ricardo: e lá está, Ricardo transformou-se em herói do jogo.

Os destaques: Ricardo, uma espécie de milagre

Halliche quase fez autogolo, Montero quase marcou por duas vezes e até Dier ameaçou de livre.

O que tornou o resultado quase num milagre para a Académica. Um milagre que deu muito trabalho, é verdade, e apesar de retraída, sofredora e pequenina, a equipa soube ser sólida.

Bem vistas as coisas não pode dizer-se que o Sporting tenha jogado mal. Não marcou, apenas isso. Falhou o regresso à liderança, e tirou uns centímetros de emoção ao dérbi da Luz.

As más notícias não terminam aí, porém: já no período de descontos William Carvalho viu um amarelo e falha o dérbi da Luz. Foi o segundo castigo duro da noite para o Sporting.

Destaques

Estrela: Ricardo
Começou a dar nas vistas logo aos seis minutos, quando parou com estilo um remate de Montero. A partir daí foi mais do mesmo: um certificado de segurança entre os postes. Na segunda parte tornou-se milagroso numa mão cheia de intervenções. Só mesmo por causa dele não houve golos.

Positivo: Montero
Voltou a não marcar, o que não deixa de ser preocupante, mas foi ainda assim o mais inspirado do Sporting. Na primeira meia hora ameaçou por duas vezes a baliza de Ricardo, na segunda parte voltou a fazê-lo por mais duas vezes e ainda serviu o golo numa bandeja a Slimani. Jogou, portanto.

Momento: Marcelo ao poste
A Académica tinha entrado no jogo muito retraída e não conseguia sair de cima da baliza de Ricardo, fez o primeiro remate por exemplo apenas à meia hora. Aos 34 minutos Marcelo foi por ali fora, rematou ao poste e fez a formação de Coimbra sentir-se confortável no jogo. Fundamental.

OUTROS DESTAQUES:

Fernando Alexandre
Um grande jogo do trinco da Académica, que parecia estar em todo o lado, aliás. Tanto surgiu à frente da defesa a tapar os caminhos para a baliza de Ricardo, quando era necessário, como recuou no apoio aos centrais na fase em que o Sporting mais pressionou. Um jogo de nota muito alta, pois.

Carlos Mané
É ainda um projeto em formação e é nessa condição que tem de ser avaliado: não vale a pena dar demasiada atenção a perdas de bola algo infantis, por exemplo. Ora nesse sentido, entrou bem no jogo, agitando o ataque leonino, mas foi depois depois disso perdendo influência até desaparecer.

William Carvalho
Não teve um jogo fácil: Magique descaía no terreno até cair em cima dele de cada vez que pegava na bola. Apesar disso somou a classe habitual na entrega a uma capacidade de recuperar bolas admirável. A má notícia surgiu na segunda parte, quando viu um cartão amarelo que o afasta do dérbi na Luz.

Jefferson
Teve a melhor ocasião de golo do Sporting, logo aos oito minutos, num remate que bateu num ferro. Foi o ponto alto de uma exibição agradável, que o levou várias vezes pelo flanco acima. Criou por exemplo situações de superioridade no ataque e ganhou a linha de fundo. Depois saiu lesionado.

Adrien Silva
Logo aos seis minutos combinou com Carlos Mané e serviu Montero para um remate perigoso. A partir daí foi mais do mesmo: um jogador sempre em alta rotação, capaz de defender e atacar com a mesma intensidade e capaz sobretudo de aplicar uma técnica que foi abrindo brechas no adversário.

Opiniões

Leonardo Jardim, treinador do Sporting, em declarações à SporTV após o empate a zero bolas contra a Académica:

«Não conseguimos concretizar. Entrámos bem, depois perdemos intensidade, mas na segunda parte reentrámos fortes e em crescendo. Houve períodos nem sempre bem jogados, mas criámos algumas ocasiões. Tivemos 14 remates e 20 cantos».

[Sobre a seca de Montero]
«Era importante marcar para desbloquear. O Fredy não tem conseguido finalizar, mas o Sporting não vive às custas de um jogador. Todos somos responsáveis».

[Sobre a arbitragem]
«Ainda não vi os lances. Vou ver com cuidado depois, como faço sempre».

[Sobre o dérbi na Luz]
«Não acredito que o Sporting tenha vantagem. O William é uma mais-valia, mas teremos outros jogadores a fazer o máximo para vencermos».

Leonardo Jardim, treinador do Sporting, em declarações no final do empate (0-0) em Alvalade com a Académica:

«Não existe uma exlicação especial. Não fomos competetnes o suficiente para fazer um golo. Começámos bem, depois baixámos de intensidade e demos esses 20 ou 25 minutos na parte final da primeira parte.

Na segunda parte fomos mais rápidos, tivemos várias ocasiões de golo, mas a bola ou batia na cabeça, ou batia no braço do adversário ou o guarda-redes Ricardo defendia. Por isso não conseguimos marcar.

Os dois ou três jogos que tivemos em casa foram semelhantes na abordagem. Conseguimos ter o domínio do jogo, mas não conseguimos marcar. A bola às vezes bate na cabeça, outras vezes bate no braço e a não entra.

Se a equipa acusou a pressão de poder subir à liderança? Não houve nenhuma relação de causa e efeito. A equipa não está pressionada para chegar ao primeiro lugar. A equipa quer conquistar pontos e andar nos primeiros lugares, simplesmente criámos quatro ou cinco grandes oportunidades de golo e não conseguiu falar.»

Sérgio Conceição, treinador da Académica, em declarações à SporTV após o empate a zero bolas contra o Sporting:

«Não entrámos bem, demorámos a acertar, mas o Sporting tem muita qualidade. Equilibrámos, até podíamos ter marcado, e depois a segunda parte foi a nossa imagem de marca. O Sporting tem muitos desequilibradores e tivemos uma grande entreajuda, fomos solidários. Este ponto é importante para a nossa luta».

«Não foi um belíssimo espetáculo, mas foi muito competitivo. Sempre tivemos consciência do nosso trabalho. Saíram muitos jogadores, entraram outros e isto leva tempo a construir. Contra este Sporting, com o estádio quase cheio, não era fácil fazer mais».

«Hoje vi uma crónica de um diretor de um jornal a dizer que era bom o Sporting ganhar. Esqueceu-se da Académica e do respeito pela Académica».

[Sobre a arbitragem]
«Este clima não é fácil para os árbitros. É normal que se beneficie mais os grandes e sentimos isso em pequenas faltas no meio-campo. O árbitro não teve influência».

Sérgio Conceição, treinador da Académica, em declarações no final do empate (0-0) em Alvalade:

«Na antevisão do jogo disse que esperava que o árbitro não tivesse influência no resultado, não foi da minha parte que se andou a falar durante duas ou três semanas da arbitragem. Se gostei da arbitragem? Gostei da minha equipa. Não entrámos muito bem, mas o Sporting está muito bem, com uma dinâmica muito forte, por isso tivemos de defender bem e espreitar o contra-ataque.

Não há outra receita. Tenho muito respeito pelo Leonardo Jardim, mas ouvi-o dizer que a Académica veio aqui defender com todos. Queria ver o que ele fazia se fosse ao contrário. 

Ele treinou o Beira Mar, ele até no Sp. Braga jogava assim, e era o Sp. Braga. Eu tenho a minha estratégia e levei daqui pontos, que era o meu objetivo. Agora estatísticas para mim não me dizem nada, o que conta são as oportunidades de golo e nesse aspeto até estivemos equilibrados.

As linhas estiveram compactas, os jogadores jogaram próximos, fizemos bem as coberturas nas laterais onde o Sporting é forte, foi um grande trabalho dos jogadores e tenho de dizer que os obreiros deste bom resultado foram os jogadores. Saio daqui muito satisfeito.

Ouvi no final do jogo um jornalista dizer que o Ricardo foi o grande protagonista deste empate, eu não concordo com isso e já ando no futebol há alguns anos.»

Fernando Alexandre, médio da Académica, em declarações à Sport TV

«Resultou a nossa estratégia, é mais um ponto. Não conseguimos os três pontos, jogámos como equipa. Não entrámos como querámos, mas depois equilibrámos. Tivemos uma oportunidade para fazer um golo. Trabalhamos muito bem, acreditamos no nosso trabalho e na nossa qualidade. Não nos preocupámos muito com o Sporting. Tentámos controlar o jogo, saímos com um ponto que é justo».

Ricardo, guarda-redes da Académica autor de uma grande exibição em Alvalade, sendo fundamental para o 0-0 final, em declarações após o jogo:

«Foi um empate importante. Vínhamos com o intuito de pontuar e sabíamos que tínhamos de sofrer, mas conseguimos. Correu tudo bem. A minha exibição foi fundamental? Fundamental fomos todos. Todos os jogadores deram um contributo importante, a equipa esteve um espírito guerreiro e isso é que é de salientar.

A Académica sabia que era importante que o Sporting nos primeiros vinte minutos, sabíamos que se não marcassem no início iriam enervar-se e isso aconteceu um pouco. Foi um ponto importante para a nossa luta, o nosso objetivo passa por garantir a permanência o mais rápido possível.

O Ricardo defende todos fins de semana para ajudar a Académica e não para Paulo Bento ver. Se entenderem que devo ir à seleção estarei sempre disponível. Um dos meus objetivos é ir à seleção, sei que será complicado mas nunca deixarei de lutar por isso.»

Salvador Agra, jogador da Académica, em declarações após o empate (0-0) Alvalade:

«Depois de todo o esforço, dedicação e empenho, foi um bom resultado. Temos de dar os parabéns ao Sporting, que fez um bom jogo. Acho que no cômputo geral foi um bom espetáculo de futebol. Mas pelo que fizemos talvez merecessemos algo mais. A vitória, claro.

O segredo desta Académica está à vista de toda a gente. Formamos um grande grupo, uma grande família, dentro de campo depositamos grande confiança em todos. Fomos para dentro de campo sem medo do Sporting. Toda a gente sabe o que é o Sporting dentro de campo, mas respondemos bem. Esta equipa está cada vez mais madura.

O treinador disse-nos antes do jogo para todos nos ajudarmos e para batalhar por cada bola como se fosse a última da nossa vida. Ele deposita grande confiança em nós e isso é fundamental. Jogámos um pouco com o facto do Sporting ter a pressão de chegar à liderança, mas acima de tudo mostrámos que somos uma equipa muito unida e uma grande família dentro do balneário.»
Mais artigos:

Carlos Mané, extremo do Sporting

«Nos primeiros 15 minutos entrámos bem, mas depois baixámos. Agora temos de continuar a trabalhar para vencer. Na Luz será um jogo importante, mas entramos sempre para ganhar, sem pressão. Tentámos ganhar o jogo, não conseguimos. Não falamos de arbitragem. Trabalho como os outros, o treinador é que tem de escolher quem está melhor para jogar».

Ao minuto

90'Quatro minutos de descontos
90'Aníbal Capela afasta e William Carvalho atira muito ao lado
90'Final da segunda parte do Sporting - Académica
90'MAURÍCIO! Mais uma grande defesa de Ricardo, em cima da linha de golo
90'Empate a zero e o Sporting não chega à liderança. Leões a dois pontos do Benfica
90'William Carvalho falha o dérbi da Luz com este amarelo!
90'Cartão amarelo para William
90'Marcos Rojo arrisca o remate de muito longe, sem sucesso
89'Mais um canto para o Sporting
87'RICARDOOO!! Slimani cabeceia a um metro e o guarda-redes salva a Briosa!
86'ROJO!! Remate e Fernando Alexandre cede canto!
85'Ivanildo atira ao lado, após canto de Salvador
84'Bom contra-ataque da Académica, Marcelo remata e ganha canto
83'Remate de William Carvalho, muito por cima
82'Cartão amarelo para Ivanildo
80'Mais uma defesa difícil de Ricardo! Aos pés de Montero
80'MONTERO!!! O colombiano mata no peito e remata! A bola bate em Capela!
78'Cartão amarelo para Djavan Ferreira
78'Belo corte de Djavan sobre Capel, num contra-ataque do Sporting
78'O árbitro considerou ter havido falta no tal corte
75'Ação atenta de Maurício, o passe de Ivanildo para Manoel era bom
74'Entra Aníbal Capela do Académica
74'Sai Cleyton do Académica
74'36 168 espetadores em Alvalade
74'A Académica passa a ter três centrais
72'RICARDO! Defesa atenta após livre de Dier
71'Entra Capel do Sporting
71'Sai Wilson Eduardo do Sporting
70'RICARDO! Halliche desvia a bola para a baliza e o guarda-redes defende por instinto!
69'CARLOS MANÉ! O extremo parecia que se isolaria, mas falhou a receção!
68'Rui Patrício encaixa bem o remate de Salvador Agra
67'Ótimo posicionamento de Fernando Alexandre a fazer mais um corte
65'Makelele ao lado!! A Académica está mais atrevida
64'Agra dispara contra a barreira!
63'Marcos Rojo passa para a esquerda da defesa, Dier faz dupla com Maurício no meio
63'Entra Dier do Sporting
63'Sai Jefferson do Sporting
63'Cartão amarelo para Cédric
63'Livre perigoso para a Académica...
62'ACADÉMICA EM DOSE DUPLA!! Agra serve da direita, Manoel não acerta na bola e Cleyton atira ao lado!!
61'Jefferson é retirado pela equipa médica do campo
60'Jefferson pede para sair!
60'O QUE FALHA SLIMANI!! Montero toca de cabeça e o argelino remata com Halliche a salvar o golo!
59'Entra Slimani do Sporting
59'Sai André Martins do Sporting
58'Entra Salvador Agra do Académica
58'Sai Marinho do Académica
58'Entra Manoel do Académica
58'Sai G. Magique do Académica
58'Muito bem Makelele a dobrar Djavan na esquerda
56'Mais Sporting! Montero trabalha bem e serve em habilidade André Martins. Ricardo sai e agarra!
54'AO LADO! Wilson Eduardo ameaça Ricardo, o Sporting aumenta a pressão
54'Jefferson cruza da esquerda, Halliche faz um bom corte
52'A bola ainda bate na cabeça de João Real e passa por cima da barra
52'MONTERO POR CIMA!
50'O central argelino trava William. Amarelo bem mostrado
50'Cartão amarelo para R. Halliche
49'Pontapé forte de Marinho, a bola sai rasteira e um pouco ao lado
48'Muito tranquila nesta fase do jogo. Boa posse de bola
46'Recomeça o Sporting - Académica
45'Começou bem o Sporting, mas a Académica nunca se desuniu e justifica plenamente este nulo ao intervalo
45'Intervalo no Sporting - Académica
44'Maurício opõe-se bem ao remate de Marinho
43'O Sporting perdeu muita intensidade e já não incomoda Ricardo há largos minutos
39'Montero foge bem na esquerda e cruza para mais um corte da defesa da Académica
36'Muito bem Ricardo, a segurar a bola após um desvio traiçoeiro
35'MARCELO AO FERRO!! Passe de Ivanildo e o lateral da Académica a assustar Alvalade!
31'Livre de Cleyton e desvio de Halliche, sem qualquer pontaria
30'Ricardo encaixa facilmente um pontapé de André Martins
29'Remate fortíssimo de Wilson Eduardo
28'MONTERO AO LADO! Cabeceamento perigoso, a superar João Real nas alturas
27'Amarelo justíssimo para o central. Entrada por trás a varrer Marinho
27'Cartão amarelo para Rojo
23'Belo trabalho de Carlos Mané na esquerda, antes de cruzar com demasiada força
22'PERIGO! William serve Wilson Eduardo na direita, o extremo cruza e João Real tira!
21'André Martins chega à linha de fundo, mas depois é bem bloqueado
20'Passe longo de Maurício, Montero estica-se mas não chega à bola
19'Dificuldades para a Académica no processo ofensivo
16'Cleyton faz um passe longo, direitinho para Rui Patrício.
14'Jefferson dispara ao lado. O lateral pegou mal na bola
14'Livre a favorecer o Sporting em zona prometedora...
13'Cedric cruza da direita, a bola bate num adversário e morre nas luvas de Ricardo
10'Pontapé do lateral com o pé direito, insiste o Sporting!
9'JEFFERSON AO FERRO!
9'Corte importante de Djavan sobre Wilson Eduardo
8'Canto de Adrien na esquerda, tira um defesa de cabeça
6'DEFENDE RICARDO! Pontapé perigoso de Montero, descaído para a esquerda
4'Começa o Sporting - Académica
1'Muita circulação de bola pela equipa do Sporting. Tudo em zonas recuadas, para já
0'Equipas já no relvado. O Sporting com o traje habitual, a Académica de branco
0'Já foram apresentados quatro reforços, faltou Heldon que pelos vistos ainda está a caminho e será apresentado no intervalo.
0'Estão agora a ser apresentados os reforços de inverno do Sporting
0'As duas equipas já recolheram aos balneários.
0'As duas equipas já estão no relvado em exercícios de aquecimento.
0'ACADÉMICA: Ricardo; Marcelo, Halliche, João Real e Djavan; Fernando Alexandre, Makelele e Cleyton; Marinho, Magique e Ivanildo. SUPLENTES: Peiser, Aníbal Capela, Marcos Paulo, Nuno Piloto, Manoel, Moussa e Salvador Agra.
0'SPORTING: Rui Patrício; Cedric, Maurício, Marcos Rojo e Jefferson; William Carvalho, Adrien Silva e André Martins; Wilson Eduardo, Montero e Carlos Mané. SUPLENTES: Marcelo Boeck, Piris, Eric Dier, Gerson Magrão, Carrillo, Capel e Slimani.
0'Pelos jogadores que aquecem, Carlos Mané será titular em detrimento de Capel
0'Entram agora para o aquecimento os guarda-redes das duas equipas, praticamente ao mesmo tempo.
0'Alvalade ainda está nesta altura pouco mais do que vazio.
0'Tarde de sol, mas muito frio em Lisboa. Anuncia-se uma noite difícil quando o sol se puser.
0'Sinal de alerta para os leões: nos últimos cinco anos Sporting e Académica ganharam precisamente o mesmo número de vezes nos confrontos em Alvalade. Dois triunfos para cada um e um empate.
0'Sporting e Académica partem para este jogo, de resto, sem castigados ou lesionados.
0'William Carvalho e Montero não podem ver esta noite o cartão amarelo: se o fizerem falham o dérbi na Luz.
0'Para a semana, recorde-se, há dérbi na Luz: um dérbi que pode valer a discussão da liderança da Liga.
0'O Sporting pode ser esta noite líder, se vencer o jogo. A formação leonina ficaria com os mesmos pontos que o Benfica, mas com vantagem no goal-average.
0'Boa tarde. O Sporting recebe a Académica a partir das 18.15 horas. Fique ligado e siga tudo Minuto a Minuto.
Acompanhe aqui o AO MINUTO deste jogo dia 2 Fev 2014 às 18:15

in maisfutebol

Sem comentários:

Enviar um comentário