11 de fevereiro de 2014

2013/2014 - 18J - Académica 0 - Estoril 1:


A Académica perdeu esta segunda-feira com o Estoril por 1-0 numa partida que contou para a 18ª jornada da Liga ZON Sagres. Golos até houve dois mas o árbitro do encontro, que assumiu papel de destaque durante todo o jogo, apenas validou um, tendo anulado o tento de Rafael Lopes, que se encontrava em posição perfeitamente regular quando inseriu a bola na baliza de Vagner.

O treinador da Briosa, Sérgio Conceição, tinha referido na antevisão da partida que o "partinho feio" pretendia ficar a dois pontos do "cisne", numa alusão a um comentário proferido na comunicação social antes do jogo da primeira volta entre as duas formações, e a verdade é que essa é uma metáfora bem real. A Académica, que continua sem qualquer grande penalidade assinalada a favor nesta edição do campeonato, foi prejudicada pela equipa de arbitragem que assim permitiu que o encontro chegasse ao fim com um resultado enganador.

E mesmo com arbitragem à parte, que dizer do desafio entre Académica e Estoril? A equipa comandada por Marco Silva fez um (!!!) remate à baliza de Ricardo e venceu por 1-0, perante maior caudal ofensivo dos "estudantes". O resto foi muita posse de bola defensiva dos estorilistas que contaram com uma preciosa ajuda externa para que o jogo passasse muito tempo parado.

Com este resultado, a Académica mantém os 22 pontos na tabela classificativa e é, de facto, o "patinho feio" de um campeonato que não é disputado com as mesmas armas por todas as equipas. 

nº espectadores: 1944
árbitro:  Hugo Pacheco 

Crónica 

O Estoril disse adeus aos empates e voltou às vitórias na Liga quase dois meses depois, mantendo-se na perseguição ao Nacional no quarto lugar, agora novamente apenas à distância de um ponto. Os canários revelaram uma tremenda eficácia e sangue frio para sair com os três pontos de Coimbra. Agora, com 30 pontos, e a manutenção garantida, será tempo de assumir por fim a candidatura europeia...

Além de ter marcado numa altura em que não o justificava, depois de ver a equipa da casa desperdiçar um par de oportunidades, teve de suportar a reação dos homens de Conceição durante a segunda parte, que ainda viram o árbitro anular-lhes injustamente um golo de Rafael Lopes. 

Faltou Sebá aos estorilistas, e com dois pontas-de-lança no banco (Luiz Phellype e o jovem Ricardo Vaz) ainda longe do ponto ideal, Balboa voltou a assumir o lugar mais central do ataque. Não é o seu «habitat natural», mas o internacional da Guiné-Equatorial provou que isso não o impede de ser produtivo. 

O triunfo da equipa da Linha começou a desenhar-se ao correr do pano para o intervalo, justamente na cabeça do ex-Beira Mar. O resultado era, todavia, lisonjeiro para os homens da Linha ao intervalo, pese o início dominador. A Académica reagiu bem, poderia ter aberto o marcador num par de ocasiões, mas não conseguiu concretizar. Pagou caro a falta de pontaria.

Os comandados de Marco Silva apresentaram-se em Coimbra com créditos devidamente salientados por Sérgio Conceição no lançamento do jogo, como melhor equipa a jogar fora de portas depois de Benfica e Sporting, e segundo conjunto mais concretizador também nessa condição.

Não admira, pois, que tivesse vindo assumir o jogo, aceitando o convite feito pela Académica, que se sente mais confortável assim, mesmo em casa, quando os adversários correm os riscos, por forma a poder explorar o contra-ataque e aproveitar algum erro alheio. 

A equipa da linha jogava de forma muito curta e Sérgio Conceição, apercebendo-se disso, mandou a equipa pressionar mais alto e isso teve efeitos práticos num mau atraso de Rúben Fernandes que Rafael Lopes não aproveitou por pouco. 

Ao mesmo tempo, os estudantes iam conseguindo ganhar bolas mais à frente, conquistando faltas ou cantos. Num destes últimos, Ivanildo solicitou o centro de Marcelo, e este descobriu Halliche solto ao segundo poste, mas o argelino, com tudo para marcar, acertou nas malhas laterais.

Estava melhor a Académica na partida, depois do domínio inicial dos forasteiros, que ameaçaram apenas através de um remate de muito longe de Evandro. O golo de Balboa acaba, por isso, por surgir contra a corrente, quando todos já esperavam o intervalo e a Briosa dava a sensação de ter o jogo controlado. 

Sérgio Conceição mexeu logo ao intervalo, lançando Salvador Agra e Magique, para colocar a equipa a jogar num 4-4-2 mais pressionante e podia ter tirado partido da estratégia logo nos primeiros minutos. 

A equipa de Coimbra chegou mesmo ao empate, por Rafael Lopes, mas o árbitro anulou o lance (mal), porque, do cacho de cinco jogadores, apenas o ex-Penafiel, autor do remate certeiro, não estava em fora-de-jogo. 

A Briosa não se deixou afetar e continuou a empurrar o Estoril para a sua área, forçando Wagner e seus pares a passarem por permanentes sobressaltos. A equipa de Marcos Silva, no entanto, é muito forte na posse de bola e soube como «congela-la» quando foi preciso.

O jogo terminou com os ânimos exaltados nas hostes conimbricenses, com as expulsões do director desportivo do clube, além do próprio Sérgio Conceição, já depois do apito final.

Destaques

A figura: Balboa
Obrigado, mais uma vez, a ocupar a zona central do ataque à falta de um ponta-de-lança, parecia um veterano no lugar quando abriu o marcador, sozinho, no coração da área. O hábito fá-lo procurar posições junto à linha para, depois, fletir para o meio, num movimento que permitiu muitas vezes abrir a defesa da casa. 

O momento:
A Académica tinha ameaçado, reagindo bem ao domínio inicial estorilista, e já pensava, provavelmente, na segunda parte para aplicar, por fim, o golpe certeiro. O jogo passava, por conseguinte, por uma fase de marasmo, quando, numa jogada que parecia condenada a ser a melhor oportunidade dos forasteiros na etapa inicial, Babanco recuperou a bola e serviu Balboa para um cabeceamento letal. 

Outros destaques:

Rafael Lopes
Titular pela segunda vez consecutiva, depois do jogo da Taça de Portugal, trouxe algo que já não se via há muito tempo na frente de ataque da Académica. Grande poder de choque, capacidade de luta, e uma disponibilidade quase inesgotável. Esteve à beira de marcar, logo na fase inicial do jogo, mas Wagner negou-lhe o golo com uma grande defesa. Depois, foi o árbitro a anular-lhe um tento em que não estava em fora-de-jogo.

Babanco
Grande jogo do esquerdino, no regresso à posição de lateral-esquerdo. Assistiu Balboa para o golo, num centro perfeito, e nunca se cansou de acelerar pela sua faixa. 

Wagner
Atrapalhou-se amiudadas vezes, sozinho ou com os colegas, e poucas vezes agarrou uma bola à primeira, mas a verdade é que, com várias defesas, foi um dos grandes responsáveis por manter as redes estorilistas invioladas. 

Opiniões 

Sérgio Conceição, treinador da Académica, visivelmente exaltado no final da derrota com o Estoril, esta segunda-feira, em Coimbra:

«Por que fui expulso? Têm de perguntar ao árbitro. Não me manifestei no banco, fui lá dizer que fomos prejudicados, porque tive a informação de que o golo foi limpo e ele diz-me que estou expulso. Porquê essa agressividade? Nem falou comigo. Foram testemunhas do que se passou aqui hoje. Não me venham falar de percentagem de posse de bola, quando podem ser passes entre os centrais, isso a mim nada de me diz. O que me diz são as oportunidades criadas, mesmo de bola parada, também faz parte. E depois há a do Rafael Lopes, tivemos várias ocasiões para marcar. Agora o grande Estoril, que todos elogiam, fez um remate, que foi o do golo. Isso quer dizer que estivemos muito fortes defensivamente, e ofensivamente tivemos oportunidades para ganhar o jogo. Se calhar não nos querem acima, a Académica é um clube simpático, e as pessoas sente-se à vontade aqui. Todos os pontos que temos, foram conquistados por mérito. Já nos marcaram seis penaltis na Liga, mais três na Taça. Em situações iguais a nosso favor nunca são apitados. E hoje foi mais uma má arbitragem. Sinto que é difícil ganhar, só pelo mérito e pelo trabalho. Os jogadores estão tristes, frustrados, e revoltados com o que passou. Fomos claramente melhores, o Estoril rematou uma vez. Vamos alcançar os 30 pontos, disso não haja menor dúvida, só vamos é demorar um pouco mais a consegui-los com este tipo de situações.»


Treinador-adjunto da Académica crítico com arbitragem: Rosário: «Chega a uma altura que satura»

O treinador-adjunto da Académica, Jorge Rosário, em declarações à Sport Tv após a derrota com o Estoril, na jornada 18 da Liga 2013/14. Rosário compareceu no flash-interview devido a expulsão do técnico principal, Sérgio Conceição. Os estudantes queixam-se de um golo mal anulado:

«O Estoril marca, mas a Académica também. Chega a uma altura em que satura. O Estoril foi uma vez à baliza e fez um golo. Teve posse de bola defensiva, nós tivemos quatro ou cinco ocasiões e a bola não entrou. Quando entrou, alguém quis que não fosse golo. Quero dar os parabéns ao Estoril, mas sobretudo à minha equipa que jogou frente a uma das melhores equipas de Portugal e essa não se viu. Quando se perde assim há uma revolta muito grande.»

O treinador do Estoril, Marco Silva, em declarações à Sport Tv após a vitória sobre a Académica, por 1-0, na jornada 18 da Liga 2013/14:

«Jogo muito equilibrado. Entrámos muito bem, nos primeiros cinco minutos ficou demonstrada a nossa qualidade. Num erro de saída nossa, a Académica tem a grande oportunidade do primeiro tempo. Tivemos identidade, não se pode pedir ao Estoril para chegar aqui e ter 70 por cento de posse de bola. A Académica tem qualidade. Conseguimos marcar e, na segunda parte, tirando a oportunidade de que falei, não há uma sem ser de bola parada.

Continuamos a saber o que queremos, apesar das lesões e castigos e até mercado. Não vencíamos há quatro jogos, mas também não se disse que não perdíamos há seis. Esta personalidade e ambição estará sempre presente. Próximo jogo com o Sp. Braga? Não há ansiedade, queremos vencer o Sp. Braga, será um jogo difícil e é mais um que queremos ganhar.»

Salvador Agra, avançado da Académica em declarações à Sport Tv após a derrota com o Estoril:

«Na primeira parte fomos nós quem criou mais oportunidades. O Estoril foi à nossa baliza uma vez e marcou. Demos o que tínhamos e o que não tínhamos. Nem uma falta tivemos na segunda parte. O treinador pediu-me entrega, raça e para explorar as costas do adversário. Não vencemos, mas temos de pensar já no Belenenses. Só faltou marcar.»

Diogo Amado, jogador do Estoril, no final da vitória sobre a Académica, esta segunda-feira, em Coimbra:

«A Académica causou-nos dificuldades, não nos deixou praticar o nosso futebol, mas, pelo que batalhámos, acho que foi um resultado justo. Europa? Temos um primeiro objetivo, que é a manutenção, e, depois, com calma, podemos pensar noutra coisa. A Académica esticou muito o jogo em certos momentos, procurou fazer um jogo direto, fez com que não conseguíssemos praticar nosso futebol, mas conseguimos eliminar isso. Deram muita ênfase aos quatro jogos sem ganhar, mas esqueceram-se que não perdíamos há seis. Agora vem ai o Sp. Braga, um jogo bastante complicado, mas vamos fazer tudo para conseguirmos sair com a vitória do nosso lado.»

Javier Balboa, avançado do Estoril, em declarações à «Sport Tv», depois de ter marcado o golo da vitória do Estoril sobre a Académica (1-0), em jogo da 18ª jornada da Liga:

«Fomos eficazes. Queríamos ganhar os três pontos, sabíamos que ia ser complicado, mas o mais importante é que conseguimos os três pontos. Já tinha jogado como ponta de lança, o mister pediu-me para jogar ali e estou sempre pronto para ajudar a equipa».

Ao minuto 

90'FIM DO Académica, (0) - Estoril, (1)
90'Cartão amarelo para Ivanildo.
90'Cartão amarelo para Babanco.
90'Três minutos de compensação.
88'Entra Anderson Luis do Estoril
88'Sai Javier Balboa do Estoril
88'Um elemento da Académica é expulso do banco de suplentes,
83'Entra Filipe Gonçalves do Estoril
83'Sai Diogo Amado do Estoril
77'Remate de Marcelo ao lado.
77'Entra M. Gueye do Académica
77'Sai Rafael Lopes do Académica
76'HALLICHE AFASTA O PERIGO! Gerso surge na área, Ricardo sai da baliza e o estorilista dribla-o. Gerso coloca para o meio, mas Halliche aparece para atirar a bola para longe.
75'O médio da Académica falha o próximo jogo do campeonato, com o Belenenses.
75'Cartão amarelo para Fernando Alexandre.
74'Jogada de Gerson pela esquerda, na insistência do Estoril. O camisola 10 cruza, mas Halliche corta a jogada na área.
73'Segundo canto consecutivo para o Estoril.
69'Entra Gerso Fernandes do Estoril
69'Sai João Pedro Galvão do Estoril
69'Confusão na área do Estoril, com Vagner a não conseguir afastar um livre lateral.
62'GOLO MAL ANULADO À ACADÉMICA! Vagner faz uma defesa tremenda após canto e na recarga Rafael Lopes coloca a bola na baliza. O juiz invalida por fora de jogo, mas de um grupo de quatro estudantes, Rafael Lopes é o único que não está em posição irregular na altura do primeiro remate.
62'VAGNER! Remate de Agra, de livre, com o guarda-redes a desviar para canto!
59'Cartão amarelo para João Pedro Galvão.
57'Babanco cruza da esquerda e Ricardo segura ao primeiro poste.
56'PARA FORA! Contra-ataque conduzido por Javier Balboa pela direita, serve Carlitos na área, mas o camisola 20 atira de por cima, de primeira!
53'O Estoril afasta o perigo.
53'Falta a favor da Académica, em posição lateral.
47'PERIGO NA ÁREA DO ESTORIL! Cruzamento da esquerda a passar em frente à baliza, sem que ninguém surja para desviar para o empate!
46'Recomeça o Académica - Estoril
46'Entra G. Magique do Académica
46'Sai Cleyton do Académica
46'Entra Salvador Agra do Académica
46'Sai Marinho do Académica
45'Estão 1944 espetadores nas bancadas...
45'Resultado um pouco lisonjeiro para o Estoril que, pese o domínio inicial, teve de suportar a reação da Académica, e acabou por marcar numa altura em que todos esperavam o intervalo.
45'Intervalo no Académica - Estoril
45'Assistência para golo de Babanco.
44'Mais um minuto de desconto...
42'Primeiro foi Evandro a entrar na área e a cruzar rasteiro, sem que ninguém conseguisse desviar para a baliza, a bola sobra para Babanco, que centra para o lado contrário, onde aparece Balboa solto, no coração da área, a marcar de cabeça!!!
41'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Javier Balboa.
40'Fase mais monótona da partida.
36'Ivanildo tenta de longe, mas a bola sai muito por cima!
34'Djavan entusiasma-se depois de passar Carlitos, mas esbarra em dois defesas do Estoril...
24'Livre do Estoril para a área da Briosa, tira Fernando Alexandre!
19'Evandor tenta surpreender Ricardo de longe!
18'A Académica está melhor no jogo...
18'COMO É POSSÍVEL?!! Halliche salta sozinho ao segundo poste, em voo, mas não consegue meter a bola no buraco da águlha!!!
17'Belo livre de Cleyton, que obriga Wagner a voar e desviar para canto!
14'Livre de Ivanildo a raspar na barra!!
13'Asneira de Rúben Fernandes!!! Quis dar para a meia-lua, onde estava Rafael Lopes a recolher, aguentou a carga de um adversário, e atirou mas Wagner defende com os pés!!!
13'Cresce a Académica!
11'Entraram agora os adeptos do Estoril, cerca de 30, que começam a fazer-se ouvir!
11'Cinco cantos em 11 minutos
10'Wagner agarra a dois tempos, depois de uma boa jogada, com Ivanildo a abrir na direita para a corrida e centro de Marcelo!
8'Grande corte de Cleyton impedindo a fuga de Balboa!
7'Canto para a Académica, parecia que o último a tocar na bola tinha sido Halliche, mas afinal houve um desvio.
6'A Académica tenta agora sacudir a pressão do Estoril.
5'Primeiro canto da partida, para o Estoril.
1'Mais posse de bola para o Estoril
1'Começa o Académica - Estoril
0'No cômputo geral, em 18 jogos, 10 vitórias da turma da casa contra quatro os forasteiros e outros tantos empates.
0'Na época passada, os estudantes foram surpreendidos em casa (0-2), e já não perdiam com os canários havia 60 anos!
0'O último triunfo da Académica sobre o Estoril já tem três anos, quando André Villas Boas liderava a equipa de Coimbra, num jogo para a Taça da Liga.
0'Aquecimento quase a terminar, já há um pouco mais de público, mas, ainda assim, está uma casa muito fraca...
0'Muito pouco público nas bancadas. Jogo à segunda-feira, o frio, e a transmissão televisiva não ajudam nada...
0'O árbitro da partida será Hugo Pacheco, do Porto, auxiliado por Cristóvão Moniz e Filipe Ramalho. O quarto árbitro será Pedro Vilaça.
0'Suplentes: Ricardo Ribeiro, Bruno Miguel, Anderson, Filipe Gonçalves, Luiz Phellype, Gerso e Ricardo Vaz.
0'ESTORIL: Wagner; Mano, Yohan Tavares, Rúben Fernandes e Babanco; Gonçalo Santos; Diogo Amado e Evandro; João Pedro Galvão, Balboa e Carlitos.
0'Suplentes: Peiser, Aníbal Capela, Marcos Paulo, Nuno Piloto, Salvador Agra, Magique e Moussa.
0'ACADÉMICA: Ricardo; Marcelo Goiano, João Real, Halliche e Djavan; Fernando Alexandre; Makelelé e Cleyton; Marinho, Rafael Lopes e Ivanildo.
0'Equipas oficiais!
0'O relvado até não está muito mau atendendo ao que tem chuvido. Felizmente, esta segunda-feira, cairam só uns chuviscos e o terreno conseguiu recuperar um pouco.
0'Entram os guarda-redes para o aquecimento...
0'Sérgio Conceição tem toda a gente disponível para este jogo, enquanto Marco Silva se debate com algumas baixas: Tiago Gomes, Bruno Lopes e João Pedro, lesionados; Sebá, castigado.
0'Para trás ficaram seis jogos seguidos sem derrotas, mas com quatro empates para o campeonato, onde os estorilistas, de resto, não ganham desde 16 de Dezembro (Gil Vicente). Com isso, foram ultrapassados pelo Nacional no quarto lugar, e, mesmo vencendo esta segunda-feira, continuarão no quinto posto.
0'Já os estorilistas, também foram afastados da Taça nos quartos de final, com uma derrota tangencial no Dragão, a primeira da equipa de Marco Silva em 2014.
0'Afinal, o início de 2014 tem sido bastante positivo, com três vitórias consecutivas, série travada apenas pelo desvio da rota do Jamor, da responsabilidade do Rio Ave.
0'O adeus à Taça de Portugal, a meio da última semana, terá sido mais traumático para a Briosa, que sonhava com a terceira presença nas meias-finais nos últimos quatros anos, mas o regresso à realidade só acentuou ainda mais a necessidade de atingir rapidamente o grande objetivo da época.
0'Já os canários são quintos, com 27, e viram o Sp. Braga aproximar-se (26) depois do triunfo sobre o Gil Vicente.
0'Os estudantes estão no grupo dos oitavos classificados, juntamente com V. Setúbal e Rio Ave, todos com 22 pontos.
0'Para já, nota para o frio (estão cerca de seis graus), e para as bancadas despidas...
0'Boa noite. Era para ser o jogo de encerramento da 18ª jornada da Liga, mas o adiamento do Benfica-Sporting dá agora a este Académica-Estoril o estatuto de penúltimo encontro da ronda. Siga-o através do Maisfutebol!

Outros


José Eduardo Simões: «Somos a equipa mais prejudicada de todo o campeonato»



O presidente da Académica, José Eduardo Simões, fez esta segunda-feira duras críticas à arbitragem, depois da derrota dos estudantes, em casa, frente ao Estoril.

«A Académica é hoje, e afirmo-o de forma categórica, a equipa mais prejudicada de todo o campeonato com as decisões das arbitragens. Isto é uma constatação que é a realidade dos números das situações de todos os jogos já disputados. Desde o início do campeonato, não tem sido fácil à Académica jogar. Ora não jogava com 11 ou jogava contra um ou dois penaltis ou contra situações anormais que faziam tender ou perceber que não é fácil posicionar-se numa posição a que atualmente aspiraria, na primeira metade da tabela», afirmou o presidente, que se deslocou à sala de imprensa do Estádio Cidade de Coimbra.

José Eduardo Simões ficou revoltado com o golo anulado a Rafael Lopes por fora de jogo e diz que os lugares europeus são para equipas melhor apetrechadas.

«Percebe-se que a Académica poderia obter 25 pontos, ficava a dois pontos do quinto lugar e a lutar com Guimarães, Braga e Estoril por um lugar bastante mais interessante e não há dúvida que se percebe que assim se consegue que os lugares europeus, mais bem posicionados, fiquem para clubes que são tradicionalmente mais bem apetrechados para conseguir esses desideratos».

Sérgio Conceição expulso no final da partida.


Sem comentários:

Enviar um comentário